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Projeto Single Speed - Terminado

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luciano ramos Ver Drop Down
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    Postado: 20 Nov 2010 as 23:43
Buenas Pessoal,

Dei um tempinho nas viagens de bike, devido a correria monstruosa no trabalho e tambem por causa de uma preguiça acentuada para pedais mais longos. Infelizmente tenho aumentado a utilização o meu automóvel para ir ao trabalho e tenho utilizado pouco a minha bike, para deslocamentos diários.

O que me restou é voltar aos treinos noturnos com a bike. Como é de se esperar, não há muito tempo disponível para treinar e tenho que fazer render o treino. Porém a bike commuter, que eu venho utilizando para os treinos, foi não montada para suportar treinos mais fortes, e infelizmente acabou abrindo o bico. Tive que fazer alguns reparos na relação, que acabaram me deixando inseguro quanto à utilização de uma confort bike para treinos de estrada.

Aí veio a "brilhante" idéia: Usar a MTB 69er para os treinos... Nossa, os tão maravilhosos pneus 2.4, que grudam na terra, sinplesmente derretem no asfalto... Apesar da bike ter uma postura mais agressiva do que a commuter e tbm ter uma relação de peças quase profissional, a MTB tambem não foi aprovada nos treinos de pista.

Bom, a idéia começou a me martelar: Comprar ou não uma speed??? Será que eu, MTbiker inveterado, e cicloativista discreto, entraria para o DARK SIDE OF THE CICLYNG??? Eu pedalando de speed??? Nossa, a idéia a principio parecia estranha, mas seria a única forma de treinar de uma forma segura, e com resultados positivos. 

Dei início às pesquisas sobre comprar uma speed, e como não tinha a menor noção de preço desse tipo de bike, tive o primeiro impacto: NOSSA, COMO SÂO CARAS !!! E de cara desisti de comprar uma, mesmo porque estava dificil de achar uma speed que fosse confortável para o meu tamanho. 

Então voltei a estaca zero: Comecei a pensar em desmontar a commuter e montar uma hibrida ou touring, aros 700. Percebí que para o projeto, precisaria trocar, além do meu quadro, o garfo e quase toda a bike. Como nem poderia gastar tanto dinheiro, me veio uma antiga idéia na cabeça, para dar uma "apimentada" nos treinos... Vou montar uma SINGLE SPEED !!!

Sou Fâ incondicional das FIXIES (Bikes single speed, com pinhão fixo, sem freios, estilo as antigas bikes de pista), mas, acho que a minha coordenação motora, alinhada com o meu tamanho GG não se adaptariam facilmente às Fixies. Mas a maioria das Fixies, tem como base um quadro das antigas bikes de estrada, tais como Bianchis, Raleighs e Cinelli. Normalmente esses quadros tem gancheira horizontal, que possibilita o uso de um só pinhão traseiro, sem esticadores, nem câmbio. Fora que a maioria desses quadros antigos são de aço carbono, fortes, flexiveis e confiáveis, mesmo com décadas de uso. E ainda podem se facilmente modificados e soldados, coisa que os quadros de alumínio mais modernos não permitem.

Uma pequena referência do que são as fixas:

Mas onde é que eu vou encontrar um quadro desses e ainda por cima do tamanho próprio para minha altura? Comecei a pesquisar na internet, e os preços solicitados por proprietários desses quadros era absurda e começei a perceber, que a procura por essas relíquias é bem grande. Pensei em mandar fazer um quadro sob encomenda, mas o preço tambem era dos mais convidativos.

Passei então a frequentar as famosas bicicletas de bairro, onde, normalmente colecionadores acham, nos porões dessas antigas oficinas, a base para muitas restaurações. Por um acaso, num golpe de muita sorte, ao visitar um amigo numa bicicletaria, num dia de folga, o mesmo alega que tem uma "bike de corrida" para vender... Mas ele já avisa: "tem que dar uma restaurada viu???"

Quando o mesmo me leva para o porão da oficina, vejo, totalmente original, uma Caloi 10. A bike ficou parada na garagem de um prédio por 10 anos, e foi trazida pelo zelador do prédio para a bike shop naquele dia. A bike estava com os componentes bem deteriorados pelo tempo, mas o quadro, aparentemente não apresenta pontos de corrosão muito acentuados, devido a pintura de qualidade da Caloi. Pedi que desmontasse a bike, para que eu pudesse levar para casa e restaura-la. Perguntei o preço: Pasmem... R$100,00 !!!!!!!!!!!!!!

