Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Peso da Bike X Competitividade
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Peso da Bike X Competitividade

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 20:59
Mauro, todos sabemos que a bike leve ajuda.

Mas a questão não é o Pro com bike de 15 kg e sim o pangaré com bike sub-9 (sem ofender ninguém hein). É dinheiro jogado no ralo, pois o desempenho não mudará em nada. Não tem milagre, é treino e mais treino.
Pensando, acho que o interessante seria treinar em um certo circuito com tomada de tempo ir comparando. Se chegar a um ponto onde não se baixa mais o tempo, pensar em um equipamento mais top. Isto se houver um treinamento sério e foco em competir sério, senão é perca de tempo.
Voltar ao Topo
klaser Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Abr 2010
Portugal
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 21:11
Mas qual é o mal do "pangaré" ter uma bike de 9kg,ou só pode andar de bike leve quem procura desempenho ou compete ? Cara,se o tal pangaré é feliz em ter uma bike assim,se não tá roubando ou estourando a vida só pra comprar peças de bike,emfim se o cara é feliz assim isso que interessa...Colocar dinheiro no lixo há em todas atividades humanas,é como um disse num post por aí,se o cara compra um carro de 100mil,que só da despesa,é admirado,se compra bike de 5mil é otário....

Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 21:24
Ué, se o pseudo pangaré tem dinheiro para gastar, gaste a vontade. É questão de saber aplicar o dinheiro que tem, EU, como pangaré assumido e sem fins competitivos, não gastaria 8 mil em uma bike. Preferiria pegar os 8 mil e fazer um intercambio e melhorar meu inglês, por exemplo.
Usando seu exemplo, sobre carros penso o mesmo, não compraria um carro de 100 mil sendo que um de 20 mil me atende com sobras (ando de Ford KA).
Talvez meu dinheiro seja conseguido de modo muito suado, então dou valor no que gasto, mas aí vai de cada um, cada um sabe onde o nó da gravata aperta. Wink

Editado por marcoaleite - 12 Mar 2011 as 21:25
Voltar ao Topo
chapim Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Set 2009
Volta Redonda
Offline
Mensagens:337
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chapim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 21:30
como já falei...as diversas afirmações são importantes.
peso do biker, peso da bike, dedicação, treino, habilidade, alimentação, dormir bem, musculação, concentração, ....

Boto uma reflexão: Peso da bike, geralmente está associado a colocar uma peça top nela... eu, por exemplo, sai de uma suspa RST Omega de 2,1Kg e coloquei uma manitou R7 MRD de 1,46Kg... A idéia foi tirar peso da bike por enxergar que esse up reduziria bastante o peso, mas pedalando com ela, descobri a importância de utilizar uma peça top...a R7 é um espetáculo e eu estava antes era numa britadeira...

E aí? um up de redução de peso que trouxe muita qualidade na pedalada... o que dizer??? minha performance, com certeza, melhorou, ainda mais nas descidas...

Não é curva exponecial, mas com certeza é uma curva normal.

Abraços
JR
Voltar ao Topo
Adailto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:734
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adailto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 21:52
Hehehe, essa discursão não tem fim, mesmo num forum de WW peso leve não é unanimidade.

Não existe milágre, é ciência pura mesmo.

Na questão do investimento, depende do grau de envolvimento com a bike (loucura pra alguns), poder aquisitivo ( não é meu caso), oportunidade de negócio,  estilo de vida e por ai vai. 

A bike de treino existe justamente para não ocorrer o que o marcoaleite disse, não jogar dinheiro fora, uma bike de prova ultilizada exporadicamente creio eu que pode durar umas 3 temporadas, e saciar a fome de ter bons equipamentos de um apaixonado.

Na minha condição de Pangaré, quando achei que a bike leve ajudaria, montei e deu  maisomeno certo, ganhei o regional Sub - 30 aqui no estado.

Mas não acho também que, um pangaré no pedal seja condenado a usar uma bike d 15kg , pelo contrário mesmo em um passeio ele vai sentir as sensações e virtudes da bike WW.

No final o que importa é fazer o que gosta da forma que quiser.

" Aquilo que não nos mata, nos torna mais técnico "
Voltar ao Topo
sillas_mtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2005
Formosa - Goias
Offline
Mensagens:646
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sillas_mtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2011 as 02:22
 Bike leve "ajuda", não faz milagre, o resto e treino e blá blá blá que já foi dito ai.
 
 Agora a opção de gastar e de quem quiser, quem tem grana gasta mesmo e que não tem si tivesse gastava também. A questão e gostar de verdade de bicicleta, ter amor mesmo pelo o seu equipamento, viaja, delirar naquela peça mesmo que vc não tenha grana pra compra ela.   

 Tem gente que gasta um rio de dinheiro em lipo e plástica na esposa e depois leva uma galha na cabeça, tem gente que gasta grana com som de carro, gente que gasta com droga e bebida. Pow galera!!! Todo mundo aqui gosta de bike e ainda tem gente que diz que não tem vontade e nem quer ter uma bike leve e top, aff.. vamos deixa de hipocrisia.

E hoje em dia ter um bike leve não e milagre de Deus não, o que mais tem ai no mercado e quadro e componentes de ótimo peso e preço, o negocio e que nego só tem olhos para ver o mais caro, não pesquisa, não estuda e ainda vem critica.

   
Voltar ao Topo
magrao jundiai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2010
jundiai
Offline
Mensagens:413
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magrao jundiai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2011 as 20:49
Mauro sempre andei de bike pesada .Pesada que eu digo 13 12,8 hj minha bike pesa 11,  vou deixar mais leve que faz sim muita diferença sim  Sou muito feliz pq minha bike e 21,5 de altura 
trek 8500
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2011 as 18:25
Bikes leves ajudam em subida, mais em descidas e retas vc tem que pedalar mais pois perde inercia com mais facilidade.
Mais na real nada se compara a um bom treino independente do peso da bike.
Outros fatores influenciam tambem como geometria, eficiência mecânica, e qualidade e peso das rodas e partes que giram.
 
OK 
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2011 as 19:00
Originalmente postado por sillas_mtb sillas_mtb escreveu:

 Bike leve "ajuda", não faz milagre, o resto e treino e blá blá blá que já foi dito ai.
 
 Agora a opção de gastar e de quem quiser, quem tem grana gasta mesmo e que não tem si tivesse gastava também. A questão e gostar de verdade de bicicleta, ter amor mesmo pelo o seu equipamento, viaja, delirar naquela peça mesmo que vc não tenha grana pra compra ela.   

 Tem gente que gasta um rio de dinheiro em lipo e plástica na esposa e depois leva uma galha na cabeça, tem gente que gasta grana com som de carro, gente que gasta com droga e bebida. Pow galera!!! Todo mundo aqui gosta de bike e ainda tem gente que diz que não tem vontade e nem quer ter uma bike leve e top, aff.. vamos deixa de hipocrisia.

E hoje em dia ter um bike leve não e milagre de Deus não, o que mais tem ai no mercado e quadro e componentes de ótimo peso e preço, o negocio e que nego só tem olhos para ver o mais caro, não pesquisa, não estuda e ainda vem critica.

   


isso aí, entrei pra postar +- isso que você disse.

Se o cara quiser torrar 30mil  na bike pra pedalar 1x por mês (já vi gente assim) o problema é dele, aliás, se ele pode gastar isso é sorte dele.

Eu mesmo fiz um up bem simples e relativamente barato na bike (me saiu 300 reais), troquei uma suspa Spiner Edge (2.6kg) por uma Proshock E80 (1.57kg) e posso dizer que esses 1kg fizeram muita diferença na sensação de pedalar, de acelerar mais rápido. Agora quero trocar os dois pneus (840g cada um) por uns de 500g ou menos, eu tenho certeza absoluta que vai mudar muito o "feeling" da bike, pois vai sair + 800~900g da bike nas partes giratórias, é muita coisa.
Sei que isso não vai afetar tanto o meu "desempenho" na bike, mas com certeza conseguirei pedalar um pouco mais rápido e ir um pouco mais longe com o mesmo preparo físico (ruim) que estou hoje, e qdo melhorar meu preparo vou ter mais ganho ainda.

Se fosse comparar a diferença de preço dessas peças novas, tirar esses 1.8 kg da bike iria sair menos de 400 reais na hora de montar, então é o que o Silas disse, tem que saber pesquisar também, tem muita coisa boa, leve e barata no mercado, é só saber escolher direito.

