Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - ROLOS: Livre X Fixo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


ROLOS: Livre X Fixo

 Responder Página  123 16>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (6) Agradecimentos(6)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: ROLOS: Livre X Fixo
    Postado: 14 Nov 2008 as 21:17

Esse debate surge e ressurge aqui com certa frequência, e fica sempre aquela "troca mútua de opiniões". Pois bem, cada um é cada um, e cada um tem suas experiências - portanto, suas opiniões. Só que mesmo os mais afortunados dentre nós não têm base ou experiência suficiente pra afirmar categorica e irrefutavelmente suas opiniões sobre as dos demais. E por isso, quase nada se aproveita, ou pelo menos não se chega a uma conclusão mais definitiva. Eu não tenho a pretensão de ser o dono da verdade, e sei que (felizmente) existe gente mais acima. E é nesses que temos que mirar e procurar o conhecimento que nos permitirá atingir nosso potencial, ou ao menos aprender uma coisinha aqui e ali.

Fatos são fatos, e eu procurei reunir os fatos que EU conheço sobre ROLOS nesse tópico pra quem procura alguma informação visando formar uma opinião ou uma escolha, ou pra quem quer apenas debater o assunto. Se alguém quiser complementar ou mesmo discordar, sinta-se à vontade. Como em outros tópicos meus, o questionamento é sempre bem-vindo, aliás muito bem-vindo. Desde que seja embasado, criterioso, respeitoso, pode até malhar que eu não ligo. Ao contrário, agradeço, pq estou sempre à procura de novas informações e PDVs diferentes dos meus. Da mesma forma, nenhuma pergunta é estúpida o bastante, a menos que seja bastante estúpida. Mas besteiras, mitos, teimosia ignorante (ou ignorância teimosa) e encheção de saco são dispensáveis, pelo bem do tópico.

Pra quem não me conhece e vai ler esse post, eu não sou patrocinado por nenhum fabricante de absolutamente nada, menos ainda de rolos. Sou ciclista amador-competitivo há mais de 20 anos, apaixonado pelo ciclismo empírico, clássico e histórico e também pelo científico e moderno (mas apenas nas modalidades de estrada e MTB). Adoro estudar tudo sobre ciclismo. Sei me divertir mas treino com seriedade e dedicação. Participo de competições de todos os tipos "clássicos" dessas duas modalidades (maratonas, XC, clássicos da estrada, critérios, escaladas, etc.) como amador, mas pago tudo, de inscrições a equipamentos, de alimentação a roupas. Ou seja, assim como a maioria de vcs, eu busco o que comprovadamente funciona e é bom pra gastar meu suado dinheiro.

Portanto, meu único compromisso aqui é dividir conhecimentos, aprender e ensinar, e não vender nem promover nada. Sabendo disso, leiam de forma crítica mesmo assim, e busquem suas próprias conclusões sobre o que eu apresento. Mas tenham a certeza de que eu não quero influenciar ninguém por motivos comerciais, e sim dividir experiências e conhecimentos com quem tem mente aberta e procura o que funciona melhor para seus propósitos e necessidades. É nesse espírito que eu decidi escrever um pouco mais sobre os rolos.

Existem basicamente dois tipos de rolos:

ROLO LIVRE (rollers): são três ciclindros roletados, geralmente de alu, fixados num quadro dobrável. A roda traseira gira entre dois cilindros próximos um do outro, e uma delas aciona uma fita de borracha que gira um terceiro cilindro onde vai apoiada a roda dianteira, para garantir o “momento” (equilíbrio) da bike. A bike gira livre, é preciso controle e equilíbrio para se manter em pé e rodando. Atualmente, existem alguns rollers que oferecem resistência variável. Apesar de testemunhos em contrário, não é muito prático (e para a maioria dos bikers, mesmo os mais hábeis, viável) pedalar com a frente dos rollers elevada, o que dificulta a realização de treinamentos que utilizem os músculos específicos usados em subidas.

ROLO FIXO (trainers): existem diversos tipos de rolos livres. Alguns prendem o garfo, outros deixam a roda dianteira livre, assentada num apoio que pode ter altura variável. Isso permite simular a posição de subida para treinos específicos, em diversos graus inclusive. Praticamente todos os rolos fixos prendem o eixo traseiro num quadro que suporta um único cilindro, que geralmente é acoplado a algum tipo de resistência. Essa resistência pode ser por vento ("ventilador"), hidráulica (por fluido) ou magnética. Alguns possuem um controle que permite variar essa resistência durante o exercício. Outros têm uma curva fixa, que pode ser linear ou progressiva, o que os torna compatíveis com medidores de potência. Alguns são bem sofisticados e possuem balanço traseiro, o que permite simular ainda mais precisamente o jogo da bike e do corpo que acontece na realidade.

ESPECIFICIDADE:

O debate sobre qual tipo é melhor ou oferece mais vantagens não existe por acaso. O ciclismo é altamente específico, e exige o treinamento de várias habilidades diferentes através de exercícios também específicos. Muito se diz que os rolos livres oferecem as mesmas vantagens dos fixos, mas praticamente todos os treinadores modernos recomendam o fixo para quem quer treinar em níveis mais avançandos, e há motivos bem claros e embasados para tais recomendações. É o que pretendo demonstrar nesse tópico.

