Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Fabricar a própria bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Fabricar a própria bike

 Responder Página  <1234 9>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 4,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2011 as 18:35
Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:


     Nuno, quais tipos de tubos (material) seu amigo vende?

Na realidade o meu amigo trabalha com usinagem e ele tem um monte de fornecedores de diversos materiais... 

Ai fica bem mais fácil de fazer alguma coisa no sentido de "construção de alguma coisa"... rs

PS: quem sabe até ele pode ajudar no desenho...
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2011 as 20:47
Você pode pegar quadros de aço e fazer transformações, tipo trocar a gancheira, encurtar a traseira. Já é uma primeira experiência bem válida.

Você pode pegar quadros de aço e colocar essa gancheira, p/ single speed ou roda fixa: http://velodeath.blogspot.com/2011/04/gancheiras-silas-serve-para-quadro-de.html
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2011 as 23:53
Nuno: algo parecido com o que tem naquele site que tu me mandou. Como não sei direito o que vai ser, vai essa coisa genérica aqui (copiando descaradamente o site):



Esses aí tem espessura variável, coisa que eu não acho necessário. Pelo menos por enquanto...

Mas provavelmente vou precisar mais do que isso, já que não vou usar
cachimbos.

E vai ser uma mão na roda se você souber quanto sai mais ou menos o orçamento disso.

DrHide: vou fazer o desenho no bikeCAD então, e depois postar aqui. Só que vai demorar um pouco acho, to cheio de trabalho pra fazer. E ainda não tirei as medidas. Depois, faço um desenho à mão também, só por diversão mesmo

Daniel: pois é, como? Sério, eu quero saber também.

poneis: é uma boa, mas não é tão divertido. Fazer a coisa do zero tá me deixando cada dia mais excitado. E não precisa ser gancheira de pista. Acho que uma horizontal é mais útil, dá pra fazer fixa ou uma speedzinha pra cicloturismo, dependendo da vontade.





Editado por FPavão - 23 Ago 2011 as 23:55
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2011 as 00:55
Tava brincando agora e saiu isso:



Que é mais ou menos o que eu quero. Tirando a gancheira horizontal, que não mudei por não ter tempo.

O quadro é a coisa mais simples que eu posso imaginar. Tubos retos, constantes, e com o top tube paralelo ao chão. Nessa imagem aí, não tem nada de medidas certas ainda. Pra definir elas vou ter que ver como a minha bike atual é, e fazer as mudanças que eu quero. Além do bikefit. Outra coisa é um pouco de espaço sobrando entre o pneu traseiro e o seat tube, caso algum dia eu tenha que colocar um pneu mais grosso.

Os componentes do desenho imitam um pouco os que eu uso na fixa agora. Avanço, canote, pedivela, pinha, rodas, todas recicladas. As cores não são bem as mesmas, mas é só um desenho...

Palpites são bem-vindos!
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2011 as 14:19
colega, posso te sugerir uma solução para obter os tubos: Procure em  ferros velhos ou biciletarias, por biciletas danificadas, preferencialmente as que são construídas com luvas. Tendo uma solda oxiacetilênica, você pode separar os tubos das luvas, por aquecimento (isto é, derreter as soldas), e reaproveitar os tubos.

Abraços
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2011 as 16:06
Valeu pela dica calliari. Não sabia dessa. Tava achando que pra reutilizar tubos velhos teria que cortá-los. Quadros velhos e tortos eu sei onde tem, e aos montes.
Voltar ao Topo
Amir Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2010
Longe
Offline
Mensagens:1308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amir Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2011 as 17:33
Faça uma dessas:

Bem fácil de fazer, bem FORTE. E aposto que é bem leve também. xD


Segue no twiiter (a)AmirGehad
Voltar ao Topo
Luiz Fernandes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2008
Joinville - SC
Offline
Mensagens:1520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Fernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2011 as 18:34
Pavão, da uma olhadinha nesse vídeo, eu acho simplesmente fantástico.


http://www.thebicycleacademy.org/2011/08/19/heart-and-soul/
A Saga esta apenas começando
Voltar ao Topo
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 00:00
Pavão, preciso das medidas dos tubos (comprimentos)... manda ae q eu vejo quanto sai...
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 00:04
PS: q vídeo loko... rs
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 00:19
Originalmente postado por Luiz Fernandes Luiz Fernandes escreveu:

Pavão, da uma olhadinha nesse vídeo, eu acho simplesmente fantástico.


http://www.thebicycleacademy.org/2011/08/19/heart-and-soul/


Bacana o vídeo. Só acho que a parte dos parafusos para o porta-bidon não precisaria ser feito daquela maneira, com solda.

