Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cuidados ao comprar quadro antigo?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cuidados ao comprar quadro antigo?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mariozitow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jul 2009
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mariozitow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cuidados ao comprar quadro antigo?
    Postado: 05 Ago 2011 as 05:40
Olá pessoal,

Andei olhando vários quadros antigos no ML, alguns praticamente dados e outros absurdamente caros. Muitas aro 26, algumas 27 e 28.

Pra esses quadros completamente pelados, sem mov. central nem garfo nem nada, é muito dificil encontrar peças pra deixa-los em uso? Além disso, quais as perguntas básicas na hora de comprar um quadro de bicicleta?

Sou do tipo que entende não entende muito de mecânica das bikes, praticamente o básico, mas penso em comprar um quadro meio antigo tipo esses e montar uma bike próxima do que seria uma híbrida, será que com esses antigos rola? Adaptação pra aro 700? O peso desses quadros viabiliza essa 'hibrida'?

Enfim, quem tiver experiencias com esse tipo de restauro e dicas pra dar, será de grande valia,

abraços!

Voltar ao Topo
MIKE1995 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 16 Nov 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MIKE1995 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2011 as 12:46
Olá Mario blz?!
 
Eu sou um usuário comum, não mecânico conhecedor, sempre curti bastante as bikes dos anos 80 e 90.
 
Umas das coisas que me chamaria a atenção na compra de um quadro seria sobre a pintura original, se estiver com a pintura original da bike em bom estado pode ser um indício que a bike foi bem cuidada ou pouco usada.
 
Um quadro antigo com nova pintura pode esconder possíveis novas soldas por exemplo. Mas é claro que não é regra. Veja a qualificação de quem vende antes de comprar.
 
Se vc quiser colocar apenas as peças originais da época da bike pode ser difícil de achar, mas para colocar peças mais novas fica mais fácil, pois aí é só vc ver a medida do movimento central, garfo, etc do quadro e colocar uma peça adequada para ele! Os tamanhos são padrões, tem vários para as mais diferentes bikes!
 
Eu tenho um quadro da Caloi Cruiser Ventura sem uso, com garfo, pedivela, pedais, rodas, pneus, tudo original.
 
Valeu, um abraço!


Editado por MIKE1995 - 05 Ago 2011 as 12:52
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2011 as 15:47
Eu fiz exatamente o que você tem em mente,e posso te falar com 100% de convicção,não compensa!Comprei um quadro tinha um reforço na solda que não sei se realmente vai aguentar,mandei pintar,e quando recebi o quadro devolta,devido ao banho químico que recebeu,dá para ver que o quadro está com uma oxidação considerável por dentro (da para ver pelo tubo do selim,entre outras coisas...
De um tempo pra cá,esses quadros antigos(cromoly e alumínio) aumentaram e muito o valor,devido a procura em vários fóruns,mas muitos desses estão "no fim de vida útil"e não é tão fácil identificar isso,explico:foram utilizados com sobre esforço(peso),largados á céu-aberto,tomando chuva,etc,etc.Aí o dono desse(s) quadro(s),dão uma lavada e já colocam a vendaAngry!
Um colega comprou o mês passado um quadro Trek de cromoly,numa loja de bairro aqui em SP.A intenção era comprar um quadro novo de AL,tipo Rally Usa,mas de tanto o lojista insistir nesse quadro velho,o cara comprou.
Montou com um grupo simples da Shimano, e saiu para um ciclotur,e na volta (era um passeio curto)por sorte ele estava devagar,quando o quadro partiu ao meio!
Eu ainda não montei o meu exatamente por medo de acontecer isso comigo...
Quadro e garfo,são duas peças da bike que NUNCA MAIS comprarei usada e nem recomendarei pra ninguem,principalmente quem costuma utilizar a bike para longos passeios,onde o risco aumenta,se eu fosse você,procurava um quadro novo ,o Rally Usa é bom e vários foristas utilizam,inclusive dá pra montar com aros 700c.
Sobre a qualificação que você citou,fica dificil se basear por isso,pois na maioria das vezes a pessoa já é o 2º ou 3ºdono,e em muitos casos esses pontos "passam batido"no momento da compra
Voltar ao Topo
Roberto Furtado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2006
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Furtado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2011 as 16:45
Bom dia amigos!
Já reconstruí, remontei e mais de 20 quadros de Cr-Mo. A finalidade é sempre a mesma, assuntar neste mundo old school, que vivo enterrado sempre que posso.  Não ganho nenhum centavo com estas restaurações e reformas. Sempre reinvisto no blog bikes do andarilho, e por isto volta e meia encontro um quadro "velho" de Cr-Mo ou aço mesmo, avalio as possibilidades e traga de volta para a vida um brinquedo que com certeza durará mais que as bikes de aluminio vendidas hoje em lojas. Neste período, nunca vi um quadro de Cr-Mo quebrar no meio, embora seja possível dependendo do estado em que se encontrar. Se o quadro estiver em tal estado de deterioração de corroção, por fora apresenta-se de forma semelhante. Quadro que possuem excelente aparência por fora, tem 99,9% de chance de estarem bons por dentro, e nunca acabarem nas mãos do seu dono. Todos os quadro de Cr-Mo se corroem mediante condições de umidade, mas ainda assim acredito que a fadiga do aluminio é um processo mais acelerado que a corroção do aço. E aos que forem se aventurar com quadros de Cr-Mo, recomendo verificar se as paredes do tubo apresentam bom estado. Na ausência do movimento central e canote de selim, é possível avaliar. Estar um pouquinho laranja de ferrugem, ou até mesmo estar levemente cariado, não condena um quadro. Após a pintura, basta colocar um pouco de óleo dentro do quadro, a trepidação das ruas se encarrega de promover o "espalhamento" do oléo, realizando um filme protetivo que torna impossível a corrosão. Donos cuidadosos, quadros eternos!
Um abraço

