Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Preparação física para MTB
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Preparação física para MTB

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
tartarugafight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2009
Niterói
Offline
Mensagens:364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tartarugafight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Preparação física para MTB
    Postado: 20 Out 2011 as 13:49
Galera,

Sou professor de Ed. Física e gosto muito de uma pedalada, outro dia um de meus ex-alunos me disse que estava interessado em competir / MTB, de pronto me ofereci para fazer uma programação completa de treinamentos e preparação física.
Incluiria nessa programação, treinamentos físicos gerais e específicos, psicológicos, táticos técnicos, além de preparação aeróbica com a bike dele.
Ele vai comprar uma scott scale 80 e quer começar a competir em 2012.
Para minha surpresa ele me respondeu que não achava necessário uma preparação completa com um professor de Ed. Física, pois já treinava 20k todos os dias.
O que vcs acham sobre a preparação física para atletas de MTB?

Grande abraço a todos.
Bike Adventure Niterói
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2011 as 15:21
O negócio é bem mais complexo do que vocês imaginam Wink.

Primeiro veja qual a meta que ele pretende alcançar... Qual a categoria dele?

Agora treinar 20 km por dia é pra dar voltinha no parque LOL... isso eu faço pra ir trabalhar.

Esse tópico acho fundamental para se ter uma noção, principalmente pra quem quer virar atleta ou treinador.

http://www.pedal.com.br/forum/oficina-de-potencia_topic8610.html

O tema é longo e tem muito bla bla bla, mas vale lerThumbs Up pois tem muita coisa boa e muitas dicas e ensinamentos do mestre clythio, o cara é fera.

O foco é mais para o road, mas juntando esse conteúdo com treinamentos específico para o mountain bike qualquer um conseguirá melhorar a sua performance.



Voltar ao Topo
tartarugafight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2009
Niterói
Offline
Mensagens:364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tartarugafight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2011 as 15:36
Também acho, bastante complicado...rs...se fosse fácil todos seriam atletas de ponta. queria saber de vcs se tem a mesma opinião que eu. O treinamento com professor especializado é importante e realmente faz a diferença na performance do atleta seja ele de qual categoria for. Claro que cada um com um tipo de trabalho diferente e individualizado.
Bike Adventure Niterói
Voltar ao Topo
gersonpp Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jan 2011
são roque - sp
Offline
Mensagens:159
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gersonpp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2011 as 16:35
sem dúvida que o preparo com treinador melhora a performance, eu só pude voltar a pedalar graças ao treino específico que fiz numa academia com fisioterapeuta (tenho artrose na rótula e tinha muita dor na lombar), hoje faço uma aula de pilates e uma de musculação por semana a cerca de um ano e sem dúvida que boa parte do desempenho que tenho vem desta preparação, já que treino pouco de bike (tenho preguiça rsrsrsrsrs), todos os atletas de ponta fazem treinamento fora da bike;
Voltar ao Topo
tartarugafight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2009
Niterói
Offline
Mensagens:364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tartarugafight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2011 as 22:07
Legal é isso ai, temos que acabar com esse negócio que treino é pegar a bike e sair mundo a fora e qdo voltar achar que "treinei muito hj". É claro que sair e fazer trilha com a bike faz parte de um treinamento completa e incluem muitas outras coisas além disso, como a musculação por exemplo.
Bike Adventure Niterói
Voltar ao Topo
DuCanuto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2011
Niterói
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DuCanuto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 11:14
Tbm acho q a preparação para competição, não se resume so a pedalar! Tenho treinado por conta própria para competições regionais de XC, lógico q focando pro ano q vem, mas umtrino de corrida na areia, musculação e até mesmo surfar! Pretendo arrumar alguns apoios e patrocínios para ano q vem tentar finalizar a Brasil Ride! esse é meu foco!
 
Abrx!
Voltar ao Topo
bppuga Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2008
Campinas - SP
Offline
Mensagens:129
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bppuga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 13:32
Sugiro a leitura do livro "The Mountain Biker's training bible", do Friel, para todos aqueles que não tem a oportunidade de ter um treinador e querem chegar a algum lugar no esporte.
Freak!
Voltar ao Topo
jjmac Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2010
BH/MG
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jjmac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 13:48
Tartaruga, concordo que o treinamento especializado é diferenciado incluindo dicas nao só do que fazer em cima da bike, mas tb por ex. alongamentos(quando e como), sono!, academia etc.....
 A medida que vamos evoluindo nos treinos, chegamos num ponto em que fica cada vez mais dificil evoluir e talvez ai o colega que pedala hj 20k vai sentir a necessidade de treinos especificos. Exemplo aqui que todo mundo conhece: Homaley do topico "vou parar" ja tinha rodado acho que 8000k no ano mas qria algo mais pra melhorar!
 
