Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bagageiro Homemade
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bagageiro Homemade

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bagageiro Homemade
    Postado: 10 Mar 2011 as 16:38
Olá galera,

Neste tópico vou trazer duas novidades.


Bicicleta:

Primeiramente gostaria de apresentar como está minha bike de cicloturismo atualmente:




Ela está composta por:

Quadro Caloi Alluminum 19"
Garfo original em aço carbono
Guidão RockRider da Decathlon tamanho 34cm
BarEnds GTS
Mesa Original
RapidFire Shimano Altus 8v
Freios VBrake Shimano Acera
Rodas e cubos Vzan Escape
Pneus Kenda Slick 1.5"
Pedivela Shimano Acera
Corrente Shimano Acera
Movimento Central Shimando Acera
Catraca de Rosca genérica 8v
Canote Original
Selim Confortável (tipo Velo Plush - Comprado na Centauro e fabricado pela Velo)
Conjunto de ferramentas com canivete de chaves allen e fenda, Kit remendos, chave inglesa.
Refletores adesivos de caminhão colados por todo o quadro.
Refletores originais Caloi na frente e atrás.
Pisca traseiro comprado no DealExtreme (ótimo pisca).
Bomba manual Btwin da Decathlon


Bagageiro:

Porém, o objetivo do tópico é mostrar o novo bagageiro que construí, com a ajuda de meu pai.
A idéia surgiu à partir do problema que todos os quadros Caloi não possuem furação para bagageiro e ainda minha vontade, que era de ter um bagageiro que não fosse fixado ao eixo traseiro.
Claro, outra idéia seria deixá-lo bem resistente, e se possível, utilizando materiais baratos, que eu pudesse ter em casa ou que seriam facilmente encontrados.
Não gostei muito da idéia de comprar um bagageiro de alumínio pronto. Primeiro pela confiabilidade do material e depois pelo exato fato da fixação.

Então pensei em utilizar destes bagageiros ISAPA que são baratos e aguentam muito peso.




Em seguida começamos a pensar em modos de fixação e em como modificar o bagageiro para deixá-lo independente do eixo traseiro e da blocagem do selim.
A segunda modificação foi aumentá-lo. Pois no tamanho original ele deixava meu pé bater nos alforges.
As barras de ferro encontrei em um ferro velho da minha cidade. Gastei 80 centavos nas barras.

A fixação foi feita com abraçadeiras de guidão, encontradas facilmente em qualquer bicicletaria e custaram cerca de R$7,00.


Utilizei parafurasos 6mm tipo allen e porcas tipo Parlock (ela possui revestimento em nylon na rosca para evitar que solte com a vibração) para fixação.

As soldas, tipo MIG, foram feitas para acoplar a parte extra, o prolongamento. Foram reforçadas todas as soldas também.

Por último fiz uma pintura manual com Zarcão (tinta antiferrugem) e uma tinta preta brilhante. As duas eu já tinha em casa.

O resultado final pode ser visto nas próximas fotos. Ele ficou bastante robusto. Eu com 70kg e meu pai com mais de 100kg chegamos a sentar nele e até dar uns pulinhos.


Abraçadeiras de fixação





Bagageiro sem alforges









Bagageiro com alforges









Ele ainda está em fase de testes pois terminamos de confeccioná-lo ontem à tarde.
Testei com alforges contendo uma garrafa d'água de 2Litros de cada lado e tudo saiu perfeito. O próximo passo é fazer uma viagem para testá-lo em longos trechos.

Se tiverem alguma sugestão de melhoria não deixem de comentar.

Abração a todos,
Ricardo.


Editado por ricardoxem - 10 Mar 2011 as 23:14
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2011 as 19:54
Ricardo, só posso lhe dar os parabéns!!Clap Morro de inveja, no ótimo sentido, de quem tem essas habilidades com mecânica "caseira", desenvolve suas próprias soluções e tal. Sei q os ciclistas, especialmente os cicloturistas, precisam ter esse lado mais apurado, mas não é meu caso hahahaah me atrapalho horrores com as gambiarras!!

