Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vzan 29er - Problemas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vzan 29er - Problemas

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Vzan 29er - Problemas
    Postado: 31 Jul 2011 as 22:47
Estou abrindo este tópico na busca por uma resposta técnica à um problema bizarro que estou enfrentado, e também para alertar os proprietários da roda Vzan Extreme com cubo Vzan.
Pois bem, após a compra da minha 29er, rapidamente troquei todas as peças, o que incluiu um par de rodas Vzan Extreme e uma Reba rlt, ai começou meu problema.
A canela da Reba foi completamente "comida" pela área de contato do cubo Vzan. Pelo que notei os cubos da Vzan possuem uma área de contato bem pequena em comparação aos cubos para 29er. Resultado: a roda fica torta e quando freio o pneu encosta na canela. Hoje observei que o mesmo está começando a acontecer com uma Fox F29...alguém já presenciou algo semelhante? A loja onde comprei as rodas e a suspa vai acionar a Vzan, agora é esperar...mas já adianto uma coisa: Vzan nunca mais!

Voltar ao Topo
Xmotta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2005
brasilia - DF
Offline
Mensagens:1471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xmotta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 01:36
 

   Não entendi muito bem, mas vou dar uns "conferes" na minha..

   Confesso que achei as rodas MUITO "moles", pensei em colocar raios DT para melhorar..
SPZ Carve 29er
KUOTA Kryon Sram force 22
Voltar ao Topo
Edubike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Set 2010
Sorocaba
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edubike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 01:53
Olá Lafon;

Quando pedalo mais forte em uma subida, o pneu traseiro pega no quadro. Já mexi no cubo e na blocagem o que melhorou, mas ainda pega. Acho que meus 93 Kg forçam demais a roda vzan extreme. Um dia pretendo andar com outra roda para ver o que dá.

Abraço.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 14:01
Originalmente postado por Xmotta Xmotta escreveu:

 
   Não entendi muito bem

Quando for possível eu coloco fotos aqui...

Realmente a roda Vzan 29er Tem uma torção maior em virtude da maior alavanca, além do cubo ter uma péssima fixação na suspensão, o que gerou desgaste excessivo. Mesmo se eu apertar a blocagem no limite de minhas forças, ela acaba escorregando e abrindo... 
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 14:18
Engraçado haver desgaste na área de contato entre cubo e suspensão, pois ali não tem fricção, é pra ser um contato estático entre as partes.

Por acaso a blocagem não está mto solta? Aí talvez em frenagens, poderia haver giro e fricção entre essas partes... 

Se não for isso pode ser folga no rolamento. Com a blocagem bem presa, se vc pegar no pneu dá pra sentir se tem folga ou não... 

Ou raios sem apertar direito.

É, pode ser um monte de coisas!! rsrs

Lafon, essa sua roda tem um parafuso Alen no cubo do lado do freio a disco?
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 14:45
O que ocorreu, acredito ser fruto de uma associação entre a alavanca (do aro) sobre uma área de contato pequena, (entre o cubo e a suspensão) juntamente com uma canela feita de material muito sensível, o que provou um desgaste inicial levando à um desgaste completo.

Para você ter uma ideia, a roda Bontrager 29er, com cubos Bontrager, tem uma área de contato do tamanho de uma moeda de R$1,00 enquanto que o cubo Vzan é ainda menor que a área de um cubo Deore.

O objetivo maior desse tópico é o de alertar os proprietários Da Vzan Extreme 29er sobre uma possível falha de projeto. Realmente o peso do usuário pode ser um fator que acelere o processo, mas não o causador. Tanto que já encontrei uma Fox com os mesmos indícios de desgaste.

Inicialmente eu havia notado que as rodas eram bem moles, tanto que eu parei de usar o hodômetro Cateye, de tanto que o imã batia no sensor. Em apenas 2 meses, andando 80% no asfalto, o estrago foi absurdo.

Dificilmente existe alguém que aperte uma blocagem mais do que eu. 
essa sua roda tem um parafuso Alen no cubo do lado do freio a disco?
Não sei dizer 
Voltar ao Topo
Luiz Fernandes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2008
Joinville - SC
Offline
Mensagens:1520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Fernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 17:57
Lafon, vc ja entrou em contato com a VZAN?

Fiquei preocupado com o Adil agora, que esta no Caminho de Santiago de Compostela com uma bike com as mesmas peças (Vzan Extreme mais REBA Race 29).

