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Peso da Bike X Competitividade

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leandromartinez98 Ver Drop Down


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O Mauro tem razão no sentido de que a área frontal não aumenta proporcionalmente ao peso (aumenta menos). Se os ciclistas fossem esferas :-), a área frontal aumentaria com o quadrado do raio, e o peso com o cubo do raio. Portanto a área aumenta menos que o peso, e um ciclista mais pesado tem uma velocidade terminal maior. Concordo.


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RafaelMozart Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelMozart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 16:57
Mauro... espero que esse assunto num entre numa discussão, não é esse meu objetivo e sim analisarmos coerentemente todos os fatores.... essa fórmula força peso=massa x gravidade não leva em consideração atrito, ela num se aplica no vácuo apenas? 
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leandromartinez98 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromartinez98 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 17:07
Não, Rafael, o Peso é a massa vezes aceleração, sempre. A velocidade terminal é a velocidade em que o Peso fica igual ao atrito (a componente do peso na direção do movimento, para ser mais preciso). O atrito depende de outras coisas, como da presença do ar, e o atrito aumenta com a velocidade. O atrito depende da área frontal (seção de choque). O que acontece é que uma pessoa que pesa o dobro da outra tem uma área frontal que não é o dobro da da outra (é menos). Portanto para que o atrito fique igual ao peso, a velocidade do mais pesado tem que ser maior (porque o atrito aumenta com a velocidade).


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leandromartinez98 Ver Drop Down


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peso é massa vezes aceleração da gravidade
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jullianodpo Ver Drop Down
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Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jullianodpo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 17:09
vishhhh.........virou aula de física kkkkkkk
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RafaelMozart Ver Drop Down
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Araras/SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelMozart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 17:38
ok Leandro, gostei da explicação sua... só não entendo como a gente chegou até esse ponto ahaha o tópico falava sobre peso de bike e não dos ciclistas... no fim das contas....

o tópico levantou a questão de o quanto a leveza de uma bike ajuda na competitividade... não existe prova de descida pura onde o que conta é aceleração final, mesmo pq a gente está considerando velocidade de embalo... um cara com uma bike speed com relação 53x11 numa decida violenta, conseguindo pedalar numa cadência de quase 200ppm ele vence a velocidade final de embalo da bike, podendo chegar a 120km/h o que vai limitar a velocidade nesse caso é a relação das marchas

 e como não existe prova de descida pura é bobeira pensar que, quanto mais pesado, mais veloz... isso só vale na hora de descer a serra eheh
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leandromartinez98 Ver Drop Down


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Minha opinião é que o peso da bike é importante, em nível competitivo, principalmente nas subidas. Nas descidas, se uma bike pesa 2 kg a menos que a outra, a diferença de aceleração por causa disso vai ser muito menos importante que prováveis diferenças de peso dos ciclistas. Mas carregar dois kilos a mais ou a menos pode fazer diferença no esforço do ciclista.

E de fato, julianodpo, virou aula de física, é que em alguns tópicos (este, 29er vs. 26er, e outros), o que importa é a física mesmo, fazer o que.

A conclusão, até aqui, é: Bike mais pesada promove uma pequena aceleração adicional e velocidade terminal maior em uma descida (mas a diferença é pequena, e provavelmente menos importante que as diferenças de peso dos ciclistas). Obviamente, bike mais leve é melhor em todas as outras situações porque carregar menos peso é melhor.

Se isso faz diferença ou não, vai da expectativa de cada um no quesito "fazer diferença". Para um competidor de ponta faz, com certeza, para os outros depende do que cada um quer.









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borjaille Ver Drop Down


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No final das contas o que vale é perna! Já vi bike de 14kg com gente dando risada por passar umas de carbono na ladeira!
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osmane-cf Ver Drop Down

Restrito

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ola a todos. estou começando a competir ,irei para a minha segunda prova.a primeira estava com uma monaco [verdade] sem suspa. foi em friburgo no montanha cup. pelo tempo que fiz, deixei alguns elite para traz. minha bike tinha em media 14k. tenho certeza de que se tivesse uma bike de uns 11k, melhoraria em muito meu tempo pois vc subir uma ladeira com 3 a 4 kilos a mais no final da subida isso dobra e durante a prova seu desgaste é muito maior. para concluir,se vc treina e tem uma bike de 14k e pega uns caras que tambem treinam bem mas tem umas bikes de 10 a 11k , será muito dificil vc acompanhar, mas muito mesmo. é assim que penso. hoje estou com uma bike mosso que está com 13k e vou reduzir mais.abraço a todos.
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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 16:27
Peso = Toda diferença.

