Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Vou parar |
Responder | Página <1 89101112 30> |
Autor |
Classificação: Tópico Pesquisar Opções do Tópico
|
|||
thiagopdn
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 26 Jun 2010 Gurupi-TO Offline Mensagens:166 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Boa Landim |
||||
giroleve
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Set 2005 Telêmaco Borba Offline Mensagens:915 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Blza Clythio ? Venho acompanhando esse tópico desde o início e só aprendendo a cada vez mais com vc e os demais colegas tbm. E aproveitando o post e seus preciosos conhecimentos, gostaria de uma opiniao sua, na forma q deverei treinar para alguumas provas no ano q vem, sendo q nunca fiz um treino estruturado, com base, etc...
Mas agora tenho mais flexibilidade no horario de trabalho e poso treinar mais e melhor, com qualidade. A competição principal q qro participar é daqui a uns 10 meses, a fase regional eh em agosto, depois em outubro a fase final ( Jogos Abertos do Parana ), entao queria saber se devo desde agora começar um trabalho de base bem feito, sendo q nunca o fiz, e depois ir para as particularidades, ou da para mesclar isso desde ja?
Visando q já pedalando com uma certa frequencia de 4 dias na semana, aguento pedalar grandes distancias, Ex: 170 km numa media de 30 km/h, digo grande pq nao participo de competiçoes, geralmente faço treinos de 50 km por dia, esses treinos longos sao eventuais, mas aguento bem, ja fiz pedal de 230 km em 9 hrs....
Entao qria uma luz para iniciar meus treinos, sendo q as provas sao de 100 km, outro dia CR uns 15 km geralmente, e a ultima é de circuito uns 60 km no autodromo.
Posso treinar cada principio em bloco de 4 semanas como descreve do livro do Lance?
Ou cada dia da semana um deles, como descreve lá tbm?
tenho 35 anos, disponho de rolo fixo em casa, monitor cardiaco, bike speed, e horario flexivel para treinos...
se puder me dar um aluz agradeço.
|
||||
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece. Vá. Até. O fim. (Charles Bukowski) |
||||
Einstein
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Set 2009 São Paulo Offline Mensagens:1745 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Cunha,
Obrigado! Já estou trabalhando de acordo com as coisas colocadas aqui.
Sobre suas perguntas: Não fiz várias vezes o teste de LT e vou fazer isso agora.
O que eu conhecia de números era a minha frequência de repouso (mais ou menos 50 ao acordar) e a FC máxima (190, teste na esteira). Mas sei que minhas pernas, na bike, começam a queimar bem antes disso... quando estou com 170 a 172bpm.
Como eu disse, treinava COMPLETAMENTE errado. Vou falar como, mas não dê rizada.
Basicamente era um dia de corrida e um dia na bike, com 1 dia off por semana.
Como eram esses treinos (se é que isso pode se chamar de treino)?
Corrida - Terça: Corria no máximo que eu podia (por 1h pou 1h e 30, com 10 min de aquecimento e 5 de desaquecimento) Quinta: 90 ou 85% da intensidade da terça. Sábado: Igual a terça. Essa 1h ou 1h30min era sem variação. Do início ao fim no mesmo ritmo.
Bike: Eu treinava no rolo durante a semana. Quarta e Sexta: Tb 1 ou 1:30h no máximo que eu podia. Domingo: Saia pra pedalar com a galera. Ai cada dia é um dia. Ritmo ditado pela galera.
Segunda era o tal dia off.
Obs.: Quando tinha competições de corrida no Domingo eu não pedalava. Estava priorizando provas mais longas (meia maratona e maratona).
No rolo era tudo na base do que estava sentindo. Se estava com o corpo cansado o ritmo acabava sendo mais lento. Se eu estava me sentindo bem eu acelerava mais. E observava o meu batimento, pois sabia quando eu ia começar a "morrer".
Cara... era um treino sem qualquer fundamento. Mas acredite, a maioria das pessoas treinam sem fundamento mesmo.
O que eu observava? tinha boa resistência, mas quando tinha que retomar ou dar tiros eu morria. Meu "treinamento" nunca priorizou isso.
Claro que já tinha lido MUITO sobre como estruturar o treinamento (principalmente de corrida) e claro que já sabia que fazia tudo errado (já tinha te falado muitas vezes isso), mas ainda não tinha tido coragem de sentar pra estruturar isso.
Agora estou disposto a finalmente fazer as coisas certas.
Vou começar a fazer os testes e já iniciei os treinos da forma correta. Quando for tendo dúvidas eu posto aqui.
