Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Perfil de escalador é genético?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Perfil de escalador é genético?

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 15:27
UP
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 15:45
E ....?
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 15:54
UP = Subir = Perfil de escalador.

O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 18:00
Acho que o Match tá fazendo spam: http://www.updelivery.com.br/
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 18:42
Perfil de coveiro de tópico é genético? hehehehe
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 18:49
Falando sério, o perfil é parecido.
Podemos verificar isso na chegada de uma prova amadora e animal na Espanha, que termina em Alto de Matasanos.
Voltar ao Topo
oDouglas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2012
RS
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oDouglas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2013 as 17:02
Opa!

Estava analisando o que os colegas falaram a respeito do peso... Bem, eu acredito que esse fator não influencie, pois antes de pedalar numa road, eu pesava 60 kg e tenho 1,72 m. De lá pra cá não perdi nenhum kilo, mas ganhei massa; tenho um amigo de pedal que tem a mesma altura que a minha e 54 kg e sofre pra subir... Consigo manter 30 km/h na subida, embora não seja profissional me sinto bem assim e gostaria de melhorar pra um dia participar de um audax =)

Editado por oDouglas - 02 Mar 2013 as 17:11
oDouglas™
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2013 as 17:20
Originalmente postado por oDouglas oDouglas escreveu:

Opa!

Estava analisando o que os colegas falaram a respeito do peso... Bem, eu acredito que esse fator não influencie, pois antes de pedalar numa road, eu pesava 60 kg e tenho 1,72 m. De lá pra cá não perdi nenhum kilo, mas ganhei massa; tenho um amigo de pedal que tem a mesma altura que a minha e 54 kg e sofre pra subir... Consigo manter 30 km/h na subida, embora não seja profissional me sinto bem assim e gostaria de melhorar pra um dia participar de um audax =)


30km/h em que tipo de subida? Longa (+ de 4-5km)? Inclinada (+ de 4-5%)? Tudo é relativo, tem subidas que isso é até pouco, tenho amigos que são sprinters relativamente pesados e passam algumas subidas a 40km/h... Mas se for algo que demora mais do que 4 ou 5 minutos ou então com inclinação pesada, vão ficando pra trás. Mto relativo.

Ser leve não garante subir bem, mas pra subir bem precisa ser leve. Tem que ter resistência e força, mas se pesar 80kg e tiver 1.83m de altura (como eu rsss...) nunca vai ser escalador. Portanto, o perfil do escalador é genético sim. Como mas demais habilidades do ciclismo, dá pra melhorar bastante e pode até se defender nas subidas, mas isso é bem diferente de ser escalador.

O escalador puro (coisa rara hj em dia no pelote do ProTour) alé, de subir num ritmo alucinante ainda consegue acelerar com facilidade e várias vezes. Como eu disse, dá pra melhorar bastante com treino mas tem um limite que é justamente genético.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
oDouglas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2012
RS
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oDouglas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2013 as 17:44
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Originalmente postado por oDouglas oDouglas escreveu:

Opa!

Estava analisando o que os colegas falaram a respeito do peso... Bem, eu acredito que esse fator não influencie, pois antes de pedalar numa road, eu pesava 60 kg e tenho 1,72 m. De lá pra cá não perdi nenhum kilo, mas ganhei massa; tenho um amigo de pedal que tem a mesma altura que a minha e 54 kg e sofre pra subir... Consigo manter 30 km/h na subida, embora não seja profissional me sinto bem assim e gostaria de melhorar pra um dia participar de um audax =)


30km/h em que tipo de subida? Longa (+ de 4-5km)? Inclinada (+ de 4-5%)? Tudo é relativo, tem subidas que isso é até pouco, tenho amigos que são sprinters relativamente pesados e passam algumas subidas a 40km/h... Mas se for algo que demora mais do que 4 ou 5 minutos ou então com inclinação pesada, vão ficando pra trás. Mto relativo.

Ser leve não garante subir bem, mas pra subir bem precisa ser leve. Tem que ter resistência e força, mas se pesar 80kg e tiver 1.83m de altura (como eu rsss...) nunca vai ser escalador. Portanto, o perfil do escalador é genético sim. Como mas demais habilidades do ciclismo, dá pra melhorar bastante e pode até se defender nas subidas, mas isso é bem diferente de ser escalador.

O escalador puro (coisa rara hj em dia no pelote do ProTour) alé, de subir num ritmo alucinante ainda consegue acelerar com facilidade e várias vezes. Como eu disse, dá pra melhorar bastante com treino mas tem um limite que é justamente genético.


as subidas não são o principal problema, o pior são as curvas em subidas... Haha As curvas são maais inclinadas e exigem um pouco mais do indivíduo. Moro na serra gaúcha, as subidas são contínuas, 7~8 km... Mas ainda estou longe de ser bom em alguma coisa :(
oDouglas™
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2013 as 18:39
Alex SP, tenho algumas dúvidas:
1. Qual o VO2 médio dos ProTour? você saberia dizer a diferença entre contrarrelogistas de curta e de longa, passistas, sprinters e escaladores?
2. os estudos que falam do quanto é possível melhorar o VO2 (cerca de 10 a 20%) consideram/são ajustados para variação de peso do atleta? (só de cair de 70 para 65Kg já se ganha cerca de 8% no VO2 max relativo). Foram usados para o estudo atletas bem treinados submetidos a treinamento específico para aumentar o VO2 ou pessoas sedentárias submetidas a treinamento para elevar o VO2?


Editado por IDatti - 02 Mar 2013 as 20:22
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2013 as 22:06
Originalmente postado por IDatti IDatti escreveu:


Alex SP, tenho algumas dúvidas:
1. Qual o VO2 médio dos ProTour? você saberia dizer a diferença entre contrarrelogistas de curta e de longa, passistas, sprinters e escaladores?


O médio é dificil saber, pq varia um tanto. Os ponteiros que disputam o GC tem um VO2 bem alto, adima de 70 ou mesmo 80. Aberrações como o LeMond (~94), o Hinault (~91), o Evans (~ 88) puxam a média pra cima, mas um Cavendish (~57) por exemplo puxa pra baixo. Pelo que eu sei, a maioria ali está acima dos 65, com muitos na faixa dos 70 e uma minoria na casa dos 80.

Bons passistas, independente da distâcia, necessariamente tem "motorzão" (>80), escaladores nao necessariamente pq o peso e a composição corporal (gordura x musculatura) afetam mais a questão peso-potência e isso determina o desempenho em subidas muito mais do que no plano. Aliás, um VO2 alto é bom e faz diferença (mesmo entre amadores), mas é muito relativo. A potência máxima sustentável em proporção ao VO2max é a verdadeira medida da performance.

Originalmente postado por IDatti IDatti escreveu:


2. os estudos que falam do quanto é possível melhorar o VO2 (cerca de 10 a 20%) consideram/são ajustados para variação de peso do atleta? (só de cair de 70 para 65Kg já se ganha cerca de 8% no VO2 max relativo). Foram usados para o estudo atletas bem treinados submetidos a treinamento específico para aumentar o VO2 ou pessoas sedentárias submetidas a treinamento para elevar o VO2?



Até onde eu sei, 10-20% de melhora do VO2 é muito, mas depende de onde vc está saindo e tb da sua genética. Mas de fato baixar o peso, principalmente perdendo gordura, melhora. Quanto mais próximo do seu teto biológico, menores os ganhos e vice-versa, claro. Mas voltando ao que eu disse acima, na minha opinião é mais eficiente focar o treinamento no FTP do que no VO2, pq isso traz mais ganhos, tem menos limites e inclusive melhora o próprio VO2 no processo.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2013 as 22:36
Aos 40 e poucos anos, bem treinado, mesmo, cheguei a estimar uns 52, 53.

Não imaginava que Cav tivesse só 57 de VO2, e nem que fosse possível bater na casa dos 85-90!!
Nunca tinha ouvido falar desses números desses sujeitos.
Consta que LA (aquele cujo nome todos evitam pronunciar, o demo Evil Smile) batia 75-78... e eu já achava isso muito.

Alex, já testou?
Voltar ao Topo
Gugax Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
MG
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gugax Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2013 as 22:54
Pessoal,como se calcula o VO2 e o que é FTP?
"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2013 as 22:59
O do Lance, pelo que sei, é na faixa dos 83-84. Engana-se quem acha que ele é um cara menos do que extraordinário fisicamente e que só venceu o Tour pq se dopou ou comprou a UCI, ele é fora da curva. O Indurain é outro freak, com ~88. Não é tão ncomum assim, mas estamos falando da nata humana num dos mais exigentes esportes de endurance entao....

O Cavendish sem uma roda não puxa nem 5km no plano na velocidade, mas eu tb duvido desse número e acho (minha opinião, com base em algumas teorias e observações) é que ele tá mais pra 60-65 no mínimo, o que explica a Milan Sanremo pq o mundial ele venceria com um VO2 de 57 (talvez rsss...).

Já testei, e o VO2 razoavelmente bom é talvez meu único consolo no ciclismo hehehe Embora ultimamente nem isso tenha servido de consolo ou ajudado muito
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2013 as 09:19
O Cadel Evans tinha 88 ml/kg/min, mais que o LA.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2013 as 12:22
Valeu Alex

Originalmente postado por Gugax Gugax escreveu:

Pessoal,como se calcula o VO2 e o que é FTP?
a maneira mais fidedigna é fazendo o teste ergoespirométrico. Mas dá pra estimar com testes práticos, dá uma fuçada no site da tacx que eles tem alguma coisa lá.
Voltar ao Topo
Rodrigo_ss2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2012
Diadema - SP
Offline
Mensagens:290
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo_ss2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2013 as 09:21
mude-se para um lugar no alto...assim quando estiver voltando morto de algum pedal, louco pra chegar em casa e tomar um banho, ainda terá um belo de um  desafio..rsrsrs

depois de algum tempo vc subirá igual ao Pantani!!
rsrsrsrs


Voltar ao Topo
FERGUS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FERGUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2013 as 10:47
Show...rsrsr as cidadezinhas mais interioranas costumam ter bons treinadores digo, cachorrões...rsrs
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2013 as 16:51
Originalmente postado por FERGUS FERGUS escreveu:

Show...rsrsr as cidadezinhas mais interioranas costumam ter bons treinadores digo, cachorrões...rsrs


Fergus, o cavalo que se comporta mal.
http://www.hipismoeco.com.br/blog/fergus-o-cavalo-se-comportando-mal/

http://www.hipismoeco.com.br/blog/fergus-o-cavalo/

http://www.fergusthehorse.com/#!/page_home

Já entrou no fórum com as 4 patas, equinas, e caninas!  Cool

Mas olha, que ninguém tinha sugerido isso ainda aqui no fórum!
Quem não tem perfil de escalador (gafanhotos aeróbicos) como eu não tenho, é só procurar uma ladeira com cães ferozes soltos e ficar lá, subindo, subindo, contando com o incentivo canino, e em breve seremos todos como o Wiggo e o Bife!!


Editado por Clythio - 07 Abr 2013 as 22:26
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2013 as 18:45
KKKKKKKK....
Voltar ao Topo
FERGUS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FERGUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2013 as 22:02
rsrsr, não foi maldade não, na verdade sou vítima desse tipo de situação. e o pior que é na companhia de meu filho de apenas 13 anos, com porteira para abrir e a dita subida na sequencia...rsrs parei de passar naquele lugar para não me indispor com aquele cão e seu dono. foi melhor assim...rssr
Voltar ao Topo
samuel1993 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2013
araxa mg
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuel1993 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2014 as 12:12
nao existe perfil de escalador, existe treino raça e simplesmente voce virara um, e nao precisara nascer de novo
Voltar ao Topo
betto1965 Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2016
Araçatuba
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betto1965 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 11:16
Originalmente postado por samuel1993 samuel1993 escreveu:

nao existe perfil de escalador, existe treino raça e simplesmente voce virara um, e nao precisara nascer de novo
Mas é bem mais dificil se acima do peso. POis subida é potencia/peso
Voltar ao Topo
PauloTrail2 Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Mai 2017
BELO HORIZONTE
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloTrail2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2017 as 10:40
Então somente Ectomorfos conseguiriam escaladores?
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2017 as 17:43
Originalmente postado por samuel1993 samuel1993 escreveu:

nao existe perfil de escalador, existe treino raça e simplesmente voce virara um, e nao precisara nascer de novo


é ? então Cavendish, por exemplo, Petacchi e etc, não treinavam o suficiente?
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2017 as 14:31
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por samuel1993 samuel1993 escreveu:

nao existe perfil de escalador, existe treino raça e simplesmente voce virara um, e nao precisara nascer de novo


é ? então Cavendish, por exemplo, Petacchi e etc, não treinavam o suficiente?

 
Pois é muito treino, raça ajudam superar muitas barreiras de fato e também comprovar cientificamente através dos estudos do desempenho colhido durante os treinos, que uma pessoa geneticamente pode ter mais fibras musculares de explosão ou de resistência que se concretizarão como uma característica e moldarão o perfil do atleta.
Penso que você pode até treinar e melhorar mas vai sempre se destacar e brilhar dentro da sua principal característica não tem como mudar é genético.

Opa olha o OGUM777! Curto "as bicicletas" 
saudações
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2017 as 09:59
A questão não é treino suficiente, mas envolve um pouco de genética. O Cav poderia ser um bom escalador ou um excelente sprinter, ele só investiu no que tinha de melhor. Um cara mesmo sendo alto, conseguindo um bom peso pode subir bem, mas é fato que se vc perder muito peso pra subir bem, vc vai piorar no sprint, e se ganhar muita arrancada pra sprintar, vai piorar na escalada, não dá pra ser o melhor em tudo ao mesmo tempo. Por isso que as vezes vemos comentários do tipo "se fulano fizer um sacrifício, pode vencer uma grande volta" por que se ele mudar o foco do treino, pode fortalecer uma característica em detrimento de piorar em outra.

Mas geralmente quando vc começa, treina um pouco de tudo, até uma hora que vc percebe que se sai melhor em pedais mais longos, ou que tem facilidade de chegar na frente do sprint, ou que mantem passo muito forte no plano, ai começa a investir mais no que tem de melhor pra derrubar a concorrência e acaba descambando pra um lado da força. Mas nada impede um amador de treinar um pouco de tudo, afinal a gente pedala por diversão é bacana se superar, a coisa só costuma ficar mais séria quando tem grana envolvida.


Editado por newhouse - 12 Jun 2017 as 10:02
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2017 as 10:38
e complementando, quer competir e ganhar um giro famoso? = nascer com predisposição genética + treino, muto treino (Se for desde cedo melhor ainda).

Quer andar bem, competindo e até ganhando muita coisa mas de forma amadora = treino + alimentação + uma boa bicicleta, dá pra brincar bem até mesmo em provas por ai se a pessoa se cuidar para isso.

Se o cara não quer ser, nem quer se predispor a ser, um profissional de ponta tudo tem jeito, mas para ganhar em muitos esporte hoje o cara tem que antes se campeão na loteria genética para ao menos competir de igual para igual.

ps.: sou pesado (1,72 e 85kg) mas subo melhor que muitos colegas, isso veio com treino e melhoria na alimentação (isso conta pra caralho, muito mais que uma bicicleta boa), mas não tem jeito é no sprint que meu corpo se dá melhor.

p.s.: treinar a cabeça para as subidas é muito importante, as vezes vale poupar perna no começo/meio para ter uma velocidade constante e chegar melhor no final (aproveitando bem mais o retão/descida depois) que ser um maluco que transita por todas as marchas durante a subida (começa na mais pesada e vai descendo até o ponto que nem a mais leve dá jeito)
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2017 as 12:02
Uma coisa que aprendi após estudar um pouco  é que ninguém é 100% especializado só em uma característica e 0% nas demais. Ninguém é 100% fibra rápida e 0% fibra lenta, e por aí vai..
Muito é possível se moldar com o treino, até chegar no seu limite genético. E esse limite é o que diferencia nós, meros amadores, dos profissionais do Pro Tour (vamos deixar os "combustíveis aditivados" de fora). Agora, quando se pensa nos 3 grandes perfis de ciclistas de estrada (Passistas / roladores; Escaladores; Sprinters) todos nós que treinamos um pouco,  temos uma porção de cada um disso, cada um numa devida proporção.
Pensando nas potencialidades, um ciclista bom de passo pode se defender bem na subida, e vice versa (vide o Dumoulin e Bradley Wiggins da vida). Um bom passista pode sprintar rasoavelmente e bater os escaladores na meta. Até um Sprinter pode fazer um bom trabalho morro acima ou num CR. A única situação que, ao meu ver, é muito difícil (pra nãoo dizer impossível), é um escalador típico, pequeno e peso pena (estilo Quintana ou Pozzovivo),  se tornar um sprinter e um dia chegar perto da potência de um Sagan ou Greipel e disputar uma chegada. O máximo que um ciclista deste perfil consegue evoluir, é treinar ao ponto de bater outros escaladores numa fuga só de peso pena. (Assim como um maratonista Queniano não consegue jamais correr 100m no nível de um velocista Jamaicano).
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2017 as 15:16
Eu por exemplo tenho 1,78 e 72kg, no sprint eu sempre perco, kkkkk.
Voltar ao Topo
leandro_amaral Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Ago 2015
rio de janeiro
Offline
Mensagens:133
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandro_amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2017 as 18:24
Eu tenho 1,80 e tenho 66kg
mas minha bike é 53/39 e 10/25, nas subidas faço muita força, nunca testei em uma bike com 50/34 ou 52/36 com k7 de 11/28+ pra ver se melhora as subidas. Comprei agora um k7 de 11/28 e vou deixar a coroa com 53/39 pra ver se melhora, veremos quando chegar e eu instalar. Subo o alto da boa vista em 22min, vamos ver se abaixa pra uns 19min, o maximo que fiz foi 21min
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2017 as 14:50
A relação 39x25 é muito pesada, dá pra pegar algumas inclinações mais leves, porem se inclinar muito começa a complicar. Eu uso 39x28 e fica aceitável, mas pra subidas cascadura e longas acho 50x34 com 11x28 mais recomendável.
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2017 as 17:02
Desculpa o offtopic, mas, putzgrilla heim, meu! 53x10 é pra sair voando...
Voltar ao Topo
leandro_amaral Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Ago 2015
rio de janeiro
Offline
Mensagens:133
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandro_amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2017 as 17:10
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

A relação 39x25 é muito pesada, dá pra pegar algumas inclinações mais leves, porem se inclinar muito começa a complicar. Eu uso 39x28 e fica aceitável, mas pra subidas cascadura e longas acho 50x34 com 11x28 mais recomendável.

O ruim do 50x34 é pq faço triathlon e o rpm iria la pra cima, acho que o 52/36 era o mais ideal. O problema agora é achar um e vender o meu
Voltar ao Topo
leandro_amaral Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Ago 2015
rio de janeiro
Offline
Mensagens:133
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandro_amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2017 as 23:05
Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Desculpa o offtopic, mas, putzgrilla heim, meu! 53x10 é pra sair voando...

Desculpe, mas não entendi
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2017 as 23:14
53x10 a 80rpm dá 53,5 km/h de velocidade. Tem que ser monstro pra empurrar isso num plano, sem vácuo.. coisa de pro tour.
Talvez fosse 53x11 e não 10 sua transmissão certo?
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2017 as 00:02
Originalmente postado por leandro_amaral leandro_amaral escreveu:

Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

A relação 39x25 é muito pesada, dá pra pegar algumas inclinações mais leves, porem se inclinar muito começa a complicar. Eu uso 39x28 e fica aceitável, mas pra subidas cascadura e longas acho 50x34 com 11x28 mais recomendável.

