Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Restaurar Caloi 10 - Peças
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Restaurar Caloi 10 - Peças

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
danilolhp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2010
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilolhp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Restaurar Caloi 10 - Peças
    Postado: 11 Abr 2011 as 16:16

Bom dia amigos do Pedal!

Neste fim de semana tive a felicidade de encontrar um quadro de Caloi 10 em ótimo estado, por um valor simbólico. E não pude resistir a tentação de arrebatá-lo.

No pacote incluí algumas peças originais, tais como, passador de marcha, guidão, manetes, coroa, pé de vela, ferraduras de freio, e o eixo do central!

Minha intenção é usar estas peças e montar a minha tão sonhada speed.

Agora as minhas dúvidas são!

Quais câmbios utilizar? Vi alguma coisa de Tiagra, Sora, Dura-Ace (Não vou comprar os grupos completos, mesmo porque devo usar algumas peças originais). Minha preocupação é a compatibilidade com a coroa original.

Com a dúvida do cambio veio também, a questão da correte e catraca quais devo comprar?

Ainda esta faltando o garfo, componentes do central e as rodas mas creio que isso é mais fácil de comprar.

Neste momento não quero gastar muito, e eu mesmo vou fazer o trabalho! Se puderem me ajudar com as questões acima!

Para a pintura vou usar um

Seguem as fotos das peças que já tenho.

 
Obrigado a todos.
Voltar ao Topo
danilolhp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2010
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilolhp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2011 as 16:17
Originalmente postado por danilolhp danilolhp escreveu:

Bom dia amigos do Pedal!

Neste fim de semana tive a felicidade de encontrar um quadro de Caloi 10 em ótimo estado, por um valor simbólico. E não pude resistir a tentação de arrebatá-lo.

No pacote incluí algumas peças originais, tais como, passador de marcha, guidão, manetes, coroa, pé de vela, ferraduras de freio, e o eixo do central!

Minha intenção é usar estas peças e montar a minha tão sonhada speed.

Agora as minhas dúvidas são!

Quais câmbios utilizar? Vi alguma coisa de Tiagra, Sora, Dura-Ace (Não vou comprar os grupos completos, mesmo porque devo usar algumas peças originais). Minha preocupação é a compatibilidade com a coroa original.

Com a dúvida do cambio veio também, a questão da correte e catraca quais devo comprar?

Ainda esta faltando o garfo, componentes do central e as rodas mas creio que isso é mais fácil de comprar.

Neste momento não quero gastar muito, e eu mesmo vou fazer o trabalho! Se puderem me ajudar com as questões acima!

Para a pintura vou usar um removedor de tinta e ferrugem, e assim vou levar para pintar.

Seguem as fotos das peças que já tenho.

 
Obrigado a todos.
Voltar ao Topo
augustobbs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augustobbs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2011 as 14:08
Olá Danilo, eu tenho uma caloi 10 tb, mas acabei convertendo pra fixed gear, pois o estado das peças originais não estava muito bom.
Quanto aos cambios, acredito que qualquer cambio de speed vai servir, só o dianteiro que vc tem que ver a compatiblidade com o seat tube.
Vc já tem os cubos? Se nao tiver, a catraca, ou cassete, será de acordo com o cubo que voce for usar, de 5 ou 6 marchas. E corrente é corrente fina mesmo, eu usava uma shimano, dessas mais básicas, de MTB.
Abraço!
 
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2011 as 16:25
Não vai dar para colocar um câmbio moderno, pois seu quadro não tem gancheira para o câmbio, onde ele vai rosqueado no quadro. Até existe um adaptador, mas vai ficar meio ruim, fora que um grupo de estrada custa muito caro. Melhor fazer uma single speed, você pode até proveitar a mesa, guidão, freios e manetes; fica mais elegante e mais adequada para esse quadro.


Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
danilolhp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2010
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilolhp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2011 as 16:55
Augusto, boa tarde.
 
Muito obrigado pela sua resposta!
 
Ainda estou meio perdido nas peças que devo comprar, vi algumas coisas voltadas a Shimano, Tiagra, 105 e o sora. Porem como o amigo informou será que não serve o cambio no quadro? Não irei comprar o grupo completo mas apenas os cambios!
 
Estas peças eu iria importar assim vai sair mais barato que o cambio original, que só encontrei no mercado livre!
 
Sobre a catraca e corrente, antes de fechar qual devo usar acho melhor resolver o caso dos cambios né?
 
Obrigado
Voltar ao Topo
danilolhp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2010
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilolhp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2011 as 17:00
Poneis, boa tarde.
 
