Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vou parar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vou parar

 Responder Página  <1 1112131415 30>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2010 as 13:27
Voltar ao Topo
rbtravassos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:801
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbtravassos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2010 as 14:13
hahaha....
Boa.
Como dizem "sh*t happens".
Fiquei com dó do cavalo... o outro.
Uma mente que se abre para o conhecimento, jamais retorna ao seu tamanho original.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2010 as 19:00
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Tiago, a grande falha dessas zonas é que sao baseadas em frequencia cardiaca maxima... eu sou adepto da escola do Friel e Coogan, que advogam em favor de uma tabela baseada na frequencia cardiaca (ou potencia se possivel) onde ocorre o seu Limiar de Lactato (LT)...
A tabela fica assim :
L1 - recuperacao ativa... <68% do LT
L2 - endurance... 69 a 83% do LT
L3 - tempo... 84 a 94% do LT
L4 - threshold... 95 a 105% do LT
L5 - Vo2max... >106% do LT
L6 - capacidade anaerobica
L7 - potencia neuromuscular
Uma das vantagens (entre outras) desta abordagem é que o seu LT vai mudando conforme vc se torna mais treinado, e portanto a exigencia dos treinos tambem vai subindo tambem...
Cunha> Peguei a tabela divulgada num tópíco aqui do forum sobre CR. Z4  vai até 100%LT, mas no geral não mas no geral no muda muito.

Zona 1, recuperação ativa, 65 a 81% do limiar
Zona 2, Aeróbia, 82 a 88
Zona 3, Tempo 89 a 93
Zona 4, Sublimiar 94 a 100
Zona 5, Supralimiar 101 a 102
Zona 6, Capacidade Aeróbia 103 a 105
Zona 7, Capacidade Anaeróbia 106 ou mais

O que é mais correto? Essa Z é de 2007
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2010 as 19:30
O dono do tópico "Vou Parar" acho que parou mesmo...rsrsrs
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2010 as 12:06
Tomara que ele não tenha parado... tava começando a treinar no caminho certo...

novato tem que lembrar de uma coisa... não é do dia pra noite que voce vai andar bem... uma das coisas mais importantes no ciclismo é continuar treinando sempre.. parou -> lascou.

Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2010 as 20:27
Opa...
Tô na área
Meu PC deu pau. Tô é sem acesso à net.
Quantos aos treinos; voltei ao trabalho (portanto diminuí a km) mas continuo treinando.
Só estou desobedecendo o mestre "splinter" em 1 coisa. Ele pediu pra esquecer por enquanto dos tiros de 7 X 3; mas fiz ontem e estou pensando em fazer mais um semana que vem. É que no sábado (27/11) devo fazer a última prova do ano (Jogos Abertos de Goiás) Ps.Não é do interior não; é do estado todo mesmo (GYN entra)
Então; estou pensando em "baixar a intensidade" apenas após esta prova.
Mas tô firme e forte.`Parei não
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2010 as 21:20
Bom saber! grande abraço e boa sorte - vá para a corrida sem pressão!!!
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2010 as 23:30
Tópico muito bom pra ficar perdido.

Aos mais entendidos. Esses tiros de 20 min, 5 min e 3 min, podem ser feitos no rolo? Pergunto isso, pois me sinto fraco ao girar durante 1 semana no rolo. Tenho um rolo tranz-x com resistêcia regulável (com alanca e 5 regulagens), em geral, esses tiros podem ser feitos com q valo de resistência?

Desculpe as muitas perguntas.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2010 as 23:58
Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

Tópico muito bom pra ficar perdido.

Aos mais entendidos. Esses tiros de 20 min, 5 min e 3 min, podem ser feitos no rolo? Pergunto isso, pois me sinto fraco ao girar durante 1 semana no rolo. Tenho um rolo tranz-x com resistêcia regulável (com alanca e 5 regulagens), em geral, esses tiros podem ser feitos com q valo de resistência?

Desculpe as muitas perguntas.


Sim, podem, e até devem ser feitos no rolo, todos eles.
Girar levinho, no rolo, geralmente só serve para manter a coordenação psico-motora (giro) e capacidade aeróbica (com a limitação natural do tempo máximo que se suporta num rolo, por conta do conforto, superaquecimento, enfado, etc.).
Se fizer os intervalos no rolo, vai aproveitar muito melhor as sessões de treino, e melhorar.
Não dá para ter a menor idéia de que valor de resistencia do teu rolo deve usar para os tiros, claro que os mais curtos devem ser mais fortes.
Esse tipo de coisa deve ser graduada por medidores de potencia, ou de batimento cardíaco, e também, por percepção pessoal de esforço, ou seja, faz-se os tiros de 20 naquele nível em que não se suportaria 30 minutos, os de 5 naquele ritmo que não se sustentaria por 10 minutos, e os de 3 naquele ritmo que não se sustentaria por mais de 6 minutos.
Voltar ao Topo
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2010 as 01:15
Os treinos de  2x20 e 7x3 podem ser sustentados por quanto tempo?

Pergunto isso porque pretendo levar meu pico pra agosto e estava pensando em levar o treino nesse esquema de 2X20 e 7X3 + aeróbico e força até junho para então começar a diversificar mais os treinos e  fiquei na dúvida se esse esquema pode ser sustentado por tanto tempo.


Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2010 as 03:46
Pode manter por muito tempo, mas se começar antes de ter base aeróbica, pouco vai adiantar, ou vai dar um "voo de galinha", um semi-pico bem baixo e de curta duração.
Isso de tiro de 3 a 5 minutos é para fazer depois de bons 3 meses de treinos, e durante umas 4 a 6 semanas, provocando um pico de 2 a 4 semanas, que depois é difícil de sustentar, mesmo continuando esse tipo de treino - bem, no chute, é isso...
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2010 as 11:55
clythio,

o que você recomenda como base, tiros de 20 minutos 3x por semana, ou girar todo dia, num ritmo mais tranquilo?
Voltar ao Topo
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2010 as 12:36
Obrigado por mais essa informação Clythio.
A base aeróbica já é boa. Vou deixar os tiros mais curtos e intensos mais para frente.
Voltar ao Topo
thiagopdn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2010
Gurupi-TO
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagopdn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2010 as 11:22
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Opa...
Tô na área
Meu PC deu pau. Tô é sem acesso à net.
Quantos aos treinos; voltei ao trabalho (portanto diminuí a km) mas continuo treinando.
Só estou desobedecendo o mestre "splinter" em 1 coisa. Ele pediu pra esquecer por enquanto dos tiros de 7 X 3; mas fiz ontem e estou pensando em fazer mais um semana que vem. É que no sábado (27/11) devo fazer a última prova do ano (Jogos Abertos de Goiás) Ps.Não é do interior não; é do estado todo mesmo (GYN entra)
Então; estou pensando em "baixar a intensidade" apenas após esta prova.
Mas tô firme e forte.`Parei não


Boa sorte HOMALEY.....
E nos conta o resultado em !!!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2010 as 13:09
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 03:15
Tá, Homáley, conta aí, se divertiu?
Caramba, esse post tá com mais de 10 mil views...
Voltar ao Topo
Rafael.diogo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2010
Natal
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael.diogo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 09:41
Pessoal, uma dúvida que tenho
Quando vocês colocam tiros de 20min em L4 ou L3, dá pra se atingir esse L4 utilizando uma cadência alta(com uma marcha leve) e também com cadência mais baixa(marcha pesada/muito pesada). Qual seria o mais indicado?
Esse post tá muito bom mesmo.
Abraço,
Rafael
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 16:25
realmente muito, parabéns!!! Clap

a dúvida do rafael é a minha tb.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2010 as 20:50
Originalmente postado por Rafael.diogo Rafael.diogo escreveu:

