Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ciclotur: Vale a pena usar sapatilha?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ciclotur: Vale a pena usar sapatilha?

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ricardoszy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardoszy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2011 as 11:26
RACEcaloi, fala qual o modelo dessa sapatilha aí, por favor. Tô procurando algo parecido. Wink
Voltar ao Topo
luciano ramos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luciano ramos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2011 as 11:50
Originalmente postado por vrossi vrossi escreveu:

parece existir mais chances em desgrudar o pé do firma pé se ele não estiver muito justo do que do pedal com sapatilha, ou estou enganado, por que no mio do tombo vc lembrar de torcer o pé para o lado nas 2 pernas é impossível rsrsr...
 
Olha, apesar de estar considerando firmemente a aposentadoria das minhas sapatilha e pedal clip, eu te afirmo, categoricamente, que a sua afirmação está incorreta. Na minha opinião, o firma-pé é um dos equipamentos mais "assassinos" que inventaram na história das bikes. Numa queda, naturalmente o corpo, por instinto, vai retirar os pés do pedal no sentido lateral, a fim de tentar colocar os pés o mais longe possível da bike, a fim de evitar a queda. Com o firma-pé, essa manobra é impossível, pq o pé só sai para tras, e isso só aconteceria naturalmente se vc colidisse de frente com um obstáculo e voasse por cima do guidão...
 
No ínício do uso das sapatilhas eu cai uma ou duas vezes. O pior tombo foi no início do túnel Maria Maluf, que liga a Av.Bandeirantes com a Tancredo Neves (SP). FIquei caido no chão, só esperando ser atropelado... Por Deus nada aconteceu. Depois disso, por causa do pedal lotado de barro, travou a minha sapatilha e eu caí numa trilha e rompi os ligamentos do ombro. Nas duas vezes foi meio inexperiencia da minha parte, porque entrei em trechos que exigiam equilibrio , porém com os dois pés clipados. Hoje, em trilhas, eu raramente uso sapatilha, principalmente se for com muito barro. E no transito, principalmente no corredor entre os carros, eu sempre pedalo desclipado. 
Voltar ao Topo
RACEcaloi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RACEcaloi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2011 as 12:29
Originalmente postado por Ricardoszy Ricardoszy escreveu:

RACEcaloi, fala qual o modelo dessa sapatilha aí, por favor. Tô procurando algo parecido. Wink
 
O modelo é este aqui: Shimano SH-MT32
 
Você é de São Paulo? Tem nesta loja aqui: www.sportstarbikes.com.br
 
Tem a mesma sapatilha em cano alto. Bem legal também.
 
Abraço.
cycling... the best thing ever!!!
Voltar ao Topo
RACEcaloi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RACEcaloi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2011 as 12:39
Originalmente postado por luciano ramos luciano ramos escreveu:

Originalmente postado por vrossi vrossi escreveu:

parece existir mais chances em desgrudar o pé do firma pé se ele não estiver muito justo do que do pedal com sapatilha, ou estou enganado, por que no mio do tombo vc lembrar de torcer o pé para o lado nas 2 pernas é impossível rsrsr...
 
Olha, apesar de estar considerando firmemente a aposentadoria das minhas sapatilha e pedal clip, eu te afirmo, categoricamente, que a sua afirmação está incorreta. Na minha opinião, o firma-pé é um dos equipamentos mais "assassinos" que inventaram na história das bikes. Numa queda, naturalmente o corpo, por instinto, vai retirar os pés do pedal no sentido lateral, a fim de tentar colocar os pés o mais longe possível da bike, a fim de evitar a queda. Com o firma-pé, essa manobra é impossível, pq o pé só sai para tras, e isso só aconteceria naturalmente se vc colidisse de frente com um obstáculo e voasse por cima do guidão...
 
No ínício do uso das sapatilhas eu cai uma ou duas vezes. O pior tombo foi no início do túnel Maria Maluf, que liga a Av.Bandeirantes com a Tancredo Neves (SP). FIquei caido no chão, só esperando ser atropelado... Por Deus nada aconteceu. Depois disso, por causa do pedal lotado de barro, travou a minha sapatilha e eu caí numa trilha e rompi os ligamentos do ombro. Nas duas vezes foi meio inexperiencia da minha parte, porque entrei em trechos que exigiam equilibrio , porém com os dois pés clipados. Hoje, em trilhas, eu raramente uso sapatilha, principalmente se for com muito barro. E no transito, principalmente no corredor entre os carros, eu sempre pedalo desclipado. 
 