Close da Antiga Caloi 10 já totalmente depenada... Ano de fabricação: 1983
 
Voltando ao projeto: Como a idéia inicial é uma bike de treino, veloz e leve, nada melhor do adaptar o "old style" ao moderno e confiável, aproveitando assim, peças que eu já tenho em casa, com peças recuperadas da antiga Caloi 10. Umas das peças que eu resolví recuperar, foi o guidão. A peça estava bastante danificada, com muita ferrugem superficial. Os manetes Dia-Compe não serão utilizados, já que eu tenho em casa um par de Tektro sem uso. Utilizando as dicas desse blog abaixo, resolvi fazer meu próprio Bull Horn Handlebar... 
 
 
 
Dica: Como o quadro é 58cm, ele tem o Toptube cerca de 2" mais curto do que o meu quadro de MTB. Sendo assim, optei por usar um adaptador de headset e usar uma mesa convencional de 120mm para compesar o quadro mais curto. Infelizmente as mesinhas standart (quill) são muito curtas e ainda normalmente vem com ângulo negativo... Aja dor nas costas...
  
Outro ponto que eu tive que analisar se vale a pena ou não restaurar: Freios... Pesquisei na net, e os freios mais simples de speed tem o preço variando entre R$100 e  R$150. Por esse preço, o projeto ficaria inviável. Como se os freios que estavam da Caloi são os legendários Dia Compe, resolvi dar uma restaurada neles... Dá-lhe WD-40, muito Bombril, Kaol e muita paciência.

Prontos para a restauração:
Antes:
 
Depois:
 
Por falar em restauração: Para a minha surpresa, o quadro estava completamente amassado, bem no movimento central. Num primeiro momento, pensei que o problema só podia ter acontecido na pintura, porém ao observar as fotos da preparação do quadro, percebí que o movimento central já estava amassado. Porém achei que daria para consertar, e os mecânicos amigos meus, recomendaram não usar o quadro, por ser perigoso. Detalhe do movimento central ovalizado...
 
 
Então meu projeto esfriou totalmente. O quadro já não era exatamente do tamanho que eu imaginava, e ainda com o amassado, realmente fiquei desanimado. Porém, com o auxilio do pessoal da Nobre Bicicletaria (http://www.nobrebicicletaria.com.br/) conseguimos na mesma tarde, um quadro Peugeot, de cromo, 62cm (24") já totalmente preparado para se usar com single speed, já sem a gancheira e todos os bosses de câmbio e freios.
 
Rapidamente peguei o quadro e mandei novamente para a pintura, tomando o cuidado de pedir para que o quadro fosse novamente lixado, pois a pintura ja havia sido removida, a fim de obter uma pintura mais uniforme. Infelizmente estava sem a camera para tirar fotos do quadro sem a pintura. O melhor foi o custo do novo quadro: R$100 (De novo!!!!!!)

Bom, o resultado ficou, na minha opinião, excelente....
 
Detalhe do acabamento do quadro/pintura:
 
Detalhe do cubo Rodan Roller...
 
Conjunto Catraca Dicta Cromada 16T, corrente KMC Ultralite SS e Rodan Roller de rosca.
 
Os freios Dia-Compe recuperados, com novas sapatas Baradine...
 
Guidão herdado da Caloi 10, transformado num autêntico BullHorn, intalado com uma mesa Easton Vice 115mm. Os manetes são Tektro:
 
Duas camadas de fita de Guidão, para ficar mais macio... E o charme dos conduítes de freio estilo "OLD SCHOOL"...
 
Antigo pedivela Sugino 5 pontas, 175mm, herdado de uma Specialized, equipado com uma coroa 42T e pedal clip Weelgo:
 
E não poderia esquecer do correto alinhamento da corrente, utilizando movimento central Shimano 110mm
 
A bike, ficou com um visual bem clean, e devido ao seu quadro de cromo, pesou 11kg cravados. As rodas foram montadas com pneus Kenda 27 x 1 1/4 (medida semelhante na largura à um pneu 26 x 1.25), com aros Vzan C10 polidos.

O quadro e tão grande, que as gigantescas rodas aro 27 (630mm, contra 622 de uma aro 29") ficaram até pequenas no quadro. Porém, pelo contrário que eu imaginava, as rodas rodam levemente, e quase não se sentem as imperfeições do solo. Pelo desenho do garfo, levemente inclinado para frente, não ocorre o fenômeno do toe overlap, o que também dá para notar pela distância da roda dianteira para o Down tube. Ainda não peguei uma estrada com a bike, mas o que já deu para sentir nas voltas pelo quarteirão e que a bike acelera rapidamente e os freios são extremamente seguros, chegando a travar na traseira, se acionados com mais força.
 
A postura da bike ficou um pouco racing, porém muito confortável e o guidão bull horn é uma delícia de se usar, pois deixam a mão numa posição bem ergonomica, até mesmo para acionar os freios. A relação 42x16 é boa para se manter a velocidade no plano, e para subidas pouco inclinadas, porém em ladeiras mais acentuadas, tem que vir embalado para subir.
 
O único equipamento de segurança instalado é o Cateye traseiro. Como essa bike será utilizada para treinos, não vou instalar velocímetro ou farol. Como as rodas não possuem blocagem Quick-Release, estou usando liquido selante nas camaras de ar, a fim de evitar ter que levar camaras sobressalentes e bomba.  

É isso aí... Finalmente uma SS na garagem de Bikes !!!!!
 
 






 
 
 
 
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DrHide Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2010 as 00:26

        Andava sumido do forum Luciano...
        Parabéns pela nova bike, e principalmente por ser monomarcha, benvindo ao clube!!Clap
        Tenho uma c10 monomarcha e utilizei várias soluções iguais as suas. Essas bikes quando transaformadas em mono ficam espetaculares!
        Pelo q lembro os quadros maiores eram 56 e não 58... a decisão de recuperar e usar os freios originais foi a mais inteligente possível, esses freios apesar da idade são exelentes, ainda mais com essas manetes tektro, o conjunto fica 10 ( igual ao meu....LOL), a opção pelo tamanho original do aro tbm foi mto acertada, o 27x1.1/4 é perfeito p uso urbano pois a rolagem é mto leve, o conforto chega a impressionar, adere bem em curvas e freadas e ainda é difícil de furar... alem de ser baratim.... não entendo pq essa medida está sumindo do mercado...., os cubos tbm foram bem escolhidos, são ideais p esse uso, o bullhorn tbm foi uma ótima sacada, ia fazer igual mas não tive coragem de mutilar o pobre guidão... (sendo mto chato, dá uma conferida q um manete tá mais alto q outro...), o pedivela tbm é show... qualquer hora acho um desses p mim.
            Abraço.
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marcos_netto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2010 as 08:41
Parabéns pela reforma da bike Luciano! Eu quase fiz uma fixie neste ano. Mas os meus joelhos já não são mais os mesmos...rs rs rs
 
Boas pedaladas!
Marcos Netto

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"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

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poneis Ver Drop Down


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uma bike dessas se transforma, antes com marcha e seus 15kgs é uma bike pesada, pouco ágil, ruim de subida, mas no modo single speed, vira o capeta! Na minha caloi 10 senti bem a difença entre o antes e depois, no modo roda fixa parece que estou sempre no modo turbo! É uma ótima bike para prender na rua e andar pela cidade, fora que fiquei bem mais rápido nas bikes roda livre que tenho.

Ando na av. paulista, subo augusta, angélica, vou até perdizes descendo a cardoso de almeida voando. Meu joelho ficou até mais fortalecido depois que comecei a andar de roda fixa, antes vira e mexe sentia dor quando forçava muito, agora as dores demoram muito mais para darem as caras.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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robervalpedal Ver Drop Down
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Originalmente postado por luciano ramos luciano ramos escreveu:

(...)
Como as rodas não possuem blocagem Quick-Release, estou usando liquido selante nas camaras de ar, a fim de evitar ter que levar camaras sobressalentes e bomba.  
 


Bela bike, Luciano

só uma sugestão baseado em experiência própria: O selante é bem legal, funciona muito bem,  já me poupou de inúmeros furos, mas não faz milagres. Num rasgo da câmara ou simplesmente num furo maior, podes ficar na mão. Eu levo sempre uma câmare de reserva, mesmo usando selante Joe´s  No-flats.
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Na minha opinião qualquer ciclista deveria pedalar uma singlespeed por algum tempo na vida. Essas bikes cativam pelo visual despojado, o desempenho excepcional e a baixa manutenção.
E qualquer um que rode com uma single por algum tempo vira um touro, pois a exigência da bike é diferente e promove um condicionamento físico excelente.

Sei não heim Luciano, pra mim você vai mudar para o lado negro da força logo logo. Depois que você sente o gosto do desempenho vai querer sempre mais!
PauloR2

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Vodoo,

vc diz single speed ou fixie?
Tenho curiosidade em pegar uma fixie, sempre achei que simplesmente single com roda livre não teria a mesma graça. Errado?
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luciano ramos Ver Drop Down
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Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:


        Andava sumido do forum Luciano...
        Parabéns pela nova bike, e principalmente por ser monomarcha, benvindo ao clube!!Clap
        Tenho uma c10 monomarcha e utilizei várias soluções iguais as suas. Essas bikes quando transaformadas em mono ficam espetaculares!
        Pelo q lembro os quadros maiores eram 56 e não 58... a decisão de recuperar e usar os freios originais foi a mais inteligente possível, esses freios apesar da idade são exelentes, ainda mais com essas manetes tektro, o conjunto fica 10 ( igual ao meu....LOL), a opção pelo tamanho original do aro tbm foi mto acertada, o 27x1.1/4 é perfeito p uso urbano pois a rolagem é mto leve, o conforto chega a impressionar, adere bem em curvas e freadas e ainda é difícil de furar... alem de ser baratim.... não entendo pq essa medida está sumindo do mercado...., os cubos tbm foram bem escolhidos, são ideais p esse uso, o bullhorn tbm foi uma ótima sacada, ia fazer igual mas não tive coragem de mutilar o pobre guidão... (sendo mto chato, dá uma conferida q um manete tá mais alto q outro...), o pedivela tbm é show... qualquer hora acho um desses p mim.
            Abraço.
Fala amigão!
Gosto do nome "monomarcha"... Dá um ar ainda mais retro !!
 
