Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Movimento Central - Tamanho?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Movimento Central - Tamanho?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ltabh Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jan 2011
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ltabh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Movimento Central - Tamanho?
    Postado: 03 Abr 2011 as 21:28
Olá galera, gostaria da ajuda de vocês pra saber como escolher o tamanho correto do movimento central. Certa vez eu instalei um movimento central em uma loja só que ele ficou sobrando um bocado pra fora no lado oposto ao da coroa, no lado onde a peça que entra no quadro é de plástico. Não contente com isso fui à outra loja e instalei outro movimento que ebcaixou perfeitamente.

Depois disso, pesquisando um pouco descobri que existem pelo menos dois tamanhos de caixa de movimento central, sendo elas 68mm e 73mm. No meu caso, acredito que o movimento que ficou sobrando no quadro era de 73mm, enquanto a caixa era de 68mm.

Pois bem, identificada essa medida, a minha dúvida persiste quanto ao tamanho do eixo. Pesquisando na internet me deparei com várias medidas, sendo elas 110mm, 113mm, 117mm, 121mm. Assim, gostaria de saber como faço para descobrir o tamanho correto dessa medida? Ela se define pela geometria do quadro ou pelo modelo de pedivela? Como faço para descobrir o tamanho correto e evitar que o pedivela fique muito colado ou muito distante do quadro?

Desde já agradeço a ajuda dos nobres colegas.


Editado por ltabh - 03 Abr 2011 as 21:55
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2011 as 22:47
Originalmente postado por ltabh ltabh escreveu:

Olá galera, gostaria da ajuda de vocês pra saber como escolher o tamanho correto do movimento central. Certa vez eu instalei um movimento central em uma loja só que ele ficou sobrando um bocado pra fora no lado oposto ao da coroa, no lado onde a peça que entra no quadro é de plástico. Não contente com isso fui à outra loja e instalei outro movimento que ebcaixou perfeitamente.

Depois disso, pesquisando um pouco descobri que existem pelo menos dois tamanhos de caixa de movimento central, sendo elas 68mm e 73mm. No meu caso, acredito que o movimento que ficou sobrando no quadro era de 73mm, enquanto a caixa era de 68mm.

Pois bem, identificada essa medida, a minha dúvida persiste quanto ao tamanho do eixo. Pesquisando na internet me deparei com várias medidas, sendo elas 110mm, 113mm, 117mm, 121mm. Assim, gostaria de saber como faço para descobrir o tamanho correto dessa medida? Ela se define pela geometria do quadro ou pelo modelo de pedivela? Como faço para descobrir o tamanho correto e evitar que o pedivela fique muito colado ou muito distante do quadro?

Desde já agradeço a ajuda dos nobres colegas.
 
Essa peça,cara colega é uma das únicas que são específicas para cada quadro,ex: se sua pedivela for 42/32/22 seria 113mm,mas se o quadro não tiver o triângulo traseiro muito"fechado".
Outro exemplo:as lojas quando vendem pedivela+central Shimano,normalmente vem a medida 113mm (eixo quadrado)se for 42/32/22,e 113 ou 118mm (octalink).
Se for este tipo de pedivela a sua,é 113mm se for maior 48/38/28 aí é mais complicado...Ouch
Voltar ao Topo
ltabh Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jan 2011
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ltabh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2011 as 23:04
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

 
Essa peça,cara colega é uma das únicas que são específicas para cada quadro,ex: se sua pedivela for 42/32/22 seria 113mm,mas se o quadro não tiver o triângulo traseiro muito"fechado".
Outro exemplo:as lojas quando vendem pedivela+central Shimano,normalmente vem a medida 113mm (eixo quadrado)se for 42/32/22,e 113 ou 118mm (octalink).
Se for este tipo de pedivela a sua,é 113mm se for maior 48/38/28 aí é mais complicado...Ouch


A questão é que pretendo usar exatamente um pedivela 48/38/28. Até tenho aqui em casa uma bike com pedivela 48/38/28 com central Shimano já montado. Acho que o negócio vai ser comprar uma chave extratora de movimento central pra retirá-lo da bike e ver o tamanho dele.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2011 as 06:03
a largura do movimento central depende do seu quadro e também do pedivela que você vai colocar. O modo mais fácil de ver a medida certa é ver qual está instalado na sua bike, mais fácil do que determinar a medida certa na raça. Essa medida influencia o chainline da bike: http://www.sheldonbrown.com/chainline.html

ou então o braço do pedivela pode bater o quadro, se o pedivela ficar muito perto. 
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2011 as 16:00
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

a largura do movimento central depende do seu quadro e também do pedivela que você vai colocar. O modo mais fácil de ver a medida certa é ver qual está instalado na sua bike, mais fácil do que determinar a medida certa na raça. Essa medida influencia o chainline da bike: http://www.sheldonbrown.com/chainline.html

ou então o braço do pedivela pode bater o quadro, se o pedivela ficar muito perto. 
 
Por isso comentei que é complicado...pois se você compra e instala um central (por exemplo),e o mesmo ficou curto ou longo e você leva na loja pra relizar a troca,a maioria dos lojistas vão negar a trocar,alegando que a peça "foi montada".
Eu faço todo tipo de manutenção nas minhas bikes (exceto alinhamento pois não tenho paciência pra isso)mas,dependendo do quadro,se rolar uma dúvida com relação ao central,e já compro o quadro com ele instalado,ou se for troca,procuro uma loja (mecânico)de confiança. 
 
Ô Poneis,já tinha visto esse site,mas cai no mesmo problema,só dá pra ver a medida com a peça instaladaConfused 
Voltar ao Topo
jasamadello Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jun 2011
Ourinhos
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jasamadello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2012 as 15:26
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

a largura do movimento central depende do seu quadro e também do pedivela que você vai colocar. O modo mais fácil de ver a medida certa é ver qual está instalado na sua bike, mais fácil do que determinar a medida certa na raça. Essa medida influencia o chainline da bike: http://www.sheldonbrown.com/chainline.html

ou então o braço do pedivela pode bater o quadro, se o pedivela ficar muito perto. 


Aproveitando as valiosas dicas dos colegas faço uso do post do itabh para esclarecer minha duvida desde ja agradeçendo por todas as repostas uteis.
Recentemente substitui me pedivela 8v ponta quadrada e movimento central 68/122,5mm por outro shimano octalink 9v e movimento central 126mm. Conferi a distancia do chainline conforme as dicas do forum e esta em 50mm.
Só que tem um porém não consigo regular o descarrilhador dianteiro 8v(sis c50) pois bate em fim de curso e não alcança a 3 coroa.
A outra medido do eixo do movimento central é 121mm tenho medo que o pedivela raspe no quadro.
Sera que deverei trocar o cambio ou o o eixo?
Novamente agradeço as respostas.
Voltar ao Topo
ltabh Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jan 2011
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ltabh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2012 as 17:47
Originalmente postado por jasamadello jasamadello escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

a largura do movimento central depende do seu quadro e também do pedivela que você vai colocar. O modo mais fácil de ver a medida certa é ver qual está instalado na sua bike, mais fácil do que determinar a medida certa na raça. Essa medida influencia o chainline da bike: http://www.sheldonbrown.com/chainline.html

ou então o braço do pedivela pode bater o quadro, se o pedivela ficar muito perto. 


Aproveitando as valiosas dicas dos colegas faço uso do post do itabh para esclarecer minha duvida desde ja agradeçendo por todas as repostas uteis.
Recentemente substitui me pedivela 8v ponta quadrada e movimento central 68/122,5mm por outro shimano octalink 9v e movimento central 126mm. Conferi a distancia do chainline conforme as dicas do forum e esta em 50mm.
Só que tem um porém não consigo regular o descarrilhador dianteiro 8v(sis c50) pois bate em fim de curso e não alcança a 3 coroa.
A outra medido do eixo do movimento central é 121mm tenho medo que o pedivela raspe no quadro.
Sera que deverei trocar o cambio ou o o eixo?
Novamente agradeço as respostas.


Boa tarde, após criar esse tópico descobri que a Shimano indica o tamanho correto do movimento central para cada modelo de pedivela.

Assim, verifique o modelo exato do seu pedivela, entre no site da Shimano e veja se o tamanho do movimento central é o adequado pra ele.

Pelo seu relato, pode ser que o movimento central esteja grande demais e impdindo o câmbio  dianteiro de alcançar a última coroa.
Voltar ao Topo
Nígel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
Salvador
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nígel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2013 as 12:31

Caros colegas.
Me ocorreu uma duvida, existe "chainline" especifico para modalidade especifica?
Ou devemos sempre alinhar simetricamente a corrente entre peões e coroas de forma que fique uma reta "perfeita"

Tenho uma pé de vela shimano 2230, MC bb n 26 110mm num quadro duma C10 2012...

O tamanho do Mc tá correto?

Grato


Voltar ao Topo
MIKE1995 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 16 Nov 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MIKE1995 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2013 as 13:54
Olá Nigel blz? 

Não sei responder a sua pergunta, mas estou com uma dúvida relacionada ao tópico. 

Não sei qual eixo de movimento central colocar!

Tenho uma Caloi Cruiser Montana 5 marchas 1988 cx 50mm de diâmetro e 68mm na medida interna, pedivela simples Duque monobloco e gostaria de colocar pedivela tripla 3 partes 48, 38, 28 de ponta quadrada, como nas Mountain Bike antigas. 

Tentei colocar o eixo da Extra Light mas como era de se esperar ficou curto, pois ele é feito para pedivela simples. As coroas da pedivela batem no quadro. O eixo tem que ser maior, só não sei qual o eixo adequado para este caso!

Será que alguém sabe?

Obrigado!!
Voltar ao Topo
lambda Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Fev 2012
Maringá
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lambda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 16:37
Comprei um pedivela alívio m-410 octalink, qual movimento central devo comprar?
Voltar ao Topo
garyman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2012
RJ
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar garyman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 17:36
Então gente, vou comprar hoje ou amanhã a pedivela Acera FC-M390 e o movimento central Acera BB-UN26. A pedivela de 175mm e o Mov. Central de 68x122mm. Eles encaixam bem no Kalf Mithun né? o diâmetro do mov central dele é 34,7 mm, assim como os Gios. então encaixa né?
Voltar ao Topo
Pissinati-DH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jun 2013
Espirito Santo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pissinati-DH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 12:41
E ae rapaziada..
cara eu pratico DH, mais na epoca comprei uma bike montada e fui trocando alguma peças..
mais agora comessei a montar uma peça por peça.
gostaria de saber como faço pra medir o movimento central, se o tamanho é 68, 73... e qual seria uma distancia boa pro pedivela 113, 118..
estou querendo colocar os seguintes componentes.
o movimento central:  http://www.chainrecycles.com/Models.aspx?ModelID=41076
e o pedivela:  http://www.chainrecycles.com/Models.aspx?ModelID=88445
eu tenho um quadro Mob Bold.
Voltar ao Topo
JASilveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
RJ
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JASilveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2013 as 23:59
Olá a todos... Dando um UP no tópico.

Tenho uma Caloi 100 e vou trocar o mov. central e pedivela dela.
Comprei um mov. central Shimano BB-UN26 de 122,5 mm de eixo e um pedivela FC-M311 48x38x28 com 175 mm de crenque. Quando desmontei o mov. central original verifiquei que ele tem 117 mm de eixo.
Fiz como o Itabh falou e pesquisei no site da Shimano que diz que o movimento central ideal para esse pedivela é o BB-UN26-K de 123 mm.
A pergunta é... será que vai dar problema na montagem com relação a chainline???