Não quero fazer ela como single speed, se tiver que fazer desta forma acho que vou procurar outro quadro! Mas será que fica ruim mesmo colocar um cambio? mesmo que seja o original?
 
E se for usar um mais novo, quais são os problemas de adaptar a gancheira?
 
Vou rodar as bicicletarias do bairro para ver se acho mais algumas peças!
 
Obrigado pelo seu retorno!
Voltar ao Topo
rafaeladvogado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2011
Montenegro-RS
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeladvogado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2011 as 18:19
Originalmente postado por danilolhp danilolhp escreveu:

...quais são os problemas de adaptar a gancheira?


agora que vi...  sou leigo no assunto também,  mas no teu quadro não vi local para prender o cambio...  será que teu quadro é um quadro de  pista ???  (sem marchas) ?

deixo pra algum entendido no assunto responder...
Voltar ao Topo
augustobbs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augustobbs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2011 as 18:49
Verdade, não tinha visto que o seu quadro nao tem gancheira pro câmbio... As bicicletas mais simples, essas tipo de supermercado, nao sei se hj ainda é assim, mas vinham com o cambio com um adaptador. Acho que hj vc ainda acha, talvez o shimano SIS, yamada, e coisas assim. Dá pra se virar com esses cambios, mas não vai te dar uma performance igual a de um cambio de speed... A questão é que até onde eu sei, nao da pra adaptar o cambio, tem que ser específico pra bike sem gancheira...
Pq vc nao quer usar como singlespeed? Se sua cidade é relativamente plana, a bike fica excelente como singlespeed. Antes de montar a minha como fixed gear, eu usava ela singlespeed, pois o câmbio e os trocadores da caloi 10 não estavam nem um pouco confiáveis.
achei um link pra vc dar uma olhada, numa singlespeed: http://pedalpesopesado.blogspot.com/2010/11/its-done-minha-single-speed.html
Abraço!
Voltar ao Topo
rafaeladvogado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2011
Montenegro-RS
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeladvogado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2011 as 19:43
Originalmente postado por augustobbs augustobbs escreveu:

Verdade, não tinha visto que o seu quadro nao tem gancheira pro câmbio... As bicicletas mais simples, essas tipo de supermercado, nao sei se hj ainda é assim, mas vinham com o cambio com um adaptador. Acho que hj vc ainda acha, talvez o shimano SIS, yamada, e coisas assim. Dá pra se virar com esses cambios, mas não vai te dar uma performance igual a de um cambio de speed... A questão é que até onde eu sei, nao da pra adaptar o cambio, tem que ser específico pra bike sem gancheira...
Pq vc nao quer usar como singlespeed? Se sua cidade é relativamente plana, a bike fica excelente como singlespeed. Antes de montar a minha como fixed gear, eu usava ela singlespeed, pois o câmbio e os trocadores da caloi 10 não estavam nem um pouco confiáveis.
achei um link pra vc dar uma olhada, numa singlespeed: http://pedalpesopesado.blogspot.com/2010/11/its-done-minha-single-speed.html
Abraço!


link: http://pedalpesopesado.blogspot.com/2010/11/its-done-minha-single-speed.html

Augusto...  muito style tua bike...

facilitando pra quem está com preguiça de entrar no link ehheheh:

Voltar ao Topo
augustobbs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augustobbs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2011 as 21:55
Opa, essa bike NÃO é minha, desculpe se deu a entender isso... é só uma bike que eu achei na internet e mandei o link pra ver se nosso amigo se anima a montar uma singlespeed!
A minha ta muito boa de pedalar, ta com algumas peças bacanas, mas esteticamente não ta muito legal. E to usando os aros de aço ainda, to sem grana pra montar rodas novas...
Se quiser dá um toque que eu posto foto da minha!
Abraço!
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2011 as 22:23
Não faz muito sentido trocar só os câmbios, pois o trocador original da caloi 10 é bem precário e vai dar na mesma se vc colocar um câmbio mais barato. Estão faltando peças nesse movimento central e talvez não dê para usar o pedivela original em um movimento central novo. Colocar câmbios nessa bike vai sair mais caro do que você pensa.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Hiorus Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Fev 2011
SP
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hiorus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2011 as 22:49
danilo eu tenho os cambio originais da c10, estao em bom estado, sao de 1983 se quiser podemos conversar, manda mp ou e-mail hiorus_jrf(a)hotmail.com

Editado por Hiorus - 13 Abr 2011 as 23:10
Voltar ao Topo
danilolhp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2010
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilolhp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2011 as 22:59
Amigos,
 
Muito obrigado mesmo pela ajuda!
 
