Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Dobráveis / Folding Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dobráveis Vs. Metrô SP
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dobráveis Vs. Metrô SP

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mm Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Fev 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dobráveis Vs. Metrô SP
    Postado: 30 Set 2011 as 02:38
Cansado de pegar ônibus/lotação, adquiri em março deste ano uma Dahon Speed D7 para ir ao trabalho.
Aproveitando que o metrô aceita bikes dobráveis no horário normal, comecei a utilizá-lo.

Desde o começo sempre fui bem recebido no metrô, nunca tive nenhum problema, até ontem...
Segundo o funcionário do metrô Vila Prudente, Sr. Odean, é proibida a utilização da escada rolante portando uma bike dobrável, pois a escada pode parar, a bike cair e ferir os usuários.
Argumentei que a bicicleta estava dobrada e devidamente embalada, conforme determina o próprio metrô, porém o mesmo respondeu que bicicleta é bicicleta.

Conheço as diretrizes do metrô sobre o transporte de bagagem e que eu saiba, não há nenhuma proibição sobre a utilização da escada rolante transportando bagagem.
Ou vão proibir as pessoas de transportar malas de rodinha, caixas de isopor com bebidas etc?

Mandei um e-mail para o metrô, perguntando sobre a utilização da escada rolante, mas ainda não me responderam.

Alguém já teve problemas com o metrô?
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 04:24
É aquela coisa né, o funcionário que não pensa ou que tem medo do chefe encanar p/ cima dele, aí ele prefere agir que nem um robô.

Existe a regra: Não pode transportar bike na escada rolante.
O cara vê sua bike: É uma bicicleta, logo não pode ir na rolante.

Claro que a sua bagagem é do mesmo tamanho e peso das muambas da estação Brás, ou das malas da estação tietê, mas o bom senso fica de fora dessa. Pode apostar que foi o funcionário que acabou de criar a regra de que dobrável não pode ir na escada rolante.

Eu daria uma de joão sem braço e continuaria usando a escada rolante, se o metrô apoiar a atitude do funcionário.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 04:59
embale de  forma a parecer uma mala. escondida mesmo. quero ver fazer levar mala escada acima.

asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Gustavot Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Set 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavot Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 12:30
o funcionario estava com sindrome de chefe neste dia e quis mandar em alguem neste dia, nem epga nada andar com a bike dobravel na escada rolante, eu vejo gente com umas malas gistantes e ninguem fala nada e tambem nem tem o porque falar né.
Voltar ao Topo
andersonid Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 25 Set 2011
Sampa
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonid Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 12:41
Fiz a mesma coisa que vc, amigo...
Também comprei a Speed D7 pra fazer comutação mista...

Ainda não usei com metrô, apenas trem... mas fui de boa... e foi apenas uma vez ainda... comprei a bike recentemente.

Mas já lí no blog das meninas Pedalinas, que a Camila Oliveira (que inclusive já participou de várias reportagens sobre ciclismo urbano em revistas e tv), ela comenta da mesma situação que você passou, mas com a CPTM.


É bom que nunca venham me abordar, pq vou ignorar e seguir em frente... vou deixar o cara falando, seja quem for... até dar policia! Não estou nem aí, estou no meu direito e quero que se f0d4!

A real é que vou fazer PDFs com as regras do metro/cptm sobre cargas, pacotes, e deixar no celular pra esfregar na cara do funcionário mal informado! E nunca vou deixar de seguir meu caminho por conta disso!
Angry

Uma bike devidamente "coberta/empacotada" , dobrada, o cara falar que bike é bike, é o cúmulo da ignorancia!
A partir do momento que dobrou e cobriu, não é mais uma bike e sim um pacote...
Sacoleiros diariamente vão as compras na 25 de março e voltam com as muambas gigantes no metrô e não dá nada... aí vem trouxa falando que como ele sabe que é bike, será considerado como tal... ridiculo!

Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 12:56
Na boa, e bike normal, nos horários em que são permitidas... Tem que descer pela escada normal? E subir também?
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 13:23
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Na boa, e bike normal, nos horários em que são permitidas... Tem que descer pela escada normal? E subir também?
  