http://bike.shimano.com.br/media/techdocs/content/cycle/SI/Alivio-Acera/SI_0094A/SI-0094A-001-ENG_v1_m56577569830667768.PDFItabh
Voltar ao Topo
clandestino Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 15 Abr 2013
Florianopolis
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar clandestino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2013 as 08:29
Acho que vai dar pouca diferença, depois que voce montar, alinha uma haste de metal, se tiver uma régua de aço ou coisa parecida e coloque uma ponta bem encostada na coroa do meio e vê aonde a outra ponta vai encostar, tem que dá no meio do cassete. 
Voltar ao Topo
leodjc Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Dez 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leodjc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2013 as 13:49
Olá a todos!

   Tenho uma Giant Revel 2 e tenho percebido um estalo quando pedalo com certa força, e dá pra sentir que vem de algum lugar do conjunto pedais-pedivela-movimento central. Pelo que tenho lido, provavelmente terei que trocar o movimento central, mas não entendo bem, e gostaria de ajuda quanto ao modelo que devo comprar. O conjunto shimano é o Altus. O movimento central tem que ser Altus também? Por gentileza gostaria de dicas.
Obrigado,
Leonardo
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2013 as 16:19
Se vc não entende nada de mecânica de bikes... a dica é levar ela numa boa loja especializada e mandar eles se virar!!! heheheh
Agora, se vc quer "botar a mão na massa"... a dica é vc desmontar o movimento central e comprar um outro com as mesmas especificações que deve ter num adesivo que tá colado lá dentro! Pq tem várias medidas...
E por fim... recomendo da marca Shimano.



Voltar ao Topo
leodjc Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Dez 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leodjc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2013 as 17:31
Recentemente deixei a bike numa oficina para dar uma azeitada geral e ajustar os raios, e pensei que a lubrificação resolveria, pois acreditava que o mecânico fosse desmontar o movimento central para limpá-lo e aplicar o óleo, mas não adiantou. Por isso vou tentar desmontar.

Valeu!
Voltar ao Topo
RicardoMilk Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Nov 2013
Porto Alegre/RS
Offline
Mensagens:185
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoMilk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2013 as 20:02
Originalmente postado por leodjc leodjc escreveu:

Olá a todos!

   Tenho uma Giant Revel 2 e tenho percebido um estalo quando pedalo com certa força, e dá pra sentir que vem de algum lugar do conjunto pedais-pedivela-movimento central. Pelo que tenho lido, provavelmente terei que trocar o movimento central, mas não entendo bem, e gostaria de ajuda quanto ao modelo que devo comprar. O conjunto shimano é o Altus. O movimento central tem que ser Altus também? Por gentileza gostaria de dicas.
Obrigado,
Leonardo

O teu mov. central deve ser de ponta quadrada, só ver o tamanho e pedir em qualquer bicicletaria, é o shimano mais comum e barato que tem.
Voltar ao Topo
Renatoinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Renatoinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 20:02
Boa noite pessoal tenho um pedivela Deore LX M572 Octalink e preciso de um movimento central.

Estava vendo o BB-es71, mas encontrei 2 medidas a 113mm e a 118m como faço para saber qual devo comprar?

Abs.
Voltar ao Topo
HwBlack Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2014
Bahia
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HwBlack Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2014 as 23:42
Tenho um quadro Venzo dexter, pedivela Shimano FC  -M171 48/38/28, qual tamanho do movimento central devo usar?
Voltar ao Topo
luizmaga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2011
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizmaga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2014 as 17:18
Eu tenho uma dúvida. Quando o comprimento do eixo do movimento varia, apenas varia o comprimento do lado da coroa, ou essa variação é dividida igualmente para os dois lados ? Exemplo:

de uma movimento de 125 para 122 mm , existe uma variação de 3 mm, então o movimento de 122mm é 1,5 mm menor em cada lado, ou 3 mm menor apenas do lado da coroa ?