Eu queria mesmo uma speed, hoje tenho uma MBT quero uma coisa que de para andar mais e sobrer menos... hehehehe
 
E se eu abandonar os cambios shimanos e ir para o original?
 
Sobre os valores, creio que vou gastar no máximo 60 doletas nos dois! e depois iria colocar uns trocadores melhores!
 
Mas o que vcs acham de colocar o original mesmo? Este quadro é singlespeed por padrão? O movimento central achei na NET por R$ 34,00, não creio que este seja o problema!
 
Vou entrar em contato com o Hiorus para saber dos cambios originais!
 
Valeu
Voltar ao Topo
danilolhp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2010
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilolhp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2011 as 23:51

Amigos, boa noite.

Achei este cambio Shimano TZ 50, será que serve no quadro? Ele vem com a gancheira!
Obrigado pelo retorno de todos!
Voltar ao Topo
danilolhp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2010
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilolhp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2011 as 00:07
O câmbio se cer certo o TZ com a gancheira devo colocar o dianteiro Shimano Tourney TZ-21, encontrei tambem a catraca TZ-30.... Sera que isso tudo serve no quadro?
 
Obrigado.
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2011 as 03:51
E aí tudo bem.
Dá três tipos de montagens com estes quadros antigos:
1ª - Restauração conservadora, procura manter tudo original, para funcionar como era antes - neste caso é difícil pois já falta muito, a bike já foi bastante prejudicada, mas você pode se dedicar a procurar por peças antigas e ir montando, tem muita coisa por aí.
2ª - Aproveitar o quadro para montar bike alternativa, single speed ou fixa - é bastante legal, experiência interessante, muita gente está montando estas bikes para treinar e passear.
Eu tenho uma single com quadro Caloi e gosto muito, é pular na bike e pedalar.
3ª - Adaptar grupo novo no quadro antigo, neste caso é também possível misturar peças novas com antigas, mas é mais difícil, pois muitas peças não casam bem, as bitolas e os passes dos cabos são diferentes, então se você for renovar recomendo aproveitar só o quadro e colocar todas as peças novas, como um grupo acera ou sora todo completo, inclusive rodas 700 com cubos novos e central blindado, aí você vai colocando tudo que puder de alumínio.
Para montar com grupo novo você pode usar peças de speed com guidom aero ou um conjunto de MTB com guidom reto ou rise. É o que se chama bike cafe, como esta quadro, rodas e relação de speed, mas guidom reto:
Uploaded with ImageShack.us
 
Tem vantagem que roda bem no asfalto mas tem uma posição mais confortável e não precisa gastar no STI de speed que é bem caro.
Monta com um kit Acera de 24 velocidades e pedivela de 48 dentes, que fica um foguete.
 


Editado por airesbecker - 15 Abr 2011 as 03:53
Voltar ao Topo
ttkod Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2011
Cotia ; Macapa
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ttkod Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 02:31
Shimano Nexus Positron , eu tenho na minha, o problema e que essa parte que esta escrito positron 7 e o cabo, que e incaixado no passador, e se o **conduite** vir a estragar, sem chanses de trocar o cabo, so achei peça para reposição no e-bay,mas infelizmente, nao sei comprar por la,estou precisando muito do passador trazeiro...
Voltar ao Topo
ttkod Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2011
Cotia ; Macapa
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ttkod Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 02:35
http://cgi.ebay.com/Shimano-Nexus-6-7-speed-shifter-rear-derailleur-NOS-/400152108409?pt=Cycling_Parts_Accessories&hash=item5d2aec9d79

ta ai o site!caso queira comprar, me da um toque que tambem vou querer!
Voltar ao Topo
korgis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2008
sao paulo
Offline
Mensagens:264
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar korgis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2011 as 07:59
Originalmente postado por danilolhp danilolhp escreveu:

Originalmente postado por danilolhp danilolhp escreveu:

Bom dia amigos do Pedal!

Neste fim de semana tive a felicidade de encontrar um quadro de Caloi 10 em ótimo estado, por um valor simbólico. E não pude resistir a tentação de arrebatá-lo.

No pacote incluí algumas peças originais, tais como, passador de marcha, guidão, manetes, coroa, pé de vela, ferraduras de freio, e o eixo do central!

Minha intenção é usar estas peças e montar a minha tão sonhada speed.

Agora as minhas dúvidas são!

Quais câmbios utilizar? Vi alguma coisa de Tiagra, Sora, Dura-Ace (Não vou comprar os grupos completos, mesmo porque devo usar algumas peças originais). Minha preocupação é a compatibilidade com a coroa original.

Com a dúvida do cambio veio também, a questão da correte e catraca quais devo comprar?

