Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pneu empenado.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pneu empenado.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Slim Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jun 2011
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Slim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pneu empenado.
    Postado: 02 Jun 2011 as 00:42
fala galera .. entao , eu bem recentemente comprei uma caloi supra , que eu vi em alguns foruns que ela eh uma bike bem conceituada pra iniciantes etc .. só que tipo , eu fui na loja lá pra ver umas coisas .. e o cara da oficina lá falou qe a roda de traz tava empenada e tal .. ele arrumo pra mim mais eu fiquei meio com esse trem na cabeça ..  (empenar roda com 2 dias de uso ..) e eu to gostando mto de andar de bike , e quero cuidar bem dela haha .. eu ando mais em calçada assim e pa .. e tem sempre aqueles meio fios que as vezes eu passo e da aqueles baques .. mais eu achava isso normal .. isso já é o suficiente pra empenar a roda ? se alguem puder me explicar , valeu ai ! 
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2011 as 01:50
O empenamento a que se referiu o mecânico provavelmente é um simples desalinhamento, decorrente da diferença de tensão dos raios.

Rodas como as da Supra normalmente não são montadas com tanto cuidado que deveriam, então é bastante comum virem de fábrica desalinhadas ou desalinharem em alguns km de uso.

Se for mesmo só a diferença de tensão dos raios basta um alinhamento simples que qualquer bom mecânico faz e está resolvido. Inclusive é comum a roda desalinhar frequentemente dependendo de alguns fatores, como seu peso, impactos provenientes do pavimento ou obstáculos, etc.


Editado por Voodoo - 02 Jun 2011 as 01:51
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2011 as 02:12
ou descer guias com o pneu murcho pode estragar o aro



mas o aro da supra é um vzan action, é bem resistente contanto que esteja bem montado e o pneu esteja bem calibrado.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Breda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2010
Poa
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Breda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2011 as 03:59

Não deve ser nada, e normalmente algum eventual problema com o aro não e algo tão grave e incomum, só uma sujestão, tenta não andar na calçada, pois essa se destina aos pedestres´ok? e boas pedaladas abrç

Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2011 as 14:39
Dê também uma aliviada na roda traseira ao passar por obstáculos mais agressivos com ela, tirando a busanfa do selim e jogando o peso um pouco mais na roda da frente, após a roda da frente já ter superado o obstáculo, é claro.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2011 as 14:51
Periodicamente, aperte levemente com as mãos cada raio, elas devem estar bem apertados e tensionados. Se encontrar algum raio frouxo ou torto já é motivo para mandar alinhar a roda.
Evite subir e descer guias de calçada para evitar esse problema. É melhor fazê-lo desmontado ou bem lentamente. Abraços
Voltar ao Topo
epyoneda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2010
Santos
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epyoneda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2011 as 15:38
Cara, qdo peguei minha sdw team4000 nova, aconteceu o problema que o VooDoo relatou. Logo no primeiro passeio as rodas empenaram sendo que o mais crítico na dianteira. Pelas palavras do VooDoo, entendi que foi realmente isso, montagem deficiente sendo que após primeiro alinhamento ela nunca mais voltou a empenar.
-Oxer xr210... meia-boca, mas serve pro dia-dia.
-Caloi Aluminun 1993, encostada, aguardando "salva" velo orange.
-SDW Team 4000, com up´s
-Caloi Sprint...
Voltar ao Topo
Slim Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jun 2011
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Slim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2011 as 16:13
demoro galera .. valeu ai pelas respostas . muito obrigado ! 
Voltar ao Topo
mats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
Offline
Mensagens:1284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2011 as 20:18
Pode ser pneu empenado sim, mas raramente acontece. Porém já aconteceu comigo. A causa pode ser por mau armazenamento ou pq o pneu foi dobrado e o arame entortou.
Se for realmente o pneu, passe detergente nas laterais dele, coloque no aro e assente bem com as mãos. Dê uma boa calibrada e veja se ficou certinho.
No meu caso não deu certo, tive que trocar de pneu... ele já estava "viciado".
"Brain before beauty, wear your helmet"
Voltar ao Topo
TubaraoLegal Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 15 Mai 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TubaraoLegal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2011 as 22:58
Lembrando que o que empena é o aro, não o pneu.
Voltar ao Topo
mats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
Offline
Mensagens:1284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2011 as 15:10
Originalmente postado por TubaraoLegal TubaraoLegal escreveu:

Lembrando que o que empena é o aro, não o pneu.


