Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Regulagem freio hidraulico
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Regulagem freio hidraulico

 Responder
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 3,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Regulagem freio hidraulico
    Postado: 10 Fev 2011 as 11:32

Galera,

Em Novembro/10 comprei um par de freio disco hidraulico Deore M595 e o par de rotores ashima aro 03.
Ontem, fiz a sangria do freio, que continua com a mesma potência!

Minha dúvida é se tem como diminuir o curso de trabalho da manete para chegar na potência máxima do freio.
O melhor exemplo seria dizer "encostar na manete e travar".
Atualmente a manete tem que chegar perto do guidão para travar a roda, está com a regulagem da manete no máximo!
Fiz sangria com e sem disco, com e sem pastilha, com e sem o disco e a pastilha, usei o acessório próprio da shimano para sangria, mas depois que monta a roda a manete fica no mesmo curso.

Tem como deixar ele mais bruto ou freio trabalha desta forma?


Referência do freio:
http://casavianabikes.com.br/detail.asp?id=1084

Referência do disco:
http://casavianabikes.com.br/detail.asp?id=958

Se alguém poder ajudar!
Obrigado!

Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
Fabitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:486
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2011 as 12:32
Amigão, creio que os recursos que voce está procurando tem disponível apenas no XT, Saint e XTR Novo, que a Shimano chama de Free Stroke, que é o que dizem ser a modulação.
 
Mas decerto que...voce se ligou que no Deore em o ajuste de "distancia" da alavanca que é o parafuso que tem na ponta do manete, okay?
 
AGORA, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE E SEMPRE, sangria sem pastilhas, sem discos e com aqueles espaçadores amarelos!
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2011 as 12:38
Sim, faço com a peça amarela da shimano para sangria sem discos e pastilhas!
 
Tentei de várias formas para ver se a manete fica mai sensível, mas a frenagem é sempre no mesmo ponto!
 
Sei daquela regulagem na manete, é só para deixar mais perto ou longe do guidão!
 
O que eu queria era encostar na manete e travar a roda, com pouco curso de frenagem, entendeu?
 


Editado por scofieldpedal - 10 Fev 2011 as 12:50
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2011 as 13:15
Originalmente postado por scofieldpedal scofieldpedal escreveu:

O melhor exemplo seria dizer "encostar na manete e travar".
Atualmente a manete tem que chegar perto do guidão para travar a roda, está com a regulagem da manete no máximo!
Fiz sangria com e sem disco, com e sem pastilha, com e sem o disco e a pastilha, usei o acessório próprio da shimano para sangria, mas depois que monta a roda a manete fica no mesmo curso.
 
Quando vc diz que a regulagem do manete está no máximo, isto se dá através do parafuso de plastico, que fica perto da início do curso do manete, da primeira foto?
 
Se for realmente isso, acho que apenas inserindo mais óleo no circuito (se isto for possível).
 
Quanto a sua vontade de ter o freio no máximo da potência no início do curso do manete, não acho que seja uma boa idéia. O ideal é a potencia máxima do freio ser atingida da maneira como aparentemente está na sua bike.
Lhe afirmo isso pois, com o manete mais alto, em trechos de freadas mais longas, a tendência é vc cansar a mão muito rapidamente. Se o manete estiver mais baixo, vc não cansa a mão tão rapidamente.
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2011 as 13:23
Os freios hidráulicos mais básicos da Shimano não têm esse recurso. Só XT, XTR e Saint contam. Já usei o "Free Stroke" e deixei o freio mais seco. Um toque e já travava. Mas não gostei. Em situação de emergência no meio de um single, isso pode significar um capote. Prefiro a modulação mais progressiva do "Servo-Wave".
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2011 as 13:30
Citar
Quando vc diz que a regulagem do manete está no máximo, isto se dá através do parafuso de plastico, que fica perto da início do curso do manete, da primeira foto?
 
Isto, está mais aberta possível!
 
Citar
Se for realmente isso, acho que apenas inserindo mais óleo no circuito (se isto for possível).
 
está no máximo!
 
Citar
Quanto a sua vontade de ter o freio no máximo da potência no início do curso do manete, não acho que seja uma boa idéia. O ideal é a potencia máxima do freio ser atingida da maneira como aparentemente está na sua bike.
Lhe afirmo isso pois, com o manete mais alto, em trechos de freadas mais longas, a tendência é vc cansar a mão muito rapidamente. Se o manete estiver mais baixo, vc não cansa a mão tão rapidamente.
 
Por isto quero um freio com o início da frenagem mais rápida, assim posso diminuir o curso da manete, não cansar minhas mãos e não perder potência de frenagem!
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2011 as 13:32
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Os freios hidráulicos mais básicos da Shimano não têm esse recurso. Só XT, XTR e Saint contam. Já usei o "Free Stroke" e deixei o freio mais seco. Um toque e já travava. Mas não gostei. Em situação de emergência no meio de um single, isso pode significar um capote. Prefiro a modulação mais progressiva do "Servo-Wave".
 
Sei dos recursos deste freio, mas achei que com mais fluido na camera, ele ficaria mais sensível, mas não acontece!
 
Como é deixar o freio mais seco?
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2011 as 13:49
Eu disse "seco" no sentido de que o mínimo deslocamento do manete já faz o freio travar. E isso no XT se faz soltando o parafuso do "Free Stroke". Na prática, esse parafuso que fica no manete faz o curso do pistão ficar longe ou próximo do rotor.
 
E tirar ou colocar mais óleo não fará diferença alguma sem um sistema que regule os pistões ou os tambores que ficam dentro dos manetes.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2011 as 21:35
Estes rotores Ashima têm a mesma espessura que a dos rotores Shimano?

