Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aço ou Aço Inox ???
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aço ou Aço Inox ???

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
WeekendBikeRider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2010
Americana-SP
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WeekendBikeRider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Aço ou Aço Inox ???
    Postado: 30 Set 2010 as 19:48
Olá.
 
Vou montar uma MTB. O que sugerem: que eu use raios de aço ou aço inox? Originais ou pretos?
 
Respondam por favor...
 
Valeu
WBR
Profissional de Educação Física

Consulte sempre um Educador Físico
Voltar ao Topo
mtb-ctba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2010
Offline
Mensagens:272
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mtb-ctba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 19:54
Com certeza o de inox pois não enferrujam como os de aço.
É um pouquinho mais caro mas vale a pena pagar a diferença pra não ter dor de cabeça depois.
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 21:19
Pega o Inox sem medo! Quanto a cor isso é pessoal. Eu particularmente prefiro os pretos.
Voltar ao Topo
WeekendBikeRider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2010
Americana-SP
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WeekendBikeRider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 22:22

É.. Acho que me convenceram.

Mas ouvi dizer que os de inox tem pouca "elasticidade" e quebram mais fácil.
Será que é verdade? Será que vale só para motos?
O que me dizem?
WBR
Profissional de Educação Física

Consulte sempre um Educador Físico
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 23:51
Depende se for raio vagabundo quebra...E quanto mais flexivel menos vai quebrar...Quem te falou entende bem de Ductibilidade do material...Heueuheuheueh
O bom do Inox que não oxida pelo tratamento e sempre fica bonito não que nem o zincado que dpeois de um tempo fica ridiculo e chega apodrecer...


Abs

Voltar ao Topo
wiliam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Set 2008
volta redonda
Offline
Mensagens:517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wiliam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 23:53
aço inox com ceretza. Minha preferencia e gosto pessoal é cm certeza para os pretos, mas isso fica a seu criterio
Voltar ao Topo
mtb-ctba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2010
Offline
Mensagens:272
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mtb-ctba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2010 as 02:07
Não acredito que quebrem tão fácil assim não só se for da Podralto.
Mas pelo que vejo vc tá muito preocupado quanto a resistências dos raios e da sua roda.//Não sei se vc tá muito preocupado com o peso total da roda mas vai uma dica aí,coloca raios grossos inox 2.5  e um par de aros alex rims DM18  a roda vai ficar um pouco mais pesada mais pra arrebenta um raio desses é dificil  meu amigo  eu uso desses e não me dão problema algum o unico problema é que a sua roda vai ficar mais pesada mas dá fazer miseria com a roda  rsrsrsrsr.

Voltar ao Topo
zscale Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jun 2009
Porto Alegre
Offline
Mensagens:160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zscale Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2010 as 02:23
E quanto ao comprimento, interfere em que? Vejo que existem vários modelos no mercado, 280mm, 282mm, 284mm, etc. Qual deles seria interessante para usar com cubos Shimano Deore m530 e aros Vzan Extreme?
Voltar ao Topo
mtb-ctba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2010
Offline
Mensagens:272
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mtb-ctba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2010 as 03:16
Boa noite amigo
Essas medidas 280mm, 282mm, 284mm  para aro 26 de montain bike são muito compridas daí o que acontece vai fica um monte de ponta de raio pra fora do aro  e daí o mecanico vai te que corta todas as  pontas para que não furem a camera.


O comprimento tem haver com o tamanho do aro   e cubos 

Para o cubo e aro que vc tem a medida a ser usada sera o 264 ou 263 até o 265 ainda pode ser usado.
Voltar ao Topo
WeekendBikeRider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2010
Americana-SP
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WeekendBikeRider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2010 as 19:32

Valeu pela ajuda galera, mas acho que vou pegar uma bike pronta e ela já vem com raios de inox.

Obrigado mesmo pela atenção e opiniões.
 
Já tinham me convencido a pegar com inox.
 
Um abraço.
WBR
Profissional de Educação Física

Consulte sempre um Educador Físico
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2017 as 09:45
Revivendo o tópico para não abrir outro sobre este assunto. Tenho uma dúvida: Existe alguma outra vantagem em usar raios em aço inox a não ser pelo fato de eles não enferrujarem/oxidarem com o tempo? Se alguém puder me explicar, agradeço, pois atualmente minhas rodas foram montadas com raios de aço e pretendo colocar raios de inox desde que valha a pena a mudança.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2017 as 10:10
Aço inox é um aço de liga metálica com alta concentração de cromo.

Existem três tipos de aço inox, conforme a concentração de cromo: ferrítico, austenítico e martensítico.
O ferrítico é mais barato, o austenítico é o melhor em questão de acabamento (vira espelho se bem polido) e o martensítico é o de maior resistência mecânica, mas não possui a melhor aparência (polido fica embaçado).
Uma dica para saber que tipo de inox você está lidando, use um imã. Ele atrai os inox ferrítico e o martensítico, mas não o austenítico.