Ainda esta faltando o garfo, componentes do central e as rodas mas creio que isso é mais fácil de comprar.

Neste momento não quero gastar muito, e eu mesmo vou fazer o trabalho! Se puderem me ajudar com as questões acima!

Para a pintura vou usar um removedor de tinta e ferrugem, e assim vou levar para pintar.

Seguem as fotos das peças que já tenho.

 
Obrigado a todos.


antiga hein? pelo grupo de peça essa caloi 10 deve ser do ano de 1972 há 1975 no máximo, conheço pelo desenho das coroas e pelas ferradudas da D.C
Voltar ao Topo
Kodornna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kodornna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2011 as 23:56
Olá a todos.

Gostaria de saber se é possível instalar um movimento central shimano octalink em um quadro de caloi 10 antiga - alguém já experimentou fazer isso? Que tamanho de movimento central usou?

A rosca do meu pedivela espanou, e estou considerando adquirir um pedivela do grupo Sora.
Voltar ao Topo
Gugale Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gugale Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2012 as 19:47
Boa tarde amigo

Mesmo sendo leigo no assunto fiz isso na semana passada estou com um quadro de C10 antigo e coloquei um movimento central selado da shimano...porém o meu não é octalink...pelo que o cara da bicicletaria me disse, a rosca do movimento central encaixa perfeito, o problema é compatibilizar o octalink com um pedivela octalink também...

Abraço!!!
Voltar ao Topo
Kodornna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kodornna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2012 as 02:48
Opa - acabei optando por instalar um pedivela sora na minha velha magrela! Usando um movimento central com eixo de 110 mm fica perfeito!! Acredito que se a rosca de um movimento com a ponta quadrada tenha encaixado no quadro, um eixo com a ponta do tipo octalink também encaixará!

Se a rosca for a mesma, acho que até os conjuntos de pedivela-movimento central hollowtech novos servirão num quadro de caloi 10 antigo, mas nunca vi ninguém fazer isso.

Em tempo: alguém sabe onde encontrar outro movimento central que não seja o BB-UN26 da Shimano? Será que não tem um com ponta quadrada melhorzinho?
Voltar ao Topo
wermucc Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wermucc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2013 as 15:31

Iai galera blz!

Faz muito tempo que eu vejo falar na lendaria caloi 10, desde garoto escutava historias do meu pai tinha vontade de ter uma quando garoto, mas na epoca era muito cara, pois era a top de linha pelo menos aqui na minha região. Desde então resolvi comprar uma pra mim pois sou viciado em coisas antigas, estava pensando em comprar uma nova porque achava praticamente impossivel encontrar uma das antigas por aqui onde moro. até q ao conversar com colegas descobri uma aqui mesmo na minha cidade então à comprei por R$30,00 está um pouco estragada peças foram trocadas, o guidão foi trocado por um reto e como queria manter a bike com cara de original fui atraz de peças originais e encontrei outra caloi 10 bem melhor do que a 1ª e acabei comprando tambem, por R$40,00. Esta 2ª que comprei esta praticamente origina é de cor preta com grafismo dourado escrito "caloi 10 sprint" então queria a ajuda e vcs para descobrir o ano dela, se devo manter a pintura original ou não, e que peças colocar.

Obrigado pela atenção galera, se alguem poder me ajudar ficarei muito grato!
Voltar ao Topo
wermucc Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wermucc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2013 as 07:33
To mandando algumas fotos das bikes que comprei por R$30,00 e R$40,00 respectivamente.


http://imageshack.us/photo/my-images/32/foto0872z.jpg/


Conforme for reformando ela coloco mais fotos.
Voltar ao Topo
raphaelheadbanger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphaelheadbanger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 13:52
Originalmente postado por airesbecker airesbecker escreveu:

3ª - Adaptar grupo novo no quadro antigo, neste caso é também possível misturar peças novas com antigas, mas é mais difícil, pois muitas peças não casam bem, as bitolas e os passes dos cabos são diferentes, então se você for renovar recomendo aproveitar só o quadro e colocar todas as peças novas, como um grupo acera ou sora todo completo, inclusive rodas 700 com cubos novos e central blindado, aí você vai colocando tudo que puder de alumínio.
Para montar com grupo novo você pode usar peças de speed com guidom aero ou um conjunto de MTB com guidom reto ou rise. É o que se chama bike cafe, como esta quadro, rodas e relação de speed, mas guidom reto:
http://img703.imageshack.us/i/cafespr2100.jpg/%5d%3cimg%20src= - [/URL]"> http://img703.imageshack.us/i/cafespr2100.jpg/ -
Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us
 
Tem vantagem que roda bem no asfalto mas tem uma posição mais confortável e não precisa gastar no STI de speed que é bem caro.
Monta com um kit Acera de 24 velocidades e pedivela de 48 dentes, que fica um foguete.


