Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quadro - um tamanho acima ou abaixo?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quadro - um tamanho acima ou abaixo?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MTB_AGUIAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2010
MOSSORO
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_AGUIAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quadro - um tamanho acima ou abaixo?
    Postado: 22 Ago 2010 as 21:26
Um assunto já bastante mastigado, porém não encontrei especificamente sobre minha dúvida.

Fiz meu bike fit e chegamos ao tamanho do quadro número 19, porém a bicicleta que tenho em mente para comprar só tem tamanho pares, ou seja, ou eu pego um tamanho 18 ou tamanho 20.

Então, o quer seria mais adequado, um número maior ou número menor? 18 ou 20?

Valeu!
Voltar ao Topo
marco-sc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2009
Curitiba-PR
Offline
Mensagens:918
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marco-sc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2010 as 21:46
Cara o ideal seria uma bike 19 ,como voce quer uma ou 1 maior ou 1 menor vai depender do seu objetivo a bike menor vai ser mais agil e a maior mais confortavel
Voltar ao Topo
luismendes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2008
Porto
Offline
Mensagens:1557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luismendes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2010 as 22:58
18 !! Com certeza !! Se for necessário alongar por algum lado pega uma mesa ou um canote maior.


Editado por luismendes - 22 Ago 2010 as 22:59
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2010 as 02:48
Pela questão que você postou eu recomendo a 18". Você vai ter uma bike ágil e mais fácil de domar e pode corrigir a deficiência do tamanho na mesa e canote.
Voltar ao Topo
MTB_AGUIAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2010
MOSSORO
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_AGUIAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2010 as 04:21
Então é isso, vou ficar com um número menor.

O vendedor falou que depois de definido o número do quadro adequado teria essa tolerância de um número para mais ou para menos. Sendo que vendedor inventa de tudo pra vender kkkkk

Valeu pelas opiniões.
Voltar ao Topo
Negrao Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:173
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Negrao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2010 as 14:20
Aguiar

     O tamanho correto prá mim é 19, a minha primeira MTB foi uma tamanho 18 e como não manjava sobre tamanho de quadro fiquei meses usando essa bike, depois como tinha dores em tudo qto é canto e meu rendimento no pedal era muito ruim tive a indicação de colocar uma mesa maior e com inclinação mais prá cima, melhorou um bom tanto porém ainda continuava pedalando e "batendo o joelho no queixo" mesmo com o canote na altura correta.
     Depois vendi essa bike e comprei uma com o tamanho indicado prá mim, quanta diferença, melhorou em todos os sentidos o meu pedal e as dores.
     Em caso de dúvida recomendo sempre um número acima.
     Melhor dizendo, gaste 5 min. e faça um bike fit virtual (tem o link em um posto recente aqui no Forum principal) lá vc vai ter as informações corretas das medidas principais dos tubos da tua nova bike, com isso vá na loja ou veja pelo site quais as medidas dos quadros pretendidos. Infelizmente não existe um padrão com relação as medidas de quadros, enquanto um fabricante nomeia um quadro tamanho 19 para outro aquele quadro seria um 18 ou mesmo um 20".
     Todo vendedor quer mesmo é vender, não caia na conversa do "acertamos o tamanho colocando uma mesa/canote maior/menor" , valorize a tua grana e compre o quadro correto prá vc ! :D

Abração

Marco Antonio
Curitiba

Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2010 as 19:45
esse número do bikefit geralmente já é para uma pilotagem mais agressiva, então se o objetivo não é fazer trilhas agressivas, pegaria um número maior.

Esse número do quadro não quer dizer muita coisa, o que importa realmente é a medida do tubo superior do quadro (top tube). Procure no site do fabricante as medidas da bike e veja se batem com os números do bike fit. Existem grandes variações de comprimento entre as fabricantes, mesmo para quadros com o mesmo número.
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2010 as 20:58
Realmente, concordo com o Poneis pois já tive uma bike 2 números abaixo do meu ideal mas como o Top Tube Virtual era adequado, eu nunca tive dificuldade. Único detalhe era fazer o ajuste no canote um tanto elevado... seria bom ter um de 400 mm.

O importante é que vc descubra qual o tamanho do top tube adequado a vc e se a bike que te interessa qual o mais que se aproxima.