Quem nao tem oportunidade de ter treinador nao deve esquecer de procurar um cardiologista/clinico/medico do esporte anualmente pra ver se ta tudo ok!
Is.40:31
Voltar ao Topo
Patricko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2011
Piúma
Offline
Mensagens:629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Patricko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 13:51
Originalmente postado por bppuga bppuga escreveu:

Sugiro a leitura do livro "The Mountain Biker's training bible", do Friel, para todos aqueles que não tem a oportunidade de ter um treinador e querem chegar a algum lugar no esporte.

Já pensei em comprar este livro, mas não achei ele em português.
Alguém sabe informar se ele existe em nosso idioma?
Sabio não é aquele que aprende com os próprios erros, e sim com os erros dos outros!
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 14:02
Originalmente postado por tartarugafight tartarugafight escreveu:

O treinamento com professor especializado é importante e realmente faz a diferença na performance do atleta seja ele de qual categoria for. Claro que cada um com um tipo de trabalho diferente e individualizado.


Depende muito do quanto especializado em ciclismo for o treinador Wink, acompanho o esporte há pelo menos 22 anos, vi nascer atletas de ponta como Ravelli, Odair e muitos outros que curtem a modalidade por diversão aqui na região de Itu, Salto e Indaiatuba, os quais muitos são amigos desde a adolêscencia nas pista de BMX e posso te afirmar que são poucos os profissionais de Educação Física com especialização no tema ciclismo.

Volto a escrever que depende muito dos objetivos da pessoa, pois se  for pra andar no parque e de fins de semana serve qualquer um, pois o fundamento é o básico de qualquer preparação para atividade física, agora se for para alcançar alto rendimento e performance de topo de ranquing, já é outra conversa e são poucos os profissionais competentes no Brasil.

Volto a dizer, treinamento para o mountain bike é bem diferente que o road e ciclismo de pista... não é somente potência, é mais técnica e pilotagem e isso só se aperfeiçoa em cima da bike e enfrentando esses tipos de situações nos treinos. Não adianta o cara ser forte e não saber se posicionar em cima da bike nas diversas situações, curvas, subidas e descidas, não saber cadênciar as marchas conformes as exigências do terreno, transpor obtstáculos como raizes, drops e rockgardens que serão superados por no mínimo duas ou três voltas.

Um bom exemplo deste equivoco em priorizar mais a parte física, é a tendência atual crescente em provas de maratona e o declinio do xco que é uma modalidade olimpica.

Não sou profissional do ramo e nem contra o acompanhamento profissional, mas acho que os  interessados em explorar o ciclismo tem que buscar mais do que o básico que eles aprendem nas Universidades e oferecerem uma pretação de serviço de acordo com as necessidades e exigências de cada cliente ou atleta em potêncial.



Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 14:09
Originalmente postado por bppuga bppuga escreveu:

Sugiro a leitura do livro "The Mountain Biker's training bible", do Friel, para todos aqueles que não tem a oportunidade de ter um treinador e querem chegar a algum lugar no esporte.


Clap Clap Clap Clap Clap Clap

Procurem também acompanhar o atual campeão mundial junior de XCO e vejam os diversos treinamentos que o muleque realiza, estão entre eles seções de dirt jump, street, freeride, donwhill e BMX e claro umas seções de road para ganhar potência e com certeza um fortalecimento muscular mas sem ganhar muita massa pra aguetar o tranco e manter a estrutura agil e leve, vejam o quanto tempo de treinamento ele fica em cima da bike e fora dela.
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 18:02
Originalmente postado por Patricko Patricko escreveu:

Originalmente postado por bppuga bppuga escreveu:

Sugiro a leitura do livro "The Mountain Biker's training bible", do Friel, para todos aqueles que não tem a oportunidade de ter um treinador e querem chegar a algum lugar no esporte.

Já pensei em comprar este livro, mas não achei ele em português.
Alguém sabe informar se ele existe em nosso idioma?

Faço minha periodização seguindo este livro...é ótimo o material. 

Não tem exemplar em PortuguêsDead
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 18:06
E respondendo ao autor do tópico. Para quem quer ser competitivo memo, é ideal que tenha um trabalho de condiocionamento físico. Existe os caras que já nascem fortes em todos os sentidos, mas tem certos músculos que precisam ser fortalecidos. A psicologia da competição tb precisa ser treinada, para diminuir nervosismo e anciedades. 
Voltar ao Topo
tartarugafight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2009
Niterói
Offline
Mensagens:364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tartarugafight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 18:15
Concordo com quase tudo, apenas em nenhum momento disse que a prioridade seria a parte física e sim que ela faz parte de um treinamento mais amplo.
Um treinamento tem várias fases e para se buscar o melhor desempenho é preciso saber colocar as devidas atividades de treinamento em seus respectivos ciclos.
Muitos esportes não existem nas faculdades (voo livre, MTB, surf...etc) mas todos os profissionais de alto nível tem acompanhamento para preparação física, técnica, tática e psicológica.
Com estudo adequado do esporte em questão e a vivência do mesmo somada a todo o conhecimento aprendido na faculdade é perfeitamente possível executar um bom treinamento físico para qq esporte, basta ter vontade de buscar conhecimentos.
 
Att

Bike Adventure Niterói
Voltar ao Topo
rogerion Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 08 Mai 2009
Zona Oeste
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 19:44
Concordo plenamente com o Cando e tartarugafight mas tem um gap ai na discussão.
 
Qual o tempo diario você está disposto gastar para melhorar sua performance ?
 
Um bom treinamento é aquele se faz diariamente.Pelo menos assim entendo.
Rogerion
Voltar ao Topo
wsam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2009
SAMPA
Offline
Mensagens:909
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wsam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 20:06
Aqui tem uns vídeos legais:

http://mtbstrengthcoach.pinkbike.com/channel/MTB-Strength-Training-Systems/


Editado por wsam - 21 Out 2011 as 20:07
Voltar ao Topo
SSampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2008
Uberlândia - MG
Offline
Mensagens:1557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SSampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 20:09
Não tenho o conhecimento dos colegas acima, mas acredito que a preparação física, juntamente com nutricionista tem uma importância fundamental que é analisar, descobrir e corrigir eventuais falhas durante o condicionamento físico de um atleta. Analiso da seguinte forma. Cada organismo funciona e responde ao desgaste físico de uma forma diferente. Falo isso porque antes do MTB eu corria três vezes por semana uma média de 15 a 22kms como treino. Eu observava que alguns colegas conseguiam correr diariamente sem que necessitassem de descanco durante a semana(E correm até hoje) e eu já precisava descansar pelo menos um dia senão acabava me lesionando os joelhos. Creio que cada organismo tem seu tempo de recuperação e é aí que entra o preparador físico, juntamente com um nutricionista para tentar melhorar esse tempo em que o organismo leva para a recuperação. Já pensou numa prova que tem como duração 6 dias? É aí que aquele atleta que consegue se recuperar rapidamente leva a vantagem sobre aqueles que vão na bruta.
Me desculpe a falta de conhecimento, mas porque será que nossos atletas que treinam e treinam e treinam na marra, passando aperto sem patrocinios não conseguem uma boa colocação em um mundial? Será que falta treino? Acho que está faltando algo mais além do treino. 
Negociação 100%: nickves,danik,zxr250,RICARDAO DA MAZZEI,jack_live,clarcker,Poncioh,Yurininja,EricPontes,Massau,Vrossi,ediavelar,crmendesme,gladiator25,rafa0800,fdalmeida
Voltar ao Topo
tartarugafight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2009
Niterói
Offline
Mensagens:364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tartarugafight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2011 as 06:44
Todo treinamento esportivo deve ser individualizado sempre, como toda pessoa é única logo seu treinamento deve ter as particularidades do indivíduo. A importância do treinamento para o MTB tb é muito importante, tanto física como técnica, sempre respeitando a individualidade humana durante o processo, feito isso a melhora da performance será traduzida pelos resultados obtidos em números.

Grande abraço a todos. 
Bike Adventure Niterói
Voltar ao Topo
luizventur Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 01 Dez 2010
Bicas-MG
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizventur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2011 as 12:15
Peraí gente, 20km não é nada, pelo menos eu acho pouco!

