Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - suporte de PVC para bikes
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


suporte de PVC para bikes

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: suporte de PVC para bikes
    Postado: 18 Nov 2008 as 18:07
Achei a ideia criativa e resolvi compartilhar com todos

http://oms.billmallin.com/images/web/bike_holder/

Gostei!
Voltar ao Topo
Gustavão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2007
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:870
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 19:17
Bacana mesmo Edinho, realmente criativo... Mas construir um desses sairia mais caro que o "original", não?
 
Dá uma olhada no "parque fool" do link abaixo:
 
 
Minha dúvida é se esse "T" de PVC suportaria o peso...
#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ
Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 02:28
Fiz um desses "park fool" pra minha speed, só que um pouco diferente, e usei só tubos de 1/2 polegada. Ficou funcional, mas pelo trabalho e pela estética acho que compensa mais comprar um de metal.


Abraço
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 03:20
Muito boa essa em Gustavão, vou fazer um desse ai, depois posto pra galera ver como ficou Thumbs%20Up
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 04:53
Cando, vamos aproveitar minha total falta de habilidade em trabalhos manuais e tentar fazer dois desses?
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 04:55
Originalmente postado por Gustavão Gustavão escreveu:

Bacana mesmo Edinho, realmente criativo... Mas construir um desses sairia mais caro que o "original", não?
 

Dá uma olhada no "parque fool" do link abaixo:

 


 

Minha dúvida é se esse "T" de PVC suportaria o peso...


Gustavão, não faço a menor idéia do preço de um tubo de PVC... então, por ignorância, deixo de responder sobre o preço.

Ainda assim deve ser barato de fazer, penso eu, perto do preço cobrado nas lojas pelos suportes prontos.
Voltar ao Topo
Rodrigo_M Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2008
Juiz de Fora/MG
Offline
Mensagens:352
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo_M Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 05:06
Tive a idéia de criar um para o teto.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 05:32
Tubos de PVC são baratinhos mas as conexões nem tanto. De qualquer modo não sei dizer os preços.

Para manutenção ainda prefiro o esquema da cordinha... Eu tinha postado no forum velho mas após o grande apocalipse do fim dos tempos seguido da alvorada de renascimento, o tópico sumiu

Esse tubo/garra é legal, mas fica um troço saindo da parede que toma espaço ou num momento de distração ou pressa ainda vai machucar alguém. Se for um pouco além e fizer dobrável, o que não é difícil, aí sim fica show! Dobra, encosta na parede e já era.
Voltar ao Topo
Gustavão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2007
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:870
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 07:21
É, essas conexões não são propriamente "baratinhas"... um "T" marrom de 1" aqui perto de casa sai por 5-6 reais. O joelho é um pouco mais barato, mas nem tanto. Como esse suporte usa 16 T's e 12 J's, só em conexão gastar-se-ia aprox. R$120, fora os tubos. Na última vez que vi, um suporte de piso para bikes estava R$50 (uma bike apenas).
 
A questão é que esse tipo de material nos states custa preço de banana, pra eles é sempre vantagem fazer algo do tipo.
 
E sobre esse de parede, ele não fica propriamente fixo, é só desatarraxar o tubo galvanizado da flange quando não estiver em uso. Somente a flange fica permanentemente fixa na parede.
Mas também não deve ficar tão barato. Tubo e flange disco galvanizados são materiais caros no Brasil, aliado ao tipo de fecho usado (parece fecho de mala ou de case de instrumentos) que, além de não parecer barato, deve ser meio osso de achar.
 
Logicamente, quem trabalhar com construção deve ter mais facilidade com esses materiais. Bem, vamos esperar pra ver se alguém se anima (espero não ter desanimado vc, Cando Thumbs%20Up).
 
Mas Alê, posta uma foto desse seu esquema de cordinha, parece interessante.     
 
 
#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ
Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 07:53
Segue aí, Gustavão... Consegui capturar o post original hoje
(Note que é um suporte para MANUTENÇÃO, não para armazenamento. Mas nada impede que seja usado para tal.

