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Ferramentas: Torquimetro

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alexandro Ver Drop Down


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    Postado: 29 Jul 2008 as 06:05
Tenho interesse em adquirir um torquimetro (apesar do alto preço desanimador)  e andei pesquisando por modelos e preços, no Brasil e no exterior.
Caso alguém tenha alguma sugestão e/ou experiencia com modelos de torquimetro, poderiamos descreve-las para orientar ou criar uma referencia de modelos, vantagens desvantagens, preços, custo x beneficio.
Existem varios torquimetros em lojas especializadas em mecanica no Brasil, com preços e qualidades variaveis, sendo que os de vareta são geralmente mais acessiveis. Consegui encontrar os seguintes fabricantes em lojas brasileiras, nenhum deles fabricando modelos especificos para bike, são modelos geralmente para mecânica automotiva mas com uma escala de atuação que pode ser aplicada em peças de bike:
Os mais baratos (e confiaveis, com certificado de calibração) giram em torno de R$ 350.00. Existem diversas opções em lojas estrangeiras mas é necessario um investimento de no minimo R$200.00. Em lojas estrangeiras, as opções que consegui encontrar de torquimetros especificos para bike foram:
 

Quando estava pesquisando as opções de torquimetro, alguns fabricantes e lojistas me passaram algumas informações:

  • torquimetro de varetas são praticos, leves e mais baratos mas menos precisos, pois precisam da avaliação do olho humano;
  • nos limites de medida do torquimetro o erro é maior do que o anunciado pelo fabricante, sendo assim as leituras mais precisas são feitas em torno de 10% antes dos limites e não precisamente nos limites;
  • devem ser periodicamente calibrados;
  • dê preferencia para torquimetros especificos de uma faixa de medida, digamos assim utilize um de 2 a 25 ou 30 Nm e outro para torques de 25 a 120 Nm, como a maioria das peças de bike estão dentro da primeira faixa, seria o torquimetro ideal para aquisição, o outro seria utilizado poucas vezes;
  • trate como uma ferramenta delicada, não guarde com outras ferramentas para evitar danos devido a pancadas e quedas.
Dentre os modelos que encontrei, atualmente tenho preferência pelo Pedro's, Giustaforza Effetto Mariposa (Butterfly) e BBB (custo x beneficio).

Abraços,


Editado por alexandro - 30 Jul 2008 as 10:13
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roddrigo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roddrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2008 as 06:20
Vi na bicicletaria outro dia um da topeak tb. acredito que para uso em bike este até 25 Nm seja suficiente não?
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the brave Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2008 as 06:34
Valeu pelo tópico.

Apesar de muita gente que possuí componentes e quadro de carbono dizer que o torquímetro é um item dispensável e que o aperto vai pelo "feeling",  optei pelo conservadorismo.

Quando precisei comprar o meu procurei em diversas lojas no Brasil mas só achava as de varetas, que achava não serem as mais adequadas para o uso em bike. No mercado livre tem várias sendo oferecidas.

Optei pela da Pedros pelo preço mesmo.

http://www.jensonusa.com/store/product/TL602J01-Pedros+Pro+Torque+Wrench.aspx

Não encontrei em nenhuma loja de bike no Brasil. Somente na pedal power, com preço "sob-consulta". Em qual vocês compraram?




Editado por the brave - 29 Jul 2008 as 06:54
William
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alexandro Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2008 as 06:38
E ai Roddrigo, beleza?? O da Topeak eu não conheço, mas essa faixa até 25 Nm atende bem, aborda a maioria das peças da bike (mesa, guidão, freios, canote), acho que exceto cassete e movimento central.
Abraços,
 
Originalmente postado por roddrigo roddrigo escreveu:

Vi na bicicletaria outro dia um da topeak tb. acredito que para uso em bike este até 25 Nm seja suficiente não?
 
 
 
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satoshi Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2008 as 08:20
E como é feita a calibragem do torquímetro?
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
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RaulRockSeixas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2008 as 08:21
Originalmente postado por the brave the brave escreveu:

Valeu pelo tópico.