Não entendo nada de mecânica, engenharia ou outros então fica difícil meter o bedelho, mas se eu tivesse q fazer uma crítica eu diria, pra variar, q parece estar alto pra cacete!! Entendo q esse alforje da curtlo é um dos maiores de todos (dos nacionais é o com maior capacidade, qndo estufadão), e tlvz usar o bagageiro mais baixo vai fazê-lo ficar perigosamente querendo interferir no câmbio, cassete, corrente e eixo... Mas se for arrumar isso vai ser uma intervenção muito grande, mais corte e soldas, pois esse bagageiro foi feito mesmo pra ser adaptado ao eixo traseiro - colocando acima dele, como vc fez, vai ter q ficar mais alto mesmo. Ah, esse meu comentário pode ser só inveja no péssimo sentido, mesmo!! Acho q está é bom demais!Thumbs Up

A ideia dessas abraçadeiras é simplesmente animal, deve ser absurdamente forte. Os parafusos allen de 6mm serviram perfeitamente nelas?

Agora é partir pra estrada!!


Editado por ninocoutinho - 10 Mar 2011 as 19:55
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2011 as 23:07
Olá Nino. tudo bem.

Realmente nesse trabalho tive uma ajuda do meu pai. Ele é instrutor de mecânica no Senai da minha cidade. Logo, ele me deu várias dicas, principalmente na questão da fixação.

As abraçadeiras são em alumímio, mas mesmo assim aparentaram ser bastante resistentes. A rosca eu tive que refazer pois eram em polegadas. Em casa eu tinha macho("Fazedor" de roscas, não entendam mal ) para 6mm. Neste caso eu preferi refazer a rosca pois não possuo uma chave allen em polegadas, apenas milímetros, e preferi refazer a rosca a ter que carregar mais uma ferramenta. No fim adicionei a porca Parlock para dar ainda mais um reforço nesta confecção.

Realmente também achei que o bagageiro ficou um pouco alto, mas com as dobras e cortes é o máximo que consegui baixar. De qualquer forma, foi exatamente o que você colocou: se ficasse mais baixo o alforge ficaria em cima do câmbio. Fora que ficou um bom espaço para um paralamas.
Mas você tem razão, como é uma modificação e não algo feito sob medida alguns incômodos pequenos podem aparecer mesmo.

Creio que ao vivo não tenha ficado tão alto. Dei umas voltas com a bike e os alforges e essa altura parece não ter influenciado tanto. Mas obrigado pela dica. É uma coisa que vou prestar atenção e caso precise de alguma modificação farei o possível.

Abração e obrigado pelo elogio,
Ricardo.
Voltar ao Topo
MarioNeto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2009
Recife
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarioNeto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2011 as 23:44
Ficou show de bola o bagageiro. Acredito que esse tipo de bagageiro, de aço, seja o ideal para ciclotour, até mesmo pela sua facilidade de reparo em caso de quebra. Em qualquer esquina tem alguém com uma solda para resolver uma eventual bronca.

Assim, modificado, ficou melhor ainda. Parabéns!
Acessem meu blog! Relato do Caminho da Fé e outros: http://invencionando.blogspot.com
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2011 as 23:50
Obrigado Mario,

Esse foi um dos motivos que eu quis construir um ao invés de comprar pronto. A resistência e a facilidade de conserto.

Assim que eu testá-lo em viagem coloco umas fotos e conto como foi.

Abração,
Ricardo.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 10:11
Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:


Realmente nesse trabalho tive uma ajuda do meu pai. Ele é instrutor de mecânica no Senai da minha cidade. Logo, ele me deu várias dicas, principalmente na questão da fixação.
Ricardo.
Intrutor no Senai? MAS AÍ É COVARDIA!!!!   LOL LOL LOL
 
Essa bagaça aí vai durar a vida toda! Parabéns!
 
