Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Diferenca entre 21V 24V 27V
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Diferenca entre 21V 24V 27V

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RafaelFs2daiane Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 01 Abr 2011
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelFs2daiane Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Diferenca entre 21V 24V 27V
    Postado: 12 Jul 2011 as 22:38
antes de mais nada
sou novo no mundo das bikes :D

ando em uma bike acera21v
eu acho ela boa [mais quero melhor kk]


andei pesquisando
e vi que algumas pessoas falaram que nao tem muita diferenca entre 24v e 27v isso e verdade?
se tem qual ea diferenca menos forca para subir ladeiras?
menas fadiga
estou entre o alivio 27 2011 ou  deore


Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2011 as 22:50
A diferença é essa mesma, tu tem mais opções tanto para subir quanto para descer.

Outro ponto importante é que a mudança de marchas é sutil, há menos variação na força que tu faz ao pedalar entre 1 marcha e outra num grupo de 27, do que num grupo de 21.
Voltar ao Topo
flavioracingtean Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jun 2011
Americana - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flavioracingtean Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 00:44
pra gente que é novato acho que 21v pra 27v não vai mudar muita coisa, mais pra galera que vive tirando pelo do ovo pra melhorar a bike muda muito
Voltar ao Topo
philipi yuri Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 31 Jul 2009
Santa Catarina
Offline
Mensagens:710
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philipi yuri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 01:34
de 27v pra 30v, pelo menos pra min, deu uma diferença, no giro,

Obs: quando usava 27v o pe de vela tinha 44d e agora com 30v o pe de vela tem 42d.
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 04:56
Por isso que minha relação de 24v já é com pedivela de coroão 42dt e meu cassete é 11-28 alivio... e acompanho os caras de 27v com cassete 11-34 de boa... e não sinto falta de giro nas descidas, alias nunca cheguei a usar 42-11 em descida tem que estar pra la dos 60km/h pra usar... detalhe que eu tenho uma cadencia mais elevada, sempre perto dos 90 95rpm...

Mas a diferença é na precisão e velocidade de troca de marchas, acho que um ciclista amador já consegue perceber a diferença não precisa ser Pro não... acontece que 21v e 24v tem o mesmo espaçamento entre os pinhões do cassete e na relação de 27v o espaçamento é menor para caber mais pinhões no mesmo espaço, pois isso é mais rapido e mais preciso também, porém desregula com mais facilidade apesar que isso é minimo, e a corrente é mais fina também, juntamente com as coroas do pedivela que são finas... as correntes de relação 27v não suportam tirar o pino e recolocar, se tirar algum pino tem que tirar o elo fora e por pino novo, descartando o pino/elo retirado, por isso é muito aconselhavel usar o power link da sram que ele facilita e muito o tira poem da corrente na hora de lavar a transmissão... E além desses detalhes voce tem um escalonamento na relação toda com muitas variedades de relação, 30v na minha opnião é totalmente desnecessario, MINHA OPNIÃO...
O correto não é dizer 21v , 24v, 27 ou 30v até porque teria relação da Sram que é 20v mas é superior as de 27v, o correto é dizer 7v, 8v, 9v e 10v ai sim, esses numeros relacionados a quantia de pinhões no cassete, acontece que muita gente elimina uma coroa do pedivela escalonando o mesmo para se ter uma maior abrangencia de marchas, tornando ainda possivel usar o coroão em toda a gama do cassete, colocando o coroão na posição da antiga coroa do meio, e a coroa menor no lugar na coroinha, geralmente o pessoal usa pedivela 42/39 ou 40/36, pode ter mais variações mas basicamente é isso... e os pedivelas com 2 coroas foram muito utilizados em relações de 9v. Já vi o Absalon usar somente uma coroa em mundiais... mas ele pode né... kkkk!!!!

Bom acho que é isso espero ter tirado boa parte das duvidas, qualquer coisa só dar um grito aew!!!!


Editado por vrsilva - 13 Jul 2011 as 05:05
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 05:01

Originalmente postado por flavioracingtean flavioracingtean escreveu:

pra gente que é novato acho que 21v pra 27v não vai mudar muita coisa, mais pra galera que vive tirando pelo do ovo pra melhorar a bike muda muito


Muda sim cara, vocês sentem essa diferença. É com pedalar com pneus cravejados e mudar para Slick fino, sente na hora.

Voltar ao Topo
mike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2006
maringa - parana
Offline
Mensagens:1394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 11:51
Acho que pros novatos se descreve mais ou menos assim:
7v
"Putz, essa marcha tá muito pesada, vou subir uma... Agora ficou leve demais..."
9v
"Putz, essa marcha tá muito pesada, vou subir uma... Opa, agora ficou bom..."
 
Fica mais fácil você manter aquela cadência boa, que vocÊ aguenta, rsrsrs. Acho que é isso

Obas: Quando troquei de bike, pulei direto do 18v, para uma 27v. 
Bike pra mim é transporte, esporte, poupança, e plano de saúde. Porque não pedalar??
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 12:22
Negar a diferença entre um cassete de 7v ou 9v é impossivel. O 9 superior indiscutivelmente.

Porém chamo a atenção para outro fato, o custo não só de compra como o de manutenção.

Eu não participo de competições e optei em ficar no 8v (24v), por causa dos custos.

Lembrando que as trocas de correntes devem ocorrer a cada 1200 ~ 1500km e o k7 entre 3 ~ 6 correntes.

Se for competir ou puder arcar com os custos de manutenção na boa, vá de 9v caso não vá pra 8v
Voltar ao Topo
Rinaldi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2009
Campinas
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rinaldi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 16:29
é importante observar, além da quantidade de marchas, o número de dentes.

Uso um k7 8v 11-32 (dentes da menor e da maior marcha). As relações 9v podem ter, geralmente,  k7 11-32 ou 11-34. Se for 11-32, terá mais opções de cadência, como comentaram, mas a mesma relação de um 8v para subidas. se for 11-34, terá uma marcha mais reduzida para subir, mas, salvo algumas possiveis variações, as mesmas outras opções de cadência da 8v.
Para complicar mais, agora temos os 10v, variando entre 11-32 a 11-36. Aí vai de gosto e uso de cada um.
Em geral, o 8v me atende muito bem, mas como já passou (e muito) da hora da troca, penso em passar para o 9v, dada a popularização e queda de custos com o surgimento dos 10v.

Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 17:32
Usar cassete de 9v ajuda nas marchas intermediárias, onde você diminui o buraco na relação, conseguindo manter um ritmo mais uniforme de pedalada.
Quanto a usar pedivela com coroa 42d e cassete com 11d na menor, eu acho o ideal para mtb, mas para andar forte no plano e descida dá fim de curso fácil. De mtb descendo nesta combinação, a uns 60 km/h já sinto o pedivela sem resistência para girar, a cadência fica a uns 115 / 120 rpm, mas mtb não é feita para correr no asfalto.
Voltar ao Topo
flavioracingtean Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jun 2011
Americana - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flavioracingtean Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 20:37
Originalmente postado por Vash77 Vash77 escreveu:

Originalmente postado por flavioracingtean flavioracingtean escreveu:

pra gente que é novato acho que 21v pra 27v não vai mudar muita coisa, mais pra galera que vive tirando pelo do ovo pra melhorar a bike muda muito


Muda sim cara, vocês sentem essa diferença. É com pedalar com pneus cravejados e mudar para Slick fino, sente na hora.


qdo for trocar a minha 7v vou ver se ja coloco uma 9v pra experimentar
uma coisa eu sinto falta
a menor tem 14 e se fosse 11, no meu caso que só ando no asfalto iria melhorar bem
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 21:11
Originalmente postado por flavioracingtean flavioracingtean escreveu:

 

a menor tem 14 e se fosse 11, no meu caso que só ando no asfalto iria melhorar bem