Quando falamos de bike vale lembrar que:

Se compara: (Piloto A em Equipamento A no Percurso A)  X (Piloto A em Equipamento B no Percurso A)
Toda e qualquer forma de comparação fora disto é achismo ou seja a única variável na equação é a bike.
Dizer que passa ciclistas com bikes mais leves não quer dizer absolutamente nada pois ai entra outros fatores como biotipo, treino e percurso que não leva a conclusão nenhuma.

Abraço


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dts Ver Drop Down
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O certo é que o cara bem treinado se sai bem com bike pesada e se sairá ainda melhor em bike mais leve.
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igaoxco Ver Drop Down
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Montes claros/
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E aí galera, massa?

Acabei de correr a Ultramaratona Sertão Diamante, de Curvelo a Diamantina, corri numa bike
de 13,5 kg e terminei em 24° geral entre 300 atletas, detalhe: corri com bike emprestada já que a minha quebrou na semana da prova.
A minha opinião como competidor é que o fundamental para um ciclista se sair bem em provas ou pedais chama-se KM rodado. Treino é o mais importante!!! Porem a orientação e planejamento deste treinamento irá otimizar sua evolução, ou seja: segundo passo é um treinador!! E não se pode negar que o equipamento faz parte deste processo, facilita sua vida e te proporciona mais segurança e conforto. E o principal fator que nos beneficia nos equipamentos é seu peso, já que nós somos os propulsores! Mas de nada adianta o cara treinar com FOCO, FORÇA e FÉ, ter a melhor bike e correr com sobrepeso (GORDO)!!!!
Ou seja, treine com orientação, tenha uma bike razoável, mantenha-se magro, suplemente-se ou não e não tem como voce não pedalar bem!!
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Ex. Junior Ver Drop Down


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Acreúna
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ex. Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2014 as 20:36
Eu não sou atleta profissional nem ando de speed, mas vou falar algo que vi em uma competição mês passado. Os dois primeiros colocados eram atletas de alto nível em bikes de carbono com valores acima dos 20 mil e o terceiro que chegou colado neles corria em uma trek antiga com quadro de aço. Eu não consegui ver vantagem de uma bike leve quando o corpo está bem treino.

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BR040 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2015 as 17:33
conforme já foi comentado a bike mais leve perde velocidade mais rápido do que a bike pesada nas descidas, já fiz a experiencia várias vezes, um amigo e eu paramos de pedalar juntos em diversas descidas, a bike dele que é quase dois quilogramas mais pesada. ela  para  sempre a frente da minha, nos dois temos quase o mesmo peso e altura. a diferença também não é muito significativa mas cresce a medida que o declive aumenta em inclinação e extensão.
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

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cendron Ver Drop Down
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Só acho que nesses teste de descida tem que analisar os rolamentos, isso também influência!
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2015 as 02:09
Originalmente postado por BR040 BR040 escreveu:

conforme já foi comentado a bike mais leve perde velocidade mais rápido do que a bike pesada nas descidas, já fiz a experiencia várias vezes, um amigo e eu paramos de pedalar juntos em diversas descidas, a bike dele que é quase dois quilogramas mais pesada. ela  para  sempre a frente da minha, nos dois temos quase o mesmo peso e altura. a diferença também não é muito significativa mas cresce a medida que o declive aumenta em inclinação e extensão.





E o peso de vocês dois é o mesmo?


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RodrigoVGA Ver Drop Down
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Varginha - MG
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Originalmente postado por cendron cendron escreveu:

Só acho que nesses teste de descida tem que analisar os rolamentos, isso também influência!
rodas e desenho do pneu também.