Hoje é possível montar uma bike sub12 por menos de 3 mil, por exemplo, a Elite 2.7 que deve pesar na casa dos 12.5 trocando o garfo por uma R7 já cairia pra 12, e da pra achar por 900~1000 reais por aí, e ainda pode vender a suspa que vem por um bom preço.






---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2011 as 19:41
The little, acontece que tirar peso na bike pesquisando onde vai diminuir muito sem gastar muito é fácil quando está com uma bike de 13 a 14kg. Depois com uma bike de 9,5kg por exemplo para tirar 500gr que seja seu custo é muito grande devido a gama de peças caras que jáse tem. E pra quem quer, pode ou necessita...sempre há peças para poder upar e o custo será muito caro.
Hoje se eu ganhasse na megasena após comprar uma casa legal....compraria algmas bikes tops de várias marcas das mais leves para treinar, competir , desfilar, se lá mais o que..Cool e uma pick up para carregar elas para várias trilhas desse meu país.
Voltar ao Topo
JMY-MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JMY-MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2011 as 21:51
Amigos, acho que o tópico ta começando a fugir do foco. A questão não é se fulano tem dinheiro, ou não, pra comprar bike leve. Isso vai do bolso, gosto e necessidade de cada um não há o que se discutir.
A dúvida do amigo é saber até onde uma bike leve influencia no ganho de desempenho. Na minha opinião o atlteta que estiver com treinamento bem feito, focado, aliado a uma boa alimentação e descanso correto não vai sentir diferença alguma se estiver com uma bike de 9 ou 10 kg. Chutando um número acretido que 90% do bom desempenho é resultado de uma boa preparação física e psicológica.
JMY = Jimmy
Voltar ao Topo
Adailto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:734
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adailto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2011 as 05:23
Concordo que fugiu do foco. Mas discursão de peso/biker/eficiencia acaba sempre assim rsrs.

Quando c trata de ciclismo não tem uma exata ou verdade absoluta que possa dizer qual indivíduo está no nível do outro, nem idade, peso de bike ou biker, horas pedaladas por dia, tempo de pedal na vida, nada disso importa muito.

Quantas vezes coroas e muleques chegaram na minha frente ou atras em provas. A divisão por idade é só uma tentativa de deixar o negócio mais justo e fácil eu acho.

Não tem cabimento dividir categorias por peso de bike.  Existe muitos fatores que influenciam muito mais. Peso de bike como categoria seria o rídiculo do ciclismo capitalista $ .
" Aquilo que não nos mata, nos torna mais técnico "
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2011 as 05:27
Resumindo:

-Discussão redução de peso x performance: Levada pro lado pessoal
-Discussão Shimano X SRAM: Levada pro lado pessoal
-Discussão MTB x Speed: Levada pro lado pessoal

Não tem escapatória.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
Jonas Viana Pereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jonas Viana Pereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2013 as 16:12
Olha eu fiz um pedal com os amigos e pela primeira vez faltando uns 4 km para chegar minhas forças acabaram de vez. Fiquei pensando e vi que a bike deles tinha 3 kg menos que a minha e eu estava 6 kg acima do peso. Montei uma bike do mesmo nível dos camaradas e emagreci 6 kg caindo para 66  kg. Hoje na boa o pedal é tranquilo e não deixo a desejar. Se bem que estou mais em forma.
Voltar ao Topo
Farohi Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Abr 2012
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Farohi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2013 as 12:33
Bike + leve = Bike + rápida > pergunta: como que isso não faz diferença?? 
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2013 as 09:33
Originalmente postado por Farohi Farohi escreveu:

Bike + leve = Bike + rápida > pergunta: como que isso não faz diferença?? 


Bike leve faz diferença quando há aceleração (incluindo subida), desaceleracão e mudança de direção. Situações em prevalece velocidade constante, não faz tanta diferença. E é pior em descida.
Voltar ao Topo
Farohi Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Abr 2012
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Farohi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2013 as 13:39
Originalmente postado por carl carl escreveu:

Originalmente postado por Farohi Farohi escreveu:

Bike + leve = Bike + rápida > pergunta: como que isso não faz diferença?? 


Bike leve faz diferença quando há aceleração (incluindo subida), desaceleracão e mudança de direção. Situações em prevalece velocidade constante, não faz tanta diferença. E é pior em descida.

