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Tem diferença entre Aro de 32 ou 36 Furos

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ThiagoNegaum Ver Drop Down
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Cadastrado em: 28 Jun 2010
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    Postado: 25 Ago 2010 as 21:16
Boa Tarde, gostaria de saber se tem alguma diferença entre os aros de 32 e 36 furos, pois estou querendo fazer um upgrade na magrela e estou na dúvida sobre isso, obrigado
Cabeça não foi somente feita para pensar, use capacete...
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Cebo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 21:23
4 furos. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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Mr.Sergius Ver Drop Down
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Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

4 furos. 


SIM! LOL
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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Mr.Sergius Ver Drop Down
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Desculpe mas não foi possível resistir... diferença quase nenhuma apenas 4 raios a menos por roda ou cerca de 12 a 20g dependendo do raio. Estruturalmente também quase nenhuma diferença. Aspecto visual nem dá para notar.


Editado por Mr.Sergius - 25 Ago 2010 as 21:30
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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cafão Ver Drop Down
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Discordo. Muita diferença estrutural. Mais de 10% a mais de resistência que 32 furos... E consequentemente raios mais curtos, então maior resistência.
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FAB1000 Ver Drop Down
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Entre os aros realmente nenhuma, apenas os quatro buracos a mais mesmo. rsrsrsrs
Mas com a roda montada, se todos os materiais forem de mesma qualidade, com diferenciação apenas na quantidade de raios pedida pelos aros, a de 36 furos será mais resistente, porém mais pesada. 
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rrvirtual Ver Drop Down
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sim, sim, resistência mesmo. Aliás,considerando materiais iguais.
Abraço,
Rodrigo
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mig Ver Drop Down
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O aro de minha roda de treino tem 36 furos. Ela era do Camelo, que chegou a pesar bem mais de 100kg quando a usava, e depois disso já rodou 10.000km comigo. Nunca precisei alinhar ou fazer qualquer reparo, confio bastante nela. Mas ela é mesmo bem pesada. Não deve ser só por conta dos raios a mais, mas de uma característica de resistência do aro como um todo.

Acho que por conta do peso, (os rolamentos são Ultegra) dá para perceber quando estou no meio de um pelotão na descida que sempre acabo embalando mais que a maioria.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2010 as 01:07
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

4 furos. 
 
 
Essa eu que ia responder, pô.
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shimono Ver Drop Down
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não sei qual a utilização, mas por ex quando estava fazendo a estrada real, a roda do meu amigo entortou e era de 32. rodamos algumas cidades para encontrar a tal roda. com muita dificuldade
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marcorn Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcorn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2010 as 15:31
Mais raios = mais resistência + mais peso. Para ciclotur, freeride e demais peripécias onde o sistema seja bruto, recomenda-se mais raios. Também para utilizadores mais "encorpados" Wink
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Mr.Sergius Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2010 as 18:05
Originalmente postado por cafão cafão escreveu:

Discordo. Muita diferença estrutural. Mais de 10% a mais de resistência que 32 furos... E consequentemente raios mais curtos, então maior resistência.


Olhe pode ser que eu esteja enganado mas não acho que necessite raios mais curtos, porque eu troquei um aro que eu tinha de 36 furos por outro de 32 porque achei um cubo de 32 que por um preço que fez valer a pena comprar um aro novo. Desmontei a roda e usei os mesmos raios, apenas usei menos 4, é claro.

Continuo fazendo o mesmo uso que antes e nenhuma diferença em termos de resistência foi sentida. A roda com 32 raios não empenou, nem aconteceu nada diferente. Agora estou com as duas rodas montadas: cubos shimano M475 nas de 36 furos e M525 (Deore) nas de 32... mas os raios são do mesmo modelo e tamanho e os aros são Strike em ambas rodas

A diferença da distância entre cada furo no aro de 32 para 36 não chega a 10 mm. Acho que a diferença fica por conta do uso mais extremo.

Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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danielbns Ver Drop Down
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acho q esse papo de mais raios mais resistencia é meio furado, talvez falando de mesmas peças possa fazer uma diferença mas é bem pouca. Essa bike de dh ai tem 12 raios em cada roda
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borto Ver Drop Down
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Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:



acho q esse papo de mais raios mais resistencia é meio furado, talvez falando de mesmas peças possa fazer uma diferença mas é bem pouca. Essa bike de dh ai tem 12 raios em cada roda


Na realidade é 24 raios... são 2 raios paralelos .
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:


Olhe pode ser que eu esteja enganado mas não acho que necessite raios mais curtos, porque eu troquei um aro que eu tinha de 36 furos por outro de 32 porque achei um cubo de 32 que por um preço que fez valer a pena comprar um aro novo. Desmontei a roda e usei os mesmos raios, apenas usei menos 4, é claro.

Ia dizer exatamente isso. Acho que depende da forma de enraiar (mas posso estar errado, não fui em quem enraiou. Mas como na bicicletaria não me cobraram novos raios...)
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danielbns Ver Drop Down
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Originalmente postado por borto borto escreveu:



Na realidade é 24 raios... são 2 raios paralelos .


é não sei só vi 12, deve ser 24 mesmo, mas de qualquer forma bem menos q 32 acho q o mais importante é a tensão igual dos raios do que a quantidade.

e acho bem mais facil achar peça 32 furos, acho q o 36 ta meio q saindo, provavelmente pela pouca ou nenhuma vantagem sobre os 32 furos.


Editado por danielbns - 01 Set 2010 as 19:41
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Gustavão Ver Drop Down


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A diferença é bem mais que 4... Assumindo mesma qualidade na montagem, rodas de 32 furos são bem mais fracas que as de 36, por várias razões.
Também não vejo vantagem nessas rodas com 24, 12 raios, pois há de haver alguma compensação, que usualmente é feita utilizando-se de aros mais fortes... e pesados. Além disso, a pressão sofrida pelas flanges do cubo nessas rodas com menos raios é gigantesca, em razão do incremento na tensão nos raios exigido por esse tipo de construção.
Na verdade, a roda traseira demanda mais raios que a dianteira: elas carregam mais peso, sofrem mais torção e são construídas assimetricamente. O corolário é que, se seu par de rodas tem um número igual de raios, das duas uma: ou vc carrega mais peso do que necessita (raios excessivos na dianteira) ou falta resistencia ao seu sistema, além da torção extra e a consequente perda de performance (raios de menos na traseira). Trivial concluir que o melhor é usar 36 raios na traseira e 32 na dianteira.

Forte abraço.
#Gustavo Nunes
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danielbns Ver Drop Down
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Originalmente postado por Gustavão Gustavão escreveu:

A diferença é bem mais que 4... Assumindo mesma qualidade na montagem, rodas de 32 furos são bem mais fracas que as de 36, por várias razões.
Também não vejo vantagem nessas rodas com 24, 12 raios, pois há de haver alguma compensação, que usualmente é feita utilizando-se de aros mais fortes... e pesados. Além disso, a pressão sofrida pelas flanges do cubo nessas rodas com menos raios é gigantesca, em razão do incremento na tensão nos raios exigido por esse tipo de construção.
Na verdade, a roda traseira demanda mais raios que a dianteira: elas carregam mais peso, sofrem mais torção e são construídas assimetricamente. O corolário é que, se seu par de rodas tem um número igual de raios, das duas uma: ou vc carrega mais peso do que necessita (raios excessivos na dianteira) ou falta resistencia ao seu sistema, além da torção extra e a consequente perda de performance (raios de menos na traseira). Trivial concluir que o melhor é usar 36 raios na traseira e 32 na dianteira.