Pessoal, uma dúvida que tenho
Quando vocês colocam tiros de 20min em L4 ou L3, dá pra se atingir esse L4 utilizando uma cadência alta(com uma marcha leve) e também com cadência mais baixa(marcha pesada/muito pesada). Qual seria o mais indicado?
Esse post tá muito bom mesmo.
Abraço,
Rafael


segundo gente que entende, se quiser dar um viés de endurance muscular, basta usar uma cadencia na faixa dos 85 a 94 rpm, e se quiser trabalhar mais o lado aeróbico e de coordenação, focar nos 95-100 rpm.
eu giro fácil, e busco manter isso - raro fazer o tiro abaixo dos 95, e mesmo que começe nessa faixa, termino mais alto, e a média dá sempre algo entre 96 e 102, em geral, dá mesmo 97-99 rpm por intervalo. mas esses são meus números, não servem para escaladores, triatletas, etc., que costumam usar e trabalhar cadencias mais baixas do que isso.
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2010 as 18:45
Mestre, vamos lá
Náo participei da prova em questao por motivos profissionais.
Porém, hj corri qm uma city vizinha.
Uma cois qaue tem dado certo comigo é descansar  muiiiiitoooo
Segunda pedalei em L2 1:10 hs
Terca e quarta descansei
Quinta pedalei 2:00hs em L2 com 2 tiros de 1 min em Vo2 max.
Sexta e sábado descansei.
Cara hj foi bom demais
72 km de '"prova"", 2:00 hs de pedal, 36 km/h de média
VO2 máx na subida e maior parte do tempo em LT.
Fechei com média de 160 bpm
Estrada, percurso montanhoso, uma das subidas longa (=ou- 2km) e inclinada.
LArgamos 9 ciclistas. 2 desistiram no meio do percurso. Sobraram 7
No km 37 2 escaparam. Achei melhor náo entrar na fuga.
No km 45 sobraram mais 2. Sobraram 3 perseguidores.
Preferi 'nao revezar no iniçio da perseguicao.
O cabo entortou 40, 45 km/h no plano. LT alto
Faltando 15 km, desisitimos de perseguir a fuga. Baixou o FC para L2
Giramos de boa.Resolvi também nao atacar. Melhor brigar pelo 3 terceiro lugar.
Pórem faltando 5 km para a meta avistamos um sobrado da fuga. Nao aguentou o ritmo
Sentimos que dava para pegar. O bicho pegou. Esqueci que eswtava brigando pelo terceiro e ajudei a buscar. FC voltou pra LT alto/Vo2 máx.
A chegada era em subida. Pegamos o sobrado no meio dela. Faltavam 300 mts.
As pernas doíam e estava ofegante. Mais de 71 km rodados.
Nao teve disputa no sprint, pois um dos perseguidores morreu na subida e eu fui na roda do cicilsta que mais puxou. Nao quis forcar mais. Cheguei em terceiro.
Definitivamente eu preciso disto. Eu amo isto.
Clhithyo, melhor pedal desde que comecei o treinamento by Clythio
O mais importante nao foi a colocacao. O importante e que cheguei bem. Me senti bem
Teve desistentes e sobrados, em um pelote que 2 ciclsita correm comigo no ranking goiano ( o primeiro colocado escapado e o segundo que puxou toda a perseguicao) e cosnegui completar bem.
Mestre definitivamente NÃO VOU  PARAR.
 
 
 
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2010 as 20:17
Homáley,

meus parabéns... Como ainda estou começando a competir, faço sempre com o objetivo de terminar...
Voltar ao Topo
upcaraça Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2007
-
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar upcaraça Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 00:59
parabems homaley
 
coisa que percebi foi que o mais importante no meu caso não é duração nem intensidade mas sim frequencia
estou mantendo uma frequencia de 3 a 4 dias semanais com media de 1 hora durante a semana e 2 a 5 horas nos finais de semana e vejo que mantendo esta frequencia estou me dando muito bem no pedal.
 
força galera
 
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 12:10
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

segundo gente que entende, se quiser dar um viés de endurance muscular, basta usar uma cadencia na faixa dos 85 a 94 rpm, e se quiser trabalhar mais o lado aeróbico e de coordenação, focar nos 95-100 rpm.


Pessoal eu tento manter minha média nessa casa dos 85 a 95. Em alguns sprints passa de 110 e evito baixar de 70 mesmo subindo ladeira.
Nesse domingo estava sozinho em um pedal de 70km e uma "coisa" me deixou intrigado...
Em um determinado trecho eu estava girando a 90rpm e ainda podia aumentar o giro sem dificuldade.
Fiz a volta e voltando pelo mesmo trecho com a mesma marcha não consegui fazer com que o grio passasse de 70rpm por causa do vento contra.
Putz que vento é esse... tem como calcular ou ter uma idéia da quantidade de força ou velocidade se perde com um vento contra? Nas minhas médias de vel tenho uma previsão de perder 8 a 10 kms por hora na média (1 hr a favor x 1 hr contra) por causa do vento.
Aqui esse vento contra é comum... isso é bom ou ruim?
Voltar ao Topo
diegosanta049 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 19 Ago 2009
londrina
Offline
Mensagens:482
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diegosanta049 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 12:41
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Tiago, a grande falha dessas zonas é que sao baseadas em frequencia cardiaca maxima... eu sou adepto da escola do Friel e Coogan, que advogam em favor de uma tabela baseada na frequencia cardiaca (ou potencia se possivel) onde ocorre o seu Limiar de Lactato (LT)...
A tabela fica assim :
L1 - recuperacao ativa... <68% do LT
L2 - endurance... 69 a 83% do LT
L3 - tempo... 84 a 94% do LT
L4 - threshold... 95 a 105% do LT
L5 - Vo2max... >106% do LT
L6 - capacidade anaerobica
L7 - potencia neuromuscular
Uma das vantagens (entre outras) desta abordagem é que o seu LT vai mudando conforme vc se torna mais treinado, e portanto a exigencia dos treinos tambem vai subindo tambem...
Cunha> Peguei a tabela divulgada num tópíco aqui do forum sobre CR. Z4  vai até 100%LT, mas no geral não mas no geral no muda muito.

Zona 1, recuperação ativa, 65 a 81% do limiar
Zona 2, Aeróbia, 82 a 88
Zona 3, Tempo 89 a 93
Zona 4, Sublimiar 94 a 100
Zona 5, Supralimiar 101 a 102
Zona 6, Capacidade Aeróbia 103 a 105
Zona 7, Capacidade Anaeróbia 106 ou mais

O que é mais correto? Essa Z é de 2007




Como montar o treino em cima desta tabela?
Sou atleta noturno e sempre competi e tenho bons resultados, porem gostaria de ter melhores resultado e isso "acredito eu" somente com treinos especificos..
Treino por conta "tudo errado" quando to bem desço a lenha "  
Quando to cansado desço a lenha....
Quando to morto, nem treino, kkkkkkkkkk....
Uso monitoramento e nao sei ao certo o que faço, sei que posso manter 180 bpm e nao afogar se manter o passo, porem se tiver com o Bpm a 180 nao consigo explodir "atacar" isso é obvio pois estou quase no limite que chega a 195bpm ...
Tenho feito assim..
Quando saio de casa e no aquecimento nao consigo passar de 140 bpm nao faço treino acima de 160 bpm....
Sempre tenho feito assim subindo ao maximo 20 bpm do aquecimento.....
Ando melhor como pacista, entao treino para isso, mas nao gostaria de ser assim queria mesmo é aguentar de tudo um pouco, desde sprint a montanha. sei que isso pode parecer besteira e quase impossibilidade, porem temos 30 rotas diferente aqui na regiao disponibilizando qualquer tipo de especialidade, nao tenho dificuldade com montanha e na realidade é onde mais me destaco é em subidas onde mantenho 175 bpm, cerca de 5 km subindo.....
Em retas tenho dificuldade em manter velocidades altas, aqui nesta epoca do ano se mantem nas retas por conta do vento, muitas vezes 80km/h por conta do vento forte nas costas, e uso relaçõ 53x12 o que dificulta muito o giro" uma das minhas dificuldades"..
Preciso de ajuda e dicas...........



Voltar ao Topo
uphill Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2008
porto alegre l
Offline
Mensagens:1106
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar uphill Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 13:07
80 km/h no plano ou descendo?.
luciano
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 14:34
O vento nao é um determinante de treino, pois o importante é a percepcao de esforço, no caso de quem nao tem medidor de potencia...