"E no transito, principalmente no corredor entre os carros, eu sempre pedalo desclipado"
 
Concordo com tudo, principalmente com a frase acima. Por isso que gosto da minha sapatilha e pedal Shimano dupla face. No meio do trânsito eu desclipo um dos pés e pedalo com o lado liso do pedal (MANOBRA IMPOSSÍVEL DE FAZER COM PEDAL DE SPEED). Passou o cruzamento, abriu a pista, é só clipar de novo e socar a bota. Wink
 
 
 
cycling... the best thing ever!!!
Voltar ao Topo
Ricardoszy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardoszy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2011 as 12:49
Originalmente postado por RACEcaloi RACEcaloi escreveu:

Originalmente postado por Ricardoszy Ricardoszy escreveu:

RACEcaloi, fala qual o modelo dessa sapatilha aí, por favor. Tô procurando algo parecido. Wink
 
O modelo é este aqui: Shimano SH-MT32
 
Você é de São Paulo? Tem nesta loja aqui: www.sportstarbikes.com.br
 
Tem a mesma sapatilha em cano alto. Bem legal também.
 
Abraço.
 
Valeu! Wink
Voltar ao Topo
profluizfilo Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2009
Sorocaba, SP
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profluizfilo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2011 as 13:32
Bom dia Srs.

Eu normalmente uso sapatilhas para pedalar e uso a bike como meio de transporte. Daí as dores nos pés ao final do dia. Nas viagens, a mesma coisa. Até que um dia, descobri uma sapatilha barata e extremamente confortável. Consigo usá-la o dia inteiro sem sentir nenhum tipo de desconforto. Acredito que não seja a melhor para quem quer algo mais profissional, mas para o uso diário e em viagens me parece a melhor pedida. É mais confortável que todos os meus tênis ( e eu trabalho em pé o dia inteiro). Fica a dica: http://hungerbikes.com.br/produto/sapatilha-high-one-vcs602

Grande abraço!

Luiz
Voltar ao Topo
profluizfilo Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2009
Sorocaba, SP
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profluizfilo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2011 as 16:44


Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
Britoso61 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Dez 2010
Brasilia
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Britoso61 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2011 as 16:57
profluizfilo
essa que você mostrou, pelo que vi la no site, só tem tamanho 37,38?
Voltar ao Topo
profluizfilo Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2009
Sorocaba, SP
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profluizfilo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2011 as 18:31
Originalmente postado por Britoso61 Britoso61 escreveu:

<span id="userPro460078" ="msgSidePro" title="Ver Drop Down">profluizfiloessa que você mostrou, pelo que vi la no site, só tem tamanho 37,38?</span>


Salve,

Eu pus o link só para ilustrar. Você consegue achar outros números. A minha, por exemplo, é 43 (BR).
Obs.: Além da cinza, tem marrom também.
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2011 as 03:09
Originalmente postado por luciano ramos luciano ramos escreveu:

Mantendo o assunto:
 
Eu estava dando uma olhada nas Sapatilhas Shimano, assim como o pessoal postou aí em cima, e percebí que a numeração Shimano é menor do que as das outras Sapatilhas e tbm de outros tenis, como os Nike.
 
Isso confere? 
 
Pelos Size Chart, as Shimano são quase um número (BR) menor do que as demais marcas. Quem tem uma Shimano tem que comprar um número maior ou isso é lenda?
 
SIDI
Uploaded with ImageShack.us
 
Shimano
Uploaded with ImageShack.us
 
Answer e Adidas
Uploaded with ImageShack.us
 
Nike
Uploaded with ImageShack.us
 
Bom, acho que procede sim... no momento eu tenho 3 sapatilhas, e a numeração delas é esta:
- Shimano: EU46 - US11,5 - 29.2cm
- Northwave (ambas): EU45 - UK11 - US12 - 29.5cm
Eu calço entre 43 e 44BR (alguns 43 ficam sob medida, mas outros apertam um pouco aí precisa ser 44, mas fica meio folgado).
 
Valeu
Voltar ao Topo
rafael.faria Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2011
Lavras MG
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael.faria Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2011 as 22:22
Mas pra quem tem pedais normais com garras nem da para utilizar no ciclotur, quando eu usava antes do pedal plataforma eu ralei muito a canela!
Voltar ao Topo
josecuervo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2010
Porto Alegre/RS
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josecuervo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2011 as 01:32
Originalmente postado por luciano ramos luciano ramos escreveu:

Mantendo o assunto:
 
Eu estava dando uma olhada nas Sapatilhas Shimano, assim como o pessoal postou aí em cima, e percebí que a numeração Shimano é menor do que as das outras Sapatilhas e tbm de outros tenis, como os Nike.
 
Isso confere? 
 
Pelos Size Chart, as Shimano são quase um número (BR) menor do que as demais marcas. Quem tem uma Shimano tem que comprar um número maior ou isso é lenda?
 
SIDI
Uploaded with ImageShack.us
 
Shimano
Uploaded with ImageShack.us
 
Answer e Adidas
Uploaded with ImageShack.us
 
Nike
Uploaded with ImageShack.us
 


No meu caso é lenda. Calço 40BR e uso a Shimano MT32L 42EU, exatamente o tamanho que as tabelas de conversão aconselham.

Para facilitar: a Sidi tem uma régua em .pdf para download. Já usei e não teve erro.
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2011 as 15:56
Sobre numeração de sapatilhas, eu calço 39 e na numeração da Shimano (já convertida pra BR) também é 39.  Dentro dela é marcado um 41, que não sei de qual região é.  É uma FN-51.
Voltar ao Topo
josecuervo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2010
Porto Alegre/RS
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josecuervo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2011 as 15:58
Originalmente postado por Kid Falcon Kid Falcon escreveu:

Sobre numeração de sapatilhas, eu calço 39 e na numeração da Shimano (já convertida pra BR) também é 39.  Dentro dela é marcado um 41, que não sei de qual região é.  É uma FN-51.


Não tem umas letras junto a esse 41?

Abraços
Voltar ao Topo
crmendesme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Abr 2009
serra -es
Offline
Mensagens:957
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crmendesme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2011 as 10:20
bom dia a todos os amigos,
nao sei se seria o seu caso, mais fiquei quase 10 anos sem pedalar, voltando em meiados de 2010. comprei um pedal plataforma/clipes pra facilitar a ida a padaria risos, mais nas trilhas comecei a sentir muita dormencia nos pes e dor no joelho, acertei os tacos e nada de parar as dores e dormencias. foi quando resolvi voltar o pedal pedal antigo (somente clipes) as dores e dormencias desapareceram.
quanto a questao das sapatilhas eu levei muito tempo para encontrar a sapatilha perfeita com meu pe, mais deve esperimentar varias e nem sempre a que ficara melhor no pe sera a mais bonita, mais o que e beleza perto d o conforto.
A vida é assim.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2011 as 13:22
Sapatilhas "macias" tipo tênis caso estejam mal ajustadas, podem causar dores e lesões no ciclista, pois o solado macio "trabalha" durante a pedalada forçando determinados músculos e ligamentos; o que não ocorre com a sapatilha de solado rídigo.
 
Em minha modesta opinião as melhores sapatilhas tem o solado rídido para favorecer a pedalada com melhor aproveitamento de energia, e cravos de borracha para permitir a caminhada quando necessário.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
ToneBocaiuva Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mai 2010
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ToneBocaiuva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2011 as 13:45
Originalmente postado por rafael.faria rafael.faria escreveu:

Mas pra quem tem pedais normais com garras nem da para utilizar no ciclotur, quando eu usava antes do pedal plataforma eu ralei muito a canela!
 
E além de ralar a canela corta o solado do tênis... $Cry$
Voltar ao Topo
viniciusestim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2009
Cachoeirinha RS
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusestim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2011 as 02:37
Ola a todos

Sempre me interessei pelo uso das sapatilhas, mas nunca achei uma que entrasse no meu pé tamanho 45BR até que indo levar minha bike para a revisão encontrei um par de sapatilhas six six one do tamanho do meu pé e as adquiri juntamente com um clip da shimano que eu nao lembro o modelo.
O batismo de fogo da dita sera na proxima sexta quando sairei de Porto Alegre rumo a Capão da Canoa no litoral norte do RS...
No retorno direi qual foi o meu sentimento quanto ao uso da sapatilha

http://www.sixsixone.com/Catalog_661Bike.aspx?id=6cc6617f-a87d-43d8-9163-16e7b8134d7b&product=c661e839-bd74-4d2e-b3af-73135f1bae7f
Voltar ao Topo
viniciusestim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2009
Cachoeirinha RS
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusestim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2011 as 01:46
OLa a todos, demorei mas vou postar minha impressão sobre a sapatilha q adquiri e deixar registrado um protesto...

A sapatilha é bem leve e muito bem refrigerada, ela possui na parte frontal uma tela que deixa o ar entrar ela frente da sapatilha e refrigerar os pés, achei isso muito confortavel, o unico contra que encontrei é que como trata se de uma sapatilha de DH ela possui cravos iguais a de chuteiras e isso é ruim de caminhar no asfalto, mas como sapatilha é pra pedalar e como foi a unica que encontrei no tamanho do meu pé tudo bem...
No inicio foi um pouco estranho pois quando eu cansava o pe, mudava a posição dele no pedal e seguia em frente e no inicio os pés ficavam um pouco dormentes, mas em compensação nao cansei e no final aprovei o uso da sapatilha.

O meu protesto é referente aos motoristas que acham que so pq estamos numa bicicleta, somos motivos de chacota ou de brincadeiras de mau gosto. Isso deve se ao fato de que nesse mesmo dia de teste da sapatilha, tive meu percuso reduzido em 50 kms devido ao fato de um caminhoneiro jogar a caçamba do veiculo dele para cima de mim, isso num trecho de subida e linha reta da BR-290 vulgo Free Way para os gaúchos, quando eu vejo aquela caçamba se jogando pro meu lado eu desclipo da bike e dou um salto por cima do guard rail, minha canela bateu contra o guard rail e cortou um pouco a pele criando um hematoma. Agora eu to legal e ja sai a pedalar novamente.

Nessa brincadeira perdi o meu ciclocomputador com mais de 3000kms de pedaladas e ganhei uns arranhoes no quadro da bike.

Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2011 as 01:49

Pedalar na Free-Way em época de verão na sexta-feira é muito ruim. Tivestes muita sorte...

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
MANUELCRD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Dez 2010
Niteroi
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MANUELCRD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 23:02
Po doido desde quando comecei a andar de bike nunca deixei de usar e achop que não consigo usar uma bike p fazer um atrilha ou ate mesmo um longa sem ter um taquinho e um pedal clipe. . . 
Voltar ao Topo
rodpaiva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2012
Pará de Minas
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodpaiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2012 as 23:16
Qual a vantagem de usar sapatilhas de cano...?
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2012 as 01:51
Originalmente postado por rodpaiva rodpaiva escreveu:

Qual a vantagem de usar sapatilhas de cano...?
Proteger a ponta da fíbula e da tíbia (aquelas pontas de osso bem salientes nas laterais da junção da perna com o pé).

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
leojoy Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Ago 2012
Campo Grande
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leojoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2012 as 19:54
Moçada estou com uma dúvida...
com a sapatilha vc consegue por exemplo fazer aquele pêndulo quando se esta em pé ou quando vc for das esse gás em pé a bike vai ter que ficar sempre reta???
Voltar ao Topo
blakc2011 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2012
ES
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar blakc2011 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2012 as 11:19
Originalmente postado por luciano ramos luciano ramos escreveu:

Sempre fui defensor ferrenho do uso de sapatilhas. Maior rendimento, pedalada mais redonda e menor desgaste nas grandes distâncias.
 
Porém venho enfrentando grandes dificuldades em relação ao conforto. Tenho 3 sapatilhas, uma Exxus, tipo tennis, que é a mais confortável das 3, mas é muito quente e bem ruim de andar à pé com ela. Tenho uma Scott Comp, que é muito rígida e impossível de andar à pé com ela, e me machuca o dedão do pé e uma nova, que a minha cunhada trouxe dos USA, uma Answer, que curiosamente tem o maior numero das 3, porém aperta o meu dedão do pé, como se fosse o numero errado.
 