Amigos, quais peças são baratas e duráveis para se restaurar uma Caloi 10 antiga com peças atuais? Um grupo Shimano SORA serve? Existe alguma alternativa mais barata, sem ter que recorrer a peças antigas?
Não precisa necessariamente ter STIs, podem ser alavancas de câmbio em outros lugares.
Estou estudando opções para montar uma bike de Audax, e quem sabe com a Caloi 10 antiga posso montar uma bike barata e confiável.

Mais uma pergunta: partindo-se do quadro, garfo, mesa e guidão originais, quanto será + ou - o investimento para as peças novas (grupo e rodas)?

Desculpem por estar pedindo receita de bolo, mais ainda estou aprendendo sobre o mundo speed  e às vezes fico meio confuso com algumas coisas. Fica feliz se alguém pudesse listar uma sugestão de peças e o valor aproximado que sairia.
Voltar ao Topo
wermucc Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar wermucc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 14:26
Da uma olhada no topico a baixo pode te ajudar um pouco as primeiras dicas são para melhorar a c10 nova, mas vc já vai ter uma noção d que peças são boas. tenta ajuda por lá que acho que vai ser mais facil, pois o topico é mais relacionado com sua duvida, blz até mais

"Caloi 10, dicas de como melhorar um pouco a sua!

http://www.pedal.com.br/forum/caloi-10-dicas-de-como-melhorar-um-pouco-a-sua_topic28250_page1.html
Voltar ao Topo
raphaelheadbanger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphaelheadbanger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 14:35
Originalmente postado por wermucc wermucc escreveu:

Da uma olhada no topico a baixo pode te ajudar um pouco as primeiras dicas são para melhorar a c10 nova, mas vc já vai ter uma noção d que peças são boas. tenta ajuda por lá que acho que vai ser mais facil, pois o topico é mais relacionado com sua duvida, blz até mais

"Caloi 10, dicas de como melhorar um pouco a sua!

http://www.pedal.com.br/forum/caloi-10-dicas-de-como-melhorar-um-pouco-a-sua_topic28250_page1.html


Certo, vou acompanhar o tópico.

Perguntei aqui porque fiquei com dúvidas dessa história da gancheira do câmbio.
Voltar ao Topo
raphaelheadbanger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphaelheadbanger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 14:47
É possível colocar grupo de MTB? E combinaria por exemplo um grupo acera com pedivela triplo de speed? O câmbio dianteiro teria o problema da tal gancheira?
Voltar ao Topo
wermucc Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar wermucc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 14:51
Entendi, então ta certo, não sei o que aconteceu com o quadro do nosso amigo que não tem o furo para o cambio, pois tocas caloi 10 que conheço já tem o furo para o cambio, já li aqui no forum pessoas que colocaram cambio sora sem e ficou perfeito. To mandando uma foto de uma das minhas c10 que da pra ver o furo para cambio, num repara o estado da bike que esta de da dó, espero ter ajudado, ate mais.
[IMG][/IMG]
Voltar ao Topo
raphaelheadbanger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphaelheadbanger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 14:57
Originalmente postado por wermucc wermucc escreveu:

Entendi, então ta certo, não sei o que aconteceu com o quadro do nosso amigo que não tem o furo para o cambio, pois tocas caloi 10 que conheço já tem o furo para o cambio, já li aqui no forum pessoas que colocaram cambio sora sem e ficou perfeito. To mandando uma foto de uma das minhas c10 que da pra ver o furo para cambio, num repara o estado da bike que esta de da dó, espero ter ajudado, ate mais.


Wermucc, já ajudou um pouco sim! Obrigado!

Será que com uns mil reais eu consigo colocar as peças modernas nela?
Voltar ao Topo
raphaelheadbanger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar raphaelheadbanger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 15:17
Obrigado pelas dicas, Wermucc
"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, mas de quão forte pode ser atingido e continuar em frente. Assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa
Voltar ao Topo
wermucc Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar wermucc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 15:29
De nada, se tivese grana tambem compraria um grupo sora desse é muito fera!!
Voltar ao Topo
raphaelheadbanger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphaelheadbanger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 15:53
Estou pesquisando também alternativas mais baratas, porque ainda tem as despesas com faróis, ciclocomputador, aros, pneus, etc...

Mas em último caso apelo pro Sora que já é "plug-and-play".

