Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Existe grande diferença entre 7,8 e 9 velocidades?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Existe grande diferença entre 7,8 e 9 velocidades?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Tfrota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2011
Salvador
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tfrota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Existe grande diferença entre 7,8 e 9 velocidades?
    Postado: 04 Mar 2011 as 12:48
Tenho uma bike com 7 velocidades.Estava pensando em trocar os cubos por um par de Deore.
Infelizmente,só acho o Deore com 8 ou 9 velocidades.Se mudasse o cubo,teria que mudar também o K7 e os passadores,certo?
Queria saber se mudar para 8 ou 9 velocidades ia melhorar o desempenho da bike ou se eu iria estar gastando dinheiro apenas por capricho.Não tenho nada contra os meus cubos mas,aos poucos,estou comprando peças Deore para a minha bike.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 13:15
Para uma bike de uso urbano eu diria que sete marchas atendem muito bem. Entretanto, caso o uso seja em trilhas acidentadas, a melhor escalabilidade proporcionada pela maior quantidade de marchas sempre ajuda nos trechos mais acidentados. Mesmo assim, essa ajuda nas trilhas acaba interessando mais a quem está preocupado com perfomance. Para passear não faz muita diferença.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 14:08
Não só o número de velocidades, mas também a configuração dos componentes (pedivela e cassete). O número de dentes de uma pedivela e a sua correlação no cassete pode fazer com que você tenha um rendimento melhor ou pior dependendo do tipo de terreno (trilha) ou atividade (cicloturismo em estada), por exemplo.
 
Como regra geral, os componentes para maio número de velocidades (8, 9 ou 10) são mais caros e tem uma qualidade superior. Mas isto é uma opinião pessoal e não vou entrar neste campo para não geral polêmica e desviar do tópico.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 14:24

         Sim, tem q trocar cubo, k7, passador e corrente ( se for p 9 vel). Tbm sou da opinião q a antiga relação 21 marchas da shimano é perfeita p uso urbano mas p trilhas, treinos mais sérios e algum turismo, vc vai estar mais bem servido c mais marchas... além da facilidade p encontrar peças, atualmente relação 7 vel somente em grupos bem fuleiros... nada de mta qualidade... tenho bikes c 21 vel e achar peças de qualidade é bem complicado.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 14:29
Quanto maior o número de marchas, maior o alcance dela tanto na leve quanto na pesada sem que o ciclista diminua a cadência. Ou seja, se costuma pedalar a 70rpm, pode manter a mesma cadência e quase qualquer plano.  Isso influencia também no conforto.

Mas, nada disso é excencial, vale lembrar aquele cara saiu de casa com cerca de 3 reais na carteira e está dando a volta ao mundo, ele tem uma bicicleta com 3 marchas apenas (uma bem leve, uma média e outra mais pesada).
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Tfrota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2011
Salvador
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tfrota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 14:41

Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 14:44
Originalmente postado por Tfrota Tfrota escreveu:


Opa!
 
Um post com "tinta invisível"! LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Tfrota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2011
Salvador
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tfrota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 14:45
Pois é,eu já fiz de Salvador a Aracaju pela linha verde em bike de ferro! hehehe
Meu uso da bike é só no asfalto.Tenho dó de meter minha bike em trilha (até porque a projetei pra asfalto).
Hoje em dia,tenho uma bike BEM melhor já que tomei gosto pelo pedal.
Meu cubo,nem marca escrita nele tem!Tenho certeza que um shimano poderia me ajudar mais mesmo sabendo que esse meu par de cubos atendem bem.
Alguém poderia indicar um bom cubo 32 furos pra 7 velocidades?
Nem precisa ser shimano,minha única regalia é que seja na cor preta.
Voltar ao Topo
Tfrota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2011
Salvador
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tfrota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 14:46
Marcos

Sou novo aqui,dá um desconto. hahaha
Voltar ao Topo
ML_ACE Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Mar 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:521
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ML_ACE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 14:52
Tfrota,

