Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com trajeto Peruíbe-Iguape/SP
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com trajeto Peruíbe-Iguape/SP

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
leo-rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leo-rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com trajeto Peruíbe-Iguape/SP
    Postado: 02 Fev 2011 as 01:06
Gente,

estou na estrada, numa viagem por parte da costa do brasil, interior de santa catarina, norte da argentina, bolívia e peru.
vejam o blog: www.caminhosdebicicleta.blogspot.com

no momento estou em Guarujá, no litoral de são paulo, e quero continuar pelo litoral, rumo a florianópolis, mas não tenho informações se é possível passar no trecho Peruíbe-Iguape pelas praias, passando por Barra do Una e Juréia.
Alguém já fez esse trajeto ou sabe se é possível?
Pelo que levantei através do google earth, goolge maps e bikely.com, dá pra chegar em Barra do una, até lá tem estrada. não sei como fazer para atravessar o rio una, se tem barco, mas provavelmente dá pra arrumar lá na hora...
dali dá pra seguir pela areia na praia da juréia, mas chegando no final dela tem o costão da juréia, que não faço a menor idéia de como transpor. Alguma sugestão??

Muito Obrigado a quem puder ajudar,

Leo
www.caminhosdebicicleta.blogspot.com
Voltar ao Topo
Rodney Malho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Fev 2006
Jundiai - SP
Offline
Mensagens:1227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodney Malho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 10:05
Por Barra do Una, só com autorização da Policia Militar Florestal, caso contrario voce pode ser preso e isso é sério.
Voce pode fazer o seguinte: em Peruibe, siga pela estrada da Banana até Pedro de Toledo. De lá a possiblidade de chegar a Iguape. Tenho esta rota traçada em um dos livros de trilhas do Guilherme cavalari, porém como voce já está a caminho fica dificil conseguir enviar para hoje.
Procure por informações, pois boa parte do caminho voce vai beirando um rio.
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 14:31
Olha, Léo, até existe uma estrada que vai de Pedro de Toledo e acessa a SP-222, mas não é aconselhável.
Estive conversando com o pessoal da região no sábado dia 23/01 e me disseram que é muito fácil se perder por lá, pois só mesmo com um guia, que conheça o caminho, é possível chegar a SP-222. Ademais, pelo que percebi, esse acesso ao invés de descer para Ilha Comprida, vai subindo e pega a SP-222 quase na BR. Ou seja, muito sufoco para pouco corte de caminho. Agora se tiver um GPS mapeado e gostar de pedalar por estradas de terra desconhecidas, deve ser um pedal muito bacana.

O melhor é fazer como fizemos: Saia de Peruíbe pela Estrada da Banana, que vai até a BR-116 (Régis Bittencourt). Pegue a Régis no sentido Sul até o acesso a SP-222 (Iguape) e vá por ela até Iguape. Aí é só atravessar a ponte e você já estará na Ilha Comprida.

De Barra do Una (Peruíbe) até Ilha Comprida, só se você fretar um barco.
Como disse o Rodney, pela mata é a Reserva Florestal da Juréia, muito bem policiada pela Polícia Florestal e lá só se entra com autorização expressa.

Abraços e boa viagem!

Waldson

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
leo-rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leo-rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 16:06
Opa, valeu pela ajuda pessoal,

pelas informações que tenho encontrado, é isso mesmo que vocês falaram.
direto pelo litoral inviável, a reserva não permite e também teria um pedaço de trilha que não dá pra fazer de bike.
ainda estou em dúvida é se vou até a BR-116 ou se pego essa estradinha de Pedro de Toledo.
Ela de fato não corta muito caminho, mas parece ser um trecho interessante.
Estou tentando me informar melhor sobre ela, se a estrada é muito ruim e também se há mesmo esse perigo de se perder por lá...
aparentemente não é uma região muito habitada, não vi no google earth casas ao longo dessa estrada...

abraços
Voltar ao Topo
Rodney Malho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Fev 2006
Jundiai - SP
Offline
Mensagens:1227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodney Malho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 17:44
Se voce passar por alguma boa bicicletaria procure pela Enciclopedia da Via Natura (www.vianatura.com.br) que tem este trecho. Sempre tive muita vontade de fazer de Pedro de Toledo a Iguape pelas trilhas beirando o rio.
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 18:46
Rodney, essa não é a tal Estrada dos Despraiados?

