Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [RESOLVIDO] Serfas Level 3
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[RESOLVIDO] Serfas Level 3

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [RESOLVIDO] Serfas Level 3
    Postado: 28 Mar 2011 as 22:20
Beleza galera?

Ganhei um Serfas Level 3 (ciclocomputador wireless, tanto para cadência como para velocidade) de um amigo aqui do Forum.

Trata-se deste modelo aqui: http://www.sunandski.com/v/vspfiles/photos/7749064550710-2T.jpg

Ocorre que, apesar do aparelho estar aparentemente novo, o mesmo não recebe sinal dos sensores e portanto não marca nem velocidade, nem cadência.

Já testei com multímetro e troquei as baterias (mesmo não precisando). Tanto dos sensores como do ciclocomputador.

Já testei os sensores em separado (passando os ímãs perto deles e ouvindo o click característico da bobina interna funcionando), e o ciclocomputador estava a poucos centímetros de distância, portanto deveria ter recebido o sinal. Mas não mudou nada...

Segui o manual à risca (mas percebi que o manual simplesmente deixa de mencionar algumas funções que me talvez sejam importantes).

Tentei contato técnico com o suporte (primeiro internacional, depois me encaminharam para a MSCOMEX). O enfoque deles foi mais em tentar substituir o aparelho do que me dar qualquer informação técnica, principalmente os gringos. O contato da MSCOMEX me informou que não poderia me dar garantia (tudo bem, nem pedi isso tampouco - e nem seria justo pois o aparelho foi comprado fora) mas em compensação me explicou a função de uns botões nos sensores, que não era sequer mencionada no manual e que pode ser importante pra fazer funcionar. Só que a explicação foi apenas qual a função, e não como utilizar.

Então, ao mesmo tempo que estou tentando um contato direto com a área técnica da Serfas, gostaria de saber quem por aqui usa esse ciclocomputador e se teve algum problema pra fazê-lo funcionar.

Meu palpite é que por algum passo que eu devo estar deixando passar, os sensores não sincronizam o sinal com o ciclocomputador... O duro é que tentei de tudo (pelo menos eu imagino).

Alguma luz?

Editado por Alessandro_sp - 01 Abr 2011 as 01:30
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
fbergo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fbergo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2011 as 22:26

Não tenho nada de útil a acrescentar, mas... quanto à procedência do presente... Tongue




Auf wiedersehen.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2011 as 22:31
Hahahaha!!! Nem precisei pesquisar a bandeira... O mais legal é que você até se dá ao trabalho de garimpar o bagulho... Te falar, viu

Quem me deu o presente é sério, e inclusive o mesmo estava funcionando na bike dele... Rapaz, até multímetro comprei antes de trocar as baterias (afinal o multímetro custa mais barato do que 3 CR2032, e já vem até com bateria dentro
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
betoangelon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jul 2008
Itatiba - São Paulo
Offline
Mensagens:449
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betoangelon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2011 as 23:31
Alessandro, tem o manual em pdf, procurei no site da Serfas más os modelos são diferentes ao teu, neste (site) não tem nada de segredo ao programar os ciclocomp, me envie se conseguir dou uma olhada
Voltar ao Topo
edu_ars Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2009
Assis
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu_ars Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2011 as 23:40
cara eu já tive um destes... demorei pra conseguir fazer funcionar também... a distancia entre os sensores tem que ser muuuuuito perfeita senão não funciona... o meu deu pau com 1 mes de uso, joguei fora. 
treinando...
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2011 as 23:42
Então, Beto... Eu tenho o manual impresso aqui. Versão eletrônica do manual, para o meu modelo, não encontrei. Só para os mais novos. Mas na versão impressa que tenho, ele não cita, por exemplo, os botões redondos que tem nos sensores. Não faz qualquer menção.

Pra você fazer idéia, pressionei o botão que fica no sensor de cadência e um led no sensor piscou uma vez. E esse led, desde então, passou a piscar a cada vez que o ímã passa perto dele (coisa que não fazia antes).

O sensor de velocidade tem o botão mas não tem led, e eu pressionei de qualquer maneira, só pra ver o que acontecia.

Não mudou nada, nenhum dos dois fez o computador funcionar, mas acho que deve talvez ter uma sequência pra isso. Não é possível ter os botões lá e não terem uso...

