Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vou parar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vou parar

 Responder Página  <1 56789 30>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2010 as 19:53

Só que segundo o Cinty, só tem pau duro quinta-feria...Precisa ao menos duas por semana

Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2010 as 23:49
Clythio, durante quanto tempo ao longo do ano vc faz este tipo de treino que estamos fazendo ?
Quanto tempo vc pára ?
E o retorno ? Como é a volta ? Capacidade aeróbica ? Se sim quanto tempo e distâncias ?
O treino está dando resultados bacanas, mas é obvio que não pode ser assim o ano todo. Correto ?
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2010 as 03:28
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Clythio, durante quanto tempo ao longo do ano vc faz este tipo de treino que estamos fazendo ?
Quanto tempo vc pára ?
E o retorno ? Como é a volta ? Capacidade aeróbica ? Se sim quanto tempo e distâncias ?
O treino está dando resultados bacanas, mas é obvio que não pode ser assim o ano todo. Correto ?


Depois do período de "base", praticamente mantenho o esquema durante toda a temporada, com adaptações. (particularmente, acho que isso de "base" pura não existe, existem fases onde você prioriza determinado tipo de trabalho - até porque sem base aeróbica, não adianta tentar fazer nem os treinos de VO2max e LT, porque nem vai recuperar entre tiros)
Ao melhorar a força depois de algumas semanas - umas 3 ou 4 - de arrancadas sentado, mudo o treino para menos repetições - umas 15 - e faço a coisa mais parecida com um sprint, mas ainda com marcha pesada e se possível em ligeira subida - depois de mais algumas semanas, passo a fazer sprints completos, com variações, e se possível, lançado por parceiro de equipe - mas continua sendo um treino dedicado aos sprints - força, força mantida e de pé, força mais giro e mais longo, etc.
O treino de VO2 max é "base" para os treinos de LT - se não fizer o primeiro, que são tiros mais curtos e intensos do que o segundo, o "teto" da potencia do segundo vai ser mais baixo, mesmo que insista nos treinos - ou seja, não adianta só fazer tiros de 6 a 10 minutos se não fizer, ou não tiver feito, boa base de tiros entre 3 a 5 minutos - boa base significa umas 4 a 6 semanas, depois pode alongar os tiros, reduzindo o número, sempre naquele total entre 20 a 30 minutos.
O longo aeróbico vai mudando conforme a tua capacidade de resistir a um pouco mais de tempo ou intensidade.
Mas na essência, a coisa é a mesma - a cada semana, tem que ter toda a variedade de estímulos, a todos os sistemas - a não ser que haja interesse em determinado fundamento, por conta de determinada competição em vista - já fiz isso - queria fazer bem um CRI de 6 minutos, e deixei por semanas de fazer o treino de força/sprint nos sábados para dar tiros de 4 minutos na bike de CRI... assim, treinava 2 vezes por semana intervalados de VO2max ou LT..

Não paro - apenas removo a carga de intervalados de VO2max e LT e aumento os treinos de L2 ou 3 x 20 no rolo, reduzindo intensidade - meu volume, ou horas por semana, já é bastante baixo para querer ainda reduzir - não há nenhuma evidência de vantagem em deixar perder capacidade aeróbica básica durante o período entre temporadas - até porque isso só existe para profissionais da Europa - no Brasil, pode-se correr todo o ano.
Pior - Master parado perde muuuuiiito - demora a retomar mais do que os jovens.
Manter a frequencia, retirando intensidade, seria a chave da periodização moderna, de modo a recuperar até mesmo a disposição psicológica.

Fico feliz de já achar que algo está dando certo nos treinos - dá, sim, para manter o ano todo, desde que trocando os tiros de 3-5 minutos por 5-8, uma vez por semana, e trocando as arrancadas sentado (20-30) por sprints mais um pouco mais longos e bem mais técnicos, e em número menor, mas com a mesma carga de estímulo, nos sábados - podemos falar sobre isso também.

Já montou a speed? Receio que vá estranhar posição, tamanho de pedivela, essas coisas - isso sem lembrar que acho mesmo o quadro pequeno.. faz diferenças nos sprints - não bate o joelho no guidom, não?


Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2010 as 14:49
Não; ainda não terminei de consertar. O estrago foi grande.
Vou fazer algumas adaptações (no canote por exemplo) e depois posto novas fotos.
Não. O jelho não bate no guidom.
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2010 as 02:56
Clythio, hoje estava me preparando para fazer um 2 X 20 e me chamaram para um treino.
Resolvi ir e me poupar.
Fiquei no meio do pelote e controlando minha FC.
Obviamente que teve alguns picos no VO2 máx.
Mas ao analisar o monitor fiquei 40 minutos no L3. Exatamente o que eu estava me propondo.
Também é claro que não foi 2 X 20, mas os 40 minutos foram "construídos" em 3 ou 4 tiros.
Voltar ao Topo
FabioLS Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 12 Set 2010
Caçapava-SP
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FabioLS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2010 as 13:54
Olá Clythio e turma!