Sim, e acho até melhor, viu, Alessandro? Pq bike tem um "encaixe" muito ruim em escadas rolantes, um dia eu quase tentei, não lembro q estação era, mas tinha um cara de bike no mesmo vagão q eu e, ao descer, tava meio vazio e ele foi pela escada rolante. Eu ameacei ir atrás mas vi a cagada q ia ser! Eu tava com alforjes, mochila, ia ser aquele esforço pra equilibrar a bike e ficar equilibrado em cima do degrau. Peguei e fui pelo elevador logo em frente, q tb é proibido de usar - e esse sim acho q deveria ser liberado, principalmente pra quem chega carregado de alforjes, pq nesse caso a escada normal é bem ruim.

Foi só espertezazinha minha ir de elevador, pq nesse dia troquei de metrô umas dez vezes, não tinha mais bíceps (nunca tive!) de tanto levar e descer bike pela escada, só nessa hora aproveitei q tava vazio e fui de elevador.

O Waldson tb acha ruim ir de escada normal, mas admite q na rolante é perigoso, um dia ele tentou e quase passou vergonhaEmbarrassed, justamente por causa dos alforjes, a bike desequilibra e tal. Vc pode realmente machucar pessoas.

Mas com dobrável é diferente, inclusive com dobrável montada q acredito q, por ser menor, fica mais fácil, mas aí realmente contraria as 'regras'. No dia q contei q tentei ir na rolante eu tb estava de dobrável, mas com alforjes, não tinha jeito de dobrar.

Esse negócio de elevador é foda, na rodoviária de BH o elevador é liberado pra qualquer um, tanto pra ir sozinho, qnto pra ir com bagagens, independente se vc é deficiente ou bem dotado. A mulher não deixou eu entrar de bike no sábado passadoCry! Argumentei:

- se eu estivesse sem carregar nada, poderia entrar?
- sim.
- se eu estivesse com mala, podia entrar?
- sim.
- pois eu estou carregando uma bagagem, pq não facilitar?
- não é bagagem, é seu veículo, NÃO PODE ENTRAR COM NENHUM VEÍCULO no elevadorNuke.

Fiquei pensando com q outro veículo entraria no elevador e seria barrado. Skate, patins, patinete, prancha de surfLOL? Só depois lembrei das cadeiras de roda, faltou esse argumento na hora. Mas, pra piorar, ela veio e me disse:

- pra vc ter uma ideia, os funcionários da rodoviária q carregam aqueles montes de malas em carrinhos, não usam elevador.

Ela disse como se fosse a coisa mais inteligente do mundo. Respondi já p*to e indo embora, desistindo de argumentar com a indivídua:

- ah, mas aí não posso fazer nada se vcs fazem tudo pra dificultar a vida das pessoasOuch!

ToscoDead!!
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
Zo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:8496
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 13:31
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Na boa, e bike normal, nos horários em que são permitidas... Tem que descer pela escada normal? E subir também?
 
Sim, e não pode usar o elevador tb.Thumbs Down
 
No caso da estação República, vc tem que subir 4 escadas grandes com a bike no ombro. Já fiz isso com uma aro 26 de bagageiro carregado...     fico imaginando a dificuldade pra uma mulher franzinaCry 
 
 
Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.

https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl
Voltar ao Topo
andersonid Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 25 Set 2011
Sampa
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonid Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 14:00
Se vcs observarem nesse video abaixo, as meninas sofrem mas são orgulhosas! Estão certas... heheheh

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=fJ0S9Ec3Uj4#t=43s

Ps. Vale a pena ver o documentário completo desde a parte 1... quem ainda não viu, da uma olhada! Não custa prestigiar o trabalho das meninas.


Voltar ao Topo
andersonid Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 25 Set 2011
Sampa
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonid Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 15:25


Observem que no Regulamento menciona sobre as dimensões dos pacotes permitidos, e também menciona sobre bicicletas transportadas desembrulhadas (que aí só circula em horarios especificos)... 

Assim sendo, as dobraveis atendem a todos os requisitos... ao ser "embrulhada", já vira transporte de volumes e as dimensões estão de acordo... 

Wink

E sobre objetos que possam causar transtornos aos usuários, apenas diz que se deve carregar na posição vertical... e não que não pode carregar... 

Chuuuuuupa funcionários zé ruela!


Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 16:33
Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Na boa, e bike normal, nos horários em que são permitidas... Tem que descer pela escada normal? E subir também?
  

- se eu estivesse sem carregar nada, poderia entrar?
- sim.
- se eu estivesse com mala, podia entrar?
- sim.
- pois eu estou carregando uma bagagem, pq não facilitar?
- não é bagagem, é seu veículo, NÃO PODE ENTRAR COM NENHUM VEÍCULO no elevadorNuke.

...
- pra vc ter uma ideia, os funcionários da rodoviária q carregam aqueles montes de malas em carrinhos, não usam elevador.

...


meu deus, quanta genialidade em uma conversa só!!Dead
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 16:41
é.

tem gente pressionando o metrô pra liberar o uso das escadas rolantes para carregar as bikes comuns.

nico, tenta levar pelas escadasfixas  a bike na estação alto doipiranga. são 8 andares!

é de longe a estação mais funda. já dá trabalho ao fazer isso na estação república.

cansa pra nós homens, imagina uma menina de 1,55 de altura usando uma blitz comodo, que deve pesar uns 15 ou 16 kg!

é impossível.




asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 16:52
Só fazer assim ué

Mas falando sério, não é a toa que tem pessoas que nunca sobem na carreira, seguem apenas as ordens exatamente como está escrito e não tem bom senso para ver que há casos e casos.

O ideal mesmo é que fizessem uma rampa ou no mínimo uma calha nas escadas para ajudar o sobe e desce das bikes, assim não precisaria usar a escada rolante já que eles veem problema de segurança nisso.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 17:24
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

nico, tenta levar pelas escadasfixas  a bike na estação alto doipiranga. são 8 andares!

é de longe a estação mais funda. já dá trabalho ao fazer isso na estação república.

hehehe já pensei nisso! aliás, ali cansa só de ir pela escada rolante, não só por causa da quantidade, mas por causa do ritmo frenético da galera. viro retardatário fácil no meio de paulistanos, num lugar desse.

se não me engano, aquelas escadas da alto do ipiranga são bem rapidinhas, acho q é mais rápido q a média. aí eu acho q agrava o q falei de ser meio esquisito levar bike na escada rolante.

assim, o q eu acho melhor do q liberar a escada rolante, é liberar o elevador. às vezes acho q esse povo elabora regras anti-bike pensando só nos mano vida loka, q poderiam chegar arrepiando nas estações e causando transtorno, mandando dentro dos vagões, colocando bike em cima do bancos, etc. não q sejam eles os mal-educados (afinal o q impede um ciclista de bike top ser sem noção?), mas essas regras partem do princípio de q nenhum ciclista tem bom senso e educação.

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

cansa pra nós homens, imagina uma menina de 1,55 de altura usando uma blitz comodo, que deve pesar uns 15 ou 16 kg!

é impossível.

sim, sim, acho q vc já falou isso aqui outras vezes, por isso q acho q deveria ser liberado os elevadores, pq uma mocinha pode achar meio incomodo colocar uma blitz comodo na escada rolante! em escadas largas o suficiente pode ser q seja simples, mas ficar apertadinho entre as laterais das escadas e entre os outros passageiros q parecem estar disputando corrida, faz da coisa um negocio inseguro, ao meu ver.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 17:25
Ou este aqui:

Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 17:27
Meu post anterior saiu estranho, cortou o segundo quote q fiz do ogum, tentando de novo:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

nico, tenta levar pelas escadasfixas  a bike na estação alto doipiranga. são 8 andares!

é de longe a estação mais funda. já dá trabalho ao fazer isso na estação república.

hehehe já pensei nisso! aliás, ali cansa só de ir pela escada rolante, não só por causa da quantidade, mas por causa do ritmo frenético da galera. viro retardatário fácil no meio de paulistanos, num lugar desse.

se não me engano, aquelas escadas da alto do ipiranga são bem rapidinhas, acho q é mais rápido q a média. aí eu acho q agrava o q falei de ser meio esquisito levar bike na escada rolante.

assim, o q eu acho melhor do q liberar a escada rolante, é liberar o elevador. às vezes acho q esse povo elabora regras anti-bike pensando só nos mano vida loka, q poderiam chegar arrepiando nas estações e causando transtorno, mandando dentro dos vagões, colocando bike em cima do bancos, etc. não q sejam eles os mal-educados (afinal o q impede um ciclista de bike top ser sem noção?), mas essas regras partem do princípio de q nenhum ciclista tem bom senso e educação.