1) Vista geral do suporte. Note que as distâncias D1 e D2 são diferentes, com D2>D1 SEMPRE para poder estabilizar a bike e evitar que a corda seja puxada de modo a SAIR do selim (como está, ela é puxada em direção à parte mais larga do selim e pára no canote).




2) Detalhe do nó de "forca" para prender no selim, e de como fica encaixado. Bem simples, use o nó que quiser contanto que seja firme - eu usei um nó de montanhismo, para prender a corda à cadeirinha que se usa em escaladas. Não solta de jeito nenhum




3) Detalhe do nó para prender na mesa. Use qualquer nó firme e fácil de desatar.




4) Detalhe dos ganchos:




5) O suporte recolhido. Não precisa remover a corda, ela fica lá pendurada.




Como usar:
- pare a bike em posição abaixo do suporte (frente virada para o lado sem nó da corda)
- puxe a ponta da corda sem nó e amarre-a na mesa
- suspenda com seu braço mais forte a bike pelo canote ou pelo top tube ao mesmo tempo que com o outro braço você puxa a "forca" e a coloca na ponta do selim.

Prontinho

DISCLAIMER: Não me responsabilizo por eventuais danos causados pelo suporte; estou apenas compartilhando uma idéia que vários amigos já usam com sucesso - e se você ou quem for, por qualquer acesso de insanidade, tentar subir na bike com ela suspensa, que Deus ajude hahaha...
Voltar ao Topo
Gustavão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2007
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:870
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 09:41
Perfeito, Ale... mais prático, fácil e barato impossível.
 
Só uma dúvida: nesse esquema vc usa corda dinâmica pra minimizar a pressão nos ganchos ou estes que vc usou são mais fortes do que imagino?
 
E esse pula-pirata... tu sacou das profundezas... hehehehe....
#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ
Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 10:13
Que é isso rapá!!! Vou fazer a maldade de cortar uma corda dinâmica (que eu nem tenho ainda por cima)??? Negativo... É corda de amarrar carga de caminhão mesmo

Agora, se você tiver alguma aí que já tomou muito impacto de queda e vai ser aposentada, não vejo porque não usar. Além de tudo são lindas...

Os ganchos são parrudos e vão dividir uma carga de, se tanto, 15, 18kg entre eles... A viga aguenta fácil e os ganchos também.

Para quem não tem como prender em viga, um par de chapeletas e buchas de expansão para concreto possibilitam prender numa laje. Aí, se usar chapeleta, usa também a corda dinâmica e prende tudo com nó UIAA

O pula-pirata é uma brincadeira com um pessoal que pedala comigo. Começou que quando fazíamos treinos mais puxados, dava aquela dor no lado do abdome que parece uma facada. Aí, num treino especialmente puxado, disse pro cara que estava comigo que "hoje não é nem dor de facada, tô que nem o Pula-Pirata!!!"... Aí o troço pegou... Mas tenho sentido bem menos as facadas atualmente (só quando tô beirando 95/100% da FCM e o fôlego começa a faltar muito).
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 16:08
Originalmente postado por Gustavão Gustavão escreveu:

Tubo e flange disco galvanizados são materiais caros no Brasil, aliado ao tipo de fecho usado (parece fecho de mala ou de case de instrumentos) que, além de não parecer barato, deve ser meio osso de achar.
 
Logicamente, quem trabalhar com construção deve ter mais facilidade com esses materiais. Bem, vamos esperar pra ver se alguém se anima (espero não ter desanimado vc, Cando Thumbs%20Up).


Q nada Gustavão não desanimou não.... O projeto já esta em execução Wink.
Bem não fechei os custos ainda mas acho q chega em torno de R$ 70,00 só de material.

O mais caro foi as roscas do tubo e o tubo (galvanizado) R$ 30,00 = 1 hora de torno + pedaço de 50cm (só vendem em barra de 6m). Até tenho um colega torneiro q me cobraria uns R$ 15,00 mas com tubo de aço comum e só para a semana q vem lá por 4ª. E como sou daqueles q tem q sair na hora paguei pra ver, sexta feita depois do almoço fica pronto.

