Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vou parar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vou parar

 Responder Página  <1 1213141516 30>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
emmanuelgarc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Belo Jardim
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emmanuelgarc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2010 as 20:35
Originalmente postado por ericoduarte ericoduarte escreveu:

Olá Homaley.

O seu pior erro será desistir agora, depois de tanto tempo treinando. Ciclismo é muito fácil, basta pedalar que um dia você chega lá. Se treinar certo, você vai pegar um atalho.

Acho que seu principal problema está dentro de você. Você tem que confiar mais em si. Entrar na prova sempre achando q vai ganhar, e se isso não acontecer, descobrir o que deu errado e tentar corrigir para a próxima corrida. Um dia você chega lá, se a sua mulher deixar!!! =p

Dá uma olhada no meu blog. http://virandociclista.blogspot.com Tem algumas dicas, principalmente os topicos mais antigos.

Abraço e boa sorte.
Olá Erico!
É preciso convite para acessar o seu blog..!?
"A vida é como andar de bicicleta: Para manter o equilíbrio, você tem que se manter em movimento" Albert Einstein.
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2010 as 23:44
Citar  Sobre o tempo em cada faixa, vale analogia da frase "voce é o que voce come"... ou seja, voce é o que voce treina... se nunca treina acima de L4, vai sobrar nos esforços mais extremos de curta duraçao... 

Grande Cunha... 

na verdade eu treino na zona 5, amanhã mesmo vai ser 1 hr de treino forte onde zona 5 será meu objetivo constante durante essa uma hora. Na verdade eu nunca treino na zona 2 e 3. Ouch
Os treinos mais longos que fiz nunca fiquei nessas zonas, eu chutaria que é L4 85%˜90% e L5 15%˜10% do tempo. Os treinos de tiro/intervalados é L5 o tempo todo. Confused

Abraço.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2010 as 23:46
Parabens meu amigo !!! Muito bom ! Está na hora de testar essa FTP nao ?

Vou postar meu treino de domingo no topico Oficina de Potencia...

Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:


Anderson - hoje fui no pelote do Jockey, no 2, mas fiz o meu ritmo no inicio, e eles só me pegaram na volta, já na ponte JDias - e depois, antes da ponte Jaguaré, botei um passinho e fui embora devagar de novo, só juntaram de novo depois do Cidade Jardim, ou seja, andei um bocado solo e dosando a potencia, não fiz sprint para não afogar, etc. - rodei 2h com aP 178, nP 210... PB esse ano.
Os 3 x 20 estão mostrando resultado - tenho fechado os 3 x 20, considerando aquecimento e relaxamento, em 1h30 min, com aP 185 nP 200, até porque a média dos tiros está entre 210 e 213w, sem estourar L2.. pensar que em março não conseguia manter 175w durante 20 minutos..
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2010 as 18:09
Originalmente postado por glauberlima glauberlima escreveu:

Citar  Sobre o tempo em cada faixa, vale analogia da frase "voce é o que voce come"... ou seja, voce é o que voce treina... se nunca treina acima de L4, vai sobrar nos esforços mais extremos de curta duraçao... 

Grande Cunha... 

na verdade eu treino na zona 5, amanhã mesmo vai ser 1 hr de treino forte onde zona 5 será meu objetivo constante durante essa uma hora. Na verdade eu nunca treino na zona 2 e 3. Ouch
Os treinos mais longos que fiz nunca fiquei nessas zonas, eu chutaria que é L4 85%˜90% e L5 15%˜10% do tempo. Os treinos de tiro/intervalados é L5 o tempo todo. Confused

Abraço.
Eu tb me vejo meio assim, treinando em ritmo muito forte; mesmo em treino de 2:20h >80% +- L4 muitas vezes ultrapassando LT. Se for em grupo, pior ainda pra companhar (melhor nem ver FC)
Assim, só vejo L2 em aquecimento em Rec. Ativa
Ou entao não é que o ritmo seja forte, mas sim que o coração tá subindo devido a algum excesso(sempre Intensidade alta)?? Considerando tb o que foi dito sobre o tal PICO. Chegou lá, vai cair???
 
Cintio> Entendi o lance da diferença LT-VO2. Melhor ficar só com LT
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2010 as 18:32
Uma coisa que eu tenho percebido e acredito que aconteça com vocês...
com os treinos o condicionamento vai melhorando a cada mês, hoje fiz um pedal de 1:50 onde foi descendo o k7 o tempo todo.
Apenas uma dezena de vezes a FC passou do meu limiar (157bpm), a média ficou em 80% da FCM, mas as pernas deram tudo que podiam.
Antes eu passava mais tempo na casa dos 90% e sei que a média de velocidade era inferior a atual.
Ou seja, com os treinos tá difícil conseguir manter uma FC média muito alta como antes mesmo pedalando mais forte.
Complicado isso, cheguei a baixar (no garmin) os valores das zonas mas mesmo assim tá difícil ficar na zona 5, antes era "mais fácil".
Imagino que esse é um dos motivos de ser mais vantajoso se treinar por potência.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2010 as 21:12
Originalmente postado por glauberlima glauberlima escreveu:

Uma coisa que eu tenho percebido e acredito que aconteça com vocês...
com os treinos o condicionamento vai melhorando a cada mês, hoje fiz um pedal de 1:50 onde foi descendo o k7 o tempo todo.
Apenas uma dezena de vezes a FC passou do meu limiar (157bpm), a média ficou em 80% da FCM, mas as pernas deram tudo que podiam.
Antes eu passava mais tempo na casa dos 90% e sei que a média de velocidade era inferior a atual.
Ou seja, com os treinos tá difícil conseguir manter uma FC média muito alta como antes mesmo pedalando mais forte.
Complicado isso, cheguei a baixar (no garmin) os valores das zonas mas mesmo assim tá difícil ficar na zona 5, antes era "mais fácil".
Imagino que esse é um dos motivos de ser mais vantajoso se treinar por potência.


O condicionamento físico produz redução moderada do HR, por conta da maior eficiencia do conjunto cardio-vascular.
Dessa forma, as faixas de esforço por HR deveriam ser atualizadas periodicamente, no quesito LT e no valor de HRmax, também.
Se você consegue o mesmo desempenho, com menos HR, significa que melhorou o condicionamento, e não que piorou..
Voltar ao Topo
emmanuelgarc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Belo Jardim
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emmanuelgarc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2011 as 14:13

Olá Clythio! Inicialmente gostaria de externar que esse tópico é um dos melhores que já li aqui no Fórum e é simplesmente educativo e esclarecedor. Sei que o foco é o Homáley, mas é impossível, principalmente para iniciantes no ciclismo, não ler esse tópico e já começar a confabular treinos para tentar evoluir.

 

Confesso que estou bem tentado a entrar em contato com o Fontenelle, mas como um Moutainbikeiro de sangue, ainda tenho que ter certeza se o alfalto é realmente algo que devo investir. Se bem que o investimento já começou... Adquiri uma Caad9; ainda é o modelo de entrada “6” com Tiagra, mas como disse, apesar de ter sido acometido pelo vírus ciclístico, tenho que ir devagar !! Tenho o Strada Double então posso medir a cadência e tenho também como medir a freqüência cardíaca.

 

Para não me entender mais, gostaria apenas de saber o seguinte: sempre mantive como treinamento paralelo a corrida, pois era o único meio disponível para treinar durante a semana, uma vez que moro no interior de Pernambuco e a noite não tem como pedalar pela cidade. Então adquiri um rolo de equilíbrio. Com isso posso pedalar em casa com a Speed. Faço uma corrida simples e rápida de 5km nas terças e quintas.

 

Lendo e relendo o “Vou Parar” elaborei o seguinte treino:

Terça e Quinta:

10 min - aquecimento - 60% da FC

15 min - forte - 70% da FC

10 min - recuperação - 60% da FC

15 min - forte - 70% da FC

10 min - recuperação - 60% da FC

 

Quarta:

10 min - aquecimento - 60% da FC

7 x 03 min -tiro 90% da FC, com recuperação de 04 min com FC abaixo de 70%

10 min - recuperação - 60% da FC

 

Além disso, no sábado faço cerca de 30Km de asfalto, sem meta, apenas um pedal para sentir a bike no chão e não no rolo. (O problema é que aqui simplesmente não há onde pedalar em asfalto. É tudo pistas simples e bem esburacadas.) No domingo faço trilha com um ou dois amigos, mas também não tem meta, apenas pedal de aproximadamente 40 km.

 

Sei que o treino que montei é bem simples e modesto, mas o tenho como um começo. Devo estar adicionando o treino de força (quase parado na bike, e arranca 10 ou 12 pedaladas sentado, etc, etc...), mas isso depois de 1 ou 2 meses.

 

A corrida é mesmo necessária? e o que você acha, pois corro na terça de 05:30 da manhã e a noite já tem treino no rolo, muito embora seja um treino de giro, como descrevi acima. Da mesma forma na quinta: corro de manhã e pedalo a noite. Tenho a segunda ocupada por outra atividade, então a utilizo como descanso. Na terça, corrida de manhã e rolo a noite; quarta, rolo; quinta corrida de manhã e rolo a noite; sexta descanso, sábado o que dá pra fazer de asfalto e domingo trilha. Será que estou forçando muito..!? Será que consigo evoluir com esse treino..!? Cara, é muito difícil atingir e manter 90% da FC.  (Perdoe-me mas não entendo muito todas as siglas, LT, HR, etc, etc....) Nunca fiz nenhum teste de resistência, ou avaliação; como disse, moro no interior de Pernambuco (Belo Jardim) e o acesso a ergoespirométrico, por exemplo, é dificílimo...)

 

Desculpa ter sido tão extenso, mas ficaria muito grato se comentar!

"A vida é como andar de bicicleta: Para manter o equilíbrio, você tem que se manter em movimento" Albert Einstein.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2011 as 21:13
Originalmente postado por emmanuelgarc emmanuelgarc escreveu:

Olá Clythio! Inicialmente gostaria de externar que esse tópico é um dos melhores que já li aqui no Fórum e é simplesmente educativo e esclarecedor. Sei que o foco é o Homáley, mas é impossível, principalmente para iniciantes no ciclismo, não ler esse tópico e já começar a confabular treinos para tentar evoluir.

 

Confesso que estou bem tentado a entrar em contato com o Fontenelle, mas como um Moutainbikeiro de sangue, ainda tenho que ter certeza se o alfalto é realmente algo que devo investir. Se bem que o investimento já começou... Adquiri uma Caad9; ainda é o modelo de entrada “6” com Tiagra, mas como disse, apesar de ter sido acometido pelo vírus ciclístico, tenho que ir devagar !! Tenho o Strada Double então posso medir a cadência e tenho também como medir a freqüência cardíaca.

 

Para não me entender mais, gostaria apenas de saber o seguinte: sempre mantive como treinamento paralelo a corrida, pois era o único meio disponível para treinar durante a semana, uma vez que moro no interior de Pernambuco e a noite não tem como pedalar pela cidade. Então adquiri um rolo de equilíbrio. Com isso posso pedalar em casa com a Speed. Faço uma corrida simples e rápida de 5km nas terças e quintas.

 

Lendo e relendo o “Vou Parar” elaborei o seguinte treino:

Terça e Quinta:

10 min - aquecimento - 60% da FC

15 min - forte - 70% da FC

10 min - recuperação - 60% da FC

15 min - forte - 70% da FC

10 min - recuperação - 60% da FC

 

Quarta:

10 min - aquecimento - 60% da FC

7 x 03 min -tiro 90% da FC, com recuperação de 04 min com FC abaixo de 70%

10 min - recuperação - 60% da FC

 

Além disso, no sábado faço cerca de 30Km de asfalto, sem meta, apenas um pedal para sentir a bike no chão e não no rolo. (O problema é que aqui simplesmente não há onde pedalar em asfalto. É tudo pistas simples e bem esburacadas.) No domingo faço trilha com um ou dois amigos, mas também não tem meta, apenas pedal de aproximadamente 40 km.

 

Sei que o treino que montei é bem simples e modesto, mas o tenho como um começo. Devo estar adicionando o treino de força (quase parado na bike, e arranca 10 ou 12 pedaladas sentado, etc, etc...), mas isso depois de 1 ou 2 meses.

 

A corrida é mesmo necessária? e o que você acha, pois corro na terça de 05:30 da manhã e a noite já tem treino no rolo, muito embora seja um treino de giro, como descrevi acima. Da mesma forma na quinta: corro de manhã e pedalo a noite. Tenho a segunda ocupada por outra atividade, então a utilizo como descanso. Na terça, corrida de manhã e rolo a noite; quarta, rolo; quinta corrida de manhã e rolo a noite; sexta descanso, sábado o que dá pra fazer de asfalto e domingo trilha. Será que estou forçando muito..!? Será que consigo evoluir com esse treino..!? Cara, é muito difícil atingir e manter 90% da FC.  (Perdoe-me mas não entendo muito todas as siglas, LT, HR, etc, etc....) Nunca fiz nenhum teste de resistência, ou avaliação; como disse, moro no interior de Pernambuco (Belo Jardim) e o acesso a ergoespirométrico, por exemplo, é dificílimo...)

 

Desculpa ter sido tão extenso, mas ficaria muito grato se comentar!


Vou ter que ser mais econômico..
O que define como FC? Vai ver que se mantiver velocidade constante, ou seja, mais ou menos potencia constante, o bpm vai subindo ao longo do tiro - DEFINA UMA FAIXA, e comece o treino na base da faixa, tentando terminar no terço superior da mesma, sem estourar.
2 x 15 é pouco para um treino de rolo - se está com pouco tempo, faria 2 x 20 com 5 de intervalo entre os tiros - se 5 min parecerem muito pouco, é porque forçou demais no primeiro tiro - quando faço 2 x 20 muito forte, preciso de 10 minutos, mas os treinos de base que estou fazendo agora, 5 min é suficiente.
O 7 x 3 está legal. Mas está um pouco cedo para isso.. janeiro.. e pode dividir o treino em dois blocos, se estiver cansado - 4 tiros, depois um intervalo com tempo dobrado, e mais 3 tiros.
15 minutos de aquecimento iriam melhor, na minha opinião, e bom uns dois bons tiros de 1 minuto a 100%, forte mesmo, lá pela faixa de 5 a 10 minutos - isso "abre" os sistemas.
Acho que dá um mix bem legal, os 2x20 com os "fartlek" (treino variado e geral) de sábado e domingo.
Mais tarde você define metas e objetivos, etc. - para que um esquema "profissional" se o objetivo for só bom condicionamento e saúde. Treinar é sacrificado, tem que ter muito objetivo.
HR é hear rate, ou seja, ritmo cardíaco, bpm. LT é lactate threshold, limiar de lactato, onde a gente começa a afogar por não conseguir mais dar conta de remover o lactato produzido na musculatura.
Correr ou não é grande polêmica - os pro dizem que não é bom, "desprograma" a coordenação psico-motora, reduz economia e automatismo da pedalada, etc. Eu acho que se não somos pro, e isso nos faz sentir bem, não há nada contra - pedalar é muito bi-dimensional, precisamos mesmo outras atividades complementares. Tenho dado minhas corridinhas de 20 minutos nesse tempo entre-temporadas.. e é claro que condiciona o cardio-vascular e fortalece, também.
Voltar ao Topo
emmanuelgarc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Belo Jardim
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emmanuelgarc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2011 as 01:55
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Vou ter que ser mais econômico..
O que define como FC? Vai ver que se mantiver velocidade constante, ou seja, mais ou menos potencia constante, o bpm vai subindo ao longo do tiro - DEFINA UMA FAIXA, e comece o treino na base da faixa, tentando terminar no terço superior da mesma, sem estourar.
2 x 15 é pouco para um treino de rolo - se está com pouco tempo, faria 2 x 20 com 5 de intervalo entre os tiros - se 5 min parecerem muito pouco, é porque forçou demais no primeiro tiro - quando faço 2 x 20 muito forte, preciso de 10 minutos, mas os treinos de base que estou fazendo agora, 5 min é suficiente.
O 7 x 3 está legal. Mas está um pouco cedo para isso.. janeiro.. e pode dividir o treino em dois blocos, se estiver cansado - 4 tiros, depois um intervalo com tempo dobrado, e mais 3 tiros.
15 minutos de aquecimento iriam melhor, na minha opinião, e bom uns dois bons tiros de 1 minuto a 100%, forte mesmo, lá pela faixa de 5 a 10 minutos - isso "abre" os sistemas.
Acho que dá um mix bem legal, os 2x20 com os "fartlek" (treino variado e geral) de sábado e domingo.
Mais tarde você define metas e objetivos, etc. - para que um esquema "profissional" se o objetivo for só bom condicionamento e saúde. Treinar é sacrificado, tem que ter muito objetivo.
HR é hear rate, ou seja, ritmo cardíaco, bpm. LT é lactate threshold, limiar de lactato, onde a gente começa a afogar por não conseguir mais dar conta de remover o lactato produzido na musculatura.
Correr ou não é grande polêmica - os pro dizem que não é bom, "desprograma" a coordenação psico-motora, reduz economia e automatismo da pedalada, etc. Eu acho que se não somos pro, e isso nos faz sentir bem, não há nada contra - pedalar é muito bi-dimensional, precisamos mesmo outras atividades complementares. Tenho dado minhas corridinhas de 20 minutos nesse tempo entre-temporadas.. e é claro que condiciona o cardio-vascular e fortalece, também.
Perfeito Clythio... muito obrigado pelo retorno!
Pois é.. minha intenção é começar a participar de provas de ciclismo nas cidades próximas... soube hoje que terá uma pequena prova em Campina Grande - PB agora no mês de Fevereiro. Vou ver como me comporto e claro, adquirir experiência. Em Outubro participei do Moda Cup em Santa Cruz do Capibaribe - PE (Mountain Bike) e o que mais me abalou foi o psicológico e o emocional. Vi muitos garotos e até mesmo senhores passarem por mim como torpedos e isso me deixou bem pra baixo.. Pensei em desistir logo depois da largada (que foi bem forte), mas segui em frente, conclui a prova e tomei como aprendizado!
Mas vamos a diante, como você disse, "treinar é sacrificado"... Mais uma vez, muito obrigado!
"A vida é como andar de bicicleta: Para manter o equilíbrio, você tem que se manter em movimento" Albert Einstein.
Voltar ao Topo
BEYDOUN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2010
Manaus
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BEYDOUN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2011 as 04:00
Bom, acho que pedalar com prazer e bem melhor que pedalar na pressão de resultados, boa a definição do Julio quando fala que na competição ele pensa em terminar a prova mesmo sendo o ultimo ele se diverte, se divertir e importante no cilcismo, a partir do momento em que pedalar para de ser uma atividade benefica e passa a ser malefico em busca de resultados sobre pressão então o prazer vai indo embora, falo isso porque o ciclismo trouxe muitas coisas boas pra mim, competindo ou não e um divertimento semanal e diario, onde encontro amigos e tenho contato com o mundo externo de outra maneira, mas esse e meu pensamento.
SUAMY BEYDOUN
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2011 as 04:44
Originalmente postado por BEYDOUN BEYDOUN escreveu:

Bom, acho que pedalar com prazer e bem melhor que pedalar na pressão de resultados, boa a definição do Julio quando fala que na competição ele pensa em terminar a prova mesmo sendo o ultimo ele se diverte, se divertir e importante no cilcismo, a partir do momento em que pedalar para de ser uma atividade benefica e passa a ser malefico em busca de resultados sobre pressão então o prazer vai indo embora, falo isso porque o ciclismo trouxe muitas coisas boas pra mim, competindo ou não e um divertimento semanal e diario, onde encontro amigos e tenho contato com o mundo externo de outra maneira, mas esse e meu pensamento.


É, o importante é participar... profundo, mesmo... isso de competir, e toda essa pressão, tira completamente o prazer de pedalar...   Smile



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us





Editado por Clythio - 06 Jan 2011 as 04:45
Voltar ao Topo
emmanuelgarc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Belo Jardim
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emmanuelgarc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2011 as 12:37
Deve ser uma sensação indescritível em Clythio..?! Parabéns meu velho.. você é o cara!! Aqui no interior de Pernambuco você tem um fã.. e um seguidor!!
"A vida é como andar de bicicleta: Para manter o equilíbrio, você tem que se manter em movimento" Albert Einstein.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2011 as 13:37
kkkk !! Boa Clythio !
Voltar ao Topo
Fefo de bike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fefo de bike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2011 as 02:55
Li este tópico quando ele foi criado, ainda estava na primeira página, e ao concluir ignorei. Pensei "aqui não é lugar de choradeira e sim de pedal, volto um dias pra ver o quando judiaram do caboclo"

Esqueci completamente, mas lendo outro tópico sobre treinamento alguém se referiu a este. "Ué?"

Terminei de ler agora, inteiro (fast-foward em algumas partes, ler no PC só de oculos de soldador) e queria registrar. Parabéns Homáley e Clytio, pela iniciata de ambos e pela quantidade de imformações que ela gerou a todos.

Abraço a todos
"Tô chegando, tá quase..."
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2011 as 12:31
Valeu Fefo.
Acho que casou a minha vontade de aprender e a paciência e disponibilidade o Clythio.
2011 tem mais.
Continuo seguindo as orientações dele: desde a 2ª quinzena de dezembro estou fazendo treinos aeróbicos (L2), no máximo 1 dia de 2 X 20 e 1 dia de treino de foraç (20 a 25 arrancadas parado)
Quando voltar com os treinos fortes (início da segunda quinzena de fevereiro = vai depender do calendário da federação), este tópico com certeza será ressuscitado.
Abs.
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2011 as 00:41
Uma dúvida.

