Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Desabafo - Ciclovia Marginal Pinheiros
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Desabafo - Ciclovia Marginal Pinheiros

 Responder Página  <1 6789>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
leandro1857 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2017
Santos
Offline
Mensagens:78
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandro1857 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2020 as 23:46
Uma curiosidade sobre o rio pinheiros
Qdo fizeram a represa da billings,que era de serventia para a usina henry borden la de cubatao, fizeram posteriormente a usina que fica na prox a estacao vila olimpia para reverter a agua do rio pinheiros, que por sua vez mandava pro tiete, inveteram o curso do rio! O rio pinheiros tem diversos afluentes, quase todos canalizado com ruas por cima,um deles é corrego da traiçao que fica em baixo da av. Dos bandeirantes,leva essa nome por conta que antigamente era passagem obrigatoria quem ia pra sto amaro ou litoral, e faziam varias emboscadas nesse local.
Ahh a usina que citei leva esse nome,usina elevatoria da traicao. Hoje nao manda mais agua pra billings, apenas qdo chove mto aí ela funciona, nao sei se ja viram fica jorrando agua que nem um chafariz e enche de espuma da poluicao. O rio pinheiros na verdade é um canal, morto, parado. Sempre qdo pedalo fico pensando naquelas poucas aves que sobrevivem lá, deviam plantar arvores frutiferas lá, eu ja vi que tem..porem poucas.
Sera que esse rio um dia ira mudar?
Enfim sei que esse forum nao é sobre questoes ecologicas... mas apenas para refletir enqto pedalamos nesse canal morto. Ahh pedalar de mascara diminui o cheiro, só sinto meu bafo kkkkk
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2020 as 11:14
Originalmente postado por leandro1857 leandro1857 escreveu:

Exato, esta para a estacao vila olimpia, bem na entrada onde pretendem ampliar.
Tambem fui ontem e hoje e estava liberado a parte que esta em obras. Uma coisa q tenho notado q os carros que trafegam na ciclo estao andando mais devagar.

Tomara que continuem, no passado houveram vários acidentes. E mtos ciclistas vacilam e não olham p frente.

Bacana, se ver um peba com uma Soul amarela, capacete branco e camiseta da assessoria Target, dá um salve que sou eu! rs

Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2020 as 11:46
Originalmente postado por leandro1857 leandro1857 escreveu:


Sera que esse rio um dia ira mudar?
Enfim sei que esse forum nao é sobre questoes ecologicas... mas apenas para refletir enqto pedalamos nesse canal morto. Ahh pedalar de mascara diminui o cheiro, só sinto meu bafo kkkkk


Eu na minha humilde opinião,acredito que nem em 10 geracoes futuras isso vai acontecer, tem que mudar a estrutura ( juridica, financeira e principalmente cultural) de país sem "politicagem" envolvida, jamais com a cultura do "umbigo" que temos esse tipo de situação vai mudar, cada governo que entra da a sua "mijadinha no poste" .
Somente com planejamento a longo prazo e interesses financeiros em jogo a coisa efetivamente muda, não adianta multar a empresa e a legislação permitir que o dono da empresa, amigo de um juiz nao execute a multa, e assim por diante.



scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2020 as 20:35
Originalmente postado por leandro1857 leandro1857 escreveu:

Uma curiosidade sobre o rio pinheiros
Qdo fizeram a represa da billings,que era de serventia para a usina henry borden la de cubatao, fizeram posteriormente a usina que fica na prox a estacao vila olimpia para reverter a agua do rio pinheiros, que por sua vez mandava pro tiete, inveteram o curso do rio! O rio pinheiros tem diversos afluentes, quase todos canalizado com ruas por cima,um deles é corrego da traiçao que fica em baixo da av. Dos bandeirantes,leva essa nome por conta que antigamente era passagem obrigatoria quem ia pra sto amaro ou litoral, e faziam varias emboscadas nesse local.
Ahh a usina que citei leva esse nome,usina elevatoria da traicao. Hoje nao manda mais agua pra billings, apenas qdo chove mto aí ela funciona, nao sei se ja viram fica jorrando agua que nem um chafariz e enche de espuma da poluicao. O rio pinheiros na verdade é um canal, morto, parado. Sempre qdo pedalo fico pensando naquelas poucas aves que sobrevivem lá, deviam plantar arvores frutiferas lá, eu ja vi que tem..porem poucas.
Sera que esse rio um dia ira mudar?
Enfim sei que esse forum nao é sobre questoes ecologicas... mas apenas para refletir enqto pedalamos nesse canal morto. Ahh pedalar de mascara diminui o cheiro, só sinto meu bafo kkkkk