Amigo, respeito a sua opinião, mas falar que a bike leve é pior em descida é pq não conhece do assunto! Descendo uma ladeira, em single track, vários obstáculos, curvas fechadas, a bike leve é infinitamente melhor, mais maleável! Pra quem desce só em estradão, asfalto, aí uma locomotiva é melhor realmente!
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2013 as 21:34
Originalmente postado por Farohi Farohi escreveu:


Amigo, respeito a sua opinião, mas falar que a bike leve é pior em descida é pq não conhece do assunto! Descendo uma ladeira, em single track, vários obstáculos, curvas fechadas, a bike leve é infinitamente melhor, mais maleável! Pra quem desce só em estradão, asfalto, aí uma locomotiva é melhor realmente!


Isso depende de cada caso.
Se for uma descida técnica, bike mais leve é melhor. Isso porque a capacidade de manobra, desaceleração e aceleração são exigidas.
Foi isso que escrevi no meu post anterior.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2013 as 22:59
Na real bike leve é melhor em tudo, menos em descidas não técnicas ai o peso ajuda. 
Voltar ao Topo
bike indaiatuba Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 30 Jan 2013
indaiatuba
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bike indaiatuba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2013 as 20:12
Pude constatar na prática: a bike melhor ajuda e muito, mas como já foi falado o que vale é a perna.
Tenho dois amigis que pedalam comigo, um ta pedalando bem com uma bike razoavel e pesada, o outro pedala muito com uma bike super pesada, basica de tudo. O cara é faixa preta de uma arte marcial, ou seja tem um baita condicionamento físico.
Conclusão o equipamento ajuda mas sem perna vc não é nada.
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2013 as 00:33
Resumindo: ceteris paribus (tudo o mais permanecendo constante), bike leve é melhor do que bike pesada. Dois ciclistas com o mesmo nível de técnica e de condicionamento, com bicicletas do mesmo nível, a que for mais leve dá vantagem a quem a tiver. Para a mesma pessoa, bike mais leve é melhor do que bike pesada.
Voltar ao Topo
Wanderr Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Set 2012
Brasil
Offline
Mensagens:124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wanderr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2013 as 10:13
É difícil falar sobre este assunto, pois vai depender de diversos fatores e eu vejo um exemplo disto todos os dias, meu primo tem uma mongoose do final dos anos 90 com grupo alivio antigo, não sei qto ela pesa mas não é super leve, ele disputou ano passado uma competição regional que temos aqui, ele usa também um garfo rigido, V-break e quando todos alinhavam para a largada só se ouvia comentários dos outros ciclistas dizendo: "olha o cara vai competir com essa bike, garfo rigido, vai sofrer" etc, o que aconteceu? o muleque foi segundo colocado treinando 3 vezes por semana sem contar que ele é meio vagabundo pra treinar, então na minha opniao a relação entre peso e desempenho é um fator difícil de analisar e vai da característica de cada pessoa.
Voltar ao Topo
sillas_mtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2005
Formosa - Goias
Offline
Mensagens:646
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sillas_mtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2013 as 14:35
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

-A importância do peso também tem a ver com o peso do biker. Por exemplo: eu, que sou um rato de 54kg, vou sofrer muito mais com uma bike de 15kg do que alguém com 80kg. Me refiro á proporcionalidade natural entre massa e força/potência. Ou seja: para mim uma bike 2kg mais leve faz muito mais diferença que para alguém que pese 20kg a mais do que eu (20kg "normais" e não de tecido adiposo...)

-Se peso não tivesse importância os profissionais do mundial não andariam com as bikes mais leves, no limite do regulamento da UCI. Big smile





 Na minha opinião vc falou tudo.
 Acho que devia ter um estudo especifico nesse ponto, pois o peso ideal da bike deve estar realmente relacionado ao peso do biker e a potencia da pedalada. Eu peso 54kg vestido, minha bike antiga tinha 9 kilos e o rendimento perceptível era somente na subida. 
 Nesse caso a bike ficava muito arisca em descidas técnicas, chegando as vezes ate mesmo atrapalhar pois o que eu ganhava na subidas eu perdia nas descidas. Outra coisa são as retas com vento contra, a bike leve mais atleta leve e igual a sofrimento. Já andei muito bem com uma bike de 11,300gr, na verdade foi uma das melhores bike que já tive. Hoje ando com uma aro 29 de 10kg e estou achando a melhor coisa do mundo, ando bem nas retas, melhorei muito as descidas e na subida não senti tanta diferença. Deve ter um ponto de equilíbrio enter peso do atleta e bike para que se obtenha um resultado satisfatório e todas as condições.   
Voltar ao Topo
ruiz107 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2012
Vinhedo
Offline
Mensagens:415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ruiz107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2013 as 14:48
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Bikes leves ajudam em subida, mais em descidas e retas vc tem que pedalar mais pois perde inercia com mais facilidade