Apesar de muita gente que possuí componentes e quadro de carbono dizer que o torquímetro é um item dispensável e que o aperto vai pelo "feeling",  optei pelo conservadorismo.

Quando precisei comprar o meu procurei em diversas lojas no Brasil mas só achava as de varetas, que achava não serem as mais adequadas para o uso em bike. No mercado livre tem várias sendo oferecidas.

Optei pela da Pedros pelo preço mesmo.

http://www.jensonusa.com/store/product/TL602J01-Pedros+Pro+Torque+Wrench.aspx

Não encontrei em nenhuma loja de bike no Brasil. Somente na pedal power, com preço "sob-consulta". Em qual vocês compraram?




Pergunta básica, como vc prende a ferramenta no torquímetro? Ou ele vem com um conjunto de pontas?
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Edilcimar Ver Drop Down
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Vitória
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2008 as 08:25
Você quando compra um torquímetro, o mesmo não precisa ser específico para bicicleta, o que importa nele são duas coisas:
1) a faixa que ele abrange pois não adianta nada você ter um torquímetro que vá de 0 a 200 se a faixa que você usa é de 5 a 10, então procure comprar um torquímetro que a faixa utilizada esteja entre 40 e 70% da capacidade do torquímetro.
2) o típo de torquímetro, pois as margens de erro dos mesmos variam de acordo com o modelo, onde os torquímetros de estalo são os que possuem a menor margem de erro, os torquímetros de agulha são os piores e os de relógios são bons porém em caso de batida estão sujeitos a descalibragem.
Os torquímetros possuem diversos tamanhos de encaixe 1/4", 3/8", 1/2", 3/4" e 1" onde os menores são utilizados para torques mais baixos.
As melhores fabricas de torquímetros brasileiras são Gedore e Belzer, porém os melhores que conheço são fabricados pela americana Snap-on. Se você conseguir comprar nos EEUU não pense duas vezes, veja esta página http://buy1.snapon.com/catalog/catalog.asp?tool=hand em torque e escolha o seu.
Torquímetro É uma ferramenta essencial, em aviões é usado SEMPRE


Editado por Edilcimar - 29 Jul 2008 as 09:34
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roddrigo Ver Drop Down
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Existe tb uma fabricada pela Syntace que esta a venda na Jensonusa por 250 doleta...carinho o brinquedo hein?!?!?!?
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Adriano Diniz Ver Drop Down
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Também tenho planos sérios de comprar um . Devo ir para os EUA em Outubro e vou trazer um snap-on provavelmente.
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
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the brave Ver Drop Down
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Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:


Pergunta básica, como vc prende a ferramenta no torquímetro? Ou ele vem com um conjunto de pontas?


http://www.youtube.com/watch?v=187IHhDF9qE&feature=related
William
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Edilcimar Ver Drop Down
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Snap-on é considerada a melhor ferramenta manual do mundo (e também a mais cara)
o torquímetro tem um quadrado na ponta (nas medidas que citei acima) e neste quadrado é encaixada a ferramenta desejada, normalmente uma soquete
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Rogerinho Ver Drop Down


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tenho um stanley de vara, 1/2 polegada e dois adaptadores.
 
Uso mais pra apertar pedevela, com 30/35Nm já tá mais que as pampa (truvativ manda 38-42).
 
No site da parktool ensina como calibrar o de vara, os de estalo/catraca tem que mandar pra calibrar. 
 
Além da ferramenta tem que ter em mente que os soquetes sextavados e allen e redutores não vem junto (custa 20,00 cada), e um joguinho bom gedore tá caro!
 
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Edilcimar Ver Drop Down
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O de vara tem muito erro, em torno de 10% para mais ou para menos
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Fábio chadid Ver Drop Down
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Meu irmão tem um torquimetro não me lembro a marca, mas é de uma fábrica alemã, estávamos vendo como funciona. Agora quando tiver peças de carbono eu mesmo vou instalar de forma adequada e segura.

No final tudo dá certo se não deu certo é porque não chegou ao final.
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Digo Ver Drop Down
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nao tem como instalar peças de carbono sem torquimetro?
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Eduardo Toshio Ver Drop Down


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The Brave,

Fui lá no site da JensonUsa, e eles não especificam a faixa de operaçãoCry
Qual a faixa de operação e no que se refere a graduação, ele é graduado de quanto em quanto?
Abraços,

Eduardo Toshio
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the brave Ver Drop Down
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Originalmente postado por Eduardo Toshio Eduardo Toshio escreveu:

The Brave,

Fui lá no site da JensonUsa, e eles não especificam a faixa de operaçãoCry
Qual a faixa de operação e no que se refere a graduação, ele é graduado de quanto em quanto?
Abraços,

Eduardo Toshio


http://www.pedros.com/product.aspx?productID=6460600
William
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wsete Ver Drop Down
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Eduardo Toshio Ver Drop Down


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Originalmente postado por the brave the brave escreveu:

Originalmente postado por Eduardo Toshio Eduardo Toshio escreveu:

The Brave,

Fui lá no site da JensonUsa, e eles não especificam a faixa de operaçãoCry
Qual a faixa de operação e no que se refere a graduação, ele é graduado de quanto em quanto?
Abraços,

Eduardo Toshio


http://www.pedros.com/product.aspx?productID=6460600


Valew
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mateus z Ver Drop Down
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os dois melhores

Torquimetro de Estalo BELZER;
2º Torquimetros Gedore

os dois pode comfiar sem problemas

tenho um de estalo da gedore e eh muito bom

abs
Engº Mateus Zampronio - Consultor Técnico - Trilha Bike Tambaú 2008
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Alex SP Ver Drop Down


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Eu tenho um Giustaforza Effetto Mariposa (http://www.effettomariposa.com/prodotti_en.html), e recomendo. É a mais prática pra quem usa só na própria bike, é uma jóia, e não custa caro. Já usei a Snap On e vários modelos da Park em bike shop profissional, são todas boas (algumas mais, outras menos), mas no geral desnecessárias pra quem usa só na própria bike.
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Alan Fabrício Ver Drop Down
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No endereço abaixo encontrei um resumo sobre calibração de torquímetros, a mesma é feita utilizando um outro instrumento chamado de aferidor, podendo ser digital ou analógico.

http://torkfort.wordpress.com/2008/02/19/afericao-e-exatidao-do-instrumento/
 
Para aferí-lo, basta aplicar um torque pré definido com o torquímetro no aferidor, que possui o respectivo encaixe quadrado, e depois comparar o resultado de ambos.
 
Atuando em manutenção industrial já utilizei diversos tipos de torquímetros, os de estalo são, sem dúvida os mais práticos e na minha opinião, os mais confiáveis.
 
Existem ainda torquímetros com valor de torque pré definido, ou seja, torque único, utilizados principalmente em linhas de montagem, ou como ferramentas especiais para determinada aplicação.
 
Todo parafuso tem seu torque recomendado, não se pode ignorar isso, mas também, antes de se adquirir um instrumento como este, é necessário ter essas informações em mãos, pois sem elas o torquímetro perderá sua função.
"Liberdade é um direito de todos os seres conscientes"
(Se for dirigir não beba, se for pedalar me chame)
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alexandro Ver Drop Down


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Tentei adquirir o torquimetro Giustaforza Effetto Mariposa (alguns lojistas o chamam apenas de Butterfly) mas as duas lojas que tenho contato não o tinham em estoque, ainda estou à procura. Se não conseguir, vou tentar adquirir o Pedro's.
Eu tinha uns 4 reviews sobre este modelo e todos falavam muito bem de sua praticidade, estou postando alguns links, se conseguir achar os outros adiciono mais tarde.  No mtbr tinha um review mas não era muito detalhado.
 