E se um dia por alguma eventualidade quebrar, podes fazer o reparo na estrada com fita isolante auto-fusão. Big smile  Já consertei um bagageiro assim para um colega numa viagem. LOL
 
Abraço!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
rafilas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:176
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafilas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 15:13
Amigo, parabéns para a sua solução. Estou pensando em como colocar um bagageiro na minha Caloi Supra, tenho visto várias ideias e tal. Muito bom ter mais uma possibilidade.

Ainda não sei como vou fazer pra colocar um bagageiro assim na T-Type da minha esposa. Se alguém tiver alguma ideia pode dizer. :)

Até!
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 12:32
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Intrutor no Senai? MAS AÍ É COVARDIA!!!!   LOL LOL LOL
 
Essa bagaça aí vai durar a vida toda! Parabéns!
 
E se um dia por alguma eventualidade quebrar, podes fazer o reparo na estrada com fita isolante auto-fusão. Big smile  Já consertei um bagageiro assim para um colega numa viagem. LOL
 
Abraço!


Olá Marcos,

É verdade, ser filho de instrutor do SENAI tem lá suas vantagens huauhahuah.

Mas obrigado pelos elogios, vindo de um mestre do ciclotour como você fico muito satisfeito!!!

Abração,
Ricardo.


Editado por ricardoxem - 12 Mar 2011 as 12:36
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 12:35
Originalmente postado por rafilas rafilas escreveu:

Amigo, parabéns para a sua solução. Estou pensando em como colocar um bagageiro na minha Caloi Supra, tenho visto várias ideias e tal. Muito bom ter mais uma possibilidade.

Ainda não sei como vou fazer pra colocar um bagageiro assim na T-Type da minha esposa. Se alguém tiver alguma ideia pode dizer. :)

Até!


Olá rafilas,

Em termos de quadro a Caloi Supra também não possui nenhuma furação para bagageiro. Essa seria uma boa idéia para você também.

Agora para a T-Type, caso sua esposa não leve muito peso, sugiro um bagageiro daqueles que são fixados no canote.
A T-Type tem tubos grossos e a maior dificuldade em adaptar um bagageiro seria na fixação.

Abração,
Ricardo.


Editado por ricardoxem - 12 Mar 2011 as 12:35
Voltar ao Topo
rafilas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:176
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafilas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 16:02
Eu já tenho um bagageiro de canote. O problema é exatamente o pequeno limite de peso.

Valeu!
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2011 as 12:36
belo trabalho, parcero! Clap
aparenta ser bem resistente...exatamente o que todo cicloturista necessitaThumbs Up
parabéns e estamos aguardando 'chapas' da viagem inauguralBig smile . Tem previsão? práonde?
abraços
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
angimahtz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar angimahtz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 01:27
Cara, parabéns! Ficou muito bom o bagageiro! Tenho uma correção: os seus alforjes Curtlo Overland traseiros estão invertidos...perceba que há uma faixa refletiva vertical, e elas devem ficar viradas para trás para poderem refletir a luz dos faróis dos carros! Atenção que isso é segurança, e vem em primeiro lugar! Bons pedais!


Ah, eu to vendendo um quadro Caloi Elite 2.7 0km tamanho 18...se tiver interesse, veja umas fotos dele no meu flickr:

www.flickr.com/angimahtz
Voltar ao Topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alcaide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 23:28
É, cada vez mais aparecem os Professores Pardais. Já que assim, vai aqui o bagageiro dianteiro que resolvi fazer a partir de dois isapa. Ficou legal, já testei com peso na parte superior e cheguei a conclusão que terei de colocar outro ponto de fixação na parte central do garfo, logo abaixo da parte inferior da caixa de direção. No restante, ele está mais que aprovado. A finalidade é colocar os alforges na chamada posição "low rider" e com isto baixar o centro de gravidade da bike e dar mais estabilidade a parte dianteira.
%20%20Uploaded%20with%20ImageShack.us" border="">
Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar ao Topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alcaide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 23:34
Este recurso da braçadeira, eu usei por muito tempo na outra bike, a Cindy (Proshock Teaser) que não tem furação para fixação do bagageiro trazeiro. Depois eu postei a solução aqui no fórum e muitos outros colegas usaram a ideia e o acabamento ficou bem legal. Mas a sua sugestão/proposição de bagageiro ficou bem legal e mais do que viável. O preço então nem se fala. A continuar assim, acho que iremos levar a indústria de bagageiros sofisticados para bikes a falência. Ainda bem que socializamos as ideias. O ciclismo faz amigos, estreita os laços de amizades.
Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2011 as 00:04
Originalmente postado por elton40 elton40 escreveu:

belo trabalho, parcero! Clap
aparenta ser bem resistente...exatamente o que todo cicloturista necessitaThumbs Up
parabéns e estamos aguardando 'chapas' da viagem inauguralBig smile . Tem previsão? práonde?
abraços

Fala aí Elton,
Obrigado pelos elogios. Vindo de mais um mestre do cicloturismo, fico lisonjeado. A viagem ainda não sei. Estou pensando inicialmente em fazer uns passeios aqui pela minha região para testar e verificar se ficou algum ponto enfraquecido.
Depois minha idéia é fazer a Rod. Rio Santos, de Santos à Paraty. Creio que esta será para o meio do ano.
Em agosto ou setembro pretendo partir para o Caminho da Fé, saindo de São Carlos/SP. Estou morando e estudando lá agora.

Claro que estes passeios maiores ainda são planos. Como comecei o curso de mestrado agora, vou depender dos estudos para ter certeza dos prazos. Mas assim que eu tirar mais fotos dos passeios eu posto aqui no fórum.

Desculpe a demora nas respostas, mas mudei de cidade e ainda estou com acesso restrito à internet.

Abração,
Ricardo.
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2011 as 00:07
Originalmente postado por Alcaide Alcaide escreveu:

É, cada vez mais aparecem os Professores Pardais. Já que assim, vai aqui o bagageiro dianteiro que resolvi fazer a partir de dois isapa. Ficou legal, já testei com peso na parte superior e cheguei a conclusão que terei de colocar outro ponto de fixação na parte central do garfo, logo abaixo da parte inferior da caixa de direção. No restante, ele está mais que aprovado. A finalidade é colocar os alforges na chamada posição "low rider" e com isto baixar o centro de gravidade da bike e dar mais estabilidade a parte dianteira.
%20%20Uploaded%20with%20ImageShack.us" border="">

E aí Alcaide, 

Sua bike está lindona rapaz. Cada vez que você coloca uma foto dela fico babando. Parabéns!!!

Abração,
Ricardo.
Voltar ao Topo
gpr.ppg.br Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2009
CGR, MS
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpr.ppg.br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2011 as 11:40
Originalmente postado por Alcaide Alcaide escreveu:

É, cada vez mais aparecem os Professores Pardais. Já que assim, vai aqui o bagageiro dianteiro que resolvi fazer a partir de dois isapa. Ficou legal, já testei com peso na parte superior e cheguei a conclusão que terei de colocar outro ponto de fixação na parte central do garfo, logo abaixo da parte inferior da caixa de direção. No restante, ele está mais que aprovado. A finalidade é colocar os alforges na chamada posição "low rider" e com isto baixar o centro de gravidade da bike e dar mais estabilidade a parte dianteira.
%20%20Uploaded%20with%20ImageShack.us" border="">



muito legal essa bike.
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2011 as 18:40
Como não vi este tópico antes? Desculpe, ando meio aéreo. Embarrassed

Gostei da solução, parabéns!