Eu também estava com vontade de pedalar por essa Estrada, mas diante do que me falaram, fiquei receoso de entrar numa fria.
Parece que o Victor, que também fez esse pedal há pouco tempo, também foi demovido a não usar essa estrada sem o devido conhecimento da região.

Abraços.

Waldson

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 19:02
Leo,

Neste link http://www.kalapalo.com.br/comentarioTrilha.php?cod_roteiro=56&cod_conteudo=24 Você vai encontrar comentários a respeito de parte do trajeto que você vai fazer, nas ilhas. (clique e arraste a barra de rolagem para ver todos os comentários)

Essa cicloviagem está na Enciclopéia, volume 3, que eu comprei indicado pelo Rodney. Aliás, excelente indicação.

Espero que te ajude.

Abraços.

Waldson

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
victorguidini Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 08 Jun 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:60
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victorguidini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 23:40
Leo.. muito legal essa sua viagem..

Acredito que se vc usar um gps, rola fazer o Caminho dos Despraiados, e evitar a Régis.
Apesar q neste trecho a Régis é uma maravilha. E a despraiados é mato... o que pode ser bom tb. rs
Abs!
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 23:48
Leo, parabéns cara.

Espero que aproveite muito este passeio.

Veja se consegue colocar RSS no seu blog para acompanharmos?

No mais, grande abraço e ótimas viagens.

Ricardo.
Voltar ao Topo
leo-rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leo-rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2011 as 01:11
Fala Waldson,

um companheiro da lista cicloturismo_brasil me disse que fez esse trajeto pela estrada do despraiados e que não é tão complicado, e vale a pena. ele fez de peruibe a iguape em dois dias, dormindo num posto do ibama abandonado, no despraiados.

victor, não tenho gps, no máximo uma bússola, e vou tentar arrumar um mapa confiável.

ricardo, por favor, como faço esse lance do RSS?

aí vai o comentário do companheiro lá da lista que fez o caminho...
Olá Leonardo, td bem?

Rapaz, realmente a Juréia não se permite passar, porém, o caminho do despraiado é lindo.
Fiz esse trecho duas vezes pedalando e não compartilho da opinião do Manoel em relação ao tempo de trajeto para cicloturismo, a menos que seu objetivo seja fazer seus percursos no menor tempo pssível. Nas minhas passagens por lá, saindo do bairro de Gaivotas, Itanhaém, próximo a Peruíbe, pernoitei no Caminho do Despraiado antes de chegar a Iguape. Aconselho reservar dois dias de travessia.
Não há camping, porém, usei uma sede abandonada da Guarda Florestal ou Ibama, não lembro, como local para montar a barraca. É uma casa abandonada que tem um rio passando atrás, onde dá para entrar e tomar um banho revigorante.
Quase na frente dessa sede abandonada vive uma senhora (esqueci o nome dela :( ) que na segunda vez que passei por lá veio me oferecer um simples e apetitoso café da manhã antes de eu seguir viagem.
Vale lembrar que para esse trajeto, pelo menos que eu saiba, vc precisa pegar a Padre Manoel da Nóbrega a partir de Peruíbe, pois não há passagem da Barra do Una para essa estrada, nem para o Despraiado.

Se me permite sugerir um roteiro muito tranquilo e com muita natureza a se fazer é este: após Iguape, siga pela Ilha Comprida, atravesse de balsa para Cananéia, siga de lá para a Ilha do Cardoso (não dá para atravessar a Ilha de norte a sul de bike, então, se tiver tempo, tente conhecer o núcleo Perequê, ao norte e depois vá de barco para o Marujá, de onde vc consegue pedalar até o extremo sul da Ilha) e então atravesse de canoa para a Ilha do Superagui, já litoral do Paraná. Para a travessia de barco de Cananéia para o Cardoso, pode procurar por lá o Ilso (diz-se Ilzo), o Haroldo ou o Cuco, pessoal local gente boa e honesta que podem indicar muita coisa boa pra vc. 