Bom, como já escrevi aqu no forum, pedalo apenas como exercicio regular, pois não me interesso por competições.
Mas li este tópico inteiro e fiquei interessado, e um pouco curioso também, para saber onde posso chegar se aplicar este treinamento na minha rotina.
Então a duvida é: também posso embarcar nesta tabela inicial de treinos, sendo que estou completando 35 anos, tenho 1,75m e 82Kg? Outros dados: tenho uma simples GTS R3 tamanho 52 com grupo sora e pedevela 170mm (me sinto preso e quero trocar por 175mm), a qual pretendo atualizar depois que eu acabar de montar minha MTB.

--------------------------------------------
Terça - 7 x 3 minutos - 3 a 5 minutos de recuperação
quinta - 2 x 20 ou 3 x 20 (nesse caso, o do meio tem que ser o mais forte um pouco).
sábado - força - de 20 a 30 arrancadas sentado, 10 a 12 pedaladas - recuperação 3-4 minutos
domingo - longão aeróbico entre 2 e 3 horas no máximo
--------------------------------------------

Uma dúvida: o que eu poderia fazer no lugar do longão do domindo? Algum outro esquema de treinamento que tenha o mesmo resultado (finalidade)?
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2010 as 15:22
Mais um cliente para o Prof. Cynti...
 
Primeiro acho que é preciso saber há qto tempo pedala, se já tem a tal Base, pois sem a qual não dá pra fazer 2x20, etc.
 
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2010 as 15:25
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Só que segundo o Cinty, só tem pau duro quinta-feria...Precisa ao menos duas por semana


Pau duro duas vezes por semana é mais gostoso! Concordo! Embarrassed
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
FabioLS Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 12 Set 2010
Caçapava-SP
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FabioLS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2010 as 17:15
Opa!

Pedalei estrada dos meus 14 aos 23 anos..
Depois me aventurei por 2 anos no BMX e MTB.. Larguei tudo e fui para esporte a motor.
Mas a paixão da bicicleta nunca foi embora e tenho girado nos ultimos 7 meses, mais forte do que passeio, menos forte do que treinamento de competição. Como disse, apenas como exercício regular porque trabalho o dia todo na frente do computador.
Mas fiquei curioso para saber se posso apenas seguir aquela tabela nos proximos 3 ou 4 meses para poder comparar o "antes" e "depois".
Se animar de verdade, até participo de alguma prova para fazer "o teste" e ter referencias de como estou.

Muito obrigado! Wink
Voltar ao Topo
thiagopdn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2010
Gurupi-TO
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagopdn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2010 as 17:34
Sou iniciante tbm e estou amando este post....
estou aprendendo muito....
tenho 24 anos 77 kg 1,78 pedalo a 6 meses....mas nao muito focado...
Descidi me empenhar no ciclismo agora, estou praticamente viciado em pedalar, nao tenho um treino elaborado, saio pra treinar as 5:30 da manha e so rodo e acho q estou treinando (lendo este post aqui vi que estava totalmente errado).
gostaria de saber se posso pegar este treino ai do Clythio tEsta passando pro Homaley e trabalhar em cima dele..??? tem alguns termos q nao entendo por exemplo: VO2 max é "base" para os treinos de LT....

peço a ajuda de vcs .....

gostaria de saber tbm um resumo de tudo q foi dito neste post para forma tipo uma planilha do que devo fazer na semana exemplo:

Segunda.....
Terça....
quarta....
quinta....
sexta...
sabado...
domingo..

Nao aguento mais ser chamado de PE DURO pelos companhiros..
Esta sendo um grande prazer participar deste post.
Voltar ao Topo
upcaraça Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2007
-
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar upcaraça Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2010 as 18:32
ola Clythio estou com uma duvida:
infelizmente não cosequi pedalar por 5 dias consecutivos, pois bem, quarta feira fiz o treino criterium de carmichal porem me senti muito fraco principalmente na 1ºparte do dvd 7*2min, não consequi manter a cadencia nem a força que estou acostumado a desenvolver na ergometrica, ontem fiz 3*20 min e ja me senti bem melhor, será que estes 5 dias parado ja e suficiente para se se perder performance, eu inaginei que estaria fresco e com a força toda porem não foi isto que aconteceu. Seria mais prudente depois de um tempo parado como descrito acima voltar mais light com os 3*20 do que ja bater de cara na zona de vo2max como fiz na quarta
abraços a todos do pedal!!!
  