Apenas, também achei que ficou muito alto em relação á roda.

Como ele é fabricado para prender no eixo e você o prendeu nos seat stays, creio que seria interessante ter descontado a elevação e assim manter a estabilidade da bike.  Wink É só um palpite. Wink

Que tal agora colocar um par de paralamas na bike? Vai ficar show e... adeus água no rosto! Wink

Sua bike está muito legal!

Off topic: Quanto aos pneus, não fui para Pira, pois meu carro está com a embreagem pifada e será trocada apenas na semana vindoura. Estou sem viajar, por enquanto. Assim que trocar a embreagem e eu for para Pira te aviso, beleza? Pode ficar sossegado que estão guardados aqui.

Grande abraço.

Waldson

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
joaoadilso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2011
Brasil
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoadilso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2011 as 17:53
Essa bike (caloi aluminum) é over ou standard?
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2011 as 12:13
Olá João,

Os modelos mais atuais das Caloi Alluminum, assim como esta, já estão vindo com quadros oversize.

Abraço,
Ricardo.
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2011 as 22:38
Aproveitando o ensejo do tópico do Ricardo, também fiz o meu próprio bagageiro. Coloquei um espécie de passo a passo lá no Blog.


Grande abraço a todos!

Waldson

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
Oldskullx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jul 2011
Londrina
Offline
Mensagens:195
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oldskullx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2011 as 00:21
pow muito legal o blog, e as instruções do bagageiro homemade tb estão 10...parabéns Waldson...ctrl+d no blog e é isso ai "do it yourself"

falow
abrass
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2011 as 12:59
Originalmente postado por Waldson Waldson escreveu:

Aproveitando o ensejo do tópico do Ricardo, também fiz o meu próprio bagageiro. Coloquei um espécie de passo a passo lá no Blog.


Grande abraço a todos!

Waldson


Olá Waldson,

você é o mestre mesmo!!! :-)

Seu bagageiro ficou ótimo, Muito parecido com o meu. As únicas diferenças é que eu comprei algumas barras em um ferro-velho e as soldei na parte de baixo. Não quis ter esse trabalho de serrar o bagageiro principal. Confesso que o seu ficou mais bonito. 

Acredito ele vai aguentar muito peso. Meu pai, de mais de 100kg sentou no bagageiro e ele nem de sinais de entortar.
Eles ficam um pouco mais pesados do os de alumínio, mas a segurança que transmitem é muito grande.

Grande abraço,
Ricardo
Voltar ao Topo
Ricardo.SEP Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Fev 2010
Paulínia
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo.SEP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2011 as 12:47
Ricardo,

Você disse que nenhuma Caloi tem furação para bagageiro? Pois eu comprei um igual a foto que você posto e terei que fixa-lo em minha Caloi Elite 2.7 2010. Fiquei preocupado agora. Não terá jeito de fixa-lo sem fazer adaptações?

Valeu!
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2011 as 16:49
Originalmente postado por Ricardo.SEP Ricardo.SEP escreveu:

Ricardo,

Você disse que nenhuma Caloi tem furação para bagageiro? Pois eu comprei um igual a foto que você posto e terei que fixa-lo em minha Caloi Elite 2.7 2010. Fiquei preocupado agora. Não terá jeito de fixa-lo sem fazer adaptações?

Valeu!

Olá Ricardo.SEP. Se você comprou desses bagageiros de aço, o único jeito de colocá-los nos quadros das Caloi, sem adaptações, é fixando no eixo traseiro e na blocagem do selim.

Antes de fazer a adaptação eu fixava desta forma. O grande problema é que você perde a facilidade de retirada das rodas que as blocagens permitem. Em caso de um furo no pneu, você terá que retirar a parte de baixo do bagageiro para conseguir sacar a roda. Fazer esse trabalho com o bagageiro carregado chega perto do impossível.