Aproveitando o gancho, existe K7 8v que a menor seja 13 ou 14D?
Com a menor sendo 11D geralmente uso pouco e acaba sendo "desperdiçada"
Voltar ao Topo
flavioracingtean Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jun 2011
Americana - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flavioracingtean Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 21:23
Originalmente postado por Adilson Adilson escreveu:

Originalmente postado por flavioracingtean flavioracingtean escreveu:

 

a menor tem 14 e se fosse 11, no meu caso que só ando no asfalto iria melhorar bem


Aproveitando o gancho, existe K7 8v que a menor seja 13 ou 14D?
Com a menor sendo 11D geralmente uso pouco e acaba sendo "desperdiçada"

ja andei numa mega range 13-34  
 o salto de 28 p/ 34 na ultima marcha, pelo menos pra min achei ruim
Voltar ao Topo
SergioKawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioKawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 21:30
Não sei vou estar falando o óbvio ou besteira... (o que dá no mesmo hehehe).
Sua dúvida é se vale a pena sair de um 21v Acera pra um Alivio ou Deore 27v?

Claro que sim! Evocê vai sentir diferença! Entre outras coisas pq você está indo para grupos de melhor qualidade em geral! O passadores, câmbios e etc...

Vi os outros comentários e ficaram restritos ao debate de relação. Mas para mim, outro fator que você vai sentir uma diferença (a não ser que seja muito novato e olha que eu tb me considero), é na qualidade!

Meu exemplo. Passei de um conjunto SRAM-X4 8V(com câmbio dianteiro Shimano Altus!) e pedivela Suntour (eca!), para um conjunto completo SRAM-X9 9V com pedivela integrada... Cara... Na primeira volta depois de trocar tudo, não deu pra não sentir a diferença... E certamente não foi só uma engrenagem a mais no k7 que me fez achar isso.

Espero ter contribuido.

Sérgio
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 21:40
Flávio,

Obrigado pela resposta. Realmente esse salto de 28 para 34 é enorme 
Voltar ao Topo
esquirrel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jul 2011
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar esquirrel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 23:05
uma 27v vc anda mais gastando menos energia!
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 04:28
Originalmente postado por Adilson Adilson escreveu:

Originalmente postado por flavioracingtean flavioracingtean escreveu:

 

a menor tem 14 e se fosse 11, no meu caso que só ando no asfalto iria melhorar bem


Aproveitando o gancho, existe K7 8v que a menor seja 13 ou 14D?
Com a menor sendo 11D geralmente uso pouco e acaba sendo "desperdiçada"


Oque voce pode fazer é usar cassete de speed, normalmente eles tem 12 ou 13 dentes no pinhão menor, são cassetes utilizados por escaladores... porem a coroa maior no caso seria de 28 se não me engano...
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 04:50
Originalmente postado por vrsilva vrsilva escreveu:

 
Oque voce pode fazer é usar cassete de speed, normalmente eles tem 12 ou 13 dentes no pinhão menor, são cassetes utilizados por escaladores... porem a coroa maior no caso seria de 28 se não me engano...

Boa idéia! Obrigado

Como uso coroa 22D na menor não vou ter muitos problemas e ganho na cadencia.
Voltar ao Topo
ramon219 Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 18 Out 2010
Passo Fundo-RS
Offline
Mensagens:1063
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ramon219 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 13:49
Muda muito, principalmente pra trilhas fechadas, onde qnd vc precisava usar o prato pequeno pra subir, vc usa o prato do meio tranquilo!
Voltar ao Topo
Machine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2010
SP
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Machine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2011 as 15:34
Originalmente postado por Vash77 Vash77 escreveu:


Originalmente postado por flavioracingtean flavioracingtean escreveu:

pra gente que é novato acho que 21v pra 27v não vai mudar muita coisa, mais pra galera que vive tirando pelo do ovo pra melhorar a bike muda muito


Muda sim cara, vocês sentem essa diferença. É com pedalar com pneus cravejados e mudar para Slick fino, sente na hora.



