Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aos Cariocas e Niteroienses!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aos Cariocas e Niteroienses!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Aos Cariocas e Niteroienses!
    Postado: 22 Jun 2011 as 00:25
Barcas S/A não podem cobrar tarifa para transporte de bicicleta


Rio - A Barcas S/A não mais poderá cobrar dos passageiros a tarifa adicional de R$ 4,70 para o transporte de bicicletas. A decisão é da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que julgou procedente recurso do Ministério Público estadual. Os desembargadores concluíram que não há previsão para a cobrança no contrato de concessão. A empresa terá de pagar multa de R$ 1 mil por cada caso de desobediência.

"Aduza-se ser descabida a equiparação da bicicleta ao transporte de bagagem e irrelevante a circunstância de que a cobrança da tarifa adicional, ora questionada, sempre fora exigida desde a criação do regular transporte de passageiros na Baía de Guanabara, por se vincularem as partes aos termos expressos do contrato pactuado", destacou o relator do processo.


http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/6/barcas_s_a_nao_podem_cobrar_tarifa_para_transporte_de_bicicleta_172831.html


Li esta noticia na comunidade da KRAFT no Orkut, e estou repassando aos Foristas!


Que bom hein!

Voltar ao Topo
RCFSS Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RCFSS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 00:42
Talvez seja essa a melhor noticia do ano pra os ciclistas da região metropolitana do Rio. Durante o embarque hoje eu achei estranho umas bicicletas Dahon que normalmente vão dobradas sendo embarcadas montadas. É uma vitória principalmente dos trabalhadores, mas sem querer ser pessimista creio que que ainda haverá uma batalha de recursos, como já promete a Barcas SA que está questionando de pronto a validade imediata da decisão. Vamos aguardar os desbobramentos, e claro, confirmada a decisão da justiça, saber nos portarmos diante dos demais passageiros.

Particularmente eu vou continuar amarrando minha velhinha naquele bicicletário amarelo que tem bem ao lado, porque não tenho onde deixa-la no centro do rio. Mesmo assim tomara que prevaleça a decisão da justiça, pois as barcas investem muito pouco no conforto dos usuários que pagam caro por um trajeto curto de viagem.
Voltar ao Topo
FabioLB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FabioLB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 01:21
Valeu Vash, depois de tanto atropelamento por aí até que enfim uma ótima notícia.
 
Pena que ainda cabe recurso...
 
Pra quem quiser saber mais (tenho que aprender a postar links aqui): Proc. nº 0357458-16.2008.8.19.0001 (numeração antiga - 2009.001.64699) no site do TJERJ.
 
P.S. a decisão é de fevereiro e o TJ só publicou agora Shocked tá feia a coisa...
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 01:32
4,70! Seria melhor se eles dessem uma facada no rim de cada ciclista que entrasse na barca.

Na cidade onde meus pais moram tem a barca que cruza o rio. São 90 centavos pra cruzar de bicicleta, da última vez que vi. Quando eles cobram ainda, pq de vez em quando eles esquecem.
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 01:40
Meu palpite é que vamos nos ferrar de novo.
 Esse governador já mostrou que não vai perturbar as concessionárias de serviços de forma alguma.
 O metrô já deixou a população na mão centenas de vezes e nada. 
A barcas foi obrigada pela justiça a fazer viagens de madrugada e depois de muitos recursos o Estado (Cabral e sua gangue) mudaram os termos do contrato de concessão desobrigando a Barcas a fazer as viagens na madruga para sempre.
Como vocês acham que isso vai terminar?
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 02:08
Não sou expert no assunto, mas eu considero viagens de barca a noite um tanto quanto perigosa, devido a pescadores, barcos de pequeno porte e falta de visibilidade do que está na água.

Por um lado eu acho isso 'aceitavel', se for pensar na segurança.. e o 100, o onibus que faz o trageto 'Niteroi - Praça XV', além de sair e 20 em 20 minutos, ele tem tarifa promocional na noite, por conta disso creio eu, sai a 2,85 a passagem.

Claro que eu duvido MUITO que me deixem embarcar no onibus com minha bicicleta e este ponto é o grande impecilho.

Só espero que essa medida dure. 

Eleições em 1 ano.. 

Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 03:01
Essa barca é ferry-boat?

Aqui no Paraná já passei pelo ferry-boat que liga Matinhos e Caioba, esse não cobraram nada, mas o que passei ligando Itapoá até São Francisco do Sul (SC) me cobraram 1,80. Estava viajando, com alforge e tal, conversando com as pessoas ali curiosas e o cara veio me cobrar, todo mundo achou no mínimo bizarro cobrar de uma bicicleta...


