Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida Limpeza de corrente, cassete e lubrificação
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida Limpeza de corrente, cassete e lubrificação

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcelorodrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Joinville
Offline
Mensagens:503
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelorodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2011 as 12:53
Cambios?
Água pra tirar lama, WD-40 pra tirar o restante de sujeira e depois lubrificação normal.
Voltar ao Topo
vervloet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vervloet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2012 as 14:16
Posso usar goof off na corrente e cassete ?

Voltar ao Topo
BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1951
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BALOG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2012 as 14:38
Voltar ao Topo
Edu Bicicaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Abr 2012
Blumenau SC
Offline
Mensagens:1187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu Bicicaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2012 as 14:52

Depois de pegar umas trilhas mais sujas ou com muito pó, passo um desengraxante nos cambios e na corrente, 5 minutos tira toda sujeira grossa, passa uma agua em tudo, deixa secar. depois lubrifica com o oleo de preferencia, fica limpinho e lubrificado 3, 4 semanas, ou até a proxima estrada de terra.

Voltar ao Topo
carlosopiovet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlosopiovet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2012 as 22:21
Olha, já tentei muitas formas, mas para mim o meu padrão de boa limpeza atual é:

Desengraxante cítrico (qualquer marca)
Limpador de corrente da Park Tool (fica tinindo a menina! =D)
E depois lavo a bike toda com água + limpador Bike Cleaner da Muc-off + jogo de 5 escovas específicas pra Bike da Muc-Off. Coisa mais linda!
Não fede, não degrada o ambiente, deixa tinindo e é muito prático.

Sem crises! =D
Voltar ao Topo
pinarello81 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Ago 2011
Franca
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pinarello81 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2012 as 17:36
Eu estou com uma dúvida e não consegui encontrar resposta. Sempre lavei a corrente com diesel ( sinto muito meio ambiente, me desculpe ) e agora eu comprei um lubrificante biodegradável da muc-off , e ele não sai com óleo diesel Cry... procurei na net para saber qual a composição dele ( mineral, vegetal, ou qualquer outra...faltou citar animal rss) mas não encontrei. lembrando da velha química....... semelhante dissolve semelhante... deduzi não ser mineral, pois não saiu como diesel. nesta onda de biodegradável arrisquei usar produtos alcalinos ( bases ) tipo NaOH ... a corrente ficou hiper limpa. Antes disso o aspecto da corrente parecia que estava lubrificada com óleo de cozinha... o muc off tem cheiro de goiaba rssss. agora não sei qual será o melhor procedimento pois aquisição de produtos especifico são caros e não estão na minha lista ( bolso $$). Como li em uma mensagem a cima , o famoso VEJA poderia dar certo pois aquilo não passa de uma solução fraca de NaOH. e aí. o que vocês recomendam?
Voltar ao Topo
DONALDY Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 17 Fev 2009
Coronel Vivida
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DONALDY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2012 as 21:34
eu uso um multi uso da bombril pratice e ele é muito bom, é so agitar e borrifar na bike
1º eu borrifo ele na coroa, k7, corrente e cambios e escovo 
2º coloco um poco do pratice na maquina de lavar a corrente e limpo bem a corrente e depois ainda da pra reutilizar o que sobra dele pra limpar o resto da bike
3º limpo a maquina e coloco agua limpa pra retira o produto da corrente
4º seco bem a corrente e lubrifico tudo
Voltar ao Topo
ElVerdugo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2011
Maringá, PR
Offline
Mensagens:960
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ElVerdugo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2012 as 22:17
Moderadores, por favor, fixem o tópico!!

Obrigado!! Big smile
"Neil Peart" - Alfameq Stroll 21´
"Geddy Lee" - Peugeot Mixte

I will choose a path that's clear, I will choose free will...
Ciclista sempre, apesar de todas as adversidades...
#SoyCeleste

Voltar ao Topo
madamowicz Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 10 Jun 2011
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar madamowicz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2012 as 23:04
Irei explicar como realizo a minha limpeza, e os motivos para alguns dos passos.

1 - Tempo entre uma limpeza ou outra: a cada 100km, ou antes, quando começa acumular sujeira, ou pego chuva ou vou para a terra.

2 - Material que utilizo: Pincel de parede (cortei e deixei as cerdas mais curtas para ele ficar mais "firme"), querosene, detergente cítrico, Cif desengordurante, panos e flanelas (que não sejam felpudas).


Limpeza

Faço uma primeira lavagem na corrente com o pincel e querosene. esfrego bem com o pincel para retirar o máximo de sujeira nessa primeira etapa. Com o mínimo de querosene possível no pincel, apenas para soltar a sujeira do cassete, dou uma passadinha de pincel nele. Com tudo úmido, começo limpando com um pano a corrente, para ir secando e retirando a sujeira. 

Sempre me preocupo com os elos que são internos, ali e na parte de dentro de todos os elos costuma acumular sujeira. por isso esfrego bem o pano nessa parte lateral. 

Após limpar a corrente, vou para o cassete. Com um pano, coloco entre as engrenagens, e vou esfregando e retirando a sujeira. Lembrar de trocar as marchas, para poder limpar todos os vãos entre as engrenagens.

Faço a mesma coisa nas coroas, também trocando as marchas.


Câmbios: Com um pano úmido de querosene, faço a primeira limpeza básica, mas sem excesso de solvente, apenas para retirar a sujeira mesmo da parte interna, e das roldanas. Costumo passar pelo interior dos braços e roldanas. 

Porque não lavar c os câmbios com o pincel: Vale lembrar, que o câmbio traseiro possui molas de tensão, e as quais são lubrificadas com uma graxa especial. Não jogo solvente direto para não retirar essa "proteção".

Segunda lavagem: repito o processo de limpeza,da corrente, cassete, coroa e câmbios, nessa segunda etapa com uma mistura de água, detergente cítrico e Cif desengordurante. Secagem também igual com um pano que não seja felpudo.

Porque fazer isso? O querosene tem o papel de retirar qualquer lubrificante, e mesmo se fazendo uma secagem com pano, ainda sobra resquícios dentro das anilhas, diminuindo o papel do lubrificante. Nesta segunda limpeza, ela tem a função de retirar esse "resto" de solvente.

Após isto, deixo ela secar por uma meia hora....