Infelizmente a Caloi não realiza furação para bagageiro em seus quadros. Já cheguei até a enviar essa sugestão e perguntar porque isso não é feito, porém o atendimento online deles é muito ruim. Não me enviaram nem uma mensagem que agradeciam minha sugestão. Fazer o que!!!


Tive que usar da criatividade para solucionar meu problema.

Grande abraço,
Ricardo.
Voltar ao Topo
Ricardo.SEP Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Fev 2010
Paulínia
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo.SEP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2011 as 17:25
Obrigado pela resposta ricardoxem.

O problema é que estou com cicloviagem marcada para início no dia 12/11! Irei fazer o Caminho da Fé e não sei se conseguirei fazer alguma adaptação já para essa cicloviagem. Terei que arriscar prender o bagageiro no eixo traseiro e levar uma chave para retira-lo se for preciso. Não tenho muito escolha.

Ou você sugere alguma coisa? Eu sei que tem os bagageiros de canote da topeak que pelo visto são excelentes. Porém eles são um pouco caros.


Editado por Ricardo.SEP - 26 Out 2011 as 17:26
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2011 as 17:33
Originalmente postado por Ricardo.SEP Ricardo.SEP escreveu:

Obrigado pela resposta ricardoxem.

O problema é que estou com cicloviagem marcada para início no dia 12/11! Irei fazer o Caminho da Fé e não sei se conseguirei fazer alguma adaptação já para essa cicloviagem. Terei que arriscar prender o bagageiro no eixo traseiro e levar uma chave para retira-lo se for preciso. Não tenho muito escolha.

Ou você sugere alguma coisa? Eu sei que tem os bagageiros de canote da topeak que pelo visto são excelentes. Porém eles são um pouco caros.

Eu já viajei muitas vezes com esta bike usando o bagageiro preso no eixo. A dica que eu te dou é não sobrecarregar demais o bagageiro, para não ter problema de entortar o eixo. Fora isso não tenho sugestões diretas.

A sugestão que eu te dou é utilizar fita anti-furo nos pneus. Isso irá diminuir bastante a chance de furos. Consequentemente diminui a chance de você ter que retirar o bagageiro.

De resto é aproveitar bastante a viagem e colocar as fotos aqui no fórum para nós.

Grande Abraço e boa cicloviagem,
Ricardo.
Voltar ao Topo
Ricardo.SEP Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Fev 2010
Paulínia
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo.SEP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2011 as 17:35
Obrigado!

E vamos que vamos!! Com certeza colocarei as fotos aqui e provavelmente eu faça um relato da cicloviagem.
Voltar ao Topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alcaide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2011 as 02:52
Originalmente postado por Oldskullx Oldskullx escreveu:

pow muito legal o blog, e as instruções do bagageiro homemade tb estão 10...parabéns Waldson...ctrl+d no blog e é isso ai "do it yourself"

falow
abrass


Lá no www.blogdoalcaide.wordpress.com também tem as instruções, fotos e medidas para a montagem do bagageiro dianteiro. Estou preparando outro mais simples para levar apenas os alforjes, sem a necessidade de levar mais nada na parte de cima da roda dianteira. Esta segunda opção que estou preparando fica bem útil com o uso de uma bolsa de guidão como complemento.
Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar ao Topo
alexalbuquerque Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexalbuquerque Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 05:07
Olá Ricardo, tudo bem?

Primeiramente, parabéns pelo seu bagageiro. Você e seu pai fizeram um excelente trabalho. E foram muito criativos.

Eu cheguei até este tópico porque comprei esta semana uma Caloi Elite 2.4, modelo 2012. Estou curtindo muito ela, demais da conta! Mas a minha intenção é fazer cicloviagens com ela; até porque não pretendo usá-la como meio de transporte urbano, pois chama muito a atenção. Toda vez que passo na ciclovia, por exemplo, é um tal de meterem o olho no freio a disco hidráulico dela... imagina se eu usar como transporte pra cima e pra baixo, parando em qualquer canto.