Editado por upcaraça - 24 Set 2010 as 18:33
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2010 as 21:43
Homaley, vou dar meu pitaco... se voce sai pra caçar Paca, nao volta com Tatu... se o seu objetivo era 2x20, ao sair com a galera esse treino esta perdido... reprograme os treinos e coloque-o de volta na agenda... Ouch

Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Clythio, hoje estava me preparando para fazer um 2 X 20 e me chamaram para um treino.
Resolvi ir e me poupar.
Fiquei no meio do pelote e controlando minha FC.
Obviamente que teve alguns picos no VO2 máx.
Mas ao analisar o monitor fiquei 40 minutos no L3. Exatamente o que eu estava me propondo.
Também é claro que não foi 2 X 20, mas os 40 minutos foram "construídos" em 3 ou 4 tiros.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2010 as 21:47
Treino 2x20 e 3x20 nao sao faceis... se esta sendo facil, nao esta trabalhando em LT e portanto nao esta cumprindo o objetivo de ser 3 ou 2x20... se precisa de treino TEMPO (abaixo de LT) o ideal é fazer 60min direto sem pausas, e nesse caso sim é mais facil... se esta cansado, o ideal é treino Recovery, senao esta fazendo "junk miles" como diz o mestre...

Originalmente postado por upcaraça upcaraça escreveu:

ola Clythio estou com uma duvida:
infelizmente não cosequi pedalar por 5 dias consecutivos, pois bem, quarta feira fiz o treino criterium de carmichal porem me senti muito fraco principalmente na 1ºparte do dvd 7*2min, não consequi manter a cadencia nem a força que estou acostumado a desenvolver na ergometrica, ontem fiz 3*20 min e ja me senti bem melhor, será que estes 5 dias parado ja e suficiente para se se perder performance, eu inaginei que estaria fresco e com a força toda porem não foi isto que aconteceu. Seria mais prudente depois de um tempo parado como descrito acima voltar mais light com os 3*20 do que ja bater de cara na zona de vo2max como fiz na quarta
abraços a todos do pedal!!!
  
Voltar ao Topo
upcaraça Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2007
-
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar upcaraça Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2010 as 23:48
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Treino 2x20 e 3x20 nao sao faceis... se esta sendo facil, nao esta trabalhando em LT e portanto nao esta cumprindo o objetivo de ser 3 ou 2x20... se precisa de treino TEMPO (abaixo de LT) o ideal é fazer 60min direto sem pausas, e nesse caso sim é mais facil... se esta cansado, o ideal é treino Recovery, senao esta fazendo "junk miles" como diz o mestre...

Originalmente postado por upcaraça upcaraça escreveu:

ola Clythio estou com uma duvida:
infelizmente não cosequi pedalar por 5 dias consecutivos, pois bem, quarta feira fiz o treino criterium de carmichal porem me senti muito fraco principalmente na 1ºparte do dvd 7*2min, não consequi manter a cadencia nem a força que estou acostumado a desenvolver na ergometrica, ontem fiz 3*20 min e ja me senti bem melhor, será que estes 5 dias parado ja e suficiente para se se perder performance, eu inaginei que estaria fresco e com a força toda porem não foi isto que aconteceu. Seria mais prudente depois de um tempo parado como descrito acima voltar mais light com os 3*20 do que ja bater de cara na zona de vo2max como fiz na quarta
abraços a todos do pedal!!!
  
ola acunha sei que 3*20 não e facil pelo contrario concentro-me para manter entre 95 a 100% do limiar, agora tiro de vo2max e muito mais dificil manter 103 106%  com 1 min de descanso entre series, a questão é, se depois de 5 dias parado seria melhor recomeçar 1 step abaixo em LT ao inves de fazer tiros de vo2max logo de cara.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2010 as 01:42
Aumenta o intervalo entre os tiros de vo2max...
Sobre como retomar depois de 5 dias parado, depende de vc... eu tentaria fazer o 2x20 ou 3x20... as vezes eu viajo, e meu volume de treino semanal fica apenas 1/3 da meta... como eu chego dessas viagens no sabado, faço um giro leve no rolo, L1 por 30min e no domingo vou pro Pelotao do Jockey... sempre deu certo e acabo fazendo meu best 20min do mês nesse treino de retorno he he... em seguida, descanso, e depois ja retomo com a sequencia LT, Recovery, Vo2Max, Recovery, etc etc
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2010 as 02:02
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Aumenta o intervalo entre os tiros de vo2max...
Sobre como retomar depois de 5 dias parado, depende de vc... eu tentaria fazer o 2x20 ou 3x20... as vezes eu viajo, e meu volume de treino semanal fica apenas 1/3 da meta... como eu chego dessas viagens no sabado, faço um giro leve no rolo, L1 por 30min e no domingo vou pro Pelotao do Jockey... sempre deu certo e acabo fazendo meu best 20min do mês nesse treino de retorno he he... em seguida, descanso, e depois ja retomo com a sequencia LT, Recovery, Vo2Max, Recovery, etc etc



Acunha, o  recovery te ajuda ?
Eu fazia direto e achava bacana.
Depois dest post, tenho tentado seguir as orientações do Clythio e dos demais. Não sei se e encanação, mas notei que nos treinos puxados e/ou com pelote meu desempenho melhorou.
Pra vc ajuda muuuiiito ???
Voltar ao Topo
FabioLS Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 12 Set 2010
Caçapava-SP
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FabioLS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2010 as 15:08
Onde eu acho uma descrição dessas referencias que vocês usam?
L1, L2, VoMax, FC.. e sei lá mais o que..
Tô apanhando para enteder o que é cada um e "traduzir" os treinos de voces.. hehehe..
São todas informações de Polar ou monitores?

Confused
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2010 as 22:37
Homaley, o Recovery Ride é uma necessidade na minha opinião... talvez depende de um ciclista pra outro, mas eu nao consigo ficar sem... só tiro um dia totalmente "off" em casos particulares: agenda de trabalho, dores qualquer tipo, batimento mais elevado antes de levantar da cama, sono atrasado... faço meus recovery rides geralmente no rolo, abaixo de 120w (120bpm por coincidencia) variando a cadencia entre 90 e 100 dependendo da musica he he...

FabioLS, acho mehor vc ler este livro pra começar a brincadeira:
http://www.amazon.com/gp/product/1934030201/ref=pd_lpo_k2_dp_sr_1?pf_rd_p=486539851&pf_rd_s=lpo-top-stripe-1&pf_rd_t=201&pf_rd_i=1931382212&pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_r=1KW3Q8XS4NZ31DA1A2CR
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2010 as 23:25
Originalmente postado por upcaraça upcaraça escreveu:

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Treino 2x20 e 3x20 nao sao faceis... se esta sendo facil, nao esta trabalhando em LT e portanto nao esta cumprindo o objetivo de ser 3 ou 2x20... se precisa de treino TEMPO (abaixo de LT) o ideal é fazer 60min direto sem pausas, e nesse caso sim é mais facil... se esta cansado, o ideal é treino Recovery, senao esta fazendo "junk miles" como diz o mestre...

Originalmente postado por upcaraça upcaraça escreveu:

ola Clythio estou com uma duvida:
infelizmente não cosequi pedalar por 5 dias consecutivos, pois bem, quarta feira fiz o treino criterium de carmichal porem me senti muito fraco principalmente na 1ºparte do dvd 7*2min, não consequi manter a cadencia nem a força que estou acostumado a desenvolver na ergometrica, ontem fiz 3*20 min e ja me senti bem melhor, será que estes 5 dias parado ja e suficiente para se se perder performance, eu inaginei que estaria fresco e com a força toda porem não foi isto que aconteceu. Seria mais prudente depois de um tempo parado como descrito acima voltar mais light com os 3*20 do que ja bater de cara na zona de vo2max como fiz na quarta
abraços a todos do pedal!!!
  
ola acunha sei que 3*20 não e facil pelo contrario concentro-me para manter entre 95 a 100% do limiar, agora tiro de vo2max e muito mais dificil manter 103 106%  com 1 min de descanso entre series, a questão é, se depois de 5 dias parado seria melhor recomeçar 1 step abaixo em LT ao inves de fazer tiros de vo2max logo de cara.


Certeza de que depois de 5 dias parado, ideal é escolher treino com foco em algum volume e menos intensidade, no máximo um 3 x 20 com a potencia mal acima do aeróbico.
Nesses treinos de "retomada", é comum achar que se está bem "fresco", tentar começar forçando e torrar. Mas também é comum fazer a primeira meia hora ou mais "poupando", e depois se sentir bem, e poder forçar no final, já sem medo de estragar o treino.
Ou seja, ou sai para rodar em L2 pelo tempo que quiser, sem torrar, para poder recuperar em menos de 24 horas e rodar no dia seguinte também, com mais intensidade, ou começa o treino sem maiores pretensões, deixando qualquer coisa forçada para o final - no caso do 3 x 20, que costumo fazer acima dos 220w de média, eu faria na faixa dos 200-210 os dois primeiros tiros, para só forçar, se fosse possível, no terceiro. Mas isso se fosse no rolo, nesse caso preferiria a rua, em L2 o tempo todo.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2010 as 23:35
Originalmente postado por thiagopdn thiagopdn escreveu:

Sou iniciante tbm e estou amando este post....
estou aprendendo muito....
tenho 24 anos 77 kg 1,78 pedalo a 6 meses....mas nao muito focado...
Descidi me empenhar no ciclismo agora, estou praticamente viciado em pedalar, nao tenho um treino elaborado, saio pra treinar as 5:30 da manha e so rodo e acho q estou treinando (lendo este post aqui vi que estava totalmente errado).
gostaria de saber se posso pegar este treino ai do Clythio tEsta passando pro Homaley e trabalhar em cima dele..??? tem alguns termos q nao entendo por exemplo: VO2 max é "base" para os treinos de LT....

peço a ajuda de vcs .....

gostaria de saber tbm um resumo de tudo q foi dito neste post para forma tipo uma planilha do que devo fazer na semana exemplo:

Segunda.....
Terça....
quarta....
quinta....
sexta...
sabado...
domingo..

Nao aguento mais ser chamado de PE DURO pelos companhiros..
Esta sendo um grande prazer participar deste post.