Digo isso porque levei minha bicicleta C10 antiga no Baron aqui em Curitiba pois precisava dessas porcas e ela não tinha a furação e ele fez isso sem nada de solda. Não sei como exatamente funciona, ele diz que é uma espécie de prensa que injeta a parada ali.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 02:00
Nuno: lá vai então,

top tube - 550mm com 29mm de diametro e .8mm de parede.

seat tube - 560mm com 29mm de diametro e .8mm de parede

down tube - 680mm com 32mm de diametro e .8mm de parede.

caixa de direção - 130mm com 45 de diametro e 1mm de parede.

Por enquanto pode ver estes pra mim? O chain stay e seat stay são mais chatinhos de calcular diâmetro e tal.

Atualizei o desenho do quadro, e ficou assim:


Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 02:02
Amir: acho que essa bike é flexivel demais pra mim... Que pena, pq devem ser baratos esses vergalhoes!

Luiz: outro vídeo de um cara profi, cheio dos equipamento na garagem de casa nos states. Assim vocês só me motivam a sair logo do brasil. Mas mesmo assim, legal o vídeo.

Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 07:42
FPavao, sacou no video da soulcraft na hora q ele prende os tubos pra encaixar tudo, então, vc terá q fazer aquilo, não da pra ir segurando tubo no alicate de pressão, isso será um grande desafio pq o equipamento tem q variar os angulos e fizar bem as peças.

depois vou tentar pensar nisso e desenhar, tentar fazer de maneira simples para que não saia tão caro, um croqui inicial.

eu sugiro que vc use algum programa de computador para te ajudar, pq as medidas precisam ser muito exatas, o autocad pode ser uma boa.

se vc morasse aqui perto ia adorar te ajudarCry


Editado por danielbns - 25 Ago 2011 as 07:47
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 14:16
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Luiz: outro vídeo de um cara profi, cheio dos equipamento na garagem de casa nos states. Assim vocês só me motivam a sair logo do brasil. Mas mesmo assim, legal o vídeo.



Não precisa sair do brasil ué, esse tipo de equipamento que o cara tem não se compra em loja, com certeza ele comprou em sucata e adaptou ou mesmo mandou fazer em alguma tornearia. Fica a dica para você, olhe o tipo dos equipamentos e tente fazer igual.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 16:30
Essa bicicleta de vergalhão deve ser pesadíssima! Imagine que legal que deve ser descer uma serra com ele! Big smile
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
loombra Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 25 Ago 2011
Goiania-Goias
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar loombra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 17:07
vai sair mais caro que fazer toda xtr
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 17:39
Daniel: pra fixar os tubos, um amigo meu que tem um pouco de experiencia disse que dá pra fazer com madeira mesmo. Não é muito preciso, mas dá. Como não tenho todo o equipamento que o cara do vídeo tem, acho que vai ter que ser isso mesmo. E meu pai tem um torno de marceneiro, que vai ser bem útil nessa parte. Seria bom ter uma ajuda aqui, mas o pessoal do fórum já tá ajudando muito!

No momento, acho que o bikecad dá conta do recado. Lembrem-se, não tenho nem o maçarico pra soldar...

Druide: como assim? Ele encontrou um torno, um esmeril, uma serra, uma maqunina de soldar fodástica, um gabarito, etc, em uma sucata? Acho que não, pode até ser usado, mas não sucata.

Aqui também tem dessas coisas, mas não no nível deles. Esse é o problema. Provavelmente tudo que eu vou comprar vai ser de segunda mão também. As ferramentas que ele usa são legais, mas tem como fazer com mais baratas. Por exemplo, dá pra cortar na serra de mão mesmo, e depois dar um acabamento no esmeril. O mais difícil de achar que vi no vídeo são aquelas serrinhas circulares, pra fazer o corte no tubo pra ele encaixar no outro.

Galicki: pensando nisso, eles podiam usar bikes assim em estágios com bastante descida, agora na vuelta. Aposto que ia fazer sucesso!
Voltar ao Topo
charles247 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2008
Nova Prata - RS
Offline
Mensagens:806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar charles247 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 17:51
Ja tinha visto este video.... realmente fantástico.....

Originalmente postado por Luiz Fernandes Luiz Fernandes escreveu:

Pavão, da uma olhadinha nesse vídeo, eu acho simplesmente fantástico.


http://www.thebicycleacademy.org/2011/08/19/heart-and-soul/
Em paz com minhas bikes.....
Voltar ao Topo
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 19:08
Ae... orçamento de tubos a caminho... quem sabe um projetinho no cad tb... rs
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 19:09
Ah!!! Pedi pra orçar Aço, Aço Inox (vai brilhar pouco rs) e Aço CroMo...
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 22:10
AEE Nuno! Esse teu amigo é engenheiro ou algo do tipo? Ou só entende um pouco de mecânica mesmo?

Ouvi falar que tubos de empresas brasileiras são de qualidade ruim. Não têm tanto controle de qualidade e alguns acabam com espessura muito váriavel, ou algum problema do gênero. Mas acho que esses são os mais baratos. Espero que os de cromo sejam de qualidade mesmo.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 23:05
fpavão eu nao acho q madeira seja uma boa ideia, acho dificil ter precisão com isso e os tubos na solda podem acabar empenando a madeira o quadro ficaria todo torto.

eu curto muito esse lance de fabricação handmade então to sempre vendo os caras q fazem e tal, da uma olhada nesse gabarito aqui q eu achei, é bem simples acho q da pra fazer facilmente:


Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 23:21
Já deram uma olhada nesse site? Não cheguei a mexer, mas parece que tem uma versão paga e outra gratuita. Mas, para quem tem interesse em montar uma, creio que será muito bem útil.

http://www.bikecad.ca/
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 23:46
Daniel: tô começando a gostar dessa ideia aí. Não é dificil mesmo de fazer uma coisa assim, ainda mais que tem uns ferro velhos aqui por perto.

Druide: é por esse site que eu fiz aqueles desenhinhos ali em cima.
Voltar ao Topo
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2011 as 13:45
Fala Pavão...

Esse meu amigo trabalha com usinagem e com projetos de equipamentos injetores... manja só um pouquinho de cad e de materiais... e tem uma banda boa pacas que toca música dos anos 80 e 90... rs

Ele vai orçar esse material... já até disse pra ele q se a tua handmade der certo eu vou fazer uma pra mim... 

Assim q tiver novas te aviso...
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2011 as 22:28
     Nuno aqui no Brasil material q funciona é o aço 1020, bem disponível e barato, material bom é o 4130 mas mto caro por aqui....
     Pavão, põe aí os angulos do HT e ST p nóis.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2011 as 17:01
Nuno: valeu, vai ser da maior ajuda se tu me fizer isso.


DrHide: já tinham me falado essa mesma coisa sobre o 1020.

sobre os ângulos, o top tube é paralelo ao chão, e o seat tem um ângulo de 74º, por enquanto... Nada definido ainda.
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2011 as 01:22

     Ok, mas o calcanhar de Aquiles da bagaça é a combinação do angulo do Head Tube combinado c o rake do garfo, isso principalmente vai definir o comportamento da bici.
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2011 as 01:44
Desculpem o OFF, mas aqui vai.

O Gary Turner, exímio soldador de tubos (fazia tubos para carros de corridas - drag racers), cansou de comprar quadros para a bike do filho, que vivia quebrando, e resolveu fazer um quadro. Com alta durabilidade e leve, os amiguinhos dos filhos também quiserem, e assim foi dado o  pontapé inicial da GT.

fonte:

http://sidewaysandfallover.blogspot.com/search?q=history+gary

Abraço.


Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2011 as 17:24
DrHide: não tinha visto que tu perguntou do angulo do head tube. Ainda não tá definido, mas o esperado é que a bike responda rápido. Nem pensei no rake ainda, porque provavelmente vou acabar comprando um garfo pronto já.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2011 as 19:32
Só pra reviver o tópico:



Desenho da bike com as medidas da minha namorada. Aro 24 por sinal. E o garfo torto foi pq eu fiz aquela parte sem régua, não é pra ele ser torto na vida real mesmo.

Respondendo à pergunta do drhide de antes, o head tube vai ter 74º e o seat tube 75º
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2011 as 19:55
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Pessoal, tenho interesse em, pelo menos um dia, fazer a minha própria bike. Alguém tem alguma noção ou dica de como se fazer isso? A idéia é fazer por recreação mesmo, com medidas específicas pra mim. Pode ser algo de ferro, não precisa ser alumínio nem nada mais exótico.

Tenho noções de soldagem, mas falta prática e equipamento. A máquina de soldar (TIG é a melhor pra essa aplicação?) eu compraria no futuro. Sei que é algo caro, mas meu pai também usaria na fazenda dele, então eu não vou estar só jogando dinheiro fora.