Tenho essa duvida pois estou pretendendo substituir meu movimento livre por um selado, o livre tem 127 mm, mas só acho movimentos selados de 122mm nas lojas que pesquisei.
Voltar ao Topo
coa21 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2014
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar coa21 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 11:09
Bom dia, pessoal...perdoem-me por fazer uma pergunta em post de "resposta", mas estou com uma dúvida cruel. É possível substituir o central original de Extra Light caixa 50mm por um central rolamentado de boa qualidade? Os pedivelas são Sugino, originais, encaixe quadrado...perdoem-me novamente e também pela ignorância...abraço!
Voltar ao Topo
rogerfn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Dez 2014
Porto Alegre
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerfn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2014 as 10:44
Bom dia a todos,
Sou novato nas pedaladas e estou usando uma Giant Revel 3 
http://www.bikeeadventure.com.br/bike-giant-revel-29er-1-2013-20 
Quero trocar algumas peças dela, começado pelo pedevela.Estou pensando em comprar pela internet um Shimado Deore m-590 
http://www.bikeadventurepg.com.br/pedevela-shimano-deore-m590/

Minhas dúvidas são as seguintes:
Como descubro se ele serve em minha bike?? Na especificação dele está descrito que ele vem com movimento central incluso SM-BB51 e acompanha espaçadores para 68/73mm.
Esta medida é a da parte de baixo da bike, onde fica o eixo central ou é a medida do eixo???

Se não servir é só comprar outro eixo central??


Outra coisa, não entendi a diferença destes dois modelos, qual é melhor??
http://www.bikeadventurepg.com.br/pedevela-shimano-deore-m590/
http://www.bikeadventurepg.com.br/pedevela-shimano-deore-m610-dyna-sys/

Desde já agradeço a ajuda de todos.
Voltar ao Topo
caveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Fev 2011
Guarabira
Offline
Mensagens:410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Dez 2014 as 21:09
Recussitando, meu central é bb30, usava um quadro deu certo, mudei ficou curto, provavelmente era 68 agora 73. Como pedir pedivela bb30 maior? Pensava que era tudo igual...
29er é a vez.    -----> Já negociei com Dangle, Gustavo Souza, RH, Fabiof8, SânzioAntonio, fjcalegari, Overr.

Tá com medo de barro, vá andar de bicicleta na academia.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2015 as 07:49
Se estiver utilizando Hollowtec deve sempre utilizar 2 espaçadores de plastico (acompanham o conjunto) do lado da coroa se seu central for o longo (73).
Caso seja o mais curto (68) use 2 no lado da coroa e um do lado oposto.
Se estiver utilizando câmbio dianteiro fixado no central use apenas um espaçador no lado da coroa e siga a mesma regra (citada a cima) do lado oposto.
Com isto seu pedivela ficará centrado adequadamente ao quadro.
Em caso de dúvidas consulte esta e outras dicas no manual técnico da shimano que pode ser baixado em seu site.

Abraço  
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2015 as 07:57
Vamos lá:

Se usa BB30 deve usar graxa permatex ou similar na lubrificação das partes.
Nenhuma outra graxa serve não acredite em conversa de mexânicos.

Se usa Hollowtec tire o pedivela e verifique se os rolamentos giram suave com a força dos dedos (sem travarem e sem folga).

Se estiverem OK não é o central (o que é bem dificil de ser segundo sua queixa).

Verifique os pedais, aperto da gancheira removível (se esta é do tipo que entra em contato com o eixo de pressão como em algumas cannondales), canote do banco (incluindo o carrinho) e também a lubrificação de montagem e aperto do pinhão.

Se sua bike for full verifique os links e rolamentos.

Boa sorte.

 
Voltar ao Topo
caveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Fev 2011
Guarabira
Offline
Mensagens:410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar caveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2015 as 14:19
Graxa Permatex?

Onde? Como? O que é isso? Quanto?
29er é a vez.    -----> Já negociei com Dangle, Gustavo Souza, RH, Fabiof8, SânzioAntonio, fjcalegari, Overr.