Abs!
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43679 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2015 as 23:52
È os fazer um teste,compra 2 kg de costela no açougue,poe no meio do quadro,e pedala 3 km.Volta pra casa,e faz um churras.Ai vc volta e faz mais 3km
Oxee..viajei
Ou seja,sim e sim.Uma bike 2 kg mais leve ajuda muito,e 2kg mais pesada atrapalha(imagina entao uma de 10kg contra uma de 15kg)
Mas isto vale pra amadores q levao a serio,e logicamente ,e profissionais.Como ja foi dito,imagina o Tour de France com bike do peso das caloi 10...se nao epoca q começou os cara ja furavao as peças pr aficar mais leve,alguma vantagem tinha.
http://www.classiclightweights.co.uk/extras/drillium-extras.html
A unica categorai q nao se preocupa com peso éo DownHill,afinal,na pra baixo todo santo ajuda...

Profissionais,pois amadores de final de semana tem os 2 kg a mais na barriga,e é la q deve fazer o regime,depois nas peças...
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BR040 Ver Drop Down
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Dead





E o peso de vocês dois é o mesmo?

sou umas 400 gramas mais pesado.Dead



[/QUOTE]
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

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BR040 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2015 as 10:20
tenho notado  que a perda de líquido durante as pedaladas é muito grande nesta época do ano, pois o Garmin já chegou a marcar 42ºC, enquanto a perda de gordura é lenta e exige persistência, estou me esforçando para perder peso corporal, mas de maneira certa, sem prejudicar a massa muscular que já não é avantajada,( em geral to no osso, mas a danada da barrigola diminui devagar) mas se tivesse condições financeiras investiria em uma bike mais leve, também porque os componentes  top funcionam muito melhor,e o prazer de pedalar é muito maior. no final deste 2015 pretendo participar de uma competição local, vou me preparar e lentamente preparar minha bike ( de acordo com meu bolso).

neste dia a temperatura pelo Garmin era 40ºC, o amigo de pedal pediu parada depois de 68 km, e além do calor as queimadas formaram uma massa de ar seco, aproveitei para descansar na estrada deserta.




portanto atualmente minha competição é contra a gula e a balança, quero chegar a 68 kg, atualmente com 72 kg.


Editado por BR040 - 03 Jan 2015 as 10:34
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:


A unica categorai q nao se preocupa com peso éo DownHill,afinal,na pra baixo todo santo ajuda...


errado!

hoje existem bikes top de DH com menos de 15kg e o negócio ficou num nível tão alto que se pedala muito em qualquer parte que seja possível, principalmente em retas e saídas de curva. É só ver os vídeos do ultimo world cup que vai perceber isso.
Por isso se retira peso das bikes, até ao ponto que a bike seja resistente o suficiente pra descer a pista mas sendo o mais leve possível. 
Inclusive alguns pilotos correm com bikes de Enduro por serem mais leves e pedaláveis, como foi o caso da etapa da áfrica do sul desse ano em que o Aaron Gwin ganhou a corrida com uma Specialized Enduro Evo (650b, 180mm de curso).


Editado por TheLittle - 05 Jan 2015 as 17:40
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
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dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por Ex. Junior Ex. Junior escreveu:

Eu não sou atleta profissional nem ando de speed, mas vou falar algo que vi em uma competição mês passado. Os dois primeiros colocados eram atletas de alto nível em bikes de carbono com valores acima dos 20 mil e o terceiro que chegou colado neles corria em uma trek antiga com quadro de aço. Eu não consegui ver vantagem de uma bike leve quando o corpo está bem treino.


Se ele estivesse com a de 20 pilas certamente estaria muito a frente já que com a de aço ele era bom.
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Tarmac Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tarmac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2015 as 22:27
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Originalmente postado por Ex. Junior Ex. Junior escreveu:

Eu não sou atleta profissional nem ando de speed, mas vou falar algo que vi em uma competição mês passado. Os dois primeiros colocados eram atletas de alto nível em bikes de carbono com valores acima dos 20 mil e o terceiro que chegou colado neles corria em uma trek antiga com quadro de aço. Eu não consegui ver vantagem de uma bike leve quando o corpo está bem treino.