Roberto
http://www.revistabicicleta.com.br/

http://www.bikesdoandarilho.blogspot.com/

http://sociedadeaudax.blogspot.com/
Voltar ao Topo
MIKE1995 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 16 Nov 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MIKE1995 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2011 as 19:48
Concordo plenamente com o Roberto!
 
Não há como generalizar! Há pessoas e pessoas! Nem todo mundo detona as coisas, há aqueles que cuidam bem, eu por exemplo tenho no momento 4 bikes dos anos 80 compradas desde 0KM que continuam como novas! Sabendo cuidar, dura!
 
Uma delas nunca foi usada, uma Cruiser Ventura, é de 1989, sempre guardada num quarto, quadro de aço como todas as Cruiser, caixa 50mm, resolvi vender por peças e tenho o quadro zerado, com algumas peças originais, uma raridade!!
 
Vc pode encontrar bikes de 30 anos como novas e pode encontrar bikes de menos de 4 anos detonadas.
 
Como tudo neste mundo há produtos antigos em estado de sucata, outros em bom estado, outros em ótimo estado, outros até sem uso. Sempre haverá essas opções, é só procurar! Tongue
 
Valeu!
Voltar ao Topo
Busato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2008
Floripa - SC
Offline
Mensagens:412
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2011 as 22:22
Comprei um quadro GT Tequesta 18 com bastante oxidação, estou vendo se dá pra salvar. Nem sei porque comprei, talvez por compulsão por quadros em cromo hehehehe... peguei também um Zenith em hi-tensil, mas esse está em ótimo estado, dá um ótimo quadro pra cicloturismo. Realmente é preciso cuidado com quadros, em especial quando comprados em regiões litorâneas (meu caso...).
Estou morrendo de medo de andar nesse GT, mas ele tem garfo e avanço em cromo originais.
Voltar ao Topo
Busato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2008
Floripa - SC
Offline
Mensagens:412
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2011 as 22:25
Qualquer um que visse o GT me chamaria de louco, a pintura está descascando em várias partes com aquele inchaço da ferrugem. No pior dos casos dá pra salvar o garfo e a mesa.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2011 as 04:31
para um quadro partir ao meio, ele precisa estar muito enferrujado por dentro. Eu diria que é quase impossível que quadros com boa aparência externa e pintura original apresentem esse tipo de problema.

Não é difícil encontrar quadros de cromo em bom estado, é só procurar.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
MIKE1995 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 16 Nov 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MIKE1995 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2011 as 18:29
Exatamente poneis, concordo!!
 
Como tudo que existe, tem coisas em bom ou mal estado, é só procurar!! Big smile
Voltar ao Topo
Hiorus Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Fev 2011
SP
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hiorus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2011 as 00:17
Olha sobre quadros em má conservação pena eu não ter copiado o link, no final de Julho estava passeando pela net e vi um quadro de C10 1983 se não me engano a venda, abri pra dar uma olhada (gosto de namorar quadros por mais que não va comprar) e vi uma coisa totalmente absurda, no anuncio dizia, "vendo no estado", se tiver escrito isso é enorme a chance do quadro estar zuado, nesse caso havia corrosão em estado avançado no tubo superior, comeu de dentro pra fora de uma forma que o quadro estava "semi-quebrado" sério dava pra ver os buracos da ferrugem...
 
Então postei la pro vendedor pensar bem e tirar o anuncio e jogar o quadro fora, imagina alguem comprar uma coisa dessas e ter a coragem de andar? Sei la vai ver o rapaz passa uma massa daquelas de carro sabe e sair pedalando vai saber ne? O mais inacreditavel é que ele realmente retirou o anuncio e desistiu da venda, menos mau ne!
Nesse caso era bem visivel a ferrugem mas em geral só percebemos depois que ja esta em casa e ja pagou em fim, se fu*** mas nada que inviabilize o uso, ainda mais em quadros de ferro, se for comprar dê preferencia pra bikes mais proximas ao estado original geralmente o cara que mantem ela assim cuida mais GERALMENTE LOL
Voltar ao Topo
MIKE1995 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 16 Nov 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MIKE1995 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2011 as 01:24
Nossa, pode crer Hiorus! Quando aparece alguma coisa "vendo no estado", seria como falar "vendo sucata", já dá ficar esperto que boa coisa não é! Confused
Voltar ao Topo
m.iannini Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Ago 2011
Offline
Mensagens:0
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m.iannini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2011 as 20:57
Se for comprar bicicletas francesas da década de 70 ou anteriores, será difícil conseguir (mas possível) caixa de centro e caixa de direção.

Existem 4 padrões de caixa de centro roscada: inglês (BSC, 34,7mm, rosca/contra-rosca, o mais comum), italiano (36mm, rosca/rosca, presente em bicicletas italianas de até 5 anos atrás), suíço (35mm, rosca/rosca, quase sumido, raríssimo) e francês (35mm, rosca/contra-rosca, também raríssimo).

Existiam diversos padrões de rosca de caixa de direção, mas de uns 30 anos para cá, só sobrou o ISO (24 tpi).

Canote de selim depende da espessura e dos diâmetros dos tubos, existem praticamente todas as medidas de 0,1mm em 0,1mm a partir dos 22mm, até os 35,8mm. Não é impossível encontrar medidas pouco comuns.

Câmbio traseiro é sempre no mesmo padrão: ou o quadro tem gancheira, com rosca 10x1mm ou não tem.

Câmbio dianteiro de abraçadeira é fácil: existem, basicamente, três medidas (28,6mm, 31,8mm e 35,4mm). Dá para usar um redutor para usar um câmbio mais largo no quadro mais fino.

Abertura dos garfos deve ser sempre 100mm de ponta a ponta, medido pela parte interna. Até 5mm de diferença não causa grandes transtornos. Se o garfo for de alumínio ou de suspensão, é impossível reabri-los ou fechá-los.

Abertura traseira para a roda varia com a era da bicicleta. As mais antigas (5 marchas) eram 120mm. Depois veio 126mm (6 marchas), 130mm (7/8/9/10 marchas) e 135mm (MTBs). Dá para abrir ou fechar quadros de aço/cromo.
Voltar ao Topo
Roberto Furtado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2006
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Furtado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2011 as 21:26
Busato
Coloca aí a foto deste brinquedo recem comprado... vamos ver se tu foi louco, ou se deu sorte! E lembra sempre que arriscar é algo traz mais prazer a experiência de recuperar um frame, especialmente um Old GT.
Um abraço
http://www.revistabicicleta.com.br/

http://www.bikesdoandarilho.blogspot.com/

http://sociedadeaudax.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Busato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2008
Floripa - SC
Offline
Mensagens:412
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2011 as 23:08
Posto fotos sim, mais provável no final de semana.
Estou me enrolando pra levar num jato de areia. Aqui em Floripa tem um lugar que dá jato e tem pintura eletrostática, mas o meu medo é que eles não preparem o quadro direito antes de pintar.
Já meti WD 40 spray dentro do quadro todo, por todos os furos de saída de gás da solda, pelos furos do suporte de caramanhola. Quando eu consigo um tempinho eu pego a furadeira com uma escova de aço e passo onde está descascando. Não tem nenhum tubo furado também.
Já verifiquei e as roscas do central e do garfo estão perfeitas.
Tem algo mais que eu possa fazer em casa?
Abraço.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 03:31
Originalmente postado por Hiorus Hiorus escreveu:

Olha sobre quadros em má conservação pena eu não ter copiado o link, no final de Julho estava passeando pela net e vi um quadro de C10 1983 se não me engano a venda, abri pra dar uma olhada (gosto de namorar quadros por mais que não va comprar) e vi uma coisa totalmente absurda, no anuncio dizia, "vendo no estado", se tiver escrito isso é enorme a chance do quadro estar zuado, nesse caso havia corrosão em estado avançado no tubo superior, comeu de dentro pra fora de uma forma que o quadro estava "semi-quebrado" sério dava pra ver os buracos da ferrugem...


Uma vez, vi o anúncio de uma suposta c10. As fotos não estavam muito claras e o vendedor não conhecia muito de bike, mas vi que o cabeamentro do freio traseiro passava pelo quadro, que o pedivela não era o de aço de uma c10 comum. Só podia ser uma caloi super 12 italy! Um quadro todo de cromo, com peças gipemme!

Chegando na casa do vendedor, fiquei apavorado! Era uma c12 toda surrada, câmbio traseiro yamada, um dos manetes trocados por um substituto genérico, com dois furos gigantes no quadro feitos com furadeira p/ o cabo do freio passar, fora outros dois furos p/ a caramanhola que varavam de ponta a ponta o tubo do quadro. Nem preciso dizer que a ferrugem já tomava conta da bike e dos buracos abertos com furadeira. Fingi que analisava a bike e comecei a inventar uma desculpa p/ não levar aquela bomba. No final, expliquei que o quadro estava furado e tinha receio de que o quadro estava comprometido, me desculpei pelo tempo perdido do vendedor e me mandei.

Tempos depois, vi um cara andando com uma bike com furos nos mesmos lugares. Grandes chances de ser aquela mesma c12 que estava só pó. O cara tinha pintado o quadro, mas a ferrugem interna deve estar lá ainda.


Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Busato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2008
Floripa - SC
Offline
Mensagens:412
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2011 as 22:37
Tá aí o quadro GT. Eu já dei uma pegada nele com a escova da furadeira, e acredito que dê pra refazer a pintura e continuar usando.
 
Voltar ao Topo
Busato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2008
Floripa - SC
Offline
Mensagens:412
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2011 as 22:44
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2011 as 05:05
Recomendo levar em um serviço profissioal de jato de areia e pintura epoxi. Você não vai se arrepender. E não custa tanto assim. Na verdade em geral acho um serviço barato.
Voltar ao Topo
Roberto Furtado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2006
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Furtado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2011 as 14:54
Busato
Não achei o quadro tão ruim assim... pelo menos nas fotos, parece mais pintura velha, maus tratos, mas não aparenta corrosão profunda olhando pela foto. Acho que vai dar um belo trabalho de restauração... vai dar um trabalhão! Se tu for desisitir, escreve para mim... sempre preciso de quadros assim, poderíamos negociar. Contudo, te encorajo a arriscar. Segue tua intuição, bota capricho em cima dele que ficará bonito.
Um abraço

http://www.revistabicicleta.com.br/

http://www.bikesdoandarilho.blogspot.com/

http://sociedadeaudax.blogspot.com/
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2011 as 16:37

Pelo que se vê nas fotos o quadro está em bom estado.

Acho que vale a pena levar para dar jato e colocar uma boa pintura de epoxi.
 
Este negócio de ficar lixando em casa e pintar com spray ou pincel não vale a pena, não fica bom.
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2011 as 16:43
Vê aqui que tem uma reportagem sobre um quadro parecido com este GT:
Voltar ao Topo
NIL_REYMOND Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 06 Jan 2011
GUARULHOS
Offline
Mensagens:230
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NIL_REYMOND Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2011 as 19:00
boa tarde, realmente ainda não inventaram quadro melhor cromoly, eu sou um consumidor deste produto. tive uma trek 800 de cromo só troque porque sofri um acidente e o quadro entortou a traseira mais fiquei quase um ano tentando arrumar ele não teve jeito, logo em seguida conprei uma specialized hard rock tamanho 19'' de cromoly foi e é meu melhor quadro que ja tive estou com ele a mais de 13 anos, e ta inteiro, amigão se vc tiver paciência e eu te digo muita paciência vc vai encontrar umbelo quadro de cromoly para vc montar sua ciclotur e ai vc vai ver o que é andar de bike. um abração e boa sorte. 
REYMOND.
Voltar ao Topo
mariozitow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jul 2009
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mariozitow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2011 as 18:56
Pessoal, sempre tive uma dúvida entre os quadros nacionais e importados, ambos antigos e sejam de speed/track, etc: generalizando um pouco, eles valem a pena o investimento a mais? Material, geometria, resistência, acabamento, compatibilidade de peças e peso costumam ser melhores nos antigos importados?

Ficou claro que cromoly é praticamente uma unanimidade entre os usuários de quadros antigos, mas e o resto?

Não me considero um fanático por leveza mas hão de concordar que pode haver uma diferença de quase até 10kg entre uma estrada importada e uma nacional, não?

Em tempo, não estou rechaçando os produtos nacionais, mas sim gostaria de saber as considerações de vocês em relação a esses quadros.

abraço,

m.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X