Não esqueça quanto menor mais ágil e quanto maior mais estabilidade.
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
MTB_AGUIAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2010
MOSSORO
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_AGUIAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 03:57
Negrao, poneis e Mr.Sergius, grato pelas respostas.

fiz desta vez o bike fit virtual e agora tenho o valor do meu top tube efetivo + mesa: 63cm.

A bike em questão que estou cogitando comprar é a Caloi Elite 2.4 com as seguintes medidas para tubo superior:
Quadro 18": 58,6cm
Quadro 20": 60,3cm

O jeito é ir na loja e medir pra ver qual se aproxima mais. rsrs


Voltar ao Topo
luismendes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2008
Porto
Offline
Mensagens:1557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luismendes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 10:35
mtb_aguiar, pq deu essa medida em cm ?? Será que vc não fez o teste de bike de estrada por engano ?? Se for bike fit p/ bike speed é diferente !! Se tiver como ir na loja e experimentar as duas medidas é melhor.
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 12:08
Originalmente postado por luismendes luismendes escreveu:

mtb_aguiar, pq deu essa medida em cm ?? Será que vc não fez o teste de bike de estrada por engano ?? Se for bike fit p/ bike speed é diferente !! Se tiver como ir na loja e experimentar as duas medidas é melhor.


luismendes, o seat tube da MTB sempre é em polegadas, mas o restante da geometria é comum exibirem em cm mesmo:

http://www.astrobikes.com.br/html/q_fssxc.html#




<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 13:14
Originalmente postado por MTB_AGUIAR MTB_AGUIAR escreveu:

Negrao, poneis e Mr.Sergius, grato pelas respostas.

fiz desta vez o bike fit virtual e agora tenho o valor do meu top tube efetivo + mesa: 63cm.

A bike em questão que estou cogitando comprar é a Caloi Elite 2.4 com as seguintes medidas para tubo superior:
Quadro 18": 58,6cm
Quadro 20": 60,3cm

O jeito é ir na loja e medir pra ver qual se aproxima mais. rsrs


Esse é um ótimo exemplo de como tamanho de quadro não é o parametro principal na escolha da bike..
 
pelas medidas do bike fit virtual..  a medida do top tube + mesa deveria ser de 63cm.. 
 
ai subtraindo as medidas dos top tubes dos quadros em questão..  temos o seguinte:
quadro 18: 63 -58,6 = 4,4cm  ou 44mm
quadro 20: 63 - 60,3 = 2,7cm ou 27mm
 
essas deveriam ser as medidas das mesas que vc deveria usar..  mas mesa de 44mm não existe.. de 27mm pior ainda..     ou seja..  nem o quadro 18 e nem o 20 vai servir pra vc..    vc precisa de um quadro com top tube mais curto...     bem mais curto por sinal.. 
 
pra usar uma mesa de 70mm...  que eu ja considero uma mesa bem curta...  vc vai precisar de um quadro com top tube de 56cm...   isso vc só vai conseguir em quadros bem menores..    pra se ter uma ideia.. um merida tamanho 16" tem 57cm de top tube..  ja seria 1cm mais longo do que o q vc precisa...   um SPZ Stumpjumper 15,5" tem 55,5cm de top tube..  esse daria certo.
 
não achei as medidas do Caloi 16"..  mas acredito que ele seja mais indicado pra vc.
 
 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Gustavão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2007
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:870
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 13:54
Cara, acho que foi o Landim que há algum tempo postou um arquivo em excel que fornece medidas mais adequadas que esses "bikefits" virtuais, como wrench science ou competitive cyclist... tente achar essa planilha e cruze as informações. Particularmente acho que os modelos utilizados por estes sites deveriam ser recalibrados. Certa vez por pura curiosidade fiz um bikefit no competitive cyclist, o modelo cuspiu 22 polegadas para o seat tube (eu tenho 1,89m e uso uma bike 19 muito bem ajustada), com outro valor completamente incompatível para o overall reach, nessa linha que o Royo postou... Essa planilha do Landim é muito mais factível.
De qualquer forma, esses bikefits virtuais não devem ser levados ao pé da letra... eles te dão uma mera idéia das medidas prováveis de sua bike, mesmo porque nem são coletadas algumas medidas que são utilizadas num bikefit profissional. Deve ser visto como um ponto de partida, uma base para um ajuste fino e não as medidas finais.
   
#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ
Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 14:45
quando eu tinha 30 anos eu escolhia a menor. 
Hoje, depois dos 40, fico com a maior. 
 
(ainda uso um quadro pequeno e ágil, um tezão, mas às vezes gostaria de estar mais ereto e confortável)
 
Mas existem uns montes de bikes com medidas impares, tem que ser esta marca aí? 
 
 
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 14:52
os bikes fit virtuais não substituem um bike fit de verdade..   mas dão uma boa noção sim.
o q vejo q acontece muito pra dar medidas de quadro muito fora do real é q o pessoal se atrapalha na hora de medir ou mais frequente ainda..  colocam as medidas com as unidades erradas..     ai não tem jeito mesmo..  se os dados colocados não forem corretos.. os resultados tb não serão..  pis eles são calculos matematicos que usam os dados inseridos.. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
MTB_AGUIAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2010
MOSSORO
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_AGUIAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 04:53
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

Originalmente postado por luismendes luismendes escreveu:

mtb_aguiar, pq deu essa medida em cm ?? Será que vc não fez o teste de bike de estrada por engano ?? Se for bike fit p/ bike speed é diferente !! Se tiver como ir na loja e experimentar as duas medidas é melhor.


luismendes, o seat tube da MTB sempre é em polegadas, mas o restante da geometria é comum exibirem em cm mesmo:

http://www.astrobikes.com.br/html/q_fssxc.html#






As medidas do top tube do quadro peguei aqui no forum através da resposta da própria Caloi e são mostrados em mm.
E o bike fit também retornou em cm e falava que era para Mountain Bike mesmo.
Voltar ao Topo
MTB_AGUIAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2010
MOSSORO
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_AGUIAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 05:19
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

quando eu tinha 30 anos eu escolhia a menor. 
Hoje, depois dos 40, fico com a maior. 
 
(ainda uso um quadro pequeno e ágil, um tezão, mas às vezes gostaria de estar mais ereto e confortável)
 
Mas existem uns montes de bikes com medidas impares, tem que ser esta marca aí? 
 
 


Não necessariamente, mas a Caloi está por um preço e condição de pagamento muito bom (12x sem juros).
Quando comecei pesquisar a bike fiquei fisurado pelas Sundown pelo custo benefício, mas não encontro em canto nenhum pra vender e segundo comentários dos usuários do 'Pedal' a empresa parou a produção.

Encontrei uma Team 3000 tam.19 usada, por R$1.000,00 mas complica dar essa grana na bucha.

Fora essas nacionais, não consigo encontrar uma bike de até R$1.800,00 com bom grupo e condições de pagamento favoráveis.

Valeu.




Voltar ao Topo
MTB_AGUIAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2010
MOSSORO
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_AGUIAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 05:39
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

os bikes fit virtuais não substituem um bike fit de verdade..   mas dão uma boa noção sim.
o q vejo q acontece muito pra dar medidas de quadro muito fora do real é q o pessoal se atrapalha na hora de medir ou mais frequente ainda..  colocam as medidas com as unidades erradas..     ai não tem jeito mesmo..  se os dados colocados não forem corretos.. os resultados tb não serão..  pis eles são calculos matematicos que usam os dados inseridos.. 


Royo,

fiz uma medição mais apurada e deu uma leve aumentada no top tube + mesa para 645mm.
minhas medidas:
cavalo: 87cm
altura do esterno: 146cm
braço: 62cm
(bike fit feito aqui: http://www.nograu.com.br/?page_id=582)

Então voltando as contas:
Quadro 18": 64,5 - 58,6 = 5,9 cm ou 59 mm
Quadro 20": 64,5 - 60,3 = 4,2 cm ou 42 mm.
(Alguém teria uma caloi elite 2.4 e dizer qual o tamanho da mesa ou fazer a medição top tube + mesa?)

Mais uma coisa royo, vamos supor que o quadro 16" dê certo e top tube + mesa (comprando uma mesa maior) se aproxime bastante dos 645mm e fazendo os ajuste também com canote maior a minha postura vai ficar legal, mas como ficaria a eficiência da pedalada ou como o Negrao falou "batendo o joelho no queixo" nao vai acontecer?

Abraço.


Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 11:43
Aguiar, você tem um problema parecido com o meu, tem pernas compridas e tronco curto, para me encaixar em uma bike é uma luta, e no teu caso a coisa parece pior. Minhas medidas são cavalo: 82,5 cm, tronco: 57,5 cm e braço: 58 cm, enquanto as suas são cavalo: 87 cm, tronco: 59 cm e braço 62 cm, seu cavalo é 4,5 cm maior que o meu e seu tronco, no entanto, apenas 1,5 cm maior. Ou seja, teu problema para conseguir um quadro em que encaixe vai ser mais complicado. Como o Royo falou, uma mesa de 40mm é impraticável, no entanto, também, se pegar um quadro de 16" o canote teria que ficar exageradamente alto, creio que nem um de 400mm daria conta do recado. Acho que você deveria pegar um de 18" ou de 17" mesmo, mas no entanto escolher uma marca com um top tube bem pequeno, e atenção ao tamanho do canote que você terá que usar nesse caso, mas você vai ter que se acostumar a usar seu canote sempre no limite, é mais ou menos pelo que eu passo.
Eu tive um KHS Alite de 19", que tive que trocar porque estava sentindo dormência demais nas mãos, já começava com 20 a 30 min de pedal, então troquei por um astro centurion de 16,5", que usava com um canote de 400mm quase no limite mas me calçava bem demais. Por fim surgiu a oportunidade de pegar um quadro full, um astro FSS XC, que no entanto é tamanho 18", que uso um pouco fora das medidas do meu fit, e uso o guidão rise um pouco mais voltado para trás que o normal, para diminuir a distância, e nele não tenho os problemas que tinha no KHS, apesar das medidas estarem um pouco acima do indicado, talvez por ser full.


Editado por rcaliman - 25 Ago 2010 as 12:01
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 14:22
Originalmente postado por MTB_AGUIAR MTB_AGUIAR escreveu:

Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

os bikes fit virtuais não substituem um bike fit de verdade..   mas dão uma boa noção sim.
o q vejo q acontece muito pra dar medidas de quadro muito fora do real é q o pessoal se atrapalha na hora de medir ou mais frequente ainda..  colocam as medidas com as unidades erradas..     ai não tem jeito mesmo..  se os dados colocados não forem corretos.. os resultados tb não serão..  pis eles são calculos matematicos que usam os dados inseridos.. 


Royo,

fiz uma medição mais apurada e deu uma leve aumentada no top tube + mesa para 645mm.
minhas medidas:
cavalo: 87cm
altura do esterno: 146cm
braço: 62cm
(bike fit feito aqui: http://www.nograu.com.br/?page_id=582)

Então voltando as contas:
Quadro 18": 64,5 - 58,6 = 5,9 cm ou 59 mm
Quadro 20": 64,5 - 60,3 = 4,2 cm ou 42 mm.
(Alguém teria uma caloi elite 2.4 e dizer qual o tamanho da mesa ou fazer a medição top tube + mesa?)

Mais uma coisa royo, vamos supor que o quadro 16" dê certo e top tube + mesa (comprando uma mesa maior) se aproxime bastante dos 645mm e fazendo os ajuste também com canote maior a minha postura vai ficar legal, mas como ficaria a eficiência da pedalada ou como o Negrao falou "batendo o joelho no queixo" nao vai acontecer?

Abraço.


Se o canote permitir vc deixar o selim na altura correta..  não tem essa de bater o joelho no queixo..  a eficiencia vai ser a ideal..   pois a eficiencia da pedalada em si depende da posição do joelho em relação ao eixo do pedal..  e isso dependo do angulo do seat tube...e das medidas da sua perna..    não tem relação com o tamanho do top tube.
 
o top tube vai determinar a postura do seu tronco..  se ele for muito longo.. vai deixar seu corpo mais inclinado e esticado..   fica mais aerodinamico, mas força muito mais a musculatura lombar.
 
Um quadro mais curto, vai deixar seu tronco mais na vertical..  força menos a lombar , mas prejudica a aerodinamica e em subidas mais inclinadas a tendencia é da roda dianteira sair do chão mais facilmente, pois o peso vai estar mais na parte traseira da bike.
 
voltando ao assunto do joelho no queixo..  um quadro com 580 de top tube e mesa de 100mm .. vai te deixar exatamente na mesma postura que um quadro de 640mm de top tube e 40mm de mesa.. pois a medido total de mesa + quadro é a mesma.
 
mesmo com os novos dados do bike fit..  ainda acho q nem 18 nem 20 vão ficar legal pra vc..    se vc precisar usar uma mesa menor que 70mm ja indica q o quadro tá curto..   sem falar q é bem mais dificil achar mesas menores que 80mm..    só vai achar mesa de DH...  mas ai é bem mais pesada que uma de XC..  e mesmo q ache.. vai prejudicar a dirigibilidade da bike..   uma mesa muito curta deixa a bike muito arisca... fica ruim de controlar em velocidades mais altas e em trechos mais tecnicos.
 
vc precisa ver tb se o bike fit q vc fez te da a altura ideal do selim..   ai da pra saber se um quadro 16 vai dar certo ou não..   pois pode ser que ele tenha o top tube dentro do que vc precisa.. mas ai vc naõ consiga deixar o selim na altura certa.. pois mesmo usando um canote de 400mm pode ser q o selim fique muito baixo..      ai a saida é procurar um quadro com geometria curta.. ou até um quadro com geometria feminina..  que em geral tem o top tube mais curto que os modelos masculinos..    SPZ , Scott e Trek tem modelos com geometria feminina..  da uma olhada neles
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
MTB_AGUIAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2010
MOSSORO
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_AGUIAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 04:24
rcaliman e Royo,

com base em que vocês falaram está ainda mais claro a busca pela bike mais adequada e
lembrei das bicicletas SOUL e a SL300 tá um preço que posso encarar.

Olhem as medidas do quadro de 17" (fonte: http://www.soulcycles.com.br/site/2010/bike_sl300.html):

seat tube: 432 mm
top tube efetivo: 568,08 mm

Meu top tube efetivo + mesa: 645
A diferença para a mesa agora está de 645-568,08 =  76,92 mm
Melhorou não?

Quais as medidas padrões de mesa?

E pra compensar a altura do selim um canote de 400mm acredito que resolveria.

Já tô babando a SL300... é muito show, claro que tem pontos positivos e negativos em relação a Elite 2.4.

Só pra constar meu intuito de uso é inciar com pequenos trajetos de asfalto de 50 km, depois ir aumentando e entrar pra um grupo que faz passeios misturando praia, estrada de barro e tmb asfalto.. a galera chega a rodar 200 km fácil. E por conta própria fazer pequenas trilhas, usar no dia a dia da cidade (como a minha cidade é pequena quero deixar o carro só com a patroa) e tmb fazer alguns percursos de praia.

-
rcaliman, vc falando assim de tronco curto e pernas e braços compridos parece até q sou deformado hahaha
mas não, até levava uma certa vantagem na época de natação.
rsrs brincadeira aê.

valeu.


Voltar ao Topo
MTB_AGUIAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2010
MOSSORO
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_AGUIAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 04:30
Ah... esqueci de colocar as medidas do quadro tamanho 19" da SL300 para efeito de comparação:

seat tube: 483 mm
top tube efetivo: 575,34mm.


Voltar ao Topo
MTB_AGUIAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2010
MOSSORO
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_AGUIAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 04:50
Originalmente postado por MTB_AGUIAR MTB_AGUIAR escreveu:

Ah... esqueci de colocar as medidas do quadro tamanho 19" da SL300 para efeito de comparação:

seat tube: 483 mm
top tube efetivo: 575,34mm.




Opa! encontrei o tamanho do quadro site:
mesa/guidão
alumínio oversize aheadset 31,8mm

Então agora temos:
quadro 17": top tube  + mesa = 568,08 + 31,8 = 599,88 mm
quadro 19" : top tube + mesa = 575,34 + 31,8 = 607,14mm
quadro 21": top tube + mesa = 595,35 + 31,8 = 627,15 mm

o lance mesmo é encontrar uma mesa pra aproximar os 645mm

Voltar ao Topo
MTB_AGUIAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2010
MOSSORO
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_AGUIAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 04:51
Originalmente postado por MTB_AGUIAR MTB_AGUIAR escreveu:

Ah... esqueci de colocar as medidas do quadro tamanho 19" da SL300 para efeito de comparação:

seat tube: 483 mm
top tube efetivo: 575,34mm.




