Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Duvida de trava da suspensao
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Duvida de trava da suspensao

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
bruno polaco Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jul 2011
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bruno polaco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Duvida de trava da suspensao
    Postado: 04 Jul 2011 as 20:10
Ola Pessoal,

Tenho uma duvida da suspensao da minha bike nova

Comprei uma specialized hardrock sport disc 29 recentemente. To adorando a bike porém a suspensao dela (SR Suntour) tem uma peculiaridade: ela destrava (fica mole) facilmente em qualquer situação, porém ela só trava (fica rigida) quando não há peso na suspensão, ou seja, só consigo travar ela desmontado da bike. Quando há peso e tento travar, a trava move um pouco mas cria resitencia conforme tento empurra-la, passando a sensacao que se forçar, quebra

Segue spec da suspa:
SR Suntour SF11-XCM-V3-29-DS-MLO, 80 mm de curso, mola helicoidal com elastômero MCU, ajuste de pré-carga, hastes com 30 mm em aço Hi-Ten, canelas em peça única de alumínio, vedações com mola, trava mecânica

Esse é o comportamento normal da suspensao? Esta com defeito? Precisa ser "amaciada"

help :)

Obrigadao!
Polaco
Voltar ao Topo
bruno polaco Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jul 2011
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bruno polaco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 06:20
Encontrei o site e manual da suspa

O manual é para uma porrada de modelos de suspas da Suntour, e na pagina 11 diz algo bem interessante:

"Never lock your fork while it´s being compressed. This is a missuse of your fork and implies the risk that is getting damaged."

Bom, basicamente diz para nunca travar sua suspa com peso em cima dela. Mas ja vi muita gente fazendo e inclusive aconselhando isso, por exemplo, travar a suspa antes duma subida (em cima da bike, andando mesmo)

Eae, tamos correndo um risco? Essa limitição é comum ou coisa da Suntour?
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 10:52
Bruno

Tenho uma da mesma marca, porém outro modelo (que não agora); o sistema de trava da minha é no guidão e por vezes preciso ajustar uma espécie de mola que traga o gatilho, mas no geral funciona bem mesmo pedalando em pé.

Esse modelo é trava no guidão ou nela mesma? (não consegui uma imagem próxima dela)
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 11:59
Já vi comentários no forum que a XCM é ruim de trava, isto é, não trava nada. Vi isto quando pesquisava para montar uma bike, no segundo semestre do ano passado.

Como parâmetro de comparação, tenho uma Rock Shox Dart2 e a mesma trava e destrava sem problemas com a bike andando, desço a mão na bengala e giro a alavanca. Por segurança eu apenas alivio o esforço no guidão antes de travar ela.

Faça um teste, trave ela sem subir na bike e depois suba e coloque um pouco do peso do corpo para ver se ela se mantém travada. Teoricamente não deveria destravar nem abaixar o curso.
Voltar ao Topo
bruno polaco Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jul 2011
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bruno polaco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 15:52
Ela na real trava e destrava, e quando ta travada ela realmente fica rigida.

O porém é que ela não trava enquanto ela esta sendo comprimida, mesmo que seja só o peso do corpo de estar sentado na bike

Me falaram que com o tempo ela fica facil de fazer isso, mas vamos ver, não estou muito confiante. Por enquanto a solução pra travar é só desmontando da bike :/
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 15:54
Retira o peso de cima dela antes de travar, esse é o jeito certo.

Na RS Reba que tenho ela não destrava quando coloco peso em cima, precisou aliviar o peso para destravar na trava remota.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
bruno polaco Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jul 2011
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bruno polaco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 16:03
Originalmente postado por Adilson Adilson escreveu:

Bruno

Tenho uma da mesma marca, porém outro modelo (que não agora); o sistema de trava da minha é no guidão e por vezes preciso ajustar uma espécie de mola que traga o gatilho, mas no geral funciona bem mesmo pedalando em pé.

Esse modelo é trava no guidão ou nela mesma? (não consegui uma imagem próxima dela)

É trava nela mesma, mas é possivel instalar a trava no guidao, que no final das contas é um cabo que puxa a trava que fica na propria suspa
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 16:06
Originalmente postado por bruno polaco bruno polaco escreveu:

Originalmente postado por Adilson Adilson escreveu:

Bruno

Tenho uma da mesma marca, porém outro modelo (que não agora); o sistema de trava da minha é no guidão e por vezes preciso ajustar uma espécie de mola que traga o gatilho, mas no geral funciona bem mesmo pedalando em pé.

Esse modelo é trava no guidão ou nela mesma? (não consegui uma imagem próxima dela)

É trava nela mesma, mas é possivel instalar a trava no guidao, que no final das contas é um cabo que puxa a trava que fica na propria suspa

Não sei no caso da Suntour. Mas no caso da RS Reba não é só um cabo. O sistema dentro da canela precisa ter uma mola que faça voltar quando se destrava na trava remota.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X