Eu tomei o cuidado de incluir depoimentos de alguns desses treinadores, nomes altamente reconhecidos, retirados de alguns livros que eu tenho. Não quer dizer que seja a verdade final, mas a experiência, os estudos e os conhecimentos desses caras não são desprezíveis, muito pelo contrário. Devem ser considerados com cuidado, reverência e atenção (na minha opinião) por qualquer ciclista que tenha algum ojetivo além de simplesmente pedalar. A experiência pessoal de cada um é altamente válida, mas há que se reconhecer que esses caras "têm a força".

De forma geral, é possível realizar treinamentos de certa qualidade com os rolos livres. A coordenação motora das pernas, fundamental para o giro em alto RPM, pode ser trabalhada nos rolos livres. Tb é possível realizar trabalhos aeróbicos, é só ver o quanto a gente transpira pedalando nos rollers. O equilíbrio e a suavidade tb são bem desenvolvidos quando se pedala com consistência nos rolos livres, embora não seja exatamente o mesmo tipo de equilíbrio necessário para pedalar a 45km/h no meio do pelotão em curvas e coisas do tipo. Ajuda, mas não dá pra se iludir e esperar resultados excepcionais nesse sentido. Quer equilíbrio e técnica, vai pro pelotão, vai competir. A falta de resistência acima de um certo nível de esforço e RPM tb pode ser prejudicial ao corpo e à pedalada.

Quem quer (ou precisa) simular treinos como os que realizamos no asfalto; trabalhar a força, resistência, os diversos níveis aeróbicos e anaeróbicos em sessões 100% controladas e focadas, vai precisar de um rolo fixo com resistência de boa qualidade. Não precisa se super-sofisticado, mas tem que ter alguns ajustes e uma resistência consistente: quanto mais alto o giro e a velocidade e mais pesada a marcha, maior a resistência. Mais do que simular de forma fiel as condições reais, essa resistência dos rolos fixos permite trabalhar exatamente os sistemas fisiológicos que queremos desenvolver numa sessão ou em várias sessões de treinos, sem danificar músculos e tendões e sem afetar negativamente a técnica de pedalada e o giro.

Em outras palavras, quem quer aquecer, pedalar, fazer algum trabalho neuromuscular e aeróbico, estará bem servido com qualquer tipo, fixo ou livre. Mas quem precisa ou quer trocar alguns treinos no asfalto por treinos indoor, quem procura uma escala de treino mais profunda e focada, mais séria e em níveis mais avançados e específicos, deve se questionar se não estará mais bem servido com um rolo fixo de boa qualidade. Tudo depende dos objetivos.

Existem tb certas funções e vantagens dos rolos fixos, derivadas do fato da bike estar presa e estável num cavalete:

1) A possibilidade de regular a altura da roda dianteira permite treinos específicos que trabalham os músculos usados durante escaladas, a força e a potência. O ciclismo é altamente específico em suas habilidades e requerimentos, e essa é uma vantagem inegável dos fixos pra treinar uma habilidade fundamental de qualquer ciclista com alguma pretensão de desempenho, por mínima que seja.

2) Como não é preciso se concentrar no equilíbrio. Assim, o foco pode ser 100% direcionado ao exercício em questão (forma, intensidade, duração, etc.), sem interrupções ou variações de qualquer tipo. Isso permite treinos com mais qualidade em menos tempo, o que traz mais e melhores benefícios com menos desperdício. Em dias de descanso, dá pra pedalar leve e ler. Pode parecer algo dispensável, mas pedalar no rolo pode ser altamente monótono e chato em algumas ocasiões (eu aprendi a gostar e aproveitar mas reconheço: tem horas que é sacal e isso ajuda a passar o tempo).

3) Outra vantagem da bike estar fixa é a possibilidade de realizar exercícios de ILT (Isolated Leg Training, ou treinamento com uma perna só). Alguns treinadores recomendam fazer esses exercícios, que desenvolvem a força, a pedalada redonda e a potência, na rua ou na estrada. Mas outros recomendam (e eu concordo) que é melhor fazer no rolo, pois além de ser mais EFICIENTE, elimina a possibilidade de desequilíbrios musculares devido às irregularidades do asfalto e aos obstáculos. É menos arriscado tb.

4) Os rolos fixos mais modernos são compatíveis com sistemas sofisticados de simulação, e imuito importante, com os medidores de potência. Basta fazer o mesmo treino nos dois tipos de rolo com um PowerTap ou um SRM (eu já fiz, vários) pra perceber a consistência e principalmente os níveis de esforço possíveis com um tipo e com outro. Isso é devido à resistência, entre outros fatores. E como se sabe, os watts não mentem jamais. Alguns treinadores afirmam que as leituras dos medidores de potência são inacuradas e inconsistentes nos rolos livres devido à falta de resistência ou à inconsistência da baixa curva de resistência, geralmente linear, desse tipo de rolo. Não chega a ser um absurdo, mas pra quem busca a máxima eficiência e precisão, faz diferença.