Depois passo o lubrificante Finish Line úmido, elo por elo, uma gotinha básica, uma rodada de leve na corrente, para ele adentrar bem nas anilhas, e ta pronta pra outra.
www.bikepg.com - O seu portal sobre o ciclismo de Ponta Grossa e região.
Voltar ao Topo
Gugax Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
MG
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gugax Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2012 as 00:09
Eu faço assim:
dou um banho com pressão pra tirar o excesso de sujeira.
depois besunto sabão em barra no cassete e "pedalo"no sentido inverso 10/15*,e com uma escova de dentes velha faço pressão na região.
depois dou outro jato de água e a desmonto,coloco  num saco plástico e cubro se suco de limão e deixo agir.Após aplico detergente líquido e da-lhe escova de dentes ai enxáguo,e deixo morenando no sol.
Depois é montar e lubrificar.
Nos cambios o jeito é uma escova maior e mais macia.Já no pé de vela e no cassete é escova de dentes e sabão em barra.
"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer
Voltar ao Topo
DONALDY Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 17 Fev 2009
Coronel Vivida
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DONALDY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2012 as 00:39
cara não é muito indicado usar aguá com muita pressão pois pode danificar os cubos e outras partes
o querosene eu usava mas fazia muita bagunça e dava muito trabalho
até hoje a melhor coisa que achei foi esse pratice e a maquina de corrente que deixa tudo tinindo  
acho que so o desengordurante que o madamowicz usa ja da conta do recado 
a minha bike eu limpo ela na sacada do "apertamento" não faz muita bagunça e fica tudo muito limpo
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2012 as 02:01
Querosene, diesel e afins, não!
Um pouquinho de consciência ecológica faz bem.
O ciclismo está associado ao respeito ao meio ambiente. Vamos tentar manter esta boa fama.
Quando vai para a rede de esgotos, polui os rios.
Voltar ao Topo
pinarello81 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Ago 2011
Franca
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pinarello81 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2012 as 12:27
Eu estou vendo muitas pessoas falarem do pratice da bombril. Será que a composição dele é igual ao veja...?  Quimicamente falando , para retirar gorduras , basta usar algum produto que seja tensoativo ( quebre a tensão superficial........ que tenha uma parte polar e outra apolar....traduzindo mais ainda que se ligue a água que é polar e a gorduras que é apolar) isso ocorre quando tomamos banho usando sabonete, aliás, esta é a função do sabão. Acontece que apenas com uso de sabão, tem-se muito trabalho para poder remover a sujeira. Estes produtos são mais específicos , e em sua maioria para detonar literalmente com as gorduras utilizam substâncias alcalinas ( hidróxido de ...... ) A mais utilizada é o NaOH qué é o hidróxido de Sódio, a famosa soda cáustica que é obtida em uma de suas formas através da eletrólise do sal de cozinha NaCl. Em uma pergunta alterior eu gostaria de saber sobre o lubrificante muc-off , pois não encontrei nenhuma informação sobre sua composição e ele não sai com diesel ( desculpe meio ambiente Cry) e com NaOH sai perfeitamente . Desta forma fiquei inclinado a utilizar os limpadores domésticos. Alguém aqui utiliza o lubrificante muc-off ? porque o finish line eu que que é mineral , mas e o muc-off ?http://www.bcciclismo.com.br/ecommerce_site/arquivos7140/arquivos/1321559638_1.jpg
Voltar ao Topo
Negoveio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Negoveio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2012 as 19:25
Originalmente postado por BALOG BALOG escreveu:



http://www.proparts.esp.br/squirt-lube - http://www.proparts.esp.br/squirt-lube



Já usei de tudo. O Squirt Lube é disparado o melhor que eu já vi. Com uma gigantesca vantagem: depois do primeiro uso, vc não precisa mais desengraxar, basta reaplicar o produto na corrente. A minha esta sempre limpinha e brilhando, parece que acabou de ser limpa.
Voltar ao Topo
blakc2011 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2012
ES
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar blakc2011 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2012 as 12:50
Aproveitando o topico sobre limpeza da transmição gostaria de tirar uma duvida com a galera atualmente limpo minha corrente com óleo diesel gostaria de saber se tem alguma restrição ou se danifica a corrente.
Daniel
Voltar ao Topo
pinarello81 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Ago 2011
Franca
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pinarello81 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2012 as 14:12
danificar não. todo óleo tem uma aderência a metais. o legal é depois de limpa com diesel ou querosene que seje limpa também com sabão para retirar os resíduos de diesel. o problema do diesel outros derivados de petróleo é que polui o meio ambiente. ah...lembrando de não deixar cair estes derivados em selos de vedação ou borrachas , pois alem de dissolver graxas eles ressecam ( retiram o enxofre da vulcanização da borracha), que com o tempo levam a deterioração destes materiais. Quanto ao contato com metais nada ocorre de grave. 
Voltar ao Topo
vladbarra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2010
B. do Piraí- RJ
Offline
Mensagens:680
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vladbarra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2012 as 21:09
Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Sem querer ser chato, mais considero isso importante.
Para o pessoal que usa solventes a base de petróleo (querosene, diesel, gasolina, faísca, agua ráz e etc.) Como vocês jogam fora, descartam, o líquido que sobra da limpeza?

Eu jogo no canteiro de plantas da minha vizinha do meu prédio que tem mania de implicar com tudo. O problema vai ser quando ela se mudar...LOL
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2012 as 21:54
Originalmente postado por vladbarra vladbarra escreveu:

Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Sem querer ser chato, mais considero isso importante.
Para o pessoal que usa solventes a base de petróleo (querosene, diesel, gasolina, faísca, agua ráz e etc.) Como vocês jogam fora, descartam, o líquido que sobra da limpeza?

Eu jogo no canteiro de plantas da minha vizinha do meu prédio que tem mania de implicar com tudo. O problema vai ser quando ela se mudar...LOL
Thumbs Down
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2012 as 22:12
Originalmente postado por DONALDY DONALDY escreveu:

eu uso um multi uso da bombril pratice e ele é muito bom, é so agitar e borrifar na bike
1º eu borrifo ele na coroa, k7, corrente e cambios e escovo 
2º coloco um poco do pratice na maquina de lavar a corrente e limpo bem a corrente e depois ainda da pra reutilizar o que sobra dele pra limpar o resto da bike
3º limpo a maquina e coloco agua limpa pra retira o produto da corrente
4º seco bem a corrente e lubrifico tudo


Sabe dizer se este produto dissolve a graxa/óleo  melhor do que o detergenteLimpol?
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
Voltar ao Topo
DONALDY Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 17 Fev 2009
Coronel Vivida
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DONALDY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2012 as 22:47
Originalmente postado por kiorugui kiorugui escreveu:

Originalmente postado por DONALDY DONALDY escreveu:

eu uso um multi uso da bombril pratice e ele é muito bom, é so agitar e borrifar na bike
1º eu borrifo ele na coroa, k7, corrente e cambios e escovo 
2º coloco um poco do pratice na maquina de lavar a corrente e limpo bem a corrente e depois ainda da pra reutilizar o que sobra dele pra limpar o resto da bike
3º limpo a maquina e coloco agua limpa pra retira o produto da corrente
4º seco bem a corrente e lubrifico tudo


Sabe dizer se este produto dissolve a graxa/óleo  melhor do que o detergenteLimpol?
ontem fui da uma geral na bike e não tinha mais o pratice e acabei usando detergente de cozinha mesmo
funciona quase igual so que tipo o pratice eu apenas borrifo ele na corrente e coroas e do uma escovada ora tira o mais groso e depois bato uma aguá por cima 
o detergente eu paço ele na escova prra escova estas peças 
ambos funcionam muito bem mas acho o pratice mais pratico 
Voltar ao Topo
vladbarra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2010
B. do Piraí- RJ
Offline
Mensagens:680
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vladbarra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2012 as 11:31
Poxa esse tópico valeu pra minha vida! Hoje dei uma geral na bike e usei veja multiuso pra limpar a corrente e o cassete.  Não existe coisa melhor para desengraxar. A planta da minha vizinha vai me agradecer. 
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2012 as 19:35
Originalmente postado por vladbarra vladbarra escreveu:

Poxa esse tópico valeu pra minha vida! Hoje dei uma geral na bike e usei veja multiuso pra limpar a corrente e o cassete.  Não existe coisa melhor para desengraxar. A planta da minha vizinha vai me agradecer. 
Clap
Voltar ao Topo
carmaso Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Ago 2012
ipatinga mg
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carmaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2012 as 16:50
Boa tarde!