Na boa, se você é mesmo iniciante, não faz nenhum sentido focar em treinos de alta intensidade - HIT.. no caso do Homaley, pelo tempo médio de treino semanal, tempo de pedal, batimento cardíaco baixo, e duração típica dos treinos longos, era claro que ele já tinha uma boa base aeróbica. Essa tal base não é somente treinar 3 meses de treinos longos, é ter uns 3 anos de pedal rodados, na verdade - de ano para ano, ocorrem adaptações mais duradouras.
No meu caso, esse ano, apesar de estar pedalando (de volta) desde 2002, fiquei bem sem base e treinei forte durante 3 meses focando em competições, e por isso fiz meio que um "vôo da galinha", um pico de curta duração, que funcionou durante 1 mês e bem, mas depois perdi 10% do que tinha e voltei a construir uma base com um pouco mais de volume e menos intensidade, para agora, dar outro "vôo" um pouco mais alto e duradouro.
No teu caso, o treino mais estruturado que recomendo são os tiros de 3 x 20 ou 2 x 20 minutos, não mais do que isso - veja acima descrição de como é a percepção de esforço esperada nesse tipo de treino - não é para sair afogado no início, ou vai passear se recuperando no resto do tempo.

Tente pesquisar e ler sobre VO2max e LT Lactate Threshold - o primeiro é treinável mas limitado pela genética, o segundo é um percentual do primeiro, e pode ser bastante treinado com intervalados de média - alta intensidade - mas há que se ter um objetivo, competição, etc. - até porque são treinos desconfortáveis, de algum sofrimento, que exigem esforço psicológico, também.

Just ride your bike, não ligue para os seus colegas, dê algum tempo ao tempo.


Editado por Clythio - 28 Set 2010 as 00:43
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2010 as 23:44
Originalmente postado por FabioLS FabioLS escreveu:

Onde eu acho uma descrição dessas referencias que vocês usam?
L1, L2, VoMax, FC.. e sei lá mais o que..
Tô apanhando para enteder o que é cada um e "traduzir" os treinos de voces.. hehehe..
São todas informações de Polar ou monitores?

Confused


pesquisa um pouquinho..
L1 é aquecimento, recuperação, passeio, bate-papo fácil.
L2 aeróbico, longão, já é treino, e importante - se tiver água e comida, fica-se horas em L2.
L3 Tempo, dieseling, etc.. já é forçado, não se sustenta muito tempo, mas ainda se conversa fácil, já se fica ofegante, mas não afogado.
L4 Já estamos acumulando e processando lactato, é potencia de tiros curtos, tipo no máximo 20 minutos - não dá mais para conversar, mesmo - todos já sentiram isso numa subida longa...
L5 é a coisa do esforço muito grande, sprints, tiros de 30 segundos, ataques, subidas curtas - treino aqui só com intervalos curtos, etc.

É mais ou menos isso, tem gente que enquadra diferente, chama de Z1, Z2, etc., ou esquarteja mais os níveis ou zonas, mas acho que.., deu para entender?
Grande parte da base é feita em L2, o "building" da potencia entre L3 alto e L4 baixo, onde, supondo já ter base aeróbica, se consegue ficar um tempo razoável ou em intervalos longos, sem fadiga que interrompa o treino, e por isso se consegue uma ótima relação custo/benefício de treinamento.
Intervalos em L4-L5 são considerados de alta intensidade e destinados a elevar VO2max e LT, e provocam picos de condicionamento de duração limitada.
Pronto, eis uma pós-graduação em treinamento... Smile
Voltar ao Topo
upcaraça Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2007
-
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar upcaraça Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2010 as 00:20
olá a todos
realmente Clythio no treino que citei acima a 1ºparte foi bem sofrida mas ja no final as pernas estavam ardendo bem menos.
Ontem fui rodar coma galera depois de 1 mês treinando sozinho, realmente treino em pelotão não tem estrutura nenhuma mas e adrenalina costante hehehe
notei uma grande facilidade de rodar com a galera  fui com o pensamento de gastar não economizar puxei grande parte do treino sempre forte porem controlando para não afogar
os treinos de 3*20 estão fazendo muita diferença, ta facil manter um paço forte proximo do limiar por um periodo maior.
aqui na minha região o que não falta e subida então como sou muito leve 55k notei que estou subindo bem melhor que antes, tambem mudei o estilo de pedalada agora não importa a subida tento o maximo manter cadencias maiores 65 rpm
agora sprinter não e minha praia sei que e treinavel mas o sofrimeto!!!
 
dados do treino
tempo total 03:30h
tempo na zona alvo 75 a 100% limiar 02:15min
acima 15:00 min
abaixo1:00H
distancia 91 km
media 25.8 kmh
 
quero agradecer a todos principalmente ao clythio pelas dicas estão sendo de grande valia!
 
ate mais 
 


Editado por upcaraça - 28 Set 2010 as 00:34
Voltar ao Topo
FabioLS Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 12 Set 2010
Caçapava-SP
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FabioLS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2010 as 00:22
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:



pesquisa um pouquinho..
L1 é aquecimento, recuperação, passeio, bate-papo fácil.
L2 aeróbico, longão, já é treino, e importante - se tiver água e comida, fica-se horas em L2.
L3 Tempo, dieseling, etc.. já é forçado, não se sustenta muito tempo, mas ainda se conversa fácil, já se fica ofegante, mas não afogado.
L4 Já estamos acumulando e processando lactato, é potencia de tiros curtos, tipo no máximo 20 minutos - não dá mais para conversar, mesmo - todos já sentiram isso numa subida longa...
L5 é a coisa do esforço muito grande, sprints, tiros de 30 segundos, ataques, subidas curtas - treino aqui só com intervalos curtos, etc.

