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Alternativa ao óleo mineral Shimano? |
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Leco22
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Taí um excelente questionamento!
Por partes, para fazer limpeza eu desmontaria tudo e passaria álcool para limpeza, no mínimo sacava o pistão. Antigamente muito mecânico limpava o sistema dos carros com álcool, o fluido custava caro e não dava pra ficar jogando fora até que saísse limpinho. O álcool vai evaporar rápido e praticamente sem resíduo. Quanto a substituição em si só vejo como problema potencial os componentes de borracha, se forem incompatíveis com o dot vai travar tudo. Existe uma grande vantagem do dot que é o ponto de ebulição mais alto, mas duvido que isto seja o maior dos problemas, não acredito que o mineral vá aquecer a este ponto em uso "humano" Mas existem os poréns que eu não tenho conhecimento para afirmar apenas desconfio,kkk Até hoje vi que todos os freios que usam freio mineral são chamados "sistema aberto" e todos que usam dot "sistema fechado". Dessa forma durante o aquecimento da frenagem o óleo mineral iria expandindo e "jogando pra fora" o excesso, ou até mesmo só os vapores, ao passo que os dot não teriam este escape e travariam, como o que acontece com o freio do Gustavão qdo está impregnado com água. Ao substituir então o que pode acontecer em frenagens fortes o suficiente para vaporizar o óleo mineral seria o travamento do pistão pois os vapores fariam com que o freio não voltasse para a posição de descanso.
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Gustavão
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Edilcimar e tropa cobra em lubrificantes... tirem minha dúvida.
Sempre dizem que em sistemas projetados para uso de oleos DOT não pode-se usar óleo mineral. Nisso, por exemplo, a avid é taxativa.
Acontece que essa característica dos óleos DOT de absorver água do ambiente (higroscopia) está me dando uma puta dor de cabeça há tempos, pois moro em frente à praia e volta e meia o oleo está tão hidratado que chega a travar o sistema todo, em virtude da tamanha expansão do volume. Sem falar na perda de performance (o freio fica borrachudo) e o risco (tamponamento), pq o oleo hidratado tem ponto de ebulição muito inferior ao óleo seco.
Até então, o tópico discute sobre a troca de mineral-mineral (shimano (mineral)-outras marcas (mineral)). Daí pergunto: existiria problema em se trocar o oleo DOT pelo mineral?
Se sim, que produto eu usaria fazer a limpeza do sistema, digo retirada completa do óleo DOT, para colocação do óleo mineral?
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#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a |
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marciocbf
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fala leco!
valew pela informação, vou lá tb cara! aliás o bairro são cristóvão para nós ciclistas é uma mão na roda, lá tb se acham varios parafusos de inox.
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Leco22
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Marcio, comprei na última loja da Rua Escobar à direita, já chegando no Campo de São Cristovão, na concessionária é 75,00 , lá foi 30,00. Editado por Leco22 - 25 Fev 2010 as 15:37 |
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Leco22
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Na verdade nenhum PEUGEOT usa esse óleo, só os citroens mesmo, e acho que só os que tem a suspa hidroativa, nestes casos todo sistema de freio e suspa usa esse mesmo óleo.
Os outros como C3, C4, etc...usam óleo sintético mesmo.
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marciocbf
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excelente tópico!!!!
esse fds já estou comprando meu LHM+ tb!
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edu888
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nao esquecam de ver na Peugeot tb...
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marcorn
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Em Jaraguá do Sul 01 litro do LHM Plus sai R$35,00. Já garanti o meu!
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Hugo_Linhares
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Poxa... interessante. Aqui em Goiânia os lojistas não têm óleo mineral shimano pra vender há tempos.
Estou cogitando essa alternativa. Já contando com os impostos fica um preço bastante atraente.
Editado por Hugo_Linhares - 12 Fev 2010 as 11:35 |
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Leco22
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Aparentemente só a cor é diferente mesmo, o óleo da citroen é verde.