Sou novato e mudei a relação Tourney/Altus p/ um Deore e a difereça foi gritante especialmente em subidas. Você ganha muito mais relação entre as marchas e poupa energia... fora a maior precisão entre as trocas.
Voltando a pergunta da autor do tópico acho o deore (shadow) mais interessante...
Voltar ao Topo
jonasaraujo96 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2012
Franca-sp
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jonasaraujo96 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2012 as 15:22
Originalmente postado por mike mike escreveu:

Acho que pros novatos se descreve mais ou menos assim:
7v
"Putz, essa marcha tá muito pesada, vou subir uma... Agora ficou leve demais..."
9v
"Putz, essa marcha tá muito pesada, vou subir uma... Opa, agora ficou bom..."

Fica mais fácil você manter aquela cadência boa, que vocÊ aguenta, rsrsrs. Acho que é isso

Obas: Quando troquei de bike, pulei direto do 18v, para uma 27v.



Com a 8v tbm aconteçe igual a 7v?
Voltar ao Topo
Edu Bicicaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Abr 2012
Blumenau SC
Offline
Mensagens:1187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu Bicicaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2012 as 17:46
desenterrou... mas pedalei com 18, 21, 24 e 27 e ter mais opções sempre faz diferença, se vc puder va direto para a 27 que vale muito, mas 24 também é ótimo
Voltar ao Topo
jonasaraujo96 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2012
Franca-sp
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jonasaraujo96 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2012 as 18:30
Originalmente postado por Edu Bicicaos Edu Bicicaos escreveu:

desenterrou... mas pedalei com 18, 21, 24 e 27 e ter mais opções sempre faz diferença, se vc puder va direto para a 27 que vale muito, mas 24 também é ótimo

É melhor desenterrar do que criar um novo topico com o mesmo assunto nao acha? Kkkkkk
Mas enfim... Atualmente ando de 21v se eu passar para 24v vou ter que mudar a coroa? E 27?
Sabe se o cambio traseiro alivio aguenta 27?
Voltar ao Topo
makein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2014
medianeira pr
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar makein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2014 as 18:36
aproveitando o topico, estou, atualmente ainda com MTB  catraca com 6 V, e  participo de cicloturismo, e percebo, de que eu com minha bike, passo ate vergonha Confused, de ver o pessoal e a mulherada  deixando eu comendo poeira srsrrsrsrsrssr, parece que o pessoal  tem um rendimento fantastico, e olha que sou veterano em pedaladas, mas com minha 18 marchas, fico a ver navios, mesmo em retas longas.
   pretendo fazer um UP, ja tenho um quadro DIAMONDBACK , que conjunto de marchas voces recomendan, para um desempenho  exelente,  em subidas, e em retas, 21V      24 V    27 V    30 V?

    22x32x42      cassete 11x32    é bom ?

Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2014 as 18:53
Makei,

Se a grana der vá para 30 logo.

Tente colocar um grupo alivio para cima.

Mas pesquise bem e considere uma bike nova ou usada em bom estado, talvez compense.
Voltar ao Topo
graxatur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2013
Rio Negro PR
Offline
Mensagens:262
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar graxatur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 21:30
Tenho uma 27v e estou querendo mudar pra 20v quando for trocar a relação.
Abrass
Voltar ao Topo
Luis Mazzeto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luis Mazzeto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 23:20
Tenho uma 21v, e pretendo upar para 27v (alívio), justamente para tentar me "aliviar" numa subidas tensas que tenho para treinar.
Voltar ao Topo
makein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2014
medianeira pr
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar makein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2014 as 08:00
 obrigado pelas dicas ,

 atualmente com 18 marchas, catraca 14x 28   e coroa  28x38x48   é terrivel, no dia a dia ,nao percebo tanto, porque estou sozinho, mas qdo vou em  evento de cicloturismo, a coisa fica critica, o condicionamento fisico esta bom.
 
