Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tontura após andar de bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tontura após andar de bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marciojm Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mai 2011
paraná
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciojm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tontura após andar de bike
    Postado: 18 Jul 2011 as 03:23

Bem senhores, novamente preciso do conhecimento e experiência de vocês.

Estou tendo problemas com tonturas após andar de bike. Não é sempre, mas as vezes após subidas fortes, se eu parar me da tontura e nausea. Lembro que estou fora de forma, mas os meus pedais estão entre 15 e 20 km, nada muito pesado. Eu acredito que seja problema com respiração, pois em subida fico muito ofegante. Gostaria da opinião de vocẽs...
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 03:28
Marcio,

Passei por isso há pouco tempo, no meu caso em conversa com uma médica chegamos as seguintes conclusões:

1 - Forcei muito na subida
2 - Estava muito quente
3 - Aconteceu a tarde, sai pra pedalar uma hora após almoçar

Conclusão:
No meu caso nada pra se preocupar, apenas tomar cuidado de não forçar além do limites e sair após duas horas de refeição pesada.

No seu caso pode ser o mesmo, lembrando que café da manha pesado também conta.

De qualquer forma sugiro ir ao médico
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 03:29
Quando estava destreinado eu tinha isso. Com o treino o problema sumiu.

O que eu costumava fazer para aliviar era diminuir um pouco o ritmo e NUNCA parar de repente, principalmente após um esforço intenso.

De qualquer forma é sempre importante fazer um check up médico antes de começar a praticar qualquer atividade física intensa.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
marciojm Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mai 2011
paraná
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciojm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 03:32
Hoje eu cometi exatamente os erros que vocês observaram...
Almocei e uma hora depois sai para pedalar, e parei repentinamente na subida, ai me deu tontura... deve ser isso mesmo...
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 03:35
Me aconteceu algumas vezes já. Uma vez na trilha quando já tinha acabado a água e a comida e tava muito sol. Dias atrás me aconteceu, depois de quase um mês sem pedalar, forcei muito numa subida forte e no final a pressão baixou. Tive que descer da bike, sentar na calçada e tomar água até ficar melhor.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 04:36
A tontura pode ser baixa ou alta da taxa de glicose no sangue. Por isso o ideal é ir em um médico e faça um check-up do coração, o famoso teste da esteira e um ecocardiograma, além, é claro, de um hemograma completo com medição da taxa de glicose.

É importante saber suas condições de saúde antes de fazer qualquer atividade, mesmo por lazer. Presta atenção quando você tiver estes sintomas para descrever certinho para o médico.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 04:44
no começo, é importante não fazer muita força nas subidas. Use as marchas da bike, vá reduzindo elas p/ girar mais rápido conforme a subida vai ficando mais forte. Preocupe-se em girar mais e não fazer força nos pés. Não se preocupe em ir rápido e não fique pedalando pesado ou em pé. 


Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Western Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
PG-PR
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Western Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 13:07

Voltar ao Topo
Western Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
PG-PR
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Western Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 13:09
Amigo você sempre verifica sua pressão? Fiz exame de ergometria esses dias e a minha no pico foi pra 20x10, tenho muitos casos de pressão alta na família, mas ela suviu assim porque fui no limite no teste, em condições "normais" de esforço ela fica em seus 12x8. Faço a emdição 2x por semana antes e apo´s o treino na academia e ela sempre está normal. Cuida disso. E também da glicemia, vc toma malto? Tem que ver com um nutricionista, pois existem pessoas que não podem tomar, devido a glicemia.
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 13:57

O importante é consultar um médico. Imagine um tombo a 40km/h...

Isso pode estar ligado a alimentação e ao espaço de tempo entre a refeição e a atividade física, do mesmo modo que não é saudável fazer atividade física em jejum, também não é fazer após as refeições (claro considerando uma refeição grande). O ideal é consultar um médico e um preparador físico, isso poupara de desgastes excessivos.


Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 21:16
Como diria o pai do Boça, "tem que ver isso aí". Eu tive umas vezes depois de subida forte (aqueles dois quarteirões que ligam a Av. Sumaré à Dr. Arnaldo, quem é de SP conhece) e quando estava em jejum. Fui a um médico e acabei aproveitando para fazer um checkup.