As especificações comprovam que o óleo é semelhante, provavelmente é igual mesmo, só mudando a cor: TOTAL LHM PLUS Unidades Valores Massa Volúmica a 15ºC Kg/m3 845 Cor- Verde Fluorescente Viscosidade a 40ºC mm2/s 18 Viscosidade a 100ºCmm2/s 6,3 Viscosidade a -40ºC mm2/s < 1 200 Índice de Viscosidade - 355 Ponto de Congelação ºC -62 O óleo singer é bem menos viscoso, o que em tese é melhor mas pode ocasionar vazamentos, e é uma pista de que não aguenta tanta temperatura quanto o shimano ou o LHM, afinal só óleos sintéticos tem a propriedade de não perder muita viscosidade com o aumento da temperatura: ÓLEO SINGER Densidade 0,8504 (a) 20°C. Viscosidade 9,6 Cst (a) 40°C; Método: ASTM – D445. Editado por Leco22 - 12 Fev 2010 as 10:59 |
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satoshi
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Leco22,
O que achou do óleo? É a mesma viscosidade? |
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Leco22
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Não gosto de desenterrar tópicos mas como este me salvou esta semana então acho que tá valendo.
Comprei hoje na Rua Escobar aqui no Rio um litro do óleo LHM mineral da Citroen por 30 mangos, ainda não testei na trilha, mas aparentemente vale a pena mesmo.
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Ripper
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O óleo Singer serve sim. Não como substituto, mas como um paliativo.
Certa vez dei uma bobeira e deixei o óleo do freio vazar todo. Não achei o óleo shimano em lugar algum em minha cidade, então recorí ao óleo Singer. E para minha surpresa funcionou perfeitamente, o poder de frenagem não se alterou. Como eu gosto de descer rápido fiquei com medo do óleo perder eficiência quando o freio fosse muito exigido, mas isso não ocorreu, mesmo com frenagens longas e fortes. Usei o óleo Singer por pouco tempo, acho que umas 3 semanas, foi só enquanto eu procurava e comprava o óleo shimano, portanto não dá para dizer se ia aguentar ou não. Mas como improviso, para não ficar a pé, ele quebra um galhão. |
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Guigo17a
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47 mangos o litro até que tá valendo, pq 50 ml do shimano tá uns 20 reais...
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Mr.Sergius
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Ouvi dizer que óleo Singer em casos de emergência serve perfeitamente, afinal é óleo mineral...
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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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satoshi
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Eita. Liguei na Citroen aqui de Campinas e sai 47 reais o litro.
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Guigo17a
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também estou atrás de um ólea alternativo, fui ver o preço deste LMH e só tem por encomenda na loja que eu fui, custa R$130,00/litro...
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satoshi
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Desenterrando o tópico.
Mais alguma alternativa ao óleo mineral Shimano? |
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Black Aypim
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Um mecânico uma vez quase me crucificou porque não usei óleo original da Avid em meus freios. Falei pra ele q usava óleo Vargas DOT4 de 20 reais e ele ficou emputecido. Isso q uso o Vargas a uns 3 anos e nunca tive problema. Até tentei recomendar um óleo da Motul que é o melhor óleo de freio do mundo (Motul RBF600 - DOT4) e ele disse q não usaria pois iria estragar e blá blá blá. Que só o original prestava e tal. Dificil é colocar na cabeça de um sujeito desses q nem a Shimano nem a SRAM produzem óleo, eles compram, engarrafam e vendem por 20x mais caro.... O interessante q esse óleo da Motul, mesmo sendo DOT4 tem ponto de ebulição maior q os DOT5. É o óleo q se usa em motos de corrida, não tem como ser ruim... Dei uma pesquisada no MTBR e muita gente usa o LHM plus nos Shimano/Magura numa boa, sem terem problemas com os retentores ou coisa parecida. Mas a idéia é divulgar esses óleos alternativos em todas as oficinas. Saindo barato pras oficinas vai ficar mais barato para nós. :) Editado por Black Aypim - 03 Jan 2009 as 11:35 |
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Cando
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Putz Black, também procuro outra alternativa para o óleo mineral shimano. Esse fim de semana foi uma correria, e por isso perdi hoje de manha o pedal com a galera daqui do forum.