Estão fazendo um mega projeto com o intuito de revitalizar o Rio Pinheiros, parece que irão fazer pequenas estações de tratamento de água para os afluentes do Pinheiros, assim a água vai chegar tratada e não haverá mais despejo de esgoto no rio. Torço para que esse projeto dê certo e que venham outros, pois São Paulo e o Brasil precisam revitalizar seus rios, sempre falo que SP era pra ser um dos lugares mais bonitos do mundo, mas transformamos nossos recursos hídricos em esgotos a céu aberto.
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2020 as 20:42
Eu na minha humilde opinião,acredito que nem em 10 geracoes futuras isso vai acontecer, tem que mudar a estrutura ( juridica, financeira e principalmente cultural) de país sem "politicagem" envolvida, jamais com a cultura do "umbigo" que temos esse tipo de situação vai mudar, cada governo que entra da a sua "mijadinha no poste" .
Somente com planejamento a longo prazo e interesses financeiros em jogo a coisa efetivamente muda, não adianta multar a empresa e a legislação permitir que o dono da empresa, amigo de um juiz nao execute a multa, e assim por diante.



[/QUOTE]

Realmente vai demorar muitos anos para que o rio possa se tornar apto para navegação por exemplo, isso se não entrar outros políticos e resolverem parar com a obra porque não foi o partido deles que fizeram o projeto.

O Brasil vive uma situação triste desde quando foi descoberto, aqui política é negócio quando deveria ser um serviço prestado a população, mas os caras vivem de política e quando a gente vai votar, acabamos colocando gente que já está lá a anos.
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2020 as 20:44
Hoje eu passei pela ciclovia do Rio Pinheiros, do lado que dá acesso a Ponte João Dias, e parece que roubaram uma bike minutos antes. Um rapaz me avisou e eu encontrei a polícia vindo também, eles me falaram que roubaram depois da usina de Traição, antes da Ponte Estaiada.
Voltar ao Topo
leandro1857 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2017
Santos
Offline
Mensagens:78
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandro1857 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2020 as 12:32
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por leandro1857 leandro1857 escreveu:

Exato, esta para a estacao vila olimpia, bem na entrada onde pretendem ampliar.
Tambem fui ontem e hoje e estava liberado a parte que esta em obras. Uma coisa q tenho notado q os carros que trafegam na ciclo estao andando mais devagar.

Tomara que continuem, no passado houveram vários acidentes. E mtos ciclistas vacilam e não olham p frente.

Bacana, se ver um peba com uma Soul amarela, capacete branco e camiseta da assessoria Target, dá um salve que sou eu! rs




Na sexta eu estava por lá e concluiram a obra daquele trecho. Pode deixar q eu vou lembrar, bike amarela nao é comum lá!se eu ver eu falo! Eu ando de hibrida quick, com tenis verde florescente.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 11:20
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Hoje eu passei pela ciclovia do Rio Pinheiros, do lado que dá acesso a Ponte João Dias, e parece que roubaram uma bike minutos antes. Um rapaz me avisou e eu encontrei a polícia vindo também, eles me falaram que roubaram depois da usina de Traição, antes da Ponte Estaiada.

Esse é o trecho que sempre tem roubo...
é incrível como a polícia não faz nada para precaver.
Voltar ao Topo
leandro1857 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2017
Santos
Offline
Mensagens:78
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandro1857 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2020 as 11:27
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Hoje eu passei pela ciclovia do Rio Pinheiros, do lado que dá acesso a Ponte João Dias, e parece que roubaram uma bike minutos antes. Um rapaz me avisou e eu encontrei a polícia vindo também, eles me falaram que roubaram depois da usina de Traição, antes da Ponte Estaiada.

Esse é o trecho que sempre tem roubo...
é incrível como a polícia não faz nada para precaver.


Qdo estava fechada a ciclovia eu estava pedalando na ciclo da outra margem, a tal ciclo dos trabalhadores. só de sab e dom e bem cedinho. apenas 1vez vi uma dupla de policial de moto lá.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2020 as 12:28
Originalmente postado por leandro1857 leandro1857 escreveu:

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Hoje eu passei pela ciclovia do Rio Pinheiros, do lado que dá acesso a Ponte João Dias, e parece que roubaram uma bike minutos antes. Um rapaz me avisou e eu encontrei a polícia vindo também, eles me falaram que roubaram depois da usina de Traição, antes da Ponte Estaiada.