Outro dia treinando sozinho na ciclovia da Marg. Pinheiros, fiz 37km/h de media na ida com vento a favor, e 28km/h de media na volta, com vento contra... porem com potencia media identica em ambos os percursos...

Voltar ao Topo
diegosanta049 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 19 Ago 2009
londrina
Offline
Mensagens:482
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diegosanta049 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 14:52
Originalmente postado por uphill uphill escreveu:

80 km/h no plano ou descendo?.

Falso plaino descendo...
Quem conhece a regiao da cidade de arapongas sentido astorga, sabe o que estou dizendo, é claro que isso é no pelotao....e muita "briga"

Vento nao é um predominante, porem a resposta do treino acredito eu que seja o fator mais expressivo, andar 80 km com vento nas costas e voltar com ela no peito vai mostrar as resposta nos treinos.......
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2010 as 23:10
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Cara hj foi bom demais
72 km de '"prova"", 2:00 hs de pedal, 36 km/h de média
VO2 máx na subida e maior parte do tempo em LT.
Fechei com média de 160 bpm
Estrada, percurso montanhoso, uma das subidas longa (=ou- 2km) e inclinada.
LArgamos 9 ciclistas. 2 desistiram no meio do percurso. Sobraram 7
No km 37 2 escaparam. Achei melhor náo entrar na fuga.
No km 45 sobraram mais 2. Sobraram 3 perseguidores.
Preferi 'nao revezar no iniçio da perseguicao.
O cabo entortou 40, 45 km/h no plano. LT alto
Faltando 15 km, desisitimos de perseguir a fuga. Baixou o FC para L2
Giramos de boa.Resolvi também nao atacar. Melhor brigar pelo 3 terceiro lugar.
Pórem faltando 5 km para a meta avistamos um sobrado da fuga. Nao aguentou o ritmo
Sentimos que dava para pegar. O bicho pegou. Esqueci que eswtava brigando pelo terceiro e ajudei a buscar. FC voltou pra LT alto/Vo2 máx.
A chegada era em subida. Pegamos o sobrado no meio dela. Faltavam 300 mts.
As pernas doíam e estava ofegante. Mais de 71 km rodados.
Nao teve disputa no sprint, pois um dos perseguidores morreu na subida e eu fui na roda do cicilsta que mais puxou. Nao quis forcar mais. Cheguei em terceiro.
Definitivamente eu preciso disto. Eu amo isto.
O mais importante nao foi a colocacao. O importante e que cheguei bem. Me senti bem
Teve desistentes e sobrados, em um pelote que 2 ciclsita correm comigo no ranking goiano ( o primeiro colocado escapado e o segundo que puxou toda a perseguicao) e cosnegui completar bem.
Mestre definitivamente NÃO VOU  PARAR.


Fiquei bem feliz com o resultado, pode sobreviver, combater, raciocinar e negociar os esforços, e chegou onde queria, creio - no pódium...! Parabéns não só pelo resultado, mas pelo empenho.
Acho que podemos dar o trabalho conjunto por terminado, nesse 2010!
Acho que aprendeu  mais sobre si, sobre o que determinado treinamento pode forçar de adaptação, como recuperar de cada tipo de treino, o que cada tipo de treino provoca, etc.
É assim mesmo, eu ainda estou aprendendo - nesse ano fiz algumas coisas diferentes que deram também resultados diferentes - depois posto em outro post..

É isso aí - NÃO PARE!
Invista no prazer, na saúde, no auto-desenvolvimento, e se der, nos resultados....
abraços!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2010 as 23:15
Mas não se prenda ao modelo que usamos - foi solução para desenvolver coisas que não tinha em cima de algo que já tinha - a base aeróbica.