É mais ou menos isso, tem gente que enquadra diferente, chama de Z1, Z2, etc., ou esquarteja mais os níveis ou zonas, mas acho que.., deu para entender?
Grande parte da base é feita em L2, o "building" da potencia entre L3 alto e L4 baixo, onde, supondo já ter base aeróbica, se consegue ficar um tempo razoável ou em intervalos longos, sem fadiga que interrompa o treino, e por isso se consegue uma ótima relação custo/benefício de treinamento.
Intervalos em L4-L5 são considerados de alta intensidade e destinados a elevar VO2max e LT, e provocam picos de condicionamento de duração limitada.
Pronto, eis uma pós-graduação em treinamento... Smile


Perfeito, impecável.
Muito obrigado!
Já consigo me encontrar nas teorias.
Smile
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2010 as 00:36
Falando em treino desconfortavel, ontem fiz 7x3 com uma nova meta de potencia... estava focando em 250w, e ontem passei o foco para 260, pois estava notando ligeiro aumento do "conforto" neste treino... puxa, nao imaginei que 10w a mais iriam doer tanto ! Os tiros ficaram mais irregulares, começando mais forte e encontrando a cadencia ideal (95rpm) e estabilizando a potencia alvo somente no 2o para o 3o minuto... batimento em 95% do maximo já no 3o tiro... o 6o tiro foi na base do berro, pra gerar um pouco de adrenalina (os vizinhos devem estar assustados rs..rs..rs..)... no 7o tiro as pernas "desligaram" depois de 1min... Fim de prova para Airton Senna he he... 

Editado por acunha - 28 Set 2010 as 00:36
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2010 as 00:50
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Falando em treino desconfortavel, ontem fiz 7x3 com uma nova meta de potencia... estava focando em 250w, e ontem passei o foco para 260, pois estava notando ligeiro aumento do "conforto" neste treino... puxa, nao imaginei que 10w a mais iriam doer tanto ! Os tiros ficaram mais irregulares, começando mais forte e encontrando a cadencia ideal (95rpm) e estabilizando a potencia alvo somente no 2o para o 3o minuto... batimento em 95% do maximo já no 3o tiro... o 6o tiro foi na base do berro, pra gerar um pouco de adrenalina (os vizinhos devem estar assustados rs..rs..rs..)... no 7o tiro as pernas "desligaram" depois de 1min... Fim de prova para Airton Senna he he... 


Pois é, agora, imagina você saber que por escolher essa ou aquela marca de pneu, ou por usar baixa calibragem para o teu peso, pode-se desperdiçar 20w no chão?
Ou que roupa folgada num contra-relógio custa de 5 a 15w?
Pois é.. se tiver 5w em algum lugar - eu quero!
Mas na boa - não acho que toda essa percepção de esforço tenha sido só pelos 10w - tem muitos outros fatores, incluindo fadiga anterior, sono, alimentação, motivação, stress, etc., que podem ter influido nisso.
Essa semana, depois de umas 3 semanas mais "L3", volto aos intervalos curtos - tenho competição daqui a 4 semanas, exatas.
Um truque para conseguir terminar bem os 7 tiros - intervalo dobrado entre o 4 e o 5 - divide em dois blocos. E nunca começe um tiro sem se sentir parcialmente recuperado - caso do teu último.
Tem a "foto" do arquivo? Posta aí, vai..
Voltar ao Topo
thiagopdn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2010
Gurupi-TO
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagopdn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2010 as 12:35
Homaley ja participou de alguma competição ??? iai como foi o resultado..?? os treinos estao dando resultado???
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2010 as 14:37
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:


Pois é, agora, imagina você saber que por escolher essa ou aquela marca de pneu, ou por usar baixa calibragem para o teu peso, pode-se desperdiçar 20w no chão?
Ou que roupa folgada num contra-relógio custa de 5 a 15w?
Pois é.. se tiver 5w em algum lugar - eu quero!
Mas na boa - não acho que toda essa percepção de esforço tenha sido só pelos 10w - tem muitos outros fatores, incluindo fadiga anterior, sono, alimentação, motivação, stress, etc., que podem ter influido nisso.
Essa semana, depois de umas 3 semanas mais "L3", volto aos intervalos curtos - tenho competição daqui a 4 semanas, exatas.
Um truque para conseguir terminar bem os 7 tiros - intervalo dobrado entre o 4 e o 5 - divide em dois blocos. E nunca começe um tiro sem se sentir parcialmente recuperado - caso do teu último.
Tem a "foto" do arquivo? Posta aí, vai..


