Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Estalos quando pedala, o que pode ser?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Estalos quando pedala, o que pode ser?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Estalos quando pedala, o que pode ser?
    Postado: 29 Nov 2010 as 12:29
Pessoal, minha bike começou a fazer uns estalos quando pedala. É uma Sundown Team 5000.
Em velocidade e sem pedalar ela não faz barulho algum, só faz o "tlec tlec" quando coloco carga nos pedais pra pedalar.

A bike está com +- uns 500km apenas e até agora não passou por nenhuma revisão geral com lubrificação. Cabos e relação eu sempre lubrifiquei certinho, só não recebeu ainda lubrificação nos cubos, movimento central e caixa de direção.

Ouvi falar que pode ser problema nos pedais ou no movimento central. Os pedais são Shimano M-520 e o movimento central eu não sei qual é já que não há especificações dele no site da Sundown http://www.sundownnet.com.br/site/bikes/www/default2.asp?a=bikes&sa=top_especificacoes_team5000

E aí pessoal, o que pode ser? Se for movimento central só a lubrificação e reaperto resolvem?
Voltar ao Topo
mflavio Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 06 Dez 2008
campinas
Offline
Mensagens:580
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mflavio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 12:37
Cara pode ser varias coisas 

Quando Você Pedala em pé também faz o Barulho? Se não fizer pode ser o canote do Selim

o mais indicado e ir testando por partes ate achar o local correto do Estalo 

Voltar ao Topo
Tilp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2010
Joinville - SC
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tilp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 12:37
Bom dia! Amigo, isso pode ser desde o parafuso do pedivela solto até um problema no central.
Inicie pelo simples, verifique os aperto dos pedivelas, e pedais, depois verifique se os pedais não estão com algum tipo de folga se tudo isto estiver ok, verifique o central.

OBS. Os estalos acontece quando você pedala sentado ou de pé?
Pode ser os apertos de canote/Selim.
Valeu!
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 12:48
Eu sofri com estalos intermitentes e checando aparentava estar tudo no seu devido lugar. O problema era o canote que havia entrado areia não faço ideia como (aliás até faço, andar na chuva) e dava uns estalidos que ora parecia vir do central ora do câmbio, mas na verdade era 'reflexo' do real problema: areia no seat tube.
Experimente pedalar em pé para ver se pára ou ficar sentado e tirar os pés dos pedais e dar uma balançada no corpo para ver se faz barulho. Assim vc descarta de ser selim. O fato da sua bike ter apenas 500 km não quer dizer nada, pois a areia no seat tube na minha entrou num pedal de menos de 40 km que chovia muito e passei em lugares com areia.
Sem querer agourar, pode ser uma trinca no quadro, especialmente nas soldas.


Editado por Mr.Sergius - 29 Nov 2010 as 12:48
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 12:49
Pessoal, fiz alguns testes agora pouco:
Sentei no banco e parado fiz força para baixo pra ver se fazia algum estalo no selim ou no canote, mas não fez nada.
Verifiquei manualmente os pedais pra ver se há algum jogo e parecem estar bem firmes.
Pedalei sentado e de pé e inclusive de pé, sem estar sentado no banco, os pedalos aparecem da mesma forma.
No tópico pros donos de Sundown, há um outro proprietário que está com o mesmo problema de barulho quando pedala. Só que a bike dele é uma Sundown Team 3000 que tem quadro e componentes diferentes da Team 5000. Mas como não há especificações de qual é o movimento central usado nas bikes, acredito que usaram o mesmo em todos os modelos. Será?
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 12:55
Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Sem querer agourar, pode ser uma trinca no quadro, especialmente nas soldas.


Cara, nem brinque com isso. O quadro é excelente, com liga 7005 e nem tive queda ou grandes saltos pra que uma trinca possa ter aparecido. A Sundown ainda tem site e tudo, mas não sei se alguém conseguiu alguma bike deles ultimamente. Se a Sundown bikes foi pro pau mesmo, eu to ferrado com este quadro. Cry

Vamos tentar procurar problema em outro lugar né LOL

Mas como já relatei acima, pedalei de pé sem sentar no banco e os estalos apareceram. Coloquei a bike em movimento, mas sem pedalar, e fiquei "pulando" no selim e não apareceu nenhum barulho.
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 12:55
Descartada a hipótese do canote, pode ser areia no central ou trinca no quadro.Observe as soldas em torno do movimento e a própria caixa. Retire o movimento central e limpe tudo, lubrifique bem.


Editado por Mr.Sergius - 29 Nov 2010 as 12:57
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 13:30
Confirmou se o barulho vem realmente do movimento central? É um tlec por giro do pedivela? Dois? Um sim um não? Tentou andar sem as mãos no guidão pra ver se o barulho continua? O barulho aparece imediatamente ou depois de algum tempo pedalando?

Talvez com informações mais detalhadas o pessoal possa te ajudar mais...


Agora, espero que vc tenha "cavalgado" no selim em um lugar escondido, é comprometedorLOL
Voltar ao Topo
serrasclimb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2009
Vilhena - RO
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar serrasclimb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 14:00
Estava com um problema bem parecido, estalos ao pedalar e fui verificando e eliminando as possibilidades de problemas até perceber que os estalos vinham quando eu pedalava no giro do lado direito do pedivela.
Desmontei os pedais (M520) do pedivela e lubrifiquei a rosca que fixa o pedal ao pedivela, montei tudo e testei e os estalos desapareceram.
Portanto os estalos eram entre a rosca do pedal em contato com a rosca do pedivela e quando se fazia o esforço para pedalar vinham os estalos.
Experimente desmontar e lubrificar e faça um teste e diga aí se resolveu o problema...

Tenho uma duvida em relação a manutenção dos pedais M520 e se alguém puder passar umas dicas de como fazer manutenção nos mesmos, eu normalmente só limpo e lubrifico as molas e as partes móveis onde os tacos se encaixam, mas minha duvida é em relação a lubrificação do eixo principal do pedal, se há a necessidade de se desmontar e engraxar e de quanto em quanto tempo isso é necessário...

Abraços!!!
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 14:23
eu procurei estalos por meses até descobrir de onde vinha.
Veja se se aplica a você:
O eixo da pedivela (hollotech II), onde é preso às coroas, faz um click que reverbera no quadro de alumínio que parece que vai quebrar tudo.
Soluçao - coloque apedivela / coroas numa mesa, de maneira que o eixo fique vertical - pra cima.
Coloque óleo lubrificante na base desse tubo (depois de limpo, claro) e deixe-o penetrar na cavidade onde ele é engastado.
Parece mágica, o barulho vai sumir por uns meses.
 
sucesso aí
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 14:26
Pessoal, fiz mais um teste e acabei provocando um problema, hehe. Estava clipado nos pedais pedalando num quintal apertado e numa curva fechada não consegui fazer, não deu tempo de desclipar e acabei apoiando a bike num pilar. Resultado? O apoio foi bem sobre o fio do ciclocomputador, que cortou. Já tenho um serviço de solda pra fazer à noite.

Mas vamos ao problema:
Testei novamente:
- há um barulho no selim sim. Eu seguro no guidão, apoio o peito no selim e solto todo o peso no selim. O canote flexiona e ao voltar sai um estalo. Mas este estalo não apareceu todas as vezes. Removi o canote e coloquei todo meu peso no seat tube, top tube, seat stay e chain stay. Desta forma não fez barulho algum.
- sem o canote e pedalando de pé também há um estalo, então concluo que o estalo com peso sobre o banco é apenas uma coincidência.
- desclipado o barulho só aparece ao fazer força no pedal esquerdo para baixo. O barulho coincide quando o pedivela esquerdo está paralelo ao down tube. Não consegui reproduzir o barulho pedalando apenas com o pedal direito.
-clipado reparei que há dois estados, um quando faz força com o pedal esquerdo para baixo e outro quando traciona o pedal esquerdo pra cima. Pedalando clipado apenas com o pedal direito não consegui reproduzir o barulho. É difícil olhar pra baixo sem dar com a testa na parede num quintal apertado.
- analisei as soldas do quadro e não vi sinais de trincas. Ao colocar meu peso sobre as diferentes partes do quadro o estalo não apareceu.

Resumindo. Me parece que o barulho vem mesmo do movimento central, pedivela ou pedal, e parece que o barulho só aparece quando uso o pedal esquerdo. O barulho sempre coincide com a posição de maior aplicação de força na pedalada, tanto forçando o pedal pra baixo quanto tracionando o pedal para cima. Quando está desclipado só faz o barulho forçando o pedal para baixo já que não há como tracionar o pedal para cima.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 14:45
Originalmente postado por serrasclimb serrasclimb escreveu:


Tenho uma duvida em relação a manutenção dos pedais M520 e se alguém puder passar umas dicas de como fazer manutenção nos mesmos, eu normalmente só limpo e lubrifico as molas e as partes móveis onde os tacos se encaixam, mas minha duvida é em relação a lubrificação do eixo principal do pedal, se há a necessidade de se desmontar e engraxar e de quanto em quanto tempo isso é necessário...


Também tenho esta mesma dúvida, mas acho melhor criar um tópico só pra isso já que esta pergunta ficará escondida neste tópico, só visível pra quem entrar aqui.

Vou pedir pra verificarem os pedais, o duro é que me faltam as ferramentas.
Voltar ao Topo
Marcelo_Perine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2003
Campinas - SP
Offline
Mensagens:3462
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo_Perine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 14:49
A minha ainda faz os estalos   Angry

Reparei é que só faz quando a corrente está muito seca.

Eu uso o Finish Line Teflon e normalmente a corrente já fica seca, depois de pedalar uns 30km começam os estalos...
-------------------------

Marcelo Perine
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 14:52
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

eu procurei estalos por meses até descobrir de onde vinha.
Veja se se aplica a você:
O eixo da pedivela (hollotech II), onde é preso às coroas, faz um click que reverbera no quadro de alumínio que parece que vai quebrar tudo.
Soluçao - coloque apedivela / coroas numa mesa, de maneira que o eixo fique vertical - pra cima.
Coloque óleo lubrificante na base desse tubo (depois de limpo, claro) e deixe-o penetrar na cavidade onde ele é engastado.
Parece mágica, o barulho vai sumir por uns meses.
sucesso aí


Paulo, você está dizendo pra fazer isso desmontando o pedivela e movimento central? O duro é que não tenho ferramentas pra fazer isso.
Mas se o movimento central é blindado/selado, como o óleo irá escorrer lá pra dentro?
Alguém pode me dizer quais ferramentas eu preciso pra remover/abrir pedivela, pedais e movimento central?
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 15:10
Originalmente postado por Marcelo_Perine Marcelo_Perine escreveu:

A minha ainda faz os estalos   Angry
Reparei é que só faz quando a corrente está muito seca.
Eu uso o Finish Line Teflon e normalmente a corrente já fica seca, depois de pedalar uns 30km começam os estalos...


Isto eu descarto já que a corrente, coroas e cassete estão limpinhos e a corrente lubrificada com Rock'n Roll Blue.
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 15:19
xande
esquece minha dica, é somente pra sistema hollowtech.
 
Voltar ao Topo
serrasclimb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2009
Vilhena - RO
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar serrasclimb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 16:44
Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:



Resumindo. Me parece que o barulho vem mesmo do movimento central, pedivela ou pedal, e parece que o barulho só aparece quando uso o pedal esquerdo. O barulho sempre coincide com a posição de maior aplicação de força na pedalada, tanto forçando o pedal pra baixo quanto tracionando o pedal para cima. Quando está desclipado só faz o barulho forçando o pedal para baixo já que não há como tracionar o pedal para cima.


Experimente desmontar os pedais e lubrificar as roscas que fixam os pedais ao pedivela, no meu caso o problema foi resolvido...


Voltar ao Topo
rafafgn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Dez 2009
londrina
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafafgn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 18:20
Originalmente postado por Nve Nve escreveu:

Confirmou se o barulho vem realmente do movimento central? É um tlec por giro do pedivela? Dois? Um sim um não? Tentou andar sem as mãos no guidão pra ver se o barulho continua? O barulho aparece imediatamente ou depois de algum tempo pedalando?

Talvez com informações mais detalhadas o pessoal possa te ajudar mais...


Agora, espero que vc tenha "cavalgado" no selim em um lugar escondido, é comprometedorLOL
Como o barulho aparecer imediatamente ou depois de algum tempo muda alguma coisa no diagnóstico das estraladas? vc (ou alguém) poderia nos explicar melhor por favor?
Valew!!!
Voltar ao Topo
oamit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2010
RJ
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oamit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 18:25
deve ser corrente sim, a minha antes de estourar estalou uns 4 dias, e regula marcha daqui, e meche nisso meche naquilo, de repente, bum, era a corrente.
" Faça do mundo um lugar melhor, para mim e para você"
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 18:50
Originalmente postado por rafafgn rafafgn escreveu:

Como o barulho aparecer imediatamente ou depois de algum tempo muda alguma coisa no diagnóstico das estraladas? vc (ou alguém) poderia nos explicar melhor por favor?
Valew!!!


Eu já tive problema de estralos nos trilhos do selim, depois de aprox. meia hora de pedal o barulho aparecia.


Voltar ao Topo
Amir Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2010
Longe
Offline
Mensagens:1308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amir Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 19:03
Eu passei por um problema parecido, depois de mexer em tudo desde k7 a jogo de centro descobri que o problema era no meu pedal esquerdo XD


Segue no twiiter (a)AmirGehad
Voltar ao Topo
rodrigoliveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2010
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigoliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 19:48
A minha bike estava com uns estalos, então li o tópico ( faz 15 min ) fiz os testes que indicaram e no fim engraxei as roscas onde vão os pedais (M520) e tudo voltou a ser silêncioso.
Voltar ao Topo
VGONCALVESMTBXC Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Set 2010
jundiai
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VGONCALVESMTBXC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 20:18

o estalo pode ser resultado da torção do quadro na região do movimento central quando se aplica a força da pedalada. isso não significa que irá aparecer uma trinca aparente ou algo do tipo. podem haver microfissuras e/ou até mesmo os encostos dos tubos que podem ter alguma falha na solda(imperceptível a visão humana), ou realmente sujeira nas roscas do movimento central

Já tive problemas com estalos em três lugares:
Pedivela-sujeira
Canote -sujeira
Parte frontal do quadro, próximo a caixa de direção-desmontei tudo limpei e montei com graxa, não resolveu, troquei a cx de direção e montei até outro garfo para testar, não resolveu, ou seja, é o que disse acima- não tem o que fazer.
vgg xc
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 22:28
Passei por um problema parecido. O Luciano Ramos e o Mauricio Kamal, foristas que pedalaram comigo devem lembrar que eu sofria com aquele barulho chato. Estalos e mais estalos. Cheguei a postar o problema aqui, na época.
O mecânico e eu descartamos a hipótese de ser o mov. central porque era novo, selado e Shimano.

Mas... um dia, depois de sofrer durante meses, resolvi por um mov. cental novo. Sabem o que aconteceu? Barulho nunca mais!!! Big smile
Interessante que colocamos um mov. central da mesma marca e modelo. Confused
Isso já faz mais de um ano e nunca mais o barulho voltou (Graças a Deus!!!).

O duro é que o estalo ressoa pelo quadro todo, sendo difícil identificar com precisão a sua real origem. Confused

Pelos testes que você já fez, tal qual o meu problema, acho está sobrando o mov. central.

Abs.

Waldson


Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 23:25
+1 que é o pedal:

- Tira os taquinhos da sapatilha, limpa tudo, coloca um pouco de graxa nos parafusos e prende novamente.

- Limpa bem o pedal e lubrifica  as molas de pressão do mesmo com um pouco de oleo.

Se o barulho continuar, aperta bem o parafuso de regulagem de pressão do pedal até ficar bem difícil de desclipar e faz mais um teste.


Voltar ao Topo
typex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2010
Porto Ferreira
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar typex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2010 as 17:19

Verifique, limpe, e lubrifique, rolamentos, corrente

Voltar ao Topo
Rogerinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Out 2003
 
Offline
Mensagens:4785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rogerinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2010 as 12:36

Pede pro seu mecânico dar uma reengraxada na rosca do movimento central.

Voltar ao Topo
Ivan Santin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2007
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:663
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ivan Santin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2010 as 15:35
Amigo passei pelo mesmo problema que o teu, no meu caso era movimento central, aporveitei que como estava na km da revisão mandei lá e resolveram apra min, mais não precisou torcar nada.
abraços
Ivan Santin
Trek 4300(2008)
Piracicaba-SP
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2010 as 07:48
Há cerca de um ano houve um tópico igual a este. O sujeito estava desesperado com o tec-tec-tec na bike. Virou-a do avesso e nada...
 
Eu, na qualidade de mecânico charlatão e picareta LOL, perguntei se ele não havia lavado a bike recentemente...A resposta foi afirmativa. Big smile Então sugeri lubrificar o canote do selim e o engate do selim (alguns chamam de castanha).
 
Problema resolvido. Thumbs Up
 
As vezes também esse barulhinho chato ocorre logo após uma lavagem caprichada da corrente com um solvente muito forte. A corrente fica bem limpa e seca,  pois o óleo lubrificante demora uns 10~15 km para espalhar-se completamente. Até que isto ocorra, o sintoma é exatamente o descrito pelo colega: um tec-tec-tec exatamente quando é forçado um dos pedais da bike.
 
Boa sorte!
 
Ass: Dr. Marcos  Big smile
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dudu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dudu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2010 as 09:13
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Há cerca de um ano houve um tópico igual a este. O sujeito estava desesperado com o tec-tec-tec na bike. Virou-a do avesso e nada...
 
Eu, na qualidade de mecânico charlatão e picareta LOL, perguntei se ele não havia lavado a bike recentemente...A resposta foi afirmativa. Big smile Então sugeri lubrificar o canote do selim e o engate do selim (alguns chamam de castanha).
 
Problema resolvido. Thumbs Up
 
As vezes também esse barulhinho chato ocorre logo após uma lavagem caprichada da corrente com um solvente muito forte. A corrente fica bem limpa e seca,  pois o óleo lubrificante demora uns 10~15 km para espalhar-se completamente. Até que isto ocorra, o sintoma é exatamente o descrito pelo colega: um tec-tec-tec exatamente quando é forçado um dos pedais da bike.
 
Boa sorte!
 
Ass: Dr. Marcos  Big smile


Na minha bike da uns estalos assim as vezes, mas já sei o que é tiro a abraçadeira do canote e dou uma boa limpada nela e deu, silencio total de novo! E outra bom saber que temos um cara com Doutorado em mecânica charlateixon e picarateixon aqui no fórum! hehehehe!LOL


Editado por dudu666 - 03 Dez 2010 as 09:16
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2010 as 10:24
Originalmente postado por dudu666 dudu666 escreveu:

Na minha bike da uns estalos assim as vezes, mas já sei o que é tiro a abraçadeira do canote e dou uma boa limpada nela e deu, silencio total de novo! E outra bom saber que temos um cara com Doutorado em mecânica charlateixon e picarateixon aqui no fórum!
Então fostes tu que recebestes a consultoria e não pagou???
 
Vou cobrar os honorários na minha próxima ida a Santa Cruz do Sul...
 
Vê se ajeita o tal canote antes de colocar o Brooks...
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2010 as 18:53
De vez em quando aparecia esse tec-tec-tec que os Marcos citou. Eu achava que era o cubo ou algo do tipo. Quando fui tirar o canote pra regular o selim essa semana, vi que o bicho tava "colado" no seat tube. Tirei (depois de dar umas boas marteladas nele), engraxei com graxa branca, e o barulho parou. Thumbs Up
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2010 as 20:02
Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Pessoal, minha bike começou a fazer uns estalos quando pedala. É uma Sundown Team 5000.
Em velocidade e sem pedalar ela não faz barulho algum, só faz o "tlec tlec" quando coloco carga nos pedais pra pedalar.

A bike está com +- uns 500km apenas e até agora não passou por nenhuma revisão geral com lubrificação. Cabos e relação eu sempre lubrifiquei certinho, só não recebeu ainda lubrificação nos cubos, movimento central e caixa de direção.