Forte abraço.


discordo, é melhor vc usar o mais leve possivel de maneira q não te atrapalhe, se vc pode usar 32 nas duas pra q usar 36 em alguma? nas bmx os caras usam 48 furos atras e 36 na frente, mas acho q isso ta mudando pra 36/36

e essa ideia de q a dianteira sofre menos depende da modalidade, eu no street empeno muito mais aro dianteiro e uso o mesmo aro e raios nas duas.

esse lance da roda traseira assimetrica realmente deixa ela mais fragil, mas a dianteira tbm é um pouco assimétrica (cubo pra disco) no downhill e no street/dirt eles dão uma modificada nisso usando cubos com eixo de 150mm ao invés dos 135mm ou no caso do street/dirt o cubo pra single speed q ganha um espaço q o k7 ocuparia.
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clavc Ver Drop Down
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Eu tb tenho essa duvida, mas desculpe-me todos...esta discussão esta meio esquisita pra não dizer inutil...sem resultados e conclusoes praticas.

Atualmente estou procurando cubos para comprar e tenho notado os cubos de 32 furos são maioria no mercado e deve haver alguma vantagem funcional ou  comercial ...como no meu caso é cicloturismo vou de 36 furos acho q é isso.


Editado por clavc - 22 Set 2010 as 00:43
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borto Ver Drop Down
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Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

Eu tb tenho essa duvida, mas desculpe-me todos...esta discussão esta meio esquisita pra não dizer inutil...sem resultados e conclusoes praticas.

Atualmente estou procurando cubos para comprar e tenho notado os cubos de 32 furos são maioria no mercado e deve haver alguma vantagem funcional ou  comercial ...como no meu caso é cicloturismo vou de 36 furos acho q é isso.


O padrão de 36 furos é mais antigo a unica vantagem do 36 é que fica mais fácil de centrar, mas há dependendo do caso não faz diferença.

O 36 furos continua sendo o padrão das bicicletas simples e de passeio.

O 32 furos é o padrão das bicicletas medias até top, hoje ambas possui resistência idêntica mas você economiza 4 raios, peso.

São apenas padrões criados que mudam com os anos, você pode usar 32 sem problemas, se for rodas montadas pode usar também com menos raios.


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marciocbf Ver Drop Down
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Originalmente postado por Gustavão Gustavão escreveu:

Além disso, a pressão sofrida pelas flanges do cubo nessas rodas com menos raios é gigantesca, em razão do incremento na tensão nos raios exigido por esse tipo de construção.
 
mas esses cubos tem um design para alocar os raios completamnte diferente, eles são feitos para esse tipo de raiação, então nao tem problema nenhum para esses cubos apenas 24 raios.
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marciocbf Ver Drop Down
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Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

Eu tb tenho essa duvida, mas desculpe-me todos...esta discussão esta meio esquisita pra não dizer inutil...sem resultados e conclusoes praticas.

 
nao é inutil nao, qdo eu fazia xc eu tinha muita dificuldade para achar determinados aros 36f, conclusão troquei tudo, cubos, aros, raios e montei tudo 32f.
 
esse debate pode ser útil para algm nao ter o mesmo problema.
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VanBasten Ver Drop Down
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Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

Eu tb tenho essa duvida, mas desculpe-me todos...esta discussão esta meio esquisita pra não dizer inutil...sem resultados e conclusoes praticas.

Atualmente estou procurando cubos para comprar e tenho notado os cubos de 32 furos são maioria no mercado e deve haver alguma vantagem funcional ou  comercial ...como no meu caso é cicloturismo vou de 36 furos acho q é isso.
Concordo.
Muita opinião pessoal e pouca (ou nenhuma) informação "oficial" ou estudo sério sobre o assunto.
A opinião da galera é sempre importante mas nesse caso a real diferença entre 32f e 36f continua sendo um mistério.


Editado por VanBasten - 22 Set 2010 as 06:35
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Fly Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2010 as 12:33
Originalmente postado por VanBasten VanBasten escreveu:

Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

Eu tb tenho essa duvida, mas desculpe-me todos...esta discussão esta meio esquisita pra não dizer inutil...sem resultados e conclusoes praticas.