Voltar ao Topo
Tilp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2010
Joinville - SC
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tilp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 21:48
É importante saber os limites, mas as vezes na empolgação o cara acaba forçando  o pedal mesmo.
Como já foi dito um chek-up é importante e necessário.
As vezes esta tontura pode estar relacionada a um inicio de labirintite(um sinal disto seria sentir um dos ouvidos fechados), mas como você esta voltando a pedalar é cuidar com alimentação e treinar.
Valeu! 
Voltar ao Topo
pedalandonp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2011
Nova Petrópolis
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedalandonp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 22:32
Procure um médico rapaz, é desse tipo de conhecimento e experiência que tu precisa.

Em pedais curtos, estando fora de forma, tontura e náuseas podem significar algo benigno como também podem significar perigo grave!

Desculpe a forma de colocar o assunto aqui, mas estou sendo meio "duro" justamente para você procurar ajuda especializada logo!


Editado por pedalandonp - 18 Jul 2011 as 22:33
Voltar ao Topo
Guembezao Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2005
-
Offline
Mensagens:230
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guembezao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 22:36
Se é constante vai num medico, nem devia ta perguntando aqui.... se fosse eventual, tivesse ocorrido apenas uma vez, ai era diferente Wink.
Eu ja tive isso epoca que ficava parado um tempinho e voltava a fazer atividade fisica... mais por exagero do que outra coisa mesmo Tongue.

Um abraço
Voltar ao Topo
marciojm Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mai 2011
paraná
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciojm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 00:53
Vou esperar para ver se ocorre novamente, já fiz pedais mais longos de 30 a 40 km sem este problema.
Acredito que o meu erro esta em forçar em algumas subidas... Já que este problema me ocorreu duas vezes, quando em subidas parei repentinamente. Já me orientaram a não fazer isso.
Caso persista, vou realmente procurar um medico..Obrigado pessoal
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 01:24
Desculpe, mas nunca vi esta de parar de repente em subida e sentir vertigem. Só se você está fazendo força descomunal para subir.
Não espera, faça um check up e fique desencanado.
Voltar ao Topo
werneckt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2011
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar werneckt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 01:43
Amigo,
Sou estudante de medicina, e seu caso pode ser simplesmente falta de preparo físico, ou mesmo pq não deu tempo à disgestão, pois após uma grande refeição o organismo desvia sangue para os intestinos.
Mas eu recomendo uma avaliação médica, para descartar problemas mais sérios, especialmente no âmbito cardiovascular.
No mais é importante manter os exercícios com regularidade, pelo menos 3x por semana, mais uma dieta saudável. Se for praticar só fins de semana seja bem suave.


Voltar ao Topo
marcioebc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2011
Brasília-DF
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcioebc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 04:30
Originalmente postado por Western Western escreveu:

Amigo você sempre verifica sua pressão? Fiz exame de ergometria esses dias e a minha no pico foi pra 20x10, tenho muitos casos de pressão alta na família, mas ela suviu assim porque fui no limite no teste, em condições "normais" de esforço ela fica em seus 12x8. Faço a emdição 2x por semana antes e apo´s o treino na academia e ela sempre está normal. Cuida disso. E também da glicemia, vc toma malto? Tem que ver com um nutricionista, pois existem pessoas que não podem tomar, devido a glicemia.


2x.
Voltar ao Topo
marcioebc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2011
Brasília-DF
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcioebc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 04:41
Originalmente postado por marciojm marciojm escreveu:

Vou esperar para ver se ocorre novamente, já fiz pedais mais longos de 30 a 40 km sem este problema.
Acredito que o meu erro esta em forçar em algumas subidas... Já que este problema me ocorreu duas vezes, quando em subidas parei repentinamente. Já me orientaram a não fazer isso.
Caso persista, vou realmente procurar um medico..Obrigado pessoal


Amigo,

Para de ser BRASILEIRO !

Vá ao médico e faça um check-up. Verifique sangue, coração, rins, estômago, etc... e tenha a certeza de que tudo está ok. Se não tem, faça um convênio médico.