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

cansa pra nós homens, imagina uma menina de 1,55 de altura usando uma blitz comodo, que deve pesar uns 15 ou 16 kg! é impossível.


sim, sim, acho q vc já falou isso aqui outras vezes, por isso q acho q deveria ser liberado os elevadores, pq uma mocinha pode achar meio incomodo colocar uma blitz comodo na escada rolante! em escadas largas o suficiente pode ser q seja simples, mas ficar apertadinho entre as laterais das escadas e entre os outros passageiros q parecem estar disputando corrida, faz da coisa um negocio inseguro, ao meu ver.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 17:33
Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Meu post anterior saiu estranho, cortou o segundo quote q fiz do ogum, tentando de novo:

hehehe a citação tá indo parar numa metade direita da tela, até então inexistenteConfused!
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
eddie.maverick Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2011
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eddie.maverick Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 17:53
Assim, vou fazer um pouco de papel de advogado do diabo,Tongue

Em vários países no metrô / trem levar a bike na escada rolante é proibido... e existe gente sem noção em todos os lados, consigo "ver" uns malucos tomando um capote de bike na escada rolante fácilOuch. Agora o elevador sou mais a favor.Wink

Porém acredito que é seguindo as regras que se pode mudar algo. porque se nós ciclistas não respeitarmos um direito que nos foi concedido (porque antes não era permitido bike no trem ). o único futuro que vejo é a proibição do mesmo.Cry

Agora, quanto a bike dobrável eu concordo que dobrada ela não passa de uma bagagem...Big smile
Voltar ao Topo
andersonid Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 25 Set 2011
Sampa
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonid Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 17:57
Originalmente postado por eddie.maverick eddie.maverick escreveu:

Assim, vou fazer um pouco de papel de advogado do diabo,Tongue

Em vários países no metrô / trem levar a bike na escada rolante é proibido... e existe gente sem noção em todos os lados, consigo "ver" uns malucos tomando um capote de bike na escada rolante fácilOuch. Agora o elevador sou mais a favor.Wink

Porém acredito que é seguindo as regras que se pode mudar algo. porque se nós ciclistas não respeitarmos um direito que nos foi concedido (porque antes não era permitido bike no trem ). o único futuro que vejo é a proibição do mesmo.Cry

Agora, quanto a bike dobrável eu concordo que dobrada ela não passa de uma bagagem...Big smile

Estou contigo... se a regra existe, deve ser cumprida, para que possa ser criticada e pleiteado uma alteração.

Já bike inteira na escada rolante, da merda mesmo! 
Dobrada e devidamente coberta = pacote!

Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 19:16
pois é, tb vejo gente sem noção tomando capote de bike na rua. vamos então proibir bikes nas ruas?

não, né?

sim, existe pressão ou para liberar as escadas rolantes ou os elevadores para uso das bikes, ou a construção nas escadas da calha lateral onde se encaixa a roda da bike e se empurra acima e abaixo, como nas escadas de acesso à ciclovia da marginal.

pois carregar simplesmente não é a solução. 
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
leticiadoc Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jul 2010
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leticiadoc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2011 as 13:02
Sou mulher e tenho uma bicicleta dobrável. Já utilizei o metrô para levá-la (domingo) e realmente é muito cansativo carregá-la nas escadas convencionais (principalmente porque existem algumas estações que nem possuem escada rolante no RJ). Acho que poderia criar uma rampa ou calha para facilitar o transporte... Talvez estimulasse o uso da comutação por mais pessoas...
Voltar ao Topo
andersonid Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 25 Set 2011
Sampa
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonid Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2011 as 13:07
Originalmente postado por leticiadoc leticiadoc escreveu:

Sou mulher e tenho uma bicicleta dobrável. Já utilizei o metrô para levá-la (domingo) e realmente é muito cansativo carregá-la nas escadas convencionais (principalmente porque existem algumas estações que nem possuem escada rolante no RJ). Acho que poderia criar uma rampa ou calha para facilitar o transporte... Talvez estimulasse o uso da comutação por mais pessoas...