Tá com medo de barro, vá andar de bicicleta na academia.
Voltar ao Topo
Rogerinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Out 2003
 
Offline
Mensagens:4785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rogerinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2015 as 15:19
Desenterrando,

Preciso adaptar quadro bb30 pro meu hollowtech 24mm

A medida do quadro é 73mm. usava SM-BB51 95mm de comprimento com uma arroela no lado esquerdo. 

Os vendedores falam que esses adaptadores são para 68mm mas nada me impede que eu o use, pois não tem corpo apenas os copos para fechar o conjunto, o que não me limita nesses 5mm de diferença, correto?

Obrigado!



Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2015 as 23:42
Minha Cannondale era BB30 com pedivela SHimano Deore. Tinha adaptador, mas nunca desmontei a peça, mas... era caixa 68mm.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Rogerinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Out 2003
 
Offline
Mensagens:4785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rogerinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2015 as 11:51
Obrigado, peguei essa token bb30ar vamos ver o que vira.
Voltar ao Topo
eduardomap Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Ago 2013
Brasil
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardomap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2016 as 15:18
Rogerinho e caveira.. estou com esse mesmo problema, tenho um quadro CAAD12 que queria montar, mas esse quadro tem eixo central 73mm (BB30A)... os pedivelas hollowgram são os unicos pra esse tipo, mas são muito caros. Tem alguns movimentos que transformam o BB30a 42mm para 24mm, minha dúvida é se os pedivelas shimano (105, ultegra, etc.) podem ser colocados nesses quadros 73mm com o rolamento externo. o que resolveram nas bikes de vocês?
Voltar ao Topo
Rogerinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Out 2003
 
Offline
Mensagens:4785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rogerinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2016 as 17:43
Instalei o adaptador token BB30 AR (Arsenal). O quadro é de 73 x 42mm mm shell. vieram 2 espaçadores de 2mm, que resultarão no comprimento do central hollowtech2 com o espaçador.

Não consegui pressionar todo, ficaram cerca de 1 a 1,5mm de espaçamento ele é meio curvado no final e tive que colocar um espaçador de 0,5mm para evitar folga, acho que vou mandar alguma loja que tenha aquela ferramenta da parktool tentar pressionar a peça toda, e mandar passar meu loctite 242 para não fazer barulho na pedalada forte.

No caso, se conseguir pressionar esse adaptador todo no quadro, dá certo e vão ser usados os 2 espaçadores. 

Qualquer adaptador bb30 x 24 / 73mm  vai te servir, abraço.


CANNONDALE BB30A TECHNICAL INFO

Cannondale's BB30a bottom bracket system uses a 73mm wide shell and a 30mm diameter crank spindle. The frame's bottom bracket shell itself is not threaded, instead the bearings press directly into the frame. BB30a frame shell inner diameter is 42mm, has two bearing retaining clips and two 6806 sealed bearings pressed directly in the shell.

The BB30a is similar to the BB30 standard, but the frame BB shell is 5mm wider on the non-drive side. BB30a system uses thin spacers and/or a wave washer between the bearings and the crank arms to take up any slack and micro-adjust the chainline of the crank.

Shimano HollowTech II and GXP cranks can be used in a BB30a frame when using our BB Adapters.

  • Shell width: 73mm
  • Shell inner diameter (ID): 42mm
  • Two 6806 bearings (42mm OD, 30mm ID) pressed directly in frame and stop at removable snap rings
  • Accepts Cannondale SISL2 HollowGram cranks only
  • Accepts 24mm and 22/24mm cranks with our BB Adapters
Voltar ao Topo
eduardomap Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Ago 2013
Brasil
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardomap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2016 as 20:34
Será que com um desses dois movimentos centrais eu consigo instalar os pedivelas shimano sem problemas?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706348371-movimento-central-fsa-ceramica-73mm-bb30-para-24mm-_JM

http://www.spokes.com.br/bb4224-road-s-rosca-68mm-black-steel-bb30-frames-eixo-24mm.html