Um abraço e muito boa viagem,
Samori
Sampa
Voltar ao Topo
Rodney Malho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Fev 2006
Jundiai - SP
Offline
Mensagens:1227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodney Malho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2011 as 10:07
Como dito pelo seu Waldson o livro 3 leva de Iguape a Morretes, porém o trecho solicitado pelo Leo, está no livro 7, que é de Pedro de Toledo a Iguape.
Os dois livros completam a viagem de Peruibe a Morretes.
Vale a pena, porém vai o meu comentario. Como estamos em época de chuva,  pode ser um pouco mais dificil não só o rio Despraiado, mas também todo o trecho de praia no litoral sul, devido as ressacas.
Abraços...
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2011 as 13:02
A estradinha que seria um atalho entre Pedro de Toledo e Iguape (sem passar pela BR) parece ser muito bonita e a meu ver não tem muito aonde errar olhando pelo Google Earth, mas pode-se ver algumas fotos de dois lugares em que um rio atravessa a estrada e não há ponte, tem que atravessar dentro d'água.
Eu acho que vale a pena arriscar, ainda mais se tá carregando comida e o necessário para acampar, caso dê zebra. É um "atalho" que vai trazer mais beleza e prazer para a viagem (é cheio de cachoeiras e poços para nadar, pelo que se vê nas fotos) do que propriamente dar algum ganho de tempo ou quilometragem.
 
Valeu
Voltar ao Topo
leo-rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leo-rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2011 as 01:31
é isso aí, wolverine. é isso que tenho em mente.
amanhã estou saindo para pegar essa estrada...

abraços,

Leo
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2011 as 11:43
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

A estradinha que seria um atalho entre Pedro de Toledo e Iguape (sem passar pela BR) parece ser muito bonita e a meu ver não tem muito aonde errar olhando pelo Google Earth, mas pode-se ver algumas fotos de dois lugares em que um rio atravessa a estrada e não há ponte, tem que atravessar dentro d'água.
Eu acho que vale a pena arriscar, ainda mais se tá carregando comida e o necessário para acampar, caso dê zebra. É um "atalho" que vai trazer mais beleza e prazer para a viagem (é cheio de cachoeiras e poços para nadar, pelo que se vê nas fotos) do que propriamente dar algum ganho de tempo ou quilometragem.
 
Valeu


Agora, depois de me informar com o Guilherme Cavallari, autor dos livros, concordo com o WOLVER1NE.
A estrada tem 95 Km e me pareceu linda pelas fotos que vi no site dele.
http://clubedaaventurakalapalo.blogspot.com/2010/08/fotosroteiros-trilha-pedro-de-toledo-1.html
Já comprei o livro e chega nesta próxima semana. É realmente o volume 7. O único problema citado pelo Guilherme é pegar um dia de muita chuva e ficar impedido de atravessar por dentros dos rios, pois há muitas travessias desse tipo.
No meu ciclotur de férias, para Ilha do Mél, com certeza e se Deus quiser, irei por ela. Aliás, se o Leo passar por ela trará mais informações ainda! Wink
Como ele já saiu, não verá este tópico, mas tudo bem, que Deus o acompanhe! Thumbs Up

Este Post tem sido de grande valia para o meu projeto! Imagine quando ele voltar e postar as fotos, entâo!!! Big smile

Abraços

Waldson


Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
leo-rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leo-rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 16:28
Waldson,