Se ele estivesse com a de 20 pilas certamente estaria muito a frente já que com a de aço ele era bom.

  Tambem acredito nisso , o lance do peso não é o principal problema quando se pedala , o principal a se considerar é o peso total , ciclista + Bike , ai começa os problemas , profissionais já muito treinados , perdem peso para ter uma relação peso potencia gerada maior  !!!

  Nós simples ciclistas amadores , fãns de bikes leves ( eu no caso Wink ) sinto que a bike leve ajuda em 2 pontos , quando se esta subindo , normalmente subidas longas e quando se esta cansado , ai qualquer grama a menos ajuda ... 

  Nunca andei na terra e não posso falar nada a respeito mas o que eu vejo nas estradeiras , é que alem do peso , o que mais se ganha com as bikes leves é na geometria , ai o negocio pega de verdade , bikes leves são de marcas top , o investimento em projetos e testes é gigante e realmente faz muita diferença , a bike rola melhor , transmite menos vibração e transfere mais força ao solo ...   

  Sem falar que quando vc troca alguma coisa e perde peso na bike , quer andar mais rapido pra falar que deu resultado !!!!    kkkkkk
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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2015 as 07:59
Se fala muito em peso.
Mas o que não se fala é que quadros de carbono são projetados para ter respostas quase que orgânicas o que é impossível com metais na mesma escala a que se pode ter no carbono.
Exemplo: em carbono o quadro tem pontos de resistência, flexibilidade e elasticidade (menor ou maior) projetados e posicionados em locais estratégicos de acordo com a carga exercida e o rendimento esperado.
Com isto a resposta ao pedal o aproveitamento e transferência de potência e o grau de conforto é maximizado.
A isto damos o nome de eficiência mecânica (ao conjunto como um todo também).
Os melhores quadros de hoje são pensados desta forma daí o custo elevados das grandes marcas frente a modelos mais baratos.
Chega-se ao ponto de por exemplo um tubo ter diversos pontos de variação (resistência, flexibilidade e elasticidade) ao longo de seu comprimento a fim do conjunto render mais.
Por tanto não se trata apenas de peso e sim de desempenho mesmo.
Nas tubulações o máximo que conseguimos é variar a espessura.

Abraço
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2015 as 08:06
Outro erro comum é comparar piloto1 com bike1 x piloto2 com bike2.
O correto e única comparação válida seria piloto1 com bike1 x piloto1 com bike2 e nas mesmas situações.
Nunca devemos acreditar que por conta do piloto1 com carbono (ou outro material) estar atras do piloto2 (com material supostamente inferior) significa que o pior é igual ou melhor. 
Não se compara nada de real assim.
Se o piloto for treinado e tiver o melhor equipamento sempre vai andar mais que se estivesse com equipamento inferior e isto é fato (claro que considerando o tempo de adaptabilidade ao equipamento).

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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2015 as 08:07
Esqueci de dizer que em metais podemos também formatar a tubulação mas isto ainda esta longe da capacidade de variação do carbono.
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dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por Tarmac Tarmac escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

Originalmente postado por Ex. Junior Ex. Junior escreveu:

Eu não sou atleta profissional nem ando de speed, mas vou falar algo que vi em uma competição mês passado. Os dois primeiros colocados eram atletas de alto nível em bikes de carbono com valores acima dos 20 mil e o terceiro que chegou colado neles corria em uma trek antiga com quadro de aço. Eu não consegui ver vantagem de uma bike leve quando o corpo está bem treino.


Se ele estivesse com a de 20 pilas certamente estaria muito a frente já que com a de aço ele era bom.

  Tambem acredito nisso , o lance do peso não é o principal problema quando se pedala , o principal a se considerar é o peso total , ciclista + Bike , ai começa os problemas , profissionais já muito treinados , perdem peso para ter uma relação peso potencia gerada maior  !!!

  Nós simples ciclistas amadores , fãns de bikes leves ( eu no caso Wink ) sinto que a bike leve ajuda em 2 pontos , quando se esta subindo , normalmente subidas longas e quando se esta cansado , ai qualquer grama a menos ajuda ... 

