| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - PELOTÃO - Etica, Politica e Etiqueta
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

PELOTÃO - Etica, Politica e Etiqueta

 Responder Responder Página  <1234 9>
Autor
Mensagem
 Avaliação: Avaliação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Desconectado
Mensagens:2776
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Psylo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 14:57
Originalmente Postado por Xmotta Xmotta Escreveu:

Originalmente Postado por acunha acunha Escreveu:

Correndo risco de me chatear (de novo?), segue algumas dicas:
1) importe-se com os demais !
2) se decidir puxar, nao mude o ritmo, assim todos podem acompanha-lo
3) nao ataque nunca (veja regra 1), principalmente em subidas... se quiser atacar, saia pra pedalar sozinho
4) conheça os caras que ficam com a cara no vento enquanto vc fica na roda, e chame-os de "Mestre"... senao, use a regra 2



   Isso é relativo, porque a maioria dos treinos de pelotão que conheço são uma "corrida"..

   Assim, as regras seriam apenas de boa conduta.. Regra 1 boa, mas as outras nem tanto.. rsrs..

  
   Acho que há uma diferença entre Pelotão e treino em grupo..

   Para os treinos em grupo basta todo mundo ser amigo, os mais experientes vão dando as dicas e vai dar tudo certo..

   Já no pelotão é cada um por si, aqui em brasília o Pelotão do fim de semana é um Deus nos acuda..

   Salve-se quem puder, com fugas, ataques, estratégias de equipe, chegada com embalada e tudo mais.. 

   Uma boa "regra", preocupe-se com o que vem à frente, não fique olhando para trás.. (o que passou, passou)..
Kkk
Não ataque nunca é complicado mesmo, né?
Seria até bom se tivesse essaa regra nos pelotes do final de semana, né? Apreciar a paisagem, o lago, os passarinhos... haha!
Ae Xmotta... aproveitando, parabéns pelo pódio no torneio de inverno!!!! Na tuada que vai, nem de 29er tu quer saber mais, né?
Originalmente Postado por Jose_Carlos Jose_Carlos Escreveu:

Tenho lido os relatos de um grupo de ciclistas de portugal e acho muito legal a valorização que dão as pessoas que puxam o pelote e zelam pelos companheiros.
Tenho lido por exemplo o caso onde valorizam muito o cara que puxou grande parte do trajeto e muitas vezes no final do pedal esta morto e todos sabem e valorizam que o cara esta morto pois foi o que mais puxou.
Aqui em Brasília, nos dias de sábado e domingo, esse cara tem nome: trouxa! auhauhauhau! Ou mesmo: boi de piranha!
COmo bem disse o Xmotta antes, nos pelotões de sábado e domingo que rolam aqui, é uma verdadeira corrida e, infelizmente, não ocorre tanto essa valorização de quem puxou mais o pelote, mas sim, do fioduaegua que se guarda o pelote inteiro e põe de lado na chegada. hehe! Faz parte.


Editado por Psylo - 16 Ago 2011 as 15:09
SRAMANÍACO
Voltar para o topo
Edson Sobreira Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Nov 2004
-Guarulhos - SP
Desconectado
Mensagens:1761
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Edson Sobreira Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 14:57
Vou dar um exemplo q não deve ser seguido me treinos em pelotão. Estava no pelotão da base aérea e no trajeto apareceu um caminhão q ia entrar no mesmo lugar q iamos passar, ficou a dúvida se passava o pelotão ou não, mas o ritmo diminuiu para a passagem do caminhão, só q 5 engraçadinhos aproveitaram e atacaram, eu q aproveitei para tomar agua fiquei pra trás com mais uns 3 caras e o caminhão fechou a nossa passagem, nem pensei peguei o vácuo do caminhão para alcançar o bloco, feito isso alcancei o pelotão e sai do vácuo, nessa um dos engraçadinhos q atacou me falou "atrás do caminhão é fácil" eu olhei pra ele e disse "atacar quando todo mundo diminui o ritmo para esperar a passagem do caminhão é mais fácil ainda", o cara ficou com cara de tacho e não falou mais nada. Então amigos não aproveite de um momento q todos combinaram q o ritmo ia diminuir para atacar, isso não vai fazer de vc mais forte q os outros.
Antigo usuário Edson de Lima Sobrei

http://www.strava.com/athletes/232181
Voltar para o topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Desconectado
Mensagens:720
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de André Martins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 15:25
Pelo amor de Deus não espere afogar para revezar. 

P.s - Anderson, de onde saiu o pelote domingo? Estava acontecendo a corrida no jóquei e na praça não tinha ninguém. Fui pra marginal e tinham poucas pessoas, acabou rolando um pelotão Clythio, eu, eu e Clythio, nós quatro. LOL Os outros preferiram esperar mais.
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 15:27
o pelote saiu do varanda umas 7:35...
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Desconectado
Mensagens:720
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de André Martins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 15:34
Poxa Sasso, fiquei lá na curvinha até umas 7:40. Uma pena... se der a gente se encontra domingo.
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 15:35
tranquilo!
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 16:50
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 16:52
Paceline:











Cruzamentos e Rampas:



Sinalizando:





Experiencia em cima da bike:



Andando no tráfego:



Editado por sassota - 18 Ago 2011 as 01:24
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 16:57
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
joe-cool Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Fev 2008
Campo Grande - MS
Desconectado
Mensagens:262
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de joe-cool Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 17:01
-Treine colocar e tirar a caramanhola/bidon/garrafinha/etc, sem olhar e mantendo a visão na estrada isso no meio do pelotão ajuda, ainda mais que tem ciclista que qdo tira o olho da estrada não mantem uma linha reta, treine para mantê-la, o mesmo vale para tirar e por qualquer coisa nos bolsos da camisa ou verificar o ciclocomputador.
-Se estiver "fechando porteira" como ultimo ciclista do pelote avise a aproximação de carros e caminhões vindo por trás.
-Se for sobrar mantenha a linha até q todos tenham passado.
-Se for pedalar em pé evite ficar dando "coices" tente manter a cadência e a velocidade constante.
-Se for assoar o nariz saia do pelotão e se não conseguir assoe na luva mesmo e limpe na bermuda/bretele, parece pouco higiênico, mas é menos higênico e sem educação fazê-lo em quem vem atrás.
-Se o objetivo e ir e voltar em grupo, e  tiver sobrando força empurre, tomando cuidado, o companheiro que está em dificuldade numa subida ou mesmo num falso plano, quem sabe um outro dia não seja ele que esteja empurrando você.



Editado por joe-cool - 16 Ago 2011 as 17:03
Voltar para o topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Nov 2010
Votorantim
Desconectado
Mensagens:1286
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MarcosAlonso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 17:06
Originalmente Postado por joe-cool joe-cool Escreveu:

-Se o objetivo e ir e voltar em grupo, e  tiver sobrando força empurre, tomando cuidado, o companheiro que está em dificuldade numa subida ou mesmo num falso plano, quem sabe um outro dia não seja ele que esteja empurrando você.

Gostei dessa dica, em especial se eu for o ciclista que estiver sendo empurrado... hehe
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 17:08
é uma dica valida, mas tenha certeza que o ciclista que vc vai empurrar não vai se assustar, cagadas acontecem.
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Ago 2008
Sorocaba
Desconectado
Mensagens:2422
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de profclayton Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 17:10
Realmente se for empurrar pergunta se quer uma força...
eu normalmente se percebo que consigo puxar na roda um ciclista ofereço o vácuo sem problemas e se percebo que o ritmo está forte diminuo um pouco para deixar todo mundo junto...
Voltar para o topo
Lucas-aju Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Fev 2011
Sergipe
Desconectado
Mensagens:94
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lucas-aju Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 17:50
Originalmente Postado por profclayton profclayton Escreveu:

Acho que o pior no pelotão é você puxar por 20min ou 30min e quando o pessoal passa do seu lado aumenta o passo e você sobra... isso é sacanagem... apesar de não acontecer muito aqui onde pedalo mas as vezes é assim...<div id="isChromeWebToolbarDiv" style="display:none">


Aqui é só oq acontece, é um mata mata miseravel todo treino aheauheuah
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 18:02
esse topico é pra servir justamente como um guia, as vezes, se vc sugere um tipo de comportamento, todo mundo acata e ninguem sai atacando.
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Nov 2010
Votorantim
Desconectado
Mensagens:1286
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MarcosAlonso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 22:35
Uau! esse esquema do track stand no oitavo vídeo do post do sassota (experiencia em cima da bike) é muito show! Acho que se eu tentar fazer isso, tomo um tombo parado! Mas é útil, com treino.
Legal mesmo!
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 00:31
Gostaria de pedir a colaboração dos distintos foristas na compilação de termos comumente utilizados no pelotão. Ex. Ficar de roda, leao de treino, patron etc... e seu significado. Como tem gente do brasil todo, ia ser legal ter o termo que usa na região...

Editado por sassota - 17 Ago 2011 as 01:03
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
Sampaio Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Jun 2011
ABC / SP
Desconectado
Mensagens:115
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Sampaio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 00:49
Originalmente Postado por sassota sassota Escreveu:

Gostaria de pedir a colaboração dos distinos foristas na compilação de termos comumente utilizados no pelotão. Ex. Ficar de roda, leao de treino, patron etc... e seu significado, como tem gente do brasil todo, ia ser legal ter o termo que usa na região...

Poxa, eu como iniciante adorei a sua idéia e, depois de ler o "chupar-roda" entrei para sugerir exatamente isso.

Parabéns, pelas 2 idéias.
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 00:52
chupar-roda é ficar se protegendo do vento atras de outro ciclista, mas é um termo meio "pejorativo" tipo, um chupa rodas não colabora fazendo força no pelotão...

Editado por sassota - 17 Ago 2011 as 00:53
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Nov 2010
Votorantim
Desconectado
Mensagens:1286
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MarcosAlonso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 00:57
Embora o cara tenha de ler num papel o que vai dizer... aff.... o vídeo a seguir é bem legal. Tem algumas coisas legais quanto à comunicação no pelotão:





Editado por MarcosAlonso - 17 Ago 2011 as 00:58
Voltar para o topo
campeirodoriogrande Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Dez 2010
Taquara RS
Desconectado
Mensagens:193
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de campeirodoriogrande Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 01:01
eu a primeira vez que andei em um pelotão grande mais de 200 ciclistas, foi em uma corrida.
larguei lá na frente, talvez o foi meu erro (mas eu não tinha a minima idéia), quando o pelotão embalou, olhei e vi um buraco no asfalto, e ai foi o meu erro, fui para o lado, eu nunca ouvi tanta gente gritando "TÁ LOUCO"!!!!
Speed: GTS R5 azul Tiagra
Mtb: Venzo branca alivio
Caloi 10

"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias." Lao-Tsé
Voltar para o topo
Leandrinho Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Nov 2009
São Paulo-SP
Desconectado
Mensagens:1910
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Leandrinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 01:43
Caraca Sobreira, anda fazendo uns treinos escondidos violentos hein....rsrsrs
Tem pedalado por onde?
Abraço!


Originalmente Postado por Edson Sobreira Edson Sobreira Escreveu:

Vou dar um exemplo q não deve ser seguido me treinos em pelotão. Estava no pelotão da base aérea e no trajeto apareceu um caminhão q ia entrar no mesmo lugar q iamos passar, ficou a dúvida se passava o pelotão ou não, mas o ritmo diminuiu para a passagem do caminhão, só q 5 engraçadinhos aproveitaram e atacaram, eu q aproveitei para tomar agua fiquei pra trás com mais uns 3 caras e o caminhão fechou a nossa passagem, nem pensei peguei o vácuo do caminhão para alcançar o bloco, feito isso alcancei o pelotão e sai do vácuo, nessa um dos engraçadinhos q atacou me falou "atrás do caminhão é fácil" eu olhei pra ele e disse "atacar quando todo mundo diminui o ritmo para esperar a passagem do caminhão é mais fácil ainda", o cara ficou com cara de tacho e não falou mais nada. Então amigos não aproveite de um momento q todos combinaram q o ritmo ia diminuir para atacar, isso não vai fazer de vc mais forte q os outros.
CAAD 9
Voltar para o topo
Paulo Pr Ver Drop Down


Registrado: 25 Abr 2008
Cascavel - Parana
Desconectado
Mensagens:374
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paulo Pr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 01:54
Tem outra coisa que ninguém ainda falou.
Num treino em pelotão, deixe os outros puxarem também, outras pessoas também querem treinar, fazer força. Não monopolize a ponta do pelotão.
Se for pra ponta, não deixe cair o ritmo, se não estiver aguentando peça pra revezar antes de se queimar. Se não aguenta puxar nada não tem problema. Explique sua situação, melhor não puxar do que ir pra ponta e diminuir o ritmo.
Abs
Voltar para o topo
heringer Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Registrado: 26 Jun 2010
São Paulo - SP
Desconectado
Mensagens:653
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de heringer Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 02:09
eu tenho uma dúvida: se eu estiver no meio do pelotão e acontecer alguma coisa que faça minha velocidade cair rapidamente (um furo de pneu por exemplo), como sinalizo isso? Ou simplesmente não sinalizo e deixo a bike desacelerar?
É que imagino que os caras atras de mim podem não perceber tão rápido que existe algo de errado comigo...daí vira boliche.
valeu
Voltar para o topo
yiti Ver Drop Down


Registrado: 29 Mai 2008
São Paulo - SP
Desconectado
Mensagens:347
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de yiti Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 02:31

Acrescentando para este post do Sasso, que eu considero bem oportuno, e indo além das contribuições que já foram citados aqui, creio que se devem considerar as seguintes condições: os pelotões são, como em vários casos e até em corrida, grupos heterogêneos em termos de preparação tanto física qto. a própria experiência no ciclismo, como já citados nos posts anteriores; um grupo acima de 8 ou 15 ciclistas é difícil manter uma constância que seja ideal para todos nas mesmas condições e, por fim, mesmo que seja entre amigos, com esta qtde. de ciclistas, é difícil querer que todos permaneçam juntos durante todo o pedal pois cada um tem os seus objetivos no treino mas o que não impedem de terminarem juntos. Mas existem regras implícitas ainda não citadas e não vi os vídeos para saberem se foram ditos por lá. Trata-se no caso do revezamento na cabeça do pelotão. Existem sinais explícitos e implícitos para o revezamento. Na frente, você não anda a 100% como se fosse buscar uma fuga, mas a 90 a 95% do que consegue e num período de tempo que você consegue suportar ou que pense ser adequado. Qdo. achar que deu a sua contribuição para manter a velocidade, sinaliza-se usando o cotovelo ou diminuindo a velocidade e saindo da linha, normalmente para direita. O segundo ciclista assume, sem acelerar, e assim vai. Existem certas convenções como a velocidade a ser mantida (não se deve assumir a ponta e diminuir a velocidade ou ficar por alguns segundos só por que quer aparecer que contribuiu na frente) e se não for participar do revezamento não deve bloquear o ciclista que revezou e colocá-lo para fundo e na última posição. E seguindo nesta linha, um ciclista que está na 10ª roda e sucessivamente passa a ser 3ª roda deve manter a sua linha e depois sendo a 2ª roda não deve desviar junto com o ciclista que revezou e não participar do revezamento. Se não for revezar, que fique sempre no fundo e deixe espaço para quem quer revezar, a não ser que ele queira ir para o fundo mesmo. Na prática, como não é nenhuma regra rígida LOL, mostra quem é quem no pelotão. Nada demais um “ataque” de quem participou do revezamento várias vezes. E um que assumiu e for resolver aumentar a velocidade gradativamente até ficar difícil para todos, também não é um ciclista mal visto desde que ele não sobre depois. Por fim, em geral, o risco de tombo é quando a pessoa está no limite tanto físico quanto mental. Muitos abusam desta situação. E acima de 50 km/h fica difícil de avisar qq buraco ou pedra na via, logo quem for à frente deve-se observar bem a estrada, via e tentar passar longe, se possível, destes obstáculos. 

Voltar para o topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Abr 2009
Curitiba
Desconectado
Mensagens:11490
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de T.C. Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 02:33
Originalmente Postado por sassota sassota Escreveu:

Paceline:



Um revezamento assim é bacana de ver, pena que nunca consegui participar de um desses.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 02:36
Valeu pela contribuição Yang! Vc é outro rato de pelotão e tudo o que vc pode por de informação é sempre muito bem vinda!

Po Druide, combina com o pessoal com quem vc pedala, mostra quem manda na bagaça e assume o posto de patron!

Editado por sassota - 17 Ago 2011 as 02:37
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 02:59
Originalmente Postado por heringer heringer Escreveu:

eu tenho uma dúvida: se eu estiver no meio do pelotão e acontecer alguma coisa que faça minha velocidade cair rapidamente (um furo de pneu por exemplo), como sinalizo isso? Ou simplesmente não sinalizo e deixo a bike desacelerar?
É que imagino que os caras atras de mim podem não perceber tão rápido que existe algo de errado comigo...daí vira boliche.
valeu


Nesse caso acho que vc deve se manter em linha reta mantendo as maos no guidao para evitar perder o controle da bike e gritar FUROU, quem estiver atras vai desviar, acredite, ninguem quer cair. hehehe
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
rafael_cosso Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Out 2008
Brasilia
Desconectado
Mensagens:1031
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_cosso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 03:14
Muito bom  o tópico.
Ano que vem passarei pras road bikes e é bom saber o que me espera nos pelotes.
Voltar para o topo
jjmac Ver Drop Down


Registrado: 09 Set 2010
BH/MG
Desconectado
Mensagens:221
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jjmac Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 04:15
   Quando comecei na speed uma das coisas que me deu força pra largar o mtb eram os pedais do fds, quando a turma toda se encontrava pra "andar junto" ja que durante a semana nao nos encontravamos. Mas na hora, turma junta era só 7 da manha e ai nao parece que o pedal iria comecar mas sim que iria ser a largada. Quantas vezes nao sai de mais de 10 no inicio pra chegar com um amigo, que independente quem estava bem no dia, andavamos juntos.
 
    Nos fds ainda faço muito pedal sozinho, mas durante a semana encontrei pelotoes muito bons de pedalar aqui em bh, com dias mais tranquilos e dias que o bicho pega mas ate isso fica bem dividido fazendo pelotoes de niveis diferentes.
 
    Pedalei e pedalo muito tempo sozinho entao quando estou em um pelotao nao fico ligado muito no treinar mas sim em pegar pratica de andar com a galera. Ate hoje tudo bem, mas varias situaçoes nao vi e nao sei como vai ser tipo nego gritando no pelote. nunca vi mas realmente deve ser no minimo estranho.
 
Ah, e valeu pelo post sassota!!
Voltar para o topo
Edson Sobreira Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Nov 2004
-Guarulhos - SP
Desconectado
Mensagens:1761
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Edson Sobreira Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 14:21
E ai Leandrinho,
Nos últimos dois fins de semana fui no Jockey para andar no pelotão que o Acunha anda, mas me dei mal pq na primeira semana o pelotão se encontrou, mas quando o outro pelotão passou misturou td e virou um só. Domingo passado fui de novo e não encontrei o pelotão do Acunha, acabei esperando pelo outro, dei uma volta e fui pra casa. Vou tentar ir mais vezes no Jockey e vou ver se consigo ir no pedal algumas vezes, pq ai a quilometragem passa dos 100.

Sassota, gostei bastante da iniciativa que vc tomou e é bem válido para dar algumas dicas de como se comportar em pelotão. Um coisa que é dificil de se fazer nos pelotões daqui é a chamada escalera, pq a maioria das vezes o pessoal não sabe dosar a força na hora de passar para ajudar na escalera. Vi em um dos vídeos uma escalera muito bem feita e o quanto rende para manter o ritmo.

Uma ótima dica que foi dada é: Se vc está mal não vá pra frente, ande no fundo. Vc só vai atrapalhar e ainda correr o risco de causar um acidente, esse final de semana aconteceu isso no pelotão, tinha um cara que estava mal, mas não saia da frente e várias vezes deixou o pelotão abrir um buraco, isso pq ele estava entre os 10 primeiros, imagina quantas vezes tive que sprintar para juntar o bloco novamente e o pior que quando juntava ele vinha de novo para entrar na frente, até na hora que os caras entortaram o cabo(isso é uma giria) entre a ponte Cidade Jardim e Eusébio Matoso e ai ele sobrou de vez

Antigo usuário Edson de Lima Sobrei

http://www.strava.com/athletes/232181
Voltar para o topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Jan 2009
Içara
Desconectado
Mensagens:4517
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fly Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 14:49
Valeu Sassota, ótimo tópico!


Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 14:54
Valeu o incentivo de todos, a ideia é começar a educar de alguma forma os ciclistas..

Dei uma sapeada nuns foruns gringos e esse tipo de topico sempre acaba descambando sobre como é feita a abordagem a pessoas que "desobedecem" ou simplesmente não sabem as "etiqueta". Cheguei a ler relatos de caras que puxam a camisa do ciclista para ele frear e nesse domingo, enquanto eu voltava pra casa, presenciei um bate boca sinistro de um ciclista com outros 3... Tem varios caras imbecis pedalando, como esses são dificeis de educar, melhor tentar arrumar os que estão por vir...
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
Aerotech Tour Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Jun 2008
São Paulo
Desconectado
Mensagens:3073
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Aerotech Tour Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 15:04
balbalblablalalab

E ai Sasso, qual o role desse fds?
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 15:06
pico do Jaragua o sabado... to abrindo o post....
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:9146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sassota Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 15:10
Originalmente Postado por Aerotech Tour Aerotech Tour Escreveu:

Pelotão é um microcosmo da sociedade. Sempre vai ter os chatos (esse tem bastante)...


   
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar para o topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Dez 2005
Banido
Desconectado
Mensagens:8255
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lgalicki Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 15:12
Originalmente Postado por Druide Druide Escreveu:

Cotovelada não recebi ainda, mas esses dias pedalando com o Galick, ele jogou a bicicleta pra cima de mim visando me derrubar, ainda bem que tinha espaço pra manobra e consegui recuperar o equilibro, me senti o Contador sendo jogado pra fora pelo cara da Katusha. LOL

Já aprendi que, na próxima vez, preciso bater mais forte nele! Além de ele não cair, não ficou nem um pouco de borracha do meu pneu dianteiro na perna dele, pombas! Pinch
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar para o topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Dez 2005
Banido
Desconectado
Mensagens:8255
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lgalicki Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 15:20
Acho que uma coisa bem importante de se fazer é deixar claro para todos que estão entrando no pelotão qual o objetivo dele. Se não estiver claro para todos que o pelotão é de simulação de corrida ou de treino, por exemplo, não é válido reclamar de alguém que adota uma postura que é contrária a que você acha que é correta. Afinal, quem estaria mais certo entre o cara que acha que um pelotão com objetivo indefinido deveria simular competição e o que acha que deveria ser um pelote de treino, sem ataques?

Uma dica bem simples, que acho que ainda não foi escrita aqui, é o fato de, ao precisar reduzir a velocidade e sair do pelotão, é interessante fazê-lo expondo-se ao vento, levantando-se na bicicleta e usando o peito como freio aerodinâmico, o que fará a velocidade reduzir de maneira segura e servirá de aviso visual para o restante do pelote que o ciclista está reduzindo.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar para o topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Jan 2009
Içara
Desconectado
Mensagens:4517
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fly Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 16:08
pessoas pão-com-banha existem em todas as tribos...
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar para o topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Nov 2010
Votorantim
Desconectado
Mensagens:1286
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MarcosAlonso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Ago 2011 as 16:31
No resumão do sassota, no tópico inicial, vi a seguinte informação:
- NÃO USE CLIP
Como assim? Ao pedalar em pelotão não é adequado pedalar clipado? Não entendi...
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  <1234 9>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X