Só em pensar em deixar ela sozinha, presa num poste, grade ou coisa parecida enquanto vou num banco.. dói o coração. Sem chance.

Devo usar muito ela para exercícios, trilhas, cicloviagens ou ir para o trabalho, pois tem onde guardar bikes onde trabalho. Por isso, a ideia do seu bagageiro me atraiu.

Primeiro, pelo fato de que, como você mesmo falou - e para minha surpresa - os quadros da Caloi não possuem furação para bagageiro. E segundo porque você conseguiu um sistema bem firme e, ao mesmo tempo, fácil de remover. Como não pretendo ficar com o bagageiro todo o tempo, removê-lo com facilidade é fundamental.

Outro fator que me fez desistir de usar na blocagem da roda é o fato de eu ter freio a disco hidráulico. O freio fica muito avantajado e seria um problema, com certeza, se o bagageiro estivesse na blocagem.

Eu percebi na fixação abaixo do selim que a pintura está arranhada verticalmente. Fiquei pensando se o suporte de fixação que você fez correu. O que me diz? Ele fica firme na posição? Escorrega?

Outra dúvida que tive é com relação à pressão no quadro. Chega a marcar o quadro?

No mais é isso.

Agradeço suas considerações e muito obrigado pela atenção a um novato cheio de ideias.

Abraços!


-----------------------
Caloi Elite 2.4 2012
Twitter: (a)social4sports
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 00:58
Originalmente postado por alexalbuquerque alexalbuquerque escreveu:

Olá Ricardo, tudo bem?

Primeiramente, parabéns pelo seu bagageiro. Você e seu pai fizeram um excelente trabalho. E foram muito criativos.

Eu cheguei até este tópico porque comprei esta semana uma Caloi Elite 2.4, modelo 2012. Estou curtindo muito ela, demais da conta! Mas a minha intenção é fazer cicloviagens com ela; até porque não pretendo usá-la como meio de transporte urbano, pois chama muito a atenção. Toda vez que passo na ciclovia, por exemplo, é um tal de meterem o olho no freio a disco hidráulico dela... imagina se eu usar como transporte pra cima e pra baixo, parando em qualquer canto.

Só em pensar em deixar ela sozinha, presa num poste, grade ou coisa parecida enquanto vou num banco.. dói o coração. Sem chance.

Devo usar muito ela para exercícios, trilhas, cicloviagens ou ir para o trabalho, pois tem onde guardar bikes onde trabalho. Por isso, a ideia do seu bagageiro me atraiu.

Primeiro, pelo fato de que, como você mesmo falou - e para minha surpresa - os quadros da Caloi não possuem furação para bagageiro. E segundo porque você conseguiu um sistema bem firme e, ao mesmo tempo, fácil de remover. Como não pretendo ficar com o bagageiro todo o tempo, removê-lo com facilidade é fundamental.

Outro fator que me fez desistir de usar na blocagem da roda é o fato de eu ter freio a disco hidráulico. O freio fica muito avantajado e seria um problema, com certeza, se o bagageiro estivesse na blocagem.

Eu percebi na fixação abaixo do selim que a pintura está arranhada verticalmente. Fiquei pensando se o suporte de fixação que você fez correu. O que me diz? Ele fica firme na posição? Escorrega?

Outra dúvida que tive é com relação à pressão no quadro. Chega a marcar o quadro?

No mais é isso.

Agradeço suas considerações e muito obrigado pela atenção a um novato cheio de ideias.

Abraços!



E aí Alex, tudo bem?

As arranhadas que você percebeu nas fotos são devido ao uso da bike mesmo. Pode confiar que as abraçadeiras não se movem do lugar.

Se você puder perceber em algumas fotos, existe um pedaço de borracha alaranjada. Aquilo é um pedaço de mangueira de jardim que eu coloquei. Esta borracha já garante que as abraçadeiras não machuquem o quadro e fiquem bem firrmes. Você pode colocar também pedaços de câmara de ar.