No tempo entre temporadas, pretendo retirar completamente os intervalados abaixo de 20 minutos do cardápio (na verdade, já vinha fazendo isso), alongar os treinos aeróbicos para acima de 2h, e reduzir a sua intensidade, e continuar trabalhando força, talvez até fazendo incursão em terreno pantanoso - musculação... coisa de master acima dos 50..
Pretendo reforçar abdominal, que tenho preguiça de fazer, e fazer treinos de coordenação neuro-motora para voltar a girar acima dos 100, 105 rpm com facilidade.
Quero montar bem a base da piramide - força, giro, capacidade aeróbica, e só para fevereiro começar a juntar essas coisas....
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2010 as 11:33

O Joe Friel soltou em seu blog alguns posts EXCELENTES sobre exatamente este período, transição e base (BASE 1, 2 e 3). Vai um pouco além do que existe nos livros dele, na verdade ele vai direto ao ponto e apresenta o que é condenável e o que não pode faltar durante essa fase. Bate perfeitamente com o que o Clythio falou, é uma época de reforçar estes fundamentos: Base aeróbica, coordenação neuro-motora e força.

Sugiro começar por aqui:
 
 
 
Abraço!

Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2010 as 14:09
Uma perguntinha besta, até pra não desaparecer este tópico:
O tão badalado VO2 não é sinônimo de LL, pois se situa, normalmente, acima, mais ou menos entre o LL e a FCM estimada.
Tem na Net formulas pra descobrir (mais ou menos) o VO2 em textes de corrida, tipo 480/tempo em 2400m, mas como é no limite (+- 12 a 13' em nivel médio), daí presumi que o LL no CR 30' ciclismo dá um resultado diferente, FC menor.
Queria saber qual a aplicação prática do VO2 e já souber o LL. 
Pois que tanto faz se basear num ou noutro, bastando que se observe as diferenças de FC, esforço.
É isso?
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2010 as 17:10
sim.
a diferença é que VO2max é mais genético e menos treinável, apesar de ser, claro.
o LT é proporcionalmente mais treinável e mensurável, até por ser mais fácil fazer esforços mais longos nesse nível, e dá para medir HR, e potencia, etc.
O tal VO2max é de pouca valia em treinos, até porque os treinos disso são intensos e mais curtos, prejudicando o monitoramento por HR..
De forma geral, os treinos que trabalham um, trabalham o outro, mas no LT ou pouco abaixo dele conseguimos manter treinos com tiros mais longos, e portanto, mais eficazes, com mais estímulo de adaptação.
Por outro lado, treinar desde a base ou do início da temporada tiros de LT, sem ter trabalhado o VO2max, limita o desenvolvimento.
Parece paradoxal, mas primeiro empurramos o VO2max para cima, no limite ou próximo, e depois puxamos o LT com intervalos mais longos, e um pouco menos intensos.
Faço os tiros de VO2max com 3 - 4 minutos, e os de LT entre 5 a 10 minutos.
Claro que os 2 x 20 intensos, principalmente no final, também trabalham LT.
Voltar ao Topo
urububiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Dez 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:1028
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar urububiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2010 as 18:46
Acompanho este tópico desde o início dele, que pelo menos para mim é disparado o melhor tópico do fórum pedal.
 