Valores
Flange galvanizada   1 1/2              R$ 17,80    (não encontrei flnge metálica de 1 1/4)
Tee                       1 1/4              R$ 9,80
Redução    1 1/2 p   1 1/4              R$  ?
2 dobradiças               1"              R$ 1,02
Fecho rápido          48mm              R$ 4,90
Tubo/Rosca            40cm              R$ 30,00
3 buchas metálicas 10x52              R$ 3,90
  Total                                       R$ 67.42







Depois posto tudo montadinho e mais umas dicas.


Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 16:11
Só um detalhe, esse é fixo na parede = a bike fica estática e firme ( pelo menos é o propósito) assim fica bem mais fácil mexer na bike
Voltar ao Topo
Gustavão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2007
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:870
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 18:16
Caraca Cando, tá ficando bacana seu "parque fool", hehehehe....

Mas pelo T que vc está usando (branco), o tubo galvanizado vai ter duas roscas, certo?

Outra coisa... não conheço flange disco galvanizada que seja furada, assim como essa da foto do gringo. Logo vc vai ter que furá-la.
Sem querer me meter no seu projeto nem te ensinar a fazer o trabalho (em absoluto, não me interprete mal), gostaria de dar algumas sugestões...
Vc vai precisar de uma boa furadeira (600-700w) e duas brocas de aço rápido para metal, uma menor outra maior, para fazer o furo fresado (pois o aço é espesso, liga dura e o furo grande). Faça primeiro o furo com a broca fina (de 3-4mm, p. ex.) depois com a broca grossa (6-8mm), pq furar de cara com a grossa irá dificultar, senão impossibilitar, o trabalho.
Sugiro também fortemente que use brocas NOVAS e algo como fluido de corte (WD40 serve) para esfriar a broca durante a operação. Peça para sua esposa borrifar o WD na broca enquanto vc fura. Digo isso pq já me machuquei seriamente fazendo furos difíceis com brocas usadas e destemperadas, em razão de quebra da broca. Essa flange é muito dura pra furar... a broca destempera muito facilmente devido ao elevado tempo de operação... tenha cuidado.

Te peço mil desculpas pelo escrito acima, mas prefiro que vc me ache um chato intrometido a vê-lo ferido como aconteceu comigo. 
#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ
Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2008 as 01:28
Sem problemas Gustavão, até porque já aprendi todas essas etapas em mais de 5 anos de experiência trabalhando com serralheria e montagens industriais aqui na Schincariol, foi assim q descobri a construçlão civíl. Hoje trabalho com pinturas residências, com especialização em pinturas especiais e técnicas.
O cano vai ter sim rosca dos dois e serão fixos com chumbador metálico, os furos na flange vão ser de no máximo 6mm. 
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2008 as 03:29
O bom e velho Tap-matic... Tô até lembrando do cheirinho
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2008 as 08:03
E a fumacinha enrolando junto com o cavaco.... Só mais um detalhe pra esse tipo de furação não é necessário tanta rotação, isso é q queima a ponta da broca. É ir devagar sem muita força na broca e com muito fluído de corte, o ideal é uma furadeira de bancada, mas com um grampo e muito cuidado da pra fazer na manual também. 
Voltar ao Topo
Gustavo Ferreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2005
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:1151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo Ferreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2008 as 10:53
Pô Cando!!!
Seu suporte tá ficando show! Assim que tiver mais fotos das etapas da construção ou dele já acabado, posta aqui!
Quem sabe me atrevo a montar um tbm!
 
Voltar ao Topo
Gustavão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2007
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:870
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2008 as 18:05
Vixe.... na minha preocupação, acabei tentando ensinar padre à rezar missa.... hehehehe.... Foi mal Cando... (mal sapão, maaal sapão... )
 
Tô doido pra ver o bicho pronto... hehehehe...
#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ
Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2008 as 14:38
Q nada Gustavão, dar estes toques é bom para os outros q não tem tanta prática Thumbs%20Up. Até lembrei as palestras da CIPA.

Bom galera, projeto concluído mas com alguns pontos à serem ajustados...
Depois da lista de materiais segue lista de ferramentas:
arco de serra
furadeira
brocas
grampo
chave de fenda
chave de boca
grifo de hidraulica
muita paciência

Ai vão umas ilustrações. Não fiz fotos da execução pois estava só é não tinha como fotografar e segurar a peça.