Só depois, monte um treinamento leve e vá aumentando a sua condição cardiovascular.

Essas tonteiras podem ser: alimentação inadequada, falta de preparo físico, efeito colateral de algum medicamento que esteja tomando, problemas com a glicose, problema cardiovascular, horário inadequado para a prática de exercícios, etc.

Eu já tive tonteiras por causa de um medicamento regular para combate ao colesterol que tomava (Sinvastatina). Foi só trocar para outra fórmula (atorvastatina) que o problema acabou.

Não espere, se cuida, vá ao médico e faça os exames para se garantir.

Abs.

Voltar ao Topo
marcioebc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2011
Brasília-DF
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcioebc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 04:42
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Desculpe, mas nunca vi esta de parar de repente em subida e sentir vertigem. Só se você está fazendo força descomunal para subir.
Não espera, faça um check up e fique desencanado.


2x. Também nunca vi.
Voltar ao Topo
marcioebc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2011
Brasília-DF
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcioebc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 04:54

Ah ! e no meu caso quem cantou a pedra das tonteiras por causa do medicamente foi o próprio médico que me acompanha.

Falei que tive uma fraqueza no pedal e ele na hora disse para trocar de medicamento, e olha que a Sinvastatina é o medicamento mais besta da face da terra, muito popular, por 10 conto vc compra uma caixa.

Segundo ele, eu tive uma reação por algum principio da formula, disse que se tomasse o outro nao teria problemas. Dito e feito.

Faço check-up a cada 10 meses tem quase 5 anos. Esse mês agora vou denovo, já está marcado.

Eu fazia academia tinha quase 4 anos, de segunda a sexta e me achava um fortão, foi só ir ao médico, resultado: bactéria no estômago, esofagite, refluxo gástrico, gastrite moderada, colesterol acima do limite MÁXIMO, verme, trocentas coisas. Levei quase 1 ano para tratar de tudo.

Desculpe a insistência, mas procure um médico.

Abs.

Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 14:13
Sem destorcer o assunto e comentando o que o Marcioebc falou. Hoje em dia é tão caro um plano de saúde para se pagar (mesmo empresarial) além do atendimento péssimo que tem que aproveitar para se prevenir e manter uma saúde boa sempre que possível.

Eu a cada 2 anos faço um check up geral (pela minha saúde o médico recomendou este período), tenho histórico familiar para ajudar (meu pai teve 3 infartos, meus avôs morreram de infarto) e sempre treino/disputo no melhor nível que eu consigo no meu corpo. Então é primordial saber que tudo está bem, depois que a coisa desanda é difícil voltar ao normal. Posso estar lutando ou pedalando e ter um "treco" e cair duro, tudo é possível, mas pelo menos saio para treinar/pedalar com a consciência tranquila.


Editado por marcoaleite - 19 Jul 2011 as 14:14
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 14:21
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Desculpe, mas nunca vi esta de parar de repente em subida e sentir vertigem. Só se você está fazendo força descomunal para subir.
Não espera, faça um check up e fique desencanado.

Comigo já aconteceu, mas, na época, eu era completamente sedentário, resolvi passear com minha bike de mercado e enfrentei uma subida monstro! Cheguei lá no topo e fiquei branco, suando frio e com vontade de vomitar. Também tinha almoçado havia não muito tempo.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 14:33
MÉDICO JÁ!!! Pode não ser nada, mas pode ser alguma coisa séria. Eu também já senti nauseas, falta de ar, tonteira, taquicardia... o pacote completo, e ainda assim só fui procurar o médico uns 2 anos depois que comecei a pedalar. No meu caso descobri que tinha um pequeno prolapso da valva mitral e um bloqueio de ramo... problemas congênitos, mas na verdade nada muito sério ou que me restrinja em algo. Mas e se fosse?
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
alexandrechia Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 06 Jun 2011
Guarulhos SP
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandrechia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 20:56
Eu ando com três amigos, dois deles já tiveram a mesma sensação... os dois foram andar de bike logo após uma refeição, achamos que foi esse o problema.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X