Abração!
"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, mas de quão forte pode ser atingido e continuar em frente. Assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa
Voltar ao Topo
raphaelheadbanger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphaelheadbanger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 16:41
Esboço com as coisas que achei no Mercado Livre:

Câmbio dianteiro SORA 9V   R$90
Câmbio traseiro SORA 9V     R$90
Cassete SORA 9V                 R$ 103
Pedivela SORA                      R$ 175
Corrente SORA                     R$ 28
Manetes Caloi 10                 R$ 45
Freios ferradura longos (aro 700)   R$ ???
Par de cubos shimano TIAGRA         R$ 159

Total: R$ 690

Ainda faltariam Aros 700, pneus e os trocadores de marcha, de quadro, mesa ou os que vão na ponta do guidão.

Conseguindo quadro, garfo, mesa e guidão por um bom preço, acho que fica viável a brincadeira. Qual a opinião dos demais?

"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, mas de quão forte pode ser atingido e continuar em frente. Assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa
Voltar ao Topo
raphaelheadbanger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphaelheadbanger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2013 as 13:00
Acrescentando informações:

Originalmente postado por m.kunitaki m.kunitaki escreveu:

Dicas de reutaurador Oi Amigos
 
É facil decidir se é melhor tunar ou manter a originalidade da Caloi 10.
 
Se voce é colecionador, logicamente a originalidade é mais importante, cada item, sem nenhuma modificação, somente restauração.
 
Se voce anda com a bika regularmente é indicado melhorar a Bike.
 
Por que?
 
A Caloi 10 original para pelar regularmente é meio Ruim, Pesada, e os componentes precisam estar muito em dia para tudu funcionar com Segurança. 
 
Por exemplo, moro em São Paulo, e por aqui o transito não é muito amigavel, as condições das ruas tambem não, por isso é necessario ter uma bike que se adapte a estes problemas para poder pedar diariamente.
 
Segue abaixo uma lista de componentes que devem ser mantidos, trocados, e opcional:
 
----Mantidos----
-Quadro
-Garfo
-Manetes de Frio Dia Comp
-Freios Dia Comp
-Mesa Dia Comp
-Cubos Shimano Flange Alta
 
----Trocados----
-Movimento Central e Caixa de Direção
-Pedivela
-Rodas de Aço
-Raios
-Pneus (Provavelmente não estão em boas condições)
-Correntes
-Conjunto de Cambio Completo (Dianteiro, Traseiro, Catraca e passadores)
-Cabos de Freio e Cambio
 
----Opcionais----
-Guidão
-Selim
-Canote
 
Para o caso dos componentes trocados o que colocar?
-Movimento Central Celado e Caixa de Direção Nova
-Pedivela com Braço de Aluminio Qualquer marca (Sugestão: Sugino ou Shimano 2200)
-Rodas de Aluminio AERO aro 27 (Infelizmente as ARO700 não são recomendadas)
-Raios INOX
-Pneus com camara Novos
-Corrente Nova
-Conjunto de Cambio INDEXADO (Sugestão: Existem uns camibos Shimano para Caloi 10 Baratos ou Relação Shimano 2200 ou superior)
-Cabos de freio e cambio novos
 
OBS:Todas as peças originais devem ser guardadas, pois são raras e existe um mercado bom para elas, caso queira vender a bike no futuro toda original (que vale mais).
 
----Custos----
 
dependendo dos componentes que voce colocar o valor total pode varias entre 300 a 800 Reais.
 
No Final a Bike vai ficar com este aspecto:
CaLOI 10 - N°01 - Modificada para cidade
 



Fonte: http://www.pedal.com.br/forum/monark-10-super-restaurar-ou-tunar_topic12634_page3.html
"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, mas de quão forte pode ser atingido e continuar em frente. Assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa
Voltar ao Topo
raphaelheadbanger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphaelheadbanger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2013 as 14:11
Acrescentando mais informações:

Originalmente postado por airesbecker airesbecker escreveu:

Se a sua Caloi 10 está toda original o melhor é ir conservando ela pois a compatibilidade das peças determina que é melhor partir para uma reforma total ou então ir mantendo o sistema antigo que funciona bem.
Se você quizer reformar aí sim o melhor é trocar tudo de uma vez bem casado, desde as rodas inteiras, os pneu, os freios, tudo:
 