  Nunca andei na terra e não posso falar nada a respeito mas o que eu vejo nas estradeiras , é que alem do peso , o que mais se ganha com as bikes leves é na geometria , ai o negocio pega de verdade , bikes leves são de marcas top , o investimento em projetos e testes é gigante e realmente faz muita diferença , a bike rola melhor , transmite menos vibração e transfere mais força ao solo ...   

  Sem falar que quando vc troca alguma coisa e perde peso na bike , quer andar mais rapido pra falar que deu resultado !!!!    kkkkkk

Outro ponto é o biotipo.
Existem grandes escaladores peso pena que não conseguem (a maioria) andar bem nas retas e descidas.
O peso maior (físico) no geral indica uma constituição muscular e óssea mais voltada a velocidade e resistência nas retas. 
Por conta disto nunca vemos velocistas ganharem de escaladores e vice versa por mais que treinem para isto.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por dts dts escreveu:

Outro erro comum é comparar piloto1 com bike1 x piloto2 com bike2.
O correto e única comparação válida seria piloto1 com bike1 x piloto1 com bike2 e nas mesmas situações.
Nunca devemos acreditar que por conta do piloto1 com carbono (ou outro material) estar atras do piloto2 (com material supostamente inferior) significa que o pior é igual ou melhor. 
Não se compara nada de real assim.
Se o piloto for treinado e tiver o melhor equipamento sempre vai andar mais que se estivesse com equipamento inferior e isto é fato (claro que considerando o tempo de adaptabilidade ao equipamento).

 
 
E ciclismo sendo esporte é bem mais difícil de "marcar" voltas e nos resultados atribuir a diferença de tempos apenas à bicicleta como se faz com um F1. EM esportes até o que o cara comeu no café da manhã ou como dormiu na noite anterior influenciam.
 
 
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por dts dts escreveu:

Originalmente postado por Tarmac Tarmac escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

Originalmente postado por Ex. Junior Ex. Junior escreveu:

Eu não sou atleta profissional nem ando de speed, mas vou falar algo que vi em uma competição mês passado. Os dois primeiros colocados eram atletas de alto nível em bikes de carbono com valores acima dos 20 mil e o terceiro que chegou colado neles corria em uma trek antiga com quadro de aço. Eu não consegui ver vantagem de uma bike leve quando o corpo está bem treino.


Se ele estivesse com a de 20 pilas certamente estaria muito a frente já que com a de aço ele era bom.

  Tambem acredito nisso , o lance do peso não é o principal problema quando se pedala , o principal a se considerar é o peso total , ciclista + Bike , ai começa os problemas , profissionais já muito treinados , perdem peso para ter uma relação peso potencia gerada maior  !!!

  Nós simples ciclistas amadores , fãns de bikes leves ( eu no caso Wink ) sinto que a bike leve ajuda em 2 pontos , quando se esta subindo , normalmente subidas longas e quando se esta cansado , ai qualquer grama a menos ajuda ... 

  Nunca andei na terra e não posso falar nada a respeito mas o que eu vejo nas estradeiras , é que alem do peso , o que mais se ganha com as bikes leves é na geometria , ai o negocio pega de verdade , bikes leves são de marcas top , o investimento em projetos e testes é gigante e realmente faz muita diferença , a bike rola melhor , transmite menos vibração e transfere mais força ao solo ...   

  Sem falar que quando vc troca alguma coisa e perde peso na bike , quer andar mais rapido pra falar que deu resultado !!!!    kkkkkk

Outro ponto é o biotipo.
Existem grandes escaladores peso pena que não conseguem (a maioria) andar bem nas retas e descidas.
O peso maior (físico) no geral indica uma constituição muscular e óssea mais voltada a velocidade e resistência nas retas. 
Por conta disto nunca vemos velocistas ganharem de escaladores e vice versa por mais que treinem para isto.
 