Abraços e vlw!
|
||||
"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein |
||||
Einstein
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Set 2009 São Paulo Offline Mensagens:1745 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Vlw Clythio,
Se eu tiver mais dúvidas coloco aqui.
|
||||
"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein |
||||
El pistoleiro
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Ago 2008 Joao Pessoa Offline Mensagens:4371 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Sugiro voce fazer uma base de 3 meses, como Clythio ta explicando pra mim. A partir do ultimo mes dessa base, voce jah começa a focar o treino para as provas. Começando a trabalhar força. A gente precisa de força pra tudo no ciclismo. Eh o otimo começo após ter trabalhado a resistencia. Entao, voce tem ainda 7 meses. Vamos distribuir um treinamento em cima desses 7 meses. Você vai participar de 3 provas. 1 - Estrada de 100 km. (A base tem que ter essa distancia como alvo. Acho q vc nao precisa treinar mais que 130 km pra aguentar essa prova.) Falta saber se existe subida ou nao.. 2 - CR de 15 km. (Eh um CR curto. Ou seja, voce nao precisa virar um especialista. Qualquer treinamento estruturado vai acabar te dando resistencia pra essa prova.) 3 - Circuito de 60 km num autodromo. (Presumo que vai ser praticamente uma prova de estrada, ou as curvas sao bem fechadas q vc precisa quase freiar para depois acelerar?) Enfim, se o circuito for muito diferente da prova de estrada. Ou seja, se for travado. Acho que voce deve focar na prova de circuito. Se fosse eu, focaria na prova mais dificil, circuito. Indo por esse pensamento, eu faria o seguinte esquema de treinamento com os 7 meses restantes. Treinamento de força: Usaria o ultimo mes da base e mais um mes apos a base. Seriam 2 meses treinando força, 1 vez por semana. E aproveitando pra rodar em terreno cheio de subida nos treinos de fds. Até agora gastamos 4 meses. (Falta 6) Treinamento de resistencia (Bom para o CR): Treinaria mais 2 meses, 2x por semana intervalos crescentes de resistencia muscular. O objetivo eh começar a fazer 2 a 3 intervalos de 10 minutos na casa dos 80% da FCM ou beirando o limiar anaerobico. No ultimo intervalo, voce tem que ta fazendo 20 minutos. Treinamento de sprint (Circuito): Temos 4 meses. Usaria mais 1 mes para treinar Sprint. Depois disso 1 mes para simular circuitos. Alem de participar de tudo que eh racha da galera. Apos isso, vc jah ta treinado e tem ainda 2 meses para afinar alguma coisa. Depois dos 3 meses de base, participaria de tudo q eh prova... |
||||
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
|
||||
Homáley
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 28 Fev 2008 Gov. Valadares Offline Mensagens:319 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Obrigado Erico pela dica. Clythio neste site tem este artigo aqui ó: "20 min plus FTP Intervals I wanted to share some thoughts I have had while working on raising my FTP. I have been doing a lot of longer intervals (20-30 min) which has been mentally interesting for me. I started my effort to raise my FTP after masters nationals in beginning of August because I have been struggling at the end of my races. Since then, my rides both inside and outside have been focused on longer intervals just under my FTP or my at my max aerobic level of 280-300. Outside I have a few routes that I ride that range from 20 to 30 minutes of uninterrupted flat roads that end with a 3-10 minute climb. I like to finish up these intervals on a hill so that there is no slacking at the end. I always use my powertap interval function with my power out set for average power. This allows me to ensure my power numbers are good for the interval but not worrying about the up and down you see when you see current power. Depending on my time, I will do 3-4 of these intervals for 2-4 hours of riding on the weekends. During the week, I am riding the trainer, and I am currently doing 4×20 with 5 min rest for about 2 hour workout on Tuesday, Wednesday and Thursday mornings. I find that Tuesday is the hardest day, Wednesday and Thursday are actually easier to hold higher power numbers with a lower heart rate. I am also working on keeping my cadence about 95 during these intervals. I do these on my computrainer unconnected to the computer so that I can set the watts on the head. Here is what I wanted to share, first these are much easier to do outside. I can hold better power number on the road with the same heart rate, which I am assuming is due to me slightly overheating in the basement. The two fans on high only can cool me off so much. These intervals were a mental struggle for me in the beginning. All summer, I have been focused on raising my top end so I was doing much short and more intense intervals. These long intervals are not very intense, but require much more metal focus. It is easy to fall into the thinking mode or be distracted by something, and then your power drops. I found the first interval was easy but the middle two were always hard, and sometimes the last one was easy because it was the last one or hard because I was spent. The rest never seems like it is long enough. It was easy to find a reason to let off the pressure or stop pedaling, but the drive to keep the interval numbers on target always brought me back. Physically, these were not hard but mentally it was hard to keep the concentration up to keep the cadence high. One morning , I did not eat or have any energy drink and I paid on the last 2 intervals. I was not able to hold the power at all. Now, the intervals have become mentally “easier” to handle. Mentally, I know how they feel and how to push through them. I have eliminated the distractions and excuses to stop pedaling during the interval. I also now know that I can make it each workout and can handle the weekly routine that I have set up for myself. " O que está querendo um cara ao fazer 4 X 20 min terça, quarta e quinta ? Evoluir no CRI |
||||
thiagopdn
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 26 Jun 2010 Gurupi-TO Offline Mensagens:166 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Erico o clytio esta explicando por MP....