Na minha opinião o número de marchas não importa tanto assim caso o uso seja estritamente urbano e sem muitas ladeiras a serem vencidas.  O importante é qual a relação mais leve e a mais pesada.
As catracas com um numero maior de velocidade tipo 8 ou 9, quase não possuem ganho neste quesito, o que as diferencia é o número de marchas intermediárias, que permite um controle mais eficaz de seu esforço.  Porém as correntes das de 8 ou 9 velocidade são mais finas e consequentemente menos resistentes, e a regulagem do cambio passa a ficar mais complexa.
Como eu disse, dependendo do seu uso diário, uma catraca de sete velocidades com uma boa relação costuma ser suficiente. LOL


Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 14:57
Originalmente postado por Tfrota Tfrota escreveu:

Marcos

Sou novo aqui,dá um desconto. hahaha
Uma zoadinha pra descontrair. Big smile Tem muito mal humorado aqui no Forum... LOL LOL LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Tfrota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2011
Salvador
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tfrota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 14:58
ML,
meu uso é só em asfalto mesmo.Minha pedalada média dá uns 50km somando ida e volta.Poucas ladeiras realmente difíceis.
Agora que me mudei para Brasília,nem ladeira eu vejo por aqui.A pedalada vai ser basicamente reta.
Como um amigo disse,o problema são as peças destinadas para 7 velocidades.
Uso K7 e passadores shimano altus.Pelo que li,são uma linha bem porca da shimano. rs
Me atendem bem mas,se for possível melhorar (preciso de dicas) ainda com 7 velocidades,eu tentarei.
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 15:10
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por Tfrota Tfrota escreveu:

Marcos

Sou novo aqui,dá um desconto. hahaha
Uma zoadinha pra descontrair. Big smile Tem muito mal humorado aqui no Forum... LOL LOL LOL

#fato !LOL

O pior é se ele tivesse continuado escrevendo com tinta invisível. A gente ia ter q "passar o ferro"Embarrassed no monitor pra entender o texto!! (tá, essa foi das ruins...Ouch)
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 15:39
Originalmente postado por Tfrota Tfrota escreveu:

ML,
meu uso é só em asfalto mesmo.Minha pedalada média dá uns 50km somando ida e volta.Poucas ladeiras realmente difíceis.
Agora que me mudei para Brasília,nem ladeira eu vejo por aqui.A pedalada vai ser basicamente reta.
Como um amigo disse,o problema são as peças destinadas para 7 velocidades.
Uso K7 e passadores shimano altus.Pelo que li,são uma linha bem porca da shimano. rs
Me atendem bem mas,se for possível melhorar (preciso de dicas) ainda com 7 velocidades,eu tentarei.
Você pode trocar o cubo Deore e colocar um cassete de 7 velocidades, é só colocar uma arruela espaçadora, assim você pode manter o resto dos componentes.
Esta é uma troca que vale a pena, depois você pode trocar os passadores de câmbio e um cassete de 8 velocidades, ou evoluir direto para 9 velocidades se trocar a correte, o pedivela não precisa ser trocado, e os câmbios provavelmente vão servir se a sua linha não for muito antiga.
Aí você pode ir trocando os componentes a medida que forem apresentando desgaste.
Agora não compre um cubo para 7 velocidades que é obsoleto, pois não aceita 8 ou 9 marchas, já os cubos de 8/9 marchas aceitam o cassete de 7 com a arruela para ajuste, sem problema.
Abraço.
 


Editado por airesbecker - 04 Mar 2011 as 15:42
Voltar ao Topo
Tfrota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2011
Salvador
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tfrota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 15:55
Airesbecker,
quer dizer que se eu colocar cubos deore 8,9 velocidades,eu só preciso ajustar meu K7 altus de 7 velocidades para uma adaptação?
Se for assim,acho que vou comprar os deore.
No momento,meu câmbio traseiro é acera e o dianteiro deore.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 17:46
Sim, você precisa colocar 4,5mm de espaçadores antes de colocar o seu cassete de 7v em um cubo de 8/9v. Eu fiz isso, agora tenho um cassete hg30 de 7v no cubo traseiro deore xt p/ 9v. Funciona perfeito, só tenha o cuidado de ter certeza de verificar se o anel trava está travando até o fim com o acréscimo dos espaçadores.

E não, você não vai ficar mais rápido se mudar para 8, 9 ou 10. Mais marchas ajudam só aqueles que querem controlar bem a faixa de cadência e sabem usar bem as marchas. Quem bota em uma marcha e esquece, não vai ter benefício algum.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2011 as 02:02
Eu uso uma bike com 7v pra deslocamento urbano e uma trilha bem light vez ou outra. Dá conta do recado. Mas os componentes de 7v e 8v de qualidade estão sendo descontinuados. Só ver que esse ano a Shimano lançará o Acera de 9v. O Alivio já é 9v e não se sabe até quando a empresa manterá as peças de 8v.
Tenho outra bike com 9v toda XT e com o Dyna-Sys de 10v chegando até no Deore vejo que logo terei problemas em manter o sistema de 9v com alto padrão e de qualidade.
Então, voltando ao assunto do tópico, a troca para 8v ou 9v não é mais por capricho, mas falta de opção. Então é bom ir se programando para o sistema de 9v.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2011 as 07:31
Como já foi falado antes, quanto mais velocidades, mais marchas intermediárias. Logo, 27 ou mesmo 30 velocidades podem não ter muito desenpenho na cidade, uma vez que você nunca irá usar todas as marchas. Você vai estar constantemente diminuindo pra marchas mais leves pra poder arrancar rápido nos semáforos ou mesmo dando caindo de marcha pra desenvolver velocidade poupando as pernas(uma vez que uma cadência maior requer menos força muscular e mais esforço aeróbico), entre outras coisas.

O ideal mesmo seriam 18 ou 21 marchas.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
mats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
Offline
Mensagens:1284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2011 as 10:49
Um maior número de marchas na maioria das vezes é bom por causa que não tem buracos na relação, tipo 11-13-13-15-16 por exemplo, o que facilita manter o giro e controlar a cadência igual um colega citou.
Porém tem o lado ruim, uma relação de 9 velocidades oferece uma corrente mais fina devido ao maior número de engrenagens, e consequentemente a corrente é mais frágil
"Brain before beauty, wear your helmet"
Voltar ao Topo
will_bill_br Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 07 Dez 2010
-
Offline
Mensagens:494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar will_bill_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2011 as 12:16
Recentemente troquei meu conjunto 21v por um alivio 24v, uso basicamente na cidade / estrada, mas percebi que na marcha mais pesada tava "sobrando" perna, por isso fui pra 24, por ter uma relação de marchas mais adequadas para mim. Eu acho que vai muito da necessidade do ciclista.
Voltar ao Topo
rafa72 Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Porto Alegre
Offline
Mensagens:396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa72 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2011 as 12:49
Quando troquei as rodas da mtbk, mantive a catraca de 6v, ratiada minha. Troquei o pedivela Shimano que pesava uma fábula e coloquei um 53/39 que retirei da speed. To terminando as regulagens e farei uns testes. Essa bike será pra andar aki em Porto pra tiros curtos. Comparando com a speed, os buracos na relação são imensos, mas pretendo usá-la pra subidas e treinos rápidos, pois essa Bianchi pesa uma tonelada, mas é a famosa bike de pedreiro, não te deixa na mão!!!
E tenho dois cassetes 8v guardados e teria de trocar o cubo (36 furos é difícil de achar) e passador, então por hora não vale a pena ao meu ver... 
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2011 as 19:12

Airesbecker Ao contrario do dowgrade do Tfrota, para a possibilidade de usar um cubo original 7v com cassete 8v é possível?

Dá pra aumentar a altura do núcleo 7v? Já me disseram que o núcleo de 8v é mais alto, além do que o encaixe no próprio cubo 8v requer um allen maior do que o de 7V. Ou seja o núcleo de 8v não encaixa no Cubo de 7V! A questão que tenho um Cubo Deore II zero, alguém já viu daqueles antigos finos (91)? Gostaria muito de usá-lo pois estou montando uma híbrida de 8V.