Troquei meus calipers (slx) por uns xtr e tive q sangrar os freios e trocar as conexões. Como gosto de eu mesmo fazer os serviços, encarei mais essa empreitada e a minha maior dificuldade foi em relação ao óleo. O sistema da shimano como já me tinham dito é bem simples e fácil de se fazer a manutenção, o maior problema foi conseguir óleo para completar o reservatório depois da troca. Uma das lojas da cidade estava fechada desde a virada, a outra estava sem o mecânico, e a saida foi apelar para um dos donos e pedir para ele vender um pouco de óleo para completar o reservatório. Resultado 25 ml por R$ 15,00 . |
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Black Aypim
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Pelo jeito é compatível sim, não é? Editado por Black Aypim - 02 Jan 2009 as 15:46 |
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Edilcimar
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Não, mas basta dar uma procurada no google que provavelmente você achará as especificações deste LHM
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Black Aypim
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Na sua tabela tem as especificações do óleo da citroen pra comparar? O LHM PLUS? |
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Edilcimar
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Cadastrado em: 23 Mai 2008 Vitória Offline Mensagens:1730 |
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18 cst @ 40C => 18 de viscosidade(mm2/s) a 40° C 6 cst @ 100C => 6 de viscosidade a 100º C
VI 340 => indice de viscosidade IV
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Black Aypim
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Tem idéia do que significa esses números muito doidos? De acordo com o artigo esse óleo é inclusive melhor q o shimano, então qq especificação próxima dessas deve servir. Ou próxima desse óleo da cintroen também, se puder achar as especificações dele já é uma boa... 18 cSt@40C/6.0 cSt@100C/VI 340 Editado por Black Aypim - 30 Dez 2008 as 17:03 |
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Black Aypim
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Vi uns relatos em fóruns gringos q usam o fluido da citroen sem problema algum. Os freios só ficam esponjosos se tiver ar no sistema. |
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Zaka
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Cadastrado em: 01 Nov 2005 Caxias do Sul - RS Offline Mensagens:1780 |
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Tem a especificação do produto recomendado pela Shimano? Eu tenho no serviço tabelas de equivalência de praticamente todos os fabricantes de óleos e fluídos, talvez exista algo igual no mercado.
[]´s Zaka |
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Non est ad magna facilis ascensus.
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César Ribeiro
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Cadastrado em: 14 Jul 2006 Brasília - DF Offline Mensagens:2166 |
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dizem que é esse óleo mineral que deixa os freios shimano "esponjosos" ("borrachudos").
é verdade? |
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Black Aypim
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Cadastrado em: 22 Jul 2008 Offline Mensagens:1023 |
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Achei outro óleo compatível também. LHM Plus para suspensão e freios de alguns carros da Citroën. Custa R$28,00 500ml.
LHM Plus Fluído
mineral para sistemas hidráulicos dos veículos
CITROËN XM,XANTIA,BX,CX,SM,GS; sistemas hidráulicos do
CITROËN ID E DS veículos.
PSA PEUGEOT/CITROËN, B712710
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Black Aypim
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Cadastrado em: 22 Jul 2008 Offline Mensagens:1023 |
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Esses dias um amigo veio me perguntar onde arruma óleo mineral pra freio e lembrei disso aqui. Muito tempo atrás um amigo me arrumou um óleo mineral da Citroen q funcionava muito bem nos freios shimano.
De acordo com a materia, o óleo mineral sai $18 por 50ml, e as alternativas ficam em torno de $15 por 1litro. O shimano é mais de 20x mais caro... O artigo está em inglês, mas se alguém se dispor a traduzir, ou melhor, descobrir onde vendem esses benditos óleo minerais alternativos é uma boa. Provavelmente uma busca rápida no google já vai resolver o problema. :) Mineral Oil (http://www.cyclingcentralva.org/geninfo.html)
Editado por Black Aypim - 26 Dez 2008 as 15:24 |
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