ai e sacanagem ne veio.... Estamos todos aprendendo com este post espero que seja tudo na trasparencia.... tbm preciso de treinamentos de base.... clytio faz por MP nao em.... Ensina nos tbm.... Passa sua experiencia tbm Erico, acompanhava seu blog... abraços |
||||
acunha
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Abr 2007 Sao Paulo - SP Offline Mensagens:2388 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Einstein, nao há do que se arrepender sobre a fase anterior.. vc curtiu, e isso que interessa... agora quer ir mais longe, so you have to do what it takes !
Se vc treinar sempre igual, vai ter sempre os mesmos resultados... a variacao é fundamental... para treinar direito, vc tem que acumular dados sobre o que esta fazendo, pois só assim vai conseguir entender o que NAO esta fazendo... Se tiver um frequencimetro compativel com WKO, já é melhor do que nada, porque vai conseguir ver a cada semana o quanto está treinando em cada zona alvo, e também vai conseguir direcionar melhor o volume em cada zona alvo em funcao do seu objetivo... se quer ser um sprinter e nao treinar z5c, nao adianta nada... se quer ser passista e nao tiver volume z3 e z4, tambem nao vai dar resultado... sem nunca esquecer de que cada estimulo no nivel adequado deve ser seguido pelo descanso adequado... Demora, mas dá resultado... ontem coloquei 266w por 7 vezes nos tiros de 3min... no primeiro treino que fiz assim no inicio do ano, eu sofria para colocar 250w... |
||||
El pistoleiro
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Ago 2008 Joao Pessoa Offline Mensagens:4371 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Esse cara é maluco!!! No bom sentido claro!! O cara eh FODA!! Muita vontade de sofrer. Gosto disso. Para os iniciantes no ciclismo, com certeza nao deve se submeter a tal tortura. Esse treinamento é uma tortura. hehehe Mas pros mais avançados, tem gente que funciona melhor fazendo 3 dias pesados do que intercalando um dia forte com um dia leve. Mas isso eh pra gente da elite pra lá. Esse cara falou que disputa o campeonato nacional de criterium nos EUA. O nivel dele deve ser foda. O fundamento por tras desse treinamento eh voce conseguir sustentar uma alta velocidade por muito tempo (Como um CR). Nele voce combina a força com a resistencia. Se ele tivesse treinando CR, o inicio do treino eh a partir desses intervalos. Sendo que os intervalos vao aumentando até voce fazer o tempo total do CR alvo. Por exemplo, treinar para um contra relogio de 60 minutos. Vc começa fazendo 6 intervalos de 10 minutos. Depois 3 de 20. Depois 2 de 30 minutos. Depois tenta fazer 1 de 60 minutos. |
||||
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
|
||||
Einstein
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Set 2009 São Paulo Offline Mensagens:1745 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Como vc sabe tenho um edge 705.
Acho que vou investir num medidor de potência. Depois troco umas idéias contigo.
|
||||
"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein |
||||
acunha
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Abr 2007 Sao Paulo - SP Offline Mensagens:2388 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Einstein, investe primeiro no WKO+... é bem mais barato, e vc ja vai ter bastante osso pra roer...
|
||||
Einstein
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Set 2009 São Paulo Offline Mensagens:1745 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Blz Cunha.
Eu estou agora justamente lendo o tópico OFICINA DE POTÊNCIA.
É muita coisa boa que tem por aqui e na correria do dia a dia passamos batido. Só que tem que ter tempo pra ler tudo (e tb separar as coisas sérias de um monte de brincadeiras e baboseiras que aparecem nos tópicos bons). Vamos em frente!
|
||||
"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein |
||||
rbtravassos
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Abr 2009 São Paulo Offline Mensagens:801 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Einstein.
O WKO+ é um software de acompanhamento se você não sabe.
Eu baixei um demo uma vez e o achei muito interessante. Ele compara os treinos, monta um histórico bem bacana. Eu uso atualmente o Connect Center da Garmin mesmo para comparar meu desempenho. Ainda mais que tenho treinado no mesmo circuito e consigo, já de bater o olho, verificar como foi o desempenho com relação ao treino anterior.
Acho que um PM é um investimento um pouco alto para o meu nivel.
Lógico que sei os benefícios que um PM traz, a precisão de se utilizar um é evidente, estudada e comprovada.
O WKO+ será o próximo investimento, com certeza.
Abraço
|
||||
Uma mente que se abre para o conhecimento, jamais retorna ao seu tamanho original.
|
||||
Einstein
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Set 2009 São Paulo Offline Mensagens:1745 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Vlw, rafa.
Eu já conheço o WKO. Já fucei ele um pouco e acho que vale o investimento. Tb penso o mesmo sobre o PM, por isso não tenho um ainda... Mas acho que pra estruturar os treinamentos essas coisas ajudam (embora se possa treinar sem isso, claro). Estou lendo um pouco mais sobre a experiência dos caras lá no oficina de potência e vou decidir.
A propósito, tb uso connect center e training center da garmin (Pra corridas e ciclismo).
Obs.: FIquei feliz em saber que conseguiu estruturar seus treinos! Depois trocamos umas idéias!
Abração!!! |
||||
"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein |
||||
rbtravassos
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Abr 2009 São Paulo Offline Mensagens:801 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Show.
Vai sábado lá que a gente conversa.
|
||||
Uma mente que se abre para o conhecimento, jamais retorna ao seu tamanho original.
|
||||
Clythio
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
In Memoriam Cadastrado em: 02 Set 2008 São Paulo - SP Offline Mensagens:4306 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Exatamente. Com certeza, evoluir em CRI longos, coisa de passista. Com 5 min de recovery entre tiros, e 80 minutos de carga total, não dá para trabalhar numa faixa muito alta de potencia, ou não mantém no útimo tiro 90% do valor do mais alto. Mesmo quando faço 3 x 20 não é a mesma intensidade do 2 x 20. Claro que o sujeito pode estar se preparando para sobreviver a provas acima de 100km, trabalhando, nessa intensidade, bastante volume e capacidade aeróbica, e não LT e VO2max. Parece até coisa de triatleta antigo - se dessem um tiro de 50 por hora na cabeça do pelote, sobravam todos. E pode ser bom trabalho de base, mas não serve para sobreviver nos tiros de pelotão nem nos sprints dos critériuns normais nos circuitos amadores. Se ele recupera bem a ponto de fazer 3 treinos seguidos assim, é claro que os esforços estão em L2, aeróbico, recuperação entre 8 e 24 horas no máximo. Editado por Clythio - 28 Out 2010 as 20:38 |
||||
El pistoleiro
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Ago 2008 Joao Pessoa Offline Mensagens:4371 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
O problema que o cara desse post so treina para criterium. No proprio post ele afirma que está trabalhando para aumentar seu FTP. Nao sei nem o que é isso. E no que ajudaria em uma prova de criterium. Se bem que muitos criterium nos EUA sao de 2h de duração... |
||||
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
|
||||
Cando
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 19 Set 2004 Itu - SP Offline Mensagens:2429 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Pô Clythio a cada post um detalhe interessante e depois neguino fala q não precisa de treinador.
