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PELOTÃO - Etica, Politica e Etiqueta

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sassota Ver Drop Down
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    Enviado: 15 Ago 2011 as 22:33
Topico informativo para auxiliar os novatos ou pessoas que andam pouco em pelotão.

Resumo:

Antes de pedalar:

- Certifique-se que sua bicicleta está em condições, como pneu bem calibrado, nenhuma folga em qq parafuso ou qq detalhe que possa causar algum problema;
- Informe-se sobre os pelotões da sua cidade, veja qual é adequado as suas necessidades;
- Voce vai pedalar em grupo, seja sociavel, quem tem boca vai a Roma;

No Pelotão:

- Esteja atento 110% do tempo;
- Mantenha sua linha;
- Mantenha a calma;
- Seja educado;
- Seja previsível;
- Importe-se com os outros ciclistas;
- Pedale olhando pra frente;
- Sinalize obstaculos ou qq objeto que possa causar problemas;
- Evite movimentos bruscos;
- Ninguem é surdo, grite só em emergência;
- Evite freios, para diminuir a velocidade levante um pouco o tronco e se exponha mais ao vento, vc diminui suavente sem assustar o ciclista de tras;
- Esteja atento 110% do tempo;
- Não vá puxar o pelotão sem antes se apresentar e pedir licença para participar do revezamento;
- Quer contribuir puxando o pelotão? Não mude o ritmo;
- Se vc está na cabeça do pelotão, escolha sempre o caminho mais limpo e retilineo;
- GERALMENTE os pelotões tem "patrons". Informe-se sobre quem são eles;
- Lembre-se que tem gente atras de vc, cuidado ao comer, assoar o nariz, cuspir, peidar, mijar (triatleta detected), ou qq coisa que vc não gostaria caindo em vc;
- O vento é seu pior inimigo, aprenda a se defender dele;
- Aprenda a pular pequenos obstaculos;
- Mantenha-se a uma distância segura do ciclista adiante;
- Cuidado ao levantar da bike para pedalar, o balanço da bicicleta pode derrubar o ciclista de trás;
- Atente-se a movimentação do ciclista a sua frente, ele pode começar a pedalar em pé de repente diminuindo muito rápido a distância entre a sua bicicleta e a dele;
- Não deixe que sua roda dianteira ultrapasse a roda traseira do ciclista adiante;
- Não feche um "gap" (lacuna) de forma abrupta, vá aumentando gradativamente o ritmo até chegar no ciclista adiante;
- Caso haja necessidade de se locomover dentro do pelotão, sinalize, use suas mãos como as setas dos automóveis;
- Seres vivos as vezes aparecem, seja cachorro, cavalo, vovozinha com sombrinha, criança atrás de bola, linha de pipa, etc etc etc. muito cuidado, diminua o ritmo para garantir a segurança;
- Esteja atento 110% do tempo;
- Se começar a descida e vc está na frente, continue pedalando, isso evita o acionamento dos freios dos ciclistas atras de vc;
- NÃO USE CLIP (geralmente usados em bicicletas de CR ou TT)
- Evite usar fones;
- Use sempre capacete;
- Utilize oculos;
- Contato entre os ciclistas acontecem e é uma coisa normal e corriqueira, seja ombro com ombro, guidão com guidão. Esteja preparado;
- Se não está em condições de puxar o pelotão e é sua vez, retire-se elegantemente;
- Se não está em condições de revezar, permaneça no fundo pelotão;
- Se está no fundo do pelotão, preste atenção redobrada. Obstaculos a frente são um perigo nesse tipo de situação.
- Cuidado ao manusear caramanholas enquanto estiver em movimento;
- Se só possuir uma MTB e quer andar no pelotão de road bikes, seja elegante, permaneça no fundo, entenda que você será um estranho no ninho e pode haver preconceito por parte dos mais bestas;
- e não se esqueça de estar atento 110% do tempo;

Pedalando em Grupo:

- Conheça os ciclistas que estão com você;
- Todos tem que contribuir com o pelotão na devida proporção;
- Informe-se sobre o percurso;
- Não deixe ninguém para trás, a segurança do grupo é responsabilidade de todos;
- Tente sempre fazer um revezamento, a prática leva a perfeição;
- Ninguém gosta de um "chupa-rodas";
- Combine um gesto para indicar a troca do ciclista que está puxando, o gesto universal é um movimento com o cotovelo sem tirar as mãos do guidão;
- Tente fazer com que o grupo seja o mais uniforme possivel;
- Faça o revezamento de preferencia para o lado mais seguro;
- Se vc é um escalador e quer subir o morro mais rápido, sem problemas, mas não esqueça dos companheiros e reagrupe no plano;

Revezando:

- Puxar - sem arrancadas, mantendo o ritmo ou aumentando suave, e sem deixar torrar até cair o ritmo - saia da frente antes disso, não obrigue os outros a ultrapassá-lo.
- Saia da frente - antes de reduzir o ritmo, desviando de forma nítida uma bike para o lado, de preferencia para um lado já conhecido do grupo, ou natural pelo local onde estão passando.
- Saindo - sinalize com a mão ou balançando o cotovelo, gesto universal pra pedir o revezamento.

Só então, após ver a atitude do pelote já te ultrapassando, reduza e procure abrigo do vento - se quiser entrar numa brecha ou na roda de alguém para voltar ao reveza, sinalize e peça para entrar na frente de alguém.

Competindo:

- Procure saber quais são os ciclista mais fortes, eles devem ser marcados;
- Monte uma estratégia: onde vc vai atacar, onde vale a pena apertar o ritmo, analisar se vale a pena entrar numa fuga, etc;
- Respeite seu condicionamento e saiba sobrar, permaneça em linha reta;
- Se afogar na meta volante, levante a mão antes de parar de pedalar;
- Está na fuga mas não tem força e não quer revezar? A etiqueta diz que é deselegante disputar chegada, mas se fizer isso, lembre-se, só funcionará uma vez, na próxima ficará marcado;
- Vá se posicionando no pelotão, em 98% do tempo é possivel, perto da chegada vai ser complicado;
- Existem varias maneiras de se posicionar no pelotão, desde um simples pedido, até analisando o ciclista mais fraco que está deixando formar um vão entre ele e o ciclista da frente;

"Sprintando":

- Os últimos kilometros são os mais tensos, muitos toques e encontrões, dá quase pra cortar o ar com uma faca, concentração é muito importante nessa hora e muitos acidentes acontecem justamente nesse momento;
- Comece a se posicionar com antecedência, o ritmo frenético não vai permitir isso no ultimo kilometro;
- Não seja desonesto, desviar de obstaculo na pista no ultimo momento para atrapalhar o ciclista de trás, frear desnecessariamente etc, são condutas perigosas e podem gerar acidentes gravíssimos;
- Nos metros finais, escolha uma linha reta e despeje toda sua potência, não fique cortando de um lado pro outro;


Pelote na ponta da língua:

Puxar o pelotão = Andar na frente do pelotão cortando o vento.
Escalera = Paceline = Revezamento de atletas alternando quem está puxando.
Andar na roda = Se proteger do vento atrás de outro ciclista.
Chupar roda = Termo pejorativo, mas essencialmente é se proteger do vento, mas não colaborar fazendo força no pelotão.
Pica pau = Termo antigo para novatos do ciclismo. Os novatos não sabiam colocar a marcha direito (o cambio não era indexado) e ficava fazendo tec-tec-tec-tec, igual um pica pau.
Patron = Ciclista que não necessariamente é o mais forte do grupo, mas tem liderança e é respeitado.
Atacar = Se destacar do pelotão ou grupo acelerando o ritmo abruptamente;
Fuga = Um ataque que deu certo;
Caça foice = Ciclista que não tem habilidade suficente pra andar em pelotão, pondo em risco à todos com algumas atitudes, como não manter a linha, andar em zig-zag, frear abruptamente, etc etc etc;
Facada = Zig zag no pelotão;
Chiclete = Ciclista que não mantêm uma distância fixa entre ele e o ciclista da frente;
Sobrar = Pegar fogo = Não aguentar o ritmo do pelotão e ficar pra trás;
Rodeiro = Ciclista do pelotão;
Gregario = Ciclista cuja função é proteger e ajudar o lider da equipe;
Escalador = Ciclista que se destaca nas subidas;
Passista = Rolador = Ciclista que tem ritmo forte e constante;
Trem = Quando a equipe se alinha proximo da chegada para lançar o sprinter;
Lançador = Ultimo ciclista a sair da frente do sprinter;
Sprinter = Ciclista especialista em "arrancada", consegue gerar muita potência num curto espaço de tempo e distância;
Cavalo Paraguaio = Ciclista fogo de palha que dispara, mas não tem passo suficiente pra se manter na frente;
Tiro = Sprint = Despejar praticamente toda a sua potência numa arrancada;
Passo = Ritmo constante da pedalada;
Cadência = Velocidade da pedalada, geralmente medida em ciclos/beats/voltas por minuto;
Criterium = Corrida dentro de um circuito com varias voltas;
CR = Contra Relogio = TT = Time Trial = Modalidade de corrida em que o tempo é seu maior rival, na maioria das vezes é individual, mas tem por equipes tbm. São usadas bicicletas especiais, do tipo que não pode andar no pelotão;
Euro Style = http://www.lfgss.com/thread2693.html / http://www.orlandomtb.com/ciclista%20euro%20style.php

Blogs com informações úteis:

http://cyclingtips.com.au/cycling-tips/ digitando na busca "politics" tem alguns textos bem interessantes
http://www.velominati.com/blog/
http://inrng.com/

Pelotões

SP
- Jockey de São Paulo - sempre aos domingos e feriados - saída a partir das 7:20
- Base Aérea de Guarulhos - Principalmente de terças e quintas no periodo noturno (após 19:00)
- Estrada Velha de Santos - sábados e domingos - saída as 8:00 em frente a Volks na Rodovia Anchieta.

BSB
- Lago Sul - sábados e domingos - saída perto das 8:30

MG
- Lagoa da Pampulha - checar pagina 5 desse post.

PE
- Forte do Brum - terças e quintas - 4:30, sábados - 5:30, domingos 6:30.

Editado por sassota - 25 Nov 2013 as 13:34
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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lgalicki Ver Drop Down
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Não assoe o nariz ou cuspa quando houver alguém atrás de você.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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pavao Ver Drop Down


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Para se alimentar vá para o fim do pelotão para que, ao pegar o alimento e comê-lo, as possíveis instabilidades na trajetória não ofereçam risco de acidente.
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edduds Ver Drop Down
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Boa Sassota. Vou acompanhar.

Em Campo Limpo fizemos um uma vez e acabou todo despedaçado, um monte de gente estava andando pela primeira vez em pelote (eu inclusive), e estávamos alternando a ponta, com os da esquerda ultrapassando os da direita, mas alguns simplesmente saíam da direita e entravam no meio da esquerda, ou ultrapassavam a ponta antes de revezar. Virou uma confusão. As poucas vezes que estabilizou foi legal, mas acabou ficando muito bagunçado, e o esforço para alguns acabou sendo maior que o necessário.

Que venham as dicas.
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enkidubr8 Ver Drop Down
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- Quando estiver à frente, sinalize aos de trás sobre qquer obstáculo/imperfeição no piso
- Evite comer feijão, doce de leite ou batata doce na véspera
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Neilson Ver Drop Down
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Originalmente Postado por pavao pavao Escreveu:

Para se alimentar vá para o fim do pelotão para que, ao pegar o alimento e comê-lo, as possíveis instabilidades na trajetória não ofereçam risco de acidente.

Eu fui fazer isso na primeira vez que andei no pelote e....Fui comer extamente antes de entrar numa rotatória .
Resultado... Pelote acelerou e fiquei a ver navios  ou melhor, fiquei com o cereal na mão tentando abrir o fdpLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL.
Então minha contribuição, abra todos os lacres de barrinhas antes de sair com o pelote e nunca coma antes de uma curva mais fechada pois logo após o pelote com certeza vai acelerar.
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acunha Ver Drop Down
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Correndo risco de me chatear (de novo?), segue algumas dicas:
1) importe-se com os demais !
2) se decidir puxar, nao mude o ritmo, assim todos podem acompanha-lo
3) nao ataque nunca (veja regra 1), principalmente em subidas... se quiser atacar, saia pra pedalar sozinho
4) conheça os caras que ficam com a cara no vento enquanto vc fica na roda, e chame-os de "Mestre"... senao, use a regra 2

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Pão Doção Ver Drop Down


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Nunca ande de cabeça baixa!

Apesar de falarem que no final do pelotão, fazemos menos esforço, nos dias em que estou "na merda" não costumo ficar na rabeta, pois qualquer aceleração fica dificil de acompanhar.

Se estiver puxando o pelote, avise:
- se for desviar de algum buraco ou obstáculo na pista;
- se tiver algum carro parado no acostamento;
- se for parar.


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sassota Ver Drop Down
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Anderson, ainda não tinha nenhum topico sobre como andar em pelotão mesmo, sua opinião conta muito pra gente, vc sempre tá no jockey e conhece um monte de gente. To esperando mais posts seus, do Clythio, do Landim, vou ver se consigo resgatar uma galera que anda sumida pra encher de informação esse post. O forum tá carente... todo mundo querendo saber onde tá o Landim, o Alex, o Miller...
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Xmotta Ver Drop Down
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Originalmente Postado por acunha acunha Escreveu:

Correndo risco de me chatear (de novo?), segue algumas dicas:
1) importe-se com os demais !
2) se decidir puxar, nao mude o ritmo, assim todos podem acompanha-lo
3) nao ataque nunca (veja regra 1), principalmente em subidas... se quiser atacar, saia pra pedalar sozinho
4) conheça os caras que ficam com a cara no vento enquanto vc fica na roda, e chame-os de "Mestre"... senao, use a regra 2



   Isso é relativo, porque a maioria dos treinos de pelotão que conheço são uma "corrida"..

   Assim, as regras seriam apenas de boa conduta.. Regra 1 boa, mas as outras nem tanto.. rsrs..

  
   Acho que há uma diferença entre Pelotão e treino em grupo..

   Para os treinos em grupo basta todo mundo ser amigo, os mais experientes vão dando as dicas e vai dar tudo certo..

   Já no pelotão é cada um por si, aqui em brasília o Pelotão do fim de semana é um Deus nos acuda..

   Salve-se quem puder, com fugas, ataques, estratégias de equipe, chegada com embalada e tudo mais.. 

   Uma boa "regra", preocupe-se com o que vem à frente, não fique olhando para trás.. (o que passou, passou)..
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sassota Ver Drop Down
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este topico aceita dicas pros dois tipos de pelotão: O treino entre amigos e o pelotão de uma corrida.

No começo dá um puta receio de andar na roda e ninguem me explicou que toques as vezes acontecem, que as vezes a gente esbarra os ombos com outro ciclista, ou a distancia mais ou menos certa pra ficar na roda... etc etc etc

Editado por sassota - 16 Ago 2011 as 00:18
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sassota Ver Drop Down
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o intuito é ir do mais abrangente pro mais especifico possivel, pra isso, na hora de resumir toda a info desse topico, vou criar categorias, não se preocupe em dar dicas só de pelotão em corrida ou só de treino, pode despejar tudo aquilo que vc sabe.
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betobiker Ver Drop Down
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Se precisar cuspir ou assoar o nariz, saia antes pelo lado do pelotão.  
"A vida é pra quem topa qualquer parada
e não pra quem pára em qualquer topada."
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Jose_Carlos Ver Drop Down
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Não tenho experiencia nenhuma em andar em pelotão, e devido a isso tenho muitas duvidas.

A primeira delas e acredito a mais importante seriam as distancias a se manter da roda :
     a +- 20 km/hora, 30 km/hora e 40 km/hora.


Abraços

Jose Carlos
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sassota Ver Drop Down
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acho que tem mais a ver com o vento contra. Quanto mais vento contra, mais perto é necessário ficar. consigo sentir o efeito do "vacuo" numa distancia de meia roda aproximadamente, me sinto seguro indo até um palmo de distância da roda do ciclista adiante, mais que isso é abuso, pelo menos pra mim...
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Olympio Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Xmotta Xmotta Escreveu:

Originalmente Postado por acunha acunha Escreveu:

Correndo risco de me chatear (de novo?), segue algumas dicas:
1) importe-se com os demais !
2) se decidir puxar, nao mude o ritmo, assim todos podem acompanha-lo
3) nao ataque nunca (veja regra 1), principalmente em subidas... se quiser atacar, saia pra pedalar sozinho
4) conheça os caras que ficam com a cara no vento enquanto vc fica na roda, e chame-os de "Mestre"... senao, use a regra 2
   Isso é relativo, porque a maioria dos treinos de pelotão que conheço são uma "corrida"..
   Assim, as regras seriam apenas de boa conduta.. Regra 1 boa, mas as outras nem tanto.. rsrs..  
   Acho que há uma diferença entre Pelotão e treino em grupo..
   Para os treinos em grupo basta todo mundo ser amigo, os mais experientes vão dando as dicas e vai dar tudo certo..
   Já no pelotão é cada um por si, aqui em brasília o Pelotão do fim de semana é um Deus nos acuda..
   Salve-se quem puder, com fugas, ataques, estratégias de equipe, chegada com embalada e tudo mais.. 
   Uma boa "regra", preocupe-se com o que vem à frente, não fique olhando para trás.. (o que passou, passou)..

Putz, o negócio é fogo aqui... nego sprinta na subida e segura o ritmo só pra fazer os iniciantes (eu + uns 10) sobrarem. E isso porque é o pelotão B... no A é pior ainda, bando de comedor de asfalto, rs.

Falta ética e companheirismo... Quem quiser quer socar a bota, vai pro A. O alvo do pelotão B são aqueles que não querem treinar forte e sim numa velocidade estável ( 35~40 ).

Enfim..

Acho que a grande mensagem pros pelotões (repetindo o que o colega disse) é: Importe-se com os outros. 
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Molina Ver Drop Down
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sassota ta de parabéns por esse tópico.. muito boa idéia mesmo...Clap
tomara que essa galera do pedal colabore muito com seus posts.. eu andei apenas duas vezes com pelote e confesso que no início fiquei meio perdidão hehehehe.. de resto ando normalmente com mais 3 amigos ou solitário.. 
bom pedal a todos

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Xmotta Ver Drop Down
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   Uma coisa importante, tente sempre PENSAR nas coisas..

   Pode parecer estranho, mas as vezes ficamos lá só fazendo força e não "entendemos" o que está acontecendo, então preste atenção em tudo..

   Um cara que está "afogado" pode causar um acidente, afaste-se dele.. Um camarada que passa pelo lado do pelotão pode estar prestes a atacar, procure se posicionar melhor para não sofrer com as arrancadas..

   Sei lá, mas acho que infelizmente é uma lição da vida.. 

   Só se aprende "errando", ou seja, tem que frequentar o "pelotão", prestar atenção nos mais experientes.. As vezes errar..

   Esse lance do toque é muito importante, porque acontece mesmo então não se assuste e não perca a calma se isso acontecer..

   Uma coisa que não ajuda em NADA é gritar, tem uma galera que berra, se alguém chegar perto o cara já: "OUOUOUOU  OUOUOU".. Não é assim, tire uma mão do guidão e de toque de leve na pessoa só isso já resolve o cara sabe que ali é o limite.. 

   Esse lance de gritar "estressa" o pelotão todo, por que quem não está vendo já se preocupa, afinal alguém está gritando, "algo está acontecendo"..

   Em 99% dos casos não é necessário frear.. 

   Atenção com a roda da frente, algumas pessoas "quicam" a bike quando vão pedalar em pé, isso pode fazer com que você acerte a roda dele, e acabe caindo..

   O mais importante pense positivo, tem uma galera que sempre acha que vai cair.. 

   Faz uns 20 dias teve uma queda no pelotão aqui em brasília, um cara caiu NA PONTA do pelotão estavmos perto de 50km/h, indo pra chegada, e só ele caiu.. Todos que estavam atrás se safaram, isso num pelotão com 50 bikes, nem sempre se cair um cai tudo.. Então mantenha-se calmo e busque não ficar "engavetado" (espremido entre dois ciclistas)..

   No começo todos sofrem um pouco com o nervosismo, com tempo passa..

   Falei pra caramba tomara que salve pelo menos uma linha..   
 


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sassota Ver Drop Down
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acunha Ver Drop Down
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Xmotta,
Nao acho relativo nao...
Um pelotao que vira "simulado de corrida" é porque ninguem respeita regra nenhuma, nem mesmo a regra 1 (alias, é a primeira que vai pro espaço)... nao tô dizendo que é certo ou errado fazer um pelotao de simulacao de corrida, só estou dizendo que ele vai ser nervoso e na maioria das vezes perigoso... quem quer adrenalina, go ahead... foi exatamente esse ambiente que o Sassota encontrou no ultimo domingo no pelote... eu nao gosto, acho ineficiente como treino regular, tenho familia e trabalho pra encarar na segunda feira e nao posso me dar ao luxo de quebrar uma clavicula por causa de um leao de treino que saiu de casa pra "dar na cabeça de quem aparecer na frente"... prefiro pedalar num pelote entre amigos, onde todo mundo cuida de todo mundo, e nem por isso o treino será fraco, apenas solidário...

Sassota, obrigado pelo apoio. Aqui onde eu trabalho tem uma frase que a gente usa com frequencia : "Tout seule on va plus vite, tous ensemble on va plus loin" (sozinho vamos mais rapido, juntos nós vamos mais longe"... esse pensamento se aplica com perfeição a um pelotão de ciclismo. Se um dia eu fizer um doutorado, faria uma tese sobre as semelhanças de um pelotao de ciclismo, o comportamento humano e os elementos basicos de liderança.

Originalmente Postado por Xmotta Xmotta Escreveu:

Originalmente Postado por acunha acunha Escreveu:

Correndo risco de me chatear (de novo?), segue algumas dicas:
1) importe-se com os demais !
2) se decidir puxar, nao mude o ritmo, assim todos podem acompanha-lo
3) nao ataque nunca (veja regra 1), principalmente em subidas... se quiser atacar, saia pra pedalar sozinho
4) conheça os caras que ficam com a cara no vento enquanto vc fica na roda, e chame-os de "Mestre"... senao, use a regra 2



   Isso é relativo, porque a maioria dos treinos de pelotão que conheço são uma "corrida"..

   Assim, as regras seriam apenas de boa conduta.. Regra 1 boa, mas as outras nem tanto.. rsrs..

  
   Acho que há uma diferença entre Pelotão e treino em grupo..

   Para os treinos em grupo basta todo mundo ser amigo, os mais experientes vão dando as dicas e vai dar tudo certo..

   Já no pelotão é cada um por si, aqui em brasília o Pelotão do fim de semana é um Deus nos acuda..

   Salve-se quem puder, com fugas, ataques, estratégias de equipe, chegada com embalada e tudo mais.. 

   Uma boa "regra", preocupe-se com o que vem à frente, não fique olhando para trás.. (o que passou, passou)..
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de acunha Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 00:39
A distancia ideal é aquela que voce sente que esta no controle da situacao, consegue olhar pra frente, consegue acompanhar o que se passa 2 ou 3 ciclistas na frente, e NUNCA cruza com a roda da frente em nenhuma hipotese... mas isso nao depende só de voce, mas tambem de quem esta na sua frente... se o cara pára de pedalar toda hora, ou usa o freio, ou fica dançando e mudando de linha, talvez seja necessario 1,5m de distancia... eu nao fico na roda de gente assim... mas tambem nao faz sentido ficar a 10cm da roda da frente, pois além de perigoso é desnecessario... com 1m de distancia e os cotovelos dobrados, já se consegue efeito suficiente de vacuo...

Vale lembrar que o efeito vacuo é maior quanto mais bikes tiver na frente... se for a 3a bike na linha, tera menos efeito do que a 10a bike e assim por diante... um pelote "legal" tem uma linha de frente dupla, ou seja, dois ciclistas puxando... reduz muito a tensao no pelote pq tem protecao pra todo mundo...

Originalmente Postado por sassota sassota Escreveu:

acho que tem mais a ver com o vento contra. Quanto mais vento contra, mais perto é necessário ficar. consigo sentir o efeito do "vacuo" numa distancia de meia roda aproximadamente, me sinto seguro indo até um palmo de distância da roda do ciclista adiante, mais que isso é abuso, pelo menos pra mim...
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No início da década de 90, participei de duas provas em circuitos fechados que aconteceram aqui no Findumundistão. Pangaré que sou, providencialmente sofri furos de pneus nas duas e não passei pela vergonha de tomar volta. Na época o pelote era uma briga de foice (foice do verbo roçar). 
 
Além de cuspidas, cotoveladas e caramanholas voadoras não identificadas, na segunda prova um amigo testou um sistema de câmbio automático surpresa para bikes. Funcionava assim: você ia pedalando com a marcha que você mesmo escolheu, aí vinha um outro ciclista e trocava de marcha para você, sem você pedir e quando você não estava olhando... O piloto de testes se estabacou no chão e levou mais um monte. O inventor do sistema tomou uns tapas e foi desclassificado.
 
Depois disso, mas não por isso, andei mais umas poucas vezes em pelotes e nunca mais. Ultimamente só tenho andado sozinho, procurando entrar em forma... então é importante me atualizar com os bons exemplos dos colegas do fórum, considerando que, como visto, minhas primeiras referências não são nada boas.
 
 
Nulla Tenaci Invia Est Via
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Originalmente Postado por acunha acunha Escreveu:

Xmotta,
Nao acho relativo nao...
Um pelotao que vira "simulado de corrida" é porque ninguem respeita regra nenhuma, nem mesmo a regra 1 (alias, é a primeira que vai pro espaço)... nao tô dizendo que é certo ou errado fazer um pelotao de simulacao de corrida, só estou dizendo que ele vai ser nervoso e na maioria das vezes perigoso... quem quer adrenalina, go ahead... foi exatamente esse ambiente que o Sassota encontrou no ultimo domingo no pelote... eu nao gosto, acho ineficiente como treino regular, tenho familia e trabalho pra encarar na segunda feira e nao posso me dar ao luxo de quebrar uma clavicula por causa de um leao de treino que saiu de casa pra "dar na cabeça de quem aparecer na frente"... prefiro pedalar num pelote entre amigos, onde todo mundo cuida de todo mundo, e nem por isso o treino será fraco, apenas solidário...

Sassota, obrigado pelo apoio. Aqui onde eu trabalho tem uma frase que a gente usa com frequencia : "Tout seule on va plus vite, tous ensemble on va plus loin" (sozinho vamos mais rapido, juntos nós vamos mais longe"... esse pensamento se aplica com perfeição a um pelotão de ciclismo. Se um dia eu fizer um doutorado, faria uma tese sobre as semelhanças de um pelotao de ciclismo, o comportamento humano e os elementos basicos de liderança.

Originalmente Postado por Xmotta Xmotta Escreveu:

Originalmente Postado por acunha acunha Escreveu:

Correndo risco de me chatear (de novo?), segue algumas dicas:
1) importe-se com os demais !
2) se decidir puxar, nao mude o ritmo, assim todos podem acompanha-lo
3) nao ataque nunca (veja regra 1), principalmente em subidas... se quiser atacar, saia pra pedalar sozinho
4) conheça os caras que ficam com a cara no vento enquanto vc fica na roda, e chame-os de "Mestre"... senao, use a regra 2



   Isso é relativo, porque a maioria dos treinos de pelotão que conheço são uma "corrida"..

   Assim, as regras seriam apenas de boa conduta.. Regra 1 boa, mas as outras nem tanto.. rsrs..

  
   Acho que há uma diferença entre Pelotão e treino em grupo..

   Para os treinos em grupo basta todo mundo ser amigo, os mais experientes vão dando as dicas e vai dar tudo certo..

   Já no pelotão é cada um por si, aqui em brasília o Pelotão do fim de semana é um Deus nos acuda..

   Salve-se quem puder, com fugas, ataques, estratégias de equipe, chegada com embalada e tudo mais.. 

   Uma boa "regra", preocupe-se com o que vem à frente, não fique olhando para trás.. (o que passou, passou)..


    Concordo 100%.. Pelotão Corrida não é treino..

   Esse pelotão citado pelo colega Olympio, era de fazer um pelotão B que sairia 10min depois do Pelotão..

   Mas já viu se juntar mais de 10 não tem como, vira "corrida".. O treino do B hoje é muito pior do que o principal, mais devagar e mais perigoso.. rsrsrs

   Assim acho que tem que diferenciar bem.. Estou falando de um pelotão "corrida".. E você está falando de Pelotão treino..

   O seu ideal é melhor do que o meu, porque além de andar em grupo que é sempre mais legal, ainda se treina..

   No meu é "pancadaria".. O treino fica de 2ª a sábado.. Domingo é porrada..

   Esse lance de trabalhar e não poder cair fica em segundo plano, me desculpe.. 

   Hipocrisia andar de bike e achar que nunca vai cair, evitar é possível, mas anular as chances de queda não dá..

   Ano passado caí de MTB e quebrei ela, a clavícula.. Recupera rápido, e nem dói nada.. rsrsrs
 
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Se você considerar que pelotão é um grupo de ciclistas, existem vários tipos de pelotão, inclusive o pelotão que se forma na corrida (normalmente mais do que um), o treino que simula a corrida, o do "passeio" de fim de semana, etc.
Tem algumas regras que valem pra todo tipo de pelotão e outras apenas para alguns.
Manter a linha, sinalizar obstáculos, etc, (em geral relacionados a segurança) valem para todos os tipos.
Manter o ritmo, não atacar, etc, não valem para corridas nem treinos que queiram simular corrida.
Por isso é preciso respeitar o tipo de treino que o pelotão está fazendo.
 
Um erro muito comum que acontece muito, é o pessoal que força apenas nas subidas. O cara força um ritmo que não consegue sustentar no restante do tempo apenas pra provar que "está forte", pois sempre faz alguém "sobrar", ou no mínimo faz todo mundo sofrer pra acompanhar. Atitude que se encaixa no popularmente conhecido como leão de treino.
O correto seria manter um ritmo, mas em alguns treinos e pelotes admite-se variar o esforço. Mesmo assim se o cara está num pelotão do tipo não corrida e quer fazer força deve fazê-lo no plano onde todos poderão aproveitar o vácuo, e não na subida onde o vácuo ajuda menos e exigirá mais esforço dos demais.
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T.C. Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de T.C. Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 01:21
Se é corrida, tem que definir onde termina. O cara pode achar que é uma linha imaginária, mas o outro definiu que é a 15km depois, na porta de casa, rs. Eu peguei varias vezes pelotão vindo depois de um treino na Serra do Mar, quando o pelotão fez apenas o plano, então é lógico que não estava no mesmo fólego que eles, nem ia conseguir puxar tanto, acabava apenas acompanhando, o esforço parece maior que subindo a serra sozinho. Ninguém nunca reclamou, nem me senti discriminado por isso, mas ficava com a dúvida, é "anti-ético" alguém ficar só na roda nesses casos de pelotão de treino, onde como falei, as pessoas tem distancias e intensidades diferentes no treino?
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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RaulRockSeixas Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RaulRockSeixas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2011 as 01:26
Melhor ficar de roda do que ir para frente e atrapalhar o ritmo de quem está puxando. Da mesma maneira que uma pessoa pode estar num dia "fácil", onde ficar de roda é a melhor opção, a outra pode estar fazendo tiros e indo a 100%. Na duvida, fique de roda. Se receber uma cotovelada, tente ajudar na medida do possivel.
Arrroooocha Pica-Pau!
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Cotovelada não recebi ainda, mas esses dias pedalando com o Galick, ele jogou a bicicleta pra cima de mim visando me derrubar, ainda bem que tinha espaço pra manobra e consegui recuperar o equilibro, me senti o Contador sendo jogado pra fora pelo cara da Katusha. LOL
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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acunha Ver Drop Down
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É isso ai Xmotta, finalidades diferentes, regras diferentes... acho legal um pelotao que simula corrida, mas minha epoca ja passou he he... aceito o risco de cair, mas por conta propria e nao por incompetencia alheia he he

Agora imagina a cena... vc esta na frente, vento na cara, 240w de media, 42km/h no plano, outro colega do seu lado no mesmo ritmo, e aquele bando de 40 ciclistas ou mais te seguindo... vc suando a camisa, respiração no limite, 44km/h em alguns momentos, mas vc controla o ritmo e segura a 42 pra todo mundo continuar junto... entao vem um falso plano subindo, e vc ja pensando se ninguém vai te "render na guarda" pra vc descansar um pouco, entao vem FDP que andou na sua roda nos ultimos 30 minutos passa por vc a 1m e pouco de distancia e mais rapido, o suficiente pra vc nao conseguir entrar na roda (vc esta cansado, lembra ?)... logo atrás dele, pulam mais ciclistas, todos eles "fresquinhos', afinal eles tambem vinham chupando seu sangue na ultima meia hora... entao vc percebe que esta ficando por ultimo, descartado, cansado e talvez até sobrado... é ai que vc anota a "chapa" dos pretensos camaradas de treino, e nunca mais vai querer ve-los de novo no seu vácuo... 

Agora imagina a situacao contrária... logo acima, qd vc esta começando a ficar cansado, vc nem tinha notado mas a velocidade media ja tinha caido um pouco, 40km/h, talvez um pouco menos... o seu colega de treino, que estava atrás e te conhece pelo nome, encosta do lado, coloca a mao no seu ombro e diz "vai descansar garoto, deixa que eu cuido aqui"... ele assume a ponta, e MANTEM os 42km/h de antes... vc sente o alivio nas pernas, a potencia necessaria cai pra 160w ou 180w, vc fica ali uns 10min protegido, o ritmo constante te permite recuperar o folego, tomar agua, as pernas param de arder e logo vc esta fresco de novo, pronto pra mais 10 ou 20min de vento na cara... encosta no lado do lider e diz "valeu camarada, sua vez de descansar !"... e assim o treino segue...
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Xmotta Ver Drop Down
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Originalmente Postado por acunha acunha Escreveu:

É isso ai Xmotta, finalidades diferentes, regras diferentes... acho legal um pelotao que simula corrida, mas minha epoca ja passou he he... aceito o risco de cair, mas por conta propria e nao por incompetencia alheia he he

Agora imagina a cena... vc esta na frente, vento na cara, 240w de media, 42km/h no plano, outro colega do seu lado no mesmo ritmo, e aquele bando de 40 ciclistas ou mais te seguindo... vc suando a camisa, respiração no limite, 44km/h em alguns momentos, mas vc controla o ritmo e segura a 42 pra todo mundo continuar junto... entao vem um falso plano subindo, e vc ja pensando se ninguém vai te "render na guarda" pra vc descansar um pouco, entao vem FDP que andou na sua roda nos ultimos 30 minutos passa por vc a 1m e pouco de distancia e mais rapido, o suficiente pra vc nao conseguir entrar na roda (vc esta cansado, lembra ?)... logo atrás dele, pulam mais ciclistas, todos eles "fresquinhos', afinal eles tambem vinham chupando seu sangue na ultima meia hora... entao vc percebe que esta ficando por ultimo, descartado, cansado e talvez até sobrado... é ai que vc anota a "chapa" dos pretensos camaradas de treino, e nunca mais vai querer ve-los de novo no seu vácuo... 

Agora imagina a situacao contrária... logo acima, qd vc esta começando a ficar cansado, vc nem tinha notado mas a velocidade media ja tinha caido um pouco, 40km/h, talvez um pouco menos... o seu colega de treino, que estava atrás e te conhece pelo nome, encosta do lado, coloca a mao no seu ombro e diz "vai descansar garoto, deixa que eu cuido aqui"... ele assume a ponta, e MANTEM os 42km/h de antes... vc sente o alivio nas pernas, a potencia necessaria cai pra 160w ou 180w, vc fica ali uns 10min protegido, o ritmo constante te permite recuperar o folego, tomar agua, as pernas param de arder e logo vc esta fresco de novo, pronto pra mais 10 ou 20min de vento na cara... encosta no lado do lider e diz "valeu camarada, sua vez de descansar !"... e assim o treino segue...


   Essa segunda situação é a do treino de 2ª a sábado..

   Treino em "equipe", sempre somos 4, as vezes 6 ou 7.. Nesses dias nos ajudamos..

   Mas como disse no domingo, é corrida.. Diferente de outras cidades/estados, aqui no DF não temos corridas, no máximo umas 10 no ano, e olhe lá..

   Nessa ausência o pelotão se encaixa perfeitamente, em alguns dias vale grana, juntam os "capitães" e cada equipe dá 50 / 100 pratas e faz a premiação do treino.. 

   Aqui no DF mais vale quem bate alguns pelotões do final de semana, do que o cara que dá uma "sorte" e ganha uma corrida..

   Vê se pode..?!?! Essa é nossa realidade..
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T.C. Ver Drop Down
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Mas aí também as vezes não é falta de experiência acunha? Por exemplo, aquele cara novo depois de ter sido puxado, chega no falso plano e fica com medo de parecer que ele esta fazendo o ritmo cair e resolve puxar mais forte, quando na verdade é o falso plano que deveria fazer o ritmo cair. Na frente perdemos totalmente a referencia, nós se tornamos a referencia.

Outra coisa que as vezes confunde é o tempo que vai passar na frente puxando, normalmente quanto maior o grupo menos tempo fica, já vi em corridas com pelotão grande de fuga que dependendo do grupo nem chega a realmente puxar o pelote, quando chega na frente já vai saindo, mas aqui nas rodovias é mais difícil fazer isso até por causa da quantidade grande de obstáculos que tem pelo caminho.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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acunha Ver Drop Down
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Druide, na falta de experiencia, a humildade resolve... aprender com os outros, perguntar, observar... quem puxa nao é necessariamente o mais forte, e sim o que tem mais respeito do grupo, e sabe manter a coisa organizada... eu estou nessa fase de aprendizado, e procuro escutar quem sabe mais do que eu, e com isso vou tambem ganhando respeito dos demais (regra no 1 he he)... vc reconhece um bom passista pelo ritmo constante, mesmo sem ter medidor de potencia ele mantém naturalmente um ritmo de esforço constante... com o tempo vc começa a aprender, no inicio por exemplo vc pode combinar e andar ao lado do lider, fazer fila dupla como mencionei acima, e vai aprender rapidamente a manter o passo e nao quebrar o grupo...
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werner Ver Drop Down
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 Não tenho muita experiencia com pelotão, meu pedal é mais "solo", mas acho que deve ser observada de forma especial a atenção nas curvas feitas em alta velocidade... principalmente se a pista estiver molhada.





vamo que vamo!!!
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vhvalves Ver Drop Down


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Excelente descrição!
Muito maneiro quando rola uma cooperação no pelotão!

Originalmente Postado por acunha acunha Escreveu:

É isso ai Xmotta, finalidades diferentes, regras diferentes... acho legal um pelotao que simula corrida, mas minha epoca ja passou he he... aceito o risco de cair, mas por conta propria e nao por incompetencia alheia he he

Agora imagina a cena... vc esta na frente, vento na cara, 240w de media, 42km/h no plano, outro colega do seu lado no mesmo ritmo, e aquele bando de 40 ciclistas ou mais te seguindo... vc suando a camisa, respiração no limite, 44km/h em alguns momentos, mas vc controla o ritmo e segura a 42 pra todo mundo continuar junto... entao vem um falso plano subindo, e vc ja pensando se ninguém vai te "render na guarda" pra vc descansar um pouco, entao vem FDP que andou na sua roda nos ultimos 30 minutos passa por vc a 1m e pouco de distancia e mais rapido, o suficiente pra vc nao conseguir entrar na roda (vc esta cansado, lembra ?)... logo atrás dele, pulam mais ciclistas, todos eles "fresquinhos', afinal eles tambem vinham chupando seu sangue na ultima meia hora... entao vc percebe que esta ficando por ultimo, descartado, cansado e talvez até sobrado... é ai que vc anota a "chapa" dos pretensos camaradas de treino, e nunca mais vai querer ve-los de novo no seu vácuo... 

Agora imagina a situacao contrária... logo acima, qd vc esta começando a ficar cansado, vc nem tinha notado mas a velocidade media ja tinha caido um pouco, 40km/h, talvez um pouco menos... o seu colega de treino, que estava atrás e te conhece pelo nome, encosta do lado, coloca a mao no seu ombro e diz "vai descansar garoto, deixa que eu cuido aqui"... ele assume a ponta, e MANTEM os 42km/h de antes... vc sente o alivio nas pernas, a potencia necessaria cai pra 160w ou 180w, vc fica ali uns 10min protegido, o ritmo constante te permite recuperar o folego, tomar agua, as pernas param de arder e logo vc esta fresco de novo, pronto pra mais 10 ou 20min de vento na cara... encosta no lado do lider e diz "valeu camarada, sua vez de descansar !"... e assim o treino segue...
Venge
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Aerotech Tour Ver Drop Down
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Salve!

Em vento cruzado, lembre-se que a melhor posição não é atrás do outro, mas na diagonal. A melhor posição é onde tiver menor barulho.

Em caso de buraco, pule, não desvie. Já vi altas cagadas de pessoal desviando de buraco na última hora e quase levando o pelote inteiro pro chão.

Evite ficar gritando toda hora no pelote. Tem nego que grita pra tudo - cuidado com carro, cuidado com buraco, cuidado com molhado, etc - chega uma hora que começa a enervar.

Respeite seu condicionamento e saiba sobrar (huhhuhu). Se sobrar no meio do pelote, permaneça em linha reta - já quase caí várias vezes de pessoal que sobra e vai jogando você para o lado da pista

Mesmo na adrenalina do pelote não se esqueça dos carros, atenção ao trânsito, principalmente nas entradas/saídas

Se afogar na meta volante levante a mão antes de parar de pedalar - nas metas aproveito para embalar atrás de outros sprinters e o maior perigo é alguém parar de pedalar sem avisar.

Respeite a ética não escrita do pelotão. Exemplo, para o caso do pelote B do Jockey isso significa não atacar na primeira volta e parar.

Pelotão é um microcosmo da sociedade. Sempre vai ter os líderes, os chatos (esse tem bastante), os que só seguem (esse então, é a maioria), os que só reclamam, os que só querem atrapalhar (não tem tanto), os que tentam ajudar mas não conseguem.
 
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Rafael Oliveira Ver Drop Down
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Está de parabéns o sassota pela iniciativa e para todos os amigos que estão contribuindo...vejo o pessoal de pelote onde eu pedalo e acho interessante as tentativas de organização e a cada momento relatado aqui eu já vi acontecendo no pelote... eu por enquanto nem em sonho para entrar no pelote, mas pelo menos quando tiver, já vou ter uma noção.

Abs
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Jose_Carlos Ver Drop Down
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Tenho lido os relatos de um grupo de ciclistas de portugal e acho muito legal a valorização que dão as pessoas que puxam o pelote e zelam pelos companheiros.

Tenho lido por exemplo o caso onde valorizam muito o cara que puxou grande parte do trajeto e muitas vezes no final do pedal esta morto e todos sabem e valorizam que o cara esta morto pois foi o que mais puxou.

Pelo que entendi eles estabelecem os pontos onde o bicho vai pegar e nesses trechos o pessoal bota a faca nos dentes, no restante mantem-se o grupo e o espirito de cooperação para permitir ao grupo todo percorrer grandes distancias, por exemplo ja li relatos de treinos de + de 200 km com medias altissimas para minhas pretensões.

segue o link do blog  durosdopedal.blogspot.com para quem quiser ver o ponto de vista de uma outra cultura.

Abraços

Jose Carlos
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MarcosAlonso Ver Drop Down
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Como funciona, no caso de treino em pelotão, quando o cara que está puxando, chega no seu limite, e percebe que precisa "dar lugar" para outro puxar? Como se sinaliza isso? Como ele (e os que vem atrás) se comportam nessa hora? O que estava puxando vai para o final do pelotão?
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profclayton Ver Drop Down
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Acho que o pior no pelotão é você puxar por 20min ou 30min e quando o pessoal passa do seu lado aumenta o passo e você sobra... isso é sacanagem... apesar de não acontecer muito aqui onde pedalo mas as vezes é assim...
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sassota Ver Drop Down
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Musica Dramática!

a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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sassota Ver Drop Down
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a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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