Uploaded with ImageShack.us
A Saga esta apenas começando
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 18:35
É pra sair hoje um posicionamento da Vzan. Mandei um e-mail pro Adil faz dois dias, perguntando à ele se já havia notado esse tipo de situação.
Voltar ao Topo
Fernando Druck Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2008
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1512
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando Druck Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 18:47
Lafon..essa sua constatação realmente é preocupante.
 
Sou mais um usuário das rodas vzan, peso 90 kg e até agora não tive nenhum problema com elas. Ao contrário..só tenho que elogiar essas rodas.
 
Causa surpresa uma roda "detonar" as canelas de uma suspensão. Não consigo (desculpe minha ignorancia) relação entre uma coisa e outra mas nao questiono o que vc escreve.
 
Acho que entre os vários fatores que vc relaciona, tem mais um que não está citado. O seu quadro TREK tem uma geometria diferenciada, herdada dos Gary Fischer, que a fábrica chama de G2. Até onde me lembro, as suspensões desses quadros tem um setup diferente, com as canelas avançadas 5 mm com relação ao alinhamento da espiga. Pode estar havendo alguma incompatibilidade nisso...
 
Ou posso estar dizendo bobagem...
 
Boa sorte na sua tarefa..e nos mantenha informado
 
Abraços
 
Fernando
Voltar ao Topo
vzan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2004
Londrina - Pr
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vzan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 18:47
Boa tarde lafon, 

venho informar que as rodas VZAN EXTREME DISC 29" nunca teve um caso como este, elas foram testadas por atletas de confiança antes de entrarem no mercado, inclusive o Adil é uma das pessoas que já estão com elas há muito tempo e nunca sofreu esse tipo de problema.

A questão do contato do fechamento com a suspensão é um tamanho padrão para eixos de 9mm que são 16mm de contato alguns modelos de suspensão não pode ultrapassar 17mm de contato pois pode ter problema no encaixe.

Sua roda deve ser analisada para saber o que pode estar acontecendo, estamos em contato com a loja na qual você fez a compra ok.

Qualquer duvida você pode entrar em contato direto pelo suporte(a)vzan.com.br


Voltar ao Topo
adilfiloso Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 07 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:449
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adilfiloso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 20:59
Olá Pessoal,

Obrigado pela preocupaçao Luiz.

Já estou a 133Km da cidade de Compostela e posso dizer que estou usando minhas rodas VZAN em situaçoes extremas, umas descidas simplesmente insanas, lotadas de predas e tudo mais. As Etreme Disc mais uma vez se comportaram otimamente bem, mais ainda agora que estao tunadas. Tenho certeza que o problema aqui levantado nao tem a ver com a concepçao da roda, de qualquer forma, é sempre bom verificar com a ajuda da fábrica o que pode ter acontecido.

Esse é um dos meus produtos prediletos e acaba de completar mais 700Km de uso, além dos 2.000 que já tinham antes de sair do Brasil.

Um abraço a todos.

Adil
Keep 29eriding!
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 21:22
Originalmente postado por vzan vzan escreveu:

Boa tarde lafon, 
venho informar que as rodas VZAN EXTREME DISC 29" nunca teve um caso como este, elas foram testadas por atletas de confiança antes de entrarem no mercado, inclusive o Adil é uma das pessoas que já estão com elas há muito tempo e nunca sofreu esse tipo de problema.

Ok, agradeço a atenção e estou aguardando pacientemente pela melhor solução possível, pois meu maior objetivo é simplesmente poder voltar a pedalar. Mas entenda que meu desespero é grande, justamente por eu saber que este problema é atípico, o qual eu mesmo classifiquei inicialmente de "bizarro", e que me custou muito caro até agora.


Originalmente postado por vzan vzan escreveu:

Sua roda deve ser analisada para saber o que pode estar acontecendo, estamos em contato com a loja na qual você fez a compra ok.

Exato. Tenho sido mantido constantemente informado pela loja. Estou na torcida. Obrigado.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 21:34
Originalmente postado por Fernando Druck Fernando Druck escreveu:

Lafon..essa sua constatação realmente é preocupante.
 
Sou mais um usuário das rodas vzan, peso 90 kg e até agora não tive nenhum problema com elas. Ao contrário..só tenho que elogiar essas rodas.
 