5) No rolo fixo, podemos ajustar nossa postura mais facilmente, pois é possível pedalar com suavidade e devagar em frente a um espelho sem ter que se preocupar em manter o equilíbrio enquanto o fazemos. É mais rápido e menos conturbado desclipar ou mesmo descer da bike e fazer algum ajuste nos taquinhos ou na magrela e depois subir, testar e refazer o processo até que se atinja o ajuste ideal ou desejado. No rolo livre isso é no mínimo mais complicado e mais trabalhoso.

Como se pode perceber, a ciência e a prática comprovam a maior eficácia dos rolos fixos para um treinamento mais avançado, diversificado e profundo. Cada um deve julgar o que é melhor para si e o que precisa, creio que essa seja a mensagem principal quando se fala de equipamentos. Para dar mais consistência ao que eu apresentei aqui, resolvi colocar as palavras de alguns caras que são reconhecidamente autoridades no assunto de treinamento, fisiologia e ciclismo em geral.

"Eu sou um grande fã dos trainers. Ciclismo indoor é uma necessidade no inverno, mas eu recomendo esse treinamento para meus ciclistas o ano todo"
Chris Carmichael, dono do CTC e.. bem, todo mundo já sabe quem é né....

"Devido ao fato dos trainers fazerem os exercícios previsíveis e repetíveis, é uma excelente ferramenta de treinamento"
Fred Matheny, "The Complete Book Of Road Bike Training" (RBR)

"O rolo fixo dobrável é o tipo mais comum. É muito conveniente (...) Ele prende a bike pela roda traseira numa base triangular bem estável. O pneu fica em contato com a unidade de resistência com um ciclindro giratório (...) ele pode ter ajustes que atuam com a transmissão da sua bike para oferecer a resistência exata que vc precisa para um exercício efetivo".
Ed Pavelka, "Bike & Gear Guide For Roadies" (RBR)

O Eddy Borysewicz e o Arnie Baker são ainda mais enfáticos sobre o assunto, bem ao seus estilos. A do Borysewicz é de seu grande livro, de 1985, e a do Baker é mais recente, mas igualmente específica:

"Rollers não servem: rolos livres são OK para alguns exercícios: aquecimentos, técnicas de giro, desenvolvimento de algum equilíbrio. Eles são inferiores para treinamento de força, e menos do que ótimos para treinamento aeróbico. O rolo que vc usa para essas sessões deve permitir uma ampla gama de esforços. Alguns exercícios simulando subidas pedem a frente elevada. Exercícios de ILT são praticamente impossíveis a menos que sua bike esteja apoiada firmemente. Por esses motivos, os rolos livres convencionais não são práticos"
Arnie Baker, MD "Smart Cycling - Successful Training And Racing For Riders Of All Levels" (Fireside Book)

"Apenas um último ponto sobre ciclismo indoor: esqueça os rollers (rolos livres). Eles são coisa do passado. Houve um tempo em que eles eram a única opção para pedalar com sua bike dentro de casa, mas agora temos os TurboTrainers, RacerMates e outros similares que oferecem resistência. Rollers não são páreo para esses para um treinamento válido porque não permitem trabalhar mais pesado quando vc sobe as marchas. Eles podem ser úteis para treinar seu sprint se vc usá-los apenas um pouco (...) Mas não faça esses treinos mais do que uma vez por semana, ou por mais do que uns doze tiros de cada vez. Se vc abusar, a falta de resistência pode prejudicar sua técnica de pedalada".
Edward Borysewicz "Bicycle Road Racing" (Vitesse Press)

Tem mais alguns, quem quiser pode pesquisar na net em sites de treinadores conceituados, fóruns de debate de profissionais, etc. Mas não acho que seja necessário afirmar mais o ponto em questão: para treinamento avançado, recomenda-se o uso do rolo fixo com resistência. O resto, cada um que conclua o que achar que deve, e faça a sua escolha.



Editado por Alex SP - 14 Nov 2008 as 22:08
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2008 as 06:57
Muito bom!!! Parabéns e obrigado pelas informações....
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2008 as 11:15
Po devia era botar esse como tópico fixo. 
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2008 as 09:22
muito bom mesmo. vc deveria virar colunista do site. atençao moderadores hein!!!!
Voltar ao Topo
Giordano Dal Bianco Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jul 2008
Rondonia
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Giordano Dal Bianco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 05:33
Muito bom mesmo...mas...os rollers q usei e uso nao sao tao livres assim...basta 5 min de 52x12 e os batimentos sobem de forma a passar a trabalhar anaerobicamente...sempre regulei o "peso" pela transmissao e nunca fiquei com a sensaçao de que estava muito leve e girando demais...um cadenciador provou isso...acho q depende muito de rolo em si...
Voltar ao Topo
vinigrando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2007
Ijui/RS
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinigrando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 05:47
Originalmente postado por Giordano Dal Bianco Giordano Dal Bianco escreveu:

Muito bom mesmo...mas...os rollers q usei e uso nao sao tao livres assim...basta 5 min de 52x12 e os batimentos sobem de forma a passar a trabalhar anaerobicamente...sempre regulei o "peso" pela transmissao e nunca fiquei com a sensaçao de que estava muito leve e girando demais...um cadenciador provou isso...acho q depende muito de rolo em si...


52x12 num trainner basta alguns segundos se for girando acima de 80rpm pra ficar anaeróbico!Tongue
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 12:37
Uma duvida que pode parecer besta, e realmente é baseada em lendas.
 