Realmente, mesmo sendo dobrável, as bikes não são assim taaaaaão levinhas... 12kg em média, é um pesinho considerável...  e escadas são pouco agradáveis de se carregar 10-12kg... 

Voltar ao Topo
mm Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Fev 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2011 as 02:48
E nada do Metrô responder o meu questionamento...

Acho que os funcionários do Metrô deveriam receber um treinamento mais adequado, pois as bicicletas dobráveis serão cada vez mais presentes no Metrô.

Agradeço a manifestação do pessoal aqui do fórum, assim que o Metrô responder o meu e-mail, vou encaminhar o link do fórum para eles terem conhecimento.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2011 as 08:35
Originalmente postado por leticiadoc leticiadoc escreveu:

Sou mulher e tenho uma bicicleta dobrável. Já utilizei o metrô para levá-la (domingo) e realmente é muito cansativo carregá-la nas escadas convencionais (principalmente porque existem algumas estações que nem possuem escada rolante no RJ). Acho que poderia criar uma rampa ou calha para facilitar o transporte... Talvez estimulasse o uso da comutação por mais pessoas...


aqui no RJ sempre subo pela escada rolante, acho ridiculo e nao vou subir com a bike no ombro sei lá qntos lances de escada em estações como as de copacabana e ipanema.

O pior de tudo pra mim foi ter que descer as escadas com o tornozelo torcido pq não deixaram usar o elevador levando a bike.

eu fico na duvida se realmente é mais arriscado subir a escada rolante ou pela comum, para o ciclista e para os outros, 10-13kg pode nao ser muito, mas as proporções da bike torna tudo bem mais complicado.

to naquela de que é mais facil pedir desculpas do que seguir a regra.
Voltar ao Topo
andersonid Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 25 Set 2011
Sampa
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonid Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2011 as 11:52
Originalmente postado por mm mm escreveu:

E nada do Metrô responder o meu questionamento...

Acho que os funcionários do Metrô deveriam receber um treinamento mais adequado, pois as bicicletas dobráveis serão cada vez mais presentes no Metrô.

Agradeço a manifestação do pessoal aqui do fórum, assim que o Metrô responder o meu e-mail, vou encaminhar o link do fórum para eles terem conhecimento.

É interessante receber uma resposta do metrô sim, mas está tudo escrito no Regulamento, no site oficial, conforme link que postei anteriormente.

Link este que, salvei num pdf e mantenho no ipad e iphone pra esfregar na cara de algum funcionário desavisado.
Angry
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2011 as 14:51
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Na boa, e bike normal, nos horários em que são permitidas... Tem que descer pela escada normal? E subir também?
  

- se eu estivesse sem carregar nada, poderia entrar?
- sim.
- se eu estivesse com mala, podia entrar?
- sim.
- pois eu estou carregando uma bagagem, pq não facilitar?
- não é bagagem, é seu veículo, NÃO PODE ENTRAR COM NENHUM VEÍCULO no elevadorNuke.

...
- pra vc ter uma ideia, os funcionários da rodoviária q carregam aqueles montes de malas em carrinhos, não usam elevador.

...


meu deus, quanta genialidade em uma conversa só!!Dead
 
Nossa funcionário (a) babaca,hein,veículo?
Se fosse eu ira falar:veículo não,pois está vendo alguma placa de licença?LOLLOLLOL
Engraçado que bicicleta "é considerado um brinquedo"até uma situação deste tipo,aí vira um veículo,tá bom.
A regra de bagagens no metrô é clara,não ultrapassando as medidas,pode embarcar sem problemas!
Muito antes de liberar a entrada de bikes no metrô,quando precisava ir ao outro lado da cidade,antes de ir a estação,tinha de passar na banca de jornais,comprar um jornal e embrulhar a bike toda,só tirando a roda da frente,e entrava na medida máxima permitida.Fazia isto quase todo domingo e nunca tive problemas com os funcionários do metrô,agora o problema aí é o funcionário não ter o que fazer,pois se a dobrável é perigosa na escada rolante,quaisquer volume do mesmo ou maior tamanho também são,qual a diferença,ser um veículo?Fala sério!
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2011 as 15:11
Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

Originalmente postado por leticiadoc leticiadoc escreveu:

Sou mulher e tenho uma bicicleta dobrável. Já utilizei o metrô para levá-la (domingo) e realmente é muito cansativo carregá-la nas escadas convencionais (principalmente porque existem algumas estações que nem possuem escada rolante no RJ). Acho que poderia criar uma rampa ou calha para facilitar o transporte... Talvez estimulasse o uso da comutação por mais pessoas...


aqui no RJ sempre subo pela escada rolante, acho ridiculo e nao vou subir com a bike no ombro sei lá qntos lances de escada em estações como as de copacabana e ipanema.

