Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Compatibilidade do movimento central
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Compatibilidade do movimento central

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
eduak Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Compatibilidade do movimento central
    Postado: 14 Mar 2011 as 04:16

Oi Pessoal!

Sou novo aqui no fórum, então me deem bronca por algum deslize meu. Fiz uma busca e não achei nenhum tópico onde pudesse tirar minha duvida a seguir:

Tenho um movimento central Campagnolo Record com rosca italiana e para duas velocidades com eixo de 111mm e a pedivela também é Record. E o problema é que meu quadro não é italiano :(

Gostaria do palpite dos Campagneiros de plantão - Daria para usar um movimento Xenon rosca inglesa e com mesmas medidas, que é mais em conta?

Grato pela atenção!

Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 04:22
Se seu quadro for com encaixe de movimento central tipo BB30, existem adaptadores pra transformar a medida ou o encaixe do cartucho.

Editado por MR4Y - 14 Mar 2011 as 04:22
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
levoratobike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2009
Barra Bonita SP
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar levoratobike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 06:11
em teoria sim ,perfeitamente ,na pratica só com as peças na mão e colocando no lugar,ñ da pra dizer pra vc compra q vai ficar certinho, agora na bicicletaria onde vc for comprar cara te instala se ñ der certo ele tira ,ñ estraga nada .
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 10:33
Boa a pergunta do colega. Eu gostaria de acrescentar outra pergunta: Como eu sei que o quadro é rosca Italiana ou inglesa no pedivela? Pergunto porque estive pensando em pegar um quadro usado para montar uma bike, e como saber o padrão da rosca? O padrão é ingles para a maioria dos quadros?
Penso eu que a rosca inglesa deva mudar o passo ou o ângulo dos filetes em relação a italiana.
Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 15:22
o movimento central italiano a rosca é maior do que o inglês...
Voltar ao Topo
eduak Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 03:41

Pessoal, obrigado a todos!

Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

Se seu quadro for com encaixe de movimento central tipo BB30, existem adaptadores pra transformar a medida ou o encaixe do cartucho.

MR4Y, valeu a dica, mas infelizmente meu encaixe não é BB30. Eu não entendia como isso funcionava, mas com a sua dica dei uma pesquisada e realmente é muito interessante essa padronização, gostei! Desculpas, é que eu gosto de componentes que dão trabalho para achar, heheheh. O grupo que tenho aqui ainda é o de 8v, bem antigão.

Voltar ao Topo
eduak Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 03:45

Originalmente postado por levoratobike levoratobike escreveu:

em teoria sim ,perfeitamente ,na pratica só com as peças na mão e colocando no lugar,ñ da pra dizer pra vc compra q vai ficar certinho, agora na bicicletaria onde vc for comprar cara te instala se ñ der certo ele tira ,ñ estraga nada .

É! Parece que isso é o mais sensato, valeu Levorato! Acho que vale a pena tentar, afinal do Xenon p/ o Record, dá uma diferença de uns 350 reais!

[]'s

Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 04:05
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Boa a pergunta do colega. Eu gostaria de acrescentar outra pergunta: Como eu sei que o quadro é rosca Italiana ou inglesa no pedivela? Pergunto porque estive pensando em pegar um quadro usado para montar uma bike, e como saber o padrão da rosca? O padrão é ingles para a maioria dos quadros?
Penso eu que a rosca inglesa deva mudar o passo ou o ângulo dos filetes em relação a italiana.


você mede a largura da caixa do movimento central do quadro, o quadro italiano tem 70mm de largura, o inglês tem 68mm. 


A diferença do movimento central italiano é que os dois lados fecham para a direita, ao contrário do inglês, em que o lado do pedivela tem a rosca invertida, que fecha para esquerda. Um movimento central inglês não entra de jeito nenhum nesses quadros com rosca italiana.


E sim, dá apra usar central xenon, contanto que seja de rosca inglesa. Agradeça que ele tem rosca inglesa, é um porre achar no brasilzão mov central de rosca italiana.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 11:36
A resposta é não!!!

Central de rosca ITA só em quadro com rosca equivalente...

Mais: Se o seu central é 111, não serve p/ duas coroas. A medida certa é a de 102.

Abraços
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 11:39
Poxa amigo!! Não tem como fazer isso!!! AS peças são incompatíveis e a mera menção de se rosquear a força um mov ITA numa rosca BSA (ingles) via estragar o filete da cx de centro e depois que você "retirar sem nada haver estragado" , é lixo para o quadro!!!