Todas as sapatilhas são confortáveis para 1 dia de pedalada. Todas as vezes que eu viajei e tive que usar a sapatilha no dia seguinte foi um martírio o dia inteiro. Doi a planta do pé, os dedos, e as vezes sinto que o meu pé está até um pouco dormente. Conforme o sol vai aumentando, a dor aumenta na mesma proporção.
 
Empolgado pelo post do Waldson, onde o mesmo ressalta as qualidades de pedalar de sandálias, resolvi, na tarde de hoje, sair para um pedal, pequeno, cerca de 15km, aproveitando uma pausa na chuva. Aproveitei para sair de tenis comum, sendo que eu uso pedal clip, porém de plataforma, que possibilita o uso normal de tenis.
 
E olha, eu tive uma surpresa: Como é confortável pedalar de tennis... Poxa, a pedalada não é tão redonda, as vezes escapa o pedal, mas só de ter a confiança de poder ter os pés livres para andar na cidade me deu forças para continuar dessa forma.
 
Agora, a pergunta aos cicloturistas de plantão: Pedal clip é ou não é obrigatório para um bom rendimento no pedal????
 
Abraços
Voltar ao Topo
blakc2011 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2012
ES
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar blakc2011 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2012 as 11:24
pratico mtb a +ou- 5 anos e a 1 começei a usar as sapatilhas e não pedalo sem mais pois com eles senti mais controle na bike e melhor desempenho nas pedaladas em especial subidas mais só as uso para pedalar no dia a dia uso sandálias ou ténis comum  pois meu pedal tem a plataforma de plástico. 
Voltar ao Topo
giuliano76 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Out 2010
Pelotas - RS
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giuliano76 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2012 as 14:33
Eu sempre pedalo de sapatilha, uso uma specialized de MTB tanto pedalando na MTD ou na Road uso essa sapatilha.
Porém em cicloturismo eu acho dispensável pq a moral da viagem de bicicleta é estar em maior contato com os lugares isso implica descer da bike, dar uma cmainhadinha e tudo mais.
Pelo lado de eficiência na pedalada acho dispensável pq ninguém faz "contrarelógio" num ciclotour então o tanto que se ganharia de eficiência acho desprezível nesse tipo de pedalada.
Se for pela segurança ao pedalar, prevenir uma pedalada errada, essas coisas até acho válido, nesse caso tb nada impede do cara carregar aqueles tênis ou chinelo havaiana na mochila pros momentos de curtição fora da bike!!

O que mais vale é o conforto do pedalante, ou seja, se de sapatilha no segundo dia fica desconfortável não tem pq usar não é!!!!
 
Giuliano MO
MTBs: Caloi 29 Alivio 24v e VZAN Spix 650B deore 30v.
Urbanas: Aluminum sport 1994, Dahon Eco C7 e Dahon Vitesse D5.
Só no pedal!!!
Voltar ao Topo
nikysony Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nikysony Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 00:12
http://img713.imageshack.us/img713/1713/bikeabsolute4.jpg

Pessoal, peguei essa bike da foto. O antigo dono usava pedal de sapatilha e isso me preocupa. Sou completamente iniciante, a ultima vez que pedalei foi uma caloi 20 e eu tinha 13 anos hehehe.

Começar a andar tendo os pés "presos" me preocupa muito. Não sei nao, acho que nao vai dar certo. Usei um tenis pra testar e o pedal é bem pequeno, nao dá firmeza. Estou pensando em trocar os pedais por um modelo convencional pra pedalar de tenis comum.

- Alguem indica um modelo de bom custo x beneficio, pois estou "falido" rsrs.

- Ou vale a pena esperar e investir mais num modelo misto? tipo de um lado plataforma comum e outro lado pra clip até porque já tenho uma sapatilha shimano com taquinho.


Voltar ao Topo
giuliano76 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Out 2010
Pelotas - RS
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giuliano76 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 10:24
Originalmente postado por nikysony nikysony escreveu:

http://img713.imageshack.us/img713/1713/bikeabsolute4.jpg

Pessoal, peguei essa bike da foto. O antigo dono usava pedal de sapatilha e isso me preocupa. Sou completamente iniciante, a ultima vez que pedalei foi uma caloi 20 e eu tinha 13 anos hehehe.

Começar a andar tendo os pés "presos" me preocupa muito. Não sei nao, acho que nao vai dar certo. Usei um tenis pra testar e o pedal é bem pequeno, nao dá firmeza. Estou pensando em trocar os pedais por um modelo convencional pra pedalar de tenis comum.