Negativo. Se vc colocar um pneu torto num aro totalmente alinhado dará a impressão que o que está desalinhado é o aro, no meu caso a bike chegava até a vibrar devido ao "jogo" causado pelo pneu. A única maneira de verificar é trocando o pneu ou girando somente o aro.
"Brain before beauty, wear your helmet"
Voltar ao Topo
TubaraoLegal Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 15 Mai 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TubaraoLegal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2011 as 16:01
Originalmente postado por Matheus Riguetti Matheus Riguetti escreveu:

Originalmente postado por TubaraoLegal TubaraoLegal escreveu:

Lembrando que o que empena é o aro, não o pneu.


Negativo. Se vc colocar um pneu torto num aro totalmente alinhado dará a impressão que o que está desalinhado é o aro, no meu caso a bike chegava até a vibrar devido ao "jogo" causado pelo pneu. A única maneira de verificar é trocando o pneu ou girando somente o aro.


O pneu de borracha pode estar com defeito na banda de rodagem, como acontece com pneus de automóveis. Como o desenho da banda de rodagem (a parte do pneu que fica em contato com o solo) está torto, dá a impressão que a roda está empenada, mas é mera ilusão de ótica provocado pelo defeito do pneu.

Teoricamente o pneu de borracha pode estar empenado, mas o termo tecnicamente está incorreto, o fato do pneu estar torto (com defeito na circunferência ou na banda de rodagem) não significa que ele esteja empenado.

O que empena são objetos rígidos que podem ser desempenados, como rodas de bikes e de carros. Borracha não pode ser desempenada.
Voltar ao Topo
mats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
Offline
Mensagens:1284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2011 as 17:49
Originalmente postado por TubaraoLegal TubaraoLegal escreveu:


O pneu de borracha pode estar com defeito na banda de rodagem, como acontece com pneus de automóveis. Como o desenho da banda de rodagem (a parte do pneu que fica em contato com o solo) está torto, dá a impressão que a roda está empenada, mas é mera ilusão de ótica provocado pelo defeito do pneu.

Teoricamente o pneu de borracha (SERÁ??) pode estar empenado, mas o termo tecnicamente está incorreto, o fato do pneu estar torto (com defeito na circunferência ou na banda de rodagem) não significa que ele esteja empenado.

O que empena são objetos rígidos que podem ser desempenados, como rodas de bikes e de carros. Borracha não pode ser desempenada.


O defeito pode ser tanto na banda de rodagem como também no arame, que não se assenta nas bordas do aro. Sendo o arame um objeto sólido, que pode ser desempenado o termo usado está correto(de acordo com sua definição).

Não é uma mera ilusão devido ao pneu estar na extremidade do aro, e um pequeno desalinhamento nesse local causa um desequilibrio giroscópico em toda a estrutura da roda(não sei se isso está correto, pelo menos foi o que eu deduzi ), levando ao desgaste prematuro de outros componentes como cubo por exemplo. Além do que altera a maneira de condução da bike, que fica instável a altas velocidades devido a vibração gerada pelo pneu torto, logo, não é só uma mera ilusão visual.

empenar
em.pe.nar
(empena+ar) vint 1 Curvar-se, torcer-se (a madeira) sob a ação da umidade ou do calor; enjambrar. vtd 2 Fazer torcer, curvar com a umidade ou com o calor (a madeira). vint 3 Sair da linha de prumo: O muro empenou.

Vc só está querendo dizer que vc acha que o termo usado estava errado.

Ta parecendo o forum do professor Pasquale


Editado por Matheus Riguetti - 03 Jun 2011 as 22:35
"Brain before beauty, wear your helmet"
Voltar ao Topo
TubaraoLegal Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 15 Mai 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TubaraoLegal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2011 as 00:46
Quando eu mencionei a ilusão de ótica estava me referindo a impressão de que o aro estava empenado, quando na verdade o pneu é que estava defeituoso.

Já tive um problema destes e sei como é, olhando por cima, pedalando, o pneu fica ziguezagueando dando a impressão de que o aro está empenado.

Entretanto é fácil perceber que o problema é com o pneu, pois quando se freia as pastilhas chegam juntas e o aro não fica raspando nas pastilhas de freio quando a roda está livre em seu eixo.

Prefiro usar o termo "empenado" para o aro e "defeituoso" para o pneu.

Editado por TubaraoLegal - 04 Jun 2011 as 00:46
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X