 
Subida é peso/potência e reta é aerodinâmica/potência. Descida tem o fator coragem/técnica também.
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dts Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Ago 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2015 as 15:36
Exato.
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joaofelipe Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2015
bahia
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaofelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2015 as 23:26
Eae Galera de boa?
Sou novo no fórum e queria tirar uma duvida
tenho uma bike fuji nevada 1.9d 29er ,troquei a catraca e coloquei shimano 7v com mega range (rosca) e troquei o guidão por um shimano pro, tirando os acessorios tirei 2kg da bike mas espero tirar mais peso ainda da bike porem sem gastar muito,
pretendo comprar peças o exterio atraves do chainreactioncycles.com
fiz esta lista de peças

grupo shimano xtr 20v
freios shimano zee downhill
raios dt swiss revolution
kit conversao tubless stans
cubo dt swiss 20mm 32 furos
aro 29 wtb frequency i 23
pneu Schwalbe Thunder Burt Evo 2.1
FoxTapered Suspension 32 Float CTD FIT Forks - 9mmQR

tinha um grupo shimano deore xt 30v completo tb o que me evitaria montar freios etc...
o q vcs me recomendam?
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dvorak Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar dvorak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 21:33
outro dia no treino tinha um cabra feliz da vida pois tirado 1kg de peso da bike.

So se esqueceu que a barriga dele precisa esvaziar uns 20kg pra parar se ser motivo de chacota.
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zex Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2015 as 22:14
Tirar 1 ou 2kg de uma bike de 15kg é relativamente facil e não sai muito caro....  O problema começa com  se tenta tirar peso de uma bike de 12kg..... Nesse caso o bolso vai apertar muito..... Eu também acho que  o peso da bike e o preço devem estar ligados diretamente com o tipo de uso da mesma.....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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hugoky Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2014
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2015 as 04:54
Se for no quesito competitividade influencia sim. Se você chega lá 20 minutos atras do primeiro lugar, não vai mudar em nada trocar uma bike de 14 kg, por uma de 9 kg. Ainda será um pangaré. Porém se você costuma ficar entre os cinco primeiros, aquele cara que chegou 5 metros na sua frente,ele estaria atrás de você se a tua bike pesar 10kg, ao invés de 14 kg.
Então depende muito do nível do atleta, não adianta gastar 15 mil, para sair de 40 lugar para o 30 lugar.
Agora sair de 2 lugar para 1 lugar...
Outra coisa é o peso do atleta, eu ganhei 4 kg no último mês, e a diferença é grande mesmo, porém muito mais fácil o ciclista entrar no seu IMC ideal, do que gastar rios de dinheiro com bicicleta.
1 fator é treinar muito, até estagnar mesmo, chegar num ponto em a evolução é quase nula, onde o nível técnico dele já é alto.
2 fator é o peso do ciclista, as vezes o cara ta pedalando com IMC alto, sendo mais fácil entrar no IMC ideal ( claro, cada um tem sua genética e nem sempre é tão fácil ), do que gastar 5 mil reais para triar 500g da bike.
3 fator aí sim reduzir peso da bike, se teu nível de competição é alto, e você está a um minutos do podium ou do primeiro lugar, cada grama reduzida irá ajudar.
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Belvedere Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Jun 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2015 as 17:16
Ressuscitarem esse tópico, legal

Eu vejo muitas pessoas se preocupando com o peso da bike e gastando pequenas fortunas com isso, contudo elas se esquecem que.
Bike é um veículo de propulsão humana cujo deslocamento de massa ( bike + ciclista) geralmente é na proporção 80% do ciclista e apenas 20% da bike. 
Eu pedalando, minha musculatura exerce uma força para deslocar 111kg ( 96 meus mais 15 da bike). No ano passado eu pesava 106 e carregava 10kg a mais. Com 10 kg a menos minha velocidade média pulou de 18,5km/h para 23km/h. Os pneus que são calibrados diariamente, antes quando os calibrava pela manhã, o manômetro marcaca 43lbs, agora ele marca 49. ( Calibro com 53lbs) 
A preocupação em se ter uma bike mais leve só é justificável para aqueles cujo IMC esteja dentro dos parâmetros normais. Pessoas com sobrepeso ( como eu) seriam bem mais felizes se ao invés de gastar com bikes mais leves, tentassem antes elas mesmos ficarem em paz com a balança.
Então meu amigo, se és gordinho, emagreça primeiro, se não for, aí você pode comprar a bike mais leve que encontrar e que sua carteira permitir que está tudo certo.