O pior de tudo pra mim foi ter que descer as escadas com o tornozelo torcido pq não deixaram usar o elevador levando a bike.

eu fico na duvida se realmente é mais arriscado subir a escada rolante ou pela comum, para o ciclista e para os outros, 10-13kg pode nao ser muito, mas as proporções da bike torna tudo bem mais complicado.

to naquela de que é mais facil pedir desculpas do que seguir a regra.
 
É sim,neste ponto o metrô tem razão.
Ãlgumas estações do metrô em SP na região leste tem escadas rolantes na parte externa,e nestas escadas os funcionários não fiscalizavam,num domingo,uns colegas de bike estavam descendo a escada rolante um perto do outro e a alguns degraus de outras pessoas,de repente a escada deu uma travada e parou,fazendo o útimo ciclista perder o equilíbrio e descer por cima dos outros três e as pessoas que estavam na frenteDead 
O pessoal se machucou pra valer,as pessoas que estavam a frente só tiveram alguns arranhões (por muita sorte)!
Para ser bem honesto,eu não achava perigoso as escadas rolantes,até que um dia,subindo uma,a mesma travou e quase caí com bike e tudo!Se não estivesse segurando o corrimão,tinha caído com certezaDead
Voltar ao Topo
andersonid Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 25 Set 2011
Sampa
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonid Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2011 as 15:24
Confesso que não utilizo escada rolante nem quando estou a pé... então continuarei usando as escadas convencionais, mesmo podendo descer com a dobrável embalada como pacote...

Tongue


Voltar ao Topo
leticiadoc Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jul 2010
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leticiadoc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2011 as 15:41
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

Originalmente postado por leticiadoc leticiadoc escreveu:

Sou mulher e tenho uma bicicleta dobrável. Já utilizei o metrô para levá-la (domingo) e realmente é muito cansativo carregá-la nas escadas convencionais (principalmente porque existem algumas estações que nem possuem escada rolante no RJ). Acho que poderia criar uma rampa ou calha para facilitar o transporte... Talvez estimulasse o uso da comutação por mais pessoas...


aqui no RJ sempre subo pela escada rolante, acho ridiculo e nao vou subir com a bike no ombro sei lá qntos lances de escada em estações como as de copacabana e ipanema.

O pior de tudo pra mim foi ter que descer as escadas com o tornozelo torcido pq não deixaram usar o elevador levando a bike.

eu fico na duvida se realmente é mais arriscado subir a escada rolante ou pela comum, para o ciclista e para os outros, 10-13kg pode nao ser muito, mas as proporções da bike torna tudo bem mais complicado.

to naquela de que é mais facil pedir desculpas do que seguir a regra.
 
É sim,neste ponto o metrô tem razão.
Ãlgumas estações do metrô em SP na região leste tem escadas rolantes na parte externa,e nestas escadas os funcionários não fiscalizavam,num domingo,uns colegas de bike estavam descendo a escada rolante um perto do outro e a alguns degraus de outras pessoas,de repente a escada deu uma travada e parou,fazendo o útimo ciclista perder o equilíbrio e descer por cima dos outros três e as pessoas que estavam na frenteDead 
O pessoal se machucou pra valer,as pessoas que estavam a frente só tiveram alguns arranhões (por muita sorte)!
Para ser bem honesto,eu não achava perigoso as escadas rolantes,até que um dia,subindo uma,a mesma travou e quase caí com bike e tudo!Se não estivesse segurando o corrimão,tinha caído com certezaDead


