Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Mov. Central Selado, tem que lubrificar ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Mov. Central Selado, tem que lubrificar ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
eacararo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jan 2011
Rio Verde - GO
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eacararo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Mov. Central Selado, tem que lubrificar ?
    Postado: 14 Ago 2011 as 17:11
olá, sou um pouco principiante ainda em termos de mecanica ..

eu queria saber se o movimento central selado vai algum lubrificante dentro ? pois tenho um amigo que joga querosene nele e ta pronta a limpeza !

então eu posso limpar com querosene, e depois so jogar um olinho pra diminuir atrito ou ele vai graxa dentro ? msm sendo selado ...  to com essa duvida.


e outra pergunta: td sábado eu vou pra trilha, e no domingo cedo lavo a bike, com um pincel limpo a parte externa dos cubos e o cassete, depois de seco passo óleo lubrificante, mas não desmonto nada, apenas o que eu consigo ver ... posso continuar fazendo essa limpeza toda semana e a cada uns 45 dias levar a bike na oficina, ou tenho que desmontar e engraxar tudo toda vez depois da trilha ?

valeu pessoal !
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2011 as 18:46
Movimento central selado já vem lubrificado de fábrica. Tem graxa dentro sim, e tem que tomar cuidado em ficar jogando querosene direto pois pode penetrar um pouco e acabar com a lubrificação de fábrica, e não dá para desmontar e engraxar novamente.

A limpeza e lubrificação da bike depende do uso, mas um limpeza leve após a trilha, igual você faz, está ótimo. Dependendo da sujeira que pega principalmente com chuva e barro é preciso desmontar para limpar e lubrificar melhor. Na minha opinião (e para o meu uso) acho que 45 dias é pouco. Pode até estender mais esse prazo se não pegar chuva frequente.
Voltar ao Topo
CANDIDOJR Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jan 2011
CAMPINAS
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CANDIDOJR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2011 as 00:13

Movimento Central Selado não precisa de lubrificação.

Na hora de limpar a Bike tem que ficar atento no uso de Querosene, Desengraxante ou algo do tipo nos cubos e Movimento central pois eles podem penetrar nos mesmos e retirar toda a lubrificação o que causará problemas....
 
No meu caso costumo fazer um boa limpeza na relação semanalmente e a cada 90 dias ou quando pego muita chuva e barro desmonto tudo e dou aquela geral.
 
 
Voltar ao Topo
Hats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2010
Indaial -SC
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 18:17
acendendo o topico;....

Que ferramenta preciso para retirar os rolamentos do movimento central para eu poder dar uma limpada.??
(O meu é uma Pedivela integrada deore)

StumpJumper HT Elite WC
Allez Elite
Tarmac SL4
Fate Carbon
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 21:47
O que não pode é "jatear" pra tirar a sujeira, ou pincelar com querosene, gasolina, diesel, etc...isso sim vai penetrar e levar a sujeira pra dentro. Aquela sujeirinha que fica por fora eu nem mexo...só se tiver exagerada mesmo, daí tiro com um paninho, sem forçar nada...só superficial mesmo.

Daqui a pouco aparece alguém aqui dizendo que usa a mais de 10 anos sem mexer, abrir ou librificar um central selado....e eu acredito, de verdade!!!


Flw.
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 00:06
Originalmente postado por Hats Hats escreveu:

acendendo o topico;....

Que ferramenta preciso para retirar os rolamentos do movimento central para eu poder dar uma limpada.??
(O meu é uma Pedivela integrada deore)


Se o movimento for Shimano tem uma ferramenta especial, depende do modelo. O novo padrão é essa chave aqui


Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 00:17
Os movimentos centrais da Chris King possuem um sistema de lubrificação que a graxa nova entra e ele expele a velha, através de um sistema.



A ferramenta de injeção de graxa


Funcionamento da engenhoca:


Ninja! Meu 13 já tem destino garantido!

Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
Hats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2010
Indaial -SC
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 02:47
Gustavo

Pois é,,, tenho a chave para tirar o movimento central da bike. O que eu queria fazer é retirar o rolamento do movimento central para poder limpá-lo. O rolamento de um lado não range e o outro lado fica rangendo com se estivesse areia dentro dele.

Este sistema do chris King resolveria..o duro é ter que comprar todo sistema....

StumpJumper HT Elite WC
Allez Elite
Tarmac SL4
Fate Carbon
Voltar ao Topo
cascão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2011
BH MG
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cascão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 13:14
O shimano (Hollowtech) dá para trocar o rolamento...vou fazer isso nesse FDS e tiro umas fotos.