Causa surpresa uma roda "detonar" as canelas de uma suspensão. Não consigo (desculpe minha ignorancia) relação entre uma coisa e outra mas nao questiono o que vc escreve.
 
Acho que entre os vários fatores que vc relaciona, tem mais um que não está citado. O seu quadro TREK tem uma geometria diferenciada, herdada dos Gary Fischer, que a fábrica chama de G2. Até onde me lembro, as suspensões desses quadros tem um setup diferente, com as canelas avançadas 5 mm com relação ao alinhamento da espiga. Pode estar havendo alguma incompatibilidade nisso...
 
Ou posso estar dizendo bobagem...
 
Boa sorte na sua tarefa..e nos mantenha informado
 
Abraços
 
Fernando

Não é a canela inteira, é apenas onde ocorre o contato com o cubo. Ocorreu um desgaste tão absurdo que a roda não fica mais travada. G2? Não sei! Só sei de uma coisa, depois de tanto que eu gastei, eu simplesmente quero pedalar...mais nada.
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2011 as 00:13
Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

 

Dificilmente existe alguém que aperte uma blocagem mais do que eu. 
essa sua roda tem um parafuso Alen no cubo do lado do freio a disco?
Não sei dizer 

Esse parafuso aqui do circulo vermelho... queria saber se tem na 29tb, é de um outro tópico do fórum de 26

Queria saber pra que serve esse parafuso.

[/URL]


Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2011 as 00:25
Nunca reparei...creio que não...
Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2011 as 23:17
Nunca vi este tipo de situação em que o cubo come a canela(?) (não seria o "dropout", onde os cubos são apoiados?). Também não questiono o que vc escreve, mas só vendo mesmo pra saber o que acontece... 

Acho que não deve ser por causa da marca da roda ser Vzan ou qualquer outra, pois os cubos tem o mesmo padrão de encaixe, eu mesmo utilizo essas rodas e depois de um ano com elas, estou muito satisfeito...

Posta umas fotos aí pra gente saber o que acontece...senão ficamos só nos achismos!!!!

Abs
Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2011 as 23:22
Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Nunca reparei...creio que não...

Ô lafon, o seu bordão não é esse...tem que falar NÃÃÃÃÃO SEEI!!!!!!!

Desculpa aí a brincadeira....

Abs
Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2011 as 14:23
Alguém que tenha essa roda pode dizer se há esse parafuso ou não?

Até agora estou na dúvida pra que serve esse parafuso!

Ele só existe nas Vzan? Pelo que parece sim!
Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2011 as 18:00
Originalmente postado por EulerCWB EulerCWB escreveu:

Alguém que tenha essa roda pode dizer se há esse parafuso ou não?

Até agora estou na dúvida pra que serve esse parafuso!

Ele só existe nas Vzan? Pelo que parece sim!

Na Vzan Extreme Disc 29" 2011 não tem, não.....

Abs
Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2011 as 20:07
Originalmente postado por SpaceTrader SpaceTrader escreveu:



Posta umas fotos aí pra gente saber o que acontece...senão ficamos só nos achismos!!!!


...não dá, a bike está em São Carlos, as rodas em Londrina e eu na m3rd(a)...
Voltar ao Topo
Guiné Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2003
Salvador - Bahia
Offline
Mensagens:11333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiné Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2011 as 22:36
Kolé...

Euler

O parafuso trava (fixa) o spider na linha de montagem do cubo. Essa peça (que tem os 6 furos) é rosqueada no cubo. E este parafuso serve como trava. Mas este seu cubo é modelo antigo, né? Os novos não tem mais isto.

Lafon

Eu entendi e ao mesmo tempo não. Mas o q Fernando Druck disse, tem razão.

Eu tenho as rodas VZAN (foram as primeiras que saíram) e uso em condições MUITO extrema. Fazendo teste mesmo... como DH, freeride e XC agressivo.

Junão daqui do Förum, tem mais de 100kg e tb usa essas rodas, que não apresentaram este problema.
Com certeza deve estar acontecendo algo com as suas rodas. Pode ser que tenha algum erro nas suas. Dentre várias fabricadas, com certeza algo pode ter saído errado.
Mas reforço a sua explicação... achei estranho. Eu queria ver uma fotos p/ até mesmo ajudá-lo a resolver o problema.