Esse é o trecho que sempre tem roubo...
é incrível como a polícia não faz nada para precaver.


Qdo estava fechada a ciclovia eu estava pedalando na ciclo da outra margem, a tal ciclo dos trabalhadores. só de sab e dom e bem cedinho. apenas 1vez vi uma dupla de policial de moto lá.

Deu sorte, porque vagabundo é preguiçoso e acorda mais tarde, se passar lá um pouco mais tarde, vai buscar a sua bike na comunidade ali do lado...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
flabombarda Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jul 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flabombarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2020 as 20:29
Eu rodei nessa ciclovia pela primeira vez na vida na semana passada (trecho do lado do morumbi, que vai até socorro).
Minha opiniao é que o lugar tem potencial muito bom, mas é bem deserta em alguns trechos, cheguei a rodar 5min sem ver uma alma, algumas pessoas bem estranhas inclusive (bem suspeitos) olhando pras bikes na cara dura (esses também de bike doga-se de passagem), enfim, rodei la por cerca de 1h talvez até um pouco mais, vi 2 policias de moto fazendo a segurança, mas é muito pouco.
A verdade é que ali pode acontecer qualquer coisa e ninguem ficar sabendo, achei bem inseguro.
O outro lado, que seria o lado mais voltado p/ o centro, tinha bastante gente, parecia bem melhor, mas não sei até onde vai, sei que dali do parque do povo, está fechada sentido socorro/interlagos, só da pra ir pro outro lado, não cheguei a rodar, então não sei se ali é melhor que o outro lado.
Mas eu não tenho planos de voltar sentido socorro.

Achei uma pena pq realmente é um trajeto legal, muito melhor que qualquer ciclovia de rua por conta de ter muito menos gente, mas achei a segurança bem precaria. Ali certeza que rola assalto direto.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 18:58
Originalmente postado por flabombarda flabombarda escreveu:

Eu rodei nessa ciclovia pela primeira vez na vida na semana passada (trecho do lado do morumbi, que vai até socorro).
Minha opiniao é que o lugar tem potencial muito bom, mas é bem deserta em alguns trechos, cheguei a rodar 5min sem ver uma alma, algumas pessoas bem estranhas inclusive (bem suspeitos) olhando pras bikes na cara dura (esses também de bike doga-se de passagem), enfim, rodei la por cerca de 1h talvez até um pouco mais, vi 2 policias de moto fazendo a segurança, mas é muito pouco.
A verdade é que ali pode acontecer qualquer coisa e ninguem ficar sabendo, achei bem inseguro.
O outro lado, que seria o lado mais voltado p/ o centro, tinha bastante gente, parecia bem melhor, mas não sei até onde vai, sei que dali do parque do povo, está fechada sentido socorro/interlagos, só da pra ir pro outro lado, não cheguei a rodar, então não sei se ali é melhor que o outro lado.
Mas eu não tenho planos de voltar sentido socorro.

Achei uma pena pq realmente é um trajeto legal, muito melhor que qualquer ciclovia de rua por conta de ter muito menos gente, mas achei a segurança bem precaria. Ali certeza que rola assalto direto.

Vc mora em que região?
acho mais seguro rodar no trecho privatizado, entre parque do povo e vila lobos. São 7km.
Tem entrada pela ciclopassarela ao lado do parque do povo e também pela ponte da cidade universitária.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2020 as 11:28
Atualizando...
Tenho treinado bastante por lá pela manhã.

Desde que reabriu, não vi um acidente.
A retirada de lombadas foi excelente.
O retorno ficou ótimo.
Hoje deve ter sido inaugurado o trecho etre Vila Olimpia e Ponte Estaiada, o que vai aumentar em 2km.
Os banheiros estão bem cuidados.
Havera uma mudança na circulação dos veículos e vamos parar de encontrar carros na contra-mão, reduzindo o risco de acidentes.
As maquinas de auto-serviço (bebidas, ferramentas e etc) estão funcionando.

Enfim, as mudanças foram muito positivas.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2020 as 11:32
Que noticia boa, tomara que logo liberem o resto. Esse ano ainda estou devagar no pedal esperando a vacina, mas assim que ganhar ritmo quero voltar pra essa ciclovia, tá fazendo falta.
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2020 as 13:44
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Atualizando...
Tenho treinado bastante por lá pela manhã.

Desde que reabriu, não vi um acidente.
A retirada de lombadas foi excelente.
O retorno ficou ótimo.
Hoje deve ter sido inaugurado o trecho etre Vila Olimpia e Ponte Estaiada, o que vai aumentar em 2km.
Os banheiros estão bem cuidados.
Havera uma mudança na circulação dos veículos e vamos parar de encontrar carros na contra-mão, reduzindo o risco de acidentes.
As maquinas de auto-serviço (bebidas, ferramentas e etc) estão funcionando.

Enfim, as mudanças foram muito positivas.


Já soube de dois acidentes. Um precisou de resgate. Um moça quebrou alguma coisa. Mas acidentes acontecem. Aconteciam antes, acontecem agora, e acontecerão no futuro. Mas o desespeito de muitos continuam. O mais comum são os ciclistas namoradinhos. Cismam de pedalar um do lado do outro conversando. Fora os rodeiros de plantão. Nem perguntam se podem ficar na sua roda. Aí se vc estiver treinando intervalados (o que não é certo por ser uma Ciclovia) pode dar merda. Todas minhas críticas são em razão de manter um boa convivência com todos para não acabarem arrumando uma maneira de proibirem os treinos lá.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2020 as 13:55
Andar de roda é tão ruim assim? Eu mesmo não pegava roda de quem tá lento treinando, mas quando passava aquelas naves a mais de 40 km/h eu costumava ir de roda, isso quando alguém não pegava minha roda, eu achava até interessante por que quando estava fazendo meus longões, eu costumava tentar largar o pessoal de roda sem quebrar meu ritmo, pra ver a quantas andavam as pernas.
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2020 as 14:17
Não é ruim. Inclusive faz parte do esporte. O que acho um pouco arriscado é alguém entrar na sua roda sem avisar. Um não sabe das habilidades do outro. Se vc está em um pelotão tudo bem. Mas quando está sozinho não custa nada o que quer pegar sua roda avisar que está ali. Mas para não ser tão ranzinza aqui vai uma notícia. Parece que hj abriram o trecho da usina até a ponte estaiada.
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2020 as 18:53
Vou ter que queimar minha língua. Tenho ido lá quase que diariamente e tirando os trechos que vivem em obra, realmente a ciclovia tá bem legal. Cheguei lá hoje quase 7 da manhã e pude estrear o trecho de 2km novos, a Falzoni estava lá no retorno da espraiada fazendo as reportagens dela. Esse trecho é bem bonito, asfalto impecável, parece que estamos na Europa rss (obviamente que ignorando o Rio).

Nos finais de semana é que o bicho pega, pois quem não chegar lá pra treinar e sair no máximo, mas no máximo as 9:00 vai ter que conviver com a galera que saiu do ibirapuera ou que migrou pro ciclismo a pouco tempo e correr riscos maximizados de acidentes, principalmente nos acessos, que a galera não tem noção da velocidade dos pelotes passando, entram na CV ou saem sem sinalizar sem senso algum. 

Domingo retrasado acordei tarde e cheguei lá as 09:00 pra treinar leve, tinha uma senhora fazendo cooper no meio da ciclovia (assim que passou a caminhonete da CPTM eu gesticulei e avisei apesar de que obviamente eles iriam interceptá-la de qq forma. 

Depois disso, um tiozinho numa bike vintage, todo paramentado, cap, com jersey colorida anos 80 e tals, fumando um baseado a 20km/h as 09:30 da manhã, puta falta de respeito com as famílias, crianças e tals. (fato devidamente postado no instagram da ciclovia). Mas é o que falo, ser humano sem regras, sem controle e fiscalização, é que nem os barbaros do seriado Vickings da netflix. 

Quanto ao colar na roda dos outros. Eu não colo para não incomodar mas não me incomodo com quem cola, pedindo ou não. Meu único senão é que em época de pandemia, ficar trocando fluídos com gente desconhecida é foda. Um dia desses um cara colou na minha roda, mas eu queria dar uma escarrada e tive que cair pra esquerda e pedir para ele passar. Ele ficou super puto comigo, achando que eu estava incomodado por ele ter colado em minha roda. Mas foda-se. Assim que ele passou, olhei pra traz, vi que não vinha ninguém e eliminei toda a secreção da garganta e nariz que estavam me incomodando. 

Valeu. 


William
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2020 as 20:04
Originalmente postado por the brave the brave escreveu:

Vou ter que queimar minha língua. Tenho ido lá quase que diariamente e tirando os trechos que vivem em obra, realmente a ciclovia tá bem legal. Cheguei lá hoje quase 7 da manhã e pude estrear o trecho de 2km novos, a Falzoni estava lá no retorno da espraiada fazendo as reportagens dela. Esse trecho é bem bonito, asfalto impecável, parece que estamos na Europa rss (obviamente que ignorando o Rio).

Nos finais de semana é que o bicho pega, pois quem não chegar lá pra treinar e sair no máximo, mas no máximo as 9:00 vai ter que conviver com a galera que saiu do ibirapuera ou que migrou pro ciclismo a pouco tempo e correr riscos maximizados de acidentes, principalmente nos acessos, que a galera não tem noção da velocidade dos pelotes passando, entram na CV ou saem sem sinalizar sem senso algum. 

Domingo retrasado acordei tarde e cheguei lá as 09:00 pra treinar leve, tinha uma senhora fazendo cooper no meio da ciclovia (assim que passou a caminhonete da CPTM eu gesticulei e avisei apesar de que obviamente eles iriam interceptá-la de qq forma. 

Depois disso, um tiozinho numa bike vintage, todo paramentado, cap, com jersey colorida anos 80 e tals, fumando um baseado a 20km/h as 09:30 da manhã, puta falta de respeito com as famílias, crianças e tals. (fato devidamente postado no instagram da ciclovia). Mas é o que falo, ser humano sem regras, sem controle e fiscalização, é que nem os barbaros do seriado Vickings da netflix. 

Quanto ao colar na roda dos outros. Eu não colo para não incomodar mas não me incomodo com quem cola, pedindo ou não. Meu único senão é que em época de pandemia, ficar trocando fluídos com gente desconhecida é foda. Um dia desses um cara colou na minha roda, mas eu queria dar uma escarrada e tive que cair pra esquerda e pedir para ele passar. Ele ficou super puto comigo, achando que eu estava incomodado por ele ter colado em minha roda. Mas foda-se. Assim que ele passou, olhei pra traz, vi que não vinha ninguém e eliminei toda a secreção da garganta e nariz que estavam me incomodando. 

Valeu. 



Acabei de chegar de lá. O asfalto está bonito, pois é novo, mas não vai durar.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2020 as 14:46
Confesso q qdo pulo na roda de alguém não aviso,mas dou um jeito p pessoa saber q estou ali, seja pelo barulho da roda ou entrado no campo de visão periférica.

Nunca alguém ficou bravo, pelo contrário. Passam a sinalizar obstáculos e etc..
É tão comum p todos q é quase automático.
Mesmo se eu estou treinando tiros ou se estou na roda de alguém treinando tiros, não é difícil perceber e se afastar qdo necessário. A postura muda, as marchas sobem. Com o passar do tempo fica tão normal q nem percebo. Já me rendeu algumas amizades e bons papos.

Dos acidentes, imaginei mesmo q teve.
Mas notei q diminuíram, antes da pandemia todo terça e quinta tinha algum. Qdo chovia, virava um sabão. Chegou a ver mais de 10 acidentes num dia.

E sim, tem muita gente sem noção, assumindo riscos desnecessários em ultrapassagens. Tem q ficar longe dessas pessoas.
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2020 as 11:40
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

 
Acabei de chegar de lá. O asfalto está bonito, pois é novo, mas não vai durar.
porque?
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2020 as 12:27
Originalmente postado por MarcusLisboa MarcusLisboa escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

 
Acabei de chegar de lá. O asfalto está bonito, pois é novo, mas não vai durar.

porque?

Espere as chuvas do verão. Tomara que eu esteja errado.
Sábado voltando de um treino na Bandeirantes entrei pela ponte da Cidade Universitária para sair no Parque do Povo. No meio desse trecho tinha um ciclista estatelado no chão, pois policiais da ROCAM, os vigilantes terceirizados, e depois cruzei com a ambulância dos Bombas iam lá resgata-lo.

Editado por zoda - 05 Out 2020 as 12:31
Voltar ao Topo
Dynamoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:325
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dynamoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2020 as 14:27
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por MarcusLisboa MarcusLisboa escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

 
Acabei de chegar de lá. O asfalto está bonito, pois é novo, mas não vai durar.

porque?

Espere as chuvas do verão. Tomara que eu esteja errado.
Sábado voltando de um treino na Bandeirantes entrei pela ponte da Cidade Universitária para sair no Parque do Povo. No meio desse trecho tinha um ciclista estatelado no chão, pois policiais da ROCAM, os vigilantes terceirizados, e depois cruzei com a ambulância dos Bombas iam lá resgata-lo.

Encontrei esses policiais da Rocam quando eu estava entrando, pelo acesso da cidade universitária, acho que era perto das 8 da manhã. Foi a primeira vez que voltei a treinar na ciclovia, achei bem legais os retornos, evitei os pelotões e andei solo, difícil foi o vento contra! kkk

Vi um cara com uma 3r1 Aero, até achei q fosse o Degan LOL

Fiquei curioso com a cafeteria Amém, achei uma ótima ideia, próximo fds vou dar para parada lá para experimentar!


Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2020 as 12:01
Originalmente postado por the brave the brave escreveu:

Quanto ao colar na roda dos outros. Eu não colo para não incomodar mas não me incomodo com quem cola, pedindo ou não. Meu único senão é que em época de pandemia, ficar trocando fluídos com gente desconhecida é foda.


Nessa pandemia eu parei todos meus treinos, quando vou pro trabalho fico longe e não pego roda de ninguém, vácuo nem pensar, se vem aquela galera mais empolgada, dou uma diminuída e deixo passar. Nessa pandemia o melhor é pedalar com isolamento também, melhor não arriscar.
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2020 as 22:20
zoda, eu acho que vc está certo, reparei hoje que o nível do rio para a CV nesse trecho é mínimo. Quando as chuvas de verão chegarem e encher o rio cobrindo essa parte da CV vai ferrar o asfalto todo. 

am.araujo, é o que eu deveria ter feito, reduzido a velocidade, deixado o cara passar pela esquerda e soltar meus catarros, como não queria interromper meu treino acabei vacilando e caindo pra esquerda e sinalizando para ele passar. Mas tens razão ... isolamento. Eu que já prefiro treinar sozinho, com a pandemia então, não preciso dar desculpas quando começam com aqueles comentários lá no strava, nem chamou? dá próxima vez avisa? e tals. 

Mas tirando a questão da não interligação das ciclovias após ponte estaiada com a a estação do morumbi, a ciclovia está show de bola, e recomendo o café lá no acesso da cidade universitária, do Oseais. É caro (8 contos o café), mas é bom. Acho engraçado pois fui acostumado com café coado no pé de meia, ver essa galera de café gourmet é engraçado, mas vale por dar uma força ao que tá rolando por lá na ciclovia. 




William
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2020 as 22:05
Originalmente postado por Dynamoo Dynamoo escreveu:



Vi um cara com uma 3r1 Aero, até achei q fosse o Degan 
Fiquei curioso com a cafeteria Amém, achei uma ótima ideia, próximo fds vou dar para parada lá para experimentar!

Dessa vez não era! a semana passada coincidiu um pouco de preguiça com imprevistos e acabei nem indo! Mas eu conheci essa cara q tá rodando com a 3R1 Aero, chama Alex. Sempre enconhtro com ele treinando lá e acho q era ele outro dia no Rodoanel trocando pneu.

Mas essa semana pretendo ir quarta e sexta!
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2020 as 22:11
o que o Zoda falou tem grande chance de acontecer. Em Fevereiro desse ano, uma chuva destruiu a ciclovia.
No trecho logo que vc acessa pela cidade universitário sentido vila lobos, foi feito um remendo bem meio-boca. É o único ponto de que tem ondulações que incomodam.
Então, pode ser que aconteça novamente.

Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2021 as 18:08
Dando uma atualizada...

Tenho ido com bem menos frequência, quando quero rodar na boa.
O numero de acidentes está alto, alguns são graves. De terça e quinta entre 6 e 7 horas o movimento é muito grande e fica perigoso.

Em compensação a infra-estrutura está ótima. Uma pena que gurmetizaram demais. Comprei um suco natural e 2 paçocas, saiu 20 reais!!

Na teoria está proibido treinos em grupo aos sabados e domingos a partir de um determinado horário. Algo que acho ótimo, pois tem muitas crianças e pessoas passeando.

Achei legal demais que o Strava fez várias sinalizações, inclusive com birutas semelhantes aos aeroportos. Isso aí Srava, bora justificar a grana da minha assinatura!

Voltar ao Topo
Ronaldoebt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ronaldoebt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2021 as 08:25
Eu tenho achado o local muito bom para treinos. Mesmo nos FDS qdo fica lotada de ciclistas não vi nenhum acidente grave e vejo o pessoal em sua maioria respeitando bem.

Os pontos de retorno estão bem feitos e tem boa infra. Inclusive a água é de graça e eles enchem a garrafinha numa boa.