O que me decepciona é a total falta de informação do manual! Eles se resumem a dar as já manjadas dicas de posicionamento do sensor, pra não exceder uma certa distância, etc... Coisa que qualquer um que já instalou um ciclo wireless tá cansado de saber (e eu já instalei uma porção).
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
betoangelon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jul 2008
Itatiba - São Paulo
Offline
Mensagens:449
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betoangelon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2011 as 03:00
Alessandro, não sei se tem também a função como o que possui no CYCLEOP POWERTAP .
Que função seria, tem uma tela que ele reconheçe o sinal do transmissor, até então se não acessar esta tela e não programa-lo para realizar sintonia não há nada que resolva.
estou chutando, quem sabe bato na trave
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2011 as 11:19
Também acho que é por aí, Beto. Mas em lugar nenhum há informação sobre isso, e já tentei um monte de combinações. Apertar os 2 botões dos sensores ao mesmo tempo, resetar o ciclocomputador retirando e recolocando a bateria enquanto apertava o botão de um dos sensores... Só o que precisaria de mais pessoas para fazer (atuar os sensores e apertar os botões resetando o ciclocomputador, tudo ao mesmo tempo) eu não fiz, mas também se for isso, dou o troféu mané of the year pra quem projetou.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2011 as 01:36
Bom, um update pra galera, aproveitando pra relatar também sobre o atendimento da SERFAS/MSCOMEX.

O contato inicial foi diretamente na Serfas, com os gringos. Em momento algum sugeri troca em garantia, apenas queria informações sobre o funcionamento e a configuração.

Apesar disso eles insistiam na substituição ou que eu levasse o aparelho a uma revenda para que fosse devidamente instalado (não obstante eu ter relatado minha experiência em instalações prévias e todos os testes que fiz com o aparelho com a intenção de ajudar no diagnóstico).

O problema foi então passado à MSCOMEX e a tônica permaneceu a mesma (preferência por substituir o aparelho a fornecer informações técnicas que eu pedia).

Em determinado momento o contato da MSCOMEX me solicitou informações sobre o local de compra. Me informei com o comprador original e soube que foi na JensonUSA. Ao repassar essa informação para o contato da MSCOMEX, o mesmo me respondeu que eu deveria então tentar a garantia junto à loja...

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Gente, em respeito a vocês todos eu não publico a íntegra dos emails que troquei com eles. Porque seria muito maçante ler a baboseira toda em inglês. Mas chega a ser palhaçada, parece que não sabem ou não querem ter trabalho informando alguém sobre o funcionamento de um aparelho, preferindo trocar por um novo. Detalhe que eu NÃO pedi troca, e mesmo que eu trocasse ou comprasse um novo, em caso de troca de baterias como iria ficar? No mesmo balaio de agora? Sem informação não rola.

Então resumidamente, fiquei num misto de contentamento (por terem me atendido) e decepção (por não terem me dado a devida atenção nem conseguido me passar as informações que pedi). Não vou deixar de recomendar o produto ou condenar o suporte, mas que em ambos os casos há um imenso espaço para evoluir, isso acho que ninguém duvida.

O produto, por carecer de um manual completo. Não fazer menção a botões que, segundo o representante, "servem para sincronizar os sensores com o ciclocomputador", a meu ver é uma falha grave.

O atendimento, por insistir tanto em trocar um aparelho ao invés de ler o que o cliente pede, que são apenas informações.

De qualquer forma fiz uma última solicitação a eles, para que me colocassem em contato direto com o departamento técnico, e quem sabe esses resolvam meu problema...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
rafamtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2008
-
Offline
Mensagens:779
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafamtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2011 as 03:53
Cara eu tive um que também funcionava normal eu vendi ele pelo forum e deu pau...ta por aqui mas nao sei aonde, mas funcionava legalzinho o velo até.
"Quanto mais rapido eu for mais rápido a agonia acaba"
Marco Pantani
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2011 as 05:25
no meu wireless da cateye, o ciclocomputador tem que ficar posicionado no guidão exatamente em cima do sensor, de preferência com a parte de trás apontada para o sensor, se não tem vezes que ele nào recebe direito os dados.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2011 as 01:02
Update:

Eu havia mandado um último email para o pessoal da SERFAS nos EUA. Estavam demorando muito mais que o habitual (de um dia pro outro) pra responder, então assumi que não iriam mais tocar no assunto.

Entretanto recebi hoje cedo uma resposta, me pedindo (FINALMENTE) que descrevesse o problema que eu estava tendo, ao invés de apenas concluirem que eu queria um aparelho novo.

Nesse email me foi passada uma rotina de sincronização do aparelho que não existia no manual () e com base nela, tentei mais uma vez colocar o aparelho para funcionar.

Aproveitei e utilizei outra dica, esta sim fundamental, que o Fabrício Antunes, companheiro de pedais, me passou... Ele teve o mesmo tipo de problemas com um Cateye wireless e percebeu que o roteador dele estava interferindo (com a diferença de que o Cateye tem uma tela específica de busca de sinal, coisa que o Serfas não tem, mascarando um pouco a operação). Me recomendou fazer o procedimento longe do roteador, e foi o que fiz.