Um dia, depois de ter carregado a bike por dezenas de escadas convencionais, acabei cedendo na última e saí do metrô pela escada rolante. Supreendentemente, surgiu um funcionário  atrás de mim (acho que ele me seguiu para ver se eu ia fazer isso) e me chamou a atenção (com razão)... Na hora, fiquei um pouco indignada, pois esperei a escada ficar vazia e segurei bem firme a bike dobrável (que estava aberta) e foi muuuuito mais fácil do que subir a escada normal (onde sempre tenho medo de deixar a bike cair por cansaço e machucar alguém)...
Mas, considerando esta questão da escada rolante travar abruptamente, realmente eu poderia ter causado um acidente.
Enfim, acho que as escadas e ter de ficar procurando funcionários (muitas vezes, antipáticos) para abrirem as passagens nas estações são os motivos que mais desestimulam o uso da bike no metrô... Confused
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2011 as 16:14
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

Originalmente postado por leticiadoc leticiadoc escreveu:

Sou mulher e tenho uma bicicleta dobrável. Já utilizei o metrô para levá-la (domingo) e realmente é muito cansativo carregá-la nas escadas convencionais (principalmente porque existem algumas estações que nem possuem escada rolante no RJ). Acho que poderia criar uma rampa ou calha para facilitar o transporte... Talvez estimulasse o uso da comutação por mais pessoas...


aqui no RJ sempre subo pela escada rolante, acho ridiculo e nao vou subir com a bike no ombro sei lá qntos lances de escada em estações como as de copacabana e ipanema.

O pior de tudo pra mim foi ter que descer as escadas com o tornozelo torcido pq não deixaram usar o elevador levando a bike.

eu fico na duvida se realmente é mais arriscado subir a escada rolante ou pela comum, para o ciclista e para os outros, 10-13kg pode nao ser muito, mas as proporções da bike torna tudo bem mais complicado.

to naquela de que é mais facil pedir desculpas do que seguir a regra.
 
É sim,neste ponto o metrô tem razão.
Ãlgumas estações do metrô em SP na região leste tem escadas rolantes na parte externa,e nestas escadas os funcionários não fiscalizavam,num domingo,uns colegas de bike estavam descendo a escada rolante um perto do outro e a alguns degraus de outras pessoas,de repente a escada deu uma travada e parou,fazendo o útimo ciclista perder o equilíbrio e descer por cima dos outros três e as pessoas que estavam na frenteDead 
O pessoal se machucou pra valer,as pessoas que estavam a frente só tiveram alguns arranhões (por muita sorte)!
Para ser bem honesto,eu não achava perigoso as escadas rolantes,até que um dia,subindo uma,a mesma travou e quase caí com bike e tudo!Se não estivesse segurando o corrimão,tinha caído com certezaDead


será? vc ja caiu em uma escada convencional? é um dos piores tombos que tem, imagina ainda com uma bicicleta na mão que pode vuar em alguem. Pode parecer algo improvavel pra nós que estamos acostumados, mas pra uma mulher por exemplo já deve ser meio complicado carregar a bike.


Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2011 as 18:19
Daniel,numa escada convencional,por mais que pareça é mais segura em relação a rolante,caí não,mas já levei um susto,por causa de degraus molhados.
Lógico que uma dobrável não se enquadra nesa situação,se estiver carregando como bagagem e não como bike.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2011 as 05:46
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Daniel,numa escada convencional,por mais que pareça é mais segura em relação a rolante,caí não,mas já levei um susto,por causa de degraus molhados.
Lógico que uma dobrável não se enquadra nesa situação,se estiver carregando como bagagem e não como bike.


a questão é quem garante que é mais perigosa? eu acho que não e ai? nao sei se ai em SP tem estações de metro tão profundas como no RJ, aqui as estações de copacabana em diante tem escadas enormes, não tem a minima condição de subir com a bike, inclusive muitas delas tem elevador o que resolveria o problema, ai a questão fica, o que é melhor? alguem se arriscar subir de escada com a bike? alguem subir com a bike na escada rolante? ou alguem subir de elevador com a bike?
Voltar ao Topo
andersonid Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 25 Set 2011
Sampa
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar andersonid Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2011 as 12:33
novamente... o negócio e respeitar as regras... só assim conseguiremos tentar muda-lá.
Se não seguimos uma determinada regra do regulamento, seremos sempre rotulados como baderneiros, pessoas que causam transtornos...
Seguindo regras já é muito f0d4 conseguir ser ouvido, imagine não seguindo...

Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2011 as 16:13
Originalmente postado por andersonid andersonid escreveu:

novamente... o negócio e respeitar as regras... só assim conseguiremos tentar muda-lá.
Se não seguimos uma determinada regra do regulamento, seremos sempre rotulados como baderneiros, pessoas que causam transtornos...
Seguindo regras já é muito f0d4 conseguir ser ouvido, imagine não seguindo...

 
Cara,ia escrever uma resposta para o penúltimo post,mas a sua resumiu na integra!Wink
Não interessa se é ou não segura,não pode andar,respeite,ou não utilize o metrô,simples assim.
Voltar ao Topo
mig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2011 as 23:18
O ciclista Juliano Mendonça teve problema muito semelhante, e finalmente conseguiu posicionamento formal e positivo da Via 4, que administra a linha amarela do Metrô.

Parabéns à sua insistência, que beneficia a todos os usuários!

A história completa está aqui:
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2011 as 11:24
se quiserem que respeitem a regra deem possibilidade pra isso, aposto que quem fez essa regra nunca subiu uma escada com a bike no ombro.
Voltar ao Topo
mm Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Fev 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2011 as 01:55
Finalmente recebi a resposta do Metrô:

Prezado sr. MARCEL MORGADO

Esclarecemos que segundo o painel "Metrô Boa Viagem", afixado na lateral das Salas de Supervisão Operacional-SSO de todas as estações, e conforme o Regulamento de Transporte, Tráfego e Segurança (RTTS), não é permitido nas estações e trens:

"... transportar volumes com dimensões superiores a 150x60x30cm, volumes que causem transtorno aos demais usuários, mesmo dentro das dimensões permitidas, volumes que não possam ser carregados por uma só pessoa..."

Vale lembrar, que nos horários de pico: das 07h às 09h e das 17h às 20h30 - como medida de segurança para os demais usuários - não é permitido o transporte de grandes volumes.

A bicicleta, desde que devidamente dobrada, embalada e dentro das dimensões citadas pode ser transportada na escada rolante.

Desta feita, estamos reforçando a informação com toda equipe da estação Vila Prudente.

Solicitamos que em situações semelhantes - esperamos que não ocorra - a supervisão da estação seja acionada, no ato da ocorrência, para as verificações e - se necessário - providências imediatas.

Lamentamos pelo transtorno e esperamos poder contar sempre com a colaboração e compreensão do senhor.


Atenciosamente,

Vera Massa
COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ


Comunique-se com o Metrô:
Fale conosco no Site do Metrô: www.metro.sp.gov.br
Central de Informações: 0800-7707722, todos os dias, das 5h30 às 23h30.
Telefone do Usuário nas estações: Tatuapé, Sé e Tucuruvi
Atendimento Pessoal: Central de Serviços - Estação Sé, de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, das 7h às 20h.
Correio: Rua Vergueiro, 1200 - Paraíso - CEP 01504 000 - Fax: 3179-2053
Caixa de Sugestões em todas as estações


Agora vou imprimir uma cópia e andar com ela sempre na bike!
Valeu a força de todos do fórum, unidos somos mais fortes!
Voltar ao Topo
andersonid Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 25 Set 2011
Sampa
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonid Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2011 as 15:45
Marcel, se possível, tire uma foto do email pra nós.
Assim, quem quiser carregar consigo em seus celular e precisar mostrar que foi enviado um email do proprio sac do metro e esfregar na cara do funcionario desavisado, terá a chance...

Clap
Grato.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2011 as 14:52
não se pode proibir porque pode acontecer um imprevisto, senão fica difícil.

'não pode usar bike na escada rolante pq a bike pode escorregar e atropelar as pessoas'

se um dia alguém deixar uma bike escorregar na escada convencional, tenho pena de quem vai ser atropelado lá embaixo.
Voltar ao Topo
vlad_raiter Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlad_raiter Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2011 as 17:57
Quando eu entro no metrô com a minha dobrável, uso a sacola de transporte dela no ombro e vou de escada rolante. Nunca fui abordado por nenhum funcionário, até porque a bicicleta não fica apoiada na escada rolante e, se bobear, nem dá pra perceber que é bicicleta.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X