Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Shweeb - A bike sobre trilhos |
Responder |
Autor | |
MarcusLisboa
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 21 Jul 2010 São Vicente Offline Mensagens:478 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
Postado: 03 Jun 2011 as 19:57 |
O Google lançou em 2008 o Projeto 10^100,
em que coletou 150.000 ideias de pessoas do mundo inteiro que
trouxessem mudança ao mundo de forma a ajudar o máximo de pessoas
possíveis. Das 16 selecionadas para serem votadas pelo público, cinco
foram as vencedoras do investimento da empresa. Uma dessas ideias era a
de promover a inovação no transporte público e a iniciativa que recebeu
o financiamento de 1 milhão de dólares foi a Shweeb.
Shweeb consiste num transporte que une os conceitos do monotrilho e da bicicleta reclinada. É uma cápsula individual transparente (e com isso oferece vista panorâmica durante a viagem) que se utiliza da energia das pedaladas para sua locomoção. O objetivo seria servir de complemento aos outros meios de transporte urbanos, permitindo a comutação. Com o tempo, uma rede de trilhos seria instalado saindo das zonas residenciais mais concentradas até as concentrações de locais de trabalho, como visto neste http://www.youtube.com/watch?v=eN2Q-QlNLdw vídeo que mostra um pouco do conceito da ideia. As cápsulas individuais têm espaço que comporta uma mochila ou bolsa e têm suporte para pendurar casacos ou paletós. Além disso, pode-se introduzir assento para criança. Existe também a cápsula dupla, caso necessário. O trilho é instalado a 6 metros do chão deixando o trânsito e os pedestres livres. As estações são simples plataformas para que os passageiros (se é que podemos chamá-los de passageiros) desçam e subam nas cápsulas, elas terão o comprimento de 5 carros estacionados, mas até 360 shweebs por hora poderão sair delas. Apesar de poderem alcançar velocidades muito maiores, como você pode ver no vídeo abaixo do monotrilho em teste instalado na Nova Zelândia, dentro dos centros urbanos eles serão limitados a 25 km/h, o que garante uma boa velocidade e que é possível de ser alcançada mesmo por pessoas que não praticam exercícios físicos regularmente. E caso alguém esteja muito lento ou se recuse a pedalar, o choque é absorvido pelos amortecedores que ficam à frente e atrás das cápsulas e, ao formarem uma espécie de trem, fica mais fácil atingir uma maior velocidade, mesmo que o passageiro da cápsula da frente não esteja pedalando. Isso ocorre devido à alteração das zonas de maior e menor pressão. Como nem todas as cidades são planas, também foi pensado num sistema para ajudar os usuários que tem dificuldade nas descidas. Caso haja diminuição da velocidade, uma corrente transportadora é ativada (obtendo energia de painéis solares) e leva a cápsula até o topo. Quando a velocidade permanece alta, não é necessário o ativamento desse dispositivo e a viagem transcorre normalmente. Esse sistema é aplicado também nas estações terminais, onde há uma elevação de 2 metros até a plataforma: a energia cinética é transformada em energia potencial, logo, a cápsula que chega à plataforma para de forma natural. O inverso também ocorre quando, na saída, as cápsulas adquirem velocidade com o impulso da descida, bastando ao usuário manter essa velocidade com suas pedaladas. Vários são os pontos negativos a serem considerados, alguns inclusive já pensados, analisados e até contornados pela empresa que projeta o Shweeb. Mas de qualquer forma, é uma ideia válida e muito interessante. |
|
Carlos sp
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 18 Jun 2008 São Paulo/SP Offline Mensagens:3094 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Vixe,parece um "supositório humano"num gostei não
|
|
LUW
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Advertência Cadastrado em: 15 Jun 2010 Campo Largo, PR Offline Mensagens:1502 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Dá para pedalar com esso trem aí na contra-mão ?
|
|
[ ]s
Luciano Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom! |
|
Zo
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 24 Abr 2009 São Paulo Offline Mensagens:8496 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
O treco vai realmente rápido!
Levi Fidelix vai adotar como carro-chefe da campanha presidencial?!
|
|
Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.
https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl |
|
marcoaleite
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 28 Out 2010 São Paulo Offline Mensagens:5059 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Isso é muito loco e interessante. Só queria saber com ofazer para descer caso fique encubado em um trenzinho de capsulas.
|
|
Charlesxavier
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Fev 2011 Goiânia Offline Mensagens:1279 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
a ideia parece legal, agora imagina se uma travar a "roldana" ou sei lá o que e não rodar mais, vai dar um trabalho descer 6 metros desse trem kkkkkkkkk
|
|
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias! |
|
| |
will_bill_br
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 07 Dez 2010 - Offline Mensagens:494 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
e depois que vc desembarcou da sua capsula, pra inde ela vai? e como chega uma disponivel ra vc usar?
|
|
| |
Responder | |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |