Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Perfil de escalador é genético?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Perfil de escalador é genético?

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Einstein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1745
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Einstein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Perfil de escalador é genético?
    Postado: 31 Ago 2010 as 18:06
Tava lendo o uns tópicos sobre treinamento e me voltou uma dúvida que tenho... resolvi colocar aqui.
 
Como perder peso sem perder força?
 
Eu tenho 1,76m e pesava 90Kg. Comecei a correr e pedalar perdi 20kg (em cerca de 1 ano e 6 meses). Então fiquei com 70Kg. Queria emagrecer mais um pouco pra poder melhorar nas subidas... Imaginava algo em torno dos 65Kg. Mas algumas pessoas me falaram: "Você vai perder músculos. Vai perder força. Se quer ser escalador vai ter que nascer novamente".
Cruel!!!Confused
Isso é completamente real? Há como emagrecer muito sem perder potência? Ou os escaladores são magros e têm potência porque é genético?
 
Ultimamente, relaxando na alimentação e com algumas lesões, que me deixaram sem correr quase 2 meses, eu acabei subindo para 78Kg. (A corrida ajuda muito na manutenção do peso).
Agora preciso voltar a emagrecer, mas quero fazer isso sem perder força. Até o meu peso "normal" (em torno dos 70kg) acho que é fácil e consigo com treinamento aeróbico e poucas mudanças na alimentação. O problema é que acho que me ajudaria no objetivo (melhorar nas subidas) ficar abaixo do peso. E pra isso preciso tb fechar a boca. Se a minha genética não é essa significa que eu vou ficar debilitado?
 
Não precisa ser nada assim...
 
 
...mas próximo disso. hehehehe
 

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 18:30
Lógico que quanto mais magro, mais fácil de subir, afinal, é menos peso para levar lá pra cima, mas isso não quer dizer que todo magricelo é um bom escalador. Na subida usa muito o aeróbico, o cara que aguenta manter o FC lá em cima, pode ser um melhor escalador que um magricelo, pois ele terá mais potência. Já vi na serra muito cara com uns 90 kgs voando na subida, porque tinha muito mais potência.

Enfim, não se preocupe em ser magicelo se você chegou a estar pesando 70 kilos mas com pouca gordura no corpo, já é o suficiente, você conseguirá manter a velocidade no plano e na subida.

Um exemplo, o Lance era bem "fortinho" (acho que pesava pouco mais de 70 kg), e foi um dos melhores escaladores da sua geração.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
VaiLance Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:359
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VaiLance Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 18:40
eu nao tenho informaçao cinetifica pra te falr sobre isso , mais vou falar oq eu acho ,
bom acho q tipo tem gente q tem o fisico mais magro mesmo e outros nascem com mais volume,
fora os tipos de fibras musculares q mudam tbm , tipo um favorecido pra força e explosao e outro acho q resistencia , conta isso tbm , acho q pessoas como o andy shlek tem esse favorecimento de ja nascer ser mais magro e leve , acho q ele nao perde potencia por ser magro e leve, ao contrario se o cavendish tentasse ficar mto leve nesse nivel igual ao andy acho q nao ia adiantar pq ele ia ficar mto fraco , ia acabar andando bem menos capaz, ate o rosto deles sao maiores saka, uns cabeçudos fortes outros magrelos e assim vai,
eu tenho uma opiniao , isso é fissura de peso sabe , igual de bicicleta , nao sei pq agente por q uma bike leve vai andar mais do q uma normal , isso é ilusao apesar de eu tbm nao conseguir sair desse negocio de peso da cabeça , eu tbm queria ter menos de 70kg, mais acho q forçar a barra pra emagrecer alem do meu limite normal acho q eu vo é andar menos , entao nao vai adiantar...
estou sussegado....
vlw.
uma coisa é certa , pra subir bem tem q ser bom [ seja favorecido por 'natureza' ou nao ] e estar bem.

INSCRIÇAO tem q ser 10,00 15,00 e 20,00 no maximo!!!

Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 18:44


Thumbs Up
É genético, sim!!!!! Tá comprovado que o perfil é genético: o do esclador, o do passista, o doatleta de 100m, o do maratonista...

Wink


Voltar ao Topo
bpinheiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1689
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bpinheiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 18:58
Eu acho que não me encaixo em perfil nenhum! Tenho que nascer de novo... =/
Jens Voigt doesn't complain about what suffering does to him, but suffering constantly complains about getting picked on by Jens Voigt.
Voltar ao Topo
amuro ray Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:1488
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amuro ray Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 19:11
Originalmente postado por bpinheiro bpinheiro escreveu:

Eu acho que não me encaixo em perfil nenhum! Tenho que nascer de novo... =/


Eita bicho manhoso...rsrsrsrss

Rule #42
A bike ride/race shall never be preceeded with a swim and/or followed by a run.
Voltar ao Topo
renatoxtr Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Set 2009
Niteroi- RJ
Offline
Mensagens:692
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renatoxtr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 19:14
Lembram se do Laurent Jalabert???
Antigamente ele batia guidon com o Cipollini e anos mais tarde foi lider de montanha no tour.
Voltar ao Topo
VaiLance Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:359
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VaiLance Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 19:14
V
V
V


Editado por VaiLance - 31 Ago 2010 as 19:16
INSCRIÇAO tem q ser 10,00 15,00 e 20,00 no maximo!!!

Voltar ao Topo
VaiLance Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:359
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VaiLance Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 19:16
Originalmente postado por amuro ray amuro ray escreveu:

Originalmente postado por bpinheiro bpinheiro escreveu:

Eu acho que não me encaixo em perfil nenhum! Tenho que nascer de novo... =/


Eita bicho manhoso...rsrsrsrss



Tem que perguntar pro Polvo.






aquele q adivinha as coisas....
kkkkkk falei isso so pq vi essa rimaçao ai engraçada. LOLLOLLOLLOL
vai continuar a rimaçao ??


Editado por VaiLance - 31 Ago 2010 as 19:18
INSCRIÇAO tem q ser 10,00 15,00 e 20,00 no maximo!!!

Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chará Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 19:24
Então é por isto que eu não tô subindo nem guia? Cry
Einstein,  pequena criança, relaxa quanto a isto, ficar bitolado não ajuda muito.. segura nos 70~72kg q tá bom demais.. treina e se divirta.. vale mais a pena, não somos pró tour Wink

Editado por Chará - 31 Ago 2010 as 19:24
Voltar ao Topo
reinaldo lupiao more Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2005
sp - sp
Offline
Mensagens:1833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reinaldo lupiao more Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 19:30
O que vale + é o prazer de pedalar!
Voltar ao Topo
Einstein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1745
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Einstein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 19:33
Originalmente postado por Chará Chará escreveu:

Então é por isto que eu não tô subindo nem guia? Cry
Einstein,  pequena criança, relaxa quanto a isto, ficar bitolado não ajuda muito.. segura nos 70~72kg q tá bom demais.. treina e se divirta.. vale mais a pena, não somos pró tour Wink
 
HAHAHAHAHAH
 
Não é que quero ser profissional não... Mas acho subida a melhor parte do ciclismo... e acho que se eu perdesse bastante peso e treinasse muito poderia melhorar um pouco... O objetivo é realmente curtir mais... o sofrimento das subidas é uma curtição! Mas, com mais quilos pra carregar já vira masoquismo. LOL
Vejo caras bem mais cheinhos subindo bem, mas são os magrelas que mandam bem nas subidas!

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein
Voltar ao Topo
fpiccinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2010
Campinas/SP
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fpiccinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 20:04
Boa Tarde
Concordo com o fator genetico, e uma combinação adequada para cada biotipo conheço caras altos, pesados (forte) que vao muito bem na subida (romeiros com media de 30km/h).
Você precisa entender quais as suas caracteristicas fisicas e trabalhar os seus pontos "fracos".
Cuidado para não ficar no achometro e se arrebentar.
Sou corredor tb, fiz 04 maratonas e já ví muita gente tentar moldar seu corpo e seu condicionamento no achometro e infelizmente sofrer graves lesoes.
Procure um especilista para ajuda-lo caso realmente queira investir nisso.
Abraços
Flávio Piccinin

Campinas/SP
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 20:17

Pra escalar como Contador, Schleck, Symz, Sastre, Basso, Pantani etc... é genético. Agora se você quer escalar bem na sua região.. é possível, basta treinar muito. Mas muito mesmo.. SUBIDA!

Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 20:20
Chará, e eu então? Escalador com meu peso e minha barriga... se bem que na CESP domingo eu achei que subi bem demais!!! Tudo bem que morri depois e acabou o pedal, mas dei o sangue ali.

Ah, Einstein, relendo o que escrevi percebi algo: também tem que gostar de subida e se dedicar bastante. Treinar subida, experimentar diversos modos de subir, quais as relações que melhor funcionam pra você, qual a posição de pedalar (sentado/em pé) que te encaixa melhor etc...
“The man who trades freedom for security does not deserve nor will he ever receive either” - Benjamin Franklin
Voltar ao Topo
MarcosAP Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2010
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 20:31

Acho que genética ajuda, mas uma boa dieta e bastante treino são suficientes para não ficar para trás no Tour do Final de Semana.

Eu emagreci 7 Kg, sem perder massa muscular. (1.74/~=66kg)
Estou subindo muito melhor do que antes.
Fiz uma dieta rigorosa com orientação de nutricionista ligado ao esporte e deu resultado.
Fiz a última Vo2 com tempo total de 1h40 (comecinho da dieta) e depois de quase 3 meses reduzi o tempo em quase 7 minutos para o mesmo percurso.
Claro você pode estar melhor em um dia que no outro, temperatura diferentes, vento, etc., mas 7 minutos...
 
 
 
 
 
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 20:47
Ninguém aqui vai correr o ProTour pela Saxo ou pela Euskatel. Mas que é ducaralho subir bem e deixar os outros pra trás, fazendo todo mundo sofrer pra tentar te acompanhar, isso é! LOL

Pra ser um grimpeur, um escalador puro (no estilo do Bahamontes, do Charly Gaul, do Van Impe, do Rassmussen ou do Pantani por exemplo) é questão de genética sim. Não é só questão de magreza mas tb de altura, porte físico (musculatura, ossatura, etc.) e força natural. Tem nego que é magro mas é marrento, forte e duro. Tem magros que são fracos e pouco desenvolvidos. No outro extremo, tem cara que é "parrudo" mas muito forte e sobe bem. O Lance é um exemplo: se consideramos só o TdF, ele é o maior escalador de todos pois venceu 11 etapas de montanha (o Merckx venceu 10).

Mas um escalador nato tem uma proporção extrema de peso-potência, e aí não tem como bater a menos que vc tb seja abençoado pela genética. Eu por exemplo me considero razoável em subidas em geral. Como eu digo, eu "me defendo" nas escaladas. Mas com 1,84m e quase 80kg nunca vou ser páreo pra um ciclista de 1,70m e 62kg bem condicionado numa subida muito longa ou inclinada, por exemplo. Se for mais curta ou suave eu posso até aguentar junto mas se embicar pra valer o cara vai abrir e tchau.

Ainda assim, o conceito de grimpeur (escalador puro) é discutível, e mais ainda hoje em dia. Graças à especialização e técnicas de treinamento avançadas (e tb ao doping) hoje muitos ciclistas que poderiam ser considerados escaladores são tb fortes no CR. Esses todos que eu citei venceram o TdF ((exceto o Rassmussen - mas o André vai discordar LOL) e outras provas similares, o que demonstra que se os escaladores podem desenvolver outras habilidades sem perder suas características principais, tb é possível a ciclistas com habilidades em CR melhorar bastante em escaladas a ponto de manter uma vantagem tática e estratégica em provas.

Ou seja, é possível melhorar MUITO nas subidas, mesmo pra quem está longe de ter o biotipo natural de um grimpeur. Aliás, essa é uma das premissas do treinamento: trabalhar os pontos fracos sem comprometer (muito) os fortes. A questão é que o treinamento para isso é longo, específico e sofrido. Por isso muita gente consegue melhorar um tanto mas estaciona num patamar que está aquém do seu limite genético. Mas blz, pq afinal a maioria de nós é amador mesmo então não tem pq sofrer nem se estressar por isso.

Primeiro, o cara tem que realmente gostar de subir e sofrer. Não é só gostar, é incorporar. Eu conheço muita gente que diz que "adora" subir, mas no fundo não perde uma chance de cortar caminho pelo plano ou faz corpo mole nas subidas. A maioria "se conforma" e sobe no seu ritmo, mas pra escalar vc tem que estar preparado pra sofrer acima dos limites comuns ou da conformidade. Nem os grimpeurs pensam assim, pq subir é sofrimento em qualquer nível - a diferença é que pra alguns acaba mais rápido pq alguns sobem mais rápido. Por isso, gostar de subir é uma coisa... gostar de treinar pra subir bem é outra... e subir bem é outra ainda.

Segundo, precisa de uma base bem sólida e longa (anos e anos de treinamento estruturado e competições, e não apenas "pedal") pra poder absorver a sobrecarga que vai levar a esse nível. Terceiro, é preciso um bom domínio das técnicas de treinamento e nutrição, e tb um profundo autoconhecimento pra fazer a coisa certa e evitar os erros: ganhar força, perder peso da forma correta e saudável, desenvolver as técnicas e evitar lesões, doenças e coisas do tipo. Terceiro, tem que haver as condições favoráveis: tempo, um bom equipamento, subidas variadas na região, companhia para motivar, etc.

Já cruzei com muitos ciclistas que tinham perfil de escalador e não subiam nada. Hj em dia não me intimido com base apenas no julgamento do biotipo pq "não se julga o livro só pela capa" LOL Tb não me impressiono mais com números e histórias de pescador, que todo ciclista conta Tongue O que vale é o conteúdo, e ali mesmo, na hora H. Mas é fato: melhorar nas subidas exige técnica e dedicação, mas passa obrigatoriamente pela perda de peso sem perda de potência. De preferência, com ganho da potência.
 



Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
brasilia Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2009
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brasilia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 21:01
nao podemos esquecer do bjarn riis q passou fome e ganhou 1 tour.
tem fotos dele q sao feias, tipo rasmussen.
 
genetica ajuda muito mas hematocrito a 60% e peso muito baixo ganham da genetica.
infelizmente convivo com os dopados do ciclismo do rj e tenho as informaçoes ...  
 
 
Voltar ao Topo
amuro ray Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:1488
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amuro ray Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 21:02
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

...Já cruzei com muitos ciclistas que tinham perfil de escalador e não subiam nada. Hj em dia não me intimido com base apenas no julgamento do biotipo pq "não se julga o livro só pela capa" LOL ... 
 

Eu por exemplo...rsrs
Rule #42
A bike ride/race shall never be preceeded with a swim and/or followed by a run.
Voltar ao Topo
CID21 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2008
João Pessoa
Offline
Mensagens:1675
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CID21 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 21:22
Tem é que ser masoquista...Gostar de sofrer...Big smile
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..


Voltar ao Topo
italotimoteo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar italotimoteo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 21:24
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


Primeiro, o cara tem que realmente gostar de subir e sofrer. Não é só gostar, é incorporar. Eu conheço muita gente que diz que "adora" subir, mas no fundo não perde uma chance de cortar caminho pelo plano ou faz corpo mole nas subidas.
 
Leo, tu é um exemplo por isso, ó! (ler citação)
HTFU!
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 21:28
Com certeza o peso e a genética contam muito. Mas, acredito que no nível que estamos, qualquer diferença é superada pelo treinamento. Não é difícil ver em um grupo de ciclistas de final de semana um cara enorme que sobe muito mais do que um magrelo. 
Alias, não sei porque essa tara em ser magrelo escalador. Se parar pra pensar, escalador só tem vantagem ladeira acima. No plano, no sprint e principalmente na descida escalador só se ferra. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
amuro ray Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:1488
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amuro ray Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 21:33
Originalmente postado por italotimoteo italotimoteo escreveu:

Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


Primeiro, o cara tem que realmente gostar de subir e sofrer. Não é só gostar, é incorporar. Eu conheço muita gente que diz que "adora" subir, mas no fundo não perde uma chance de cortar caminho pelo plano ou faz corpo mole nas subidas.
 
Leo, tu é um exemplo por isso, ó! (ler citação)


Vc diz isso pq faz tempo que não pedala comigo..rsrsrs
Rule #42
A bike ride/race shall never be preceeded with a swim and/or followed by a run.
Voltar ao Topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:9146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sassota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 21:35
nova crono escalada no jaragua pra tirar a prova?
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar ao Topo
bpinheiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1689
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bpinheiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 21:36
Originalmente postado por amuro ray amuro ray escreveu:

Originalmente postado por italotimoteo italotimoteo escreveu:

Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


Primeiro, o cara tem que realmente gostar de subir e sofrer. Não é só gostar, é incorporar. Eu conheço muita gente que diz que "adora" subir, mas no fundo não perde uma chance de cortar caminho pelo plano ou faz corpo mole nas subidas.
 
Leo, tu é um exemplo por isso, ó! (ler citação)


Vc diz isso pq faz tempo que não pedala comigo..rsrsrs



Ulalalalalalalalala, aiaiaiaiaiaiaiaia!!!!!
Chamou pro pega!!!!! Pediu revanche no Jaraguá!!!!
Jens Voigt doesn't complain about what suffering does to him, but suffering constantly complains about getting picked on by Jens Voigt.
Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chará Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 21:38
o pior é quando vc pensa q está subindo bem, olha do lado e passa o Sobreira em pé olhando e dando risada, depois vem o Tekapo e o Lupião Angry do tipo.. pronto.. agora vc fica..kkk, minha desculpa? Fiz o meu trabalho pra equipe..kkkk
Voltar ao Topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:9146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sassota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 21:43
tenho duas desculpas...

quando chega no topo do morro, falo que sou sprinter...

quando chega no fim da reta, falo que sou escalador...

não tem erro!

Editado por sassota - 31 Ago 2010 as 21:46
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 21:45
Eu gosto de sofrer, gosto de ver meu coração batendo mais de 190 bpm, é difícil manter nesse nível em um plano, tem que fazer muita força, mas na subida, consigo manter isso por mais de uma hora.

Mas subo mal, mas se os treinos não tiverem subidas, não tem graça.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 22:17
Einstein, tentando responder sua pergunta:

1) Defina corretamente suas expectativas... vc quer subir bem ou quer competir em subidas, com outros ciclistas da sua idade ? Isso vai definir o nivel de comprometimento que voce vai precisar com treino e acompanhamento

2) Perder peso e ganhar potencia sao objetivos antagonicos. Até é possivel fazer, mas precisa de muita tecnica e tecnologia. O mais facil é voce focar primeiro na perda de peso, e chegar no peso que vc acha ideal para voce (i.e. que voce se sente bem)... depois disso voce recomeça o trabalho de ganho de potencia, sem ganhar mais peso por isso... Vai demorar? sim...

3) Quanto maior a meta, com mais seriedade voce vai ter que encarar os treinos. Se quer realmente fazer um salto qualitativo nas subidas, se prepara para treinar 8 a 10 horas por semana e seguir 'a risca as recomendações do nutricionista... se nao gosta de treinar no rolo e nao esta disposto a deixar aquela picanha com cerveja de lado, volte ao passo 1

4. Cuidado com o efeito sanfona. Quanto tempo voce ficou com 70kg ? Nao se pode falar em equilibro antes de 1 ano de peso constante, imho... o corpo precisa de tempo para se acostumar com uma faixa de peso, e voce precisa se acostumar com os novos habitos alimentares, dentro de uma rotina de treino programada. Regras do tipo "nunca 3" (nunca mais de 3 dias de treino seguidos, nunca mais de 3 dias sem treino) do Clythio ajudam a nao ficar bitolado e ainda assim manter o volume de treinos dentro da programação...

Ja conheci varios ciclistas que tiveram seus tempos aureos, de pouco peso e muita potencia, e quando abandonaram o ciclismo (por um motivo ou outro) acabaram engordando, e muito ! De novo, o ponto 1 é fundamental... qual seu objetivo ?

Abracao
A.Cunha
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 00:36
Penso que a primeira pergunta a ser feita é quantos % tem de gordura. Você pode só perder gordura (talvez um pouco de massa muscular junto), então sua potência continuaria basicamente a mesma, porém com menos peso, aumentando assim a relação peso/potência.

Não necessariamente a perda de massa muscular é ruim. Cavendish teve que perder massa muscular quando veio da pista para a estrada. E olha que é para sprintar e não para escalar.

Bradley Wiggins também perdeu massa muscular. Esse sim para escalar e brigar nas grandes voltas.

Como já disseram não é só emagrecer que vai subir melhor. Nos últimos meses eu aumentei um pouco meu peso e estou subindo melhor do que antes.

Só para completar, não é porque você tem menos massa muscular que é mais fraco. Dá para aumentar a força sem aumentar o tamanho do músculo.


Voltar ao Topo
adalberto melo Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Mar 2006
sao paulo - sao paulo
Offline
Mensagens:1864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adalberto melo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 01:19
Italo X Leo.... no Pico do Jaragua ,,,qndo ???
Voltar ao Topo
PEDRO SPD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2005
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:799
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PEDRO SPD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 01:43
Originalmente postado por brasilia brasilia escreveu:

nao podemos esquecer do bjarn riis q passou fome e ganhou 1 tour.
tem fotos dele q sao feias, tipo rasmussen.
 
genetica ajuda muito mas hematocrito a 60% e peso muito baixo ganham da genetica.
infelizmente convivo com os dopados do ciclismo do rj e tenho as informaçoes ...  
 
 
 
Brasa, que post comprometedor!!!   Shocked
 
Voltando ao tópico! Uns kilos a menos sempre ajudam, óbvio, conciliado a treino, treino e treino!!!
EQUIPE FW ENGENHARIA
Voltar ao Topo
Fernando Sabella Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 22 Jul 2008
São José do Rio
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando Sabella Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 03:35
Vou tentar ajudar falando sobre o que aconteceu comigo.
Quando tinha entre 15 e 22 anos andei de speed e mtb e cheguei a competir, parei por causa da faculdade e aí nunca mais voltei a treinar, via os ciclistas andando na estrada (de dentro do carro) e lembrava de como era boa a sensação de pedalar, os amigos e etc.. Mas lembrava muito mais do sofrimento, da competição e da dor é claro.
Sempre fui gordinho, mas nessa época emagreci e pesava uns 70kg(tenho 1,72m).
Há três anos reencontrei um velho amigo e combinamos um rolê de bike, pra bater papo e tal, ele já tinha emagrecido uns 15kg por causa da bike, mas não treinava, apenas andava de bicicleta para emagecer....
Resumindo a estória, voltei com tudo!E trouxe o amigo junto!
Começei a me interessar de novo por ciclismo, e a internet facilitou muito a minha vida, lembrei dos caras que admirava, escaladores é claro!
Aí ví o tour 2007, e esse sujeito da foto acima me influenciou a emagrecer, pesava 77kg, não era gordo... só uma barriginha, em 4 meses estava pesando 60kg.
Emagreci rápido demais só pra ser magrelo e achava que assim ia subir bem, porém....
Não subia porcaria nenhuma (E ainda não subo)
Porque?
Perdi gordura, mas perdi muita massa muscular, minha estrutura física nunca foi assim, sempre fui cheinho, todo mundo achava que eu estava doente.
Não conseguia andar no plano a 40por hora de roda!hihihihihihi
Até que ouvindo os conselhos dos amigos comecei a me alimentar direito, treinar direito e hoje pedalo muito melhor e subo muito melhor pesando 65kg, é claro nada de excepcional mas deu pra ficar entre os 30 melhores na VO2 esse ano! Fiquei feliz!
Escaladores natos existem sim, genética influencia e muito, como foi falado já exitem caras que sobem bem e são mais altos e corpulentos e outros que são baixinhos e magrelos.

Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 04:37
VO2max tem que ser acima dos 70 para chegar na relação peso/potencia necessária - e isso é bem genético - você pode emagrecer, mas se não for máquina aeróbica, não vai.
(O número é dos top internacionais, ok, mas é isso aí - eu nunca passei dos 52, 53.. para sprinter, ainda está ok..).
O % de gordura tem que estar abaixo dos 10%, com certeza.
+ Uns 5 anos de desenvolvimento específico.

De toda forma, é algo treinável, pode ser melhorado, para qualquer um.
O problema, como disse o Alex, é que quem não sobe bem, não tem prazer em subir.
Eu já fui assim - detestava quando tinha subida no treino.
Depois de 3 anos (isso mesmo!!!) resolvi incorporar ao treino semanal um dia só para subir o Sumaré - uns 35-40 minutos de subida variada.
Com o tempo, você aprende a dosar, a suportar a sensação de limite, e vai melhorando.
Você só tem o que você treina.

Recomendo, para entender, a leitura do texto da VO2max onde descrevem como Indurain foi preparado, ao longo de alguns anos, para ser o que foi. Ele não era levinho, nem era um escalador "natural", esquelético, etc.
Voltar ao Topo
Edson Sobreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Nov 2004
-Guarulhos - SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edson Sobreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 13:19
O Chará, não me compromete não, pq eu estava sofrendo pra subir a Cesp...rsss!!Senão daqui a pouco vão pensar que eu subo bem, ai não vou conseguir convencer os montanheiros a manter um ritmo que eu consiga seguir junto....rsssss!!!

Subir é sempre um dilema, eu gosto de subidas, isso desde que eu resolvi a virar ciclista, e olha que já tem uns 13 anos que eu faço esse esporte maluco. Eu procuro sempre treinar um pouco de subidas, eu me sinto bem depois de subir por exemplo a Serra da Cantareira, eu não sou escalador, mas gosto e nem por isso eu subo bem, acho que tenho que melhorar e muito para poder me defender nas subidas. Se me perguntarem oq eu prefiro, treinar subidas ou no plano, eu prefiro subida, tenho uma dificuldade enorme para andar no plano, sofro demais. Eu procuro me espelhar em outros ciclistas, assisto corridas e fico impressionado com aqueles caras subindo.

Mas recentemente fui ao Jaraguá com a galera aqui do fórum e subindo o pico estavamos eu, o Alex e mais um ciclista que não me lembro o nome, lembro que na parte mais dura o Alex arrancou e foi embora, eu já sabia que ele se defende bem, mas ali no Pico nas vezes que eu fui sempre achei bem dura a subida, e aquela arrancada que ele deu de certa forma acabou me ajudando, pq eu vi que preciso treinar mais corretamente, tenho dois objetivos que é andar bem no Granfondo e na Vo2, e depois daquele dia meu treinos voltaram a ser mais corretos, sem preguiça e com mais qualidade, então eu penso assim se vc quer ser bom de subidas, tem que treinar muita subida e tem que saber que é um dos treinos mais sofridos no ciclismo, então pegue a sua bicicleta e vá treinar pelas serras espalhadas por ai.


Antigo usuário Edson de Lima Sobrei

http://www.strava.com/athletes/232181
Voltar ao Topo
amuro ray Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:1488
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amuro ray Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 14:51
Originalmente postado por bpinheiro bpinheiro escreveu:

Originalmente postado por amuro ray amuro ray escreveu:

Originalmente postado por italotimoteo italotimoteo escreveu:

Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


Primeiro, o cara tem que realmente gostar de subir e sofrer. Não é só gostar, é incorporar. Eu conheço muita gente que diz que "adora" subir, mas no fundo não perde uma chance de cortar caminho pelo plano ou faz corpo mole nas subidas.
 
Leo, tu é um exemplo por isso, ó! (ler citação)


Vc diz isso pq faz tempo que não pedala comigo..rsrsrs



Ulalalalalalalalala, aiaiaiaiaiaiaiaia!!!!!
Chamou pro pega!!!!! Pediu revanche no Jaraguá!!!!

Esse povo não sabe brincar mesmo..rsrsrsrsrsrs
Rule #42
A bike ride/race shall never be preceeded with a swim and/or followed by a run.
Voltar ao Topo
Einstein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1745
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Einstein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 18:49
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Ninguém aqui vai correr o ProTour pela Saxo ou pela Euskatel. Mas que é ducaralho subir bem e deixar os outros pra trás, fazendo todo mundo sofrer pra tentar te acompanhar, isso é! LOL 
 
Exatamente! Geralmente são nas subidas que os caras mais fortes deixam os mais fracos pra trás nos pedais, mesmo os de final de semana... realmente é duca subir bem.
 
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

 
Pra ser um grimpeur, um escalador puro (no estilo do Bahamontes, do Charly Gaul, do Van Impe, do Rassmussen ou do Pantani por exemplo) é questão de genética sim. Não é só questão de magreza mas tb de altura, porte físico (musculatura, ossatura, etc.) e força natural. Tem nego que é magro mas é marrento, forte e duro. Tem magros que são fracos e pouco desenvolvidos. No outro extremo, tem cara que é "parrudo" mas muito forte e sobe bem. O Lance é um exemplo: se consideramos só o TdF, ele é o maior escalador de todos pois venceu 11 etapas de montanha (o Merckx venceu 10).

Mas um escalador nato tem uma proporção extrema de peso-potência, e aí não tem como bater a menos que vc tb seja abençoado pela genética. Eu por exemplo me considero razoável em subidas em geral. Como eu digo, eu "me defendo" nas escaladas. Mas com 1,84m e quase 80kg nunca vou ser páreo pra um ciclista de 1,70m e 62kg bem condicionado numa subida muito longa ou inclinada, por exemplo. Se for mais curta ou suave eu posso até aguentar junto mas se embicar pra valer o cara vai abrir e tchau.

Ainda assim, o conceito de grimpeur (escalador puro) é discutível, e mais ainda hoje em dia. Graças à especialização e técnicas de treinamento avançadas (e tb ao doping) hoje muitos ciclistas que poderiam ser considerados escaladores são tb fortes no CR. Esses todos que eu citei venceram o TdF ((exceto o Rassmussen - mas o André vai discordar LOL) e outras provas similares, o que demonstra que se os escaladores podem desenvolver outras habilidades sem perder suas características principais, tb é possível a ciclistas com habilidades em CR melhorar bastante em escaladas a ponto de manter uma vantagem tática e estratégica em provas.

Ou seja, é possível melhorar MUITO nas subidas, mesmo pra quem está longe de ter o biotipo natural de um grimpeur. Aliás, essa é uma das premissas do treinamento: trabalhar os pontos fracos sem comprometer (muito) os fortes. A questão é que o treinamento para isso é longo, específico e sofrido. Por isso muita gente consegue melhorar um tanto mas estaciona num patamar que está aquém do seu limite genético. Mas blz, pq afinal a maioria de nós é amador mesmo então não tem pq sofrer nem se estressar por isso.

Primeiro, o cara tem que realmente gostar de subir e sofrer. Não é só gostar, é incorporar. Eu conheço muita gente que diz que "adora" subir, mas no fundo não perde uma chance de cortar caminho pelo plano ou faz corpo mole nas subidas. A maioria "se conforma" e sobe no seu ritmo, mas pra escalar vc tem que estar preparado pra sofrer acima dos limites comuns ou da conformidade. Nem os grimpeurs pensam assim, pq subir é sofrimento em qualquer nível - a diferença é que pra alguns acaba mais rápido pq alguns sobem mais rápido. Por isso, gostar de subir é uma coisa... gostar de treinar pra subir bem é outra... e subir bem é outra ainda.

Segundo, precisa de uma base bem sólida e longa (anos e anos de treinamento estruturado e competições, e não apenas "pedal") pra poder absorver a sobrecarga que vai levar a esse nível. Terceiro, é preciso um bom domínio das técnicas de treinamento e nutrição, e tb um profundo autoconhecimento pra fazer a coisa certa e evitar os erros: ganhar força, perder peso da forma correta e saudável, desenvolver as técnicas e evitar lesões, doenças e coisas do tipo. Terceiro, tem que haver as condições favoráveis: tempo, um bom equipamento, subidas variadas na região, companhia para motivar, etc.
 
Agora sim... tirou minha principal dúvida!
Vou procurar estudar mais um pouco sobre os treinamentos específicos para melhorar neste quesito. Ao mesmo tempo pensar na questão da alimentação, descanso, sono...
O que eu for descobrindo (e já vi que tem muita coisa aqui no próprio fórum) eu coloco ai pra ajudar a galera.
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


Já cruzei com muitos ciclistas que tinham perfil de escalador e não subiam nada. Hj em dia não me intimido com base apenas no julgamento do biotipo pq "não se julga o livro só pela capa" LOL Tb não me impressiono mais com números e histórias de pescador, que todo ciclista conta Tongue O que vale é o conteúdo, e ali mesmo, na hora H. Mas é fato: melhorar nas subidas exige técnica e dedicação, mas passa obrigatoriamente pela perda de peso sem perda de potência. De preferência, com ganho da potência. 
 
 
Como perder peso sem perder potência? Sei que não vai ter receita de bolo, senão a maioria dos ciclistas seriam fortes e magros, mas de forma geral qual é o caminho???


Editado por Einstein - 01 Set 2010 as 18:49

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein
Voltar ao Topo
Einstein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1745
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Einstein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 18:54
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Alias, não sei porque essa tara em ser magrelo escalador. Se parar pra pensar, escalador só tem vantagem ladeira acima. No plano, no sprint e principalmente na descida escalador só se ferra. 
 
Não podemos ser bons em tudo. Tenho vários amigos que gostam mais do sprint, são fortes e com grande explosão. Outros gostam de longas distâncias e resistência. Outros tem um estilo mais de passista e conseguem segurar um mesmo ritmo por um longo tempo. Outros, por sua vez, são excelentes na subida.
De tudo isso o que sempre me atrai mais é a escalada e longas distâncias.
A minha genética não favorece a escalada e não sou bom nisso... mas a sensação que as subidas provocam é a melhor de todas. Por isso a curiosidade de saber como melhorar neste ponto. É só isso! Ficar magro é só um dos pontos pra alcançar o objetivo.

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 18:55
Minha melhor e mais rápida subida foi quando um cachorrão bem grande saiu de uma casa e veio pra cima de mim.
Nem eu sabia que tinha tanta habilidade pra subir.Big smile

Então ela deve estar dentro de nós, basta acordar a dita.
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 19:04
Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Alias, não sei porque essa tara em ser magrelo escalador. Se parar pra pensar, escalador só tem vantagem ladeira acima. No plano, no sprint e principalmente na descida escalador só se ferra. 
 
Não podemos ser bons em tudo. Tenho vários amigos que gostam mais do sprint, são fortes e com grande explosão. Outros gostam de longas distâncias e resistência. Outros tem um estilo mais de passista e conseguem segurar um mesmo ritmo por um longo tempo. Outros, por sua vez, são excelentes na subida.
De tudo isso o que sempre me atrai mais é a escalada e longas distâncias.
A minha genética não favorece a escalada e não sou bom nisso... mas a sensação que as subidas provocam é a melhor de todas. Por isso a curiosidade de saber como melhorar neste ponto. É só isso! Ficar magro é só um dos pontos pra alcançar o objetivo.

A sim. Deixar os outros sofrendo na subida é muito legal mesmo. Não tem quem não goste. Agora, que é uma tara meio irracional, isso é. Se for parar pra pensar em competições ou mesmo em "disputas amistosas" com a galera, o perfil 100% escalador não é o mais indicado.
O simples fato de você não ter peso é um grande complicometro na hora de andar no plano. E, venhamos e convenhamos, plano é onde andamos 90% do tempo. Isso pra não falar nas descidas. 
E escalador nato só vai levar vantagem em uma prova que termine em subida ou em uma com a altimetria muito agressiva. Sacou meu ponto de vista?


Editado por Cebo - 01 Set 2010 as 19:07
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X