E já que a sua paciência é realmente semelhante a de Jó e a galera te elegeu o coachpedal.com.br, com o aval até do sr. enciclopédia AlexSP. Acho que seria bem interessante até para você mesmo, se alguns dos colegas, comprometesse em organizar e seguir suas dicas registrando tudo em planilhas, de preferencia um bem bruto e outro veiaco no assunto já em um estágio de evolução e que esteja afim de se sujeitar a pegada e nós acompanhamos essa lapidação por aqui (não nesse tópico), o cidadão organiza um calendário e manda bala na temporada de 2011. Isso da até matéria na VO². Editado por Cando - 28 Out 2010 as 21:49 |
||||
Clythio
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
In Memoriam Cadastrado em: 02 Set 2008 São Paulo - SP Offline Mensagens:4306 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Estudo muito desde que voltei ao ciclismo em 2002, mas não me considero em condições de dar aula ou fazer nada que seja genérico, planilhas, essas coisas - acho que o futuro do treinamento está justamente na especificidade e na "individualidade", o que dificulta bastante métodos e livros dedicados ao uso geral. As diferenças fisiológicas e genéticas são tão grandes entre ciclistas, que o que serve para um não serve para o outro, por simples incapacidade de recuperação, por exemplo. Imagine que o ciclismo é como se, no atletismo, todos tivessem que correr em todas as distâncias, dos 200 metros até a maratona, e todos quisessem se preparar até o "polimento" para todas essas distâncias.. alguns velocistas iriam literalmente morrer tentando fazer a planilha dos maratonistas, e alguns fundistas iam treinar musculação e tiros curtos como loucos e continuariam perdendo por uns 20 metros do velocistas... Acho que se lendo o que debatemos por aí, os colegas de pedal entenderem que tem que buscar garantir a recuperação entre treinos, que não somos o Lance Armstrong.. rs.., que tem que ter lugar na planilha para treinos específicos de explosão, giro, e sessões com altas intensidades x curtas durações, e seguirem algumas regras básicas de carga, intervalo de recuperação, etc., já tem material para muita gente melhorar sua condição ciclística.. O que gostaria de ter tempo era para traduzir, com permissão, claro, alguns dos livros em inglês que li - para popularizar alguns dos princípios inteligentes que estão por aí.. |
||||
giroleve
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Set 2005 Telêmaco Borba Offline Mensagens:915 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Sugiro voce fazer uma base de 3 meses, como Clythio ta explicando pra mim. A partir do ultimo mes dessa base, voce jah começa a focar o treino para as provas. Começando a trabalhar força. Posso fazer no rolo fixo, qdo não puder ir pra rodovia? A parte de musculação deve-se trabalhar como? Pretendo participar das 3 provas sim, como no ano passado. Posso fazer uma crescente de quilômetros por semana, ou devo já começar nos Quantas vezes nas semana devo treinar essa distanacia? Tem muitas subidas sim.
São curvas abertas não precisar freiar não, mas tem umas subidas curtas e pesadas.
Esse treinos de força é basicamente andar só no coroão, é isso? Dia 01/11 já começo meus treinos sérios de base como vc me passou acima. Muito obrigado pela ajuda! |
||||
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece. Vá. Até. O fim. (Charles Bukowski) |
||||
El pistoleiro
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Ago 2008 Joao Pessoa Offline Mensagens:4371 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Fala giro leve.
A base tem um alvo a ser atingido. Seja em km's a ser percorrido, seja em horas a serem vencidas. E deve ir aumentando a cada semana. Nunca aumente mais que 10% de semana pra semana. O ideal a se pedalar na base é naquele ritmo que um poquinho a mais vc nao consegue conversar e respirar ao mesmo tempo, no maximo zona 3. Ou seja, no limiar aerobico. Se voce tiver saco, pode fazer no rolo mesmo. É até bom q vc nao cai na tentação de seguir ninguem, isso nunca acaba bem. =p Se voce optar por fazer musculacao, os livros que eu li sugere o seguinte. (Visao geral) 1 mes da base: fazer duas series de 15 movimentos, com uma carga q vc aguenta tranquilo. So pegar resistencia. 2 mes da base: Aumentar o peso, dessa vez vc faz duas series de 10 movimentos. Incluir agachamento. 3 mes da base: Vc vai colocar mais peso. Series de 6 movimentos. Isso é so pra ter uma ideia de como deve ser. Mas deve ser muito bem detalhado e escolhido a dedo os exercicios q vc vai fazer. Sem contar que nos exercicios de perna, vc deve fazer o angulo de movimento da perna como faria na bike. Lembrando q vc deve fazer no maximo 2 treinos por semana de musculação! Se tiver grana pra fazer pilates, eh melhor q fazer musculacao. Lembrando que a musculação deve ser feita nos dias em q vc nao vai pedalar. Voce tem que fazer uma crescente de km's a cada treino. Nada de começar pelo final.. hehehheehe. O ideal é voce treinar no minimo 4 dias. Deixando os treinos maiores pro fds, onde vc tem mais tempo livre e pra recuperar. Se seu alvo eh 130 km. No primeiro mes eu faria treinos de no maximo 60 - 80 km. No