Eu limpo meu kit de transmissão(corrente, cassete, coroa e cambio) com óleo diesel, antes eu usava querosene só que resseca muito, já com o óleo diesel da pra retirar toda a sujeira e não resseca as peças, o óleo diesel comprei no posto de combustível mesmo. É bom limpar o kit a cada 80km rodado. Eu uso como lubrificante o finish line verde, pois ele é humido e pra mim lubrifica melhor, so que agara mais poeira e conseguentemente suja mais o kit e ele deve ser aplicado novamente a cada 80km, ta ai pq disse q deve limpar o kit a cada 80km.
Faço da seguinte maneira:
Retiro a roda traseira, e com o pinsel dou passando o óleo diesel no cassete, mas inclino a roda um pouco de forma que o óleo diesel não entre no cubo pra naum ter o risco de tirar a graxa do cubo.
Despois limpo a corrente com o óleo diesel usando uma escova de dente, e as vezes passo um pouco de água com sabão em pó.
As coroas limpo da mesma forma que o cassete.
O cambio traseiro eu limpo com o óleo utilizando a escova de dente e retiro as roudanas e coloco um pouco de graxa branca nos rolamentos.

Espero ter ajudado.....
Voltar ao Topo
MarcioLima Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Out 2012
Brasil
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcioLima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2012 as 16:29
Vou testar o Veja. kkkkkkkkkkk
Também já usei Diesel e realmente tem um ótimo resultado.
Voltar ao Topo
hornet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2012
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hornet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2012 as 18:24
Sempre fui adepto do uso do Diesel/Querosene/Removedor para qualquer limpeza envolvendo graxa ou óleo.

Depois de ler este tópico, descobri a segunda aplicação desses desengordurantes para cozinha.
Usei o Veja Cozinha (Desengordurante)

No quesito de cheiro, realmente excelente. Você limpa a bike inteira e ainda perfuma a casa.
As mãos ficam limpas também, como se tivesse usado qualquer outro produto de limpeza pesada.

Mas não me agradou a quantidade que tive de usar. 
Borrifei a peça que estava limpando, e deixei agir.
Depois de alguns vários minutos comecei a esfregar. E tem que esfregar muito. A sujeira vai toda para onde você está esfregando. No meu caso um pincel e uma escova de dentes que ficaram inutilizadas.

No final, e depois de muita esfregação, joguei água, esfreguei mais um pouco, e realmente, ficou bem limpo.

MAS....
não tão limpo quanto as minhas limpezas anteriores com querosene. (Re)uso alguns ml de querosene por séculos.
Faço toda a limpeza, e depois recolho em um pote de vidro. Toda a sujeira vai para o fundo e na próxima vez dá pra utilizar novamente. (Com isso nunca precisei descartar.) A sujeira não fica na escova/pincel. E não é necessário esfregar muito.

Mas também, é necessário um banho depois para tirar o cheiro, as mãos ficam atacadas pelo produto, e o cheiro na casa é digno de apanhar com o pau de macarrão da mulher.

Sinceramente, gostei da descoberta. E recomendo a todos!

Mas para algumas peças ainda vou continuar (re)utilizando meu velho querosene.
 

ABS
Voltar ao Topo
ALTBIKE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2012
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ALTBIKE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2012 as 09:09
Como sugestão de minha utilização, faço a limpeza com um desengordurante desse tipo e depois limpo as escovas com querosene.
 
Realmente o desengordurante não limpa tão profndamente quanto o querosene mesmo.
 
Uso luvas de borracha ou de tecido (de pedreiro mesmo) para não precisar desinfetar a mão depois.
 
Abraço.
Voltar ao Topo
Doslouco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2012
Planaltina-DF
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Doslouco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2012 as 21:19
Pra limpar a relação eu usava querosene com um pouco de sabão e água, agora estou usando óleo diesel um pouco de sabão e em pó e água passando um pincel na na corrente/ catraca e só não deixar muito tempo e não dissolve a tinta da bike, não sou nenhum Expert Wink no assunto mais essa solução deixa minha relação zerada!!!
Depois lubrifico a corrente com óleo singer depois de seca é claro , todos esses produtos saim muito em conta!
também lavo a mola do v-break com uma escova de dente usada e lubrifico depois com óleo singer

Bem eu faço isso um vez no mês ou duas dependendo do lugar q eu vou. Conserva um pouco a relação já que eu sou um mero bicicleteiro e busco a solução mais econômica da minha real situação!