Quando se referem aos tiros de 20 min ou ao longão. Como vocês fazem pra manter os batimentos no L2? Pois no final dos treinos, quando passo os dados do garmin pro pc, acabo ficando mais tempo em L1 do que em L2. A unica vez que consegui ficar 1 hora em L2 foi quando sai pra dar um giro com meu irmão, mas sem compromisso com velocidade, rodando bem de leve mesmo.

Alguma dica?

Outra coisa, estou fazendo 3x20, 7x3 e 25 arrancadas (parado) durante 1 mês e meio. Sei que é pouco tempo, mas já estou sentindo melhoras absurdas (não sei se é psicológico). Apartir de quanto tempo, posso mudar os tiros de 3x20 para o 2x20 e os de 7x3 para 6x4? Estou pensando em participar de uma prova no final do mês de fevereiro.

Quem puder me ajudar, fico grato.


Editado por Pão Doção - 21 Jan 2011 as 00:49
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2011 as 12:32
Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

Uma dúvida.

Quando se referem aos tiros de 20 min ou ao longão. Como vocês fazem pra manter os batimentos no L2? Pois no final dos treinos, quando passo os dados do garmin pro pc, acabo ficando mais tempo em L1 do que em L2. A unica vez que consegui ficar 1 hora em L2 foi quando sai pra dar um giro com meu irmão, mas sem compromisso com velocidade, rodando bem de leve mesmo.

Alguma dica?

Outra coisa, estou fazendo 3x20, 7x3 e 25 arrancadas (parado) durante 1 mês e meio. Sei que é pouco tempo, mas já estou sentindo melhoras absurdas (não sei se é psicológico). Apartir de quanto tempo, posso mudar os tiros de 3x20 para o 2x20 e os de 7x3 para 6x4? Estou pensando em participar de uma prova no final do mês de fevereiro.

Quem puder me ajudar, fico grato.
Clythio ?
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2011 as 13:13
Homáley, se quiser pode dar um pitaco.
Voltar ao Topo
viley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Out 2009
Palmas-TO
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2011 as 13:29
muito interessante as obsevações....vou usar muita coisa para meus treinos

Voltar ao Topo
aprota Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2009
BR
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aprota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2011 as 14:01
Originalmente postado por viley viley escreveu:

muito interessante as obsevações....vou usar muita coisa para meus treinos


Parabéns!! 21 mensagens!! Já poderá vender e comprar nos classificados enquanto treina!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2011 as 16:40
L2: 69 a 83% do LT
Zona2: 82 a 88% do LT
Qual o correto? Acho o Z2 mais condizente, pois 69 a 83% é bem baixo. É mesmo pra andar 3h pra cima, longon.
O treino 20' é outra conversa: ritmo bem mais forte, nada a ver com L2. Acho que L3,L4, quase no LT.
 
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2011 as 16:43
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

Uma dúvida.

Quando se referem aos tiros de 20 min ou ao longão. Como vocês fazem pra manter os batimentos no L2? Pois no final dos treinos, quando passo os dados do garmin pro pc, acabo ficando mais tempo em L1 do que em L2. A unica vez que consegui ficar 1 hora em L2 foi quando sai pra dar um giro com meu irmão, mas sem compromisso com velocidade, rodando bem de leve mesmo.

Alguma dica?

Outra coisa, estou fazendo 3x20, 7x3 e 25 arrancadas (parado) durante 1 mês e meio. Sei que é pouco tempo, mas já estou sentindo melhoras absurdas (não sei se é psicológico). Apartir de quanto tempo, posso mudar os tiros de 3x20 para o 2x20 e os de 7x3 para 6x4? Estou pensando em participar de uma prova no final do mês de fevereiro.

Quem puder me ajudar, fico grato.
Clythio ?
Cara, tenho pouco conhecimento; mas pelo que aprendi até agora vamos lá.
 
1- Para me manter em L2 programomeu monitorcardiáco para trabalhar dentro da faixa. Aciono o alarme sonoro. Quando saio da faixa o alarme aciona  e se estou abaixo do mínimo aperto o ritmo e se estou acima do limite do L2 afrouxo um pouco. Simples assim.
2- Agora com relação a segunda pergunta, deixo para os mais entendido pois é muito técnica. Creio EU (EU FARIA ASSIM): prova em fevereiro ainda é muito cedo. Manteria o treino como está (pelo menos até completar 3 meses) e só depois apertaria mais o treino. Desta forma você contruiria uma base masi sólida agora no início do ano e evitario aquilo que o mestre SPlinter chama de "vôo de galinha".
Mas acho melhor aguardar a sugestão dele e de outros.
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2011 as 19:04
Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

 

Outra coisa, estou fazendo 3x20, 7x3 e 25 arrancadas (parado) durante 1 mês e meio. Sei que é pouco tempo, mas já estou sentindo melhoras absurdas (não sei se é psicológico). Apartir de quanto tempo, posso mudar os tiros de 3x20 para o 2x20 e os de 7x3 para 6x4? Estou pensando em participar de uma prova no final do mês de fevereiro.


Na verdade você aumenta de 2x20 para 3x20 / 4x20 e assim por diante. O 7x3 pode sempre alternar com 6x4 / 5x5 / 4x6 / 3x7 sem pro. Veja bem que a prova que você vai participar vai exigir bastante esforço anaeróbio, então é prudente você fazer uns treinos de tiros curtos tb, de 1min, 30s, com pouco descanso, simulando a situação da prova. Se for circuito ainda mais. Mas veja se tudo isso encaixa no seu calendário, pelo já comentado voo de galinha. 
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2011 as 12:23
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

Uma dúvida.