Abraços
Guiné Racing Team
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2011 as 01:45
Originalmente postado por Guiné Guiné escreveu:

Kolé...

Euler

O parafuso trava (fixa) o spider na linha de montagem do cubo. Essa peça (que tem os 6 furos) é rosqueada no cubo. E este parafuso serve como trava. Mas este seu cubo é modelo antigo, né? Os novos não tem mais isto.


Essa roda não é minha não! (ufa nessa caso.. rsrs). É de alguém aqui do fórum mesmo que teve um problema parece.

Voce tem ctz Guiné? Que é uma peça roscada pra segurar o disco? 
Coisa estranha eim.... acho que por isso mudaram, ou não deve ter dado mto certo ou não se mostrou viável $
Voltar ao Topo
Guiné Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2003
Salvador - Bahia
Offline
Mensagens:11333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiné Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2011 as 04:00
Kolé...

Diga Euler.
Sim, esta peça de fixação do disco era rosqueada no cubo. Um processo mais simplificado de produzir, menos custo, etc.
Isso foram nos primeiros cubos. Eu até tenho uma roda deste formato (foi a número 4 da VZAN). Nunca teve problema. E até hoje tenho.
Lógico q tudo q é novo ou atual, tende a ser melhor - 99% dos casos.
Pode ficar relax. Pelo menos eu nunca tive problema.
Já os modelos novos são usinados 100% e super eficientes.

Abraços
Guiné Racing Team
Voltar ao Topo
junaofonseca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2009
Araxá
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar junaofonseca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2011 as 15:58
Originalmente postado por Guiné Guiné escreveu:



Junão daqui do Förum, tem mais de 100kg e tb usa essas rodas, que não apresentaram este problema.
Com certeza deve estar acontecendo algo com as suas rodas. Pode ser que tenha algum erro nas suas. Dentre várias fabricadas, com certeza algo pode ter saído errado.
Mas reforço a sua explicação... achei estranho. Eu queria ver uma fotos p/ até mesmo ajudá-lo a resolver o problema.

Abraços


Fala Guiné...

Isso mesmo, não tive problemas parecidos, e olha que uso a roda em uma bike singlespeed.
Se aplica uma força enorme nos pedais, se pedala muito em pé, torcendo a bike de um lado ao outro e a roda sempre muito rigida.
No caso, como vc falou, pode ter sido um problema isolado.

Abs


Junão

Niner Air 9 Carbon Singlespeed
Niner E.M.D.9 1x10

One Bike One Rider One Speed
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2011 as 23:01
Pra quem ainda não entendeu, a figura abaixo retirada do site da Trek explica que um cubo para roda 29er precisa de uma área de contato maior com a suspa. Justamente o local onde "deu pau", detonado minha Reba novinha. A Vzan extreme 29" usa o mesmo setup da extreme 26", representado pelo lado esquerdo da imagem. Por isso achei importante alertar os demais usuários da extreme 29".



Voltar ao Topo
Zwet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:510
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zwet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2011 as 01:44
Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Pra quem ainda não entendeu, a figura abaixo retirada do site da Trek explica que um cubo para roda 29er precisa de uma área de contato maior com a suspa. Justamente o local onde "deu pau", detonado minha Reba novinha. A Vzan extreme 29" usa o mesmo setup da extreme 26", representado pelo lado esquerdo da imagem. Por isso achei importante alertar os demais usuários da extreme 29".




Esse cubo ai é exclusivo da trek, conhecido como FCC (fischer control column), estando presente tanto nas bikes de 29 quanto de 26 da mesma marca. Todos os outros cubos do mundo (shimano, american clasic, spz, hope, o da vzan, possuem o tamanho padrão já explicitado por outros usuários neste post. Se a sua roda tem algum problema, o problema não é a área de contato alí não. A suspensão desses modelos da trek são exclusivas para poder receber esses cubos maiores (alem de várias outras coisas exclusivas, como a geometria G2, que também não tem nada a ver com esse seu problema).
A propósito, a Marlin não vem com FCC, e muito provavelmente é incompatível com o mesmo. você ainda tem as rodas originais? compara o tamanho com a da Vzan que você vai ver.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2011 as 02:25
Originalmente postado por Zwet Zwet escreveu:

 Se a sua roda tem algum problema, o problema não é a área de contato ali não.