As minhas pirncipais dúvidas são:

Onde arranjar tubos? Sei da reynolds, mas acho que eles nem importam pro brasil, e deve ser caro ainda por cima. Não me importo tanto com a qualidade do material (pode ser aço 1020 mesmo?).

Como fixar os tubos para a soldagem? Posso fazer uma gambiarragem mesmo, com pregos e madeira, mas não sei se ficaria muito bom. Alguma sugestão?

Como fazer gancheira e partes mais específicas? Acho que vou precisar de um torno e uma fresadora, algo realmente fora do meu orçamento. Talvez eu possa ver em alguma empresa ou tornearia pra fazerem essa parte pra mim.

Quanto será que sai um projeto desses?

Qualquer opinião é bem vinda, ainda estou recém formulando essa idéia.

Valeu!





Cara, eu sempre quis fazer isso que você está querendo, mas devido a falta de tempo e dindin não me aventuro a fazer um projeto desses. 
 Em primeiro lugar tem que ser uma solda mig e um aço de boa qualidade (teria que consultar alguém que saiba sobre isso) pra ficar bom, pois a solda elétrica vai trincar facinho, facinho, e outra coisa seria o gabarito, isso ja é pior e mais complicado pois se você fizer o gabarito errado, já era seu quadro. Outra questão seria uma mão de obra boa de alguém que saiba fazer a solda mig.
 Tenho vontade de construir uma chopper kkkkkkkk
Voltar ao Topo
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2011 as 21:24
Porra Pavão, vc desenha bem pacas... conheço gente que trabalha com desenho técnico e de tanto usar o cad num tem um traço desses...

Ae, to enroladasso no trampo, mas num esqueci as cotações dos tubos e nem o desenho...

Se der me manda um cróqui por e-mail (madnuno(a)hotmail.com) e eu vejo o q eu faço...

Abs...

PS: e se bobear eu faço uma pra mim tb... rs
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2011 as 16:14
Não tem problema Nuno, também ando ocupado toda hora. Meu note, que eu preciso pra trabalhar, estragou ainda por cima, e agora vou ter que arrumar isso antes de qualquer coisa.

Vou fazer o croqui então, e depois te mandar. Mas acho que vai demorar um pouco ainda...
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2011 as 00:38
o cara que eu encomendei meu quadro faz o desenho em tamanho real, escala 1-1 mesmo, da um pouco mais de trabalho, mas desenhos maiores são mais faceis de detalhar.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2011 as 20:33
Nuno: não fiz o croqui :/

Mas andei pesquisando e cheguei a conclusao que preciso de mais ou menos o seguinte, antes de tudo:

-Aparelho de solda oxi acetileno: 1500 a 200 reais, o kit completo(sem combustivel)

-Furadeira de bancada: 200 a 500 reais?

-Jogo de serra copo: 20 pila cada, mais ou menos.

-Uma morsa, pelo menos(não sei o preço ainda)

-Gabarito pra fixar os tubos: não tem preço, nem com mastercard.

Por enquanto é isso, o resto eu tenho ou posso usar emprestado da fazenda do meu pai.

Não sei como fazer as roscas ainda... Que equipamento se usa?

E alguém sabe como entortar tubos, sem uma dobradeira? Pq dobradeiras são realmente caras. Já vi quem faz um molde com madeira, e depois pressiona o tubo nela, mas acho que tem que ser o hulk pra conseguir fazer isso.

É isso, por enquanto agradeço.

PS: descobri que tudo que eu preciso existe na Ferramentas Gerais, inclusive os tubos: http://www.fg.com.br/media/catalogometais.pdf






Voltar ao Topo
charles247 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2008
Nova Prata - RS
Offline
Mensagens:806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar charles247 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2011 as 00:38
Em paz com minhas bikes.....
Voltar ao Topo
danielscalabrin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2011
fpolis-sc
Offline
Mensagens:111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielscalabrin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2011 as 00:51
Definiu o material já? 1020 é padrão, bom de furar e soldar, mas oxida direitinho tbm. 1040 tem o dobro do teor de carbono e ainda é um aço bom de trabalhar.
Alúminio pra soldar é um pouco mais complicado.
Mas 4340 ou 4130 já são aços de bom desempenho.
Se tiver precisando de material (livros) sobre aço e etc me da um toque. Tenho pdfs aqui.

Abs e bom trabalho
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2011 as 06:39
furadeira de bancada talvez de pra fazer uma gambiarra com uma furadeira num suporte, mas ai tem que ser uma senhora furadeira.

acho que vc pode pensar em não entortar tubos, corta outro tubo e solda novamente creio que seja mais simples.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 9>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X