Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedevela reduzido ou convencional?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedevela reduzido ou convencional?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
danielbbsa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbbsa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedevela reduzido ou convencional?
    Postado: 05 Mai 2011 as 18:45
Pessoal, por enquanto estou com um quadro freeride e futuramente estarei trocando por um MB.
Ando apenas pela cidade, cerca de 40km/dia e gostaria de trocar o pedevela.
Duvida:
Devo pegar um de 42 ou 48 dentes? Qual me atenderia melhor para a cidade?
Estou de olho no Alivio M411, seria uma boa opção?

No aguardo,


Grato.

Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2011 as 19:11
Não entendi se vc está falando a) só da configuração do coroão (42 ou 48) ou b) das três (optar por 42-32-22 ou por 48-38-28). Acredito q esteja falando dessa opção b.

Acho q tem tudo qnto é tipo de opinião e tudo depende do tipo de trajeto q vc costuma fazer e do seu tipo de pedal. Na minha cidade, pras coisas q faço e pro relevo q enfrento, eu não dispenso a coroinha 22 (aqui tem muitos morros e direto ando com a bike carregada, nas compras semanais: alforjes, mochila e bolsa de guidão lotados!). E pra mim faz pouca diferença o coroão ser 42 ou 48, não desço tanto a bota pra precisar de 48.

Como disse, depende do seu uso. Assim q li sua pergunta, lembrei deste post no blog do nosso colega ogum777 e acho q seria legal vc ler:

http://asbicicletas.wordpress.com/2010/10/27/quer-a-bike-mais-rapida-troque-o-pedivela/
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
danielbbsa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbbsa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2011 as 19:33
Fala Nino!
Primeiramente obrigado pela atenção.

Estava falando sobre a "b" mesmo. Não expliquei direito...hahaha
Bem, não pego tanta subida assim...geralmente ando em vias mais planas e as vezes tenho vontade de atingir uma velocidade maior. Costumo ir ao Villa Lobos, Ibirapuera e por vezes, pego a Castelo até Barueri.
Será que teria tanto diferença assim entre uma config. e outra?

Abraço!!
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2011 as 19:42
Hum, nesse seu caso pode ser uma boa! Vamos aguardar os comentários dos mais experientes pra ver se vc poderia ter, ainda, uma outra opção. Por enquanto, a explicação do ogum, retirada do post citado, destacando a diferença de velocidade imprimindo uma mesma cadência (grifos meus):

Citar e claro, um par de pneus urbanos de 1,5, na pressão decente (65 libras, por exemplo), faz a combinação perfeita com as marchas mais longas. pra se ter uma ideia, na relação 42 (coroa) x 11 (pinhão menor no cassete), se tem um deslocamento de 7,6 metros por volta completa do pedal, ou seja, a 60 pedaladas por minuto (o que não é muito rápido), vc estará a 27,3 km/h. agora, se a coroa for de 48 dentes, com o mesmo pinhão 11 e o mesmo pneu, a bicicleta se deslocará por 8,7 metros a cada volta completa do pedal,  o que, nas mesmas 60 pedaladas por minuto, dará a velocidade de 31,2 kms por hora. a 100 pedaladas por minuto, sua velocidade será de 52 kms por hora….


Obviamente, pra usufruir de relações mais pesadas, tem q ter mais perna, tb. Se vc está sentindo falta de marcha final, pode ser q a) vc tenha perna e esteja realmente com marchas mais curtas do que deveria ou b) vc pode ou precisa se acostumar a girar mais do q está habituado, ou seja, manter cadências mais elevadas.

Esse assunto de manter cadências mais elevadas vira e mexa aparece aqui. Se é q eu posso dizer q tenho um "estilo"Cool, o meu seria de giro mais alto, com relações mais leves.

Parece q gostei dessa historinha de opções A e B rsrsrsBig smile!!


Editado por ninocoutinho - 05 Mai 2011 as 19:43
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2011 as 20:37
Eu usava uma MTB com pneus slick pra andar na cidade e nunca usei a coroa pequena. Agora to usando a speed e tá tranquilo na maior parte do tempo. Se for só pra usar na cidade eu recomendo uma 44/32 mesmo com um cassete 11-34 ou 12-36. 
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
danielbbsa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbbsa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2011 as 20:42
Andei dando uma lida no post e pelo jeito a de 48 ta ganhando...hahahaha
Perna eu não tenho, mesmo pq comecei a pedalar a 4 meses. Agora, não tenho costume de andar com candencia elevada, prefiro andar mais no peso, embora não sei se seria ou não o mais correto pro meu caso.
Nem pra subidas costumo usar as relações mais leves, sempre tento ir no limite da mais pesada (quando é possivel)...hahahaha

"a" e "b" acaba sendo auto-explicativa...hahahaha

Abraço!

Voltar ao Topo
Lucas-aju Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2011
Sergipe
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas-aju Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2011 as 22:38
kara isso é bestera, pra anda na cidade nao competitivamente qualquer pedivela serve ,44 48 52 tanto faiz, se alguem acha que 44 11 é uma relação leve então é pq nao boto ela =p
Voltar ao Topo
danielbbsa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbbsa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2011 as 02:06
Tô andando com slick tambem, roda bem, talvez seja por isso que to pendendo pra uma coroa maior...Agora eu já não sei qual o cassete que ta nela...


Abraço!
Voltar ao Topo
TubaraoLegal Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 15 Mai 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TubaraoLegal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2011 as 13:12
Troquei o pedivela original recoberto por plástico    da Caloi Aluminum por um Tourney FC-M 191 com relação 48/38/28.

Valeu a pena e não ficou caro.

Olha ele aí na foto:

http://www.bikepoint.com.br/coroa-tripla-fc-m-191-28-38-48-dentes-polido.html
Voltar ao Topo
willian_mtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2011
Chapeco
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar willian_mtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 20:20
Varia pela região
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X