Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vou parar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vou parar

 Responder Página  <1 1314151617 30>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2011 as 11:28
Coma menos!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2011 as 12:41
Originalmente postado por Jose_Carlos Jose_Carlos escreveu:

Originalmente postado por Fatalblue Fatalblue escreveu:

Valeu Clythio, seu conselho já é de grande valia para mim.
Quanto aos meus treinos, estou treinando seguindo a planilha aqui deste post, ou seja, terça 7X3, quinta 2X20 e sabado 30X12treino de força).
Estou indo para a terceira semana seguindo esta planilha e sigo a risca, comecei a tomar Thermo pro pra ajudar na queima da gordura e por conta da cafeina tenho me sentido muito bem nos treinos.
Valeu Clythio.

Com relação a utilização do Thermo pro, para auxilio na queima de gordura,
1) Realmente funciona?
2) Algum efeito colateral?

Faço essas perguntas pois estacionei na perda de peso e tenho pensado seriamente em algo do genero mas desde que não faça mal a saude.

Abraços

Jose Carlos
Campo Largo - PR


Ergogênicos à base de cafeína melhoram coordenação neuro-motora (fazem os "disparos" musculares mais rápidos e coordenados), aumentam a queima de calorias e postergam a percepção de fadiga, mas isso tudo em percentuais relativamente pequenos, nada "excepcional".
Ou seja, não adianta tomar RedBull e ficar deitado no sofá - a única diferença é que você não vai conseguir dormir - tem que fazer o exercício na duração adequada e com a intensidade devida.
Tomo cafeína para sentir aquela "motivação", ou "gás", como chamam alguns, para alguns esforços intensos - da mesma maneira que alguém toma café se tem que estudar à noite e está meio cansado.
Tem que ver a quantidade de cafeína por porção ou dose - eu sei que 100mg para mim já tá bom - a dose pessoal de saturação varia muuiito - de 2 a 9 mg/kg de peso, ou seja, para os mais sensíveis, 3 ou 4 mg/kg já pode causar só os colaterais negativos - sudorese, taquicardia, falta de concentração, irritabilidade, dificuldade de dormir muito tempo depois do exercício.
Em resumo - realmente funciona como motivador e "catalizador" do efeito dos exercícios, mas não age sozinho, e não vai aumentar a queima de gordura ou desempenho em 50%, vai ser na faixa dos 5 a 10%, o que já é legal, porque pode ser exatamente a diferença desejada para emagrecer 0,5 kg por semana.. e tem que ver direito a cafeína por dose, começando com pouco e observando os efeitos após tomada e durante o exercício e depois - se ficar mais de 3 ou 4 horas com metabolismo elevado já está com dose alta. Uso constante de cafeína causa tolerância, ou seja, diminui o efeito - mas isso cessa após 3 ou 4 dias seu usar, ou seja, se ficar sem usar 3 ou 4 dias, pode tomar menos, com o mesmo efeito.
Cuidado com "ergogênicos" com embalagem linda e pouquíssima cafeína - tem um monte assim, com 4 cápsulas de pozinho e no total 28 mg - melhor tomar uma lata de Coca-light.. tem umas 30mg, e é bem mais barata, além de já hidratar pela perda de líquido natural.
Voltar ao Topo
edu_ars Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2009
Assis
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu_ars Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2011 as 12:51
o therma pro é cafeína pura, na verdade pó de guaraná em cápsulas. Cada cápsula, segundo o rótulo, tem 140mg de cafeína.

obs: ótimo post, demorei mas li do começo ao fim, parabenizo o Clythio pela iniciativa.


Editado por edu_ars - 12 Fev 2011 as 12:52
treinando...
Voltar ao Topo
emmanuelgarc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Belo Jardim
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emmanuelgarc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2011 as 14:59
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Ergogênicos à base de cafeína melhoram coordenação neuro-motora (fazem os "disparos" musculares mais rápidos e coordenados), aumentam a queima de calorias e postergam a percepção de fadiga, mas isso tudo em percentuais relativamente pequenos, nada "excepcional".
Ou seja, não adianta tomar RedBull e ficar deitado no sofá - a única diferença é que você não vai conseguir dormir - tem que fazer o exercício na duração adequada e com a intensidade devida.
Tomo cafeína para sentir aquela "motivação", ou "gás", como chamam alguns, para alguns esforços intensos - da mesma maneira que alguém toma café se tem que estudar à noite e está meio cansado.
Tem que ver a quantidade de cafeína por porção ou dose - eu sei que 100mg para mim já tá bom - a dose pessoal de saturação varia muuiito - de 2 a 9 mg/kg de peso, ou seja, para os mais sensíveis, 3 ou 4 mg/kg já pode causar só os colaterais negativos - sudorese, taquicardia, falta de concentração, irritabilidade, dificuldade de dormir muito tempo depois do exercício.
Em resumo - realmente funciona como motivador e "catalizador" do efeito dos exercícios, mas não age sozinho, e não vai aumentar a queima de gordura ou desempenho em 50%, vai ser na faixa dos 5 a 10%, o que já é legal, porque pode ser exatamente a diferença desejada para emagrecer 0,5 kg por semana.. e tem que ver direito a cafeína por dose, começando com pouco e observando os efeitos após tomada e durante o exercício e depois - se ficar mais de 3 ou 4 horas com metabolismo elevado já está com dose alta. Uso constante de cafeína causa tolerância, ou seja, diminui o efeito - mas isso cessa após 3 ou 4 dias seu usar, ou seja, se ficar sem usar 3 ou 4 dias, pode tomar menos, com o mesmo efeito.
Cuidado com "ergogênicos" com embalagem linda e pouquíssima cafeína - tem um monte assim, com 4 cápsulas de pozinho e no total 28 mg - melhor tomar uma lata de Coca-light.. tem umas 30mg, e é bem mais barata, além de já hidratar pela perda de líquido natural.
Pode parecer uma pergunta meio descabida, mas e para quem não pode ingerir cafeína.. por exemplo.. tenho labirintinte e o otorrino passou uma dieta cortando a cafeína por completo.. como sou teimoso e "cocólatra" ainda arrisco uma coca zero e um gelzinho durante um pedal ou outro.. como chocólatra assumido, imaginem só o meu sofrimento.. café..!? só o cheiro já vai me deixando tonto. O médico já disse que meu problema é também emocional.. quando em crise, eu me desesperava e desencadeava a tonteira, o suor e a "brancura" multiplicados por 1000.. hoje estou bem controlado e procuro sempre um ponto no horizonte ao menor sinal de tontura. Enfim.. será que existe produtos com elementos que substituam a cafeína
"A vida é como andar de bicicleta: Para manter o equilíbrio, você tem que se manter em movimento" Albert Einstein.
Voltar ao Topo
edu_ars Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2009
Assis
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu_ars Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2011 as 18:21
Emmanuelgarc compra uma pulseira do equilibrio com holograma double power, com ela seus problemas de labirintite se acabaram-se Clown

Emanuel, o mais indicado é você procurar um nutricionista e fazer reeducaçao alimentar, aprender a comer. É possível manter seu metabolismo acelarado comendo as coisas certas nas horas certas. Sobre os termogenicos, todos sem exceção tem cafeína ou algum outro estimulante como taurina, efedrina etc...

O que existe para AUXILIAR na redução de gordura corporal também é o ácido linoleico, ou óleo de cártamo. Na verdade é um tipo de gordura rica em ácidos graxos (omegas 3, 6 principalmente e 9). Este óleo otimiza a disponibilidade de gordura para geração e produção de energia pelo corpo ajudando na redução do índice de gordura corporal.
Este óleo funciona, mas é a longo prazo, coisa de 60 a 90 dias pra se ter algum resultado. Porém fique de olho se resolver comprar, pois já tem marcas no mercado adicionando estimulantes nestes produtos também como chá verde, cafeína etc.


Editado por edu_ars - 12 Fev 2011 as 18:22
treinando...
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2011 as 01:36
Dando um UP.

As provas aqui do RJ, geralmente são de circuito. Quais os treinos indicariam?

Outra coisa, as vezes, bate um desânimo e muitas das vezes falta tempo, e um dos treinos semanais acaba indo pro saco (não tem como fazer aquele acumulativo, quinta, sexta, sabado e domingo). Se for preciso eliminar um dos treinos, o que seria melhor treinar: tiros de 3, 4, 5 min ou os tiros de 20 min?
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 19:16
Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

Dando um UP.

As provas aqui do RJ, geralmente são de circuito. Quais os treinos indicariam?

Outra coisa, as vezes, bate um desânimo e muitas das vezes falta tempo, e um dos treinos semanais acaba indo pro saco (não tem como fazer aquele acumulativo, quinta, sexta, sabado e domingo). Se for preciso eliminar um dos treinos, o que seria melhor treinar: tiros de 3, 4, 5 min ou os tiros de 20 min?
O melhor treino é o que mais se aproxima do padrão da competição; volume, intensidade, trajeto
Voltar ao Topo
Jose_Carlos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jose_Carlos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 01:14
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Coma menos!

Apesar de agressivo, acho que vc tem razão.

Preciso ter mais disciplina.


Voltar ao Topo
emmanuelgarc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Belo Jardim
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emmanuelgarc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 01:16
Clythio,
Por enquanto não vai dá pra fazer muita coisa, pois a grana é curta e ainda tô no pendura por conta dessa bike, mas seria possível fazer uma pequena avaliação dessas imagens..!? Claro que sei do bikefit e de todos os benefícios e estou me programando para fazer.... mas apenas para registrar sua opinião, que pra mim vale muito!!
 
Uploaded with ImageShack.us
 
Uploaded with ImageShack.us
 
Espero que as fotografias não tenham ficado grandes demais..
Antecipadamente muito obrigado!!

 
"A vida é como andar de bicicleta: Para manter o equilíbrio, você tem que se manter em movimento" Albert Einstein.
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 02:30
Tem também as provas modalidade Passione, onde você pedala num velódromo a 10 Km/h.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 17:15
Originalmente postado por emmanuelgarc emmanuelgarc escreveu:

Clythio,
Por enquanto não vai dá pra fazer muita coisa, pois a grana é curta e ainda tô no pendura por conta dessa bike, mas seria possível fazer uma pequena avaliação dessas imagens..!? Claro que sei do bikefit e de todos os benefícios e estou me programando para fazer.... mas apenas para registrar sua opinião, que pra mim vale muito!!
 