Satoshi já é confirmado que o Acera virá com 9v? Quanto “a falta de opção” não quero ficar correndo sempre atrás de mudanças (obsolecência planejada) que para mim não sinto como substanciais. Já tenho até como backup de peças o último grupo Alívio de 8v. A mudança que creio pode ser significativa e o retorno dos cubos de marchas internas. (Alfine e Nexus). e transmissão, salvo engano, por correia dentada

Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2011 as 14:07
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Satoshi já é confirmado que o Acera virá com 9v? Quanto “a falta de opção” não quero ficar correndo sempre atrás de mudanças (obsolecência planejada) que para mim não sinto como substanciais. Já tenho até como backup de peças o último grupo Alívio de 8v. A mudança que creio pode ser significativa e o retorno dos cubos de marchas internas. (Alfine e Nexus). e transmissão, salvo engano, por correia dentada

Taí a notícia:
E sobre o Deore 10v:
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2011 as 21:15
Sempre dá pra desmembrar um cassete com mais marchas e usar os espaçadores do cassete atual. Já fiz isso bastante tempo e é viável, pode dar uma sobrevida a um conjunto de bons mudadores.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
crazykiller22 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jun 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:271
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crazykiller22 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2011 as 00:42

Olá amigos aproveitando o tópico de vcs gostaria de saber se os cubos DEORE e Alívio Parallax que são compatíveis com 8 e 9V cabe o K7 Shimano(HG 30)  ou Suntour de 7v. caso positivo o que tem que fazer algum ajuste ??? abçs

Voltar ao Topo
mancuso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Nov 2008
StaTeresa - Rio
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mancuso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2011 as 01:45
li o tópico e continuo com a dúvida.

tem um par de rodas à venda nos classificados com cubo deore 9v. tenho câmbio, passador e cassete alívio 8v, dá pra colocar esse cassete tranquilo ou tem que botar espaçadores?

Editado por mancuso - 31 Mar 2011 as 02:08
Voltar ao Topo
DrDeconto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2010
Limeira
Offline
Mensagens:412
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrDeconto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2011 as 01:56
eu pessoalmente não invistiria minha grana em 7 velocidades, pelo simples fato de não haver reposição a altura. Pularia direto pras 9v que vai ter peças por muito tempo e as linhas básicas fatalmente serão melhoradas para 9v no futuro como foi com o Alívio 2011.
 
a roda de 9v trabalha sim com o restante da transmissão de 8v ... questão de saber regular apenas.


Editado por DrDeconto - 31 Mar 2011 as 01:58
Kinesis KM 310 - Fox F-Series 32 RL 100
Drivetrain: SLX/XT - Mavic XM 317 - Maxxis Crossmark - Fizik!
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2011 as 02:13
Originalmente postado por mancuso mancuso escreveu:

li o tópico e continuo com a dúvida.

tem um par de rodas à venda nos classificados com cubo deore 9v. tenho câmbio, passador e cassete alívio 8v, dá pra colocar esse cassete tranquilo ou tem que botar espaçadores?

os cubos de 8, 9 e 10v aceitam os mesmos tipos de cassete, eles têm a mesma largura e o mesmo encaixe. A única excessão é o cassete de 7v, que é mais largo que os de mais velocidades. 

O cassete de 7v entra normal nos cubos de 8, 9 e 10v, tem os mesmos encaixes, só que fica com uma folga, "dançando" no cubo, mesmo apertado. 


A diferença então é só na largura do cassete. 
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
rafael.guarda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2011
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael.guarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2011 as 18:24
Pessoal,
Hoje eu tenho uma bike com 21 marchas bem antiga (tipo uns 20 anos).
 
Vou comprar uma bike nova, como vou fazer bastante trilhas me sugeriram pegar uma com câmbio de 27 ou 30 marchas. Mas eu vi que os preços dessas são bem mais elevados do que uma com 24.
 
Pensei no seguinte, em comprar uma com 24 marchas mesmo e trocar para 30 marchas. O que eu preciso trocar na bike?
 
Outra coisa, eu vou poder aproveitar as peças da de 24 marchas para usar na de 21? As peças dela são Shimano Deore LX.
 
Obrigado.
Voltar ao Topo
shimono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:493
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shimono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2011 as 18:34
Originalmente postado por rafael.guarda rafael.guarda escreveu:

Pessoal,
Hoje eu tenho uma bike com 21 marchas bem antiga (tipo uns 20 anos).
 
Vou comprar uma bike nova, como vou fazer bastante trilhas me sugeriram pegar uma com câmbio de 27 ou 30 marchas. Mas eu vi que os preços dessas são bem mais elevados do que uma com 24.
 
Pensei no seguinte, em comprar uma com 24 marchas mesmo e trocar para 30 marchas. O que eu preciso trocar na bike?
 
Outra coisa, eu vou poder aproveitar as peças da de 24 marchas para usar na de 21? As peças dela são Shimano Deore LX.
 
Obrigado.


se as de 27 marchas vai estourar mt sua ideia de preço compre com 24 marchas esmo, por exemplo shimano alivio, fiz a estrada real de 24 marchas e sobrevivi, este lance de pegar de 24 e colocar 27 nao vale a pena ja que voce vai ter que trocar peças que tem custo alto.
Giant XTC - SLX/XT - Manitou Sliver 100mm - Shimano MT15
usuario strava http://app.strava.com/athletes/651148
Voltar ao Topo
Thiago_Guimaraes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thiago_Guimaraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2011 as 18:47
Rafa, 30 marchas ACHO que só do Slx pra cima!(slx, xt e xtr) ou Sram x7/x9/XX
Qual o uso? mINHA OPINICAO
Cidade> 21v já basta
Trilha leve/média> 24v/27v
Competição>30v
 
 
-------------
o QUE voce precisaria trocar:
-CUBOS
-CASSETE
-CORRENTE
-PEDIVELA
-PASSADORES
-CAMBIO TRASEIRO
-Talvez cambio dianteiro
Ou seja, um grupo NOVO!
Tudo isso dará uns 1.500 Reais ou mais!
-GRUPO DEORE XT = 1500
-Sram X7 = 1300 (inferior ao deore XT)
 
 
1)Foes Dhs mono 10'' + Boxxer WC + MESA GTK + GUIDÃO TRUVATIV
2)Pro-x freeride + s300 + selim da bomb+ pedivela pro-x px600
3)Caloi supra 21v
Voltar ao Topo
rafael.guarda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2011
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael.guarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2011 as 18:47

Entendi, obrigado pela resposta rápida.

Na verdade eu queria fazer essa conta, por isso queria ter uma idéia de que peças eu tenho que trocar?
 
Vlw.
Voltar ao Topo
rafael.guarda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2011
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael.guarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2011 as 18:51
Originalmente postado por Thiago_Guimaraes Thiago_Guimaraes escreveu:

Rafa, 30 marchas ACHO que só do Slx pra cima!(slx, xt e xtr) ou Sram x7/x9/XX
Qual o uso? mINHA OPINICAO
Cidade> 21v já basta
Trilha leve/média> 24v/27v
Competição>30v
 
 
-------------
o QUE voce precisaria trocar:
-CUBOS
-CASSETE
-CORRENTE
-PEDIVELA
-PASSADORES
-CAMBIO TRASEIRO
-Talvez cambio dianteiro
Ou seja, um grupo NOVO!
Tudo isso dará uns 1.500 Reais ou mais!
-GRUPO DEORE XT = 1500
-Sram X7 = 1300 (inferior ao deore XT)
 
 
 
Mas pq a pedivela e o passador dianteiro tem que trocar? Achei que sendo do mesmo fabricante, a distância entre os dentes das coroas fossem as mesmas.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2011 as 18:55
Originalmente postado por rafael.guarda rafael.guarda escreveu:

Originalmente postado por Thiago_Guimaraes Thiago_Guimaraes escreveu:

Rafa, 30 marchas ACHO que só do Slx pra cima!(slx, xt e xtr) ou Sram x7/x9/XX
Qual o uso? mINHA OPINICAO
Cidade> 21v já basta
Trilha leve/média> 24v/27v
Competição>30v
 
 
-------------
o QUE voce precisaria trocar:
-CUBOS
-CASSETE
-CORRENTE
-PEDIVELA
-PASSADORES
-CAMBIO TRASEIRO
-Talvez cambio dianteiro
Ou seja, um grupo NOVO!
Tudo isso dará uns 1.500 Reais ou mais!
-GRUPO DEORE XT = 1500
-Sram X7 = 1300 (inferior ao deore XT)
 
 
 
Mas pq a pedivela e o passador dianteiro tem que trocar? Achei que sendo do mesmo fabricante, a distância entre os dentes das coroas fossem as mesmas.