Os freios estão agindo desse jeito desde que vc comprou?
Que acessório próprio vc usou pra sangria?

Voltar ao Topo
6thiago6 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2010
DF
Offline
Mensagens:342
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 6thiago6 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2011 as 00:21
Já amaciou o freio? O meu slx só fica bom no meio da trilha e todo sujo de lama eheheh.
Recém lavado fica ruim.
Voltar ao Topo
Espinhaço Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2015
Catas Altas
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Espinhaço Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2016 as 08:35
Desenterro sem dó!
Freio Tektro HDC
Tive procurando hoje a solução para o mesmo problema do curso do manete de freio. Como não quis ter que de cara levar a uma oficina caso fosse necessário purgar o sistema, removi a rodas e acionei os manetes de freio até o fim de curso.
No caso da traseira o freio ficou travando então tive de retirar novamente a roda e colocar um pouco de óleo nas borda dos êmbolos com o cuidado de remover o excesso.
Agora tá com o curso bem mais curto e terei de aprender a modular o frenagem na terra, depois vou comprar silicone spray com teflon para manter a poeira longe.

Voltar ao Topo
Rubasso Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Mai 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rubasso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2016 as 22:12
Aproveitando o tópico:

Comprei uma bike com freios Tektro Auriga, só rodei 100km com ela, primeira magrela com freio hidraulico. Percebi que o freio traseiro freia menos que o dianteiro. Sempre que preciso parar para valer eu tenho de chamar no freio dianteiro também. Dificilmente a roda traseira trava. Tem algo errado ou o poder de frenagem é diferente mesmo?
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2016 as 03:33
Originalmente postado por Rubasso Rubasso escreveu:

Aproveitando o tópico:

Comprei uma bike com freios Tektro Auriga, só rodei 100km com ela, primeira magrela com freio hidraulico. Percebi que o freio traseiro freia menos que o dianteiro. Sempre que preciso parar para valer eu tenho de chamar no freio dianteiro também. Dificilmente a roda traseira trava. Tem algo errado ou o poder de frenagem é diferente mesmo?


Os discos e pastilhas podem se contaminar muito fácil com diversos produtos químicos inclusive aquela bucha de cozinha com detergente. Pode ser que precise trocar as pastilhas. Freios que não travam logo de cara são ótimos pois permitem modular a pressão em local escorregadio, mas na hora de apertar pra valer deveria travar as rodas sim! Melhor ver isso em uma oficina. Com freios não se brinca Wink
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2018 as 10:47
tenho um freio hidraulico GTS, o da frente freia ate bem, ja o traseiro nem tanto. O dianteiro começa é efetivo quando o manete chega perto da metade, ate quase terminar essa "metade". Ja o traseiro começa a ser efetivo depois da metade, e chega bem perto de encostar o manete nos meus dedos. Isso é um problema, pois uso 2 dedos no dianteiro e 1 no traseiro(costume). Tenho um south aro 29, 27 marchas, ando com ela faz 3 dias(comprei da loja netshoes). Nao quero trocar os freios. Voces acham que estao assim pq sao novos? ou pq a marca nao é la aquelas coisas? detalhe, o mecanico disse que regulou ele, a diferença foi pouco, mas ajudou. Queria deixar ele mais alto, até pq eu gosto de empinar, e com o traseiro assim nao da. tem como eu deixar o curso dos manetes menor? ou corre o risco de vazar oleo, ja que a regulagem fica com um parafuso de "chave desconhecida" no reservatorio de oleo.
Voltar ao Topo
DALOMBA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2011
Brasil - RS
Offline
Mensagens:300
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALOMBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2018 as 17:57
Blz....

É normal uma baixa performasse em conjuntos novos até ao assentamento das pastilhas.

Caso tenha opção de regular a distância do "manete" sobre o guidom isso pode ajudar reduzir  essa sensação de "freio baixo" aumente a distância deixando sem exagerar um espaço 2 dedos ou mais perpendicular ao guidom.

Avalie uma sangria...

Em alguns casos, caso haja "muito" espaço entre cada lado das pastilhas e o disco precisa avançar mais o pistão. Retire a roda tomando cuidado de não acionar o freio coloque por segurança um ou dois cartões plásticos (tipo de banco) entre as pastilhas. Agora sim acione o manete algumas vezes observando o avanço dos pistões e a redução desta "folga".
Insira a roda novamente com cuidado e teste a roda no ar para que não fique travada......Em alguns casos é preciso reposicionar a "pinça" de freio.

Sorte! 
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2018 as 09:11
Uma dúvida para eu colocar mais oléo no sistema, posso utilizar uma seringa normal mesmo né, como alguns ja devem ter visto no video do Sb bike Oficina. Ou isso depende de freio pra freio? Para os que nao viram, ele deixa o freio plano no guidao, tira o parafuso do reservatorio para a sangria, mas só adiciona oleo e vai apertando o manete, será que isso funciona em qualquer um, ou no gts?
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2018 as 13:08
Originalmente postado por Anonimo Anonimo escreveu:

Uma dúvida para eu colocar mais oléo no sistema, posso utilizar uma seringa normal mesmo né, como alguns ja devem ter visto no video do Sb bike Oficina. Ou isso depende de freio pra freio? Para os que nao viram, ele deixa o freio plano no guidao, tira o parafuso do reservatorio para a sangria, mas só adiciona oleo e vai apertando o manete, será que isso funciona em qualquer um, ou no gts?

Acabei de abrir o reservatório pra ver, e o ÓLEO está escuro. Ao invés de colocar mais, vou la na oficina para ele fazer a sangria pra mim.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X