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[Ajuda] Freio disco hidráulico + roda |
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axcdnt
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Cadastrado em: 02 Ago 2010 Brasil Offline Mensagens:34 |
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Postado: 05 Set 2010 as 15:55 |
Olá pessoal, na paz?
Comprei minha bike e neste fds precisei transportá-la. Minha bike utiliza freio à disco hidráulico Shimano. Para remover a roda dianteira foi bem tranquilo, inclusive com as pastilhas tendo certa folga para que eu pudesse remover a roda. O problema é: quando cheguei e fui colocar a roda dianteira no lugar, vi que as pastilhas ficaram bem próximas uma da outra, isto é, não consegui colocar o disco no lugar novamente. Já tiveram este problema? Andei lendo alguns tópicos, mas não cheguei a uma conclusão. O que é necessário fazer para que as pastilhas se afastem sem força-las e eu possa recolocar a roda no lugar? É necessário soltar a pinça para poder fazer isso? Valeu pessoal! |
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saturn
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Cadastrado em: 12 Jun 2007 Offline Mensagens:299 |
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Tire as pastilhas e empurre os pistões (com cuidado) com uma chave de fenda ou qualquer outra ferramenta. Depois reinstale as pastilhas, coloque a roda e acione o freio algumas vezes até os pistões se assentarem.
Só uma coisa: jamais acione os freios sem as rodas. Quanto for tirar as rodas novamente, coloque algo entre as pastilhas para mantê-as espaçadas. |
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axcdnt
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Cadastrado em: 02 Ago 2010 Brasil Offline Mensagens:34 |
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Bacana. É realmente pelo fato de ser minha primeira bike com freio a disco, não tomei este cuidado. Obrigado. |
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pedronevesBA
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Restrito Cadastrado em: 06 Jan 2010 Salvador Offline Mensagens:1642 |
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Tenho uma problema parecido ou até igual. Pois, como preciso tirar a roda para transporta a bike depois que recoloco a roda o freio fica pegando. Ai tento ajustar a roda e tal... Qual a dica pro freio na fica pegando?
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jeanleite
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Cadastrado em: 04 Abr 2009 Manhuaçu - MG Offline Mensagens:440 |
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Putz, tenho esse problema as vezes com os meus freios magura, tbm gostaria de alguma dica.
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TREK Emonda ALR4
Audax 555 SERRA DO CAPARAÓ - TOPO DO BRASIL!!! #zaguruma |
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axcdnt
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Cadastrado em: 02 Ago 2010 Brasil Offline Mensagens:34 |
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Então, vi várias dicas por ai. O que a galera recomenda é: ao tirar a roda, não apertar o freio de maneira alguma e ainda por precaução colocar um espaçador. Vi muitas pessoas utilizando um "padspacer" no formato da pastilha. É mais cuidado mesmo... Valeu! |
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cirso
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Cadastrado em: 22 Jan 2007 Campo Grande - MS Offline Mensagens:2718 |
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Aperte a blocagem da roda eqto mantém pressionada a manete do freio Se mesmo assim o freio continua dando nojo, afrouxe um pouco os parafusos que fixam os calipers na bike, aperte as manetes e com elas pressionadas aperte os parafusos (se pedir ajuda pra alguém pra apertar as manetes ajuda) Pronto |
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Scott Spark 970
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pedronevesBA
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Restrito Cadastrado em: 06 Jan 2010 Salvador Offline Mensagens:1642 |
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Valeu pelos dicas. Quanto ao aperto das blocagens com as manetes pressionadas ja conhecia. Mas essa dos calipers GOSTEI!
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pedronevesBA
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Restrito Cadastrado em: 06 Jan 2010 Salvador Offline Mensagens:1642 |
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Axcdnt, você sabe onde encontra esse espaçador em formato de pastilha? Sabe quanto custa aproximadamente?
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axcdnt
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Cadastrado em: 02 Ago 2010 Brasil Offline Mensagens:34 |
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Pedro, na verdade eu vi em vídeos no youtube. É bem similar ao formato da pastilha mesmo, mas não sei te falar onde você pode encontrar. Se eu souber, dou um alô aqui no forum. Valeu! |
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pedronevesBA
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Restrito Cadastrado em: 06 Jan 2010 Salvador Offline Mensagens:1642 |
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Beleza, vou procurar também. Vou usar muito as dicas do Cirso, já que sempre que vou transporta a bike tenho que tirar a roda.
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cirso
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Cadastrado em: 22 Jan 2007 Campo Grande - MS Offline Mensagens:2718 |
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Mas das minhas dicas, pro transporte, só a de apertar as manetes eqto aperta a blocagem da roda que vale A outra, de soltar e apertar os calipers eqto aperta a manete, é só pra qdo houve alguma alteração na pastilha ou na montagem do freio Também tiro a roda as vezes, o que recomendo é: se não achar o espaçador da pastilha (é uma peça laranja), coloque um calço entre a manopla e a manete de freio (espuma dura talvez), assim o calço evita que a manete vá de encontro à manopla |
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Scott Spark 970
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luizsalles
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Cadastrado em: 20 Jun 2006 Offline Mensagens:840 |
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como espassador qualquer pedaço de plastico serve......
quando as pastilhas ficam próximas uma das outras pode entrar ar no circuito, quando você volta as pastilhas para o lugar empurrando elas (não precisa tirar, é só ter cuidado para não machucar elas) repare se o freio não ficou meio borrachudo.... se tiver essa sensação entrou ar..... dai tem que sangrar...
outra coisa axcdnt os discos de freio são avessos a óleo as pastilhas pior ainda, se contaminar é certo de perder, você pode ferver elas em agua usar alcool, mas fica ruim ainda... por isso quando fizer a manutenção ou lubrificar a corrente não esqueça de cobrir/tampar o disco e o caliper....
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Luiz Salles
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pedronevesBA
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Restrito Cadastrado em: 06 Jan 2010 Salvador Offline Mensagens:1642 |
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Me ficou uma duvida:
Depois do transporte, antes de colocar a roda, devo aperta as pastilhas com a mão para ela voltarem por lugar? |
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luizsalles
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Cadastrado em: 20 Jun 2006 Offline Mensagens:840 |
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Não Pedro, foi sugerido isso acima somente quando o freio é acionado sem as rodas/disco fazendo com que elas avancem (pastilhas) não ficando espaço para o disco entrar (voltar para o lugar) quando coloca a roda de volta.'
Sinceramente com freio a disco eu sugiro não ficar tirando as rodas.... mesmo que você coloque o calço para as pastilhas não acionarem a regulagem dificilmente fica perfeita como antes....
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Luiz Salles
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axcdnt
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Cadastrado em: 02 Ago 2010 Brasil Offline Mensagens:34 |
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Bom galera, como a vontade de pedalar era grande e eu precisava dar um jeito nisso, feito.
Simples demais, não tem segredo. Para sanar o problema das pastilhas grudadas o procedimento foi bem simples. Peguei uma chave de fenda (pode ser algum outro artifício que o permita separá-las) e inseri entre as pastilhas fazendo movimentos do tipo alavanca. Obs: não precisa de força, o movimento pode ser bem suave. Feito isso, inseri a roda normalmente. Após inserir a roda foi necessário pressionar a manete do freio algumas vezes enquanto apertava a blocagem (peça ajuda de alguém para fazer isto enquanto você ajusta a blocagem). Depois do procedimento, o freio voltou ao lugar sem raspar e funcionando normalmente. Vale a pena tentar galera! É bem simples! Abraço e valeu a todos que colaboraram! |
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pedronevesBA
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Restrito Cadastrado em: 06 Jan 2010 Salvador Offline Mensagens:1642 |
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Cirso, valeu mesmo pelas dicas, foram muito uteis! fiz o procedimento de folga dos parafuso do caliper e não ouço mais um chiadinho.
Abraços |
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