Uploaded with ImageShack.us
 
Uploaded with ImageShack.us
 
Espero que as fotografias não tenham ficado grandes demais..
Antecipadamente muito obrigado!!

 


Parece ótimo, principalmente porque não aparenta selim alto demais - mas tem que estar com alongamento em dia para andar com a frente nessa altura e alongada - nada de mais, mas está "racing", não "touring", como muitos masters e iniciantes preferem, por ser mais confortável - se consegue rolar mais de hora, no alto da manete, sem querer ir para a curva do guidom, e sem dificuldade de respirar e sem doer o lombar, tá excelente, a posição (não deu pra ver nivelamento do selim, tem que dar sensação de "apoio" sem escorregar para frente ou para trás, e ser confortável).
Voltar ao Topo
emmanuelgarc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Belo Jardim
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emmanuelgarc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 23:52
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

 
Parece ótimo, principalmente porque não aparenta selim alto demais - mas tem que estar com alongamento em dia para andar com a frente nessa altura e alongada - nada de mais, mas está "racing", não "touring", como muitos masters e iniciantes preferem, por ser mais confortável - se consegue rolar mais de hora, no alto da manete, sem querer ir para a curva do guidom, e sem dificuldade de respirar e sem doer o lombar, tá excelente, a posição (não deu pra ver nivelamento do selim, tem que dar sensação de "apoio" sem escorregar para frente ou para trás, e ser confortável).
Perfeito Clythio, muito obrigado pelo retorno! Consigo ficar bem nos STis e quando é preciso vou para baixo. Procuro mudar as "pegas" para evitar dormencias, mas vou resolver tudo isso com o bikefit. O selim está nivelado, não fico escorregando para a frente.
Meu medo era que você dissesse que o quadro estava pequeno ou coisa do tipo. Gostei muito da Caad9 e pretendo, mais pra frente, adquirir rodas melhores e fazer ups.. ou mesmo ir evoluindo na bike como um todo...
Mais uma vez muito obrigado!
"A vida é como andar de bicicleta: Para manter o equilíbrio, você tem que se manter em movimento" Albert Einstein.
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2011 as 20:26
Mestre Clythio.
Já já posto o meu calendário 2011, para reiniciarmos os trabalhos.
Na semana passada voltei com os tiros de VO2e tenho uma pergunta.
No livro do Carmichael/Lance, consta um tipo de exercício de VO2, daseguinte forma;
 
120 seg  esforço máximo X 120 seg de descanço
90 seg de esforço máximo X 90 seg de descanço
60 seg de esforço máximo X 60 seg de descanço
30 seg de esforço máximo X 30 seg de descanço.
 
Ele recomenda 2 séries, com intervalo de 5 min entre elas.
Creio ser pouco. 4 séries, nos daria os 20 min, que vc já disse várias vezes ser o mínimo para não haver "subesforço".
 
O que vc acha deste tipo de treino ?
Seria ideal na retomada dos treinos de VO2 devido ao pouco tempo do intervalo ?
Ou seria ideal como um polimento perto dascompetições alvo devido a intensidade ser muito alta ( se feito desta forma ) ?
Ou vc não vê beneficio em momento algum do treinamento ?
 
Obrigado, pela costumeira atenção
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 01:34
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Mestre Clythio.
Já já posto o meu calendário 2011, para reiniciarmos os trabalhos.
Na semana passada voltei com os tiros de VO2e tenho uma pergunta.
No livro do Carmichael/Lance, consta um tipo de exercício de VO2, daseguinte forma;
 
120 seg  esforço máximo X 120 seg de descanço
90 seg de esforço máximo X 90 seg de descanço
60 seg de esforço máximo X 60 seg de descanço
30 seg de esforço máximo X 30 seg de descanço.
 
Ele recomenda 2 séries, com intervalo de 5 min entre elas.
Creio ser pouco. 4 séries, nos daria os 20 min, que vc já disse várias vezes ser o mínimo para não haver "subesforço".
 
O que vc acha deste tipo de treino ?
Seria ideal na retomada dos treinos de VO2 devido ao pouco tempo do intervalo ?
Ou seria ideal como um polimento perto dascompetições alvo devido a intensidade ser muito alta ( se feito desta forma ) ?
Ou vc não vê beneficio em momento algum do treinamento ?
 
Obrigado, pela costumeira atenção


Bem, esforços abaixo de 180 seg, e principalmente na faixa de 120 seg, não estimulam adaptações de VO2max, da mesma forma que as séries intervaladas tradicionais - veja que a intensidade é MÁXIMA, e não numa determinada faixa de potencia, como você já viu que a gente faz, nos gráficos de watts, ou conforme a velocidade ou curva de bpm que você segue.
Veja na internet algo sobre os intervalos TABATA - são tiros de 30seg com intervalos pequenos, totalmente afogados, e que estimulam adaptações "rápidas" de VO2max e Limiar de lactato.
É extenuante, extremo, e pessoalmente, acho, desnecessário..
E nem tente somar 20 minutos disso.. não conseguiria. Por isso ele sugere reduzir a duração do "tiro" aos poucos, senão ninguém sequer suporta.

No mais, o que fez de dezembro até agora? Base longa aeróbica? Manteve os 3 x 20 ou 2 x 20? Melhorou o alongamento (rs...)? Continuou algum trabalho de força, mesmo que variando a forma, ou fez peso em academia direcionado para força, durante esse tempo?

Eu é que comecei super bem de 7 dezembro até 15 janeiro, depois viajei DEMAIS, e ao invés de começar a rampa para cima, perdi forma e ganhei peso - mas melhor do que ano passado está - vamos ver daqui a 1 mês, quando quer ter condição de competir, não somente participar, como ando agora.
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 16:20
Bom; da segunda quinzena de dezembro até o fim da primeira de fevereiro ( aproximadamente 8 semanas), fiz muito volume ( 6 treinos por semana), divididos da seguinte forma: 2 dias de regeneração (1,5 horas entre 60% e 65% da FC), 2 dias de L2 ( 70 a 80%),  1 dia 2 X 20 min, e 1 dia de força (só em cima da bike). Cerca de 300 a 350 km/semana.
Nada de musculação e muito pouco de alongamento (parece uma bobagem e não tenho dificuldade nenhuma em fazer; simplismente esqueço deste negócio).
Voltei com os tiros de VO2 na semana passada.
Esta semana vou substituir o 2 X 20 min pelo 3 X 20min.
Desta forma volto ao padrão: 1 dia de LT (3 X 20 min), 1 dia de VO2 (7 X 3 min), 1 dia de força ( 25 arrancadas X 20seg) e 1 dia de longão no L2 (> 2 horas).
Assim que a FGC soltar o calendário 2011 ( tá atrasado pois teve eleição da federação a  apenas 10 dias), posto  minhas provas alvos, meus anseios e passaremos a discutir a preparação específica para cada uma.
Mais uma vez, obrigado pela costumeira atenção.
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 01:09
Queria agradecer ao pessoal que colaborou com o tópico. Vim deixar o meu testemunho LOL. Completei essa semana, 3 meses de treinamento by Clythio.

Esse fim de semana fiz minha primeira prova depois desses treinamentos ensinados aqui nesse tópico. Consegui concluir a prova (era o meu objetivo), só me faltou perna pra disputar o sprint final, mas consegui chegar inteiro junto com o pelotão.

Agora é meter bronca e treinar mais! Acho que vou ficar viciado em provas, a adrenalina e o nervosismo são show de bola.

Obrigado a todos.


Editado por Pão Doção - 02 Mar 2011 as 01:15
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 04:14
Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

Queria agradecer ao pessoal que colaborou com o tópico. Vim deixar o meu testemunho LOL. Completei essa semana, 3 meses de treinamento by Clythio.

Esse fim de semana fiz minha primeira prova depois desses treinamentos ensinados aqui nesse tópico. Consegui concluir a prova (era o meu objetivo), só me faltou perna pra disputar o sprint final, mas consegui chegar inteiro junto com o pelotão.

Agora é meter bronca e treinar mais! Acho que vou ficar viciado em provas, a adrenalina e o nervosismo são show de bola.

Obrigado a todos.


Beleza, mas repito, não há treinamento "by Clythio" - há uns princípios básicos, que se pode obter de bons técnicos, que entendam a complexidade do ciclismo, e de bons livros, como o do Friel, do Hunter Allen/Coogan, do Carmichael, etc.
O que recomendo no post orienta de forma genérica a variedade de treinamento, mas muita coisa foi específica para o nosso amigo Homáley, que tinha base aeróbica já construída e aparentemente muito boa, mas não sobrevivia às sobrecargas por falta de força, endurance muscular, potencial de VO2max não desenvolvido e Limiar de lactato baixo, destreinado.
Não é fórmula mágica e nem solução "para todos", apesar de lastreado em bons princípios básicos.
Todo modo, parabéns por ter ATINGIDO O OBJETIVO, ser finisher é o primeiro passo no ciclismo!
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 23:59
Clythio,
o treinamento "by clythio" foi brincadeira, sei que você não gosta.
Voltar ao Topo
Dida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
campo grande ms
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2011 as 03:21
cuidado, nao treine demais!

Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2011 as 04:09
Originalmente postado por Dida Dida escreveu:

cuidado, nao treine demais!



É, treino demais pode afetar a performance mental, por falta sistemática de oxigenio no cérebro durante os treinos extenuantes, o cara acaba fazendo coisas que só um retardado mental faria.. Ouch
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2011 as 04:16
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Originalmente postado por Dida Dida escreveu:

cuidado, nao treine demais!



É, treino demais pode afetar a performance mental, por falta sistemática de oxigenio no cérebro durante os treinos extenuantes, o cara acaba fazendo coisas que só um retardado mental faria.. Ouch

Clythio, acho que tem gente que quer vender alguma coisa..Confused
Voltar ao Topo
gamebike3030 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 26 Dez 2010
sao paulo
Offline
Mensagens:191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gamebike3030 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2011 as 15:45
cara so de vc não desistir ja ta bom devagar isso passa eos melhores resultados aparecem vai de boa não desespera !!
Voltar ao Topo
rbtravassos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:801
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbtravassos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2011 as 22:22
Acho que esse tópico não pode ficar lá no fim do fórum!
Dei um up, porque já estão aparecendo perguntas sobre treinamentos...
Uma mente que se abre para o conhecimento, jamais retorna ao seu tamanho original.
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2011 as 13:40
Mestre Clythio, saiu o calendário 2011.
Fiz o meu planejamneto conforme abaixo:
 

PROVAS    ALVO    2011

 

Dia 12/06,  3ª etapa  = Circuito

Por que ? Já estarei treinando  12 semanas, de treinos específicos (VO2, LT,etc) (fora as 8 semanas que fiz de base (entenda-se muito L2 e um pouco de LT) em dezembro/janeiro/fevereiro). Além disto estaremos no meio do ano. Dá para dar “uma pausa” e forçar novo pico no final do ano.

Objetivo = Chegar entre os 10 primeiros na minha categoria

_____________________________________________________________________________

Dia 21/08,  5ª etapa  = Estrada (Válida também como campeonato goiano de montanha)

Por que ?  Pela “mística”. Não é a minha praia; mas farei treinos específicos para esta prova. Entre a 3ª e a 5ª etapa serão 10 semanas. Dá fazer umas 2 semanas de descanso ativo, reiniciar o condicionamento durante 3 semanas e pretendo 5 semanas antes iniciar treinamentos intensos em subidas longas e íngrimes, reservando a última semana para descanso ativo, pré-prova.

Objetivo = Terminar inteiro

_____________________________________________________________________________

Dia 04/11,  7ªetapa  = Circuito ou Estrada

Por que ?  Pelo meu planejamento, é quando vou atingir o 2º pico do ano. Terei mais 11 semanas após a pova de 12/06. Estou com o mesmo raciocínio. Dar uma diminuída nas primeiras 2 semanas pós prova e reiniciar focando esta prova. Será a última etapa e provavelmente os primeiros colocados do ranking já estarão definidos. Se não, os principais candidatos estarão se marcando. Uma fuga de um ciclista que não esteja brigando por  posições no campeonato (certamente estarei nestas condições), poderá ser cosentida (mesmo se for  uma prova de circuito)

Objetivo = Estar bem para tentar uma fuga. Se a fuga for permitida quero estar bem para conseguir mantê-la e/ou revezá-la, caso alguém esteja comigo. Caso as minhas tentativas sejam anuladas, tiro o pé  descanso para chegar entre os 10 primeiros

 

Além das etapas acima pretendo participar das demais 5 etapas (  10/04, 08/05, 10/07, e 24/10 = circuito,   e 11/07 = CRI). Não farei preparação especial para nenhuma delas. Serão como um treino a mais na semana.  Na realidade, serão provas que não vão alterar meu calendário de treinos. Se me sentir bem em alguma delas (principalmente no CRI) posso forçar “pra ver o que vai dar”, mas vou competir, sem maiores pretensões nestas provas.

O que acha Clythio ?
Por estarmos longe da 1ª prova alvo, vc acha que devo continuar com os treinos de VO2 e LT e depois  aumento a intensidade ?
Dá pra master pensar em 3 provas alvo ao longo do ano ? Tô com 37 e 38 em 08/11.
 
Acho que agora começou  a brincadeira.
Posso contar com sua costumeira atenção e ajuda ?
 
Caso sim, posso montar uma planilha do que estou pensando e te enviar  para visualizarmos melhor. O que acha?
Vicini Corsa SL II DuraAce/105
GTS Deore/Alívio
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2011 as 12:26
up
Vicini Corsa SL II DuraAce/105
GTS Deore/Alívio
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2011 as 20:56

Venceu o contrato com o Cintio

Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2011 as 21:25
No primeiro teste que fiz (no rolo), há três meses atrás, deu 175 batmentos. Fiz novamente o teste do lactato na estrada e indicou 184 batimentos, após três meses de treinamento. Isso significa que piorei? Pra mudar as zonas dos treinos preciso tirar a média dos dois testes ou posso usar os 184 batimentos indicados no teste?

Editado por Pão Doção - 29 Mar 2011 as 21:32
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2011 as 01:33
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Mestre Clythio, saiu o calendário 2011.
Fiz o meu planejamneto conforme abaixo:
 

PROVAS    ALVO    2011

 

Dia 12/06,  3ª etapa  = Circuito

Por que ? Já estarei treinando  12 semanas, de treinos específicos (VO2, LT,etc) (fora as 8 semanas que fiz de base (entenda-se muito L2 e um pouco de LT) em dezembro/janeiro/fevereiro). Além disto estaremos no meio do ano. Dá para dar “uma pausa” e forçar novo pico no final do ano.

Sim, dá para tentar um platô, com alguma perda, e forçar novo pico uns 3 meses depois, fácil.
Nem sei, mas acho o objetivo bem plausível, tranquilo, mas entenda - se não tem equipe para te posicionar no final da prova, o objetivo tem que ser "terminar inteiro e no primeiro grupo", ou "acompanhar a fuga crítica", o resto é consequencia - se apostar em sprint, tem que ter treinado umas 4 semanas incorporando treino específico, senão, não tem sprint..

Objetivo = Chegar entre os 10 primeiros na minha categoria

_____________________________________________________________________________

Dia 21/08,  5ª etapa  = Estrada (Válida também como campeonato goiano de montanha)

Por que ?  Pela “mística”. Não é a minha praia; mas farei treinos específicos para esta prova. Entre a 3ª e a 5ª etapa serão 10 semanas. Dá fazer umas 2 semanas de descanso ativo, reiniciar o condicionamento durante 3 semanas e pretendo 5 semanas antes iniciar treinamentos intensos em subidas longas e íngrimes, reservando a última semana para descanso ativo, pré-prova.

Objetivo = Terminar inteiro

Treinar específico para subida é fortalecimento com baixa cadência, costuma provocar alguma perda de explosão e sprint, a não ser que se mantenham esses treinos uma vez por semana, também (sprints girados, partidas com marcha mais leve, tipo 53/19 no plano). Não faça descanso algum na última semana, se não é a tua prova e não é alvo "A", só tire 1/3 da carga e mantenha perfil de treino e intensidade, até a quinta feira - descanse sexta, passeie sábado, vá para a prova fresco, mas não tire a semana toda de descanso ativo, senão destreina, mesmo.

_____________________________________________________________________________

Dia 04/11,  7ªetapa  = Circuito ou Estrada

Por que ?  Pelo meu planejamento, é quando vou atingir o 2º pico do ano. Terei mais 11 semanas após a pova de 12/06. Estou com o mesmo raciocínio. Dar uma diminuída nas primeiras 2 semanas pós prova e reiniciar focando esta prova. Será a última etapa e provavelmente os primeiros colocados do ranking já estarão definidos. Se não, os principais candidatos estarão se marcando. Uma fuga de um ciclista que não esteja brigando por  posições no campeonato (certamente estarei nestas condições), poderá ser cosentida (mesmo se for  uma prova de circuito)

Objetivo = Estar bem para tentar uma fuga. Se a fuga for permitida quero estar bem para conseguir mantê-la e/ou revezá-la, caso alguém esteja comigo. Caso as minhas tentativas sejam anuladas, tiro o pé  descanso para chegar entre os 10 primeiros

Combine isso com alguém mais, se possível passe batido lançado do meio do pelote após ataque de alguém em que você venha de roda e se sinta bem, para abrir muito logo de cara - se levar alguém bom, vale revezar - não se esqueça o pelote organizado é sempre soberano, mas faça o que sentir na prova - faz sentido a estratégia, mas pense bem, não é um pelote pro, tem um monte de doido para pular nas fugas e depois não ter condições de revezar, ficar só de roda ou só queimar levando para cima e depois sobrando.. mas pouco posso dizer sem conhecer o meio e os outros ciclistas. Apostar faz parte do ciclismo, jogue o bom ciclismo, boa sorte!


Além das etapas acima pretendo participar das demais 5 etapas (  10/04, 08/05, 10/07, e 24/10 = circuito,   e 11/07 = CRI). Não farei preparação especial para nenhuma delas. Serão como um treino a mais na semana.  Na realidade, serão provas que não vão alterar meu calendário de treinos. Se me sentir bem em alguma delas (principalmente no CRI) posso forçar “pra ver o que vai dar”, mas vou competir, sem maiores pretensões nestas provas.

Se puder, evite treinar no sábado, mesmo que tenha que antecipar um treino para a sexta - já vai valer para poder estar razoávelmente fresco nessas "provas treino".

O que acha Clythio ?

Acho que preciso de mais tempo - hoje era dia de treino e estou tão cansado que vou tentar fazer o treino amanhã cedo antes do trabalho.. rs...

Por estarmos longe da 1ª prova alvo, vc acha que devo continuar com os treinos de VO2 e LT e depois  aumento a intensidade ?
Dá pra master pensar em 3 provas alvo ao longo do ano ? Tô com 37 e 38 em 08/11.

O que é 37 e 38, nesse caso?
 
Acho que agora começou  a brincadeira.
Posso contar com sua costumeira atenção e ajuda ?

Esse ano, pode, mas bem mais difícil - e tem gente me passando planilhas enormes para avaliação e opinião, coisa totalmente impossível na minha vida atual, amigo.
 
Caso sim, posso montar uma planilha do que estou pensando e te enviar  para visualizarmos melhor. O que acha?
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2011 as 13:04
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Mestre Clythio, saiu o calendário 2011.
Fiz o meu planejamneto conforme abaixo:
 

PROVAS    ALVO    2011

 

Dia 12/06,  3ª etapa  = Circuito

Por que ? Já estarei treinando  12 semanas, de treinos específicos (VO2, LT,etc) (fora as 8 semanas que fiz de base (entenda-se muito L2 e um pouco de LT) em dezembro/janeiro/fevereiro). Além disto estaremos no meio do ano. Dá para dar “uma pausa” e forçar novo pico no final do ano.

Sim, dá para tentar um platô, com alguma perda, e forçar novo pico uns 3 meses depois, fácil.
Nem sei, mas acho o objetivo bem plausível, tranquilo, mas entenda - se não tem equipe para te posicionar no final da prova, o objetivo tem que ser "terminar inteiro e no primeiro grupo", ou "acompanhar a fuga crítica", o resto é consequencia - se apostar em sprint, tem que ter treinado umas 4 semanas incorporando treino específico, senão, não tem sprint..

Objetivo = Chegar entre os 10 primeiros na minha categoria

_____________________________________________________________________________

Dia 21/08,  5ª etapa  = Estrada (Válida também como campeonato goiano de montanha)

Por que ?  Pela “mística”. Não é a minha praia; mas farei treinos específicos para esta prova. Entre a 3ª e a 5ª etapa serão 10 semanas. Dá fazer umas 2 semanas de descanso ativo, reiniciar o condicionamento durante 3 semanas e pretendo 5 semanas antes iniciar treinamentos intensos em subidas longas e íngrimes, reservando a última semana para descanso ativo, pré-prova.

Objetivo = Terminar inteiro

Treinar específico para subida é fortalecimento com baixa cadência, costuma provocar alguma perda de explosão e sprint, a não ser que se mantenham esses treinos uma vez por semana, também (sprints girados, partidas com marcha mais leve, tipo 53/19 no plano). Não faça descanso algum na última semana, se não é a tua prova e não é alvo "A", só tire 1/3 da carga e mantenha perfil de treino e intensidade, até a quinta feira - descanse sexta, passeie sábado, vá para a prova fresco, mas não tire a semana toda de descanso ativo, senão destreina, mesmo.

_____________________________________________________________________________

Dia 04/11,  7ªetapa  = Circuito ou Estrada

Por que ?  Pelo meu planejamento, é quando vou atingir o 2º pico do ano. Terei mais 11 semanas após a pova de 12/06. Estou com o mesmo raciocínio. Dar uma diminuída nas primeiras 2 semanas pós prova e reiniciar focando esta prova. Será a última etapa e provavelmente os primeiros colocados do ranking já estarão definidos. Se não, os principais candidatos estarão se marcando. Uma fuga de um ciclista que não esteja brigando por  posições no campeonato (certamente estarei nestas condições), poderá ser cosentida (mesmo se for  uma prova de circuito)

Objetivo = Estar bem para tentar uma fuga. Se a fuga for permitida quero estar bem para conseguir mantê-la e/ou revezá-la, caso alguém esteja comigo. Caso as minhas tentativas sejam anuladas, tiro o pé  descanso para chegar entre os 10 primeiros

Combine isso com alguém mais, se possível passe batido lançado do meio do pelote após ataque de alguém em que você venha de roda e se sinta bem, para abrir muito logo de cara - se levar alguém bom, vale revezar - não se esqueça o pelote organizado é sempre soberano, mas faça o que sentir na prova - faz sentido a estratégia, mas pense bem, não é um pelote pro, tem um monte de doido para pular nas fugas e depois não ter condições de revezar, ficar só de roda ou só queimar levando para cima e depois sobrando.. mas pouco posso dizer sem conhecer o meio e os outros ciclistas. Apostar faz parte do ciclismo, jogue o bom ciclismo, boa sorte!


Além das etapas acima pretendo participar das demais 5 etapas (  10/04, 08/05, 10/07, e 24/10 = circuito,   e 11/07 = CRI). Não farei preparação especial para nenhuma delas. Serão como um treino a mais na semana.  Na realidade, serão provas que não vão alterar meu calendário de treinos. Se me sentir bem em alguma delas (principalmente no CRI) posso forçar “pra ver o que vai dar”, mas vou competir, sem maiores pretensões nestas provas.

Se puder, evite treinar no sábado, mesmo que tenha que antecipar um treino para a sexta - já vai valer para poder estar razoávelmente fresco nessas "provas treino".

O que acha Clythio ?

Acho que preciso de mais tempo - hoje era dia de treino e estou tão cansado que vou tentar fazer o treino amanhã cedo antes do trabalho.. rs...

Por estarmos longe da 1ª prova alvo, vc acha que devo continuar com os treinos de VO2 e LT e depois  aumento a intensidade ?
Dá pra master pensar em 3 provas alvo ao longo do ano ? Tô com 37 e 38 em 08/11.

O que é 37 e 38, nesse caso?
 
Acho que agora começou  a brincadeira.
Posso contar com sua costumeira atenção e ajuda ?

Esse ano, pode, mas bem mais difícil - e tem gente me passando planilhas enormes para avaliação e opinião, coisa totalmente impossível na minha vida atual, amigo.
 
Caso sim, posso montar uma planilha do que estou pensando e te enviar  para visualizarmos melhor. O que acha?
37 e minha idade autal e 38, será minha idade a partir de agosto (08/11) rs rs rs rs rs
Vicini Corsa SL II DuraAce/105
GTS Deore/Alívio
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2011 as 19:31
Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

No primeiro teste que fiz (no rolo), há três meses atrás, deu 175 batmentos. Fiz novamente o teste do lactato na estrada e indicou 184 batimentos, após três meses de treinamento. Isso significa que piorei? Pra mudar as zonas dos treinos preciso tirar a média dos dois testes ou posso usar os 184 batimentos indicados no teste?
Como a FCM normalmente se mantém, significa que aguenta mais tempo em FC mais altar, %LT mais alto em relação à FCM.
Logo, significa que melhor sua condição. Mas, sobretudo porque a diferença é grande em relação ao texte anterior, melhor repetir. Provavelmente um dos dois não feito nas mesmmas condições, ainda mais se faz pouco tempo entre os dois.
Acho que é isso.
Foi média FC de 30'?
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2011 as 23:59
É isso e um monte de coisas - não há dados de potencia, temperatura, cansaço corporal, tipo de aquecimento feito, um dos registros era o primeiro teste no rolo, pode ter sido de noite, descansado, saturado, tomou ou não um café duplo, etc., etc., em resumo, acho que de fato pode significar que está melhor, mais preparado ou com LT com melhor percentual do VO2max, mas isso se fosse possível garantir que teve performance melhor, também. Não gosto muito de testes porque são simples pontos de um universo bem disperso, influenciado por muitos fatores - é preciso mais do que dois pontos para definir uma condição.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2011 as 20:55
Poizé. Além disso, dificil saber se ele foi mesmo até o limite onde não mais acumula o tal lactato.
Se andou mais tempo no vermelho no ultimo texte, acho supervaloriza o LT, e vice-versa.
Acho que só no skema FC é apenas uma referencia, por isso nao me preocupo muito.
Voces que têm PT devem ter mais dados confiáveis qdo acham o FTT (é esse o nome do LT vosso);  não substitui a sensação subjetiva, mas é ao menos bem mais proximo do real
É isso?
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2011 as 17:53
Clythio,
Como vai, to precisando tirar uma dúvida sobre o treino.
comecei a malhar na academia e estou malhando pernas com o foco em força muscular, ou seja, estou fazendo 5 exercícios com 5 séries de 6 repetições.
A pergunta é: Posso deixar de fazer o treino de sabado por conta desta musculação focada na acadêmia? E se a caso a resposta for negativa, já me antecipo e pergunto: Poderia ser alterado de um sprint sentado para um sprinte já em pé onde se estaria buscando mais a explosão muscular do que o próprio ganho de força?
Fica ai as minhas dúvidas e agradeço antecipado.
Abraço a todos.
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2011 as 16:44
Originalmente postado por Fatalblue Fatalblue escreveu:

Clythio,
Como vai, to precisando tirar uma dúvida sobre o treino.
comecei a malhar na academia e estou malhando pernas com o foco em força muscular, ou seja, estou fazendo 5 exercícios com 5 séries de 6 repetições.
A pergunta é: Posso deixar de fazer o treino de sabado por conta desta musculação focada na acadêmia? E se a caso a resposta for negativa, já me antecipo e pergunto: Poderia ser alterado de um sprint sentado para um sprinte já em pé onde se estaria buscando mais a explosão muscular do que o próprio ganho de força?
Fica ai as minhas dúvidas e agradeço antecipado.
Abraço a todos.


Com certeza eu focaria o treino de força/sprint mais na explosão e giro - sprints no plano com 53/19 até o giro forçar a sentar e segurar mais 10seg, etc.
Porque senão vai perder cadencia e hipertrofiar, sem necessidade e sem ganho.
De qualquer maneira, ao entrar na temporada, vou migrando da partida sentada travada para uma progressão, e mixando sprints girados, e depois sprints inteiros, etc.
Não adianta ficar trabalhando só força, força, o tempo todo, se o objetivo final for sprints.
Voltar ao Topo
FelipeSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2010
Rio
Offline
Mensagens:1315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2011 as 15:15
Vou ler, anotar os pontos mais importantes e começar a por em prática os conhecimentos compartilhados aqui do tópico.
btw, um excelente tópico
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2011 as 16:18
Clythio,
Mais uma vez venho lhe importunar.
Gostaria de saber como devo fazer para que o meu pico de performance coincida com a data de 25 de junho.
Atualmente estou com treinos de 5X5 na terça, 3X20 na quinta e Força na sexta, além de malhação na academia.
Agradeço se você poder me dar essa dica.
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2011 as 00:01
O que faz sábado e domingo?
Quando e como são feitos os treinos de endurance?
Qual é mesmo a prova-alvo, tempo e configuração, para a qual quer fazer pico em junho?
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2011 as 17:39
No domingo eu faço trilhas normalmente entre 60 e 80km.
Na maioria dos sabados estou livre, por vezes trilha de no máximo 60km.
Quanto aos treinos de endurance, tenho que ser sincero, fui pesquisar pois não sabia que tipo de treino era esse.
"O treinamento de endurance é caracterizado pelo alto volume (tempo e repetições) e baixa intensidade (carga) de trabalho, o que possibilita a melhora no desempenho em provas de longa duração, porém com baixa margem de efeito na flexibilidade muscular e na potência aeróbica."
Conforme a definição acima, acredito que o único treino de endurace que eu faça seja as trilhas de domingo.
Quanto a prova:
Será uma prova de XCM com percurso de 64km.
será uns 70% em terreno com subidas e o restante em médio plano.
apenas 5km de asfalto.
Este será meu 3º ano nesta prova, no primeiro terminei na posição 865º e no segundo ano em 201º(posições na geral), minha meta continua sendo a do ano passado, ou seja, a posição 150º, não a alcancei no ano passado por conta de 23 minutos.
Quanto a tempo o primeiro colocado na geral terminou em 2:39Hs e o último em 8:39Hs. Eu terminei em 4:53Hs.
Segue altimetria:


Agradeço a ajuda que você puder me dar Clythio.


Editado por Fatalblue - 29 Abr 2011 as 17:43
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2011 as 17:39
Ontem fiz 105km de speed, com muita subida, acredito que daqui até o dia 25 de junho, irei procurar priorizar pedaladas de altas quilometragens e que possuam muitas subidas já como forma de condicionamento para a prova.
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2011 as 17:42
Galera,
Na primeira vez que fiz o teste pra saber qual a minha freqüência cardíaca para definir as zonas, a média tinha ficado em 171bpm isso no começo do ano.
Essa semana eu repeti o teste e deu 161pbm, é isso mesmo né, com o treino a tendência é cair a freqüência.
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 1314151617 30>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X