Uma bike leve vai ser mais rápida tanto um subidas quanto em retas. Nas retas a inércia maior da bike pesada é compensada pela força maior que você precisa fazer para acelerar a bike até o ponto de velocidade em que a inércia vai ser usada. No final das contas, você vai fazer mais força de qq maneira.

Numa descida a bike será um pouco mais rápida, principalmente com vento contra... Ela será mais estável também.
Voltar ao Topo
jullianodpo Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Nov 2012
Guará II - DF
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jullianodpo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2013 as 17:02
Cara....o MOTOR da bike é o ciclista.......condicionamento físico e força faz tudo.........bike leve ajuda, mas algun tempo atráz, li uma materia (acho q era na revista bike action) que dizia que a bike era responsável por no máximo 20% do resultado, e não pelo fator peso, mas pelo fator qualidade das peças (precisão das marchas, funcionamento da suspensão, rigidez do quadro/roda, qualidade dos pneus etc...) o que ocorre é que peças de qualidade são quase que obrigatoriamente de materiais leves (materiais nobres como níquel, carbono, titânio etc..) o que reduz o peso do conjunto.

Tenho uma venzo raptor 29er de 13kg e já deixei muita SPZ, Scott e Cannondale Lefty para tráz.

80% do resultado depende só de você e da sua determinação.....



Voltar ao Topo
Pavel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2005
sao joao del re
Offline
Mensagens:725
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pavel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2013 as 17:18
Originalmente postado por JLSF20 JLSF20 escreveu:

Como já disseram, tem que treinar forte para andar forte. Melhorar seu condicionamento como um todo e não pensar na bike. Ela mais leve vai melhorar ulguns segundos ou até minutos se vc fizer uma comparação. Mas para que essa diferença seja grande no seu condicionamento atual, acredito que a km pedalada vai ter que ser grande tb.
Tem uma subida que treino na minha cidade de 2300mt em asfalto...eu usava uma bike com 10.4kg subia na velocidade de 12 a 13km/h ou tempo de 11minutos em média. Hoje uso a mesma bike porém está mais pesada com 11.4kg devido downgrade que fiz. Mas após um ano de bastante treino, perdi um peso na barrigaThumbs Up tenho subido o mesmo local com 7 minutos e meio a 8 minutos, fazendo uma velocidade média de 16km/h
Isto mostrou pra mim que o peso somente da bike mais leve não influencia tanto, mas pricipalmente o condicionamento.


falou tudo
Voltar ao Topo
leandromartinez98 Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Fev 2005
-
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromartinez98 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2013 as 18:05
Bicicleta pesada não desce mais rápido que bicicleta leve. Isso foi demonstrado por Galileu, em 1620, mais ou menos. O que faz diferença é o atrito (com o ar ou com o chão) e isso não tem nada a ver com o peso.


Voltar ao Topo
leandromartinez98 Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Fev 2005
-
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromartinez98 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 09:59
Ps. "Nada a ver" é um exagero. Por exemplo, o atrito de rolamento aumenta com o peso, portanto a bicicleta mais pesada teria tendencia de descer mais devagar. Mas há muitas variáveis envolvidas no atrito, e o peso é só uma delas. 
Voltar ao Topo
RafaelMozart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Araras/SP
Offline
Mensagens:343
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelMozart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 13:19
eu imagino que o peso da bike num tem nada a ver na descida, se vc soltar uma bola de boliche e uma bola de gude as duas caem no chão ao mesmo tempo... a velocidade de aceleração imposta pela gravidade é igual pra objetos de pesos diferente, o que conta é a qualidade do rolamento.. uma bike leve de rolamento ruim seria mais devagar que uma bike pesada com rolamento bom... o que deve ser levado em consideração na aceleração e desaceleração numa bicicleta são as partes rolantes dela, assim as bikes mais rápidas são akelas com peças de melhor qualidade, o peso é consequencia da qualidade das peças...
Voltar ao Topo
Gui Marques Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2003
Minas Gerais
Offline
Mensagens:2108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gui Marques Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 14:28
Mais fácil minha bike entrar num regime do que eu.