Ouvi falar que pode ser problema nos pedais ou no movimento central. Os pedais são Shimano M-520 e o movimento central eu não sei qual é já que não há especificações dele no site da Sundown http://www.sundownnet.com.br/site/bikes/www/default2.asp?a=bikes&sa=top_especificacoes_team5000

E aí pessoal, o que pode ser? Se for movimento central só a lubrificação e reaperto resolvem?
 
Cara,se for o movimento central...você vai ter de"morrer uma grana" em outro!
Esse sistema,para o eixo ser mais largo,diminuiu o espaço dos rolamentos,consequentemente a sua vida útil,tanto que na linhas mais tops utilizam outro sistema.
Já ouvi (e li aqui na seção testes dos usuarios)que este tipo de central é mal dimensionado,o problema,no seu caso é que você vai ter de comprar outro a não ser que troque de pedivela.
Esquece esse lance de abrir central da shimano,principalmente os octalink,não fica bom e o custo(dependendo da loja) fica quase o preço de outro,novoDead
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2010 as 23:17
Oktalink raramente estala a não ser quando apresentam problemas de folga ou travagem ao rodar o pedevela.
 
Ou seja é provavel que seja outra coisa.
 
Um teste simples:
 
Lubrifique o canote e depois coloque a mesma braçadeira, se houver variação do ruído antes e depois da lubrificação certamente o canote é culpado.
 
Se teu quadro for de carbono o estalo pode vir de qualquer lugar pois ele é um excelente amplificador acustico.
 
Neste caso pode ser uma junta que esteja com problema no quadro, verifique se não existe trincas no quadro nas áreas de maior esforço.
 
Já ví cubo gerar ruidos que pareciam vir do central em um quadro de carbono. 
 
Dicas:
 
1 - Verifique a braçadeira do canote (KCNC costumam dar este problema pois a braçadeira é fraca)
 
2 - Verifique o pedal.
 
3 - Verifique a caixa de direção.
 
4 - Verifique a lubrificação do canote.
 
5 - Verifique a lubrificação e aperto da rosca do movimento central com o quadro.
 
Boa sorte
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2010 as 17:04
Pessoal, valeu pela ajuda, mas a temporada de chuva forte começou e fiquei sem coragem de meter a bike no barro. Ia mais empurrar a bike que pedalar nela, de tanto que está chovendo.
Assim que pedalar saberei melhor de onde o estalo está vindo e vou mandar pra uma revisão. Quando descobrir a causa, postarei aqui pra vcs.
Voltar ao Topo
Kenpachi Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2010
MG
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kenpachi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2010 as 18:25
cara pode ser um dente torto do pedevela, um elo da corrente amassado,
a minha deu isso na parte de traz, levei ele num mecanico e meu cambio tava empenado, tenta levar a um profissional ,ele vai descobrir!
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2010 as 19:15
Xande , a minha T4000 teve uns estalos e logo que começaram mandei fazer uma revisão na magrela (estava precisando)
Problema resolvido: o mov. central estava com folga, o mecânico detectou e após remontado, devidamente apertado, ficou zero bala


Editado por cirso - 08 Dez 2010 as 19:16
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
hugojammal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2010
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugojammal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2010 as 17:18
cuidado com trincas internas que podem estar se formando no pé do quadro
 
numa dessas ele quebra e vc vai pro chao de uma olhada com cautela
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2010 as 17:44
Outra coisa que pode causar estalos durante o pedal é cubo traseiro (esferas) com eixo empenado. Só não sei se isso foi pelo fato do meu cubo não ser lá essas coisas.

Nesta semana comecei a escutar alguns estalos durante o pedal. Inicialmente pensei que era o pedal, mas troquei por um antigo que tinha aqui e não resolveu. Então mandei desmontar e lubrificar as roscas/encaixes do central e do pedivela pra ver se resolvia o problema, mas não teve jeito. Mais tarde eu resolvi tirar a roda traseira pra dar uma olhada e percebi o eixo empenado. Mandei trocar o eixo (e as esferas que estavam detonadas por com disto) e resolveu o problema.
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2010 as 18:59
a um mês aproximadamente respodi um tópico parecido com este.
e semana passada, novamente resolvi os estalos da minha:
tirei o canote, limpei bem e passei um WD40 - no tubo e no canote...ficou zerado o barulho...
resolvido!


XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X