Existe alguma chance de o rolo fixo danificar a estrutura do quadro pela torcão do triangulo traseiro? Eu tenho medo d rolo por causa disso, mas da forma como seu uso é difundido parece que é só lenda mesmo.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 13:02
Subir escadas, correr e lavar o carro tb faz subir os batimentos e suar. Mas não necessariamente ajudam a melhorar o rendimento na bike. Essa é justamente a questão: ESPECIFICIDADE. É por isso, e não por capricho, que o rolo fixo é mais recomendado pelos treinadores. Por permitir exercicios mais específicos e assim trazer mais e melhores resultados. Isso obviamente não quer dizer que o rolo livre não preste, muito pelo contrário. Quer dizer apenas que o fixo é mais eficiente se a intenção são exercícios de alto desempenho, mas como eu disse nem todo mundo procura isso. Aparentemente, o simples fato de não ter que se concentrar para ficar em pé como nos rolos livres faz uma grande diferença, mas é importante que fique claro que isso pode ou não fazer diferença dependendo dos objetivos de cada um.

Esse lance do stress nos quadros vêm da época em que os trainers prendiam a bike pelo garfo. Hoje em dia, a maioria deixa a roda dianteira livre. Os esforços no quadro não são significativamente maiores do que os que rolam quando a gente pedala na rua, onde tb há torções e impactos. Além disso, mesmo quem usa treinamento indoor regularmente no regime de treinamento, não pedala no rolo o suficiente pra estragar um quadro por torção. O que estraga é o suor, por isso é importante proteger a bike e limpar depois.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Giordano Dal Bianco Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jul 2008
Rondonia
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Giordano Dal Bianco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 13:25
No começo realmente manter equilibrio é dificil...depois de alguns minutos vc nem lembra mais...citei o caso do 52x12 pq tem gente q fala q nao consegue fazer força nos rolos livres pq sao muito "leves"...ja andei em rolos magneticos e de fluidos(caros p karamba) e nao vi nenhuma magica neles...sao bons sem duvidas mas nao a ponto de fazer uma diferença absurda no resultado final...e depois...esses gurus do treino sao todos vendedores de rolos...to errado...???
Voltar ao Topo
bpinheiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1689
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bpinheiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 13:43

Esta errado sim Giordano, eles não são vendedores de rolo (diretamente) pois acabamos usando o que eles usam.

Alex, achei muito bom o post que você vez, eu concordo com você mas não teria todos os argumentos que você disse. Clap

Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 14:02
Originalmente postado por Giordano Dal Bianco Giordano Dal Bianco escreveu:

No começo realmente manter equilibrio é dificil...depois de alguns minutos vc nem lembra mais...citei o caso do 52x12 pq tem gente q fala q nao consegue fazer força nos rolos livres pq sao muito "leves"...ja andei em rolos magneticos e de fluidos(caros p karamba) e nao vi nenhuma magica neles...sao bons sem duvidas mas nao a ponto de fazer uma diferença absurda no resultado final...e depois...esses gurus do treino sao todos vendedores de rolos...to errado...???


Eles não são vendedores de rolos. O "produto" deles é o treinamento, e a maior ou menor eficácia do método de um treinador é a medida de seu sucesso como profissional. Portanto, é mais razoável assumir que o que eles dizem funcionar melhor é realmente melhor, e que eles dizem isso após comprovarem na prática em anos e anos de trabalho. Até pq nenhum deles recomenda uma marca de rolo, mas todos eles recomendam um TIPO de rolo - e por motivos bem claros.

Outra coisa: não existe mágica, claro que não! Em nenhum momento no meu post, ou nas traduções que eu postei, eu disse que os rolos fixos são mágicos. Apenas que são mais eficientes pra um tipo específico de treinamento, e expliquei os motivos disso. Quem faz a mágica é o ciclista, com planejamento, disciplina, estudo e dedicação nos treinos, e não o tipo de rolo que ele usa.

Eu não disse isso antes pq me pareceu algo óbvio, mas não adianta o cara comprar um rolo fixo achando que vai render mais ou pedalar que nem o Armstrong só por isso. Tem que subir no bicho sabendo o que deve fazer, e fazer. Tb é preciso de tempo pra sentir os resultados. Ou pode fazer como eu fiz: pega uma roda com PowerTap e vai fazer alguns testes nos dois tipos de rolo, e ver qual é o melhor para seus objetivos.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Giordano Dal Bianco Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jul 2008
Rondonia
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Giordano Dal Bianco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 03:57
Carmicahel é vendedor de rolos sim...ja recebi propaganda dos rolos q a USPS usava e a primeira pessoa a falar sobre eles era Carmichael...só nao me lembro a marca...nao tenho nada contra os rolos fixos...só nao os acho tao superiores qto alguns dizem...eu mesmo fui numa conversa dessa de um cara q me disse q rolos fixos era a revoluçao do treinamento indoor...comprei um e nao gostei....pedalo ha anos em rolos livres inclusivo fabrico os meus...mas ja vi muito rolo mal feito e q nao funcionava direito...
e mi alzo sui pedali...
Voltar ao Topo
keep Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2007
sampa - SP
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar keep Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 04:20
Clap parabéns pelo texto
 
uma dúvida,
 
aonde acho esses livros de treinamento? ebay?
são muito ruins de ler?
 