segundo mes, faria entre 80 - 120. No terceiro mes, faria no maximo treinos de 130-140 km. Isso seria os pedais longos de fds!! Nao os pedais do dia a dia. Se tem muitas subidas, voce deve rodar no final de semana nesse terreno, principalmente a partir do segundo mes da base. Na base, vc tem que subir sempre sentado e girando muito. Nao importa a velocidade. Se nao tem curva travada no circuito. Treine mais pra prova de estrada. A de circuito vai ser a mesma coisa praticamente, so que mais curta. Em vez de simular circuito depois da base, voce vai treinar os sprints nessas subidas que com certeza vai ser onde o povo vai atacar. Mas nao precisa se preocupar com isso agora, ainda tem mto tempo. Lembrando que isso é so um norte a ser seguido. Tudo deve ser detalhado. Sugiro q vc faça uma planilha pra acompanhar/registrar os treinos. Editado por ericoduarte - 29 Out 2010 as 14:12 |
||||
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
|
||||
Landim
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Abr 2005 Ceará Offline Mensagens:5803 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Negada esqueçam planilha por distância, usem TEMPO. Abs
|
||||
El pistoleiro
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Ago 2008 Joao Pessoa Offline Mensagens:4371 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Realmente o mais apropriado é fazer uma planilha por tempo de pedal por semana, mes, ano. Como diria o Joel Friel, o nosso corpo nao entende km, mas tempo decorrido para realizar determinada tarefa. Existe outra corrente, a mais simplista e antiga (eu imagino que seja), que faz uma base basenado-se em uma distancia alvo a ser percorrida. Pode nao ser mais eficiente, mas eh bem simples e melhor que nenhuma orientação... hehehe Entao, no caso do cara que ta treinando pra uma prova especifica e jah sabe a km alvo. Entao, acredito que ele pode treinar por tempo, mas mesclando com essa distancia alvo. |
||||
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
|
||||
acunha
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Abr 2007 Sao Paulo - SP Offline Mensagens:2388 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Se usar tempo + escala RPE, melhor ainda
|
||||
thiagopdn
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 26 Jun 2010 Gurupi-TO Offline Mensagens:166 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
escala RPE??? o que siginifica |
||||
Alex SP
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
RPE é uma ESCALA DE PERCEPÇÃO DE ESFORÇO. Literalmente, é o quanto vc sente de dor e sofrimento. Geralmente a escala vai de 1 a 10, ou de 6 a 20... Simplificadamente, 1 significa conforto total ("deitado no sofá vendo DVD") e 10, sofrimento e dor máximos ("respondendo ataques do pelotão na subida do ABV a 27km/h depois de pedalar 53km na Claro 100K de Campos", por exemplo).
A maioria das pessoas tem um bom julgamento de RPE mesmo pedalando há pouco tempo. Mas o tempo, a experiência e o treinamento ajudam a "afinar", a calibrar a RPE, e acima de tudo a adaptar (pois a RPE, assim como a FC e a potência) variam conforme uma série de fatores internos e externos.
Procura na net sobre escala de Borg (Borg Scale, RPE ou Rate of Perceived Exertion). Esse link http://www.brianmac.co.uk/borgscale.htm tem a escala dele, a escala de pontos simplificada e se não me engano a escala de correlação tb, além de outros links e referências). Vale a pena aprender um pouco a mais sobre isso e começar a prestar atenção no dia-a-dia.
|
||||
Look Good, Feel Good, GO FAST!
|
||||
Cancelado_02
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Bloqueado Cadastrado em: 08 Out 2005 S. J. Campos Offline Mensagens:75 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Tenho lido o tópico e vi que agora começaram a falar de treinamento com a Escala de Borg, ou escala de percepção de esforço.
Tá!!!!! E a frequência cardíaca??????????? Escala de esforço é bom p/ academia e aulas em grupo e NÃO para treinamento sério!!!! Quer treinar sério aconselho usar os BPMs. |
||||
giroleve
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Set 2005 Telêmaco Borba Offline Mensagens:915 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
blza ericoduarte?
só hj pude ler sua resposta ao meu questionario, e fico muito grato pela ajuda, vou começar meus teinos hj mesmo no rolo, ja essa semana que vem a previsao é de chuva por aqui...
vou postando aqui minhas "evoluções".
blza achunha?
eu sempre treinei por km, só treinos no rolo q faço por tempo.
mas qual a real diferença entre um e outro?
sendo q quanto mais km pedalar, mais horas vai ter tbm...
|
||||
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece. Vá. Até. O fim. (Charles Bukowski) |
||||
acunha
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Abr 2007 Sao Paulo - SP Offline Mensagens:2388 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Giroleve, se voce pedalou 1h na Serra de Campos, e 1h na estrada, supondo que fez no mesmo ritmo de esforço, vai ter km completamente diferentes... por isso, monitorar o tempo é tao importante... nao é suficiente, mas acho melhor do que marcar somente km...