vlw
Fernando Messina
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2015 as 22:23
ninguem ta "esquecendo" disso nao amigo, é que o assunto nao entra no merito de peso pessoal, a discussão é sobre a bike.
todo topico sobre o peso de bike vem um sabichão com esse mesmo discurso.

considerando um mesmo atleta, seja ele magro ou gordo, deslocar uma bike de 10 kg vai ser nitidamente mais fácil que uma de 15,especialmente quando a mais leve tem rodas mais leves.

sim, considerando atletas com uma capacidade de potência igual, e a mesma bike , a coisa mais obvia do mundo é que pra o atleta mais pesado deslocar a bike vai ser mais difícil que o mais leve, principalmente em subidas

Editado por TheLittle - 31 Ago 2015 as 22:24
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Binotto Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Dez 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2015 as 00:03
Bom vou deixar meu relato.
NO meu caso, vou falar de peso x desempenho no asfalto.
Pedalei alguns anos de road, que tinham 10 kg, sendo que a última 9,5 kg aprox. Grupo tiagra, cubos ultegra, pneus 700x23 enfim, uma speed normal, e com ela registrei meus tempos e médias de velocidade em um trecho de BR, de uns 70km, com algumas subidas longas.
Abandonei speed. encheu meu saco. Só uso bike para fitness.
Agora estou andando com uma mountain bike 29er de entrada (marca famosa), 9v, alivio, suspensão de entrada, pesando nada menos que 14kg. Triquei apenas os pneus por 700x38 de asfalto (um meio termo entre os 700x23 e os pneus race king 2.0 que vieram nela).
Tenho 1,80 m e peso 90kg (não sou gordo, pratico outros esportes inclusive musculação).

Registrei todos os tempos novamente.

Resultado.

1) MInha média no plano fica 2 a 3km/h mais lento. Acredito que se tivesse um pneu mais fino chegaria perto. Vaou testar um 700x28 futuramente.

2) Minha média na descida é igual ou melhor. Com vento a favor consegui bater meu tempo da speed em um trecho plano, fazendo a distância de 4km em uma média de 38,2 km/h com a mtb 29.

3) Minha média na subida piorou drasticamente. 4 a 5 km/h em uma subida de 2km. Essa realmente foi a parte ruim. É realmente um saco pegar morro com essa bike. Em relação a bike de 10kg, parece que esta está com pneu furado.

Como falei uso a bike para fitness (saúde, forma física) e não competição. Não sou fanático, pratico outros esportes.

Minha meta atual é baixar o peso dela para 12,5 kg. Acho 12,5 kg o ideal para uma bike com suspensão e não tão cara.

Resumo da ópera. O peso à mais incomoda mesmo é na subida. Até evito um pouco. Não é tão divertido.
Imagino então numa trilha, deve fazer uma diferença enorme.
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Ramai Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Jul 2014
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2015 as 19:25
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Bom vou deixar meu relato.
NO meu caso, vou falar de peso x desempenho no asfalto.
Pedalei alguns anos de road, que tinham 10 kg, sendo que a última 9,5 kg aprox. Grupo tiagra, cubos ultegra, pneus 700x23 enfim, uma speed normal, e com ela registrei meus tempos e médias de velocidade em um trecho de BR, de uns 70km, com algumas subidas longas.
Abandonei speed. encheu meu saco. Só uso bike para fitness.
Agora estou andando com uma mountain bike 29er de entrada (marca famosa), 9v, alivio, suspensão de entrada, pesando nada menos que 14kg. Triquei apenas os pneus por 700x38 de asfalto (um meio termo entre os 700x23 e os pneus race king 2.0 que vieram nela).
Tenho 1,80 m e peso 90kg (não sou gordo, pratico outros esportes inclusive musculação).

Registrei todos os tempos novamente.

Resultado.

1) MInha média no plano fica 2 a 3km/h mais lento. Acredito que se tivesse um pneu mais fino chegaria perto. Vaou testar um 700x28 futuramente.