O ruim do 50x34 é pq faço triathlon e o rpm iria la pra cima, acho que o 52/36 era o mais ideal. O problema agora é achar um e vender o meu

Também era meio contra 50/34 a uns 5 anos atrás, usava 53/39 - 11/25. Mas depois que comecei pedalar com mtb aro 29 acabei mudando um pouco meu estilo, mais giro, e tb descobri que no ciclismo de estrada profissional as coisas mudaram um pouco depois do LAnce Armstrong,  estão girando mais.  Hoje uso 50/34- 11/28 com 10v e acho o ideal, não giro demais no plano, eu acho é que antes eu pedalava travado. No giro de italia 2017, vi muitos 52/36 - 11/32 mas deve ser 11v para não ter muito buraco. 
Voltar ao Topo
leandro_amaral Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Ago 2015
rio de janeiro
Offline
Mensagens:133
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandro_amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2017 as 04:24
Eu cheguei a ver a mto tempo um documentario do lance, do dr ferrari ne, falando que eles testaram o lance dando mto giro e deu certo.
To pensando nesse compacto ainda, mas ai preciso vender minhas coroas pra poder comprar outras
Voltar ao Topo
Svrstt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2019
Lins
Offline
Mensagens:83
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Svrstt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2021 as 09:19
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Cebo,

não existe um perfil 100% escalador. Assim como não existe um perfil 100% sprinter ou 100% contrarelogista. É por isso que não devemos julgar alguém pela aparência física. Como disse o Clythio, é uma questão de VO² e isso não é aparente (até o momento que o cara dispara na sua frente e some hehehe... LOL). Ninguém "nasce" escalador ou sprintista, mas a gente se torna um ou outro por decisões, limitações diversas (compromissos de carreira e família, vida social, tempo disponível, conhecimento, etc.), gosto pessoal (preferência) e dedicação específica.

O que há são habilidades mais ou menos desenvolvidas, que todos têm e que em muitos aspectos se sobrepõe e se intercalam. Tb existe o foco no desenvolvimento de uma ou outra habilidade específica. O que acontece é que o cara se considera (por qualquer motivo) mais apto para tal habilidade, e trabalha ela com mais gosto e afinco. Assim, ele se desenvolve mais nessa habilidade, e acaba fechando o círculo da "auto-profecia", por assim dizer. O cara tem um tipo físico mais muscular e se acha limitado pra subir (e sofre nas subidas), e acaba gravitando pro sprint ou CR. Outro é mais baixo e miúdo, sofre menos pra subir mas não se considera muito forte no passo ou no sprint então acaba tirando a diferença nas escaladas. E por aí vai. Mas se eu pegar e treinar qualquer um, consigo melhorar seu desempenho nas subidas significativamente, independente do biotipo.

Nada de errado nisso, estou apenas constatando como as coisas rolam na prática. O Einstein tá querendo melhorar em subidas, mas o treino que vai levar ele lá tb vai (ou deveria) melhorar o ritmo, a resistência, a explosão. Vai fazer ele perder peso e ganhar massa, aumentar a potência e ampliar a técnica. Se não for assim, o treino está errado!!! Ninguém vira um bom escalador perdendo músculo, da mesma forma que ninguém se torna um sprintista ganhando músculo. São coisas inter-dependentes, ninguém precisa abrir mão de uma pra ter a outra, pelo contrário. Esse pensamento compartimentado é limitado e o ciclismo exige amplitude e contexto. O próprio conceito de treinamento embute a idéia de ir do geral (base) pro específico, trabalhando as limitações e mantendo as aptidões.