Passei pela estrada do despraiado e foi maravilhoso!
A estrada é de terra mas na maior parte do percurso é bem boa, só tem uns trechinhos com muita pedra, mas nada demais.
não tem como errar o caminho, em todas as bifurcações dá pra ver claramente qual é a estrada, sempre mais larga e demarcada,e o que é entrada pra algum sítio. o único ponto em que tem que prestar atenção é em três barras, onde acaba o asfalto (já depois de entrar no trevo de pedro de toledo). quando chegar à praça de três barras, você precisa entrar à esquerda, e não seguir reto. mas perguntando qualquer um te indica.
ao longo da estrada tem bem mais casas do que imaginei, só no trecho tdentro da reserva juréia-itatins é que é mais vazio, e é justamente o trecho mais bonito, com a mata atlântica preservada nas bordas da estrada...
por boa parte do tempo a estrada vai margeando um rio bem largo e em dois pontos atravessa eles. nessas duas travessias é qu estão os famosos pedaços de pontes construídos (e abandonados) pelo maluf. mas em um deles, os moradores em 2005 terminaram de construir a ponte por conta própria, então dá pra atravessar independente das condições climáticas. no outro, tem que atravessar pela água mesmo, mas colocaram umas pedras pra dar uma espalhada no rio e é bem rasinho, é só atravessar empurrando a bike que a agua nem chega no cambio traseiro (aprendi nessa viagem a passar para uma marcha pesada no cambio traseiro pra ele encolher e não encostar na agua).
fiz o percurso em dois dias. acampei num descampadinho na beira da estrada e perto de um riozinho na área da reserva, mas se preferir dá pra pedir pra montar a barraca no terreno de alguem (aí é melhor que seja antes de entrar na reserva, onde tem mais casas...)
no total, de peruibe a iguape, foram umas 9hs de pedal, indo com calma na estrada de terra, e com a bike beem carregada.
enfim, vale muito a pena. esqueça a BR-116 e vá por essa estradinha que você vai se encantar.
Vou colocar as fotos lá no blog em breve.

Abraços,

Leo
www.caminhosdebicicleta.blogspot.com


Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 21:46
Originalmente postado por leo-rj leo-rj escreveu:

Waldson,

Passei pela estrada do despraiado e foi maravilhoso!
A estrada é de terra mas na maior parte do percurso é bem boa, só tem uns trechinhos com muita pedra, mas nada demais.
não tem como errar o caminho, em todas as bifurcações dá pra ver claramente qual é a estrada, sempre mais larga e demarcada,e o que é entrada pra algum sítio. o único ponto em que tem que prestar atenção é em três barras, onde acaba o asfalto (já depois de entrar no trevo de pedro de toledo). quando chegar à praça de três barras, você precisa entrar à esquerda, e não seguir reto. mas perguntando qualquer um te indica.
ao longo da estrada tem bem mais casas do que imaginei, só no trecho tdentro da reserva juréia-itatins é que é mais vazio, e é justamente o trecho mais bonito, com a mata atlântica preservada nas bordas da estrada...
por boa parte do tempo a estrada vai margeando um rio bem largo e em dois pontos atravessa eles. nessas duas travessias é qu estão os famosos pedaços de pontes construídos (e abandonados) pelo maluf. mas em um deles, os moradores em 2005 terminaram de construir a ponte por conta própria, então dá pra atravessar independente das condições climáticas. no outro, tem que atravessar pela água mesmo, mas colocaram umas pedras pra dar uma espalhada no rio e é bem rasinho, é só atravessar empurrando a bike que a agua nem chega no cambio traseiro (aprendi nessa viagem a passar para uma marcha pesada no cambio traseiro pra ele encolher e não encostar na agua).
fiz o percurso em dois dias. acampei num descampadinho na beira da estrada e perto de um riozinho na área da reserva, mas se preferir dá pra pedir pra montar a barraca no terreno de alguem (aí é melhor que seja antes de entrar na reserva, onde tem mais casas...)
no total, de peruibe a iguape, foram umas 9hs de pedal, indo com calma na estrada de terra, e com a bike beem carregada.
enfim, vale muito a pena. esqueça a BR-116 e vá por essa estradinha que você vai se encantar.
Vou colocar as fotos lá no blog em breve.

Abraços,

Leo
www.caminhosdebicicleta.blogspot.com




Show, Léo, essa era a notícia que eu tanto esperava!

Que ótimo saber que é possível seguir por essa estrada!

Obrigado, depois vou ver as fotos. Wink

Estou saindo hoje para ministrar treinamento de sistema fora de SP e retorno no final de semana.

Inté e um grande abraço!

Waldson

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X