Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Lubrificação das correntes
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Lubrificação das correntes

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Lyrajl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2010
Rio Preto-SP
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lyrajl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Lubrificação das correntes
    Postado: 28 Out 2010 as 13:36
Ontem no Salão do Automóvel tive a oportunidade de conversar com um técnico da Bardahl sobre lubrificação de correntes de bicicletas ... ele me falou de sua experiência com correntes de Kart e sugeriu um teste que  pude comprovar em parte sua eficiência numa máquina simuladora de atrito.

Eis a sugestão:

1) Lavar a corrente com querosene, sabão e deixar imerso em água quente por pelo menos 1 hora para a remoção de todo resíduo do querosene e do sabão;
2) Colocar a corrente para secar, completamente, ao vento ou em estufa (pode ser forno brando);
3) Untar fartamente a corrente, por pincelagem ou imersão, com Bardahl B12 puro (aditivo para óleos de motor) deixando-a untada tempo suficiente para a penetração do B12 em todos os elos e componentes da corrente ... deixar escorrer ( o produto do escorrimento poderá se reaproveitado);
4) Limpar a corrente com pano umidecido em querosene até retirar todo o resíduo superficial do B12;
5) Completar a lubrificação com o produto lubrificante mais adequado à atividade, seja ele seco ou úmido ... sugeriu que se for lubrificação úmida que seja feita com o Maxlub Moto e Kart.

Parece-me bastante coerente uma vez que o B12 deixa uma película bastante resistente aderida ao aço mesmo depois de limpo ...

Um abraço, 
Voltar ao Topo
Lyrajl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2010
Rio Preto-SP
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lyrajl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2010 as 16:04
Bom pessoal, fiz o banho da corrente no Bardahl B12 e depois limpei com pano e querosene ... o resultado é como passar condicionador nos cabelos ... fica toda mole e articulada, sinal que o aditivo funciona ... 
Para lubrificar fiz um lubrificante utilizando 10 ml de parafina derretida, 4 ml de B12, 4 ml de óleo 5W30 mineral, 50 ml de removedor de cera e 32 ml de acetona ... ficou com aspecto ceroso muito parecido com  os da Finishline ... coloquei uma gota (quente) em cada elo da corrente.
Dei umas voltas ainda a pouco e em termos de barulho ... nota 10 ... com água na temperatura ambiente não saiu ... 
Amanhã de manhã vou sair em estrada de terra pra ver se vai pegar muita areia ...

Um abraço
Voltar ao Topo
dsloureiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2009
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dsloureiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2010 as 16:31
Interessante o uso do B12, mas quanto ao MaxLub Kart e Moto, esquece... eu usava na moto e até experimentei na bike... mas gruda muita poeira, mesmo usando no asfalto... e quando vai pra trilha então, vira uma crosta só!!!
Voltar ao Topo
Lyrajl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2010
Rio Preto-SP
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lyrajl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2010 as 15:06
Bom pessoal, pedalei uns 60 km somados o domingo (31) e o feriado (2) para testar a lubrificação ... cheguei a algumas conclusões:
1) O banho com Bardahl B12 funciona, percebe-se que uma película aderente fica mesmo depois de lavada com detergente, a corrente fica bem flexível (minha corrente é zero e ainda estava meio rígida) os barulhos normais da corrente quase que desaparecem;
2) O lubrificante que fiz de modo empírico, ficou bom e até surpreendeu por uma propriedade rara, se o frasco fica parado ele tem aspecto e consistência de cera, mas se vc agita um pouco fica líquido ... isso de chama "tixotropia" e da pra observar isso na corrente ... quando parada o lubrificante é ceroso basta girar a corrente e ele brilha como óleo ... Outro ponto importante é que pegou pouca areia e essa saiu com jatos de água ...

Tenho alguma experiência com lubrificação de máquinas pesadas que ficam ao tempo (britadores, betoneiras ...) e o melhor lubrificante que existe para essas máquinas, cujas engrenagens sofrem enorme pressão é o velho e bom betume (a quente) e/ou graxas betuminosas. Esses dias observando fotos de provas de "Cross-Country", percebi várias correntes como que pintadas de negro (lambuzadas) ... uma forma de conseguir "domar" o betume para isso, seria dissolver betume sólido em "Thinner" e mergulhar/secar a corrente várias vezes até a impregnação ... aí sim teríamos uma lubrificação "barra pesada" para quem pedala e traciona com força na lama. É mais um teste que me proponho a realizar ...

Gosto do assunto e se alguém tiver alguma sugestão, faça o favor de participar.

Um abraço,


Voltar ao Topo
chagas007 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2010
DF
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chagas007 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2010 as 00:11
tem alguem liquido especificado pra corrente?
Voltar ao Topo
martini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2010
Jundiaí/SP
Offline
Mensagens:871
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar martini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2010 as 10:18
Originalmente postado por chagas007 chagas007 escreveu:

tem alguem liquido especificado pra corrente?


Tem sim.
Existem vários lubrificantes de diversas marcas especificos para correntes de bike.
O mais utilizado pela galera do fórum é o Finish Line.
Eu mesmo, uso da tampinha verde.
Voltar ao Topo
hifaria Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2010
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hifaria Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2010 as 10:33
Ai turma do escorrega vc são profissionais mesmo, o pobre mortal aqui gosta de usar o spray de graxa acho que fica legal pois ela tem a propriedade que o LYRAJL citou ela é liquida na aplicação e depois fica cerosa quase que instantaneamente e é muito facil retirar com agua depois da trilha ela não tem uma fixação muito poderosa isso facilita muito na hora da remoção bom eu uso várias marcas e comecei cm a corrente nova não sei se ajuda muito em correntes usadas e tambem não testei esta graxa em pauleira como dh, ou trilha muito poeirentas fica uma sugestão para o pessoal que pega mais leve
Força e Fé !!!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X