Para quem quer treinar plano é excelente. Nessa parte até melhor que o Rio que só tem equivalente às apccs e com a restrição de dia e horário delas.

Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2021 as 08:47
Tem umas appc que só sendo zumbi pra poder usar, pois acordar 4 da manhã pra treinar amadoramente e ainda tem o risco de sempre ter os pedestres punhetas de sempre no local, mesmo de madruga. LOL

Originalmente postado por Ronaldoebt Ronaldoebt escreveu:

Eu tenho achado o local muito bom para treinos. Mesmo nos FDS qdo fica lotada de ciclistas não vi nenhum acidente grave e vejo o pessoal em sua maioria respeitando bem.

Os pontos de retorno estão bem feitos e tem boa infra. Inclusive a água é de graça e eles enchem a garrafinha numa boa.

Para quem quer treinar plano é excelente. Nessa parte até melhor que o Rio que só tem equivalente às apccs e com a restrição de dia e horário delas.

Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2021 as 16:24
Atualizando...

Hoje na ciclocapivara (trecho entre Vila Olimpia e Vila Lobos) começam os testes da pedalada noturna. Agora, a ciclovia conta com uma iluminação.
Só poderão acessar os ciclistas que fizeram um cadastro no: https://www.ciclofriends.com.br/ e apresentaram essa carteirinha nos acessos. O horário do testes é das 18:30 até 23hs.

Se tudo der certo, vai ser um tremendo do avanço para o ciclismo em SP. Depois da absurda restrição da USP, muitas mulheres deixaram de treinar porque não conseguiam ir tão cedo para um local seguro.

Pra quem for, vale um cuidado extra porque as capivaras costumam circular a noite.
É necessário ter um farol na bike. É até meio óbvio dizer isso, mas é que sempre tem uns retardados.
Tem alguns acéfalos que andam sem capacete então não dá para duvidar da imebcilidade humana de andar também sem farol.
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2021 as 23:56
Eu estava treinando lá hoje das 18 as 20:30. Fiquei encafifado sobre a necessidade de andar de farol se a ciclovia é iluminada uma vez que estamos em um ambiente mais controlado que as ruas (que também tem iluminação e os carros andam com faróis ligados retro-alimentados pela própria movimentação do carro que alimenta as baterias). No pelotão que estava a galera usava os 2 ligados, e eu para economizar bateria desligo os meus. 

Eu ligo os faróis no commuting até chegar na ciclovia e lá os desligo para garantir a bateria no commuting na volta. Quando pedalo em rodovias obviamente ligo os faróis mesmo de dia por ser um ambiente menos controlado. 

Na ciclovia, noto que tem uma galera com os faróis dianteiros ligados super fortes em modo pisca, que acaba me cegando. Quando não estava iluminada os usava mas em modo luz constante e mais baixa para economizar bateria. 

Enfim ... Ligar ou não o farol traseiro e dianteiro na ciclovia iluminada? Fiquei com dúvida ...
William
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2021 as 11:22
É obrigado?

Mas também, se for pensar assim, também obrigaram os carros a andar de farol aceso nas estradas durante o dia.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2021 as 12:13
em certas situações o farol dianteiro é mais pra ser visto do que pra ver..
eu penso assim pelo menos, msm com iluminação não fica como sol do meio dia, é tipo começo/final de dia que o sol tá mais ou menos, o farol ligado ajuda que um carro (ou algum outro ciclista no caso da ciclovia) te perceba mais facilmente

mas claro, jogar o farol pra baixo daí né, exatamente pra não cegar quem tá vindo no sentido contrário.. msm coisa farol do carro que aponta pra baixo e se botar no farol alto você cega todo mundo
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2021 as 22:23
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

É obrigado?

Mas também, se for pensar assim, também obrigaram os carros a andar de farol aceso nas estradas durante o dia.

Sei lá, Fabio. Não sei se tá no CTB. Mas fiquei realmente me perguntando se na ciclovia da marginal da CPTM aqui em Sampa realmente precisa disso, ficar com as lanternas dianteira e traseiras ligadas ... É tudo bem iluminado ... Ciclovia gourmet total, só falta despoluir o rio. 
William
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2021 as 22:27
Sim irmão. Essa do farol dianteiro piscante apontando pro's olhos de quem vem no sentido oposto é foda ... coloca no modo fixo e pr'a iluminar o asfalto.

Editado: o ambiente é iluminado pra caramba. 