Atualmente estou procurando cubos para comprar e tenho notado os cubos de 32 furos são maioria no mercado e deve haver alguma vantagem funcional ou  comercial ...como no meu caso é cicloturismo vou de 36 furos acho q é isso.
Concordo.
Muita opinião pessoal e pouca (ou nenhuma) informação "oficial" ou estudo sério sobre o assunto.
A opinião da galera é sempre importante mas nesse caso a real diferença entre 32f e 36f continua sendo um mistério.


Não há msitério nenhum, o Cebo já disse a diferença é 4. E é real segundo a matemática.
LOL
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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Originalmente postado por VanBasten VanBasten escreveu:

"...nesse caso a real diferença entre 32f e 36f continua sendo um mistério."

Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

 Não há mistério nenhum, o Cebo já disse a diferença é 4. E é real segundo a matemática. LOL

E é por isso que eu não deixo de frequentar esse fórum...! LOL


Editado por Paulo-Natal - 22 Set 2010 as 12:48
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
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Mafu Ver Drop Down
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O grande diferencial na resistência de uma roda é o aro.
4 raios não vão alterar coisa alguma, além do peso.
Use um aro ruim e mesmo colocando raiação grossa (mito de resistência do passado) a roda vai empenar e raios vão se quebrar.
Eu tive um aro de XC da marca Ukai, não sei a procedência, que era muito resistente.
Certa vez, ao pular uma cerca de arame a bike escapuliu da minha mão e caiu direto com a roda traseira, partindo quatro raios de uma vez.
Dei uma puxadinha com a chave e continuei a trilha.
Ao final, haviam 6 raios partidos, mas o aro mal roçava nas sapatas.
Se fosse com um aro ruim, certamente teria ficado a pé, ou não teria terminado a trilha no ritmo normal.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
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VanBasten Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VanBasten Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2010 as 19:34
Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

Originalmente postado por VanBasten VanBasten escreveu:

Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

Eu tb tenho essa duvida, mas desculpe-me todos...esta discussão esta meio esquisita pra não dizer inutil...sem resultados e conclusoes praticas.

Atualmente estou procurando cubos para comprar e tenho notado os cubos de 32 furos são maioria no mercado e deve haver alguma vantagem funcional ou  comercial ...como no meu caso é cicloturismo vou de 36 furos acho q é isso.
Concordo.
Muita opinião pessoal e pouca (ou nenhuma) informação "oficial" ou estudo sério sobre o assunto.
A opinião da galera é sempre importante mas nesse caso a real diferença entre 32f e 36f continua sendo um mistério.


Não há msitério nenhum, o Cebo já disse a diferença é 4. E é real segundo a matemática.
LOL

Embarrassed

LOL LOL LOL

Digamos assim então: a real "vantagem" (ou desvantagem) na utilização de um em relação ao outro.

LOL
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carlosopiovet Ver Drop Down
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Em uma breve pesquisa pela internet encontrei com relativa facilidade aros 32 furos...36 estão de fato mais escassos!!
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pedalando Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2012
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Resucitado o tópico ninquem tem algum link de algum lugar que fala com teoria ou gráfico esses sites grigos da vida se tem diferença em resistencia ou perfomance comprando um aro com 32 ou 36 furos porque essa dúvida eu tenho a mais de quatros anos e até hoje nunca chequei uma conclusão ainda mais que cada uma fala uma coisa cheio das controvérsias... Eis a dúvida que não quer calar.
 
Outras dúvidas:
1) Afinal 32 furos para 36 furos tem mesmo essa diferença de 10% de resistencia mecanica?
2) Quanto mais furos mais resistente = certo? E menos perfomance? Ou estou errado?
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pedalando Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2012
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Vi em algum lugar por concidencia agora um assunto semelhante uma pergunta de uma pessoa e a pessoa respondeu:
 

quanto mais raio na roda, mais pesada fica a bike, assim consequentemente menor sua performance--ou seja, quanto mais leve a bike mais rapida sera Há 5 horas.