 
 
 
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Edilcimar Ver Drop Down
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alexandro Ver Drop Down


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Acho que para o uso em bikes a melhor combinação (qualidade x praticidade x preço) seria o Giustaforza Effetto Mariposa (Butterfly) para peças em geral (mesa, freios, guidões...) e TW2 da Parktool (pedivela, cassete e movimento central), este ultimo de vareta, pois como não trocamos constantemente estas peças, o TW2 poderia atender sem problemas.
Acrescentei no primeiro topico o link dos fabricantes com a descrição técnica dos torquimetros.
Abraços,
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Edilcimar Ver Drop Down
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Apesar da Craftsman não ser tão boa quanto a Snap-on aí vão alguns modelos
 A Snap-on tem representante no Brasil http://www.snaponsun.com.br/torque_mecanico.htm


Editado por Edilcimar - 30 Jul 2008 as 11:21
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Edilcimar Ver Drop Down
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A Snap-on comprou a Sun Eletric do Brasil e tem filial no estado de São Paulo, eis alguns torquímetros
 
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Franciscok Ver Drop Down


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Perguntei na biccletaria se eles tinham torqimetro, e vieram com uma história meio esquisita.

Disseram que os valores de torque indicados são muito baixos, inclusive um cliente perdeu um pedivela stoglight de carbono. Espanou a rosca(pedalando) por estar com pouco torque.
 
Será que pode mesmo?
 
E quando a guidões de carbono? Eu prefiro seguir os limites do fabricante.
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the brave Ver Drop Down
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Francisco,

É difícil julgar essas coisas. Conheço muita gente com quadros e componentes de carbono que nunca viram um torquímetro na frente, fazem manutenções em suas casas e nunca tiveram problema algum. Mas também já li no MTBR o contrário.

No final do dia a gente cai na lei de Murphy. Ou seja, tu investes a maior grana em componentes e tals, faz os apertos no feeling e no dia que dá merda, por que não usei a ferramenta adequada?

Essa argumentação da loja, por serem profissionais do ramo, acho totalmente equivocada, seria mais bacana da parte deles dizererem que não possuem a ferramenta e que estão providenciando, ou que caso já a tenham, isso não é garantia de nada dada sua exemplificação.

Quem tem quadro de carbono e componentes de carbono, pelo valor investido, não custa investir mais um pouco e ficar com a consciência um pouco mais tranquila de estar respeitando as especificações do fabricante. Principalmente quando estamos falando de quadros e nas regiões onde temos mesa, guidão, canote e pedivela.


Editado por the brave - 31 Jul 2008 as 18:55
William
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Edilcimar Ver Drop Down
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Se o fabricante estipulou que um determinado parafuso precisa de um aperto X (torque), então é porque não se deve colocar mais ou menos, portanto o cara da loja é um incompetente que não sabe o que diz, você pode sim espanar uma rosca, mas por excesso de torque, jamais por falta; a falta de torque soltaria o parafuso.
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Franciscok Ver Drop Down


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falta de torque pode espanar o parafuso.
 
Vc faz um sprint, jogando 300N de força no pedal e torcendo tudo. Se tiver alguma folga vai pro espaço.
 
Eu achei mesmo estranho, e quando comprar meu guidão de carbono encomendo junto um torquimetro, pq guidão quebrado é foda.
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Edilcimar Ver Drop Down
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A falta de torque não espana parafuso, a falta de torque, se você der muita força no pedal pode fazer qualquer coisa menos espanar parafuso. A definição de "espanar" em si significa que a rosca sofreu um excesso de torque ou tração e em conseqüência disto  a rosca sofreu um excesso de tração e foi "arrancada" de sua posição original o que lhe causou um cisalhamento. A falta de torque pode soltar a rosca e em virtude disto danificá-la, mas espanar jamais.
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Edilcimar Ver Drop Down
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Uma tabela de torque genérica, válida para qualquer tipo de parafuso ou porca feitos em aço, tipo padrão. Atenção não é válida para parafusos de alumínio (cujo torque é menor) , nem tampouco para ligas especiais (cujo torque é maior e possui escala própria). Infelizmente não achei a tabela de torque para parafusos de alumínio.
Dados retirados de Bell Hellicopter Maintenance Manual.
Os torques abaixo são todos em libras X polegadas, se estiver utilizando um torquímetro com outra escala precisa converter as unidades.
 