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2014 as 06:54
A grande vantagem dos grupos de 30V e 20V é a possibilidade de cruzar marchas sem danos como ocorrem em outros grupos.
Mas isto só para grupos da linha DEORE para cima pois nestes o câmbio dianteiro já é projetado mais largo a fim que não raspe na corrente.
Isto tambem é possível devido ao estreitamento da corrente o que a torna mais flexivel lateralmente.
Até mesmo em grupos de estrada (uso tiagra 10V) cruzo marcha sem problema algum.
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2014 as 21:59
BLZ GALERA,vou dar as minhas impresoes como de um novato em bike por que nâo entendo tanto de bike apesar de andar a uns 14 anos nunca fui muito de me interesar tanto pelos detalhes disso ou daquilo,mas sempre usei 21 v em mtb e agora com a caloi elite 2012 24 v sinto q há uma melhorada nas subidas e quando você passa apenas uma marcha vc nâo sente tanto,o espacamento entre elas é menor é como um pequeno intervalo as faz diferença e ainda mais em subidas,é issso. bompedal a todos!
Voltar ao Topo
Tyerre Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Mai 2011
Muriaé/MG
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tyerre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2014 as 23:29
A diferença são 3 marchas em cada uma... simples assim... brincadeira, a galera já explicou tudo.
Voltar ao Topo
joaoorlando Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Fev 2014
São Bernardo
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoorlando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2014 as 02:30
A diferença é sentida principalmente se você fizer percursos com muitas subidas e subidas fortes, com mais marchas geralmente se tem marchas mais leves, que ajudam muito nas subidas. Eu tinha uma bike 21v com k7 14-28 e sofria muito nas subidas. Continuo com 21v, mas coloquei um megarange: 13-34, ou seja a engrenagem maior ficou igual a de um k7 9v. Nas subidas fortes a diferença foi nítida, ficou muuuito melhor. Mas ficou um espaçamento muito grande entre as marchas, o que não aconteceria se eu tivesse um k7 9v. Enfim, minha opinião é que muda muito de 21v para 24v e 27v, e pelos preços, se for trocar é melhor ir direto pra 27v. 
Voltar ao Topo
Advogado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2014
SP
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Advogado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2014 as 08:39
a questão é o range de cada relação.

por isso q existem hj relação de 10, 11, 20 etc velocidades... hj prefiro um conjunto de 20v do q o meu antigo de 27v, pois tenho um melhor aproveitamento.
Voltar ao Topo
Valdenirdaniel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2017
Curitiba
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Valdenirdaniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2017 as 16:04
Eu li a pergunta e todas as respostas. Porém ninguém falou em VELOCIDADE que é o que realmente me interessa! Então não importa se for 21v ou 27v a velocidade máxima final é a mesma? Não tem algum equipamento que aumente a tração além da última marcha (mais pesada)? Não dá para colocar uma coroa maior para dar mais peso e tração em alta velocidade? Obrigado!
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2017 as 16:31
Existem dois fatores envolvidos, o range e o espaçamento. Um grupo com muitas velocidades tem um espaçamento pequeno entre as marchas, o que permite ter um range bem alto sem sofrer muito de uma marcha pra outra. Já o range pode ser igual independente da relação, um cassete 11-28 7v alcança a mesma velocidade de um 11-28 10v, logo a velocidade final não é determinada pela quantidade de velocidades e sim pelo range da relação. A quantidade de velocidades na relação ajuda muito quando vc mora numa região muito acidentada onde o sujeito pedala muito no plano e depois sobe e desce morros pesados (meu caso).

Mas pra aumentar a velocidade existe algumas alternativas clássicas, se vc quer mais velocidade pode trocar o pedivela por um maior ou um cassete com cog menor. Geralmente a troca do cassete é a alternativa mais interessante, 1 dente a menos no cassete pode valer mais que 4 ou 5 dentes na coroa.
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2017 as 17:02
É o que eu tô planejando agora. ir de 7v pra 9v, mas no caso, com uma coroa só, acima de 40t vs cog de 11t no cassete. Se eu colocar uma coroa de 48 dentes com um cog de 11, vou ganhar 15km a mais de velocidade do que tenho hoje, com 90rpm da pra atingir acima de 60km por hora. E ainda com a super praticidade de ter só um trocador de marchas.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X