Grande Clythio, tenho acompanhado as suas verdadeiras aulas de treinamento por aqui, e já coloquei muita coisa do que falou aqui em prática e tive bons resultados. Como quase todo mundo está voltando aos treinos no fim de ano, ou no máximo no comecinho do ano, será que não seria pedir muito pvc colocar um exemplo detalhado de treinamento de Base1 e Base2 aqui no tópico? Tenho certeza que seria de grande valia para uma grande parcela dos usuários do fórum.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2010 as 22:56
Não sou muito a favor de periodizar demais, ou seja, não acho que se deva suspender totalmente os treinos intensos, mas apenas reduzir sua frequencia para 1 por semana, e os treinos de L2 devem ser mais longos, e com a intensidade na faixa baixa do L2, ou seja, bem aeróbico, mesmo.
Eu não vou reduzir volume daqui até fevereiro, apenas não estou fazendo tiro algum abaixo de 20 minutos, até fim de janeiro, e tenho feito 3 x 20 a 200-210w, ao invés dos 2 x 20 a 230-250w.
Tenho feito treinos de no mínimo 1h30 min, mesmo no rolo.
Chamo isso e base.. 1? Acho que no meu caso, é mais para tirar a pressão emocional e psicológica - ficar um tempo sem "sofrer", porque os tiros curtos são simples sofrimento - sofrer no treino para não sofrer na corrida... rs.
Em resumo, vou fazer mês e meio de 3 x 20 com pulsação média dos 3 tiros na faixa aeróbica (140-155, para mim), e ainda um treino de 1h30 a 2h30 em grupo - no meu caso, o pelote do Jockey, no domingo. Depois vou retomar os tiros curtos, os treinos de força e de giro..
Não me arrisco a botar tabela, planilha, nada disso - isso é muito específico de cada um.
Por exemplo - como reduzi intensidade, estou tentando treinar 5 vezes por semana, ao invés de 4.
Tem gente que consegue treinar 6 ou 7, e recupera.. eu se fizer isso ando para trás, e não progrido.
abraços, bons treinos em 2011
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2010 as 00:50
valeu mestre!! boas festas
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2010 as 16:03
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Cara hj foi bom demais
72 km de '"prova"", 2:00 hs de pedal, 36 km/h de média
VO2 máx na subida e maior parte do tempo em LT.
Fechei com média de 160 bpm
Estrada, percurso montanhoso, uma das subidas longa (=ou- 2km) e inclinada.
LArgamos 9 ciclistas. 2 desistiram no meio do percurso. Sobraram 7
No km 37 2 escaparam. Achei melhor náo entrar na fuga.
No km 45 sobraram mais 2. Sobraram 3 perseguidores.
Preferi 'nao revezar no iniçio da perseguicao.
O cabo entortou 40, 45 km/h no plano. LT alto
Faltando 15 km, desisitimos de perseguir a fuga. Baixou o FC para L2
Giramos de boa.Resolvi também nao atacar. Melhor brigar pelo 3 terceiro lugar.
Pórem faltando 5 km para a meta avistamos um sobrado da fuga. Nao aguentou o ritmo
Sentimos que dava para pegar. O bicho pegou. Esqueci que eswtava brigando pelo terceiro e ajudei a buscar. FC voltou pra LT alto/Vo2 máx.
A chegada era em subida. Pegamos o sobrado no meio dela. Faltavam 300 mts.
As pernas doíam e estava ofegante. Mais de 71 km rodados.
Nao teve disputa no sprint, pois um dos perseguidores morreu na subida e eu fui na roda do cicilsta que mais puxou. Nao quis forcar mais. Cheguei em terceiro.
Definitivamente eu preciso disto. Eu amo isto.
O mais importante nao foi a colocacao. O importante e que cheguei bem. Me senti bem
Teve desistentes e sobrados, em um pelote que 2 ciclsita correm comigo no ranking goiano ( o primeiro colocado escapado e o segundo que puxou toda a perseguicao) e cosnegui completar bem.
Mestre definitivamente NÃO VOU  PARAR.


Fiquei bem feliz com o resultado, pode sobreviver, combater, raciocinar e negociar os esforços, e chegou onde queria, creio - no pódium...! Parabéns não só pelo resultado, mas pelo empenho.
Acho que podemos dar o trabalho conjunto por terminado, nesse 2010!
Acho que aprendeu  mais sobre si, sobre o que determinado treinamento pode forçar de adaptação, como recuperar de cada tipo de treino, o que cada tipo de treino provoca, etc.
É assim mesmo, eu ainda estou aprendendo - nesse ano fiz algumas coisas diferentes que deram também resultados diferentes - depois posto em outro post..

É isso aí - NÃO PARE!
Invista no prazer, na saúde, no auto-desenvolvimento, e se der, nos resultados....
abraços!


Legal...  Clap Clap Clap Homáley pelo comprometimento e Clap Clap Clap ao Clythio por ter feito parte dessa conquista.
2011 tá chegando boa temporada a todos e divulguem os resultados Wink.