Bom, agora o ciclocomputador achou o sinal dos sensores e está funcionando perfeitamente. Curiosamente, mesmo com o sinal já "codificado" (ou qual seja o termo apropriado) se eu chegar perto do roteador, ele deixa de funcionar. Nesse particular ponto para a Cateye, pois segundo o Fabrício, o dele, após "achar" o sinal, passou a funcionar mesmo na presença do roteador; já o Serfas não gosta muito disso e se faz de bobo com o roteador por perto.

Em resumo, nem todos os dispositivos são sensíveis a tal ponto, e dentre os que são, cada um responde de uma maneira diferente. Tomei um bom couro do equipamento, mas se no manual constassem essas informações (sobre o procedimento para sincronizar os sensores, e sobre a possibilidade de interferência de outros dispositivos) muitos problemas teriam sido evitados ou amenizados.

Apesar da dificuldade no entendimento com a Serfas de início, considero o balanço final satisfatório (mesmo que eu não conseguisse fazer funcionar o aparelho).

Fica como referência para a galera que tiver problemas com dispositivos wireless... Certifiquem-se que não há outros dispositivos que possam emitir interferência por perto quando forem configurar ou testar seus equipamentos.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
FelipeSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2010
Rio
Offline
Mensagens:1315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2011 as 01:36
Será que num pelotão ele não vai pirar de novo?
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2011 as 02:21
Sei lá, Felipe... Acho que não, porque o fabricante deve prever essa situação. Agora, pedir que levem em conta interferência de um roteador (que é por natureza um dispositivo emissor de ondas) já é demais...

E outra, eu raramente ando em pelotão... De qualquer forma é um ponto válido o que você levantou, e mesmo não podendo confirmar ou descartar, vou ficar esperto.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2011 as 14:05
PQP! Se eu tivesse visto isso antes....
uahauha!
Comprei um desses e joguei fora!
Ele dava exatamente esse mesmo problema e vi diversos (milhares) de posts em foruns da gringa (inclusive no próprio site da Jenson) da galera dizendo que a porcaria não funcionava. Por fim, eu acabei desistindo também....
Mas se tiver como, explica melhor aí como é feita essa "sincronização". Pq eu tentei de tudo na época. Inclusive usando esses botõezinhos que ficam nos sensores. 
Tá certo que muitas vezes eu tava a menos de 10 metros do meu roteador...
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2011 as 15:02
Agora que o problema do amigo está resolvido, levanto um questionamento: será que os ciclocomputadores com fio não são mais "descomplicados"?  Pergunto porque to querendo pegar um. Já tive um sem fio, mas tem uns 12 anos já. Lembro que era um saco..... nunca funcionava bem. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2011 as 15:14
Só o fato de não ter nenhum fio espalhado pelo quadro já vale a pena.
Tive um cateye com cadência (strada cadence), tinha um fio descendo o top tube inteiro, que porcaria aquilo, tornava ainda mais chato limpar a bike.
Tenho um sem fio agora, com cadência inclusive, as vezes vc esquece que ele está instalado, só lembra quando ve o sensor.

Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:9146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sassota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2011 as 15:23
Comprei um da SERFAS tbm, esse modelo aqui:

http://www.serfas.com/product_details.asp?ID=593

Tem uma galera reclamando, mas o meu furunfa que é uma maravilha. O imã tem que passar pertinho do sensor, só isso...

Editado por sassota - 01 Abr 2011 as 15:23
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar ao Topo
barjabike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
Brasília
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar barjabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2011 as 15:56
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Update:

Eu havia mandado um último email para o pessoal da SERFAS nos EUA. Estavam demorando muito mais que o habitual (de um dia pro outro) pra responder, então assumi que não iriam mais tocar no assunto.

Entretanto recebi hoje cedo uma resposta, me pedindo (FINALMENTE) que descrevesse o problema que eu estava tendo, ao invés de apenas concluirem que eu queria um aparelho novo.

Nesse email me foi passada uma rotina de sincronização do aparelho que não existia no manual () e com base nela, tentei mais uma vez colocar o aparelho para funcionar.

Aproveitei e utilizei outra dica, esta sim fundamental, que o Fabrício Antunes, companheiro de pedais, me passou... Ele teve o mesmo tipo de problemas com um Cateye wireless e percebeu que o roteador dele estava interferindo (com a diferença de que o Cateye tem uma tela específica de busca de sinal, coisa que o Serfas não tem, mascarando um pouco a operação). Me recomendou fazer o procedimento longe do roteador, e foi o que fiz.