Favor não postar bobagens, se não souber dar uma resposta sensata, ok?!?!

abraços


Originalmente postado por levoratobike levoratobike escreveu:

em teoria sim ,perfeitamente ,na pratica só com as peças na mão e colocando no lugar,ñ da pra dizer pra vc compra q vai ficar certinho, agora na bicicletaria onde vc for comprar cara te instala se ñ der certo ele tira ,ñ estraga nada .
Voltar ao Topo
rafa72 Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Porto Alegre
Offline
Mensagens:396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa72 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 15:59
Como o Calliari falou, pedivela Record e Chorus duplo usam a medida do central de 102mm. Se fosse Record triplo, ae seria 111mm. E o central deve ser Chorus ou Record, os únicos que tem 102mm e o Xenon não serve. Até poderia usar 111mm, mas as coroas ficariam mais pra fora e cruzaria a corrente...

E a idéia de girico de forçar 70mm (rosca italiana) em 68mm(rosca inglesa), ganhou o dia!!!
Voltar ao Topo
eduak Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 20:45

Hum! Pessoal, obrigado por todas as dicas!

Bom, então resumidamente, o jeito é comprar um central com rosca inglesa Chorus ou Record para coroa dupla.

Quando comprei o grupo, eu já sabia que não utilizaria o movimento central, Mas na afobação da compra, não imaginei que fosse sair tão caro esta "pecinha", heheh

Bom, mas valeu! Obrigado por tudo!

Voltar ao Topo
levoratobike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2009
Barra Bonita SP
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar levoratobike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 20:55
Originalmente postado por Calliari_ciclista Calliari_ciclista escreveu:

Poxa amigo!! Não tem como fazer isso!!! AS peças são incompatíveis e a mera menção de se rosquear a força um mov ITA numa rosca BSA (ingles) via estragar o filete da cx de centro e depois que você "retirar sem nada haver estragado" , é lixo para o quadro!!!

Favor não postar bobagens, se não souber dar uma resposta sensata, ok?!?!

abraços


Originalmente postado por levoratobike levoratobike escreveu:

em teoria sim ,perfeitamente ,na pratica só com as peças na mão e colocando no lugar,ñ da pra dizer pra vc compra q vai ficar certinho, agora na bicicletaria onde vc for comprar cara te instala se ñ der certo ele tira ,ñ estraga nada .
 
 
vc entendeu a parada ai ??? pelo q entendi ele quer rosquear um xenon rosca inglesa num quadro rosca inglesa ?? se eu estiver errado me corrija novamente,se ñ for isso retire desculpe-se
Voltar ao Topo
levoratobike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2009
Barra Bonita SP
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar levoratobike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 21:17
Originalmente postado por eduak eduak escreveu:

Oi Pessoal!

Sou novo aqui no fórum, então me deem bronca por algum deslize meu. Fiz uma busca e não achei nenhum tópico onde pudesse tirar minha duvida a seguir:

Tenho um movimento central Campagnolo Record com rosca italiana e para duas velocidades com eixo de 111mm e a pedivela também é Record. E o problema é que meu quadro não é italiano :(

Gostaria do palpite dos Campagneiros de plantão - Daria para usar um movimento Xenon rosca inglesa e com mesmas medidas, que é mais em conta?

Grato pela atenção!

E o problema é que meu quadro não é italiano
se seu quadro ñ é rosca italiana ele é rosca inglesa? certo
 
Gostaria do palpite dos Campagneiros de plantão - Daria para usar um movimento Xenon rosca inglesa e com mesmas medidas, que é mais em conta?
sim daria pra vc usar um movimento xenon rosca inglesa em um quadro rosca inglesa
 
 
Voltar ao Topo
levoratobike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2009
Barra Bonita SP
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar levoratobike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 22:01
Daria para usar um movimento Xenon rosca inglesa e com mesmas medidas, que é mais em conta?
 
Xenon rosca inglesa e com mesmas medidas
as mesmas medidas q vc diz  1-é o comprimento do eixo 111 mm se ele for coroa tripla serve  se ñ for fica longe demais do quadro ai vc tem q usar 102 mm  ou   vc vai e faz o q eu disse pq o pé de vela é duplo e tava com 111 mm  pode ser q tenha algo errado com o pé de vela, e a outra medida
2-só pode ser o tipo de ponta ou encaixe como queria  
 
é isso q vc quis dizer ??? abraço
 
 
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 22:57
Originalmente postado por Calliari_ciclista Calliari_ciclista escreveu:

Poxa amigo!! Não tem como fazer isso!!! AS peças são incompatíveis e a mera menção de se rosquear a força um mov ITA numa rosca BSA (ingles) via estragar o filete da cx de centro e depois que você "retirar sem nada haver estragado" , é lixo para o quadro!!!