Originalmente postado por nandorocha nandorocha escreveu:

que máximo esse topico! encontrei essa discussão depois que arrematei uma Super10 Toda Original. A minha intenção é ir rodando com ela e ir trocando até torná-la algo próximo de uma Speed. A ideia original era comprar uma bike não muito chamativa pra ir começando aos poucos a trocar a minha Hibrida por uma Speed, nos passeios do dia-a-dia. Vou tentar compilar aqui as minhas dúvidas e descobertas até então: 1. Aros, Roda e Pneus
Parece que é relativamente fácil a manutenção dos 27''. Vi que além da possibilidade de trocar pelos VZAN C10, há uma grande oferta de Pneus lá fora: http://www.biketiresdirect.com/search/27in-road-tires
Já fiz várias restaurações bem sucedidas então vou te dar uma mão, aros e rodas, são os itens mais importantes para definir a rodagem e o estilo da bike, a minha sugestão definitiva é manter o rodado 27 que é característico destas bikes, pois existem pneus de primeira linha para este rodado que é especial em termos de rolamento e fica muito mais original que substituir por aro 700. Veja aqui alguns pneus para aro 27: http://www.pedal.com.br/forum/caloi-ceci-shimano_topic39451_post656562.html#656562
Os aros dá para usar bem os Vzan de alumínio, são melhores que os de aço, a não ser que você seja muito purista na restauração e queira manter o aço cromado.
Originalmente postado por nandorocha nandorocha escreveu:

2. Movimento Central Até onde eu cheguei, ta aí a grande questão: Existe esse Transformer da Rodan (http://www.rodan.com.br/produtos2.php?ProdutoID=29). Que serviria pra colocar uma Coroa e Pedivela novos.
Das restaurações que eu fiz nunca usei estes adaptadores, mas acho que são bons.
Originalmente postado por nandorocha nandorocha escreveu:

2.1 Pedivelas Modernas Já li aqui neste mesmo tópico que este movimento haveria de ser adaptado pra encaixar uma Pedivela de 3 Peças. Aí surge a primeira dúvida: Se usar este Movimento, qual a adaptação fazer? quais as Pedivelas Vocês recomendam? Como gostaria de montar uma relação de Speed, qual seria o ideal? Pesquisando, dentro da linha atual da Shimano, a Pedivela Speed mais em conta é a 105. Seria viável, usando esse Movimento Central da Rodan?
O pedivela Sugino é bem bom, e existe um modelo triplo no mercado, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204457425-pedivela-sugino-triplo-speed-_JM o que acho bem interessante, só que como você vai usar um eixo de movimento central adaptado tem que ver o tipo de pedivela que se adapta melhor na linha de corrente, pois a medida do eixo vai ser definida pelo adaptador, não acho que fica bem corta e esmerilhar o eixo como alguns tentam fazer, aí tem que ver qual pedivela serve melhor, sendo que o ideal é um triplo.
Originalmente postado por nandorocha nandorocha escreveu:

3. Coroas e Cassetes Mesma questão, podendo mudar a Coroa. Acredito ser possível também trocar o Pinhão/Cassete, certo?
Coroas, se você usar um pedivela triplo tem toda a gama de relação pelas coroas, fica bem mais fácil pelo fato de ter mais marchas e amplitude na relação, aí tem que ver o cassete ou roda livre que sistema você vai usar, pois tem que ser compatível com o câmbio, esta compatibilidade envolve o cubo, pois os cubos mais baratos são de rosca e aceitam roda livre para 5, 6 ou 7 marchas, mas o pinhão menor de rosca é o de 14 dentes, se quizer marcha mais rápida em um pinhão de 11 ou 12 dentes na engrenagem menor tem que partir para cubo de cassete, aí os de 7 marchas já estão raros, mas ainda se encontram cubos de 7 marchas e pinhões de 11-28, é o que considero ideal, os mais comuns são os cubos cassete de 8/9 marchas, que dá para usar com cassete de 7 marchas com adaptador.
Originalmente postado por nandorocha nandorocha escreveu:

4. Cambios e Freios Numa ordem de Upgrade, estou pensando em ser essa a primeira mudança, para um conjunto mais atual e preciso. Vi alguns da Tektro e Shimano, mas pelo que entendi haveria de trocar as alavancas também, certo? No caso do cambio, há a possibilidade de manter os charmosos passadores de quadro e colocar um cambio moderno?
Conclusão, por enquanto a brincadeira parece não ter limite e parece aquela coisa de reformar carros antigos. É uma trabalheira sem fim e não tem limite de quanto será gasto. :)
Os câmbios mais modernos são os STI, que existem de 8 e 9 marchas mas custam mais que uma bicicleta completa, não acho o preço compatível para uma bicicleta de ferro, se for para gastar em STI então parte para quadro de alumínio e garfo de carbono. Câmbios de alavanca existem os de quadro e os de suporte de direção que ficam bem mais acessíveis que os de quadro, mais fáceis de pegar. As alavancas existem as de fricção que tem a posição ajustada a mão, na hora de forma intuitiva e as indexadas em que há um click para cada marcha, nestas indexadas as alavancas têm que ser de acordo com o número de engrenagens do pinhão, se for de 6 ou 7 marchas. Os freios não são problema, em qualquer bicicletaria há manetes e ferraduras para colocar novos.
A questão principal da definição do projeto então é a definição da alavanca de câmbio e o número de marchas que vai ser usado para então colocar o pinhão e o cubo de roda adequado, a minha recomendação é um passador indexado de 7 marchas, com um pinhão de cassete de 7 velocidades com engrenagens 11-28 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201809738-cassete-shimano-7v-mountain-bike-21v-_JM, cubos shimano de cassete de 7 marchas ou 8 com adaptação. E coroa tripla Sugino, sendo que para usar coroa tripla o câmbio dianteiro deve ser especial também para coroa tripla http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204064919-cambio-dianteiro-shimano-tourney-triple-tz-31-mtb-_JM, e neste sentido para se ajustar tem que ver a bitola do cano do quadro para ver a adaptação do câmbio dianteiro. O que está meio difícil de conseguir é um jogo de alavancas de câmbio indexadas de fixação no suporte de direção, de 7 marchas, está meio esgotado no mercado, se você conseguir achar monte a sua configuração a partir deste item. É este aqui: http://www.rvsbike.com.br/loja/production/htms/produto.asp?id_categoria=21&id_produto=469&id_subcategoria=57



Editando para incluir a fonte: http://www.pedal.com.br/forum/monark-10-super-restaurar-ou-tunar_topic12634_page5.html


Editado por raphaelheadbanger - 20 Fev 2013 as 14:12
"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, mas de quão forte pode ser atingido e continuar em frente. Assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa
Voltar ao Topo
wermucc Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wermucc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2013 as 14:29
Iai "raphaelheadbanger" vc ta pesquisando bastante já resouveu se vai investir em uma caloi 10, ou ainda esta na duvida de vai suprir suas necescidades?

Gostei da bike vermelha acima deve ter ficado uma nota com todas essas peças cromadas.
Voltar ao Topo
raphaelheadbanger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphaelheadbanger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2013 as 09:57
Originalmente postado por wermucc wermucc escreveu:

Iai "raphaelheadbanger" vc ta pesquisando bastante já resouveu se vai investir em uma caloi 10, ou ainda esta na duvida de vai suprir suas necescidades?

Gostei da bike vermelha acima deve ter ficado uma nota com todas essas peças cromadas.


Bom dia Wermucc!

Tenho pesquisado bastante aqui no forum, principalmente nos relatos do pessoal que já fez algo semelhante. To compilando aqui no tópico o que eu acho de mais relevante.

Pelo que vi, ou o pessoal vai certeiro no SORA ou usam grupo de MTB.
Sinceramente, não sei qual é a melhor alternativa.

Mas para mim está parecendo uma opção viável financeiramente.

Seria bom se alguém tivesse uma alternativa que ficasse mais barata do que botar o grupo Sora, mas com a mesma durabilidade.
"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, mas de quão forte pode ser atingido e continuar em frente. Assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa
Voltar ao Topo
raphaelheadbanger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphaelheadbanger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2013 as 10:02
Mais informações:

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Os Aros Vzan C10 só vem com 36 furos. Os cubos sora só vem com 32 furos. Dá para montar a roda, mas vai ficar horrível e eventualmente perigoso. Use cubos Alivio ou Acera.


Fonte: http://www.pedal.com.br/forum/monark-10-super-restaurar-ou-tunar_topic12634_page7.html
"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, mas de quão forte pode ser atingido e continuar em frente. Assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa
Voltar ao Topo
wermucc Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wermucc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2013 as 11:00
Dei uma pesquisada e achei um site que tem umas dicas boas, la diz o obivio, que os melhores componentes são os shimano, diz tambem que uma segunda opção são os componentes da marca "SRAM" que não sei nem o preço nem a qualidade, segue abaixo a link d onde pesquisei e da sram.

http://dalamaaocaosbike.wordpress.com/2012/02/16/dicas-para-comprar-uma-bike-intermediaria/

http://www.sram.com/sram/road/products

A c10 que estou reformanda veio com cubos rolamentados Bitex e um aro escape c10, pretendo comprar outro escape c10 e manter os cubos, pois não vou exigir muito da bike, pesquisa sobre a Bitex pode ser uma opção. Link do site bitex

http://www.bitexhubs.com/htm/index.php
Da uma olhada como ta a minha magrela




Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X