Valeu
 
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 04:31
Originalmente postado por keep keep escreveu:

Clap parabéns pelo texto
 

uma dúvida,

 

aonde acho esses livros de treinamento? ebay?

são muito ruins de ler?

 

Valeu

 



Aqui vc encontra varios: www.amazon.com e lembre-se que livro não paga imposto.

Agora são livros complexos, tem que ter paciência e vontade de aprender.
Voltar ao Topo
eneas.sp.bike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2008
São Paulo - São
Offline
Mensagens:567
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eneas.sp.bike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 05:40
Originalmente postado por Giordano Dal Bianco Giordano Dal Bianco escreveu:

....pedalo ha anos em rolos livres inclusivo fabrico os meus...mas ja vi muito rolo mal feito e q nao funcionava direito...
 
ENTENDI!!!
Voltar ao Topo
Conrado_Calvet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:605
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Conrado_Calvet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 06:47
Assim, eu acho que o Alex mostrou o resultado de uma pesquisa bastante criteriosa, e concordo quando ele diz que os caras são treinadores e vendem os treinamentos. Por mais que eles tenham algum produto com o nome deles, qual a razão deles colocarem em jogo a reputação deles como treinadores pela venda de algumas unidades do produto.
 
Eu acho que esse tipo de opinião tem um pouco de "mania de conspiração", acho que todos tem que ser críticos e terem suas opiniões, mas duvidar de todos e sempre achar que os outros tem algum interesse obscuro é pouco demais.
 
Giordano que bom que você faz seus rolos e tem comprovados os SEUS resultados, mas não dá para generalizar. Mas só uma pergunta, quando você está doente e vai a um médico e ele receita um remédio você também acha que o médico trabalha para algum laboratório e quer te empurrar o tal remédio? De que vale então os anos de estudos e trabalhos dos profissionais?
 
Voltar ao Topo
Giordano Dal Bianco Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jul 2008
Rondonia
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Giordano Dal Bianco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 07:28
EU faço meus rolos pq é dificil achar rolos bons...mas vcs q generalizaram e nao eu afinal dizer q um rolo livre nao serve pq um cara falou é hipocrisia...e tem outra treinadores sao vendedores de rolos quer vc acredite ou nao....nunca desmereci nenhum profissional...apenas nao compro nada baseado em opinioes de quem vende o produto...acho q tem muita gente q fala mal dos rolos livres e nunca andou em um e comprou um fixo só pq Eddy B. disse q rolo livre ja era...
e mi alzo sui pedali...
Voltar ao Topo
upcaraça Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2007
-
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar upcaraça Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 07:52
Queria levantar uma outra questão
comecei a gostar de ciclismo a pouco, e muito das duvidas que tenho tiro aqui,pois bem.
Tenho um rolo livre e concordo no aspecto que é um saco ter que se equilibrar em cima dele (que para mim e bem diferente do equilibrio na bike no asfalto)e tambem e perigoso, não e qualquer lugar que se pode coloca-lo e sair pedalando, por estes motivos e que o meu tá encostado.
Porem na academia pedalo as bicicletas ergometricas e acho as bem mais comodas tanto para ajuste de tensão como da parte de equilibio.
Com a bicicleta ergometrica consigo realizar todos os exercicios que faria em um rolo fixo e com a mesma qualidade?
pois estou tentado a comprar uma de um amigo que ta encostada.
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 08:37
Tem gente que não adianta argumentar, por mais que vc explique por A + B que ninguém falou aqui que rolo livre não presta, sempre vai entender o que quer!!!
Voltar ao Topo
eneas.sp.bike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2008
São Paulo - São
Offline
Mensagens:567
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eneas.sp.bike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 08:46
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Tem gente que não adianta argumentar, por mais que vc explique por A + B que ninguém falou aqui que rolo livre não presta, sempre vai entender o que quer!!!
 
Landim, não adianta mesmo!!!
Mas se vc observar vai ver que o amigo é fabricante, e por isso está tentando vender seu "peixe", mesmo que com argumentos infundados...
Voltar ao Topo
Conrado_Calvet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:605
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Conrado_Calvet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 08:55
Giordano, é aquele negócio cada um escuta e absorve o que quer.
 
Eu acho que idenpendente do cara vender alguma coisa, no caso desses treinadores, eles tem uma reputação como treinador em jogo, eu acho que eles seriam muito levianos caso tomassem uma postura como você falou, de querer única e exclusivamente vender o produto deles.
 
Agora eu não uso rolo, pq ainda não senti a necessidade de um, e com certeza vou expreimentar os dois tipos quando precisar. Mas com certeza algumas opiniões vão pesar e uma das mais importantes com certeza vai ser da pessoa com quem eu treino, por acreditar que essa pessoa, idependente do fato de ter uma loja, vai me indicar a melhor solução para o meu caso.
 
E se você ler o texto com calma você vai ver que duas referências disseram que o rolo livre morreu, mas que de uma forma geral os outros consideram os rolos-livre menos EFICIENTES!! Ou seja eles funcionam mas os fixos produzem os mesmos resultados porém mais rápido de uma forma geral.
 
Eu não consigo entender como esse assunto afeta tanto as pessoas!!
 