Segue o printscreen... eu estava um pouco cansado sim, do treino "leve" do 100boleto na USP sabadão... mas acho que o complicador foi a dificuldade em achar o "sweet spot" com 160w, veja que a variação de potencia é bem maior do que nos 7x3 anteriores... Eu tenho usado descanso progressivo... 3/3/4/4/4/5min...
Qual competição vc vai ? Eu tenho pela frente Claro 100k (que vai ser 60k), Vo2 e Medio Fondo... as duas primeiras prova B, somente a Medio Fondo é prova A (a meta do ano na verdade)...



Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2010 as 17:25
Originalmente postado por thiagopdn thiagopdn escreveu:

Homaley ja participou de alguma competição ??? iai como foi o resultado..?? os treinos estao dando resultado???


Ainda não. Como diz o outro, ainda não testei de fato os resultados. Domingo teria uma etapa do ranking goiano; porém a estapa foi cancelada .
Mas a percepção de melhora é grande. Estou ansioso para me colocar à prova
Voltar ao Topo
thiagopdn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2010
Gurupi-TO
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagopdn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2010 as 19:23
Homaley...

como sua semana esta estruturada...??? como esta treinando???

segunda...
Terça...
Quarta...
Quinta...
Sexta...
Sabado...
Domigo...

qual seu monitor cardiaco homaley....
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2010 as 20:07
Homaley cuidado para nao fritar nas semanas antecedentes da prova... vc precisa estar no PICO na prova, ou seja, com fome de pedal ! Para acertar na periodização, voce vai ter que achar o seu equilibrio ideal entre volume e intensidade, de forma a nao perder o que ganhou, e ainda assim estar bem descansado no dia da prova...
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2010 as 20:55

Cunha> No 7º tiro o RPM caiu +- menos proporcional ao W, ao passo que no 6º tiro me parece que foi onde vc manteve maior RPM, +- 100. 

Não é tb isso que justifica vc ter 'pifado' no 7º, ou seja, elevou muito o RPM, fora dos limites de costume? Se mantivesse 90/95 nao serie mais suportável os 260W?
 
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2010 as 21:23
Entao, sabe aquela subida que vc vem girando e derrrrrepente começa a perder giro e as pernas começam a travar ? Esse foi o 7o tiro... salvei o 6 tiro com um pouco de adrenalina e giro, mas ja estava irregular.. eu giro bem entre 90 e 100, entao costumo obter potencias melhores com giro do que com força, pelo menos nessa fase atual dos treinos... pifar no 7o tiro significa que fiz 6 tiros decentes... se nao pifasse, pelo "protocolo" de treino deveria tentar um 8o tiro...
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2010 as 00:00
Originalmente postado por thiagopdn thiagopdn escreveu:

Homaley...

como sua semana esta estruturada...??? como esta treinando???

segunda...
Terça...
Quarta...
Quinta...
Sexta...
Sabado...
Domigo...

qual seu monitor cardiaco homaley....


Conforme orientação do Mestre Yoda Clythio (isto vale para as 2 últimas semanas e para a atual)

segunda...  off
Terça...   6 X 4 (no VO2 max.)
Quarta...  off ou recovery (60 min. abaixo de 120 bpm = light total)
Quinta...  2 X 20 ( começo no L2 = + ou- 5 min  + 10 a 12  min no LT e  final no  VO2 máx)
Sexta... off
Sabado... Tiros de arrancada parado. Sábado fiz 20 tiros com 25 pedaladas. Como diz o Clythio "musculação na bike". Travado, travado
Domigo... Longão. Sempre > 3 horas com no mínimo 2 horas no L2

Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2010 as 00:06
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Homaley cuidado para nao fritar nas semanas antecedentes da prova... vc precisa estar no PICO na prova, ou seja, com fome de pedal ! Para acertar na periodização, voce vai ter que achar o seu equilibrio ideal entre volume e intensidade, de forma a nao perder o que ganhou, e ainda assim estar bem descansado no dia da prova...


Pois é .
Alvo agora é 14 e 15 de novembro. Taça das Prefeituras aqui em GO.
Prova de circuito no dia 14 (criterium puro) e estrada no domingo (140 km divididos em 3 chegadas).
Faltam 7 semanas. Acho que vai dar pra focar bem na prova.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2010 as 15:36
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Entao, sabe aquela subida que vc vem girando e derrrrrepente começa a perder giro e as pernas começam a travar ? Esse foi o 7o tiro... salvei o 6 tiro com um pouco de adrenalina e giro, mas ja estava irregular.. eu giro bem entre 90 e 100, entao costumo obter potencias melhores com giro do que com força, pelo menos nessa fase atual dos treinos... pifar no 7o tiro significa que fiz 6 tiros decentes... se nao pifasse, pelo "protocolo" de treino deveria tentar um 8o tiro...
Ok
Eu tb normalmente procuro girar a 90/95, mas se faço um desses tiros a 100 acho que me desgasto mais, já que a melhor eficiência se consegue numa cadência em que está mais acostumado.
POr outro lado, ontem fiz o tal 2x20 no Rolo:
Achei mais dificil (ou beeeeeeem  mais chato) que na real. Â FC não queria subir, pois mesmo com boa percepção de esforço, era dificil chegar a 85% da FCM. (acho que não estava ainda bem recuperado do treino anterior)
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 01:34
Entao Match...
O Clythio falou algumas vezes... FC que nao sobe, percepção de esforço lá em cima, provavelmente é cansaço "central"... requer 1 ou 2 dias de recovery dependendo do seu organismo...
Sobre a cadencia, como diz o Friel, vc tem que treinar seus "limitadores", e a cadencia é um serio limitador de potencia... na verdade o limitador é a sua capacidade em contrair a musculatura, sua capacidade neuromuscular... Estou no capitulo do livro do Coogan (Trainning and Racing with Powermeter) que fala sobre isso, e uma coisa interessante que ele fala é que os treinos de musculação, dentro ou fora da bike, nao ajudam em nada a eliminar limitadores de potencia, e podem até atrapalhar... dá pra ver isso usando os graficos de "quadrante"... ou seja, ele defende (com argumentação tecnica) que os treinos de baixa cadencia e alta força muscular nao vão te ajudar a desenvolver potencia...  Clythio QAP ?
Voltar ao Topo
FabioLS Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 12 Set 2010
Caçapava-SP
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FabioLS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 02:30
acunha,

este gráfico é montado no micro após colher os dados de seu ciclocomputador com sensor de cadencia + monitor cardiaco (polar ou outro)?

nunca me interessei por essas coisas, mas este topico tá me deixando pilhado!

Valeu!

Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 04:23
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Entao Match...
O Clythio falou algumas vezes... FC que nao sobe, percepção de esforço lá em cima, provavelmente é cansaço "central"... requer 1 ou 2 dias de recovery dependendo do seu organismo...
Sobre a cadencia, como diz o Friel, vc tem que treinar seus "limitadores", e a cadencia é um serio limitador de potencia... na verdade o limitador é a sua capacidade em contrair a musculatura, sua capacidade neuromuscular... Estou no capitulo do livro do Coogan (Trainning and Racing with Powermeter) que fala sobre isso, e uma coisa interessante que ele fala é que os treinos de musculação, dentro ou fora da bike, nao ajudam em nada a eliminar limitadores de potencia, e podem até atrapalhar... dá pra ver isso usando os graficos de "quadrante"... ou seja, ele defende (com argumentação tecnica) que os treinos de baixa cadencia e alta força muscular nao vão te ajudar a desenvolver potencia...  Clythio QAP ?


O que o Coogan condena são os tradicionais (na old school do ciclismo) treinos "de base" mais longos e com transmissões pesadas, tipo andar em L2-L3 mas com 50-60 rpm.
Dizem os antigos que isso dava "suavidade", evitava contrair de forma descoordenada, etc., treinava "economia" e "força".
O que o Coogan diz é que nesse ponto do quadrante nada se ganha - na verdade, pode piorar a coordenação neuro-motora, por condicionar em contração muscular lenta, e não aumenta a endurance muscular.
Tive um técnico que chegou a me recomendar n tiros de 10 minutos com 53/12, que claramente resultava em cadencia bem baixa.

O Coogan não está falando nem condenando os tiros de 12-15 segundos com marcha pesada - esse treino, que ele chama de SS Stand Starts, ele considera o substituto correto e "ciclístico", portanto com a especificidade necessária, para a musculação, para o desenvolvimento de força, mas empregando a mecânica, a cinemática, correta.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 04:27
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Achei mais dificil (ou beeeeeeem  mais chato) que na real. Â FC não queria subir, pois mesmo com boa percepção de esforço, era dificil chegar a 85% da FCM. (acho que não estava ainda bem recuperado do treino anterior)

Treinar é chato, bom são os resultados.
Mas treinar no rolo com algum objetivo, e com bons resultados, em tempos pouco acima de 1h no total, é bom - o 2 x 20 permite isso.
E conforme você vai vendo algum progresso é motivador, em especial se tiver algum parâmetro para comparar ou medir, tipo potencia em watt, ou velocidade x bpm médios para os tiros de 20 minutos (supondo mantidas as outras condições como marca e pressão de pneu, ou mesma pressão de rolete do rolo se for de roda fixa).
Teu limiar de lactato está mal, por isso foi desconfortável fazer o treino.. rs.. dá vontade de ir para casa, para o banho, etc.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 13:38
Precisa de um Powermeter + software WKO+...

http://www.cycleops.com/products/power-meters.html?page=shop.browse&category_id=2

http://home.trainingpeaks.com/wko-desktop-software/download.aspx


Originalmente postado por FabioLS FabioLS escreveu:

acunha,

este gráfico é montado no micro após colher os dados de seu ciclocomputador com sensor de cadencia + monitor cardiaco (polar ou outro)?

nunca me interessei por essas coisas, mas este topico tá me deixando pilhado!

Valeu!

Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 56789 30>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X