Msatri, se informa melhor que RPE é coisa seria sim, e muuuito seria ! :o) |
||||
giroleve
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Set 2005 Telêmaco Borba Offline Mensagens:915 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
[QUOTE=acunha]Giroleve, se voce pedalou 1h na Serra de Campos, e 1h na estrada, supondo que fez no mesmo ritmo de esforço, vai ter km completamente diferentes... por isso, monitorar o tempo é tao importante... nao é suficiente, mas acho melhor do que marcar somente km...
Hummm... agoa entendi a diferença.
Obrigado pelo esclarecimento.
|
||||
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece. Vá. Até. O fim. (Charles Bukowski) |
||||
Homáley
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 28 Fev 2008 Gov. Valadares Offline Mensagens:319 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Vamos lá.
Ontem participei da 4ª etapa do Ranking Goiano.
1- Circuito de 1.500 metros
Largada antes de uma curva longa e em subida. Subidinha um pouco sinuosa com curvas abertas até a primeira "curva de retorno". Curva 1 fechada, mas no início do retorno em descida. Descida longa com uma curva aberta para a esquerda (parte de velocidade mais alta = chegou a 62 km/h). NO final a curva 2 para a direita fechada e trecho curto de 50 metros até a última curva (com um quebra molas bem no meio dela. Após a última curva, trecho ligeiramente inclinado faltando cerca de 400 mts para a chegada.
2- Categoria Master A (30 a 39 anos) com 25 ciclistas largando.
3- 45 minutos de prova mais 2 voltas
4- Largada muito forte. Procurei ficar no meio do pelotão, bem protegido. Mas o ritmo estava muito forte.
5- Na segunda volta já sobrei.
6- Fiquei revezando com outro sobrado. Enquanto isso fomos passando alguns desistentes pelo caminho.
7- Aos 17 minutos tomamos uma volta da fuga e em seguida do pelote. Conforme as regra fomos desclassificados.
8- Meus números em 17 minutos.
35,6 km/h de média
165 bpm de média (85% da minha FCM = LT alto) com picos de 177 (95% da minha FCM).
9- O vencedor ganhou com 42 km/h de média.
Minhas conclusões: Fiz o que estava dentro das minhas condições e os outros foram/estão mais fortes e melhores. PONTO
|
||||
Homáley
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 28 Fev 2008 Gov. Valadares Offline Mensagens:319 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
[QUOTE=Homáley] Vamos lá.
Ontem participei da 4ª etapa do Ranking Goiano.
1- Circuito de 1.500 metros
Largada antes de uma curva longa e em subida. Subidinha um pouco sinuosa com curvas abertas até a primeira "curva de retorno". Curva 1 fechada, mas no início do retorno em descida. Descida longa com uma curva aberta para a esquerda (parte de velocidade mais alta = chegou a 62 km/h). NO final a curva 2 para a direita fechada e trecho curto de 50 metros até a última curva (com um quebra molas bem no meio dela. Após a última curva, trecho ligeiramente inclinado faltando cerca de 400 mts para a chegada.
2- Categoria Master A (30 a 39 anos) com 25 ciclistas largando.
3- 45 minutos de prova mais 2 voltas
4- Largada muito forte. Procurei ficar no meio do pelotão, bem protegido. Mas o ritmo estava muito forte.
5- Na segunda volta já sobrei.
6- Fiquei revezando com outro sobrado. Enquanto isso fomos passando alguns desistentes pelo caminho.
7- Aos 17 minutos tomamos uma volta da fuga e em seguida do pelote. Conforme as regra fomos desclassificados.
8- Meus números em 17 minutos.
35,6 km/h de média
165 bpm de média (85% da minha FCM = LT alto) com picos de 177 (95% da minha FCM).
9- O vencedor ganhou com 42 km/h de média.
Minhas conclusões: Fiz o que estava dentro das minhas condições e os outros foram/estão mais fortes e melhores. PONTO [/QUOTE
Detalhe: senti que se mantivesse o ritmo conseguiria terminar a prova. Talvez, levando até 3 voltas (por simples cálculos matemáticos = 1ª volta com 17 min; 2ª hipotética volta com 34 min + 05, volta)
Ia ficar feio, mas terminaria.
|
||||
giroleve
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Set 2005 Telêmaco Borba Offline Mensagens:915 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
blza Homáley?
já passei por cituação mto parecida com essa ai descrita por vc, sei como é f %$# mante o ritmo com esses caras, tbm sobrei na segunda volta e na terceira o pelote inteiro nos pegou, eu e mais dois. Nao sei vc, mas eu na epoca competi conta profissionais da equipe DATARO ente outros, entao sabia q seria só para ganhar experiencia e me diverti mesmo. O cara terminar com média de 42 p/h é puxado em...