Editado por the brave - 18 Ago 2021 as 22:29
William
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2021 as 00:02
Originalmente postado por leandro1857 leandro1857 escreveu:

Uma curiosidade sobre o rio pinheiros
Qdo fizeram a represa da billings,que era de serventia para a usina henry borden la de cubatao, fizeram posteriormente a usina que fica na prox a estacao vila olimpia para reverter a agua do rio pinheiros, que por sua vez mandava pro tiete, inveteram o curso do rio! O rio pinheiros tem diversos afluentes, quase todos canalizado com ruas por cima,um deles é corrego da traiçao que fica em baixo da av. Dos bandeirantes,leva essa nome por conta que antigamente era passagem obrigatoria quem ia pra sto amaro ou litoral, e faziam varias emboscadas nesse local.
Ahh a usina que citei leva esse nome,usina elevatoria da traicao. Hoje nao manda mais agua pra billings, apenas qdo chove mto aí ela funciona, nao sei se ja viram fica jorrando agua que nem um chafariz e enche de espuma da poluicao. O rio pinheiros na verdade é um canal, morto, parado. Sempre qdo pedalo fico pensando naquelas poucas aves que sobrevivem lá, deviam plantar arvores frutiferas lá, eu ja vi que tem..porem poucas.
Sera que esse rio um dia ira mudar?
Enfim sei que esse forum nao é sobre questoes ecologicas... mas apenas para refletir enqto pedalamos nesse canal morto. Ahh pedalar de mascara diminui o cheiro, só sinto meu bafo kkkkk


Lembro que fora isso tinha um ex-governador que morava perto do rio, e a esposa dele não gostava do cheiro e, as vezes, ele mandava inverter o fluxo para agradá-la.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2021 as 10:48
Pois é, eu fui na terça lá e a iluminação me surpreendeu, é muito boa e realmente nao tem necessidade de usar.

Nesse caso, eu acho que a iluminçao frontal é mais para ser visto facilmente.
Nos trecho próximo de curvas, acessos ou debaixo das pontes, fica dificil saber se tem alguem vindo de frente e pode assustar.

E concordo que farol forte piscando é um saco, deixa no modo contínuo um pouco mais fraco e vai ser suficiente para te enxergarem de longe.

E não é obrigatório mesmo, mas é questão de boas práticas. Igual farol diurno para carros, ajuda um pouco quem vem no sentido contrário.
Voltar ao Topo
murilorangel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar murilorangel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2021 as 12:27
Uma coisa que tem me preocupado bastante são os acidentes na ciclo. Já não é a primeira vez que vejo acidentes com pelotões, atropelamento das capivaras, quedas, etc. 

Hoje pela manhã vi duas ciclistas que provavelmente bateram de frente e uma estava inconsciente no chão.

Sei que o esporte tem riscos, mas vejo muita imprudência e muito perigo nesses pelotões grandes e no pessoal que não tem tanta experiência com a bike.

Além disso, vejo muita gente andando lá em duplas lado a lado o que ao meu ver é ainda mais perigoso.

À todos aqui do fórum que utilizam a ciclo: por favor, mais cautela, é um projeto incrível que está se formando lá, seria uma pena que fosse pausado ou manchado por um acidente mais grave.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2021 as 14:20
Originalmente postado por murilorangel murilorangel escreveu:

Uma coisa que tem me preocupado bastante são os acidentes na ciclo. Já não é a primeira vez que vejo acidentes com pelotões, atropelamento das capivaras, quedas, etc. 

Hoje pela manhã vi duas ciclistas que provavelmente bateram de frente e uma estava inconsciente no chão.

Sei que o esporte tem riscos, mas vejo muita imprudência e muito perigo nesses pelotões grandes e no pessoal que não tem tanta experiência com a bike.

Além disso, vejo muita gente andando lá em duplas lado a lado o que ao meu ver é ainda mais perigoso.

À todos aqui do fórum que utilizam a ciclo: por favor, mais cautela, é um projeto incrível que está se formando lá, seria uma pena que fosse pausado ou manchado por um acidente mais grave.

Sim, esse é um ponto muito ruim, especialmente as terças e quintas.
Excesso de ciclistas e grupos, cada um com treinos e objetivos diferentes. Gente focada no Garmin ou conversando na boa distraído. Um vacilo e vira um acidente feio.
Talvez com a abertura a noite, o fluxo seja pulverizado para outros horários.

Faz tempo que deixei de ir as terças e quintas, ainda mais em dias de tempo bom como foi hoje.
Me sinto muito mais seguro na Marginal no meio dos carros do que na ciclovia.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 6789>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X