O primeiro (FSA) já é 73mm, minha dúvida é se o pedivela vai ficar bem encaixado. É o segundo (rotor) é compatível com 68mm e 73mm, podendo ficar mais curto ou mais longo, de acordo com o quadro.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2016 as 21:59
Ontem tava infurnado em topicos sobre movimentos centrais,pois achei pedivelas usados no ML por um preço "bom",o POBREma é que sao SRAM BB30,nen GXP sao.
Depois de ler e nao entender nada,chegeui a conlusao,Shimano é Shimano,o Hollotech2 é o padrao mais facil que existe,pois a confusao dos outros padroes é de doer.

Ao membro logo acima,creio q sua reposta é sim.
BB30 = eixo 30mm,SHimano Hollotech = eixo 24mm
Se tem um pedi vela Shima,ele sera 24mm,se tem um quadro press fit 30mm,CREIO q o dibitador seja este ai mesmo.Ja a largura,meça seu quadro,MTB tem 73mm e Speed 68mm,isto pelo que li.
O dts que manja.
Eu to peleando ainda nas teorias,nao peguei um Shima Hollo em maos pra começar a brincadeira...
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2016 as 22:01
dts,sendo rapido e mastigado, SRAM GXP e Shima 24mm sao compativeis no quadro,ou seja,se eu compra o pedivela tipo X5 ou X7 duplo GXP+ central GXP nao preciso mais nada pra monta noquadro "comum" MTB?
Li que pra por um pedivela BB30 teria que compra um adpatador que saira mais caro que um pedivela SHima FC-M615 completo.
Voltar ao Topo
eduardomap Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Ago 2013
Brasil
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardomap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2016 as 22:24
Entendo.. a questão é que o quadro da caad12 (speed) e da synapse (de 2014 pra cá) são BB30A, e tem a mesma medida dos quadros mtb 73mm.. porém, os pedivelas speed parece que tem o eixo menor que os pedivelas mtb.. aí minha dúvida, se daria ou ficaria curto ao colocar esses movimentos para pedivela shimano.

Editado por eduardomap - 19 Mai 2016 as 22:24
Voltar ao Topo
Rogerinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Out 2003
 
Offline
Mensagens:4785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rogerinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2016 as 17:25
O comprimento será 73mm + 11,4 + 11,4 = 95,8mm. Meça seu eixo de pedivela shimano hollowtech. No meu vieram 2 spacers de 2mm.

Obs: falam que é pra 68mm mas serviu em 73 pois não tem cone de encaixe entre os adaptadores.




Editado por Rogerinho - 04 Jul 2016 as 14:55
Voltar ao Topo
eduardomap Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Ago 2013
Brasil
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardomap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2016 as 21:02
Qual a sua bike Rogerinho? E qual o seu pedivela?
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 00:27
Ainda pesquisando,nao achei o tamanho dos eixos,por exemplo,de um Dura Ace vs um Deore M615,ja q disse que vai instalar um Shimano.Fica a duvida,ja que diz q se for um quadro de MTB,usa-se os aneis espaçadores,pra "regular"linha de corrente,ja se for speed,nao se usa os espaçadores,dando a entender que o eixo 24mm pedivela de speed é mesmo mais curto de o de mtb.
Linha de corret de um 2x10 é 48.5mm,linha de um 3x10 é 50mm,linha de corrente de um Dura é 43.5mm.
http://www.29er.com.br/2011/03/p29br-29er-doc-entendendo-os-novos.html
Procurando,o assunto me interresa.
Voltar ao Topo
eduardomap Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Ago 2013
Brasil
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardomap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 09:37


Acho q deveria ser algo assim.. se as medidas doS rolamentos externos forem 11,4mm mesmo.
E quanto aos rolamentos BB30 para 24mm (shimano) tem alguns, resta saber se as medidas dos rolamentos externos se aproximam também desses valores 11,4mm e 6,42mm já que o quadro tem 5mm a mais..
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X