Editado por cascão - 27 Mar 2012 as 13:15
Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 14:24
Originalmente postado por cascão cascão escreveu:

O shimano (Hollowtech) dá para trocar o rolamento...vou fazer isso nesse FDS e tiro umas fotos.


Só me diz onde tu encontrou os rolamentos, passa o contato ai por MP.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
rodolfomaia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2010
Macaé/RJ
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodolfomaia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 17:01
Pessoal, confiram excelente vídeo:

http://youtu.be/UAqAanDsAKA
Voltar ao Topo
JordaozinhoMTB Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Cambuí MG
Offline
Mensagens:1212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JordaozinhoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 19:14
Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Originalmente postado por cascão cascão escreveu:

O shimano (Hollowtech) dá para trocar o rolamento...vou fazer isso nesse FDS e tiro umas fotos.


Só me diz onde tu encontrou os rolamentos, passa o contato ai por MP.

Owww rolamentos para o movimento shimano são faceis de se encontrar, porem o paralelo é1mm mais largo que o original, dai é só lixar um pequeno calo que tem na capinha de plastico e pronto serve certinho, OK
Voltar ao Topo
Hats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2010
Indaial -SC
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 19:44
Bom o Video.

Este aparelho para tirar o rolamento que eu queria saber aonde eu arrumaria ?

Passei  ontem um pouco de oleo da corrente e o barulho de areia diminuiu. Depois taquei uma graxa
...



Editado por Hats - 27 Mar 2012 as 19:45
StumpJumper HT Elite WC
Allez Elite
Tarmac SL4
Fate Carbon
Voltar ao Topo
rodolfomaia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2010
Macaé/RJ
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodolfomaia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 19:53
Hats, vamos aguardar as fotos do Jordaozinho, quem sabe ele conta pra gente como fez. Essa 'chave' que o mecânico usa no video parece ser uma coisa muito específica. É da mesma família da chave para remoção de caixa de direção... 

Eu retiro o movimento central da minha bike (holloetech) como no video, limpo bem, ponho graxa com teflon (aquela azulada), fecho o bicho e ponho no lugar. Já tá com uns 3000 km, rodando macio.

Mas pense, antes de fazer gambiarra ou de tentar consertar algo difícil, pois pode te causar prejuízo estragando outras peças; procure em primeiro lugar uma boa mecânica - na falta dela, ponha o plano B em ação, compre um movimento novo.

Abração
Voltar ao Topo
JordaozinhoMTB Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Cambuí MG
Offline
Mensagens:1212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JordaozinhoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 20:52
Originalmente postado por Hats Hats escreveu:

Bom o Video.

Este aparelho para tirar o rolamento que eu queria saber aonde eu arrumaria ?

Passei  ontem um pouco de oleo da corrente e o barulho de areia diminuiu. Depois taquei uma graxa
...


Owww rolamento em qualquer casa de rolamentos vcs acham, só que 1mm mais largo mais cabe de boa com disse acima

Aproveitanto que movimento central a Quadro Specialized SWorks 18 usa , são os normais shimano mesmo . 
Voltar ao Topo
Hats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2010
Indaial -SC
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 04:40
Tem este site que explica como limpara ( e não precisa sacar o rolamento)
http://www.youtube.com/watch?v=Tx6tbiEft_I&feature=plcp&context=C4b3c231VDvjVQa1PpcFNH2lowcyB9Wbus_NAyxaW8Hf31sJut9zM=





Editado por Hats - 28 Mar 2012 as 04:42
StumpJumper HT Elite WC
Allez Elite
Tarmac SL4
Fate Carbon
Voltar ao Topo
cascão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2011
BH MG
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cascão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2012 as 00:42

Demorou mas espero que ajude.


Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331
Voltar ao Topo
cascão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2011
BH MG
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cascão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2012 as 20:41
Tá funcionando que é uma beleza e já foram 500km.
Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331
Voltar ao Topo
R lincoln Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 20 Jan 2011
belo horizonte
Offline
Mensagens:462
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar R lincoln Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 22:08
Cascao, valeu pela dica, fiz igual, tá funcionando que é uma maravilha, nunca mais compro mov. central.........
Voltar ao Topo
eduhomer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Fev 2012
Sorocaba
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduhomer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 10:14
Originalmente postado por Hats Hats escreveu:

Tem este site que explica como limpara ( e não precisa sacar o rolamento)
http://www.youtube.com/watch?v=Tx6tbiEft_I&feature=plcp&context=C4b3c231VDvjVQa1PpcFNH2lowcyB9Wbus_NAyxaW8Hf31sJut9zM=




Exelente....  vou dar aquele trato no meu pé de vela, todo meu grupo é Alivio, mas pé de vela coloquei Deore e não fazia idéia como lubrificar.  
Alivio Group (hidra)
Rodas Vzan Strike
Quadro lixo
Suspenção Suntour Xcr Com Trava
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 18:32
[QUOTE=cascão]Tá funcionando que é uma beleza e já foram 500km.[/QUOTE
parabéns cascão!!!
assim como no video de sangrar o freio shimano com a seringa neste vc ajuda muito,até em foruns gringos ainda não vi essa solução para essa diferença de 1mm.
sugestão,já que os videos tão ficando "profissa":
melhorar a iluminação.
valeu!!!
toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
cascão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2011
BH MG
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cascão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 19:58
é que minha caverna, quer dizer, laboratório, não acho que é mais tipo uma oficina mesmo é meio escura...
Tenho uns outros projetos em andamento como minha fonte de anodização, minha moto está precisando de um trato e uma centena de peças que penso em fazer... essa semana, vou fazer um outro filme de uma peçinha homemade DIY WTF para dar um upgrade nos meus freios SLX.

Hoje mesmo comprei um bloco de alumínio para tentar usinar uma mesa para uma outra bike que tenho...mas antes preciso terminar uma adaptação na máquina que vou ter de usar para fazer isso.

Ou seja, tá tenso. Preciso de férias!
Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331
Voltar ao Topo
cascão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2011
BH MG
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cascão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 20:07
Reflexão:

Os movimentos centrais da Shimano antigos (linha HG e similares) eram virtualmente eternos. Muito bem feitos com certeza era uma peça que demandava usinagem de todos os seus componentes e tratamento térmico em várias. Caro de ser feito.

O Hollowtech é basicamente um tubinho de plástico, duas peças ordinárias de alumínio e dois rolamentos que não custam muito. O projeto é muito bom e ser simples é uma vantagem. Mas não entendo a lógica do preço. Esse deveria custar 1/4 de um movimento central HG.
Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 20:32
 Cascão, obrigado por informar tamanho do rolamento. Tempos atrás postei em outro tópico e ninguem pode responder...
Em tempo esse "paralelo" q vc mostrou é de primeira, SKF não é chinesinho genérico. Em tempo, sempre achei que esse sistema pela descrição que falou deveria ser mais barato. Mas são as malandragens da indústria sobre a relativa novidade - ou não popularização Confused - q  os mantém ainda com preço alto. Valeu Thumbs Up
Voltar ao Topo
Camaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2010
Campinas - SP
Offline
Mensagens:370
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Camaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 21:33
Originalmente postado por Hats Hats escreveu:

Bom o Video.

Este aparelho para tirar o rolamento que eu queria saber aonde eu arrumaria ?

Passei  ontem um pouco de oleo da corrente e o barulho de areia diminuiu. Depois taquei uma graxa
...

 
Hats, o ideal é limpar a corrente para retirar toda areia, depois lubrifica procure usar sempre o mesmo lubrificante, existe uma diferença grande entre eles.
Abrs;

Camaro
Voltar ao Topo
romario_xtz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2016
Ceará
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar romario_xtz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2016 as 13:18
Perdão por desenterrar um tópico de tanto tempo, mas achei melhor que criar um novo, comprei rescentemente uma caloi 29, e pretendo trocar o movimento central por um selado, gostaria de saber se tem problema se colocar um com medidas diferentes, ja que pelo que vi, as medidas se referem ao tamanho do eixo. 
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2016 as 13:47
Originalmente postado por romario_xtz romario_xtz escreveu:

Perdão por desenterrar um tópico de tanto tempo, mas achei melhor que criar um novo, comprei rescentemente uma caloi 29, e pretendo trocar o movimento central por um selado, gostaria de saber se tem problema se colocar um com medidas diferentes, ja que pelo que vi, as medidas se referem ao tamanho do eixo. 

Vai mudar a linha de corrente, o pedivela fica mais afastado ou mais perto do quadro, o meu troquei por um maior e ficou uma porcaria pra regular, o cambio dianteiro quase não chegava na coroa maior.
Voltar ao Topo
romario_xtz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2016
Ceará
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar romario_xtz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2017 as 14:22
Poderia me ajudar com o tamanho do movimento? não encontrei as medidas do original.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X