Eu não quero tomar menos cervas para ficar mais leve...

eu quero a bike o mais leve possível para que eu possa tomar mais cervas... Wink


Gui Marques
Ride it like you stole it
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 14:42
Originalmente postado por RafaelMozart RafaelMozart escreveu:

eu imagino que o peso da bike num tem nada a ver na descida, se vc soltar uma bola de boliche e uma bola de gude as duas caem no chão ao mesmo tempo... a velocidade de aceleração imposta pela gravidade é igual pra objetos de pesos diferente, o que conta é a qualidade do rolamento.. uma bike leve de rolamento ruim seria mais devagar que uma bike pesada com rolamento bom... o que deve ser levado em consideração na aceleração e desaceleração numa bicicleta são as partes rolantes dela, assim as bikes mais rápidas são akelas com peças de melhor qualidade, o peso é consequencia da qualidade das peças...
 
Rafael
 
Na verdade a peso do biker tem tudo a ver com a chamada "velocidade terminal" em uma descida. Ou seja: a velocidade máxima que se consegue graças à gravidade. Basta olhar as fórmulas da física.
Ou então testemunhar como eu, às vezes com 52kg, me ferro nas descidas longas! LOL
 
Este é um engano comum. Baseado na teoria da pluma e do chumbo que aprendemos na escola. Que vale para o vácuo!
 
Este site é bem legal porque já tem o simulador para a velocidade terminal:
 
 
Fazendo no site uma simulação de um declive de 10% sem pedalar, usando os demais dados default para área frontal, atrito, etc,  para meus 52 kg a velocidade máxima dá em torno de 62 km/h enquanto para 90 kg dá uns 84 km/h. Valores bastante coerentes com o que observo sempre na prática.
 
 
E a fórmula para a velocidade máxima descendo.  Observar que a Massa (M) é multiplicativa:
 
sterminal = (giM/kaA)1/2
 
 
Voltar ao Topo
leandromartinez98 Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Fev 2005
-
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromartinez98 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 15:14
Mauro, esse é um uso mais simples ainda das fórmulas da física.

A velocidade terminal depende da relação entre o peso (que é uma força constante) e o atrito (principalmente o do ar), que aumenta à medida que a velocidade aumenta. Quando a força fica igual à força de atrito com o ar, atinge-se a velocidade terminal.

O atrito com o ar depende principalmente da área da seção de choque com o ar, que depende, vamos dizer assim, do "tamanho" da pessoa. Isso é bem óbvio, inclusive por isso mesmo a gente abaixa para minimizar o atrito com o ar e atingir velocidades maiores. Quem certamente sai perdendo é quem é volumoso e leve :-) (quem tem mais gordura?) e quem sai ganhando é quem é pesado e compacto (quem tem mais músculo?).

Você provavelmente não perde nas descidas dos mais pesados porque pesa menos, você provavelmente perde por alguma questão postural na bicicleta, ou porque seu capacete é menos aerodinâmico, ou alguma coisa assim.




Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 15:46
Negativo. Para um mesmo "tamanho" (área frontal) a velocidade terminal é maior para uma massa (peso do indivíduo) maior.
 
Basta olhar a formula. Desde sempre força é igual a massa x aceleração. No caso da velocidade terminal em descidas, a massa do ciclista vezes a aceleração da gravidade compoem a força que vai equilibrar a resistência aeorodinâmica e o atrito. Maior a massa maior a força e maior a velocidade. Simples assim.
Voltar ao Topo
RafaelMozart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Araras/SP
Offline
Mensagens:343
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelMozart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 15:55
mas vcs estão falando em velocidade terminal baseado no peso dos ciclistas... e o tópico é sobre o peso da bike, eu continuo crendo q o tamanho do ciclista e a posição dele na bike vai influenciar e muito na descida, mas o peso da bike nem tanto.
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 16:23

Exemplo bem prático, para deixar a teoria um pouco de lado:

Descemos no último fds a serra da BR376 de Curitiba em direção à SC. "No embalo". Serra longa com trechos de boa inclinação. Três bikers todos com MTB com pneus equivalentes. Eu com 52 kg e 1.68 m e os outros dois na faixa dos 85 / 95 kg e 1.85m.
Minha velocidade máxima (conseguida com a posição mais aerodinâmica possível): 63 km/h
Velocidade máxima dos pesadões: 77 km/h
 
Claro que numa situação destas o peso da bike não é o fator mais importante.
 