Editado por Druide - 22 Jun 2011 as 03:02
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
CesarHP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2009
NIterói - RJ
Offline
Mensagens:617
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CesarHP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 03:06
Originalmente postado por RCFSS RCFSS escreveu:

Talvez seja essa a melhor noticia do ano pra os ciclistas da região metropolitana do Rio. Durante o embarque hoje eu achei estranho umas bicicletas Dahon que normalmente vão dobradas sendo embarcadas montadas. É uma vitória principalmente dos trabalhadores, mas sem querer ser pessimista creio que que ainda haverá uma batalha de recursos, como já promete a Barcas SA que está questionando de pronto a validade imediata da decisão. Vamos aguardar os desbobramentos, e claro, confirmada a decisão da justiça, saber nos portarmos diante dos demais passageiros.

Particularmente eu vou continuar amarrando minha velhinha naquele bicicletário amarelo que tem bem ao lado, porque não tenho onde deixa-la no centro do rio. Mesmo assim tomara que prevaleça a decisão da justiça, pois as barcas investem muito pouco no conforto dos usuários que pagam caro por um trajeto curto de viagem.

Muito boa a notícia, tb geralmente vejo pessoas embarcando com as 'dobradinhas', sexta-feira por ser um dia mais informal (por ser no meio do feriadão) irei trabalhar de bike, mas a minha e aro 700 (rs)... nem que tenha de deixá-la no estacionamento da Cinelândia.

Até
www.bicicloturista.blogspot.com
Caloi Elite 30 - 2013
Caloi Elite Carbon - 2013
Specialized Allez C2 - 2013
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 04:14
ih maluco vou de bike normal agora só pra ver no que vai dar, tenho a dobravel, mas quero ver no que dá.
 
de noite até faz falta pra mim, mas convenhamos que botar uma barca com 4mil lugares pra andar com 10 pessoas é sacanagem.
Voltar ao Topo
bito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 13:07
Galera,

Más notícias.

Atravesso diariamente de bike na barca. Uso uma dobrável para não pagar tarifa. Hoje não quis dobrar para testar a decisão do desembargador. E adivinhem: o segurança não permitiu minha entrada sem pagar a taxa de bagagem (R$ 4,70). Pedi para ele falar com o supervisor dele, falei da decisão do desembargador e tal. Ele foi, conversou com o supervisor e informou que a empresa optou por não permitir a entrada gratuita. O segurança não soube explicar direito o porquê.
Segundo a assessoria da Barca, eles recorreram da decisão.
Mas a decisão ainda é válida, pois o recurso não foi julgado.
Como está previsto uma multa diária de R$ 1 mil em caso de não cumprimento, ela deveria ter que pagá-la. Já que não está permitindo a entrada de ciclistas sem o pagamento da tarifa de bagagem.

Uma pena... uma vergonha. Angry


Editado por bito - 22 Jun 2011 as 13:09
Vinicius
Voltar ao Topo
bito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 14:57
Segue confirmação do recurso:

Polêmica: tarifa para o transporte de bicicletas nas Barcas volta a valer

   Por: Anderson Carvalho 21/06/2011

Concessionária cobrava valor de R$ 4,70 ao passageiro que quisesse embarcar levando tipo de veículo, mas administradora conseguiu com liminar efeito suspensivo da decisão judicial

A Justiça determinou na sexta-feira o fim da cobrança da tarifa de R$ 4,70 aos passageiros pelo transporte de bicicletas nas Barcas, mas, assim como a redução tarifária imposta no ano passado pela Agetransp, esse deve ser mais um benefício que o usuário nunca vai ver. Nesta terça-feira a concessionária entrou com uma liminar com efeito suspensivo da decisão.

A decisão pelo corte da tarifa foi dada pela 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). Segundo os desembargadores do órgão, a cobrança não está prevista no contrato de concessão. A decisão da 8ª Câmara Cível, valia para o embarque nos terminais da Praça Araribóia e Praça XV. O ciclista que quiser pedalar no Rio tem que desembolsar R$ 2,80 de sua passagem mais os R$ 4,70. Bicicletas dobráveis não pagam.

No ano passado, a concessionária deveria ter reduzido a tarifa regular no transporte Rio-Niterói, mas também obteve na Justiça suspensão da medida.



http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/justica-suspende-cobranca-de-tarifa-extra-para-uso-de-bicicleta-nas-barcas

Vinicius
Voltar ao Topo
fiaux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:997
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fiaux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 18:06
Isso ai é uma sacanagem! Vale lembrar que domingo/feriado não é cobrado (pelo menos não era quando eu ia para niterói).

Aproveitando o tópico, e com relação a transportar em ônibus de viagem? Uma vez quiseram me cobrar.
Pedalar no Rio de Janeiro é como andar de cabrito

"Don't stand on my dog or I'll cut your head off!"

http://www.ffiaux.com
Voltar ao Topo
FabioLB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FabioLB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 21:16
Jornal apressadinho, hein.
 
Tecnicamente, a decisão que suspende a cobrança ainda está valendo (o recurso não foi nem autuado, quem dirá apreciado), mas realmente o que vai acontecer isso aí mesmo. Mais 500 anos até uma decisão final e se essa for favorável aos ciclistas o Governador muda o contrato como disse o Allmondega lá em cima... Cry
Voltar ao Topo
fiaux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:997
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fiaux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2011 as 21:22
Vou na Urca pegar um pescador saindo e peço uma carona para Niteroi hauhauha
Pedalar no Rio de Janeiro é como andar de cabrito

"Don't stand on my dog or I'll cut your head off!"

http://www.ffiaux.com
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2011 as 21:47
a gente tem q descobrir como fazer com que eles paguem a multa
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2011 as 03:28
Eu acho que já recorreram.. pelo visto.
Voltar ao Topo
CesarHP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2009
NIterói - RJ
Offline
Mensagens:617
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CesarHP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2011 as 14:46


Originalmente postado por Vash77 Vash77 escreveu:

Eu acho que já recorreram.. pelo visto.
www.bicicloturista.blogspot.com
Caloi Elite 30 - 2013
Caloi Elite Carbon - 2013
Specialized Allez C2 - 2013
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2011 as 01:09
bora marcar um pedal nas férias pra geral ir pra niteroi de bike ou vice versa sei lá, todo mundo paga a tarifa e vamos todos ao ministério publico, levar o comprovante de pagamento. (se tiver 50 pessoas é 50mil reais)

a gente espalha no facebook, pede apoio da federação, espalha pra geral, manda email pros jornais.


Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2011 as 01:57
Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

bora marcar um pedal nas férias pra geral ir pra niteroi de bike ou vice versa sei lá, todo mundo paga a tarifa e vamos todos ao ministério publico, levar o comprovante de pagamento. (se tiver 50 pessoas é 50mil reais)

a gente espalha no facebook, pede apoio da federação, espalha pra geral, manda email pros jornais.



Eles recorreram cara, tá escrito aí no documento acima.. tem que esperar se resolver.

Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2011 as 03:15
Originalmente postado por Vash77 Vash77 escreveu:

Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

bora marcar um pedal nas férias pra geral ir pra niteroi de bike ou vice versa sei lá, todo mundo paga a tarifa e vamos todos ao ministério publico, levar o comprovante de pagamento. (se tiver 50 pessoas é 50mil reais)

a gente espalha no facebook, pede apoio da federação, espalha pra geral, manda email pros jornais.



Eles recorreram cara, tá escrito aí no documento acima.. tem que esperar se resolver.



então, eu vi o documento acima, mas ele foi escrito pelas barcas sa, entrando no site do tj tem a tal tentativa de embargo, mas pelo que parece não os dá permissão para desobedecer a decisão anterior.

eu acabei de mandar uma mensagem pro ministério publico perguntando sobre o caso, se já está valendo o recurso ou não, caso não esteja acho q deveriamos fazer algo a respeito, nem q seja pra criar tumulto ou gerar multa para as barcas sa.
Voltar ao Topo
rsr010 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:512
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsr010 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2011 as 04:15
Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

Originalmente postado por Vash77 Vash77 escreveu:

Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

bora marcar um pedal nas férias pra geral ir pra niteroi de bike ou vice versa sei lá, todo mundo paga a tarifa e vamos todos ao ministério publico, levar o comprovante de pagamento. (se tiver 50 pessoas é 50mil reais)

a gente espalha no facebook, pede apoio da federação, espalha pra geral, manda email pros jornais.



Eles recorreram cara, tá escrito aí no documento acima.. tem que esperar se resolver.



então, eu vi o documento acima, mas ele foi escrito pelas barcas sa, entrando no site do tj tem a tal tentativa de embargo, mas pelo que parece não os dá permissão para desobedecer a decisão anterior.

eu acabei de mandar uma mensagem pro ministério publico perguntando sobre o caso, se já está valendo o recurso ou não, caso não esteja acho q deveriamos fazer algo a respeito, nem q seja pra criar tumulto ou gerar multa para as barcas sa.

Se rolar, tô dentro!!!

Pau neles!
Rafael Rodrigues - Rio de Janeiro
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2011 as 04:21
toda semana as barcas tratam as pessoas como gado indo pro matadouro, gostaria muito de dar um prejuizo neles hehheeh
Voltar ao Topo
bito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 19:37
Eu pego as barcas diariamente, mas uso uma dobrável. Se rolar algum tipo de protesto estou dentro.
Mas seria legal se fossemos bem informados e fundamentados.
Qd tiver mais detalhes, avise-nos. Podemos envolver a galera das bicicletadas, ongs, fecierj, etc. Acho que pode dar certo.
Abraço.
Vinicius
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2011 as 23:20
recebi o email do MP, mas foi só a confirmação de que receberam, estou aguardando a resposta e assim q tiver coloco aqui.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X