Agora eu também acho o WD40, UMA BOA OPÇÃO mas uma lata custa em média 15 reais Big smileBig smileBig smile:) 

Voltar ao Topo
madamowicz Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 10 Jun 2011
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar madamowicz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2012 as 02:11
Sobre a questão ecológica, com o uso de diesel, querosene, e demais compostos derivados do petróleo, vou dar uma opinião e que muita gente irá torcer o nariz.

Não é com o gasto de 1 litro de combustível, que se irá salvar o planeta. Ou usando detergente ou sabão ao invés do combustível na sua limpeza da corrente.

Lógico, temos que ter uma consciência ecológica, não me entendam mal, mas compreendam meu ponto de vista. Temos que ter um uso responsável destes compostos, não jogando ou dispensando o mesmo na terra, no "vaso da vizinha chata" como foi citado LOLLOLLOLLOLLOL, no boeiro, ou na pia.
Isso sim eu vejo como literalmente "foder com o meio ambiente".

Mas você ir no posto, e pegar 1 litro de diesel, e reutilizar este mesmo diesel para várias limpezas, não vejo como um grande problema não. Quando pego o meu, sempre peço para colocar naqueles potes de óleo de carros e tals....

E para a limpeza, separa um pote de margarina velho e um pincel somente para isso, e depois da limpeza retorna o diesel para o litro, até a outra limpeza, toda a sujeira foi para o fundo do pote, e este mesmo diesel dura várias e várias limpezas. Em geral compro 1 litro de diesel a cada 4 meses, limpando a bike 1 vez por semana ou a cada 100km....

E quando o combustível estiver completamente impróprio para a limpeza, leva no posto de gasolina o resto dele, que eles possuem uma forma correta para tratar e dispensar ele sem poluir.
www.bikepg.com - O seu portal sobre o ciclismo de Ponta Grossa e região.
Voltar ao Topo
madamowicz Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 10 Jun 2011
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar madamowicz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2012 as 02:22
Agora o que não podemos confundir é o seguinte.

A bicicleta não é um veículo limpo em sua totalidade, sem extração de matéria bruta do meio ambiente e tudo mais..... Ela é limpa no seu uso cotidiano por nós ciclistas quando ela encontra-se pronta, por não ser poluente como os veículos movidos a motores, ou contribuindo na questão da colaboração para o trânsito diário, etc etc.

Mas não podemos esquecer da fabricação de todos os componentes existentes em uma bicicleta. O que vai de borracha, plástico e tinta(para ficar somente nos pontos de maior visibilidade), para se produzir uma bike. Sem contar no excesso de plástico existente nas embalagens dos componentes e tudo mais. Se você pega qualquer avanço de guidão, ou quadro zero na caixa, o que vem de plástico ali dentro para não riscar a peça, não está escrito

Ela seria sim, totalmente limpa, integralmente, se ela fosse algo totalmente biodegradável, o que infelizmente, ela não é.

Outro ponto a ser levantado, e que ninguém pensa, aonde vai parar todo os pneus velhos da moçada? Canso de ver pneus de bike, dentro de lixeiras indo parar em lixões comuns, inclusive grandes lojas fazendo este tipo de descarte, sem o mínimo de preocupação.



Desculpe a moderação por desvirtuar o tópico, mas apenas uns pontos para refletirmos.
E "segue o baile" hahaha
www.bikepg.com - O seu portal sobre o ciclismo de Ponta Grossa e região.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 00:19
Ressuscitando o tópico:
O que usar para lubrificar as molas dos câmbios?
Posso aplicar o lubrificante Squirt nos cabos?

Grato,
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
DONALDY Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 17 Fev 2009
Coronel Vivida
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DONALDY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 03:01
o certo é não passar nada nos cabos e nas molas também acho que não precisa passar nada, no máximo um desengripante na mola ou o próprio óleo de corrente 
os cabos apenas se pegar muita chuva eu passo o óleo da corrente em um pano e do uma passada neles pois o teflon dos conduítes já deixa o cabo correr bem
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 09:32
Obrigado Donaldy. Menos uma coisa para me preocupar. :)
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
SSampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2008
Uberlândia - MG
Offline
Mensagens:1557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SSampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 09:38
Originalmente postado por marcelorodrigo marcelorodrigo escreveu:

Cambios?
Água pra tirar lama, WD-40 pra tirar o restante de sujeira e depois lubrificação normal.


Concordo em parte.

Depois do wd-40 lavo com água e bastante sabão, enxágue novamentepara retirar o excesso do wd40 e depois faço a lubrificação normal.

Negociação 100%: nickves,danik,zxr250,RICARDAO DA MAZZEI,jack_live,clarcker,Poncioh,Yurininja,EricPontes,Massau,Vrossi,ediavelar,crmendesme,gladiator25,rafa0800,fdalmeida
Voltar ao Topo
Spyke Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
Belém
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Spyke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2013 as 11:13
Senhroes:

Uso querosene para a limpeza dos componentes de transmissão, pois faço isto desde sempre em minhas motos, tendo inclusive uma recomendação a respeito no manual, pois elas usam correntes retentorizadas, e o querosene, alem de limpar muito bem, não agride os retentores!

Então pergunto, estes desengordurantes possuem o mesmo poder? Quanto é preciso usar para limpar bem a transmissão (coisa que uns 30 ml de querosene resolve com sobra)? Eu acho uma alternativa viável fazer a reutilização do querosene ou diesel, acredito que a agressão ao meio ambiente existe, mas podemos minimizar se for feito da forma correta!
Voltar ao Topo
crrmt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2010
sao paulo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crrmt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2013 as 11:25
WD 40 agora específico para bikes:


http://www.wd40bike.com/products/
Voltar ao Topo
Furieri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2013
Espirito Santo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Furieri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2013 as 15:23
Fala galera, sou novo no pedal e to com uma duvida aqui:
Vou fazer a primeira limpeza no conjunto e peguei a dica do veja que parece ser muito boa, tanto na corrente como nos câmbios. Agora a dúvida é na lubrificação, dos câmbios e k7, eu posso usar aquele superlub da loctite? Eu tenho uns 3 sprays aqui em casa que uso em alguns automodelos, e queria saber se posso usar ele? Passo um pouco e seco o excesso..Será que fica bom? Aproveitando a deixa, vi que os discos de freio estão começando a aparecer pontos de ferrugem, posso passar um esponja de aço com detergente neutro e água pra retirar isso?
Abraços!!!
Voltar ao Topo
synx13 Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mar 2013
RS
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar synx13 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2013 as 17:51
Originalmente postado por Furieri Furieri escreveu:

Fala galera, sou novo no pedal e to com uma duvida aqui:
Vou fazer a primeira limpeza no conjunto e peguei a dica do veja que parece ser muito boa, tanto na corrente como nos câmbios. Agora a dúvida é na lubrificação, dos câmbios e k7, eu posso usar aquele superlub da loctite? Eu tenho uns 3 sprays aqui em casa que uso em alguns automodelos, e queria saber se posso usar ele? Passo um pouco e seco o excesso..Será que fica bom? Aproveitando a deixa, vi que os discos de freio estão começando a aparecer pontos de ferrugem, posso passar um esponja de aço com detergente neutro e água pra retirar isso?
Abraços!!!


O superlub é a mesma coisa que o WD40, serve só pra tirar a graxa antiga, se usar para lubrificar vai detonar sua corrente.

Use óleos específicos como Finishline dry, Zefal pro, Squirt, etc... na lubrificação, lubrificam bem e não grudam sujeira.

Não passe nada de detergente ou lubrificante de nenhum tipo no disco de freio, no máximo água!
Voltar ao Topo
rafaelpiui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2012
Guarulhos - sp
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelpiui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2013 as 18:31
Então, pra tirar a sujeira da corrente e k7 eu misturo num copinho sabão em pó e água e esfrego com uma escova de dentes velha... é uma ótima maneira de limpar bem sem deixar vestígios de óleo. Essa fórmula é muito eficiente, inclusive pra limpar as mãos sujas de graxa... experimentem pra ver! Depois de seco é só lubrificar novamente...
Voltar ao Topo
Furieri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2013
Espirito Santo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Furieri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2013 as 18:41
Originalmente postado por synx13 synx13 escreveu:


Originalmente postado por Furieri Furieri escreveu:

Fala galera, sou novo no pedal e to com uma duvida aqui:
Vou fazer a primeira limpeza no conjunto e peguei a dica do veja que parece ser muito boa, tanto na corrente como nos câmbios. Agora a dúvida é na lubrificação, dos câmbios e k7, eu posso usar aquele superlub da loctite? Eu tenho uns 3 sprays aqui em casa que uso em alguns automodelos, e queria saber se posso usar ele? Passo um pouco e seco o excesso..Será que fica bom? Aproveitando a deixa, vi que os discos de freio estão começando a aparecer pontos de ferrugem, posso passar um esponja de aço com detergente neutro e água pra retirar isso?
Abraços!!!


O superlub é a mesma coisa que o WD40, serve só pra tirar a graxa antiga, se usar para lubrificar vai detonar sua corrente.

Use óleos específicos como Finishline dry, Zefal pro, Squirt, etc... na lubrificação, lubrificam bem e não grudam sujeira.

Não passe nada de detergente ou lubrificante de nenhum tipo no disco de freio, no máximo água!

mas pra retirar os pontos de ferrugem vou só com a esponja de aço e água então?
Pra não ter tantos problemas com a maresia o que vc recomenda, lavar a bike com água todo pedal pra tirar a maresia?
Voltar ao Topo
synx13 Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mar 2013
RS
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar synx13 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2013 as 19:12
Originalmente postado por Furieri Furieri escreveu:

Originalmente postado por synx13 synx13 escreveu:


Originalmente postado por Furieri Furieri escreveu:

Fala galera, sou novo no pedal e to com uma duvida aqui:
Vou fazer a primeira limpeza no conjunto e peguei a dica do veja que parece ser muito boa, tanto na corrente como nos câmbios. Agora a dúvida é na lubrificação, dos câmbios e k7, eu posso usar aquele superlub da loctite? Eu tenho uns 3 sprays aqui em casa que uso em alguns automodelos, e queria saber se posso usar ele? Passo um pouco e seco o excesso..Será que fica bom? Aproveitando a deixa, vi que os discos de freio estão começando a aparecer pontos de ferrugem, posso passar um esponja de aço com detergente neutro e água pra retirar isso?
Abraços!!!


O superlub é a mesma coisa que o WD40, serve só pra tirar a graxa antiga, se usar para lubrificar vai detonar sua corrente.

Use óleos específicos como Finishline dry, Zefal pro, Squirt, etc... na lubrificação, lubrificam bem e não grudam sujeira.

Não passe nada de detergente ou lubrificante de nenhum tipo no disco de freio, no máximo água!

mas pra retirar os pontos de ferrugem vou só com a esponja de aço e água então?
Pra não ter tantos problemas com a maresia o que vc recomenda, lavar a bike com água todo pedal pra tirar a maresia?


Usa palha de aço bem fina e água ou álcool isopropílico, se for onde o rotor entra em contato com a pastilha,  melhor não mexer, com o uso a própria pastilha remove a ferrugem.

Moro em Caxias do Sul e aqui não tem maresia, não sei te responder a frequência de lavada na praia.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X