A intenção de usar rodas aro 27 foi tomada quando eu acabei comprando o quadro Peugout. Ele é bem grande e queria que as rodas ficassem proporcionais ao tamanho da bike, coisa que normalmente não acontece com as minhas MTBs... Se fosse o quadro da C10, provavelmente usaria rodas 700, mas depois que descobri que temos aros e pneus muito bons da medida 27, me encantei com elas.
 
A C10 tem até o tamanho 58, só que é muito difícil de achar. Esse quadro meu é 56, e acabei me empolgando na hora da compra, pois teria que usar um canote muito alto e uma mesa muito longa para compensar o quadro pequeno.
 
O Lance do manete... Por incrível que parece foi de propósito. Se for reparar, todas as minhas bikes tem um manete do freio da frente numa posição mais alta, por causa do meus pulsos...
 
Abração!
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luciano ramos Ver Drop Down
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Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Parabéns pela reforma da bike Luciano! Eu quase fiz uma fixie neste ano. Mas os meus joelhos já não são mais os mesmos...rs rs rs
 
Boas pedaladas!
Fala Gaúcho, beleza??
 
Olha, eu ainda não testei "apropriadamente" a bike, mas tenho que me render aos seus conselhos... Aro grande é uma delícia de rodar no asfalto viu???
Fixie??? Olha, não sei não... Acho que tem que ter uma habilidade ciclistica para rodar de fixie que eu tenho certeza que eu não tenho. Apesar de achar elas lindas, prefiro só olhar mesmo...
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luciano ramos Ver Drop Down
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Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

uma bike dessas se transforma, antes com marcha e seus 15kgs é uma bike pesada, pouco ágil, ruim de subida, mas no modo single speed, vira o capeta! Na minha caloi 10 senti bem a difença entre o antes e depois, no modo roda fixa parece que estou sempre no modo turbo! É uma ótima bike para prender na rua e andar pela cidade, fora que fiquei bem mais rápido nas bikes roda livre que tenho.

Ando na av. paulista, subo augusta, angélica, vou até perdizes descendo a cardoso de almeida voando. Meu joelho ficou até mais fortalecido depois que comecei a andar de roda fixa, antes vira e mexe sentia dor quando forçava muito, agora as dores demoram muito mais para darem as caras.
Poneis...
 
Vc foi muito lembrado na bicicletaria que eu montei a bike viu???
Brincadeiras a parte, o Otavio da Nobre Bicicletaria disse que vc só roda de fixa pela cidade inteira!!!! Isso que é ciclista !!
 
Não pretendo rodar com essa bike pela cidade, mas acho que uns rolezinhos noturnos serão bem vindos tbm !!
 
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luciano ramos Ver Drop Down
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Originalmente postado por robervalpedal robervalpedal escreveu:

Bela bike, Luciano
só uma sugestão baseado em experiência própria: O selante é bem legal, funciona muito bem,  já me poupou de inúmeros furos, mas não faz milagres. Num rasgo da câmara ou simplesmente num furo maior, podes ficar na mão. Eu levo sempre uma câmare de reserva, mesmo usando selante Joe´s  No-flats.
Bom, isso vc tem razão... Se for um rasgo, dificilmente o selante segura mesmo...
Mas, eu já providenciei uma camara reserva...
Valeu!
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luciano ramos Ver Drop Down
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Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Na minha opinião qualquer ciclista deveria pedalar uma singlespeed por algum tempo na vida. Essas bikes cativam pelo visual despojado, o desempenho excepcional e a baixa manutenção.
E qualquer um que rode com uma single por algum tempo vira um touro, pois a exigência da bike é diferente e promove um condicionamento físico excelente.

Sei não heim Luciano, pra mim você vai mudar para o lado negro da força logo logo. Depois que você sente o gosto do desempenho vai querer sempre mais!
Olha Voodoo...
Sei não viu... é meu primeiro teste com uma bike de estrada... Sempre achei que as estradeiras não combinavam comigo, por causa do meu tamanho "avantajado", mas, apesar de não ter rodado mais com ela ainda, percebo que para rodar em estrada, não deve ter nada melhor...
 