Os espaçamento sim, mas quanto mais marchas tem o conjunto mais fina é a corrente, então pode ser que uma corrente de 9v não fique legal num pedivela para 7v, mesma coisa com o câmbio dianteiro.

Sobre a recomendação de 30v para competição, não sei se é bem assim. Quem compete hoje tá indo em geral de 2x9 ou 2x10.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
rafael.guarda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2011
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael.guarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2011 as 18:58
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Originalmente postado por rafael.guarda rafael.guarda escreveu:

Originalmente postado por Thiago_Guimaraes Thiago_Guimaraes escreveu:

Rafa, 30 marchas ACHO que só do Slx pra cima!(slx, xt e xtr) ou Sram x7/x9/XX
Qual o uso? mINHA OPINICAO
Cidade> 21v já basta
Trilha leve/média> 24v/27v
Competição>30v
 
 
-------------
o QUE voce precisaria trocar:
-CUBOS
-CASSETE
-CORRENTE
-PEDIVELA
-PASSADORES
-CAMBIO TRASEIRO
-Talvez cambio dianteiro
Ou seja, um grupo NOVO!
Tudo isso dará uns 1.500 Reais ou mais!
-GRUPO DEORE XT = 1500
-Sram X7 = 1300 (inferior ao deore XT)
 
 
 
Mas pq a pedivela e o passador dianteiro tem que trocar? Achei que sendo do mesmo fabricante, a distância entre os dentes das coroas fossem as mesmas.

Os espaçamento sim, mas quanto mais marchas tem o conjunto mais fina é a corrente, então pode ser que uma corrente de 9v não fique legal num pedivela para 7v, mesma coisa com o câmbio dianteiro.

Sobre a recomendação de 30v para competição, não sei se é bem assim. Quem compete hoje tá indo em geral de 2x9 ou 2x10.
Vlw pelas respostas, andei dando uma olhada e realmente financeiramente não compensa muito
é mais barato comprar uma bike com mais marchas do que uma com menos e trocar depois.
Voltar ao Topo
Thiago_Guimaraes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thiago_Guimaraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2011 as 19:01
Não compensa mesmo! Pra cidade, lazer e transporte 24v tá mais do que bom, na minha opinião.
 
1)Foes Dhs mono 10'' + Boxxer WC + MESA GTK + GUIDÃO TRUVATIV
2)Pro-x freeride + s300 + selim da bomb+ pedivela pro-x px600
3)Caloi supra 21v
Voltar ao Topo
Thiago_Guimaraes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thiago_Guimaraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2011 as 19:02
Em relação ao que eu falei de competição, me desculpem se falei besteira!
abras
1)Foes Dhs mono 10'' + Boxxer WC + MESA GTK + GUIDÃO TRUVATIV
2)Pro-x freeride + s300 + selim da bomb+ pedivela pro-x px600
3)Caloi supra 21v
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2011 as 19:05
e configuracoes 2x7, 2x8 e 2x9 tambem estao se tornando bem comum pra quem anda na cidade. Dependendo da configuracao entre cassete e corrente é ate mais abrangente que usar coroa tripla.

Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
roberto marciano Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Abr 2010
brasilia
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roberto marciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2011 as 15:38

eu uso uma 27v e to doido por uma relaçao 30v

na verdade nao é por desempenho e sim por estetica.
acho muito massa a relaçao de 30v.
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2011 as 18:58
Originalmente postado por Matheus Riguetti Matheus Riguetti escreveu:

Um maior número de marchas na maioria das vezes é bom por causa que não tem buracos na relação, tipo 11-13-13-15-16 por exemplo, o que facilita manter o giro e controlar a cadência igual um colega citou.
Porém tem o lado ruim, uma relação de 9 velocidades oferece uma corrente mais fina devido ao maior número de engrenagens, e consequentemente a corrente é mais frágil
pô matheus,2 pinhões de 13 no mesmo cassete?! (pra descontrair tbm,sr)
 
uso um xt de 27v,mas sinto saudades da qualidade do stx-rc de 21v,que era muito superior em termos de regulagens,mudei pela falta iminente de opções,como o satoshi disse.
toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X