 

Eu acho que 4 raios a mais se pesando nos aros de 32 ou 36 furos, não vao atrapanhar na velocidade não pois um raio pesa muito pouco mesmo ou não tem nada ver com o peso do raio em si?
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fritzgaldino Ver Drop Down
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Galera pegando o gancho ai nesse lance de 32 e 36 furos, estou com um cubo shimano de 32 fuos e um aro Vzan de 36, pode ser enraido normalmente?
Fritz Galdino
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CARAJÁS Ver Drop Down
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marabá-pará
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quanto mais melhor, tambem prefiro  as 36, se as vezes tem menos raios sao mais grossos  e mais resistentes 
treino duro, prova fácil
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ruiz107 Ver Drop Down
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Vinhedo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ruiz107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 18:39
Originalmente postado por fritzgaldino fritzgaldino escreveu:

Galera pegando o gancho ai nesse lance de 32 e 36 furos, estou com um cubo shimano de 32 fuos e um aro Vzan de 36, pode ser enraido normalmente?

Até funciona mas não vai ficar bom não. Também vai ser difícil vc encontrar alguém disposto a montar essa roda pra vc.

Sobre o tópico, 36 furos é o padrão de bikes baratas, daquelas vendidas em supermercados, e também e algumas rodas de DH. 32 furos é o padrão para MTB.


Editado por ruiz107 - 09 Jul 2012 as 18:40
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svincenti Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar svincenti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 18:40
Não será o número de raios que vai ditar a resistência da roda. Veja o exemplo da Mavic Crossmax SLR, q tem 24 furos/raios e é referência em resistência, além do estilo.
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efuzyi Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar efuzyi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 12:51

Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

acho q esse papo de mais raios mais resistencia é meio furado, talvez falando de mesmas peças possa fazer uma diferença mas é bem pouca. Essa bike de dh ai tem 12 raios em cada roda



Esse aro deve ser de Adamantium...hauhauahua
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kiran Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiran Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2016 as 20:18
oi sou novo no fórum, e vi que o post é antigo, porem foi o primeiro a aparecer na busca. 
Como achei ruim a resposta,  procurei ate achar isto:
não tenho nada a ver com esse site, apenas achei bacana compartilhar: 

  • rodas convencionais são montadas com números pares de raios, sendo 36 ou 32 unidades as mais comuns. Rodas com 32 raios requerem uma técnica mais específica e recomendamos que não seja trabalhada por leigos.

  • cubo e aro tem que ter o mesmo número de furos.

  • o desenho e a espessura da flange do cubo é o que define o apoio da cabeça de cada raio. Um bom cubo tem flange que apóia perfeitamente a dobra, o pescoço e a cabeça do raio, e faz que um pouco do raio fique encostado na parede da flange.
  • rodas normalmente são montadas com conjuntos de pares de raios que se apóiam um contra o outro no ponto de cruzamento e assim distribuem melhor as suas tensões;

  • o par de raios é composto por um interno e outro externo ao flange do cubo;

  • o que acontece num ponto do aro tem efeito colateral em toda a roda. Faça uma experiência: aperte dois raios paralelos com os dedos, um contra o outro, e veja o que acontece com a roda;

  • há uma tensão ideal para o conjunto de raios que pode ser percebida através do som da percussão de uma chave de fenda no raio. O ideal é que a tonalidade do som dos raios seja sempre a mesma, ou pelo menos não desafine muito

  • FONTE:
  • http://www.escoladebicicleta.com.br/mecanicapratica5.html
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    LeoSilva Ver Drop Down


    Cadastrado em: 07 Mar 2020
    curitiba pr
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    Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2020 as 00:06
    Parece que os aros de 36 furos continuam firmes e fortes ainda no mercado.
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    dwsmartins Ver Drop Down
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    Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2020 as 07:05
    Sinceramente, gostaria que estivessem! Mas está ficando difícil de encontrar bons cubos de 36 furos.
    Bora pedalar, senão estressa!
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    christianmdt Ver Drop Down


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    Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2020 as 10:17
    tem diferenca sim! 4 furos!
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    Fabio Ver Drop Down


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    Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2020 as 13:41
    Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

    4 furos. 




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