Risque o tee e marque as furações




Antes de cortar o tee, faça as furações (menos a do gancho da presilha)





Depois de furado, cortado e montado as dobradiças e presilha, marque a furação do gancho com a presilha esticada e presa nele.



Depois de montado o tee como nas imagens postadas ontem, junte-a com as outras partes, flange, tubo e conexões, como podem ver colei uma borracha na parte interna, onde eram as roscas do tee e preciso colar outra do outro lado





Talvez duas presilhas dê mais firmeza na braçadeira.




Como nas dobradiças




Com a bike no suporte, pronta para o ajustes e reparos




Depois de usar é só desmontar e pronto Wink



Algumas considerações:

Para aqueles q não vão precisar desmontar o suporte é mais viavel (R$) fazer com flanges e tubo de aço comum, soldando a flange numa ponta e fazendo a rosca na outra.

Já fazer com tubo na medidade de 1 1/4 para usar menas conexões.

Utilizar duas presilhas no tee.

Regular a altura para fixar o suporte na parede.

No mais é só pessoal, quem vai ser o próximo a se aventurar? Cool









Editado por Cando - 21 Nov 2008 as 14:40
Voltar ao Topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:2210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandreminetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2008 as 15:04
Opaa
 
Minhas férias começam na semana que vem, e to pensando em fazer o de cano de PVC.
Somente para deixar a bike parada mesmo.

Vou comprar os materiais (sem problemas com gastos, a diversão compensa =D ). E tiro fotos do processo...
 
AbraçoO
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2008 as 17:48
Parabens Cando,
Ha algum tempo estava que nem louco atras de cavaletes ou outra solucao para fazer manutencao na bike, mas como moro em apartamento nao pude optar por essa solucao.
 
Ficou muito legal.
 
Valeu.
William
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2008 as 10:58
Bom o lance de remover, Cando... Deixar isso na parede, vai que vc sai em uma noite escura e dá uma peitada no bagulho!!!

Não deu o "efeito cano-de-chuveiro", que quando vc atarracha o suporte o "T" fica inclinado e não tem mais rosca pra deixar vertical?
Ou vc tá usando uma contra-porca pra travar sem precisar rosquear até o fim?
Ou vc foi "malaco" e prendeu na parede com a flange na posição certa e o conjunto montado pra não passar por esse probleminha chato?
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2008 as 04:23
A última alternativa. Montei todo o conjunto e depois marquei a furação.
Voltar ao Topo
Gustavão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2007
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:870
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2008 as 06:48
É Cando, ficou show!!! Thumbs%20Up Mas tenho dúvidas a respeito dessa sua sugestão de colocar duas presilhas e não uma.
 
Uma presilha e duas dobradiças fornecem um único apoio triangular ao dispositivo, fazendo com que a distribuição de pressão no canote, ao longo do T, seja equilibrada e uniforme. Será que conseguir-se-ia o mesmo utilizando-se duas presilhas? Será que utilizando-se de dois apoios (seriam dois conjuntos de uma presilha/dobradiça, com graus de independencia proporcionais à torção da meia-lua do T), um dos lados não acabaria ficando, ainda que sutilmente, mais apertado do que o outro, prejudicando uma boa fixação do canote no dispositivo, desquilibrando o sistema?
 
Outra.... vc acha que poderia ser usado um T de 1 1/4 com redução para 1" no tubo galvanizado? (Daí utilizar-se-ia um tubo de 1".) Imagino que o conjunto ficaria mais leve e ainda bem forte e pouco flexível.... o que vc acha?
#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ
Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2008 as 08:23
Não fiz esse teste ainda , mas vou tentar para tirar as dúvidas. Até porque o sistema é uma adaptação (gambiarra) de um sistema específico e desenvolvido para esse fim (bike stand pró). O maior problema é q não da apoio nas pontas do T por causa dos rebaixos da rosca e sim no centro onde é a medida 1 1/4, que vai aumentar pela abertura do T e colocação das dobradiças.
Pra minimizar essa folga colei as borrachas no local das roscas e agora preciso fixar melhor estes pontos para obter mais contato e rigidez. Se não der certo vou deixar com três e com certeza vai estabilizar.
Quanto a medida do tubo, pode sim e vai baratear também e 1" vai ser bem mais fácil de encontrar a flange e as conexões. O fator X da firmeza é a consistência do local onde será fixo o suporte.

Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2008 as 09:37
Cando, sempre se pode bolar uma mão francesa pra apoiar o conjunto, se você perceber muita flexão. Ou também se pode encurtar o "braço", já que pra fazer manutenção do outro lado é só virar a bike. Pode fazer ainda um braço "acoplável" por um niple com rosca dos dois lados, de modo que você tenha duas partes curtas e use conforme necessário.

A rigor só precisa da distância necessária para girar o pedivela, então 40-50 cm dá e sobra para o braço.

O T que segura a bike não poderia ser de metal? Não sei sobre a resistência do PVC, creio que aguente mas não deve ser muito chegado a esforços dinâmicos (como regular o câmbio da bike pedalando ou quando for dar alguma torção mais forte, tipo mexer no central, onde a alavanca gerada do ponto de aplicação da força até o T amplifica o esforço).
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2008 as 11:15
Como já disse, é um improviso.
Uma cópia do modelo sujerido pelo Gustavão e seguindo as dicas do gringo.
http://www.yourmtb.com/story/build_your_own_bike_repair_stand_for_under_20

Com certeza dá pra fazer um igual aos prós até de sucata de inox se quizer, com pedestal ou de bancada, enfim o que o R$ permitir. Mas o propósito foi seguir a idéia do gringo e eu também aprovei, assim como os outros que fizeram e postaram suas conclusões no site gringo. Partindo desde início da pra viajar e buscar mais soluções.
Voltar ao Topo
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2009 as 00:46
Cando

Pretendo fazer também esse cavalete de PVC, cheguei a pensar em fazer um todo com tubos galvanizados, para fixar no chão, mas esse é muito mais simples de se fazer.


Abração e bom pedal.


Editado por Rover - 23 Mar 2009 as 00:50
Voltar ao Topo
vini-sv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2008
São Vicente SP
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vini-sv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2009 as 04:02
Cando, ficou show esse suporte, muito bem feito...
 
Parabéns
Voltar ao Topo
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2009 as 17:29
Salve Cando e galera, tudo XTR?

Acabei de construir o meu cavalete, só falta pintar, fiz algumas alterações, troquei as duas dobradiças pequenas por uma grande.





Cavalete do meu amigo.


Vou adaptar um recipiente para colocar as ferramentas.

Abração


Editado por Rover - 03 Abr 2009 as 03:20
Voltar ao Topo
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2009 as 03:21
up
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2009 as 14:12
Muito legal Rover Thumbs Up.
Voltar ao Topo
humberto ssa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2008
- salvador
Offline
Mensagens:363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar humberto ssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2009 as 14:15
up again
ginasticadeacademia.blogspot.comVisitem!!!
Voltar ao Topo
Ruberval Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ruberval Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2009 as 20:31

Qual o peso total que este suporte de PVC aguenta?

Voltar ao Topo
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2009 as 22:30
Originalmente postado por Ruberval Ruberval escreveu:

Qual o peso total que este suporte de PVC aguenta?



Cara agora você me apertou, para ter idéia minha Astro XTC está por volta dos 13,7Kg, mas se for colocar bike mais pesada, acredito que alterando a posição da base, dá para sustentar sim.
Usei cano para linha de ar comprimido de 1", é bem pesadinho, com parede de  2 mm a 3 mm.

Abração
Voltar ao Topo
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:42
Agora sim galera, apresento o meu suporte e agradeço ao Cando pelo apoio.





Abração a todos e bom pedal.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 22:19
Bacana.

Editado por Druide - 11 Ago 2009 as 14:21
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2009 as 02:39
Olá a todos! Acompanho o fórum a algum tempo, porém é meu primeiro post.
 
Rover, tudo bem?
 
Estes tubos que vc utilizou são de 1/2', correto? Você acha que daria para fazer um modelo metade do que vc fez, metade da maneira que o Cando fez?
 
Desejo algo que oculpe o menor espaço possível.
 
Valeu!
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X