Ao instalar, certifique-se de que a abraçadeira possui um tamanho correto em relação ao quadro. Esses quadros novos da Caloi estão com alguns formatos diferentes. Não sei se isso pode influenciar em algo.

Outra dica é fazer o serviço com calma, sem pressa nem afobações, senão pode prejudicar a qualidade.

Abração,
Ricardo.
Voltar ao Topo
alexalbuquerque Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexalbuquerque Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 22:11
Opa, Ricardo, tudo bem?

Valeu pelas respostas. Pelo que você nos conta a estrutura é firme e eficiente. Vou tentar viabilizar algo neste sentido.

Brother, valeu mesmo!
-----------------------
Caloi Elite 2.4 2012
Twitter: (a)social4sports
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 23:11
Originalmente postado por alexalbuquerque alexalbuquerque escreveu:

Opa, Ricardo, tudo bem?

Valeu pelas respostas. Pelo que você nos conta a estrutura é firme e eficiente. Vou tentar viabilizar algo neste sentido.

Brother, valeu mesmo!

Que bom que gostou...

Se tiver alguma dúvida pergunte aí.

Abraço,
Ricardo.
Voltar ao Topo
Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2011
Cabreuva
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bê Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 21:59
Fala ai galera,

O meu é também ao estilo homemade pois fiz uma adaptação somente para carregar um alforge urbano que eu uso.

Confiram ai como ficou.

De inicio usei o modelo abaixo, um bagageiro sueco, se não me engano esse é o nome e custa 15 reais.

Dai serrei essas perninhas que são flexíveis, e soldei um parafuso na ponta para que ele entrasse no suporte traseiro do v-brake, e o resultado ficou assim.


Pra minha necessidade ficou show de bola esse carinha ai, e hoje como não uso mais o v-bake, ele fica com o suporte disponível somente para seu uso nas viagens. 

Hoje está assim.


É isso ai...




   MTB Cabreúva
www.mtbcabreuva.com.br
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefub Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 22:41
Segue o bagageiro que projetei e um amigo fez:


Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 22:59
Realmente o bagageiro de vocês ficaram muito bons.

Uma coisa que eu percebi é que os bagageiros feitos em aço são bem mais difíceis de quebrar.

Vi um vídeo do pessoal do Nova Origem, cujo bagageiro de um dos rapazes quebrou bonito no meio da viagem de volta ao mundo. Um bagageiro de alumínio bem reforçado, mesmo assim não aguentou. Pior de tudo é que eles estavam no meio da cordilheira, sem socorro e sem ajuda.

Confiram:



Abraço,
Ricardo.
Voltar ao Topo
Horak Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Horak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 03:51
Muito bacana essa ideia de produzir as proprias peças.... Parabens....
Voltar ao Topo
alexalbuquerque Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexalbuquerque Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 10:50
Show! Muitas ideias interessantes! Estou ainda estudando como vou fazer com minha Elite, que não tem nenhuma entrada para bagageiros. A ideia do Ricardoxem é a que mais me agrada, mas como não tenho nenhuma habilidade para confeccionar (e nem ferramentas adequadas) tenho que repensar. Pretendo fazer uma viagem longa (Rio x Arraial do Cabo) em junho e estou estudando como viabilizar isso.
-----------------------
Caloi Elite 2.4 2012
Twitter: (a)social4sports
Voltar ao Topo
alexalbuquerque Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexalbuquerque Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 11:00
Pra descontrair.. encontrei o "bagageiro" perfeito! rs.rs.rs Resolvido!!!

http://gooutside.uol.com.br/1480

Haja perna!
-----------------------
Caloi Elite 2.4 2012
Twitter: (a)social4sports
Voltar ao Topo
RPorto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RPorto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 12:17
Show de bola esse bagageiro, parece ser bem resistente.
Parabéns!
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X