Opa! encontrei o tamanho da mesa no site:
mesa/guidão
alumínio oversize aheadset 31,8mm

Então agora temos:
quadro 17": top tube(efetivo)  + mesa = 568,08 + 31,8 = 599,88 mm
quadro 19" : top tube + mesa = 575,34 + 31,8 = 607,14mm
quadro 21": top tube + mesa = 595,35 + 31,8 = 627,15 mm

obs. o top tube to considerando a medida C (ver site). acredito q essa seja o top tube efetivo.

o lance mesmo é encontrar uma mesa pra aproximar os 645mm

Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 11:39
Originalmente postado por MTB_AGUIAR MTB_AGUIAR escreveu:

Originalmente postado por MTB_AGUIAR MTB_AGUIAR escreveu:

Ah... esqueci de colocar as medidas do quadro tamanho 19" da SL300 para efeito de comparação:

seat tube: 483 mm
top tube efetivo: 575,34mm.




Opa! encontrei o tamanho da mesa no site:
mesa/guidão
alumínio oversize aheadset 31,8mm

Então agora temos:
quadro 17": top tube(efetivo)  + mesa = 568,08 + 31,8 = 599,88 mm
quadro 19" : top tube + mesa = 575,34 + 31,8 = 607,14mm
quadro 21": top tube + mesa = 595,35 + 31,8 = 627,15 mm

obs. o top tube to considerando a medida C (ver site). acredito q essa seja o top tube efetivo.

o lance mesmo é encontrar uma mesa pra aproximar os 645mm


Aguiar esse 31.8mm aí não se refere ao comprimento da mesa não, ele não vai nesse calculo. Ele se refere na verdade a bitola do tubo usado no guidão, e consequentemente a mesa tem que ter a mesma largura para abraça-lo. Para definir o comprimento da mesa geralmente usa-se numeros redondos, tipo 60mm, 70mm, 90mm, 100mm, 110mm... e por aí vai
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 11:46
Originalmente postado por MTB_AGUIAR MTB_AGUIAR escreveu:


-
rcaliman, vc falando assim de tronco curto e pernas e braços compridos parece até q sou deformado hahaha
mas não, até levava uma certa vantagem na época de natação.
rsrs brincadeira aê.

valeu.



hehe... não leve a mal, falo assim porque é um problema que eu também tenho, olha só o que tive que fazer com minha speed para encaixar ela nas minhas medidas, colocar uma mesa curta e bem inclinada. Esse quadro é tamanho M, e repare que o selim está bastante alto. Se pegasse um G acho que eu teria que soltar o guidão direto no canote. :)

<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
MTB_AGUIAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2010
MOSSORO
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_AGUIAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 11:51
No caso então, o quadro da SL300 tam.19 com uma mesa de 90mm daria certo: 645,34mm?
Estou errado?

Se for nessa lógica então um quadro tam.18 da Elite 2.4 com uma mesa de 60mm tmb daria certo: 646mm?

Voltar ao Topo
Gerson69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gerson69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 12:31

Olha dentro da sua extatura os quadro da Scott ia ficar legal pra vc,o tamanho L que é 19,7 tem 585 de top tube e vem com a mesa de 100 mm, talvez ela venha com componentes um pouco inferior, mas vc vai estar com um quadro bacana e dentro da sua extatura, depois e só fazer uns ups.

Abçs
FELIZ COM TREK WAHOO TUNADA
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 13:51
Originalmente postado por MTB_AGUIAR MTB_AGUIAR escreveu:

No caso então, o quadro da SL300 tam.19 com uma mesa de 90mm daria certo: 645,34mm?
Estou errado?

Se for nessa lógica então um quadro tam.18 da Elite 2.4 com uma mesa de 60mm tmb daria certo: 646mm?



Exatamente, e como um colega falou anteriormente, mesa muito curta deixa o quadro mais arisco, não que isso seja ruim, vai do estilo de pilotagem de cada um, algumas pessoas preferem assim, mas pelas medidas que você deu o quadro da SL300 parece ser uma opção melhor para você.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
MTB_AGUIAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2010
MOSSORO
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_AGUIAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2010 as 05:34
Bati o martelo e vou ficar com a SL300.

Devo fechar negócio no final da próxima semana.

-

Obrigado a todos pelos comentários!

Voltar ao Topo
hurodrigues Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Jan 2013
Brasília/DF
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2013 as 12:09
Quadro de bike TT deve um nº maior ou menor que o utilizados em speed traciodicionais?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X