- Alguem indica um modelo de bom custo x beneficio, pois estou "falido" rsrs.

- Ou vale a pena esperar e investir mais num modelo misto? tipo de um lado plataforma comum e outro lado pra clip até porque já tenho uma sapatilha shimano com taquinho.




Esses pedais da tua bike são pra sapatilha road,  eu fosse você compraria um parzinho de pedal de alumínio coisa de R$20,00 e ia curtir a bike, guardava esses pedais se forem compatíveis com tuas sapatilhas, daí no futuro tu usa!!
Simples assim!!

Giuliano MO
MTBs: Caloi 29 Alivio 24v e VZAN Spix 650B deore 30v.
Urbanas: Aluminum sport 1994, Dahon Eco C7 e Dahon Vitesse D5.
Só no pedal!!!
Voltar ao Topo
nikysony Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nikysony Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 10:48
Originalmente postado por giuliano76 giuliano76 escreveu:

Originalmente postado por nikysony nikysony escreveu:

http://img713.imageshack.us/img713/1713/bikeabsolute4.jpg

Pessoal, peguei essa bike da foto. O antigo dono usava pedal de sapatilha e isso me preocupa. Sou completamente iniciante, a ultima vez que pedalei foi uma caloi 20 e eu tinha 13 anos hehehe.

Começar a andar tendo os pés "presos" me preocupa muito. Não sei nao, acho que nao vai dar certo. Usei um tenis pra testar e o pedal é bem pequeno, nao dá firmeza. Estou pensando em trocar os pedais por um modelo convencional pra pedalar de tenis comum.

- Alguem indica um modelo de bom custo x beneficio, pois estou "falido" rsrs.

- Ou vale a pena esperar e investir mais num modelo misto? tipo de um lado plataforma comum e outro lado pra clip até porque já tenho uma sapatilha shimano com taquinho.




Esses pedais da tua bike são pra sapatilha road,  eu fosse você compraria um parzinho de pedal de alumínio coisa de R$20,00 e ia curtir a bike, guardava esses pedais se forem compatíveis com tuas sapatilhas, daí no futuro tu usa!!
Simples assim!!



Valeu Giuliano.

Dei uma olhada nos pedais e é look classic, procurei na internet e achei, é esse aqui:

http://www.bicicletaspeed.com.br/bicicletaspeed/pedal-look-keo-classic_298.html

Acho que vou fazer o que vc sugeriu mesmo. Futuramente, mais "treinado" eu experimento usar esse pedal com clip.

Valeu
Voltar ao Topo
giuliano76 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Out 2010
Pelotas - RS
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giuliano76 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 10:51
Isso ae, negócio é pedalar!!
Eu uso sapatilha pq fui testar, acabei gostando e me acostumando, mas na dobrável e na MTB urbana eu uso o pedalzinho normal e show de bola!!

Giuliano MO
MTBs: Caloi 29 Alivio 24v e VZAN Spix 650B deore 30v.
Urbanas: Aluminum sport 1994, Dahon Eco C7 e Dahon Vitesse D5.
Só no pedal!!!
Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 11:19
Vi muitos falarem de dores na sola do pé por ser rígida a sola da sapatilha.

Essa semana descobri que uma lesão que eu tive nos joelhos tinha relação com os calçados que eu usava para pedalar.

Há algum tempo eu utilizava os pedais flat (plataforma) com qualquer calçados (geralmente all star) por conta do formato do meu pé (pronador) e do calçado incorreto causei uma lesão nos joelhos. O ortopedista me perguntou se eu praticava esportes de impacto (futebol basquete etc.) mas não, apenas ciclismo mesmo.

Hoje em dia uso sapatilha e clip e ainda tenho dores.

Minha esposa precisava de uma palmilha especial para o pé dela e resolvi falar com a doutora sobre meu esporte e fiz uma consulta por tabela, ela identificou o problema e preciso usar uma palmilha especial para ciclismo, tudo isso inicialmente parecia uma bela jogada para eu gastar minha grana em uma palmilha, mas ela por fatos e demonstrações me provou que era realmente verdade. Ao pedalar meu joelho dava uma 'dançada',fato que provocou (e continuava provocando) a lesão. Sem falar que isso provoca um problema em meus músculos e ao medir minha perna alguns músculos da perna direita eram mais finos que da esquerda.