É mais provável que o raio de bicicleta seja ou ferrítico por causa do custo ou o austenítico por causa do acabamento com um custo um pouco mais alto. Martensítico não é para este tipo de aplicação.
A resistência dos dois tipos de raio dependem muito do tratamento térmico dado ao metal, do processo de trefilação que transformou a barra de metal em arame e do processo de conformação que criou a cabeça do raio de um lado e a rosca do outro.
No caso dos raios chatos, usados para reduzir arrasto aerodinâmico da rolagem das rodas, é quase certo que o aço utilizado é o austenítico com tratamento térmico especial para aumentar a resistência do raio, pois esta liga é mais resistente que o aço inox ferrítico.

Mas em geral é um material muito superior ao aço de baixo carbono usado nos raios convencionais.
Raios de aço inox de qualidade de diâmetro fino (convencional) podem ser usados no lugar dos raios grossos de aço carbono em aplicações severas (bicicletas de carga, mountaim bike radical, etc..).

O aço com alto teor de cromo se torna inoxidável porque assim que é produzido, o cromo do metal se oxida rapidamente, formando uma película muito fina, mas altamente resistente, tanto à ação mecânica como química. Isso é importante quando se associa o inox a componentes com outros metais, reduzindo o problema de corrosão por formação de elemento galvânico. É o caso de quando se usa um niple  de latão ou montado num cubo de alumínio, quando o uso de raio de aço carbono com revestimento de zinco pode ser agressivo se não cuidado.

Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2017 as 10:40
Obrigado pela explicação técnica, Gryphon.

Como consigo diferenciar, na hora da compra, um raio de aço de um de aço inox? Visualmente, os dois são idênticos.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2017 as 16:53
Pegue suas facas de cozinha. Obviamente as que não são de inox enferrujam, então dá para saber quais são de inox e quais não são.

Agora observe a textura do metal. Inox tem um toque mais acetinado, uma superfície mais brilhante e regular que o aço carbono. O brilho do inox é mais prateado, espelhado, enquanto o aço carbono é mais escuro.

Com o tempo você aprende a diferenciar os dois só de olhar para eles.
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2017 as 17:10
Certo, mas e quando ambos são "pintados" em preto? Como diferenciar? Acredito que os raios em aço inox pretos, na verdade são pintados em preto igual os pretos em aço comum, certo? Desculpa tantas perguntas, mas não confio nos vendedores daqui kkkk...
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2017 as 17:28
Aço inox fica preto por meio de um tratamento químico ou eletroquímico. A aparência não é de tinta mas de metal preto.
É assim com relógios de caixa metálica preta ou alumínio anodizado.

Já raios de aço carbono normalmente são pintados.
Aí dá para ver a diferença.

Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2017 as 17:54
Obrigado. Vou me atentar a esses detalhes quando for trocar.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Cesar_cwb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jan 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cesar_cwb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 12:36
Olá, bom dia!

Com relação ao raio inox polido e o raio inox preto, a diferença é só visual, estética, ou um tem alguma vantagem em relação ao outro? Quero montar uma roda 700 e encontrei o raio polido por uma diferença interessante de preço em relação ao raio inox preto.


Editado por Cesar_cwb - 24 Out 2017 as 13:34
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 13:32
Inox preto creio que se riscado, ele fique aparente. Nada que não se resolva.
Voltar ao Topo
andreground08 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2018
Gurinhém PB
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andreground08 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2020 as 12:55
Boa tarde! Gostaria de saber sobre a opinião de vocês sobre o uso de raios mais grossos na bike. Uso uma roda aro 29 e já li aqui sobre isso mas encontrei respostas antagônicas por parte dos membros. Vale a pena colocar raio de 2,5mm na bike na intenção de deixá-la mais resistente? E a outra pergunta que tenho é: há uma marca –ou marcas– de raio que são de confiança ou basta comprar o raio com as especificações desejadas mesmo que seja fabricado por qlqr marca? Tipo, da china?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2020 as 08:58
Raios grossos eu acho uma boa, desde que passem no furo do cubo. Não compensa limar os furos pra alargar a passagem, pq aí você enfraquece o cubo.

Pra mim, que sou pesado (120kg+), a solução foi aros Vmaxx 36 furos com ilhós, raios de inox 2,0mm e nipples de aço (hoje eu teria escolhido de latão, apesar de bem mais caros) em um jogo de cubos Shimano RM30/RM40, tb 36 furos. Queria um cubo melhor, mas Deore ou Alivio 36 furos só achei importando, pq no Brasil a galera prefere rodas mais leves, com menos raios.

Mais raios, inclusive, é mais eficaz pra uma roda forte do que raios muito grossos, segundo o livro do Jobst Brandt, The Bicycle Wheel. Existem cubos e aros para cicloturismo lá fora com 40 furos!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2020 as 09:31
Raios muito grossos não flexionam e são mais propensos a quebrar conforme o impacto.

O segredo (que não é segredo) é a correta montagem e tensionamento dos raios na roda. De nada adianta colocar raios que custam mais caros se a roda for mal montada. Vão se arrebentar assim que começarem a desalinhar.

Prefira raios de aço inox porque são menos propensos a corrosão. E ao montar a roda, guarde em casa uma meia dúzia de raios de reserva. Nunca se sabe...

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X