Parafuso e Rosca  -  Padrão AN310 e AN365  -  AN320 e AN364  -  Porcas/Parafusos exceto Shear
8x36fios                                12 a 15                          7 a 9                       15 a 18
10x32fios                              20 a 25                        12 a 25                     25 a 35
1/4"x28fios                           50 a 70                        30 a 40                     70 a 90
5/16"x24fios                        100 a 140                     60 a 85                   140 a 203
3/8"x24fios                          160 a 190                     95 a 110                 190 a 351
7/16"x20fios                        450 a 500                    270 a 300                500 a 756
1/2"x20fios                          480 a 690                    290 a 410                790 a 990
9/16"x18fios                        800 a 1000                  480 a 600              1000 a 1440
5/8"x18fios                         1100 a 1300                 660 a 780              1300 a 2160
3/4"x16fios                         2300 a 2500               1300 a 1500            2500 a 4500
6/8"x14fios                         2500 a 3000               1500 a 1800            3000 a 6300
1"x14fios                            3700 a 5500               2200 a 3300            5500 a 9000
A última coluna são parafusos e porcas de alta resistência a tração
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rcaliman Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Dez 2007
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2009 as 22:24
Mas o aperto precisa ser tão preciso assim que um de vareta não seja o suficiente? 1 libra a mais ou a menos vai realmente fazer tanta diferença assim? Imagino que seja mais negócio usar um torquimetro de 50 reais do que não usar torquimetro nenhum.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
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bragajunior Ver Drop Down
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Cadastrado em: 07 Jan 2010
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bragajunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2010 as 17:53
Alguém sabe como ficou este tópico, o rcaliman mencionou
a imprecisão tão pequena do torquímetro de vara, essa pequena
diferença pode danificar, por exemplo, um canote de carbono?
Lendo aí percebi que este tipo não precisa de calibrar,
e para eu achar alguém aqui que calibra fica realmente complicado.

abs

"Se a subida é forte e não der para subir, pedale-a."



Braga "Thinker" Junior



http://www.pedal.com.br/perfil/perfil.asp?id=35896

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Match Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2010 as 12:51
Qual o Tor mais barato e suficiente?
Pois estou vendo que é bem caro no geral
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Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2010 as 15:23
Fiz uma cagada, muito grande, usando um torquimetro.
A rock shox indica um torque de 60 libras.polegada, mas o torquimetro media em libras.pé. Quase quebrei a suspensão.
Cuidado com as escalas.
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Adriano Diniz Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Ago 2004
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano Diniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2010 as 15:37
Olha só , postei lá atras que talvez traria um snap-on dos EUA ...nada disso , trouxe um Park Tools TW5 e um jogo de bits SB24 se não me engano . Exelente conjunto , recomendo.
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
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alexandro Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2010 as 19:24
"MOVER PARA ARQUIVO"
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shy-boy Ver Drop Down
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Cadastrado em: 28 Abr 2005
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Pessoal me deem uma luz.

Comprei um torquimetro na CRC que vai de 2~20Nm.
Bom ao chegar, percebi que se coloco no 2Nm ele fica com uma pressão absurda. Agora se coloco no 20Nm fica fácil ouvir o estalo.
Bom achei que estava com defeito e reclamei com o fabricante (Cyclo UK) que se prontificou o enviar outro.
Bom não satisfeito comprei um Tramontina que na especificação diz que vai de 4~20Nm.
Porem ao tentar usar acontece o mesmo. Quando coloco no 2Nm é muito forte, se coloco no 20Nm fica facil.

Que estou fazendo errado? Pois por exemplo, no parafuso da mesa da minha bike diz que tem que apertar até 6Nm mas se coloco essa força no torquimetro ele espana o parafuso.
Existe medidas diferentes?

Me deem uma luz, pois não estou entendendo nada.
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