Abraços
Conrado
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 09:03
Originalmente postado por Giordano Dal Bianco Giordano Dal Bianco escreveu:

EU faço meus rolos pq é dificil achar rolos bons...mas vcs q generalizaram e nao eu afinal dizer q um rolo livre nao serve pq um cara falou é hipocrisia...e tem outra treinadores sao vendedores de rolos quer vc acredite ou nao....nunca desmereci nenhum profissional...apenas nao compro nada baseado em opinioes de quem vende o produto...acho q tem muita gente q fala mal dos rolos livres e nunca andou em um e comprou um fixo só pq Eddy B. disse q rolo livre ja era...


Giordano, vc está radicalizando. Hipocrisia tb não é um termo adequado, estamos aqui em busca do conhecimento e da troca de informações. Eu comecei o tópico justamente com um disclaimer para não parecer que eu estou tentando ser o dono da verdade. Eu não tenho qualquer compromisso com o tipo de rolo A, B ou C, só apresentei informações e fontes que EU considero confiáveis e reconhecidas.

Se vc quer discutir e impor sua opinião, ou acrescentar algo, sugiro que vc tente outro caminho, pq teu esforço pra desacreditar o que eu disse ainda é válido (afinal eu não sou ninguém). Mas desmerecer o que dizem caras que reconhecidamente são as maiores autoridades no assunto, aí já é extrapolar.

Afinal, quem é vc? "Só pq o Eddy B. falou"? Vc sabe quem foi Eddy B.? Vc acha que eu sou maria-vai-com-as-outras? Que tal expor o outro lado e acrescentar ao debate, ao invés de diminuir o debate? Um pouco de humildade vai bem, não leve as coisas pro lado pessoal. Se vc têm argumentos, argumente. Mas não força a barra achando que só vc sabe das coisas e os outros são ignorantes ou têm interesses comerciais escusos.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 11:04
Alex pude observar aqui em algumas pesquisas que os rolos fixos magnéticos tem uma resistência em forma de reta, enquanto que a curva da resistência da estrada é uma curva(redundancia aqui heim), e que o que mais se assemelha são os rolos fixos Fluidos. A pergunta é se com um rolo desses baratos tipo Trans-X com controle no guidão, se se consegue fazer treinos decentes?
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 11:21
Na verdade, essa curva é uma projeção que os fabricantes fazem. É com base nela que alguns medidores de potência são calibrados para uso indoor, por exemplo. Mas ela não é muito consistente, mesmo em rolos de melhor qualidade como o Fluid² por exemplo. Conforme o mecanismo esquenta, a resistência oscila. Pouco, mas oscila. Pelo que eu andei pesquisando, os Kurt são mais estáveis - tanto é que possuem um ciclocomputador exclusivo que mede a potência quando vc usa com os rolos deles. Mas dá pra usar com outros tb.

A resistência dos rolos que têm ajuste manual ou automático (como os simuladores por exemplo) é ajustável, e com certeza permite variar a resistência o que é muito útil pra alguns exercícios. Mais ou menos como os antigo Monark e os modernos CompuTrainer ou Lemond por exemplo. "Treino decente" é ter um protocolo e seguir esse protocolo. Nem todo mundo faz isso, e nem precisa fazer. Alguns só querem aquecer, girar, suar ou cumprir um tempo pedalando pra seguir o treinamento. Vai de cada um, depende mais do cabra do que do rolo em si.

O que algumas pessoas ainda não entenderam é que ninguém tá malhando os rolos livres. Muita gente usa os rolos apenas pra pedalar ou treinar em dias de chuva, frio ou tempo limitado. Algumas pessoas usam o rolo como parte integral de um treinamento. Eu faço rolo 2 vezes por semana, chova ou faça sol. Quando o tempo tá ruim, eu subo no rolo ou vou fazer musculação.

São treinos muito específicos e com protocolos que eu só consigo atingir no rolo fixo com resistência hidráulica, pq eu uso um tipo X de medidor de potência e sigo um protocolo Y de treinamento e exercícios. Pro meu uso, estou melhor servido com o fixo, mas isso não quer dizer que o livre é ruim ou não presta. Se alguém se mata com o rolo livre e acha que tá bem servido com eles, ótimo!!!

Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Giordano Dal Bianco Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jul 2008
Rondonia
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Giordano Dal Bianco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 12:17
Nao disse q sou dono da verdade....vc é q diz q rolos livres sao coisa do passado baseado em q outros dizem...nao me pergunte quem foi Eddy B...nao é só vc que sabe das coisas...nunca desmereci ninguem só acho q deveriam pedalar mais em rolos livres e depois meter o pau neles...eu usei os dois...e nao vi uma diferença absurda a ponto de aposentarem os livres...
e mi alzo sui pedali...
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 12:34
Boa, vc só está repetindo o que eu disse Tongue Não acrescentou nada ao debate até agora, só aumentou a temperatura. Eu falei de posicionamento, procurei relacionar as vantagens e desvantagens de cada tipo, apresentei testemunhos de treinadores reputados de diferentes escolas e filosofias. Mas nada disso vale pra vc.

Por outro lado, vc só deu a SUA opinião, sem sequer se preocupar em argumentar ou refutar logicamente o que eu apresentei, e ainda tem a moral de sugerir que eu pedale mais em rolo livre pra meter o pau neles? Eu nem meti o pau, leia com atenção o que eu escrevi! É vc quem tá fazendo esse julgamento!