Mas não precisa dizer o que acontecia com nossos desempenhos nas subidas longas do nosso dia de pedalzinho de 262 km. Big smile
 
 


Editado por Mauro Brisola - 08 Mai 2013 as 16:25
Voltar ao Topo
leandromartinez98 Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Fev 2005
-
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromartinez98 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 16:26
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Negativo. Para um mesmo "tamanho" (área frontal) a velocidade terminal é maior para uma massa (peso do indivíduo) maior.
 
Basta olhar a formula. Desde sempre força é igual a massa x aceleração. No caso da velocidade terminal em descidas, a massa do ciclista vezes a aceleração da gravidade compoem a força que vai equilibrar a resistência aeorodinâmica e o atrito. Maior a massa maior a força e maior a velocidade. Simples assim.


Foi o que eu disse. Só que você está assumindo que um cara que pesa 85 kg tem a mesma área frontal que um cara que pesa 53 kg. Obviamente não tem. Quem sabe o que importa é o tamanho da cabeça...


Voltar ao Topo
RafaelMozart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Araras/SP
Offline
Mensagens:343
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelMozart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 16:35
Mauro Brisola.... eu acredito no que vc diz... comigo tb acontece a mesa coisa... eu faço pedal com um cara q é 20 kg mais pesado que eu, nas descidas ele embala mais, mas nas retas ele perde velocidade mais rápido... a bike dele é ultra melhor q a minha mas pesa o mesmo, 13Kg e nem uma grama a mais (a dele tem suspensão e peças melhores e a minha é garfo rígido com componentes mais baratos)

eu imagino q descendo uma serra quem pesa mais vai ganhar mais velocidade mas não é a gravidade q faz isso acontecer e sim o atrito do vento no conjunto bike+biker e nas peças... o atrito tem q lutar mais para desacelerar quem é pesado e lutar menos com vc e é leve e por isso vc desacelera mais que os outros, será q não é isso?
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 16:36
"Foi o que eu disse. Só que você está assumindo que um cara que pesa 85 kg tem a mesma área frontal que um cara que pesa 53 kg. Obviamente não tem. Quem sabe o que importa é o tamanho da cabeça... "

Ok.

Mas o fato é que a área frontal na prática nunca é diretamente proporcional à massa do pedalante. Por isto o aumento da arrasto aerodinâmico causado pela maior frontal sempre acaba tendo um efeito menor que o peso e o grandão fatalmente desce mais rápido. Falando em velocidade terminal. Como ciclista peso pena eu tenho a oportunidade de checar isto na prática a cada saída. Ver o exemplo que dei no post anterior.



Editado por Mauro Brisola - 08 Mai 2013 as 16:37
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 16:40
Originalmente postado por RafaelMozart RafaelMozart escreveu:

eu imagino q descendo uma serra quem pesa mais vai ganhar mais velocidade mas não é a gravidade q faz isso acontecer e sim o atrito do vento no conjunto bike+biker e nas peças... o atrito tem q lutar mais para desacelerar quem é pesado e lutar menos com vc e é leve e por isso vc desacelera mais que os outros, será q não é isso?
 
É a força peso que é igual à massa x gravidade!
 
Olha a fórmula! Pelo amor do santo padre!
 
LOL
Voltar ao Topo
RafaelMozart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Araras/SP
Offline
Mensagens:343
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelMozart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 16:46
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Por isto o aumento da arrasto aerodinâmico causado pela maior frontal sempre acaba tendo um efeito menor que o peso e o grandão fatalmente desce mais rápido. 

brincadeira modo (on)

é fácil... fala pro cara grande q anda com vc andar segurando uma chapa de zinco de 1,5mx1,5m e ver se ele continua descendo mais rápido, ele vai pesar mais ainda q vc Mauro kkkk

brincadeira modo (off)

eu acho q um vento forte pode segurar um peso pena, mas um peso pesado num tem nada que segure, a num ser um excelente freio, senão o cara vai ribanceira abaixo kkkk eu acho q o arrasto aerodinâmico tem "peso" suficiente para ser levado em conta nos cálculos, o que vc acha?
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X