Faltou eu dizer que já peguei um par novo de Vzan Extreme29er para teste. Coloquei na bike e deu o mesmo problema. Sendo assim esta roda também está com problema? Somente com a roda Bontrager que vem na Trek HiFi (cubo fcc) o problema parou.
Voltar ao Topo
tiago fontana Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jun 2009
ribeirão preto
Offline
Mensagens:548
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiago fontana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2011 as 04:48
A Vzan tem que te dar as canelas novas da reba tbm, fiquei preocupado pois comprei as rodas tbm, a garantia no Brasil e complicada, tive uma trek que quebrou o quadro no ultimo ano de garantia (5anos) e me enviaram uma versão superior a minha, e uma carta explicando e pedindo desculpas pelo incomodo, hoje comprei um quadro nacional (29er), ele quebrou na quinta pedalada, e à mais de um ano espero a troca, a loja tirou o corpo fora (J2R), e o fabricante faleceu..... Td o que ouco sào promessas que não se cumprem....... 
Vamos multiplicar o bem.....
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2011 as 18:56
Bom...como eu já imaginava, recebi um par de rodas e um "boa sorte". Vou tentar resolver meu problema com esse cubo aki http://vimeo.com/13820124 Pouco caro esse fdp, viu!

Notem como a área de contato é enorme, chega perto dos furos pro rotor...lembra o FCC


Vou tentar dar uma de Spielberg e fazer um vídeo tipo "antes de depois"...
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2011 as 23:35
Bom, pra encerrar esse tópico, hoje andei 70Km, sendo 35km de singletrack. Fiz o freio da frente quase ferver de tanto que usei, e nada do pneu encostar na canela...acho que não preciso dizer mais nada né?



Voltar ao Topo
ricrmasc Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricrmasc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2012 as 18:54
Lafon,

Escom o mesmo problema que você! Mas as minhas rodas são as Everests 26' com a Manitou R7 2011.

Antes usava a Manitou com as rodas de uma Caloi Elite 2.4 e não tinha problema, agora com as Everests, basta eu freiar com força que a roda fica torta!


Voltar ao Topo
Altino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2011
Barra Mansa/RJ
Offline
Mensagens:259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Altino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2012 as 18:37
Bom, acho que os problemas foram "solucionados", mas deixa eu fazer alguns comentários:

Uma curiosidade tola, por acaso vcs testaram o par de roda "defeituoso" em outra suspensão? Pode ser um flag da suspensão ou mesmo diferença de tamanho do encaixe. Não necessariamente defeito da peça. --- Apenas um comentário. Não gerem polêmica.

Eu sou bem pesado e na minha antiga 26er e verifiquei que no final da vida útil do cubo ele permitia que o pneu quase encostasse na canela da suspensão especialmente nas arrancadas. Como o aro era menor ele tinha uma torção natural menor, logo não chegava a esbarrar. Porém, mesmo depois de substituídos os cubos eu vi que a suspensão (não me recordo o nome) também tinha um pequeno flag lateral.

Não quero ficar defendendo a VZAN e acredito que diante de uma reclamação desta caberia a fábrica trocar o produto ou devolver o valor sem qualquer "análise" prévia. Não vai ser a troca de uma roda que irá fazer a empresa "fechar" e creio que diante de uma narrativa como neste tópico fará muitos passarem a pensar sobre comprar ou não outra EXTREME.

Reparem que pesa muito mais as reclamações e apontamentos de defeito do que os elogios feitos por pessoas gabaritadas como o ADIL e o GUINÉ. Infelizmente a políticas das empresas nacionais e nacionalizadas não é inspirada na política internacional: A desculpa é sempre a malandragem do brasileiro...

Bem, é isso. Tentem testar em outra suspensão, pode ser apenas incompatibilidade e não defeito. De qualquer forma, a troca deveria ser realizada pelo fabricante. O produto é inviável para o fim que destina.



Fred
Igual a um trator: pesado e lento!
http://equipeespacobike.blogspot.com/?m=0

Voltar ao Topo
Lott Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:190
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lott Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 14:20

Acho que o problema tem a ver com a blocagem.

Eu estou usando uma Extreme 29er com uma Rock Shox Reba.
 
Andei percebendo que as blocagens da Vzan não fecham como deveriam.
 
Outro dia ao montar a roda dianteira, percebi que mesmo fazendo certa força para fechar a blocagem, quando a mesma fechou por completo a roda ficou bamba.
 