Favor não postar bobagens, se não souber dar uma resposta sensata, ok?!?!

abraços


Originalmente postado por levoratobike levoratobike escreveu:

em teoria sim ,perfeitamente ,na pratica só com as peças na mão e colocando no lugar,ñ da pra dizer pra vc compra q vai ficar certinho, agora na bicicletaria onde vc for comprar cara te instala se ñ der certo ele tira ,ñ estraga nada .

levoratobike, entendi a mesma coisa que vc. Ele tem um quadro com caixa de centro inglesa e quer colocar um movimento central Xenon com rosca inglesa. 

Calliari, antes de falar que os outros estão postando bobagens, seria melhor ler direito a dúvida.Thumbs Up
Voltar ao Topo
eduak Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 23:14
Originalmente postado por levoratobike levoratobike escreveu:

Originalmente postado por Calliari_ciclista Calliari_ciclista escreveu:

Poxa amigo!! Não tem como fazer isso!!! AS peças são incompatíveis e a mera menção de se rosquear a força um mov ITA numa rosca BSA (ingles) via estragar o filete da cx de centro e depois que você "retirar sem nada haver estragado" , é lixo para o quadro!!!
Favor não postar bobagens, se não souber dar uma resposta sensata, ok?!?!
abraços

Originalmente postado por levoratobike levoratobike escreveu:

em teoria sim ,perfeitamente ,na pratica só com as peças na mão e colocando no lugar,ñ da pra dizer pra vc compra q vai ficar certinho, agora na bicicletaria onde vc for comprar cara te instala se ñ der certo ele tira ,ñ estraga nada .
 
vc entendeu a parada ai ??? pelo q entendi ele quer rosquear um xenon rosca inglesa num quadro rosca inglesa ?? se eu estiver errado me corrija novamente,se ñ for isso retire desculpe-se

Gente, o Levorato está correto, ele está falando sobre encaixe de movimento com rosca inglesa, num quadro idem. Minha dúvida era se poderia usar um central de um grupo mais em conta.

Então, o meu conjunto veio assim mesmo, o movimento com 111mm e o pedivela duplo. Por um lado foi bom, pois agora posso inserir o tamanho correto já que todos você estão dizendo em usar esta medida de 102!


Voltar ao Topo
levoratobike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2009
Barra Bonita SP
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar levoratobike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2011 as 00:58
Originalmente postado por rafa72 rafa72 escreveu:

Como o Calliari falou, pedivela Record e Chorus duplo usam a medida do central de 102mm. Se fosse Record triplo, ae seria 111mm. E o central deve ser Chorus ou Record, os únicos que tem 102mm e o Xenon não serve. Até poderia usar 111mm, mas as coroas ficariam mais pra fora e cruzaria a corrente...

E a idéia de girico de forçar 70mm (rosca italiana) em 68mm(rosca inglesa), ganhou o dia!!!
 
só resolva a equação matematica depois de ler e entender o enunciado,quem sabe desaparece essa diferença de 2 mm, ai ñ precisa nem forçar   abraço
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2011 as 11:30
OOOPs!!! Meu perdão aos colegas foristas!!!!

De fato, me passou batido o "...inglesa" depois do Xenon.

Desculpa aí pessoal!!! De qualquer modo, permanece a incompatibilidade, pois para o pedivela Record de duas coroas, só central de 102.

abraços
Voltar ao Topo
eduak Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2011 as 04:39

Eita! Valeu pessoal!

Parece que achei a pecinha, heheh:

http://radicalvelo.com/RadicalVeloAuctions/RickW/RickMar11/12/IMG_0757.JPG
Deve ser isto, não? C.Record, Rosca Inglesa, 102mm, 1,37pol (34,8mm) x 24T

Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2011 as 05:37
a medida 1.370 x 24 é de uma rosca inglesa, serve
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Jopamacedo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jun 2019
SJCampos
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jopamacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2023 as 10:56
As pontas do Xenon se encaixam em pedivelas de outras marcas, tipo Shimano, Sugino...?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X