Bom, agora o ciclocomputador achou o sinal dos sensores e está funcionando perfeitamente. Curiosamente, mesmo com o sinal já "codificado" (ou qual seja o termo apropriado) se eu chegar perto do roteador, ele deixa de funcionar. Nesse particular ponto para a Cateye, pois segundo o Fabrício, o dele, após "achar" o sinal, passou a funcionar mesmo na presença do roteador; já o Serfas não gosta muito disso e se faz de bobo com o roteador por perto.

Em resumo, nem todos os dispositivos são sensíveis a tal ponto, e dentre os que são, cada um responde de uma maneira diferente. Tomei um bom couro do equipamento, mas se no manual constassem essas informações (sobre o procedimento para sincronizar os sensores, e sobre a possibilidade de interferência de outros dispositivos) muitos problemas teriam sido evitados ou amenizados.

Apesar da dificuldade no entendimento com a Serfas de início, considero o balanço final satisfatório (mesmo que eu não conseguisse fazer funcionar o aparelho).

Fica como referência para a galera que tiver problemas com dispositivos wireless... Certifiquem-se que não há outros dispositivos que possam emitir interferência por perto quando forem configurar ou testar seus equipamentos.
Alessandro, estou com o mesmo problema com o serfas, encostado porque parou de funcionar. Há como você passar o roteiro aqui no forum? Ou então por e-mail mesmo gabrielbarja(a)hotmail.com
Specialized Epic expert carbon
Kouta K-factor
Voltar ao Topo
rafamtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2008
-
Offline
Mensagens:779
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafamtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2011 as 17:26
Isso por favor se puder passar Alessandro.Pois vou tentar ressuscitar o meu, apesar que ja estou com um pro sx4 com fio 
"Quanto mais rapido eu for mais rápido a agonia acaba"
Marco Pantani
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2011 as 19:50
Galera, aí vai o que o gringo me passou.

Façam isso longe de dispositivos que possam causar interferência. O ciclocomputador NÃO PRECISA estar instalado na bike!

1) Testem as baterias. Na dúvida troquem por novas. Eu usei um multímetro, que custava o mesmo preço que 3 baterias novas (e é legal de ter em casa justamente pra esse tipo de eventualidade). Se estiverem na dúvida e não tiverem multímetro, ou não souberem usar, melhor gastar 12 paus com 3 baterias novas e se garantir.

2) Resetar a unidade principal (o ciclocomputador) segurando os 2 botões pressionados por alguns segundos. Logo que a tela de reset aparecer, pressionem os botões dos sensores (o de cadência tem um led que pisca ao se fazer isso, mas o de velocidade não).

3) Terminem a configuração do ciclocomputador (horário, odômetro, tamanho da roda, etc).

4) Agora é hora de testar os sensores. Coloquem o ciclocomputador próximo de vocês (menos de 50cm) e peguem o sensor de velocidade e o magneto. Passem o magneto perto do sensor de velocidade, fazendo um movimento alternado de vaivém. O magneto deve passar pertinho do sensor, entre 3 a 6mm aproximadamente, e se prestarem atenção o sensor fará pequenos clicks a cada vez que o magneto passar. Nesse momento o ciclocomputador deve estar registrando a velocidade, como se fosse a roda girando.

5) Mudem o visor para o modo de cadência e repitam o passo 4, só que para o sensor de cadência (com o magneto próprio dele). Devem ouvir o mesmo som (clicks) e o visor do ciclocomputador deve mostrar leitura para a cadência.

6) Se tudo funcionou de acordo, é só instalar na bike. Se não, pode tentar repetir o procedimento procurando apertar os botões dos sensores pedindo ajuda para alguém, de modo que dê tempo de apertar os botões dos sensores logo depois do reset da unidade principal.

Observação importante: o sensor de cadência é especialmente chato de posicionar na bike. Hoje fiz um teste e com a bike parada ele funcionou perfeitamente. Foi sair pra pedalar e ele logo perdeu o sinal. Aí eu mudei o local de instalação (está no seat tube, logo abaixo do câmbio dianteiro, e usando o mount auxiliar - aquele tubinho oco - que vem no conjunto). Agora parece que está funcionando legal, mas só vou poder confirmar amanhã.

Aproveitando e respondendo ao Cebo: os ciclos "wired" são menos complicados porém mais trabalhosos de instalar (por causa justamente dos cabos, ficar enrolando aquilo em conduíte e prendendo com zip ties em um monte de lugares é um saco e bosteia o visual da bike). Costumam funcionar melhor, também, pois não sofrem qualquer tipo de interferência. Por outro lado, tem que tomar bastante cuidado pra não enroscar e puxar os fios de maneira brusca, ou deixá-los muito estrangulados nos zip ties, pois com o tempo podem romper e aí, um abraço...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X