Eu já pedalei bastante em rolo livre, inclusive recentemente e procurando um julgamento mais objetivo seguindo um mínimo de critérios, pra que não seja "apenas a opinião do Alex SP". Ainda assim, minha opinião vale nada, menos que nada. Vale pra mim, e é isso que eu defendo: que cada um analise criticamente e tire suas conclusões. É por isso que eu procuro me basear em algo mais sólido do que achismos.

Só pq vc, Giordano Dal Bianco, não viu diferença absurda, não quer dizer que ela não exista. Ao menos, vc deveria considerar a experiência de um Carmichael ou um Arnie Baker, que além de serem ciclistas excepcionais (no caso do Baker) e treinadores reconhecidos (os dois), treinam trocentos atletas e sabem o que funciona melhor! Mas se achar que não deve, tudo bem tb, não sou eu quem vai dar pitaco.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
bpinheiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1689
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bpinheiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 13:21
Alex,
 
Eu li algumas vezes que devemos multiplicar os kilometros que queremos fazer no rolo por 1,2 minutos. Você concorda com isso?
 
Você disse também que para o seu treinamento você precisa de um rolo hidraúlico e um medidor de potencia, você pode dizer por que que o de regulagem de cabo não atende aos seus treinamentos?
 
 
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 13:32
Originalmente postado por bpinheiro bpinheiro escreveu:

Alex,
 
Eu li algumas vezes que devemos multiplicar os kilometros que queremos fazer no rolo por 1,2 minutos. Você concorda com isso?
 
Você disse também que para o seu treinamento você precisa de um rolo hidraúlico e um medidor de potencia, você pode dizer por que que o de regulagem de cabo não atende aos seus treinamentos?
 
 


Eu concordo. Na rua a gente pedala uns 60% do tempo, 80% no máximo (dependendo do treino, do local e das condições em geral). No rolo, a gente pedala o tempo todo, sem parar. Por essa lógica, o rendimento é maior, tanto na distância percorrida quanto (principalmente) no tempo. Eu não faço essa multiplicação no dia-a-dia, não considero isso na carga de treinamento nem compenso nada, mas eu registro no meu diário da minha forma pra usar e analisar, se preciso.

Eu uso o iBike, e ele não mede a potência no cubo da roda (como o PT), nem no central/pedivela (como o Ergomo e o SRM). Então, ele têm uma função que usa a curva de resistência pré-definida do tipo de rolo que vc usa (no meu caso, o Fluid²) pra calcular a potência. Não sei como fica num rolo de resistência ajustável, mas pelo princípio de funcionamento da bagaça não acho que dê certo. Com o Fluid², que é o que eu uso, já não é 100% preciso... Mas tudo bem, pq tb não sou nenhum Levi Leipheimer nem nada Tongue Hehehe...
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
bpinheiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1689
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bpinheiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 13:45
ClapClap
 
Obrigado... entendi...
Voltar ao Topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:2210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandreminetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 17:17

Alex

Parabéns pela matéria cara.
 
E Giordano, se você gosta de rollers, de boa, use-os, mas não vale chamar os caras de vendedores de rolos. Creio eu, que se  os trainers fossem ruins não estaria a venda ainda.
 
 
 
Estou pensando em comprar um rolo, pq pedalar durante a semana é complicado. Falta tempo.
 
Mas o preço me desanima  um pouco.
 
abraçoO
Voltar ao Topo
Giordano Dal Bianco Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jul 2008
Rondonia
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Giordano Dal Bianco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 04:21
Mas ta ai....nao disse q sao ruins...só q sao caros p burro e prometem muita coisa...só disse q usei os dois e nao vi resultado pratico tao superior do fixo...mas nao faço treinos longos em rolos...no maximo 1;30 por semana...nao acredito q da p treinar em rolos durante a semana e correr fim de semana e andar na "cabeça"...mas...estou ultrapassado preciso rever meus conceitos
e mi alzo sui pedali...
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 04:39
Realmente, pra andar nas cabeças precisa de muito mais do que rolo fixo ou qualquer outra coisa. Nem é isso que estamos discutindo aqui.

Não acho que vc esteja ultrapassado. Mas rever os conceitos (sempre ou de vez em qdo) não custa nada, e pode até fazer bem não é mesmo? Wink
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2008 as 05:24
Uma forma de distraiar0 e passar mais fácil o tempo no Rolo, que é demorado, é fazer treino programado, tipo subida, marcando tempo: manda 5', descança 1', 50RPM, FC85% da FCM, etc, e enquanto controla esses numeros, vai passando o tempo.
Mdlhor que ficar só girarndo sem sair do lugar e sem objeto, e ainda não tendo nada que presta na TV, a não ser giros de recuperação light
Voltar ao Topo
dagcosta Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2006
Campinas - SP
Offline
Mensagens:2697
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagcosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2008 as 11:37
Acrescentando informacoes:

-> Usar rolo livre por que treina o equilibrio eh o que mais se ouve por ae, equilibrio nao se treina, se adiquiri com tempo de pedal, e se melhora com MTB =-]

-> Os rolos livres quando usados para treinos serios (varias horas por semana) danificam a caixa de direcao de sua bike, isso porque ela fica muito tempo socando em uma soh direcao, causa um desgaste prematuro.