Quando se referem aos tiros de 20 min ou ao longão. Como vocês fazem pra manter os batimentos no L2? Pois no final dos treinos, quando passo os dados do garmin pro pc, acabo ficando mais tempo em L1 do que em L2. A unica vez que consegui ficar 1 hora em L2 foi quando sai pra dar um giro com meu irmão, mas sem compromisso com velocidade, rodando bem de leve mesmo.

Alguma dica?

Outra coisa, estou fazendo 3x20, 7x3 e 25 arrancadas (parado) durante 1 mês e meio. Sei que é pouco tempo, mas já estou sentindo melhoras absurdas (não sei se é psicológico). Apartir de quanto tempo, posso mudar os tiros de 3x20 para o 2x20 e os de 7x3 para 6x4? Estou pensando em participar de uma prova no final do mês de fevereiro.

Quem puder me ajudar, fico grato.
Clythio ?
Cara, tenho pouco conhecimento; mas pelo que aprendi até agora vamos lá.
 
1- Para me manter em L2 programomeu monitorcardiáco para trabalhar dentro da faixa. Aciono o alarme sonoro. Quando saio da faixa o alarme aciona  e se estou abaixo do mínimo aperto o ritmo e se estou acima do limite do L2 afrouxo um pouco. Simples assim.
2- Agora com relação a segunda pergunta, deixo para os mais entendido pois é muito técnica. Creio EU (EU FARIA ASSIM): prova em fevereiro ainda é muito cedo. Manteria o treino como está (pelo menos até completar 3 meses) e só depois apertaria mais o treino. Desta forma você contruiria uma base masi sólida agora no início do ano e evitario aquilo que o mestre SPlinter chama de "vôo de galinha".
Mas acho melhor aguardar a sugestão dele e de outros.


Vale lembrar que não estou dizendo para você não participar da prova em fevereiro. Pelo contrário, apenas não mude os treinos agora e participe da prova sem pretensões.
Minha opinião.
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2011 as 15:18
Match,
venho utilizando 82 a 88% do meu LT, vc acha que devo abaixa-lo? Quais as porcentagens que você utiliza nas demais zonas?

Homáley,
costumo fazer o esquema do aviso sonoro no frequencímetro, mas mesmo assim tenho dificuldades, acho que deve ser o psicológico, ou fica muito baixo ou um pouco acima da zona alvo. Pode ficar tranquilo, quanto a prova. Obrigado pelas dicas.

Landim,
Quantos tiros de 1 min você me sugere?
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2011 as 22:04
A quantidade que você estimar que a prova vai ter. Abs
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2011 as 18:33

Pon> É que o L2 de que se fala por aqui é 69-83 do LT, o que achei meio baixo, haja vista que a Zona 2 que descrevi  num post aí pra traz é 82/88, que me parece mais condizente, o que vc tb segue.

Nem sigo muito essas faixas, planilha, etc, só uma vaga referência, 'mais ou menos', de modo a eu fazer a minha 'receita de bolo'
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2011 as 20:30
Amigos, sou mais um que leu o post e resolveu por os conselhos do Sr. Clythio em prática.
Primeiramente fiz o teste para tirar a média do meu batimento cardíaco depois de 20 minutos de pedal forte, a média foi 171.
com isso fui para o primeiro treino de terça onde eu deveria fazer 7x3 em ritmo de VO2max.
Pelos cálculos meu VO2max deve ser 181bmp.
Neste primeiro treino não consegui bater nos 181bpm.
Fiquei em uma média de 174 e apenas no ultimo tiro consegui marcar 181bpm, também não consegui manter o ritmo alto pelos 3 minutos, conseguia por 2 minutos apenas, acho que isso mostra a necessidade destes treinos.
Acredito que fiz o treino com marcha muito pesada pois no ultimo tiro que eu comecei com marcha leve e aumentando com o aumento do giro, consegui chegar nos 181bpm.
A minha dúvida é se por conta de não consegui manter o ritmo por 3 minutos eu deveria fazer mais tiros de 2 minutos ou eu vou tentando nesses 7X3 até conseguir.
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2011 as 22:50
Originalmente postado por Fatalblue Fatalblue escreveu:

Amigos, sou mais um que leu o post e resolveu por os conselhos do Sr. Clythio em prática.
Primeiramente fiz o teste para tirar a média do meu batimento cardíaco depois de 20 minutos de pedal forte, a média foi 171.
com isso fui para o primeiro treino de terça onde eu deveria fazer 7x3 em ritmo de VO2max.
Pelos cálculos meu VO2max deve ser 181bmp.
Neste primeiro treino não consegui bater nos 181bpm.
Fiquei em uma média de 174 e apenas no ultimo tiro consegui marcar 181bpm, também não consegui manter o ritmo alto pelos 3 minutos, conseguia por 2 minutos apenas, acho que isso mostra a necessidade destes treinos.
Acredito que fiz o treino com marcha muito pesada pois no ultimo tiro que eu comecei com marcha leve e aumentando com o aumento do giro, consegui chegar nos 181bpm.
A minha dúvida é se por conta de não consegui manter o ritmo por 3 minutos eu deveria fazer mais tiros de 2 minutos ou eu vou tentando nesses 7X3 até conseguir.


Longe de casa e dos meus arquivos de treino - não se preocupe, tiros de 3 são curtos, o bpm só sobe no final do primeiro minuto para valores acima de 170, no teu caso.
Vai começando a subir mais rápido e para valores mais altos ao longo dos tiros, ou seja, o que você descreveu é normal.
Guie-se um pouco pela sensação de esforço - o nível de potencia ou esforço para os tiros de 3 é aquele que você não conseguiria manter mais de 5 ou 6 minutos, se fosse um tiro único.
Procure nesse post ou noutro - oficina de potencia - um gráfico com treino de 7 x 3 e entenda como, mesmo com potencia/esforço constante ao longo dos tiros, o perfil de bpm varia dentro do tiro, e entre os tiros - bons treinos.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2011 as 00:36
Nao esquecer tambem da cadencia, acima de 90rpm preferencialmente...
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2011 as 01:50
Clythio muito obrigado pela resposta, acabei de ler e vou me orientar pelos graficos de lá par o próximo treino.

Acunha,

Realmente acredito que errei na dose de esforço pois minha rotação não foi muito alta nos seis primeiros tiros e apenas no último onde comecei com marcha bem leve e aumentando de acordo com o aumento da rotação é que consegui bater nos 181bpm.
Quando ao nível de potência/esforço que o Clythio se referiu, com certeza eu extrapolei, pois estava dando tiros que eu só aguentava por 1 minuto e os outros 2 minutos eu tentava compensar com esforço através de utilização de marchas pesadas.
Na próxima terça eu vou clorrigir isso e usar um nível de esforço que eu consiga manter pelos 3 minutos.

Só pra referência vou colocar meus dados.
34 anos
1,79
98kl
Pedalo a 2 anos nada proficinal, apenas participo de provas esporadicamente, meu foco é nas trilhas de domingo e uma única prova de mountain bike que acontece no més de julho na venezuela, o resto é lucro.
Em julho do ano passado eu estava pesando 90kg para a tal prova acima, cheguei em novembro com 94kg e atualmente estou com 98kg por conta das férias que tirei e acabei extrapolando na cerveja e nos tiragostos.

Assim como o Homaley e eu acredito que quase todo ser humano, eu também desejo evoluir, e percebi com este post que para mim treino se baseava em subir na bike e pedalar, as vezes forçando o pedal inteiro, as vezes forçando pouco e as vezes sem esforço mas nada programado como o exposto aqui.

Obrigado novamente pela paciência que vcs têm em disponibilizar o tempo de vocês para ajudar pessoas como nós que tem a vontade mas por um motivo ou por outro não teve o contato e o conhecimento necessário para treinar de forma mais correta.


Editado por Fatalblue - 27 Jan 2011 as 01:54
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
emmanuelgarc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Belo Jardim
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emmanuelgarc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2011 as 01:58
Clythio, após começar o treino conforme falei e depois dos ajustes que você recomendou, consegui andar bem em um passeio (que foi mais corrida que passeio) de Campina Grande a João Pessoa, de madrugada... não sei se foi o pedal noturno, mas consegui me manter no pelote dos caras da Elite, mesmo sendo estreante.. arrisquei até alguns ataques e tiros em pontos de pitstop... me surepreendi com os 107km e média final de 34.3km/h.
No final de semana passado participei de minha primeira corrida e foi "lona".. não consegui ficar no pelote nem por 5 km.. e conclui a prova de 45km terminando praticamente em último.. me desanimei um pouco, mas fui para a segunda etapa no dia seguinte.. me mantive no pelote por quase 15km... daí fiquei pra trás novamente e por conta da chuva, preferi me poupar do pepal praticamente solitário finalizando minha participação. O saldo dessa prova pra mim foi positivo... não queria um bom resultado logo na primeira prova, até porque seria impossível... mas provei o gostinho de sentir a emoção de uma prova.. a emoção de estar no pelote e claro.. a emoção de ser deixado pra trás... tudo isso é aprendizado e experiência.
No próximo dia 20/02 participarei de outra prova e espero muito que agora, tenha a categoria estreante para que eu não fique tão só (hehehehe), mas o problema é que na semana do dia 07/02 precisarei viajar a trabalho e ficarei praticamente 1 semana sem treinar. Você acha que isso pode me prejudicar, ou estou sendo muito extremista..!? Será que posso compensar a terça, quarta e quinta que não estarei treinando com alongamentos..!?
Estou me direcionando ao Clythio, mas se o Acunha, o Erico, Homaley e demais amigos quiserem opinar estejam a vontade. Antecipadamente agradeço!!
"A vida é como andar de bicicleta: Para manter o equilíbrio, você tem que se manter em movimento" Albert Einstein.
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2011 as 15:17
Ontem foi meu primeiro treino de quarta ou seja 2x20.
O primeiro tiro fiquei com média de 160bpm e o rpm ficou entre 90 e 100 e no segundo tiro a média do bpm ficou em 161.
Fiquei o tempo todo entre o topo do L3 e o início do L4, que no meu caso é entre 155 e 162bpm, estava naquele ponto onde não dá mais para conversar.
Mas achei que poderia dar mais, pois hoje não estou com o muscolo cansado e como li que o treino deveria ser feito de forma a se sentir cansado no outro dia, acho eu que posso aumentar um pouco a carga, fica essa dúvida para quem puder responder.


Editado por Fatalblue - 28 Jan 2011 as 15:18
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2011 as 16:30
Fatal, o 2x20 nao deve cansar até o dia seguinte, se foi feito na carga ideal vc vai recuperar em 24hs...
Emmanuel, se vc vai correr logo depois de uma semana sem treinar, nao é um problema e pode até ser uma oportunidade... aumente o volume total da semana anterior à viagem, mas cuidado com a intensidade ! volume sem intensidade nao vai resolver, principalmente em provas curtas... na semana que nao puder pedalar, relaxe e se alimente corretamente, e vá para a prova com confiança e sono em dia... é o que o Clythio falou outro dia sobre "forced freshness"...
Voltar ao Topo
emmanuelgarc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Belo Jardim
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emmanuelgarc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2011 as 20:20
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Fatal, o 2x20 nao deve cansar até o dia seguinte, se foi feito na carga ideal vc vai recuperar em 24hs...
Emmanuel, se vc vai correr logo depois de uma semana sem treinar, nao é um problema e pode até ser uma oportunidade... aumente o volume total da semana anterior à viagem, mas cuidado com a intensidade ! volume sem intensidade nao vai resolver, principalmente em provas curtas... na semana que nao puder pedalar, relaxe e se alimente corretamente, e vá para a prova com confiança e sono em dia... é o que o Clythio falou outro dia sobre "forced freshness"...
Entendido Acunha... não vai ser na semana que antecede a corrida, vai ser duas semanas antes. Na semana que antecede a corrida farei o treino semanal normalmente com 2 dias de 2X20 e um 1 dia 7X3.
Muito obrigado!
"A vida é como andar de bicicleta: Para manter o equilíbrio, você tem que se manter em movimento" Albert Einstein.
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2011 as 22:07
Estou com uma pequena dúvida e se alguém puder me ajudar eu agradeço.
no  dia 27.02 agora vai haver uma prova de montain bike xc na venezuela e eu irei participar, já conheço o trajeto. É 3 voltas de 7km com uns 70% de subidas, inclusive com uma escadaria em uma serrota com uns 40 degraus.
Gostaria de saber se devo alterar alguma coisa no meu treino na semana que antecede a prova?

"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2011 as 23:58
Originalmente postado por Fatalblue Fatalblue escreveu:

Estou com uma pequena dúvida e se alguém puder me ajudar eu agradeço.
no  dia 27.02 agora vai haver uma prova de montain bike xc na venezuela e eu irei participar, já conheço o trajeto. É 3 voltas de 7km com uns 70% de subidas, inclusive com uma escadaria em uma serrota com uns 40 degraus.
Gostaria de saber se devo alterar alguma coisa no meu treino na semana que antecede a prova?



Sem conhecer seu treino, difícil opinar..
Recomendação genérica é chegar total e garantidamente "fresco", recuperado, no dia da prova, em especial se é tão exigente assim em termos de esforços curtos e duros, intensos, se a musculatura ainda estiver sentindo os treinos, não vai ter 100% disponível.
Regra geral?
Não reduza nem um pouco a intensidade, mas reduza o volume até uns 60-70 a partir de terça feira - e não faça nada que possa chamar de treino nos dois dias antes da prova.
Com corrida domingo, meu último treino forte é quinta, normalmente curto e intenso, sexta recupero, sábado passeio de 1h com uns 2 a 3 tirinhos sem sofrer de um minuto no máximo e com bom intervalo entre os tiros.

Aqueça direito antes da largada - no mínimo uns 15 a 20 minutos aeróbico com algumas arrancadas - a prova é muito explosiva desde o início, pelo visto.

São inúmeros os casos de gente que não pode treinar direito na semana da prova e voou baixo, e de gente que se sentia tão bem que continuou forçando na semana da prova, treinou quinta, sexta, etc., e no domingo não andou nada, as pernas "não estavam lá"..
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2011 as 03:06
Valeu Clythio, seu conselho já é de grande valia para mim.
Quanto aos meus treinos, estou treinando seguindo a planilha aqui deste post, ou seja, terça 7X3, quinta 2X20 e sabado 30X12treino de força).
Estou indo para a terceira semana seguindo esta planilha e sigo a risca, comecei a tomar Thermo pro pra ajudar na queima da gordura e por conta da cafeina tenho me sentido muito bem nos treinos.
Valeu Clythio.
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
nettobvp Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Nov 2009
Boa Vista - RR
Offline
Mensagens:471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nettobvp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2011 as 22:54
Originalmente postado por Fatalblue Fatalblue escreveu:

Valeu Clythio, seu conselho já é de grande valia para mim.
Quanto aos meus treinos, estou treinando seguindo a planilha aqui deste post, ou seja, terça 7X3, quinta 2X20 e sabado 30X12treino de força).
Estou indo para a terceira semana seguindo esta planilha e sigo a risca, comecei a tomar Thermo pro pra ajudar na queima da gordura e por conta da cafeina tenho me sentido muito bem nos treinos.
Valeu Clythio.


Fatal

Meu trabalho ta indo até a noite todos os dias, mas eu encotrei um site do Brasil um Cataye Strada Cadence e vou começar a treinar com vc em cima dessa planilha.

Abraço
Voltar ao Topo
Jose_Carlos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jose_Carlos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2011 as 10:27
Originalmente postado por Fatalblue Fatalblue escreveu:

Valeu Clythio, seu conselho já é de grande valia para mim.
Quanto aos meus treinos, estou treinando seguindo a planilha aqui deste post, ou seja, terça 7X3, quinta 2X20 e sabado 30X12treino de força).
Estou indo para a terceira semana seguindo esta planilha e sigo a risca, comecei a tomar Thermo pro pra ajudar na queima da gordura e por conta da cafeina tenho me sentido muito bem nos treinos.
Valeu Clythio.

Com relação a utilização do Thermo pro, para auxilio na queima de gordura,
1) Realmente funciona?
2) Algum efeito colateral?

Faço essas perguntas pois estacionei na perda de peso e tenho pensado seriamente em algo do genero mas desde que não faça mal a saude.

Abraços

Jose Carlos
Campo Largo - PR
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 1213141516 30>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X