E preparação é um conjunto de coisas, nutrição, cabeça, noite bem dormida, sem alcool, sem cigarro, isso tudo ajuda, e ter alguém para acompanhar e comparar seus resultado, faz muita diferença!

Acho que academia 50min por dia, treino na bike de 1hr por dia, uma nutrição balanceada, o corte no alcool e no cigarro, ir pra cama e realmente dormir. Isso faz toda diferença do mundo!
Voltar ao Topo
tartarugafight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2009
Niterói
Offline
Mensagens:364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tartarugafight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2011 as 04:20
esses fatores realmente ajudam muito a render mais durante os treinos, levando o atl=eta a um nível maior e mais rápido. Ajuda tb na recuperação entre um treino e outro, assim o treino seguinde dará mais resultados.

ta legal isso, qq coisa que acrescente ao tema será bem vinda.
Bike Adventure Niterói
Voltar ao Topo
Puga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2012
Goiânia
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Puga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2012 as 13:38
Caros amigos do Pedal, estava fazendo uma pesquisa para o trabalho da Facu. e achei esse topico, e ao mesmo tempo vi diversas opiniões sobre a questão da Preparação Física e algumas coisas são imprescindiveis, como:
- acompanhamento de Cardiologista
- acompanhamento de nutricionista
-acompanhamento de Personal Treiner
esses 3 profissionais juntos tem condição de fazer VOCÊ um atleta ou ter uma condição de vida muito satisfatoria livre de doenças oportunistas ( ex: problemas cardiacos, diabetes, colesterol, etc, etc)....
Com essas orientaçoes esses profissionais citados vão realizar um trabalho especifico para a sua realidade, ou até onde você deseja chegar, valeu..
um abraço
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2012 as 16:05

Eu já cheguei a uma conclusão simples:

Treinar em nível de atleta elite sem uma assessoria, é pedir pra viver doente e ter os resultados bem insatisfatórios, diante do investimento que se tem....
É muito engraçado ver gente gastando 500 conto por mês em upgrades na bike e sumplementos e deixando de investir R$ 150 numa boa planilha com um bom treinador.
Infelizmente, vejo que a categoria dos Educadores Físicos ainda é extremamente marginalizada. A galera ainda não dá valor em um bom treinador.
Os melhores resultados que eu tive, foi quando pegava planilhas bem orientadas por um bom treinador.
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2012 as 21:51
Acho que um treinador irá fazer a grande diferença se ele está próximo para esta orientação, digo ver o cara ao menos uma vez na semana. Acompanhar treinamentos mesmo. Se não na net há vários artigos e livros para que se possa ser um self-coach e não ficar "doente" treinamento forte. 
A maior diferença então para treinar em altor nível é ter o tempo disponível para isto, coisa que poucos tem.  Pois treinos de 60km por exemplo é necessário mínimo de  3 horas no dia. 
Voltar ao Topo
Absalon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2009
Juiz de Fora/MG
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Absalon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2012 as 00:07
Um bom treinador somado a vontade de evoluir no esporte fazem toda a diferença, falo por experiência própria !!!






Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2012 as 06:51
Pois é, muita gente acha que bacharel em educação física só serve para ser estagiário e organizar peso em academia...
Voltar ao Topo
tartarugafight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2009
Niterói
Offline
Mensagens:364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tartarugafight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2012 as 04:36
E não vai sair baratinho não...

Bike Adventure Niterói
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2012 as 14:35
Originalmente postado por JLSF20 JLSF20 escreveu:

Acho que um treinador irá fazer a grande diferença se ele está próximo para esta orientação, digo ver o cara ao menos uma vez na semana. Acompanhar treinamentos mesmo. Se não na net há vários artigos e livros para que se possa ser um self-coach e não ficar "doente" treinamento forte. 
A maior diferença então para treinar em altor nível é ter o tempo disponível para isto, coisa que poucos tem.  Pois treinos de 60km por exemplo é necessário mínimo de  3 horas no dia. 
Só se for fracote! Isso eu faço em menos de 2 horas! \o/ Mais precisamente.... 1h e 56 minutos... kkk!
Originalmente postado por tartarugafight tartarugafight escreveu:

E não vai sair baratinho não...
Uma planilha bem orientada está na faixa dos R$ 120,00. Parece muito, mas considerando que um cara que compete tem uma Mountain BIke massa de uns 7 mil reais e uma speedzinha básica de uns 3mil reais, esse valor fica pequeno.
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2012 as 14:45
Acho que estamos falando em questões de distância/tempo situações totalmente diferentes. Mesmo que vá treinar por 2 horas pedalando já na bike, tem o seu tempo para preparação como arrumar as coisas ao levantar ou mesmo esperar um tempo após refeição. Um leve aquecimento ou alongamento e então seu tempo total vai só aumentando. Por isso disse que precisa de um tempo maior de disponibilidade.
Agora se fomos comentar sobre velocidade média no treino, aí já engloba outros fatores como local e tipo de treino que irá fazer, se está treinando com MTB ou com Speed. 
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2012 as 19:48
Originalmente postado por JLSF20 JLSF20 escreveu:

Acho que estamos falando em questões de distância/tempo situações totalmente diferentes. Mesmo que vá treinar por 2 horas pedalando já na bike, tem o seu tempo para preparação como arrumar as coisas ao levantar ou mesmo esperar um tempo após refeição. Um leve aquecimento ou alongamento e então seu tempo total vai só aumentando. Por isso disse que precisa de um tempo maior de disponibilidade.
Agora se fomos comentar sobre velocidade média no treino, aí já engloba outros fatores como local e tipo de treino que irá fazer, se está treinando com MTB ou com Speed. 
POis é...  brincadeiras a parte, uma das coisas que mais me enchem o saco é o antes e o pós treino. Antes pra ter que arrumar aquele monte de tralha e ainda se alimentar bem. POr mais que se deixe tudo arrumado, eu não consigo fazer isso em menos de meia hora. O pós é tomando os suplementos (bombas... hehe), fazendo uns alongamentos e voltando a respirar normalmente... ultimamente estou meio sem saco pra essas coisas....
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Jorge Luiz Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Out 2008
Santos
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jorge Luiz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 00:50
ótimas orientações...
Voltar ao Topo
LuisaMalta Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Dez 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisaMalta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2013 as 22:02
Tenho interesse em treinar e aumentar meu ritmo. Como iniciante, gostaria de um acompanhamento inicial fixo. Por isso pensei em alguém bem tarimbado que possa me acompanhar e que ofereça o serviço de personal para MTB. Acham válido? Alguém conhece algum profissional no Rio de Janeiro? 


Voltar ao Topo
Dolesi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dolesi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2013 as 13:11
Originalmente postado por tartarugafight tartarugafight escreveu:

Galera,

Sou professor de Ed. Física e gosto muito de uma pedalada, outro dia um de meus ex-alunos me disse que estava interessado em competir / MTB, de pronto me ofereci para fazer uma programação completa de treinamentos e preparação física.
Incluiria nessa programação, treinamentos físicos gerais e específicos, psicológicos, táticos técnicos, além de preparação aeróbica com a bike dele.
Ele vai comprar uma scott scale 80 e quer começar a competir em 2012.
Para minha surpresa ele me respondeu que não achava necessário uma preparação completa com um professor de Ed. Física, pois já treinava 20k todos os dias.
O que vcs acham sobre a preparação física para atletas de MTB?

Grande abraço a todos.


Gostaria de obter mais informação sobre treinamento sério de MTB não seria para competição em si, mas para poder participar de competições e chegar no final pedalando LOL.
Vou contar um pouco da minha história.
Estou recomeçando na bike, digo recomeçando, pois depois de cerca de 15 anos parado ( sem atividade fisica signifcativa) comprei uma bike de entrada (oxer xr 210) e fui reviver meus tempos de ciclista. Quando peguei a bike na oficina e fui para casa que graças a Deus era só descida já estranhei o selim e os novos passadores ( a minha antiga bicicleta era uma Caloi 10), mas cheguei em casa vivo e inteiro. No outro dia cedo quando fui pedalar de verdade sabendo das minhas limitações ( sedentarismo, acima do peso 98kg, inicio de pressão alta e por ai vai) achei que conseguiria pedalar pelo menos uns 10 km no primeiro dia, não passei de 2 km e já estava morrendo. Hoje tenho 36 anos e estou tentando dar um reboot no estilo de vida e gostava muito de pedalar quando era adolecente, tenho vontade de participar de algumas provas e chegar vivo no final, sei que isso vai demorar para ter condicionamento. Gostaria de ter algumas dicas do pessoal mais esperiente.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X