2) Minha média na descida é igual ou melhor. Com vento a favor consegui bater meu tempo da speed em um trecho plano, fazendo a distância de 4km em uma média de 38,2 km/h com a mtb 29.

3) Minha média na subida piorou drasticamente. 4 a 5 km/h em uma subida de 2km. Essa realmente foi a parte ruim. É realmente um saco pegar morro com essa bike. Em relação a bike de 10kg, parece que esta está com pneu furado.

Como falei uso a bike para fitness (saúde, forma física) e não competição. Não sou fanático, pratico outros esportes.

Minha meta atual é baixar o peso dela para 12,5 kg. Acho 12,5 kg o ideal para uma bike com suspensão e não tão cara.

Resumo da ópera. O peso à mais incomoda mesmo é na subida. Até evito um pouco. Não é tão divertido.
Imagino então numa trilha, deve fazer uma diferença enorme.

Muito bom, cara! 
Ótimo relado, bem completo. Clap
Também sempre considerei 12,5kg como o peso com CxB ideal para quem não compete.

Curiosidade: Qual a marca do quadro da tua bike?

Abs!
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xombox Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Jan 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xombox Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2016 as 23:05
Originalmente postado por LeoHD LeoHD escreveu:

Boa tarde galera!

Faz algum tempo venho me perturbando com uma questão: o peso da bike! Sempre pedalei com um monstro de 15,5 kg, que acho excelente pois melhora o condicionamento e exige mais do corpo. Recentemente decidi competir e cheguei a fazer algumas provas com ela, mas não dá! Estou migrando para uma de uns 13 kg e um pouco mais confiável. Ainda assim é pesado, eu sei, mas é o que posso fazer no momento.

Daí minha reflexão: quanto mais leve a bike, melhor a performance do ciclista; quanto mais leve a bike, mais cara ela é... portanto, quanto maior o poder econômico do ciclista, melhor sua colocação nas provas.

Isso não me parece muito justo. Afinal, da mesma forma como não seria justo colocar no mesmo nível três ciclistas de 14, 20 e 40 anos, também não se deveria englobar todas as bikes numa única categoria.

Imaginei então uma divisão de acordo com o peso da bike: sub-10, sub-12, sub-15 e acima de 15, heheh... claro que ia ser mais difícil de viabilizar provas assim, mas seria mais justo e colocaria os ciclistas de um mesmo nível para competir de verdade. Pois hoje em dia o que faz a diferença, muitas vezes não é o ciclista mas sim, o peso da bike.

Será que o que eu estou dizendo tem fundamento? Alguém já viu algo assim em alguma competição?

Abraços!

Léo

Por isso que no Brasil fica uns gato pingado achando que anda muito. Na verdade, alguns podem até andar, mas a seleção natural (genética) não existe, pois somente tem acesso mesmo os que tem dinheiro. Ciclismo no Brasil é esporte de quem tem dinheiro: pra comprar bike a acessórios, além é claro de manter uma boa alimentação e dinheiro para as corridas. 

Resultado: somos pífios no cenário internacional no ciclismo. 



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xombox Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Jan 2016
Brasil
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xombox Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2016 as 23:20
Mas a grande questão é a diferença brutal que existe entre as bikes tops e as bikes de entrada (de entrada mesmo, não me refiro bike de supermecado). Uma MTB que montei, básica por 1.800,00 nova pesa 15,5kg  por menos de 1.800,00 a bike não fica legal ou tem que sacrificar algum componente que não se pode sacrificar. 

Daí como vou competir com um cara que tem bike (mtb) que pesa 9 kg ou até menos? Como vou marcar tempo morro acima por 10 km ou mais com 6kg de diferença? Alguém que já tem uma bike de 11 ou 12 kg está mais "tranquilo", agora, impossível querer competir quem tem bike com mais de 15 kg. É pagar para chegar atrás e passear na prova. Infelizmente não é justo e por isso não participo de competições.

Uma competição justa teria que ter equipamentos iguais ou compatíveis... como nunca foi e nunca será assim eu não participo. Agora com Strava  (modernamente )que eu não corro mesmo, comparo vários tempos tudo pela internet e fico tranquilo.


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 Responder Página  <1234>

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