-> O controle de resistencia eh mais apurado no rolo fixo, nao se pode fazer os tubos do rolo solto causarem resitencia, quando isso acontecer (proxima geracao de rolos soltos?), teremos outra otima ferramenta de treino.


Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2008 as 12:00
Originalmente postado por dagcosta dagcosta escreveu:

Acrescentando informacoes:-> Usar rolo livre por que treina o equilibrio eh o que mais se ouve por ae, equilibrio nao se treina, se adiquiri com tempo de pedal, e se melhora com MTB


Tb nunca entendi esse argumento de melhorar o equilíbrio...
Voltar ao Topo
Giordano Dal Bianco Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jul 2008
Rondonia
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Giordano Dal Bianco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2008 as 13:08
Ate parece que dizendo assim os rolos livres possuem resistencia zero pedalando em cima deles...a maior resistencia dos rolos livres vem da correia que liga o rolo do meio ao rolo q apoia a roda dianteira...se algo cria uma resistencia significa que pode ser aumentada...só nao entendi a da caixa de direcao...!!!!!!!!
e mi alzo sui pedali...
Voltar ao Topo
Conrado_Calvet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:605
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Conrado_Calvet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2008 as 02:57
Dagcosta,
 
Olha eu acho que tenho que discordar com você, se equilíbrio se adquiri com tempo de pedal o rolo livre te oferece justamente isso tempo de pedal sobre as duas rodas, então me parece ser bom para o equilíbrio sim.
 
Sobre o lance da resistencia, não entendo quando você diz que não pode aumentar a resistência tão categoricamente assim, pq esse sistema dos rolos livres é bem simples para ser um desafio técnológico tão grande assim criar resistência no rolo livre, eu acho que deve existir um limite máximo e nos rolos livres e que no fixo é possível passar um pouco desse limite, tornando o fixo mais eficiente no final. Sistemas guiados por correias existem desde do século XIX de todos os tipos imagináveis, com resistência, sem resistência, não é nada novo.
 
Agora o lance da caixa de direção também não entendi? Pq me parace que o movimento do guidão tende a ser mínimo, então qual o desgaste excessivo? O asfalto é um dos tipos de pavimento mais duros que existe, aposto com você que um rolo de alumínio, ou de qualquer outro material, apoiado absorve muito mais qualquer tipo de impacto que o asfalto, mas coloca ai sua explicação que eu fiquei curioso.
 
Abraços
 
 
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2008 as 04:06
A questão da caixa de direção é a seguinte: justamente pelo movimento do guidão ser mínimo, os pequenos "trancos" causados pelo movimento da bike em cima do rolo vão com o tempo fazendo com que as esferas amassem as pistas sempre no mesmo lugar. A bike fica indo e voltando bem sutilmente pq não está presa e sim totalmente livre em cima do rolo, mas segundo alguns mecânicos isso é suficiente pra "marcar" as pistas e deixar a caixa de direção "indexada", como dizem os gringos.

No rolo fixo, a bike não fica indo e voltando, ela está presa no mesmo lugar com o mínimo de movimento seja lateral ou frontal.

Na rua, ao contrário, os impactos nunca são exatamente no mesmo lugar pq viramos o guidão muito mais, pra manter a bike em pé, pra desviar de obstáculos, pra fazer curvas, etc.

Eu já vi bikes com esse problema, mas eram bikes de caras que usavam o rolo por muitas horas, e todas as semanas, como parte do treinamento. Mas é mto raro e difícil de acontecer, por isso nem coloquei nada no meu post original (ia causar ainda polêmica Tongue). Mas é um fato e existe. Minha opinião é que para quem usa de vez em qdo o rolo não precisa se preocupar, mas quem usa bastante o rolo livre talvez fosse interessante ter uma bike mas simples e antiga só pra pedalar no rolo.


Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Giordano Dal Bianco Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jul 2008
Rondonia
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Giordano Dal Bianco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2008 as 09:24
Talvez com uma cx  daquelas de caloi poti pode ate ser...mas numa cx com rolamentos razoavel acho dificil... 
e mi alzo sui pedali...
Voltar ao Topo
kenjiishikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Dez 2003
Suzano - SP
Offline
Mensagens:2690
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kenjiishikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2008 as 11:46
Irado o texto!
 
parabens Alex!
 
Sou usuario de rolo fixo tambem!
Uso um tranz-x aqueles com regulador de carga, faço treino nele de 2 a 3 vezes por semana, já troquei muito treino de estrada pelo treino no rolo porque não da pra treinar na estrada, não tem acostamento e passa caminhão de cana a todo minuto, então só sobra pra eu pedalar na perimetral da cidade, que tem um asfalto muito precario(parece uma trilha) e tenho que ficar parando a bike varias vezes.
 
hahahahaha, já fiz mais de 4 horas de rolo e sei muito bem quando dizem que é chato! Já fiz 50k numa rotatoria da cidade(tem um asfalto maomeno =þ), na verdade eu não sei qual é mais chato!
 
Aqueles rolos fixos que tem "molejo" são bons??
qual o nome dele? custa na faixa de quanto??
 
abraço
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 16>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X