Sobre a SS: Dei umas voltinhas no quarteirão e já percebí que para pedalar de SS, tem que realmente ter PERNA... Mas alem disso, tem que ter uma boa coordenação pedalada x respiração, para encaixar o giro de uma forma eficiente. Como não sou muito fã de pedalar de pé, acho que vou sofrer um pouco no ínicio, mas depois de um tempo, acredito que a minha performance em qualquer bike vai melhorar, com certeza !
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poneis Ver Drop Down


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Originalmente postado por luciano ramos luciano ramos escreveu:

Poneis...
 
Vc foi muito lembrado na bicicletaria que eu montei a bike viu???
Brincadeiras a parte, o Otavio da Nobre Bicicletaria disse que vc só roda de fixa pela cidade inteira!!!! Isso que é ciclista !!
 
Não pretendo rodar com essa bike pela cidade, mas acho que uns rolezinhos noturnos serão bem vindos tbm !!
 


hahahahahahahahahaha!! já virei praticamente uma lenda por lá, pela fixa e por outras coisas, hehehe!!

no começo, tinha visto uns vídeos de rodas fixas no youtube, achei legal e resolvi montar uma depois de andar em uma bike de um conhecido meu, mas a intenção era só andar pelo bairro, ter uma bike para prender na rua sem medo. No final das contas, fui andando mais longe, mais rápido e agora é a minha bike preferida para sair, a mtb é lenta demais! Descobri que com a marcha certa, só preciso de uma para ser feliz, hehe!
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marcos_netto Ver Drop Down
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Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

  Descobri que com a marcha certa, só preciso de uma para ser feliz, hehe!
Esse é o meu medo. O que vou fazer com as outras depois?...LOL
Marcos Netto

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Rodney Malho Ver Drop Down
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E ai, quando vamos pegar uma estrada para estreiar a magrela ?
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente postado por robervalpedal robervalpedal escreveu:

Vodoo,

vc diz single speed ou fixie?
Tenho curiosidade em pegar uma fixie, sempre achei que simplesmente single com roda livre não teria a mesma graça. Errado?


Tanto faz, existem diferenças mas no geral o resultado é o mesmo. A fixa exige uma adaptação maior, uma coordenação maior. Porém o resultado é melhor.

Eu já rodei tanto com SS como fixa, em períodos diferentes. Pra mim a SS é melhor para deslocamentos urbanos, tenho problemas de coordenação motora LOL e fixa vai bem só no velódromo.

Eu acho que sendo SS ou fixa a diversão é garantida, essa bikes proporcionam uma tocada diferente de bikes multimarchas e a sensação é única.


Editado por Voodoo - 23 Nov 2010 as 15:17
PauloR2

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dagcosta Ver Drop Down


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Eae Luciano!

Põe esses conduites por dentro da fita! Fica bem melhor.... se possivel use uns conduites nokon!

Linda bike!
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Waldson Ver Drop Down
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Belíssima bike, hein parceiro! Wink

Queres mesmo voltar á forma, né? Eu que me cuide nos próximos passeios, pois parece que vou comer poeira á vontade! LOL

Durante esta semana, após ler este teu Post fiquei pensando cá comigo: Na minha adolescência e idade adulta, até quando andei de bike, as bikes eram só monomarchas. Raramente aparecia uma bike com câmbio e quando isso acontecia era a famosa "bicicleta de corrida".
Havia um senhor, meu vizinho já falecido, que me emprestava a "bicicleta de marcha" dele, de vez em quando. Jovem, louco por emoções mais fortes, eu voava baixo naquela bike levíssima!

A minha primeira bicicleta com câmbio foi comprada apenas em 2006, quando voltei a pedalar: Caloi Aspen 18 Marchas! Big smile.

Faço minhas as palavras do Marcos Netto: minhas canelas já não são mais as mesmas! Embarrassed LOL

Grande abraço e ótimos pedais com a nova bike!

Hug

Waldson




Waldson (Antigão cicloturista)
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marcos_netto Ver Drop Down
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Pedivela 175mm + seat tube 56 cm + 35 cm de canote + selim. TCHÊ!!! Qual é o tamanho da perna desse cara? LOL
 
Cada vez que eu olho essa bike me dá uma coceira para transformar a minha M10...
Marcos Netto

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ricardoxem Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2010 as 22:11
ahuauhahu,

Marcos pensei a mesma coisa em transformar a minha C10.... uhahuahu

Mas não vou fazer isso não. Aqui em Campinas tem muitas subidas para transpor. Como vou usar ela para cidade não posso chegar suado nos lugares.

Abração.
Ricardo.
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Cebo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 01:20
Luciano, outro dia tava olhando minha comuter e pensando no que eu podia fazer pra deixar elas mais rápida no trânsito. Ai fiquei pensando em um guidão bullhorn não muito largo. Agora, será que tem como montar esses guidoes com rapid fires na ponta junto com os manetes de freio? 
Já vi gente que montou no meio, mas ai fica ruim porque em nenhuma das posições você tem 100% de controle da bike. Ou freia ou troca marchar.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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Amir Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amir Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 10:36

Luciano esse seu post vai virar quase um tutorial pra mim.

Estou com muita vontade de montar uma monomarcha no estilo da sua, e o seu topico me deu um monte de ideias e informações.
 
Só não sei ainda, onde vou por tantas bikes =x
 
 
E parabéns pela bike, ficou realmente linda.


Segue no twiiter (a)AmirGehad
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fabiotux Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiotux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2010 as 15:31
Grande Catatau!

Beleza Luciano? 

Seguinte: O que você tá achando da relação 42/16T?
Tô querendo usar 39/16T..será que é muito "leve"?

Eu tô pensando em montar uma SS nesse quadro aqui ó:

Pra fazer, preciso comprar um adaptador k7/single-speed 16/18T:

Um Tensionador de Corrente (por conta da gancheira vertical):

E do Guidão Bullhorn (que pode ser improvisado ou comprar um por uns 60 mangos), com a diferença que os manetes que tenho são aqueles Tektro de Triathlon, que comprei por 25 dinheiros numa bicicletaria de bairro:

Será que dá "rock"? hehehe!

Abraço, Mestre!
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Voodoo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2010 as 15:38
Dá sim, Fábio. A minha falecida SS tinha exatamente essa configuração e era uma beleza. A única diferença é que eu usava guidão road com manetes convencionais (de estrada).

Quanto à relação, acho que 42x16 é mais adequada, usei 39x16 por um tempo (aproveitando a coroa menor do pedivela) e faltava pedal mesmo no plano.

PauloR2

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aluizon Ver Drop Down
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Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aluizon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2010 as 11:32
Bela bike Luciano, meus parabens! Clap

Aproveitando o tópico e enchendo o saco de todos...  estou montando uma bike pra andar na cidade (talvez pegue um pedacinho de estrada de chão as vezes, mas muito pouco) e talvez até fazer pequenas viagens pelo asfalto - pretendo colocar bagageiro nela tbm.   Não é uma single speed, é um "fubazão" Smile que estou montando, com quadro de MTB e rodas 26.

Bem, minha dúvida é que comprei cassete 11-32 de 8v e pedivela de 1v com coroa 38T.   Será que essa relação ficará boa ou ficará muito leve?? Seria melhor o pedivela 42T ??       Ah, na minha MTB uso cassete 11-32 e pedivela 22-32-44T.

Se mais alguem tiver alguma opinião agradeço.    Já comprei o pedivela, mas posso comprar outro e vender esse, né (ou trocar apenas a coroa).

Abraços,

Adriano
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danielsp1 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielsp1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2010 as 18:39
ficou dahorinha ateh q....pq nao colocou marcha nela?
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marcoaleite Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2010 as 20:39
Ae Luciano, parabéns!!

Eu lembro quando tinha uma Caloi Cruiser sem marcha, era duro no começo, faltava perna para qualquer subidnha. Mas me ajudou muito no preparo, tanto que até hoje na cidde é muito dificil eu usar marchas leves.
E começa a tomar gosto a pedalar de pé, não vale empurrar a bike hehehhe LOL
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luciano ramos Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luciano ramos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2010 as 16:25
Originalmente postado por fabiotux fabiotux escreveu:

Grande Catatau!

Beleza Luciano? 

Seguinte: O que você tá achando da relação 42/16T?
Tô querendo usar 39/16T..será que é muito "leve"?

Eu tô pensando em montar uma SS nesse quadro aqui ó:
 

Pra fazer, preciso comprar um adaptador k7/single-speed 16/18T:
 

Um Tensionador de Corrente (por conta da gancheira vertical):
 

E do Guidão Bullhorn (que pode ser improvisado ou comprar um por uns 60 mangos), com a diferença que os manetes que tenho são aqueles Tektro de Triathlon, que comprei por 25 dinheiros numa bicicletaria de bairro:
 

Será que dá "rock"? hehehe!

Abraço, Mestre!
 
Fabião,
Desculpa a demora na resposta:
 
Brother, eu conheço seu estilo de pedalada e vc gosta de pedalar em relação pesada. a relacão 42x16 está longe de ser leve, mas vc tira ela de letra. No plano, falta pedal sim, e se tiver vento a favor ainda, piora. Então, se eu tivesse um preparo fisico melhor, optaria por 44x14, mas aí fica meio inviável de pedalar em subidas.
 
39/16, para vc acho que ficaria muito leve. Principalmente vc, que gosta de pedalar em pé. Será que não vale a pena pedalar na 52/16, já que vc vai usar um pedivela de speed desmontado? Ou até mesmo 52/18, já que vai usar o kit SS da Dabomb.
 
Sobre o tensionador, tente usar um da dabomb que tem 1 braço só, com uma roldana única. Por um motivo simples: esse que tem articulação na segunda roldana, em trepidações, deixa a corrente folgada (como se fosse um braço de cambio normal) e a corrente pula da coroa. No tensionador de 1 roldana, vc trava a corrente em uma unica posição, e ela não balança.
 
Estou acompanhando o tópico da Touring, mas não consegui ver a foto do quadro de cromo... vc tem como me mandar no email???
 
abração
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fabiotux Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiotux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2010 as 16:38
Grande Luciano (grande mesmo! hahaha)

Cara...52/18...acho que vai ficar pesadão, hein? Mas vale a pena tentar! Na pior das hipóteses, compro depois um pedivela 42T, já que meu Mov. Central é Ponta Quadrada. Ou ainda, vejo se acho uma coroa 42T pra esse pedivela Tiagra que tenho.

Sobre o tensionador, você teria como me indicar qual o modelo exato, pois eu não manjo patavinas desses negócios de tensionadores...você já é escolado...hehehe! Wink
Pode até ser por e-mail...o contato você já tem...hehehe! Wink

Sobre o tópico da Touring, qual quadro você não conseguiu ver? Eu postei, pela ordem:

Foto da minha Roadie Scott Speedster;
Foto da falecida City Tour;
Foto do quadro Surly Crosscheck;
Foto do quadro Scott SUB 10 2007;
Foto das peças que vão pra Touring.

O quadro do Miyamura está na pintura, acho que pego entre terça/quarta. Daí é montagem e rezar pra ficar pronto até quinta-feira a tarde!

Assim que ficar pronto, faço a parte 2 do Post sobre ela. Tá ficando chique, hein? hehehe!

Valews pela ajuda, Brother!

Bons giros e até mais!


Originalmente postado por luciano ramos luciano ramos escreveu:

 
Fabião,
Desculpa a demora na resposta:
 
Brother, eu conheço seu estilo de pedalada e vc gosta de pedalar em relação pesada. a relacão 42x16 está longe de ser leve, mas vc tira ela de letra. No plano, falta pedal sim, e se tiver vento a favor ainda, piora. Então, se eu tivesse um preparo fisico melhor, optaria por 44x14, mas aí fica meio inviável de pedalar em subidas.
 
39/16, para vc acho que ficaria muito leve. Principalmente vc, que gosta de pedalar em pé. Será que não vale a pena pedalar na 52/16, já que vc vai usar um pedivela de speed desmontado? Ou até mesmo 52/18, já que vai usar o kit SS da Dabomb.
 
Sobre o tensionador, tente usar um da dabomb que tem 1 braço só, com uma roldana única. Por um motivo simples: esse que tem articulação na segunda roldana, em trepidações, deixa a corrente folgada (como se fosse um braço de cambio normal) e a corrente pula da coroa. No tensionador de 1 roldana, vc trava a corrente em uma unica posição, e ela não balança.
 
Estou acompanhando o tópico da Touring, mas não consegui ver a foto do quadro de cromo... vc tem como me mandar no email???
 
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fabiotux Ver Drop Down
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Luciano, o tensionador de corrente de um braço só que você falou acima é esse aqui:


Valews!
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acarrapato Ver Drop Down
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Olha ai a minha...












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Lhess Ver Drop Down

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lhess Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2015 as 19:02
Bela bike, estou voltando a pedalar depois de uns 2 anos. e optei por uma MONOMARCHA. Mas a fiz em um quadro 29ers com garfo rigido e freios a disco. Depois posto fotos.
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Magrela fever Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Magrela fever Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2015 as 11:43
Olá pessoal.

Descobri a cultura da Single speed a pouco tempo e gostei da simplicidade no trato da mecânica e da manutenção.

Enfim, corri atrás de montar uma que ficasse de um jeito ideal pra mim.
Comprei uma Monark 10 antiga, se eu não me engano de 1975, tam. 56 e aro 27.
(vejam as fotos antes e depois).

Porém tive algumas dúvidas para adaptar o pedivela ao movimento. (vejam as fotos).

Coloquei um eixo transformer, mas mesmo assim o pedivela (sugino) de ambos os lados ficou distante do ponto central do movimento de modo que com as pedaladas chega um ponto em que a corrente começa a cair.

A solução acho que seria procurar um quadro com um movimento central com menos milímetro do que o da Monark 10 para encaixar o pedivela sem a necessidade do euixo transformer. Talvez um Caloi 10 (antigo)??

Será que consigo um quadro simples como o caloi 10 e que não precise fazer a "gambiarra".

Infelizmente tenho problemas, pois a cada 5km pedalados a corrente sai dos trilhos.

Vi nas fotos acima que a adaptação ficou bem legal, sem precisar aparentemente de eixo transformer, etc.

Espero que vcs tenham compreendido minha dúvida. Minha linguagem é pouco técnica.

Valeu pessoal.
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Libert Ver Drop Down
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Não entendo desse eixo transformer, mas pelas fotos está mesmo muito para fora. Se você colocar a coroa do pedivela para o lado de dentro já ajuda. Acho que dá para esticar essa corrente um pouco mais também.
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Magrela fever Ver Drop Down
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Libert,

Então, a corrente está desse jeito justamente pq o ângulo da coroa muda na medida em que pedalo, forçando assim o eixo traseiro pra frente; por isso que a corrente fica frouxa. Faço esse processo de esticar a corrente com frequência. Tem um agravante: a gancheira não é horizontal. Sendo horizontal acho que resolveria esse problema de cair correte, etc.

Numa bike sem esse problema acho que esse processo de esticar a corrente é feito com menos frequência.

Tu não achas que eu resolveria o problemas com outro quadro movimento com menos milimetros e gancheira horizontal?

Valeu pela resposta!

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Libert Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2015 as 15:44
Sim, claro, seria o ideal, mas acho que tem como melhorar com esse quadro. Como é esse transformer? Imagino que é com esferas soltas. Se for, é só o caso de achar um eixo mais curto.
A gancheira dela é semi-horizontal. Não acho que ela seja problema. Na foto o cubo parece estar bem para trás. Talvez seja o caso de tirar um elo da corrente e ter mais espaço para ajuste. Mas isso só testando.
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Magrela fever Ver Drop Down
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Pois é, esse eixo transformer serve como adaptador para pedivela integrado e com encaixe quadrado como é o caso dessa bike. Devo me certificar se se é com esferas soltas, mas tenho quase certeza. Devo ver se há um eixo menor. Lembro-me que no bikeshop que fui o cara falou só teria esse o me leva a crer que pode ter um menor.

No dia que fiz essa adaptação me pareceu (e me parece) estranho; só que não sabia que me traria problemas funcionais.

Esse detalhe do cubo posso ver também. De todo modo, no momento em que pedalo, mesmo com todo alinhamento e regulagem prévia, já escuto o barulho das tensões no movimento e no eixo como se estivessem desregulando e afrouxando.

Li em outros posts que com o caloi 10 esse problema é resolvido, precisando apenas fazer o encaixe normal, sem eixo transformer e coisa e tal. Vi pessoas com o mesmo problema que eu (monark 10) e acabam usando uma esmilhadeia para "gastar" o eixo e alcançar os mm ideais para um pedal perfeito.

Enfim... tá meio dificil encontrar um caloi 10 na net; vou dá uma pesquisada na feira no bairro Parangaba aqui em Fortaleza, aos domingos. rs


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Magrela fever Ver Drop Down
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A, aí segue a foto de um eixo. é mais ou menos assim.
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klhada Ver Drop Down
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nunca tive eixo transformer, mas se está mexendo a coroa, tem alguma coisa bem errada. Confere o aperto do braço do pedivela. Pq pela lógica, se a ponta do eixo é igual um ponta quadrada (e pela foto que vc postou é mesmo), não tem pq mexer tudo. Tem alguma falha na montagem.

De resto, acertando isso, só montar a coroa invertida (pra dentro do pedivela). Ainda dá até pra botar uma arruela pra jogar mais um mm pra dentro. Vê como medir o chainline na internet, e faz sem pressa que fica bom. 

Dizem que esse central transformer é ruim pra montar fixa, mas simplesmente por ele não aguentar muito aos impactos. Se for pra usar sem skid, deve segurar bem. 
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Libert Ver Drop Down
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É sim com esferas soltas e parece ser mais grosso que os eixos comuns. Isso deve ser porque o diametro para o movimento central na monark é maior. Central com esferas soltas costumam dar folga, mas usando com roda livre não deveria incomodar tanto.
Uma corrente alinhada faz uma diferença absurda. Não é só uma questão de cair a corrente. A pedalada fica mais leve e as peças sofrem menos. Em um quadro com rosca inglesa para o central, como a caloi 10, é fácil acertar isso, pois é só colocar um central selado de 110 mm e ser feliz. Mas, mesmo nesse caso, pode ser interessante colocar a coroa para o lado de dentro do pedivela, pois qualquer mm faz diferença.
Existe ainda uma outra opção, que não deve ser muito barata, a não ser que você tenha um amigo ou parente que trabalhe com torno. Como o diametro é maior, é possível soldar um tubo de aço por dentro e fazer uma rosca no torno com o diametro da rosca inglesa. Aí é só por um central selado e esquecer.
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