Diferentemente das blocagens da Shimano, a blocagem da Vzan faz uma alavanca muito grande no apoio junto ao garfo, com isso vc tem que fazer muita força para fechá-la. Entretanto, essa força não se traduz em aperto, pois após vencido o fechamento inicial da blocagem é fácil aferir que o aperto do eixo não foi suficiente para prender por completo a roda.
 
Assim, vc tem que apertar bem a blocagem e na hora de fechá-la fazer muito força para que a roda não se movimente.
 
Não sei se estou sendo claro, mas percebi isso com minhas rodas.
Voltar ao Topo
Zwet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:510
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zwet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 16:51
Originalmente postado por Lott Lott escreveu:

Outro dia ao montar a roda dianteira, percebi que mesmo fazendo certa força para fechar a blocagem, quando a mesma fechou por completo a roda ficou bamba.

Se possível, troque a sua blocagem por uma shimano (ou outra que você confie) e veja se há diferença! Seria muito esclarecedor para todos que estão enfrentando este tipo de problema.
Voltar ao Topo
ricrmasc Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricrmasc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 17:03
Eu recebi um conjunto de fechamentos e um par de blocagens da vzan.  De qualquer forma apenas troquei os fechamentos(contato com ranhuras do cubo com a suspa)e parece ter resolvido, mas confesso que não pedalei muito depois da troca.

De qualquer comprei blocagens da Crank Brothers.
Voltar ao Topo
Lott Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:190
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lott Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 17:20
Originalmente postado por Zwet Zwet escreveu:

Originalmente postado por Lott Lott escreveu:

Outro dia ao montar a roda dianteira, percebi que mesmo fazendo certa força para fechar a blocagem, quando a mesma fechou por completo a roda ficou bamba.

Se possível, troque a sua blocagem por uma shimano (ou outra que você confie) e veja se há diferença! Seria muito esclarecedor para todos que estão enfrentando este tipo de problema.
Zwet já estou usando a KCNC Big smile
 
 
Depois que troquei não tive mais problemas.
 
Abraço!
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 22:20
Já tive problemas com as blocagens da Futura da Vzan na minha speed.
A blocagem dianteira simplesmente começou a abrir numa descida, parei apertei e afroxou a roda de novo.
Botei blocagens KNCN e nunca mais deu problemas.
Perdi a confiança nestas blocagens deles....
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
Carpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2008
São Carlos-SP
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2012 as 01:37
Olá, Lafon.

E aí, as rodas ficaram legais após a troca dos cubos?

Deixei a minha bike há pouco mais de um mês no Celso e ele me contou do seu caso. Infelizmente, é o mesmo problema que enfrento com a minha bike (só que as rodas são dt e cubos scott). 
Ele teve que colocar um calço no cubo da frente porque o pneu estava "colando" na canela da suspa assim que freava ou pedalava em pé. Mesmo assim, isso não ficou tão bom.

A roda de trás tá empenada e praticamente condenada....

Estou pensando se compro um jogo de rodas (mavic crossride tá na lista) ou monto uma roda com esses cubos relic. O investimento é alto pra errar... 

Abraços
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2012 as 14:00
Olha...esses cubos Relic são maravilhosos, porém são absurdamente caros. Olhando no site da CRC tem uns modelos BEM mais baratos, que possuem a flange bem larga. Pra tua sorte estou pensando em ir até São Carlos nesse feriado. Quero dar um rolê bem light no horto da UFScar. Se vc tiver interesse em testar minhas rodas na tua bike é só ligar pra saber se eu irei mesmo. 16/91853340. Estou usando rotores 180/160mm...
 
 
Voltar ao Topo
Carpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2008
São Carlos-SP
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 22:30
Olá, Lafon.

Acabei fazendo alguns pedais longos e que, infelizmente, resultaram em problemas em ambas as rodas. Na de trás a torção foi tão forte que quebrou um raio (isso a 60 km de casa) e deixou a roda totalmente desalinhada. Foi necessário quebrar outro raio pra conseguir continuar o pedal.
Os cubos realmente estão muito ruins.

Imagino que o relic sejam fantásticos, mas o orçamento agora tá apertadissimo. Tô pesquisando por cubos da novatec com características semelhantes ao relic.

Procure-me no facebook, a galera daqui tá sempre armando pedais legais (calmeidajr).

Abraço e obrigado!
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X