Pedi então a palmilha, dentro de umas duas semanas vou estar usando ela e poderei dar um retorno se vale a pena ou não, até porque não é barata, mas para resolver meu problema nos joelhos vale o custo.

Fica a dica para alguns que tiverem problemas parecidos, se eu soubesse disso antes teria evitado alguns problemas  (dores).
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
ACEsteves Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Nov 2012
Minas Gerais
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ACEsteves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 18:12
Olá, Luciano.

Uma dica que já me salvou por duas vezes em viagens, quando tive problemas de o solado da sapatilha simplesmente "abrir" e soltar todo, ficando preso ao calçado somente pelo pino traseiro, é levar tiras de de câmara de ar 700 sobressalentes na mala. Amarrei a sapatilha aberta com as tiras e continuei viagem tranqüilo.
Hoje em dia, sempre levo um tênis de perfil fino e leve amarradinho no topo da mala traseira ou dianteira, só para o caso.
Acho que seu caso seria bem resolvido se você antentasse melhor para o tamanho de sapatilha que compra, e se for receber uma de presente, dê preferência as marcas que você já tem e sabe a forma certa pra você, pois cada empresa tem uma forma diferente, infelizmente.
No mais, pedalar de tênis pode até ser gostoso, mas... na hora de encarar uma subida longa, uma sapatilha ajuda horrores.

Grande abraço.

PS: Um pedal duplo (spd/tênis) também é recomendável.
Voltar ao Topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alcaide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2012 as 01:29
Levei um certo tempo para me adaptar ao clip, mas hoje pedalar sem ele é como se estivese solto na bike, o que me traz uma certa insegurança. Nas minhas cicloviagens uso clip o tempo todo e uma dica é nos trechos mais cascudos, como longas subidas, pedalar somente com um pedal preso. No meu caso eu deixo o pé direito preso e fico com o esquerdo solto, facilitando a manobra de parar numa emergência e descer da bike.
Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar ao Topo
giuliano76 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Out 2010
Pelotas - RS
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giuliano76 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2012 as 08:16
Originalmente postado por Alcaide Alcaide escreveu:

Levei um certo tempo para me adaptar ao clip, mas hoje pedalar sem ele é como se estivese solto na bike, o que me traz uma certa insegurança. Nas minhas cicloviagens uso clip o tempo todo e uma dica é nos trechos mais cascudos, como longas subidas, pedalar somente com um pedal preso. No meu caso eu deixo o pé direito preso e fico com o esquerdo solto, facilitando a manobra de parar numa emergência e descer da bike.


Taí uma coisa que eu não consigo hehehe aqui no pátio de casa mesmo entrando fiquei com rpeguiça de clipar o lado q tinha desclipado qdo parei e o pé escorregou quase fui ao chão!!!
depois que o cara acostuma desclipar se torna automático no caso de uma necessidade rápida!!
Giuliano MO
MTBs: Caloi 29 Alivio 24v e VZAN Spix 650B deore 30v.
Urbanas: Aluminum sport 1994, Dahon Eco C7 e Dahon Vitesse D5.
Só no pedal!!!
Voltar ao Topo
jcleal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Formiga/MG
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcleal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2013 as 17:35
Uso sapatilha em todos os pedais que faco. Acho indispensável!
Mas acho que a sapatilha não foi feita para se caminhar com ela. Sempre levo um tênis, um chinelo para qdo for caminhar. A sapatilha é so para o pedal
Voltar ao Topo
heliano_cb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2013
Brasil
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar heliano_cb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2013 as 18:35
Vale e muito.
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2013 as 03:36
Uns sapatênis (mistura de sapatilha com tênis, ou mais claramente, tênis com solado duro e taquinhos clipless) bons são os da marca Pearl Izumi e Northwave. São rígidos o bastante para otimizar a pedalada, mas possuem uma entresola bem gorda e macia que deixam o caminhar bastante confortável.


Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 11 Abr 2013 as 05:27
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2013 as 23:43
A Shimano tem uma linha de sapatilhas assim também agora.. linha Click'r

O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Tiagob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2013
Niteroi
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiagob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2013 as 21:43
Qual a marca e modelo desse pedal?
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X