Mas é isso meu caro, continue seus treinos, eu iniciei o meu de base hoje e vamos daqui uns meses como estarei...
abraços.
|
||||
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece. Vá. Até. O fim. (Charles Bukowski) |
||||
upcaraça
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Fev 2007 - Offline Mensagens:66 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
e ai homáley
prova é foda né
ainda mais que foi prova estadual, deve ter tido muito nego bom de pedal!
no geral como se sentiu? notou melhora no condicionamento com os treinos que tem feito?
antes da prova o coracão ja estava disparado, e as pernas, meio bambas?
falo porque comigo, que ainda não participei de muitas provas esses sintomas são frequentes.
No mais boa sorte, e vamos continuar treinando porque esporte, como tudo na vida é persistencia
|
||||
acunha
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Abr 2007 Sao Paulo - SP Offline Mensagens:2388 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
o Clythio vai falar mais tarde, mas parece que vc precisa de mais tempo de treino em Vo2max... vc sabe dizer o seu giro nas retomadas de velocidade ? treinou giros de 1min acima de 110rpm e acima do LT ?
|
||||
profclayton
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 27 Ago 2008 Sorocaba Offline Mensagens:2422 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Pessoal dá uma olhada em %FCR (Frequência Cardiaca de Reserva), ela é mais atualizada do que FCM (Frequencia cardiaca máxima)... Sou professor e trabalho muito com FCR é muito mais preciso pq vc consegue dar 100% melhor....
|
||||
Homáley
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 28 Fev 2008 Gov. Valadares Offline Mensagens:319 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Acunha, não reparei, pois meu ciclocomputador não tem medidor de cadÊncia. Em treino eu conto as pedaladas durante 15 seg e X 4, para saber se estou bem de giro e adequar o treino
Em prova, obviamente não dá pra fazer isso.
|
||||
Homáley
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 28 Fev 2008 Gov. Valadares Offline Mensagens:319 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Rolou ansiedade sim. E acho que isto é normal com todo mundo. Claro que em escalas diferentes.
Não estou tão decepcionado como a 3 meses atrás, mas com os caras que tô andando e a diferença de performance, creio que só persistência não será suficiente.
NÃO VOU MAIS PARAR, vou continuar treinando e competindo mas se já havia desencanado de ganhar alguma coisa; já desencanei de chegar junto com eles. Mas quem sabe um dia, ou quando mudar de categoria
Se bem que alguns deles também vão mudar.
Aliás, acho que isso daria outro tópico: porque em competições de road as categorias não são como no MTB ?
No MTB temos categorias 30-34, 35-39, 40-44, etc. NAs competições de speed são 30-39, 40-49, over 50, etc.
Pessoalmente acho a categorização do MTB mais justo. Na categoria 30-39, você obrigado um master "de verdade" com 39 anos a andar com um "garoto" de 30 anos recém saído da elite.
Acho que vou abrir outro tópico para esta discussão.
|
||||
Neilson
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Ago 2010 campos /rj Offline Mensagens:536 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Homáley, nao fala que voce nao pode acompanhar os caras, você ainda vai andar junto deles porra, você é dedicado e vai conseguir. Como tenho acompanhado este tópico percebi que você estava fazendo o treinamento todo em mtb correto ? Com certeza voce sentiu diferença , pois aparentemente recebeu a road no dia da prova não foi ? Posição diferente, mais travado , isso pode ter atrapalhado.Deu tempo para calibrar a bike road toda ? Eu tb estou tirando umas dívidas com o Clythio e notei muitas melhoras em 2 meses. No proximo ano vou começar a competir, ai vamos trocar mais info aqui. Sorte e continua os treinos na road agora, aproveita e compra 1 ciclo com cadencia, ou parte para 1 gps ou pt se puder. Se voce der uma olhada la no tópico oficina de potência, vai ver que ajuda em muito nos treinos.
|
||||
| ||||
Landim
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Abr 2005 Ceará Offline Mensagens:5803 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|||
Calma cara, uma hora você chega la, veja bem, vc treinou 3 meses estruturados e ainda assim de MTB.
Isso de categoria é muito relativo, aqui nem categoria Master A tem pra vc ter idéia, é um pelotão Open de 45 caras de todo jeito. Totalmente heterogêneo, so tem mais homogeneidade na elite. No resto, você treinando como ta fazendo chega lá, não se preocupe.
|
||||
| ||||
Responder | Página <1 89101112 30> |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |