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PELOTÃO - Etica, Politica e Etiqueta

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Mensagem Inverter Ordem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
André Martins Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Ago 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 15:25
Pelo amor de Deus não espere afogar para revezar. 

P.s - Anderson, de onde saiu o pelote domingo? Estava acontecendo a corrida no jóquei e na praça não tinha ninguém. Fui pra marginal e tinham poucas pessoas, acabou rolando um pelotão Clythio, eu, eu e Clythio, nós quatro. LOL Os outros preferiram esperar mais.
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Edson Sobreira Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Nov 2004
-Guarulhos - SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edson Sobreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 14:57
Vou dar um exemplo q não deve ser seguido me treinos em pelotão. Estava no pelotão da base aérea e no trajeto apareceu um caminhão q ia entrar no mesmo lugar q iamos passar, ficou a dúvida se passava o pelotão ou não, mas o ritmo diminuiu para a passagem do caminhão, só q 5 engraçadinhos aproveitaram e atacaram, eu q aproveitei para tomar agua fiquei pra trás com mais uns 3 caras e o caminhão fechou a nossa passagem, nem pensei peguei o vácuo do caminhão para alcançar o bloco, feito isso alcancei o pelotão e sai do vácuo, nessa um dos engraçadinhos q atacou me falou "atrás do caminhão é fácil" eu olhei pra ele e disse "atacar quando todo mundo diminui o ritmo para esperar a passagem do caminhão é mais fácil ainda", o cara ficou com cara de tacho e não falou mais nada. Então amigos não aproveite de um momento q todos combinaram q o ritmo ia diminuir para atacar, isso não vai fazer de vc mais forte q os outros.
Antigo usuário Edson de Lima Sobrei

http://www.strava.com/athletes/232181
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Psylo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Dez 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 14:57
Originalmente postado por Xmotta Xmotta escreveu:

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Correndo risco de me chatear (de novo?), segue algumas dicas:
1) importe-se com os demais !
2) se decidir puxar, nao mude o ritmo, assim todos podem acompanha-lo
3) nao ataque nunca (veja regra 1), principalmente em subidas... se quiser atacar, saia pra pedalar sozinho
4) conheça os caras que ficam com a cara no vento enquanto vc fica na roda, e chame-os de "Mestre"... senao, use a regra 2



   Isso é relativo, porque a maioria dos treinos de pelotão que conheço são uma "corrida"..

   Assim, as regras seriam apenas de boa conduta.. Regra 1 boa, mas as outras nem tanto.. rsrs..

  
   Acho que há uma diferença entre Pelotão e treino em grupo..

   Para os treinos em grupo basta todo mundo ser amigo, os mais experientes vão dando as dicas e vai dar tudo certo..

   Já no pelotão é cada um por si, aqui em brasília o Pelotão do fim de semana é um Deus nos acuda..

   Salve-se quem puder, com fugas, ataques, estratégias de equipe, chegada com embalada e tudo mais.. 

   Uma boa "regra", preocupe-se com o que vem à frente, não fique olhando para trás.. (o que passou, passou)..
Kkk
Não ataque nunca é complicado mesmo, né?
Seria até bom se tivesse essaa regra nos pelotes do final de semana, né? Apreciar a paisagem, o lago, os passarinhos... haha!
Ae Xmotta... aproveitando, parabéns pelo pódio no torneio de inverno!!!! Na tuada que vai, nem de 29er tu quer saber mais, né?
Originalmente postado por Jose_Carlos Jose_Carlos escreveu:

Tenho lido os relatos de um grupo de ciclistas de portugal e acho muito legal a valorização que dão as pessoas que puxam o pelote e zelam pelos companheiros.
Tenho lido por exemplo o caso onde valorizam muito o cara que puxou grande parte do trajeto e muitas vezes no final do pedal esta morto e todos sabem e valorizam que o cara esta morto pois foi o que mais puxou.
Aqui em Brasília, nos dias de sábado e domingo, esse cara tem nome: trouxa! auhauhauhau! Ou mesmo: boi de piranha!
COmo bem disse o Xmotta antes, nos pelotões de sábado e domingo que rolam aqui, é uma verdadeira corrida e, infelizmente, não ocorre tanto essa valorização de quem puxou mais o pelote, mas sim, do fioduaegua que se guarda o pelote inteiro e põe de lado na chegada. hehe! Faz parte.


Editado por Psylo - 16 Ago 2011 as 15:09
SRAMANÍACO
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sassota Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Mar 2009
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a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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sassota Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Mar 2009
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Musica Dramática!

a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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profclayton Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Ago 2008
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Acho que o pior no pelotão é você puxar por 20min ou 30min e quando o pessoal passa do seu lado aumenta o passo e você sobra... isso é sacanagem... apesar de não acontecer muito aqui onde pedalo mas as vezes é assim...
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MarcosAlonso Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
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Como funciona, no caso de treino em pelotão, quando o cara que está puxando, chega no seu limite, e percebe que precisa "dar lugar" para outro puxar? Como se sinaliza isso? Como ele (e os que vem atrás) se comportam nessa hora? O que estava puxando vai para o final do pelotão?
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Jose_Carlos Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Fev 2009
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Tenho lido os relatos de um grupo de ciclistas de portugal e acho muito legal a valorização que dão as pessoas que puxam o pelote e zelam pelos companheiros.

Tenho lido por exemplo o caso onde valorizam muito o cara que puxou grande parte do trajeto e muitas vezes no final do pedal esta morto e todos sabem e valorizam que o cara esta morto pois foi o que mais puxou.

Pelo que entendi eles estabelecem os pontos onde o bicho vai pegar e nesses trechos o pessoal bota a faca nos dentes, no restante mantem-se o grupo e o espirito de cooperação para permitir ao grupo todo percorrer grandes distancias, por exemplo ja li relatos de treinos de + de 200 km com medias altissimas para minhas pretensões.

segue o link do blog  durosdopedal.blogspot.com para quem quiser ver o ponto de vista de uma outra cultura.

Abraços

Jose Carlos
Campo Largo-Pr
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Rafael Oliveira Ver Drop Down
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Está de parabéns o sassota pela iniciativa e para todos os amigos que estão contribuindo...vejo o pessoal de pelote onde eu pedalo e acho interessante as tentativas de organização e a cada momento relatado aqui eu já vi acontecendo no pelote... eu por enquanto nem em sonho para entrar no pelote, mas pelo menos quando tiver, já vou ter uma noção.

Abs
Cycling for life! EX C10 Original -----> EX Caloi Sprint -----> EX Trek SLR ----> A pé (por enquanto...)
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Aerotech Tour Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Jun 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aerotech Tour Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 02:24
Salve!

Em vento cruzado, lembre-se que a melhor posição não é atrás do outro, mas na diagonal. A melhor posição é onde tiver menor barulho.

Em caso de buraco, pule, não desvie. Já vi altas cagadas de pessoal desviando de buraco na última hora e quase levando o pelote inteiro pro chão.

Evite ficar gritando toda hora no pelote. Tem nego que grita pra tudo - cuidado com carro, cuidado com buraco, cuidado com molhado, etc - chega uma hora que começa a enervar.

Respeite seu condicionamento e saiba sobrar (huhhuhu). Se sobrar no meio do pelote, permaneça em linha reta - já quase caí várias vezes de pessoal que sobra e vai jogando você para o lado da pista

Mesmo na adrenalina do pelote não se esqueça dos carros, atenção ao trânsito, principalmente nas entradas/saídas

Se afogar na meta volante levante a mão antes de parar de pedalar - nas metas aproveito para embalar atrás de outros sprinters e o maior perigo é alguém parar de pedalar sem avisar.

Respeite a ética não escrita do pelotão. Exemplo, para o caso do pelote B do Jockey isso significa não atacar na primeira volta e parar.

Pelotão é um microcosmo da sociedade. Sempre vai ter os líderes, os chatos (esse tem bastante), os que só seguem (esse então, é a maioria), os que só reclamam, os que só querem atrapalhar (não tem tanto), os que tentam ajudar mas não conseguem.
 
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vhvalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Fev 2010
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vhvalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 02:13
Excelente descrição!
Muito maneiro quando rola uma cooperação no pelotão!

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

É isso ai Xmotta, finalidades diferentes, regras diferentes... acho legal um pelotao que simula corrida, mas minha epoca ja passou he he... aceito o risco de cair, mas por conta propria e nao por incompetencia alheia he he

Agora imagina a cena... vc esta na frente, vento na cara, 240w de media, 42km/h no plano, outro colega do seu lado no mesmo ritmo, e aquele bando de 40 ciclistas ou mais te seguindo... vc suando a camisa, respiração no limite, 44km/h em alguns momentos, mas vc controla o ritmo e segura a 42 pra todo mundo continuar junto... entao vem um falso plano subindo, e vc ja pensando se ninguém vai te "render na guarda" pra vc descansar um pouco, entao vem FDP que andou na sua roda nos ultimos 30 minutos passa por vc a 1m e pouco de distancia e mais rapido, o suficiente pra vc nao conseguir entrar na roda (vc esta cansado, lembra ?)... logo atrás dele, pulam mais ciclistas, todos eles "fresquinhos', afinal eles tambem vinham chupando seu sangue na ultima meia hora... entao vc percebe que esta ficando por ultimo, descartado, cansado e talvez até sobrado... é ai que vc anota a "chapa" dos pretensos camaradas de treino, e nunca mais vai querer ve-los de novo no seu vácuo... 

Agora imagina a situacao contrária... logo acima, qd vc esta começando a ficar cansado, vc nem tinha notado mas a velocidade media ja tinha caido um pouco, 40km/h, talvez um pouco menos... o seu colega de treino, que estava atrás e te conhece pelo nome, encosta do lado, coloca a mao no seu ombro e diz "vai descansar garoto, deixa que eu cuido aqui"... ele assume a ponta, e MANTEM os 42km/h de antes... vc sente o alivio nas pernas, a potencia necessaria cai pra 160w ou 180w, vc fica ali uns 10min protegido, o ritmo constante te permite recuperar o folego, tomar agua, as pernas param de arder e logo vc esta fresco de novo, pronto pra mais 10 ou 20min de vento na cara... encosta no lado do lider e diz "valeu camarada, sua vez de descansar !"... e assim o treino segue...
Venge
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werner Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar werner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 02:04
 Não tenho muita experiencia com pelotão, meu pedal é mais "solo", mas acho que deve ser observada de forma especial a atenção nas curvas feitas em alta velocidade... principalmente se a pista estiver molhada.





vamo que vamo!!!
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acunha Ver Drop Down
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Druide, na falta de experiencia, a humildade resolve... aprender com os outros, perguntar, observar... quem puxa nao é necessariamente o mais forte, e sim o que tem mais respeito do grupo, e sabe manter a coisa organizada... eu estou nessa fase de aprendizado, e procuro escutar quem sabe mais do que eu, e com isso vou tambem ganhando respeito dos demais (regra no 1 he he)... vc reconhece um bom passista pelo ritmo constante, mesmo sem ter medidor de potencia ele mantém naturalmente um ritmo de esforço constante... com o tempo vc começa a aprender, no inicio por exemplo vc pode combinar e andar ao lado do lider, fazer fila dupla como mencionei acima, e vai aprender rapidamente a manter o passo e nao quebrar o grupo...
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T.C. Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 01:48
Mas aí também as vezes não é falta de experiência acunha? Por exemplo, aquele cara novo depois de ter sido puxado, chega no falso plano e fica com medo de parecer que ele esta fazendo o ritmo cair e resolve puxar mais forte, quando na verdade é o falso plano que deveria fazer o ritmo cair. Na frente perdemos totalmente a referencia, nós se tornamos a referencia.

Outra coisa que as vezes confunde é o tempo que vai passar na frente puxando, normalmente quanto maior o grupo menos tempo fica, já vi em corridas com pelotão grande de fuga que dependendo do grupo nem chega a realmente puxar o pelote, quando chega na frente já vai saindo, mas aqui nas rodovias é mais difícil fazer isso até por causa da quantidade grande de obstáculos que tem pelo caminho.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Xmotta Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xmotta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 01:47
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

É isso ai Xmotta, finalidades diferentes, regras diferentes... acho legal um pelotao que simula corrida, mas minha epoca ja passou he he... aceito o risco de cair, mas por conta propria e nao por incompetencia alheia he he

Agora imagina a cena... vc esta na frente, vento na cara, 240w de media, 42km/h no plano, outro colega do seu lado no mesmo ritmo, e aquele bando de 40 ciclistas ou mais te seguindo... vc suando a camisa, respiração no limite, 44km/h em alguns momentos, mas vc controla o ritmo e segura a 42 pra todo mundo continuar junto... entao vem um falso plano subindo, e vc ja pensando se ninguém vai te "render na guarda" pra vc descansar um pouco, entao vem FDP que andou na sua roda nos ultimos 30 minutos passa por vc a 1m e pouco de distancia e mais rapido, o suficiente pra vc nao conseguir entrar na roda (vc esta cansado, lembra ?)... logo atrás dele, pulam mais ciclistas, todos eles "fresquinhos', afinal eles tambem vinham chupando seu sangue na ultima meia hora... entao vc percebe que esta ficando por ultimo, descartado, cansado e talvez até sobrado... é ai que vc anota a "chapa" dos pretensos camaradas de treino, e nunca mais vai querer ve-los de novo no seu vácuo... 

Agora imagina a situacao contrária... logo acima, qd vc esta começando a ficar cansado, vc nem tinha notado mas a velocidade media ja tinha caido um pouco, 40km/h, talvez um pouco menos... o seu colega de treino, que estava atrás e te conhece pelo nome, encosta do lado, coloca a mao no seu ombro e diz "vai descansar garoto, deixa que eu cuido aqui"... ele assume a ponta, e MANTEM os 42km/h de antes... vc sente o alivio nas pernas, a potencia necessaria cai pra 160w ou 180w, vc fica ali uns 10min protegido, o ritmo constante te permite recuperar o folego, tomar agua, as pernas param de arder e logo vc esta fresco de novo, pronto pra mais 10 ou 20min de vento na cara... encosta no lado do lider e diz "valeu camarada, sua vez de descansar !"... e assim o treino segue...


   Essa segunda situação é a do treino de 2ª a sábado..

   Treino em "equipe", sempre somos 4, as vezes 6 ou 7.. Nesses dias nos ajudamos..

   Mas como disse no domingo, é corrida.. Diferente de outras cidades/estados, aqui no DF não temos corridas, no máximo umas 10 no ano, e olhe lá..

   Nessa ausência o pelotão se encaixa perfeitamente, em alguns dias vale grana, juntam os "capitães" e cada equipe dá 50 / 100 pratas e faz a premiação do treino.. 

   Aqui no DF mais vale quem bate alguns pelotões do final de semana, do que o cara que dá uma "sorte" e ganha uma corrida..

   Vê se pode..?!?! Essa é nossa realidade..
SPZ Carve 29er
KUOTA Kryon Sram force 22
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acunha Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 01:39
É isso ai Xmotta, finalidades diferentes, regras diferentes... acho legal um pelotao que simula corrida, mas minha epoca ja passou he he... aceito o risco de cair, mas por conta propria e nao por incompetencia alheia he he

Agora imagina a cena... vc esta na frente, vento na cara, 240w de media, 42km/h no plano, outro colega do seu lado no mesmo ritmo, e aquele bando de 40 ciclistas ou mais te seguindo... vc suando a camisa, respiração no limite, 44km/h em alguns momentos, mas vc controla o ritmo e segura a 42 pra todo mundo continuar junto... entao vem um falso plano subindo, e vc ja pensando se ninguém vai te "render na guarda" pra vc descansar um pouco, entao vem FDP que andou na sua roda nos ultimos 30 minutos passa por vc a 1m e pouco de distancia e mais rapido, o suficiente pra vc nao conseguir entrar na roda (vc esta cansado, lembra ?)... logo atrás dele, pulam mais ciclistas, todos eles "fresquinhos', afinal eles tambem vinham chupando seu sangue na ultima meia hora... entao vc percebe que esta ficando por ultimo, descartado, cansado e talvez até sobrado... é ai que vc anota a "chapa" dos pretensos camaradas de treino, e nunca mais vai querer ve-los de novo no seu vácuo... 

Agora imagina a situacao contrária... logo acima, qd vc esta começando a ficar cansado, vc nem tinha notado mas a velocidade media ja tinha caido um pouco, 40km/h, talvez um pouco menos... o seu colega de treino, que estava atrás e te conhece pelo nome, encosta do lado, coloca a mao no seu ombro e diz "vai descansar garoto, deixa que eu cuido aqui"... ele assume a ponta, e MANTEM os 42km/h de antes... vc sente o alivio nas pernas, a potencia necessaria cai pra 160w ou 180w, vc fica ali uns 10min protegido, o ritmo constante te permite recuperar o folego, tomar agua, as pernas param de arder e logo vc esta fresco de novo, pronto pra mais 10 ou 20min de vento na cara... encosta no lado do lider e diz "valeu camarada, sua vez de descansar !"... e assim o treino segue...
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T.C. Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 01:31
Cotovelada não recebi ainda, mas esses dias pedalando com o Galick, ele jogou a bicicleta pra cima de mim visando me derrubar, ainda bem que tinha espaço pra manobra e consegui recuperar o equilibro, me senti o Contador sendo jogado pra fora pelo cara da Katusha. LOL
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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RaulRockSeixas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 01:26
Melhor ficar de roda do que ir para frente e atrapalhar o ritmo de quem está puxando. Da mesma maneira que uma pessoa pode estar num dia "fácil", onde ficar de roda é a melhor opção, a outra pode estar fazendo tiros e indo a 100%. Na duvida, fique de roda. Se receber uma cotovelada, tente ajudar na medida do possivel.
Arrroooocha Pica-Pau!
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T.C. Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Abr 2009
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Se é corrida, tem que definir onde termina. O cara pode achar que é uma linha imaginária, mas o outro definiu que é a 15km depois, na porta de casa, rs. Eu peguei varias vezes pelotão vindo depois de um treino na Serra do Mar, quando o pelotão fez apenas o plano, então é lógico que não estava no mesmo fólego que eles, nem ia conseguir puxar tanto, acabava apenas acompanhando, o esforço parece maior que subindo a serra sozinho. Ninguém nunca reclamou, nem me senti discriminado por isso, mas ficava com a dúvida, é "anti-ético" alguém ficar só na roda nesses casos de pelotão de treino, onde como falei, as pessoas tem distancias e intensidades diferentes no treino?
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Paulo Pr Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Abr 2008
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Se você considerar que pelotão é um grupo de ciclistas, existem vários tipos de pelotão, inclusive o pelotão que se forma na corrida (normalmente mais do que um), o treino que simula a corrida, o do "passeio" de fim de semana, etc.
Tem algumas regras que valem pra todo tipo de pelotão e outras apenas para alguns.
Manter a linha, sinalizar obstáculos, etc, (em geral relacionados a segurança) valem para todos os tipos.
Manter o ritmo, não atacar, etc, não valem para corridas nem treinos que queiram simular corrida.
Por isso é preciso respeitar o tipo de treino que o pelotão está fazendo.
 
Um erro muito comum que acontece muito, é o pessoal que força apenas nas subidas. O cara força um ritmo que não consegue sustentar no restante do tempo apenas pra provar que "está forte", pois sempre faz alguém "sobrar", ou no mínimo faz todo mundo sofrer pra acompanhar. Atitude que se encaixa no popularmente conhecido como leão de treino.
O correto seria manter um ritmo, mas em alguns treinos e pelotes admite-se variar o esforço. Mesmo assim se o cara está num pelotão do tipo não corrida e quer fazer força deve fazê-lo no plano onde todos poderão aproveitar o vácuo, e não na subida onde o vácuo ajuda menos e exigirá mais esforço dos demais.
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Xmotta Ver Drop Down
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brasilia - DF
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Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Xmotta,
Nao acho relativo nao...
Um pelotao que vira "simulado de corrida" é porque ninguem respeita regra nenhuma, nem mesmo a regra 1 (alias, é a primeira que vai pro espaço)... nao tô dizendo que é certo ou errado fazer um pelotao de simulacao de corrida, só estou dizendo que ele vai ser nervoso e na maioria das vezes perigoso... quem quer adrenalina, go ahead... foi exatamente esse ambiente que o Sassota encontrou no ultimo domingo no pelote... eu nao gosto, acho ineficiente como treino regular, tenho familia e trabalho pra encarar na segunda feira e nao posso me dar ao luxo de quebrar uma clavicula por causa de um leao de treino que saiu de casa pra "dar na cabeça de quem aparecer na frente"... prefiro pedalar num pelote entre amigos, onde todo mundo cuida de todo mundo, e nem por isso o treino será fraco, apenas solidário...

Sassota, obrigado pelo apoio. Aqui onde eu trabalho tem uma frase que a gente usa com frequencia : "Tout seule on va plus vite, tous ensemble on va plus loin" (sozinho vamos mais rapido, juntos nós vamos mais longe"... esse pensamento se aplica com perfeição a um pelotão de ciclismo. Se um dia eu fizer um doutorado, faria uma tese sobre as semelhanças de um pelotao de ciclismo, o comportamento humano e os elementos basicos de liderança.

Originalmente postado por Xmotta Xmotta escreveu:

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Correndo risco de me chatear (de novo?), segue algumas dicas:
1) importe-se com os demais !
2) se decidir puxar, nao mude o ritmo, assim todos podem acompanha-lo
3) nao ataque nunca (veja regra 1), principalmente em subidas... se quiser atacar, saia pra pedalar sozinho
4) conheça os caras que ficam com a cara no vento enquanto vc fica na roda, e chame-os de "Mestre"... senao, use a regra 2



   Isso é relativo, porque a maioria dos treinos de pelotão que conheço são uma "corrida"..

   Assim, as regras seriam apenas de boa conduta.. Regra 1 boa, mas as outras nem tanto.. rsrs..

  
   Acho que há uma diferença entre Pelotão e treino em grupo..

   Para os treinos em grupo basta todo mundo ser amigo, os mais experientes vão dando as dicas e vai dar tudo certo..

   Já no pelotão é cada um por si, aqui em brasília o Pelotão do fim de semana é um Deus nos acuda..

   Salve-se quem puder, com fugas, ataques, estratégias de equipe, chegada com embalada e tudo mais.. 

   Uma boa "regra", preocupe-se com o que vem à frente, não fique olhando para trás.. (o que passou, passou)..


    Concordo 100%.. Pelotão Corrida não é treino..

   Esse pelotão citado pelo colega Olympio, era de fazer um pelotão B que sairia 10min depois do Pelotão..

   Mas já viu se juntar mais de 10 não tem como, vira "corrida".. O treino do B hoje é muito pior do que o principal, mais devagar e mais perigoso.. rsrsrs

   Assim acho que tem que diferenciar bem.. Estou falando de um pelotão "corrida".. E você está falando de Pelotão treino..

   O seu ideal é melhor do que o meu, porque além de andar em grupo que é sempre mais legal, ainda se treina..

   No meu é "pancadaria".. O treino fica de 2ª a sábado.. Domingo é porrada..

   Esse lance de trabalhar e não poder cair fica em segundo plano, me desculpe.. 

   Hipocrisia andar de bike e achar que nunca vai cair, evitar é possível, mas anular as chances de queda não dá..

   Ano passado caí de MTB e quebrei ela, a clavícula.. Recupera rápido, e nem dói nada.. rsrsrs
 
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar E m e r s o n Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 00:47
No início da década de 90, participei de duas provas em circuitos fechados que aconteceram aqui no Findumundistão. Pangaré que sou, providencialmente sofri furos de pneus nas duas e não passei pela vergonha de tomar volta. Na época o pelote era uma briga de foice (foice do verbo roçar). 
 
Além de cuspidas, cotoveladas e caramanholas voadoras não identificadas, na segunda prova um amigo testou um sistema de câmbio automático surpresa para bikes. Funcionava assim: você ia pedalando com a marcha que você mesmo escolheu, aí vinha um outro ciclista e trocava de marcha para você, sem você pedir e quando você não estava olhando... O piloto de testes se estabacou no chão e levou mais um monte. O inventor do sistema tomou uns tapas e foi desclassificado.
 
Depois disso, mas não por isso, andei mais umas poucas vezes em pelotes e nunca mais. Ultimamente só tenho andado sozinho, procurando entrar em forma... então é importante me atualizar com os bons exemplos dos colegas do fórum, considerando que, como visto, minhas primeiras referências não são nada boas.
 
 
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acunha Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 00:39
A distancia ideal é aquela que voce sente que esta no controle da situacao, consegue olhar pra frente, consegue acompanhar o que se passa 2 ou 3 ciclistas na frente, e NUNCA cruza com a roda da frente em nenhuma hipotese... mas isso nao depende só de voce, mas tambem de quem esta na sua frente... se o cara pára de pedalar toda hora, ou usa o freio, ou fica dançando e mudando de linha, talvez seja necessario 1,5m de distancia... eu nao fico na roda de gente assim... mas tambem nao faz sentido ficar a 10cm da roda da frente, pois além de perigoso é desnecessario... com 1m de distancia e os cotovelos dobrados, já se consegue efeito suficiente de vacuo...

Vale lembrar que o efeito vacuo é maior quanto mais bikes tiver na frente... se for a 3a bike na linha, tera menos efeito do que a 10a bike e assim por diante... um pelote "legal" tem uma linha de frente dupla, ou seja, dois ciclistas puxando... reduz muito a tensao no pelote pq tem protecao pra todo mundo...

Originalmente postado por sassota sassota escreveu:

acho que tem mais a ver com o vento contra. Quanto mais vento contra, mais perto é necessário ficar. consigo sentir o efeito do "vacuo" numa distancia de meia roda aproximadamente, me sinto seguro indo até um palmo de distância da roda do ciclista adiante, mais que isso é abuso, pelo menos pra mim...
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acunha Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 00:32
Xmotta,
Nao acho relativo nao...
Um pelotao que vira "simulado de corrida" é porque ninguem respeita regra nenhuma, nem mesmo a regra 1 (alias, é a primeira que vai pro espaço)... nao tô dizendo que é certo ou errado fazer um pelotao de simulacao de corrida, só estou dizendo que ele vai ser nervoso e na maioria das vezes perigoso... quem quer adrenalina, go ahead... foi exatamente esse ambiente que o Sassota encontrou no ultimo domingo no pelote... eu nao gosto, acho ineficiente como treino regular, tenho familia e trabalho pra encarar na segunda feira e nao posso me dar ao luxo de quebrar uma clavicula por causa de um leao de treino que saiu de casa pra "dar na cabeça de quem aparecer na frente"... prefiro pedalar num pelote entre amigos, onde todo mundo cuida de todo mundo, e nem por isso o treino será fraco, apenas solidário...

Sassota, obrigado pelo apoio. Aqui onde eu trabalho tem uma frase que a gente usa com frequencia : "Tout seule on va plus vite, tous ensemble on va plus loin" (sozinho vamos mais rapido, juntos nós vamos mais longe"... esse pensamento se aplica com perfeição a um pelotão de ciclismo. Se um dia eu fizer um doutorado, faria uma tese sobre as semelhanças de um pelotao de ciclismo, o comportamento humano e os elementos basicos de liderança.

Originalmente postado por Xmotta Xmotta escreveu:

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Correndo risco de me chatear (de novo?), segue algumas dicas:
1) importe-se com os demais !
2) se decidir puxar, nao mude o ritmo, assim todos podem acompanha-lo
3) nao ataque nunca (veja regra 1), principalmente em subidas... se quiser atacar, saia pra pedalar sozinho
4) conheça os caras que ficam com a cara no vento enquanto vc fica na roda, e chame-os de "Mestre"... senao, use a regra 2



   Isso é relativo, porque a maioria dos treinos de pelotão que conheço são uma "corrida"..

   Assim, as regras seriam apenas de boa conduta.. Regra 1 boa, mas as outras nem tanto.. rsrs..

  
   Acho que há uma diferença entre Pelotão e treino em grupo..

   Para os treinos em grupo basta todo mundo ser amigo, os mais experientes vão dando as dicas e vai dar tudo certo..

   Já no pelotão é cada um por si, aqui em brasília o Pelotão do fim de semana é um Deus nos acuda..

   Salve-se quem puder, com fugas, ataques, estratégias de equipe, chegada com embalada e tudo mais.. 

   Uma boa "regra", preocupe-se com o que vem à frente, não fique olhando para trás.. (o que passou, passou)..
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sassota Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sassota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 00:27
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Xmotta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 00:20


   Uma coisa importante, tente sempre PENSAR nas coisas..

   Pode parecer estranho, mas as vezes ficamos lá só fazendo força e não "entendemos" o que está acontecendo, então preste atenção em tudo..

   Um cara que está "afogado" pode causar um acidente, afaste-se dele.. Um camarada que passa pelo lado do pelotão pode estar prestes a atacar, procure se posicionar melhor para não sofrer com as arrancadas..

   Sei lá, mas acho que infelizmente é uma lição da vida.. 

   Só se aprende "errando", ou seja, tem que frequentar o "pelotão", prestar atenção nos mais experientes.. As vezes errar..

   Esse lance do toque é muito importante, porque acontece mesmo então não se assuste e não perca a calma se isso acontecer..

   Uma coisa que não ajuda em NADA é gritar, tem uma galera que berra, se alguém chegar perto o cara já: "OUOUOUOU  OUOUOU".. Não é assim, tire uma mão do guidão e de toque de leve na pessoa só isso já resolve o cara sabe que ali é o limite.. 

   Esse lance de gritar "estressa" o pelotão todo, por que quem não está vendo já se preocupa, afinal alguém está gritando, "algo está acontecendo"..

   Em 99% dos casos não é necessário frear.. 

   Atenção com a roda da frente, algumas pessoas "quicam" a bike quando vão pedalar em pé, isso pode fazer com que você acerte a roda dele, e acabe caindo..

   O mais importante pense positivo, tem uma galera que sempre acha que vai cair.. 

   Faz uns 20 dias teve uma queda no pelotão aqui em brasília, um cara caiu NA PONTA do pelotão estavmos perto de 50km/h, indo pra chegada, e só ele caiu.. Todos que estavam atrás se safaram, isso num pelotão com 50 bikes, nem sempre se cair um cai tudo.. Então mantenha-se calmo e busque não ficar "engavetado" (espremido entre dois ciclistas)..

   No começo todos sofrem um pouco com o nervosismo, com tempo passa..

   Falei pra caramba tomara que salve pelo menos uma linha..   
 


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Molina Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Molina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 00:19
sassota ta de parabéns por esse tópico.. muito boa idéia mesmo...Clap
tomara que essa galera do pedal colabore muito com seus posts.. eu andei apenas duas vezes com pelote e confesso que no início fiquei meio perdidão hehehehe.. de resto ando normalmente com mais 3 amigos ou solitário.. 
bom pedal a todos

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Olympio Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Olympio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 00:09
Originalmente postado por Xmotta Xmotta escreveu:

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Correndo risco de me chatear (de novo?), segue algumas dicas:
1) importe-se com os demais !
2) se decidir puxar, nao mude o ritmo, assim todos podem acompanha-lo
3) nao ataque nunca (veja regra 1), principalmente em subidas... se quiser atacar, saia pra pedalar sozinho
4) conheça os caras que ficam com a cara no vento enquanto vc fica na roda, e chame-os de "Mestre"... senao, use a regra 2
   Isso é relativo, porque a maioria dos treinos de pelotão que conheço são uma "corrida"..
   Assim, as regras seriam apenas de boa conduta.. Regra 1 boa, mas as outras nem tanto.. rsrs..  
   Acho que há uma diferença entre Pelotão e treino em grupo..
   Para os treinos em grupo basta todo mundo ser amigo, os mais experientes vão dando as dicas e vai dar tudo certo..
   Já no pelotão é cada um por si, aqui em brasília o Pelotão do fim de semana é um Deus nos acuda..
   Salve-se quem puder, com fugas, ataques, estratégias de equipe, chegada com embalada e tudo mais.. 
   Uma boa "regra", preocupe-se com o que vem à frente, não fique olhando para trás.. (o que passou, passou)..

Putz, o negócio é fogo aqui... nego sprinta na subida e segura o ritmo só pra fazer os iniciantes (eu + uns 10) sobrarem. E isso porque é o pelotão B... no A é pior ainda, bando de comedor de asfalto, rs.

Falta ética e companheirismo... Quem quiser quer socar a bota, vai pro A. O alvo do pelotão B são aqueles que não querem treinar forte e sim numa velocidade estável ( 35~40 ).

Enfim..

Acho que a grande mensagem pros pelotões (repetindo o que o colega disse) é: Importe-se com os outros. 
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sassota Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sassota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 00:08
acho que tem mais a ver com o vento contra. Quanto mais vento contra, mais perto é necessário ficar. consigo sentir o efeito do "vacuo" numa distancia de meia roda aproximadamente, me sinto seguro indo até um palmo de distância da roda do ciclista adiante, mais que isso é abuso, pelo menos pra mim...
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Jose_Carlos Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jose_Carlos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2011 as 00:04
Não tenho experiencia nenhuma em andar em pelotão, e devido a isso tenho muitas duvidas.

A primeira delas e acredito a mais importante seriam as distancias a se manter da roda :
     a +- 20 km/hora, 30 km/hora e 40 km/hora.


Abraços

Jose Carlos
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betobiker Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2011 as 23:56
Se precisar cuspir ou assoar o nariz, saia antes pelo lado do pelotão.  
"A vida é pra quem topa qualquer parada
e não pra quem pára em qualquer topada."
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sassota Ver Drop Down
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o intuito é ir do mais abrangente pro mais especifico possivel, pra isso, na hora de resumir toda a info desse topico, vou criar categorias, não se preocupe em dar dicas só de pelotão em corrida ou só de treino, pode despejar tudo aquilo que vc sabe.
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sassota Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sassota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2011 as 23:37
este topico aceita dicas pros dois tipos de pelotão: O treino entre amigos e o pelotão de uma corrida.

No começo dá um puta receio de andar na roda e ninguem me explicou que toques as vezes acontecem, que as vezes a gente esbarra os ombos com outro ciclista, ou a distancia mais ou menos certa pra ficar na roda... etc etc etc

Editado por sassota - 16 Ago 2011 as 00:18
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Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Correndo risco de me chatear (de novo?), segue algumas dicas:
1) importe-se com os demais !
2) se decidir puxar, nao mude o ritmo, assim todos podem acompanha-lo
3) nao ataque nunca (veja regra 1), principalmente em subidas... se quiser atacar, saia pra pedalar sozinho
4) conheça os caras que ficam com a cara no vento enquanto vc fica na roda, e chame-os de "Mestre"... senao, use a regra 2



   Isso é relativo, porque a maioria dos treinos de pelotão que conheço são uma "corrida"..

   Assim, as regras seriam apenas de boa conduta.. Regra 1 boa, mas as outras nem tanto.. rsrs..

  
   Acho que há uma diferença entre Pelotão e treino em grupo..

   Para os treinos em grupo basta todo mundo ser amigo, os mais experientes vão dando as dicas e vai dar tudo certo..

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sassota Ver Drop Down
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Anderson, ainda não tinha nenhum topico sobre como andar em pelotão mesmo, sua opinião conta muito pra gente, vc sempre tá no jockey e conhece um monte de gente. To esperando mais posts seus, do Clythio, do Landim, vou ver se consigo resgatar uma galera que anda sumida pra encher de informação esse post. O forum tá carente... todo mundo querendo saber onde tá o Landim, o Alex, o Miller...
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Nunca ande de cabeça baixa!

Apesar de falarem que no final do pelotão, fazemos menos esforço, nos dias em que estou "na merda" não costumo ficar na rabeta, pois qualquer aceleração fica dificil de acompanhar.

Se estiver puxando o pelote, avise:
- se for desviar de algum buraco ou obstáculo na pista;
- se tiver algum carro parado no acostamento;
- se for parar.


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acunha Ver Drop Down
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Correndo risco de me chatear (de novo?), segue algumas dicas:
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2) se decidir puxar, nao mude o ritmo, assim todos podem acompanha-lo
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Neilson Ver Drop Down
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campos /rj
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Originalmente postado por pavao pavao escreveu:

Para se alimentar vá para o fim do pelotão para que, ao pegar o alimento e comê-lo, as possíveis instabilidades na trajetória não ofereçam risco de acidente.

Eu fui fazer isso na primeira vez que andei no pelote e....Fui comer extamente antes de entrar numa rotatória .
Resultado... Pelote acelerou e fiquei a ver navios  ou melhor, fiquei com o cereal na mão tentando abrir o fdpLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL.
Então minha contribuição, abra todos os lacres de barrinhas antes de sair com o pelote e nunca coma antes de uma curva mais fechada pois logo após o pelote com certeza vai acelerar.
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enkidubr8 Ver Drop Down
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- Quando estiver à frente, sinalize aos de trás sobre qquer obstáculo/imperfeição no piso
- Evite comer feijão, doce de leite ou batata doce na véspera
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edduds Ver Drop Down
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Boa Sassota. Vou acompanhar.

Em Campo Limpo fizemos um uma vez e acabou todo despedaçado, um monte de gente estava andando pela primeira vez em pelote (eu inclusive), e estávamos alternando a ponta, com os da esquerda ultrapassando os da direita, mas alguns simplesmente saíam da direita e entravam no meio da esquerda, ou ultrapassavam a ponta antes de revezar. Virou uma confusão. As poucas vezes que estabilizou foi legal, mas acabou ficando muito bagunçado, e o esforço para alguns acabou sendo maior que o necessário.

Que venham as dicas.
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