Quando falamos de treinamento específico, estamos nos referindo a treinamento específico pra queimar a gordura e aumentar a potência. Ele pode ser mais específico ainda e focar em sprints, CR, etc. pra desenvolver uma limitação, mas o Contador não teve que sacrificar em nada sua escalada pra melhorar no CR. Nem o Wiggins, nem o Schleck, nem o Lance. Eles todos melhoraram no que os limitava, e melhoraram tb no que já eram bons. Tudo bem, não dá pra ser animal em tudo e disputar uma subida com o Contador, um CR com o Cancellara E um sprint com o Cavendish. Mas nem precisa, menos ainda pra quem é amador. Encontre um bom ponto de equilíbrio entre peso, força e disposição, trabalhe a técnica que vc vai conseguir se dar bem em alguns critérios, provas longas e até escaladas.

A gente é assim tb, pq a corrida no ciclsmo só termina quando cruzamos a linha de chegada e é preciso chegar lá inteiro. Então, quem é bom de subida tem que se defender no plano, quem desce bem tem que se defender na subida, quem sprinta bem tem que se defender no resto pra poder chegar no final, etc... Quem lidera numa subida longa pode não conseguir puxar o pelote no plano, mas não pode sobrar do pelote senão já era. Quem sprinta tb tem que chegar na frente do pelote pra poder soltar o rojão nos 200m até a linha.

Se vc quer uma habilidade pra desenvolver que possa te fazer uma diferença real no ciclismo (amador), concentre-se em melhorar seu passo. Quem tem um bom passo consegue se defender nas subidas (explode nas curtas e mantém um ritmo bom nas longas), consegue atacar e fugir, consegue buscar uma fuga sozinho, consegue se revezar e consegue neutralizar os sprinters no final, chegando sozinho. Vide Cancellara. Um bom passista faz mais sozinho do que qualquer outra habilidade consegue numa variedade maior de situações.

Como o Clythio disse, a base de tudo é o VO². Ele é determinado genéticamente, e ele vai dizer até onde podemos ir no limite - mas não só nas subidas e sim em relação a toda e qualquer pretensão no ciclismo, seja terminar um Audax, um passeio do Pedal ou um critério na ponta do pelotão. Mas em última instância, isso só serve pra determinar quem pode ter futuro como profissional do ciclismo e quem não pode. Quem tem um VO² acima de 60 ou 65 tem a pré-condição para se aventurar no esporte de forma profissional. Quem não tem, vai ter que se conformar em praticar o ciclismo de forma amadora. Quem tem acima de 70 pode sonhar em disputar um TdF, mesmo que esteja 20kg acima do peso.

Isso equaliza todo mundo? Não, pq mesmo entre amadores alguns terão o VO² maior ou mais desenvolvido. Tb não quer dizer muita coisa pq o treinamento correto pode levar alguém com um VO² de 55 a bater alguém com um de 65. O que interessa nesse caso é a potência que cada ciclista consegue gerar em proporção ao seu VO² máximo. Dá pra aumentar o VO² até o limite genético e dá pra aumentar a capacidade de exercício próximo do limite do VO².

No caso de quem quer escalar bem, ainda conta o fator peso. Não tem como fugir disso, mesmo pra nós amadores. No meu pico, eu faço 14 minutos no Jaraguá e 36 na Serra de Campos. Se eu engordo 2kg já cai pra 16 e 40. Se forem 3kg baixo (ou subo) pra 17-18 e 41-43. Mas não deve ser uma meta em si e sim parte de um programa mais amplo, pq perda de peso é consequência de um bom treinamento. Veja bem, quem treina pra emagrecer fica fraco. Quem treina pra ficar forte, fica mais rápido. O corpo não se adapta às demandas? Então, ele se ajusta ao treinamento correto e se modifica como um todo, inclusive a nível celular.

Não se trata portanto de uma "tara irracional" como vc disse. A questão é bem real e presente: sprint é muito mais questão de técnica e treinamento do que aptidão. Ou pelo menos muito mais do que escalador ou contrarelogista, se considerarmos o biotipo médio dos ciclistas conforme eu citei. Mais do que ser um escalador, subir bem é uma finalidade em si no ciclismo. Existe treino e prova no plano, mas pra uma total realização no ciclismo, temos que estar satisfeitos com nosso desempenho nas subidas. Desconfie de quem disser que não liga pra subidas ou que não quer melhorar nas escaladas! LOL
Top esse tópico
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X