Voltar ao Topo
rafamtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2008
-
Offline
Mensagens:779
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafamtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2010 as 16:15
Eu nesses dois ultimos anos praticamente não pedalei devido a uma série de problemas de várias ordens..engordei 20kg e minha meta para 2011 é voltar a pedalar legal, por saúde,e corretamente além de jogar tenis que isso tenho feito todo dia quase, entao pretendo montar algum jeito de treinar com bike 2 x por semana e 3 no tenis, pois não tenho domingo e nem sabado a tarde devido a trabalho...
"Quanto mais rapido eu for mais rápido a agonia acaba"
Marco Pantani
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2010 as 23:37
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

A tabela fica assim :
L1 - recuperacao ativa... <68% do LT
L2 - endurance... 69 a 83% do LT
L3 - tempo... 84 a 94% do LT
L4 - threshold... 95 a 105% do LT
L5 - Vo2max... >106% do LT
L6 - capacidade anaerobica
L7 - potencia neuromuscular
Uma das vantagens (entre outras) desta abordagem é que o seu LT vai mudando conforme vc se torna mais treinado, e portanto a exigencia dos treinos tambem vai subindo tambem...

Pessoal, fiz um teste ergospirométrico há alguns meses onde meu LT deu 157bpm mas o teste foi feito em esteira, aqui na cidade não tem nenhuma clínica que faz o mesmo na bike.

Posso utilizar esse valor para definir as zonas citadas acima?

Seria mais indicado se utilizar a tabela acima ou uma que use o Resting Heart Rate na definição dos intervalos?

Normalmente eu pedalo com os batimentos na L4 - threshold quase todo o tempo. Minha média é pelo menos 150bpm e já cheguei a passar um bom tempo no L5. Mas vejo as pessoas falando em L2, L3... mas para mim essas zonas praticamente não existem nos meus treinos talvez por só pedalar 3 x por semana. 
Há algum problema nisso?


Editado por glauberlima - 26 Dez 2010 as 23:45
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2010 as 23:48
Glauber, o LT na esteira/correndo pode ser sim um pouco diferente do LT no ciclismo... voce pode tentar o teste de 20min proposto neste topico anteriormente...

Sobre o tempo em cada faixa, vale analogia da frase "voce é o que voce come"... ou seja, voce é o que voce treina... se nunca treina acima de L4, vai sobrar nos esforços mais extremos de curta duraçao... se nunca treina L2/L3 nao vai desenvolver endurance aerobico (base) com o tempo... tem um treino que eu faço de vez em quando que é pedalar 120/130km entre L2 e L3 (no caso, usando potencia como referencia)... no inicio parece bem facil, mas no final parece que a bateria esta esgotando...
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2010 as 00:29
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Glauber, o LT na esteira/correndo pode ser sim um pouco diferente do LT no ciclismo... voce pode tentar o teste de 20min proposto neste topico anteriormente...

Sobre o tempo em cada faixa, vale analogia da frase "voce é o que voce come"... ou seja, voce é o que voce treina... se nunca treina acima de L4, vai sobrar nos esforços mais extremos de curta duraçao... se nunca treina L2/L3 nao vai desenvolver endurance aerobico (base) com o tempo... tem um treino que eu faço de vez em quando que é pedalar 120/130km entre L2 e L3 (no caso, usando potencia como referencia)... no inicio parece bem facil, mas no final parece que a bateria esta esgotando...


Anderson - hoje fui no pelote do Jockey, no 2, mas fiz o meu ritmo no inicio, e eles só me pegaram na volta, já na ponte JDias - e depois, antes da ponte Jaguaré, botei um passinho e fui embora devagar de novo, só juntaram de novo depois do Cidade Jardim, ou seja, andei um bocado solo e dosando a potencia, não fiz sprint para não afogar, etc. - rodei 2h com aP 178, nP 210... PB esse ano.
Os 3 x 20 estão mostrando resultado - tenho fechado os 3 x 20, considerando aquecimento e relaxamento, em 1h30 min, com aP 185 nP 200, até porque a média dos tiros está entre 210 e 213w, sem estourar L2.. pensar que em março não conseguia manter 175w durante 20 minutos..
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 1112131415 30>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X