Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vou parar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vou parar

 Responder Página  <1 7891011 30>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2010 as 16:59
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:


Originalmente postado por Cando Cando escreveu:

Minha dica... aprenda a pedalar por prazer Wink, podium e bons resultados sem objetivos profissionais (se é q existe profissionailsmo no ciclismo do BR) só servem para os albuns de fotos como diz meu pai... É comum ver por ai neguinho sacrificando suas familias e o organismo, tendo como base treinamentos prós, sem contar aqueles q ficam entupindo o figado de suplementos e tranquieiras só pra ficar na cabeça do pelote nos finais de semana e sair postando nos foruns da vida os feitos e se achando os reis do pedaço Sick. Se sua intenção é continuar na busca de performance e resultados, procure um bom treinador e orientação profissional... Acho q por aqui já deu pra você perceber q além da competição interna, a agressividade e busca pelo estrelismo está até nos conselhos e dicas, principamente dos mais experientes.
Acho que você estava num dia amargo ao escrever... rs..Em março pesava 94kg e a condição física estava deplorável, comparando com toda a minha última década de vida.Em julho pesava 87 e ganhei duas etapas iniciais do estado onde ainda estava federado, e depois ganhei as duas etapas que disputei da Copa Norte-Nordeste na minha categoria (conte quantos estados).Isso me fez muito feliz, considerei isso uma enorme vitória pessoal e mostra de superação, foco, dedicação a um objetivo, e não postei aqui nada sobre os resultados e nem as fotos, salvo por um ou outro comentário de passagem.De vez em quando faço umas chegadinhas fortes no pelote "no EPO" do Jockey, e fico feliz de bater a chegada de um grupo grande, na maioria muito mais novos, rodando acima dos 60 por hora por algumas centenas de metros - me faz sentir jovem de novo, claro, powerful, mas nem por isso corro para o micro para detalhar como foi o sprint, etc.. - mas se fizesse, não veria nada de mais.A condição física que o ciclismo competitivo me faz manter é a base para continuar, aos 52, trabalhando e produzindo e criando e interessado tanto ou mais do que muitos jovens sem foco, de modo que a minha família agradece e é recompensada pelo meu esforço, pelos meus resultados profissionais e pela longevidade que posso vir a ter, principalmente considerando a esposa 17 anos mais jovem e as filhinhas de 4 e 8 anos.Vou me abster de descrever o quanto sou feliz com a minha condição de saúde e atlética, e também com o meu sucesso pessoal, familiar e profissional.Mas devo dizer que tudo reflete o meu modo de dedicação, competitiva, ao esporte, que se estende a outras coisas que faço - I`m a winner, period.Posso até perder e sofrer fracassos, mas o esporte incorporou a noção de alto desempenho na minha vida.Obrigado, ciclismo.Nunca recomendamos, aqui nesse tópico, nada nocivo à saúde - já disse que só uso BCAA e cafeína, em dose equivalente a um café duplo.Aqui somos beeeeeemmmm competitivos, e achamos isso beeeeeemmmm legal...!Mas não há estrelismo algum - leia do início e vai ver que o tópico nasceu da aspiração de alguém, competitivo, em ser mais ainda competitivo - alguém que já treinava muitas horas por semana!Claro que há outros tópicos dedicados aos Audax, longos cruzeiros, aos passeios de MTB, às bikes reclinadas, etc.. não é esse o caso.Concordo com o conselho de buscar conselhos profissionais - repito isso direto. Mas nem sempre o profissional "genérico" de educação física conhece o ciclismo o suficiente, e não há como nos EUA uma certificação de  "técnicos de ciclismo", por aqui.As incertezas são tantas, que é natural a busca por informações entre os membros de uma comunidade centrada em interesse comum.Eu não me canso de aprender e descobrir novas coisas que posso incorporar como solução ao meu treinamento. E não sigo programas dos "pro" - treinos entre 5 a 8 horas por semana, só.Bem, divirta-se, saúde, e bom pedal.


Parabens Clythio!! Muito bacana seu post.. pode ter certeza que qualquer ciclista de verdade tambem fica mto feliz em saber da sua vitória! Espero um dia chegar lá... quem treina sabe o qnto é dificil manter uma vida de atleta paralela a vida profissional.

Pertinho da minha casa tem outro exemplo, um cara que trabalha duro todo dia e já foi campeao Brasileiro master na prova que aconteceu em Caruaru!! O famoso índio! Se bem que ele eh mais famoso por ser o pai de Kleber Ramos (Bozó).

Eu acredito que se eu quisesse ser jogador de futebol, com certeza o brasil seria o pais ideal pra ter um treinador... mas em relacao ao ciclismo, sao raras as faculdades de educacao fisica que existe a disciplina ciclismo no brasil. Acho que eh mto dificil achar um treinador que entenda tanto qnto muitos aqui, especificamente em relacao ao ciclismo.

Eh como querer achar um treinador de futebol na mongolia... hehehee.

Claro que existem as exceçoes! Mas no nordeste, eh dificil encontrar. hehehe

Editado por ericoduarte - 26 Out 2010 as 17:02
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2010 as 18:52
Já chamei o Clyhtio de mestre, treinador, t[écnico, conselheiro, etc. Mas sempre na "brincadeira".
Só que vamos aos fatos:

1- Quando escrevi o tópico estava puto com o meu rendimento
2- Enquanto várias pessoas não agregaram nada; muitos opinaram para ajudar. Entre eles o Clythio
3- Se muitos aqui, que moram em SP, RJ, etc reclamam de falta de estrutura, etc, etc. Eu atualmente moro em uma cidade de 30 k habitantes no interior de GO. Quando ando na rua indo pros treinos as pessoas me olham como um ET. Técncio, nem em sonho.
4- Desde que estou seguindo o treinamento "by Clythio" senti que meu rendimento melhorou e muito (motivo maior da criação do tópico).
5- E engraçado, andando menos km e menos tempo que antigamente (sobrou mais tempo para a família, vida social, etc) Antes treianva 12-13 horas/semana, além do trabalho ficava muito tempo em cima da bike e nenhuma evolução
6- HOJE o Clythio é meu treinador on-line. Se amanhã ou depois eu tiver outra aspirações procurarei outro caminho. Mas hoje e ENQUANTO ELE TIVER A BOA VONTADE de me ajudar vou sempre recorrer a ajuda dele (e de outros que se disporem). A não ser que um dia ele diga: pare de encher o meu saco. Do contrário vou sempre enviar dúvidas, sugestões, idéias, resultados, fracassos para o meu "Personal Net Treiner"
Voltar ao Topo
thiagopdn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2010
Gurupi-TO
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagopdn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2010 as 19:26
sou iniciante tbm....este topico me abriu os olhos e muito...
estou apaixonado pelo ciclismo e amo competir....
Estou embasando nos treinos postados aqui....

Homaley, sou de goiania mas moro em Gurupi-TO, no final do ano vou pra goiania e a familia da minha mae mora em Bela vista quem sabe nao andamos juntos....

mas iai ganhou alguma prova....???
e no pelotao sentiu alguma diferença depois q começou os treinos by clitio...??
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2010 as 23:18
Gente, as sugestões que dei foram para alguém que tinha boa base aeróbica, pulsação baixa, histórico de bons treinos longos, etc.
Não existem atalhos nem mágicas no ciclismo.
E tudo que sugeri é misto do que achei que funciona para mim e outros amadores normais, com coisas escritas em 2 ou 3 livros - só depois li o Time Crunched Cyclist e vi algumas similaridades, por motivos claros - mesmo princípios.
Mas se tudo o que conversamos aqui servir para mostrar que tem que haver DIVERSIDADE e ESPECIFICIDADE nos treinos, além da óbvia necessidade de RECUPERAÇÃO, acho maravilhoso.
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2010 as 23:28
Bom deixa me explicar melhor que já vi que tem neguinho até querendo me excluir desse "quadrado"... prefiro as curvas ou os circulos.. é mais organico e o termo da mais liberdade... não sou muito de modinhas e hits limitados... mas tudo bem é questão de gosto e livre arbitrio...

Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

O mais engraçado são os donos da verdade. Quem é o Cando, ou qualquer outro para definir o que é importante para X, Y ou Z? 

Ao mesmo tempo que aconselha "pedalar por prazer"(como se competir não fosse prazeroso para alguns)  aconselha ajuda "profissional" para melhora do desempenho, ora, o que o profissional vai indicar é basicamente o mesmo(no melhor das hipóteses) que o restante vai indicar aqui, e não tem atalho, tem sacrifício em algumas áreas para ter benefícios em outras. Cabe a quem interessar colocar na balança os seus valores pessoais.

Eu, particularmente, quero andar hoje sempre melhor do que andei ontem. E pra isso tenho que treinar corretamente, já que não tenho um DNA privilegiado. E faço isso com muito prazer, embora isso me custe um pouco o lado social.

Se a pessoa for se ater só ao que serve objetivamente, pode voltar pras cavernas colega.


Pô Landin prazer caraHug estou por aqui quase o mesmo tempo que você man porém sou um bom observador e já te conhecia... não tenho pretenção alguma em definir nada pra ninguém, deixo pra quem estuda o assunto ou tem experiencias comprovadas e com resultados expressivos, jamais me insinuei ser o dono da verdade, esse lance de "pregar a palavra" é coisa de pastor e religião não é muito a minha pegada.
Desde a 1ª vez que me loguei meu interesse foi aprender, visto até pela relação tempo de registro e nº de mensagens, e neste tópico como já disseram tem muito conteúdo, o suficiente até para se tornar um "self coached" como vocês gostam de se definir.

Quanto a realizar nossas ações com prazer, nem sempre isso é possivel, e é nessas horas que um treinador desempenha suas funções para a evolução do atleta, ele que vai cobrar para não acontecer aquele dia q vc não complementa corretamente e seu organismo fica debilitado e desanimado para uma nova seção de martírio, ele quem vai ter que atuar e te enganar para cumprir as metas nos dias em que seu cérebro pede o prazer de um dia de descanso e pernas pro ar, enfim isso é para quem busca melhoria constante ou até saltar para o grupo dos semi-profissionais...

Já disse isso em outra oportunidade para o Alex SP e repito novamente para geral, tenho admiração pelos que conseguem manter essa pegada race,  principalmente aqueles 10 que conseguem conciliar familia trabalho e bons resultados ficando entre os 15 na temporada, sem ser os 5 semi-profissionais da elite é claro Wink.

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Cando, acho que voce escolheu o topico errado para "pregar a palavra"... aqui só tem noiado por competição, performance, numeros, potencia, sofrimento, desafio... cada um no seu quadrado né ?
Agora, o que eu mais leio nesse forum do pedal é : "procure um treinador"... como se fosse impossivel alguem estudar e se auto-desenvolver sem ajuda de um treinador (imaginando que "todo" treinador seja o Papa da matéria)... no forum gringo de Wattage tem quase 8.000 participantes, sendo a maioria de nao-treinadores... chama-se "self coach"... só aqui no Brasil que isso parece errado... tks tks tsk


Ooooo acunha... pelo tempo de casa já deviria ter aprendido que aqui não tem essa de "quadrado" isso pra mim é modinha e hit fuleiro do youtube, esse tipo de exclusão aqui é dificil de colar pelo menos pra mim... apesar da segregação por modalidades que acho super positiva a participação em qualquer area e assunto é livre e o direito de participação é de todos e esse papo de "pregar a plavra" é coisa de pastor como já disse acima, ou de quem tem muita pretenção e se diz saber tudo do assunto.

Acredito que desses 8.000 participantes os que não tem um treinador sério e exigente, chagarão num ponto em que a falta dele será o detalhe para mais uma supereção nos limites.

Originalmente postado por rbtravassos rbtravassos escreveu:

Mas garanto que a evolução e o auto-conhecimento são algo que nunca atigiria com um treinador.
Sem contar o aprendizado que estou tendo em fisiologia, nutrição, etc...
 


Será? Um bom treinador é meio q um guia para o atleta se auto conhecer e romper seus limites e barreiras, (um bom exemplo é o Larri Passos treinador do Guga) derrepente o detalhe que falta é o próprio ego do cidadão que se diz saber de tudo e isso seja o que o está atrapalhando na obtenção de melhores resultados e não a parte técnica, já vi e vejo isso acontecer de perto há mais de 20 anos acompanhando bem de perto o mountain bike brasileiro.

Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:


Acho que você estava num dia amargo ao escrever... rs..
Em março pesava 94kg e a condição física estava deplorável, comparando com toda a minha última década de vida.
Em julho pesava 87 e ganhei duas etapas iniciais do estado onde ainda estava federado, e depois ganhei as duas etapas que disputei da Copa Norte-Nordeste na minha categoria (conte quantos estados).
Isso me fez muito feliz, considerei isso uma enorme vitória pessoal e mostra de superação, foco, dedicação a um objetivo, e não postei aqui nada sobre os resultados e nem as fotos, salvo por um ou outro comentário de passagem.
De vez em quando faço umas chegadinhas fortes no pelote "no EPO" do Jockey, e fico feliz de bater a chegada de um grupo grande, na maioria muito mais novos, rodando acima dos 60 por hora por algumas centenas de metros - me faz sentir jovem de novo, claro, powerful, mas nem por isso corro para o micro para detalhar como foi o sprint, etc.. - mas se fizesse, não veria nada de mais.

A condição física que o ciclismo competitivo me faz manter é a base para continuar, aos 52, trabalhando e produzindo e criando e interessado tanto ou mais do que muitos jovens sem foco, de modo que a minha família agradece e é recompensada pelo meu esforço, pelos meus resultados profissionais e pela longevidade que posso vir a ter, principalmente considerando a esposa 17 anos mais jovem e as filhinhas de 4 e 8 anos.
Vou me abster de descrever o quanto sou feliz com a minha condição de saúde e atlética, e também com o meu sucesso pessoal, familiar e profissional.
Mas devo dizer que tudo reflete o meu modo de dedicação, competitiva, ao esporte, que se estende a outras coisas que faço - I`m a winner, period.
Posso até perder e sofrer fracassos, mas o esporte incorporou a noção de alto desempenho na minha vida.
Obrigado, ciclismo.

Nunca recomendamos, aqui nesse tópico, nada nocivo à saúde - já disse que só uso BCAA e cafeína, em dose equivalente a um café duplo.
Aqui somos beeeeeemmmm competitivos, e achamos isso beeeeeemmmm legal...!
Mas não há estrelismo algum - leia do início e vai ver que o tópico nasceu da aspiração de alguém, competitivo, em ser mais ainda competitivo - alguém que já treinava muitas horas por semana!
Claro que há outros tópicos dedicados aos Audax, longos cruzeiros, aos passeios de MTB, às bikes reclinadas, etc.. não é esse o caso.

Concordo com o conselho de buscar conselhos profissionais - repito isso direto. Mas nem sempre o profissional "genérico" de educação física conhece o ciclismo o suficiente, e não há como nos EUA uma certificação de  "técnicos de ciclismo", por aqui.
As incertezas são tantas, que é natural a busca por informações entre os membros de uma comunidade centrada em interesse comum.
Eu não me canso de aprender e descobrir novas coisas que posso incorporar como solução ao meu treinamento. E não sigo programas dos "pro" - treinos entre 5 a 8 horas por semana, só.

Bem, divirta-se, saúde, e bom pedal.


Não to amargo não Clytio, é que hoje em dia existem bons profissionais com especialidade no assunto e precisando trabalhar para colocar em prática seus aprendizados e aperfeiçoar suas teses para uma melhora do ciclismo brasileiro e torná-lo cada vez mais profissional e competitivo.

Da para notar que sua consciencia e experiência de vida e conuistas fora e dentro do ciclismo competitivo são bem positivos e que está satisfeito com os seus resultados, isso é legal e também tiro o chapéu para isso.

Quanto ao uso das bombas... até os BCAA  da vida se não administrados corretamente se tornam prejudicial, sobrecarregando alguns orgãos com o passar do tempo.. ou seja a busca de alto desempenho e resultados mais expressivos muitas vezes não é sinonimo de saúde nãoWink, por isso atletas de algumas modalidades do ciclismo tem um periodo muito curto de carreira.

Em relação ao pessoal por aqui ser bem competitivo eu ja tinha dado a dica, assim como a busca do estrelismo e  superioridade sobre os demais com respostas asperas e um tanto agressivas no inicio do tópico.

Mas é isso ai seres pedalantes vou ficando por aqui e terminando minha participação colando duas frases dos colegas:

Cabe a quem interessar colocar na balança os seus valores pessoais.

Bem, divirta-se, saúde, e bom pedal.

 












Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 00:43
Vou dar meu pitaco, pra variar...

Acho que todo mundo pedala por prazer. Mesmo quem começa a pedalar por ordem do médico, com o tempo acaba descobrindo o prazer de pedalar, pq é praticamente impossível de não gostar. O que define esse "prazer" é que varia pra cada um. Vou radicalizar mas é assim que a coisa funciona: eu gosto de mulher, mas tem nego que tem prazer com homem... cada um com o seu. Na bike é a mesma coisa: cada um tem seus objetivos, e pedalar 40km a 10 por hora curtindo o visual é tão certo, lícito e justo quanto treinar 3h por dia a 45km/h pra competir no fds. Cada um com o seu!

Eu admito que sou competitivo e ranheta. Não sou paranóico com treinamento, nutrição e competição mas gosto de ter um objetivo e trabalhar lentamente, com critério, dedicação, propósito, meticulosidade, paciência e paixão pra atingir meus objetivos. Eu não ligo, e até gosto, de aprender com meus erros. Não tenho a gana de vencer de um Lance ou Merckx, nem o medo deles de perder. Mas pedalar mais rápido, mais longe e mais duro pra mim é divertido, ponto. Não tem nada pra justificar ou explicar. E acima de tudo, eu respeito quem não se importa em mandar ver na bisteca com cerveja e não liga pra ir devagar na trilha ou na estrada. Cada um com o seu...

Felizmente, temos espaço e condições para todos os gostos. E em alguns momentos, a gente até se cruza por aí!

*****

Independente de qualquer coisa, eu acho que temos que agradecer e aplaudir o Clythio pelo esforço e boa vontade em dividir voluntariamente e de graça seu grande conhecimento e profunda experiência. Há 5 ou 6 anos eu participo ativamente de fóruns gringos e troco emails e conversas com treinadores e competidores gringos sobre treinamento e potência, nego do naipe do Friel, do Vaast e do Allen (pra citar os mais famosos) e outros menos conhecidos porém igualmente bem reputados. Tb fui atrás desse intercâmbio e conhecimento aqui, e vou confessar: não conheço nem 3 caras que entendem de treinamento ciclístico e potência como o Clythio. Aliás, não conheço nem 2.

Ele tem fundamento, conhecimento e cultura, e sabe se expressar. E o mais importante: tem disponibilidade e desprendimento. Se entrasse alguém aqui distribuindo peças de bike todo mundo ia venerar. Eu digo, o Clythio é o cara distribuindo coisa mais rara e cara, cada help dele é um Di2 de treinamento pra todos nós. Eu valorizo isso pq é altruístico, e tb pq eu estou aqui desde 2004 e os poucos que eu vi como ele cansaram rapidinho de ficar dando murro em ponta de faca combatendo a ignorância galopante. É duro!

Ninguém sabe tudo e menos ainda é dono da verdade. Mas alguns sabem mais do que outros e tem mais vivência do que outros, isso é fato.

*****

O "self-coaching" tem suas armadilhas e limitações, mas o "proper coaching" tb tem. Pra dificultar o já longo, árduo, desanimador e limitado "auto-treinamento", é preciso um domínio razoável do inglês e do francês, articulação e acesso a contatos específicos pois além de não termos treinadores desse nível aqui no BR, tb não temos livros de qualidade em português. E pra piorar, ainda temos o preconceito e o corporativismo que não existe nos EUA e na Europa: aqui se vc não é professor de educação física formado e se mete a falar de fisiologia e treinamento esportivo, vc é praticamente imolado em praça pública pelos "donos" do assunto (a.k.a. profissionais da assessoria esportiva).


Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
upcaraça Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2007
-
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar upcaraça Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 01:52
só sei que depois destes treinos by clythio, todos nós que pegamos carona no tópico do homaley melhoramos, e muito...
é outra coisa voce saber que por exemplo na terça vai fazer 7*3min  com zona alvo de  20min+ acima do limiar, do que simplesmente sair com a galera e sentar a bota etc..
hj, diferente de um tempo atraz, adoro treinar sozinho com os fundamentos que aprendi aqui.
e um bom medidor para ver o quanto tenho melhorado com as dicas do Clythio são os comentarios da galera  tipo fi(a)#lho da P#(a)ta ta andando de+ tá osso de acompanhar hehehe
 
sou mais um que tenho muito a agradecer ao Clythio! 
 
Voltar ao Topo
Neilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2010
campos /rj
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 02:27
Originalmente postado por Cando Cando escreveu:

Bom deixa me explicar melhor que já vi que tem neguinho até querendo me excluir desse "quadrado"... prefiro as curvas ou os circulos.. é mais organico e o termo da mais liberdade... não sou muito de modinhas e hits limitados... mas tudo bem é questão de gosto e livre arbitrio...

Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

O mais engraçado são os donos da verdade. Quem é o Cando, ou qualquer outro para definir o que é importante para X, Y ou Z? 

Ao mesmo tempo que aconselha "pedalar por prazer"(como se competir não fosse prazeroso para alguns)  aconselha ajuda "profissional" para melhora do desempenho, ora, o que o profissional vai indicar é basicamente o mesmo(no melhor das hipóteses) que o restante vai indicar aqui, e não tem atalho, tem sacrifício em algumas áreas para ter benefícios em outras. Cabe a quem interessar colocar na balança os seus valores pessoais.

Eu, particularmente, quero andar hoje sempre melhor do que andei ontem. E pra isso tenho que treinar corretamente, já que não tenho um DNA privilegiado. E faço isso com muito prazer, embora isso me custe um pouco o lado social.

Se a pessoa for se ater só ao que serve objetivamente, pode voltar pras cavernas colega.


Pô Landin prazer caraHug estou por aqui quase o mesmo tempo que você man porém sou um bom observador e já te conhecia... não tenho pretenção alguma em definir nada pra ninguém, deixo pra quem estuda o assunto ou tem experiencias comprovadas e com resultados expressivos, jamais me insinuei ser o dono da verdade, esse lance de "pregar a palavra" é coisa de pastor e religião não é muito a minha pegada.
Desde a 1ª vez que me loguei meu interesse foi aprender, visto até pela relação tempo de registro e nº de mensagens, e neste tópico como já disseram tem muito conteúdo, o suficiente até para se tornar um "self coached" como vocês gostam de se definir.

Quanto a realizar nossas ações com prazer, nem sempre isso é possivel, e é nessas horas que um treinador desempenha suas funções para a evolução do atleta, ele que vai cobrar para não acontecer aquele dia q vc não complementa corretamente e seu organismo fica debilitado e desanimado para uma nova seção de martírio, ele quem vai ter que atuar e te enganar para cumprir as metas nos dias em que seu cérebro pede o prazer de um dia de descanso e pernas pro ar, enfim isso é para quem busca melhoria constante ou até saltar para o grupo dos semi-profissionais...

Já disse isso em outra oportunidade para o Alex SP e repito novamente para geral, tenho admiração pelos que conseguem manter essa pegada race,  principalmente aqueles 10 que conseguem conciliar familia trabalho e bons resultados ficando entre os 15 na temporada, sem ser os 5 semi-profissionais da elite é claro Wink.

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Cando, acho que voce escolheu o topico errado para "pregar a palavra"... aqui só tem noiado por competição, performance, numeros, potencia, sofrimento, desafio... cada um no seu quadrado né ?
Agora, o que eu mais leio nesse forum do pedal é : "procure um treinador"... como se fosse impossivel alguem estudar e se auto-desenvolver sem ajuda de um treinador (imaginando que "todo" treinador seja o Papa da matéria)... no forum gringo de Wattage tem quase 8.000 participantes, sendo a maioria de nao-treinadores... chama-se "self coach"... só aqui no Brasil que isso parece errado... tks tks tsk


Ooooo acunha... pelo tempo de casa já deviria ter aprendido que aqui não tem essa de "quadrado" isso pra mim é modinha e hit fuleiro do youtube, esse tipo de exclusão aqui é dificil de colar pelo menos pra mim... apesar da segregação por modalidades que acho super positiva a participação em qualquer area e assunto é livre e o direito de participação é de todos e esse papo de "pregar a plavra" é coisa de pastor como já disse acima, ou de quem tem muita pretenção e se diz saber tudo do assunto.

Acredito que desses 8.000 participantes os que não tem um treinador sério e exigente, chagarão num ponto em que a falta dele será o detalhe para mais uma supereção nos limites.

Originalmente postado por rbtravassos rbtravassos escreveu:

Mas garanto que a evolução e o auto-conhecimento são algo que nunca atigiria com um treinador.
Sem contar o aprendizado que estou tendo em fisiologia, nutrição, etc...
 


Será? Um bom treinador é meio q um guia para o atleta se auto conhecer e romper seus limites e barreiras, (um bom exemplo é o Larri Passos treinador do Guga) derrepente o detalhe que falta é o próprio ego do cidadão que se diz saber de tudo e isso seja o que o está atrapalhando na obtenção de melhores resultados e não a parte técnica, já vi e vejo isso acontecer de perto há mais de 20 anos acompanhando bem de perto o mountain bike brasileiro.

[QUOTE=Clythio]
Acho que você estava num dia amargo ao escrever... rs..
Em março pesava 94kg e a condição física estava deplorável, comparando com toda a minha última década de vida.
Em julho pesava 87 e ganhei duas etapas iniciais do estado onde ainda estava federado, e depois ganhei as duas etapas que disputei da Copa Norte-Nordeste na minha categoria (conte quantos estados).
Isso me fez muito feliz, considerei isso uma enorme vitória pessoal e mostra de superação, foco, dedicação a um objetivo, e não postei aqui nada sobre os resultados e nem as fotos, salvo por um ou outro comentário de passagem.
De vez em quando faço umas chegadinhas fortes no pelote "no EPO" do Jockey, e fico feliz de bater a chegada de um grupo grande, na maioria muito mais novos, rodando acima dos 60 por hora por algumas centenas de metros - me faz sentir jovem de novo, claro, powerful, mas nem por isso corro para o micro para detalhar como foi o sprint, etc.. - mas se fizesse, não veria nada de mais.

A condição física que o ciclismo competitivo me faz manter é a base para continuar, aos 52, trabalhando e produzindo e criando e interessado tanto ou mais do que muitos jovens sem foco, de modo que a minha família agradece e é recompensada pelo meu esforço, pelos meus resultados profissionais e pela longevidade que posso vir a ter, principalmente considerando a esposa 17 anos mais jovem e as filhinhas de 4 e 8 anos.
Vou me abster de descrever o quanto sou feliz com a minha condição de saúde e atlética, e também com o meu sucesso pessoal, familiar e profissional.
Mas devo dizer que tudo reflete o meu modo de dedicação, competitiva, ao esporte, que se estende a outras coisas que faço - I`m a winner, period.
Posso até perder e sofrer fracassos, mas o esporte incorporou a noção de alto desempenho na minha vida.
Obrigado, ciclismo.

Nunca recomendamos, aqui nesse tópico, nada nocivo à saúde - já disse que só uso BCAA e cafeína, em dose equivalente a um café duplo.
Aqui somos beeeeeemmmm competitivos, e achamos isso beeeeeemmmm legal...!
Mas não há estrelismo algum - leia do início e vai ver que o tópico nasceu da aspiração de alguém, competitivo, em ser mais ainda competitivo - alguém que já treinava muitas horas por semana!
Claro que há outros tópicos dedicados aos Audax, longos cruzeiros, aos passeios de MTB, às bikes reclinadas, etc.. não é esse o caso.

Concordo com o conselho de buscar conselhos profissionais - repito isso direto. Mas nem sempre o profissional "genérico" de educação física conhece o ciclismo o suficiente, e não há como nos EUA uma certificação de  "técnicos de ciclismo", por aqui.
As incertezas são tantas, que é natural a busca por informações entre os membros de uma comunidade centrada em interesse comum.
Eu não me canso de aprender e descobrir novas coisas que posso incorporar como solução ao meu treinamento. E não sigo programas dos "pro" - treinos entre 5 a 8 horas por semana, só.

Bem, divirta-se, saúde, e bom pedal.


Não to amargo não Clytio, é que hoje em dia existem bons profissionais com especialidade no assunto e precisando trabalhar para colocar em prática seus aprendizados e aperfeiçoar suas teses para uma melhora do ciclismo brasileiro e torná-lo cada vez mais profissional e competitivo.

Da para notar que sua consciencia e experiência de vida e conuistas fora e dentro do ciclismo competitivo são bem positivos e que está satisfeito com os seus resultados, isso é legal e também tiro o chapéu para isso.

Quanto ao uso das bombas... até os BCAA  da vida se não administrados corretamente se tornam prejudicial, sobrecarregando alguns orgãos com o passar do tempo.. ou seja a busca de alto desempenho e resultados mais expressivos muitas vezes não é sinonimo de saúde nãoWink, por isso atletas de algumas modalidades do ciclismo tem um periodo muito curto de carreira.

Em relação ao pessoal por aqui ser bem competitivo eu ja tinha dado a dica, assim como a busca do estrelismo e  superioridade sobre os demais com respostas asperas e um tanto agressivas no inicio do tópico.

Mas é isso ai seres pedalantes vou ficando por aqui e terminando minha participação colando duas frases dos colegas:

Cabe a quem interessar colocar na balança os seus valores pessoais.

Bem, divirta-se, saúde, e bom pedal.

 
Cando, a galera não quer te excluir do quadrado. O problema foi o teor do seu post cara.
Eu to aqui a pouco tempo mas nuncaaaa vi 1 post seu dando dicas ou algo do genero.
O primeiro que vejo foi para criticar as dicas do Clythio.
Vem me falar de procurar técnico ?  que existem muitos  querendo por teses em pratica????
Quem quer ser cobaia amigo ?
Aqui para começar e 1 fórum, onde se compartilham varios conhecimentos ou experiências, sendo que cada 1 tem a liberdade de utilizar ou não.
Como o Alex disse, o Clythio nos da 1 coisa que é cara e nao se encontra facilmente ;conhecimento+experiência +boa vontade+ tempo disponivel para responder  mensagens privadas .
Eu nem vou escrever mais nada.
Vai falar mal de outro mano, menos do Clythio.
 
 
 
 


Editado por Neilson - 27 Out 2010 as 02:28
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 12:31
Originalmente postado por Neilson Neilson escreveu:

Eu to aqui a pouco tempo mas nuncaaaa vi 1 post seu dando dicas ou algo do genero.
O primeiro que vejo foi para criticar as dicas do Clythio.
Vai falar mal de outro mano, menos do Clythio.


Como já tinha escrito, meu propósito maior aqui desde o registro é aprender e conhecer pessoas, mesmo que seja virtualmente e NÃO ENSINAR, NÃO TENHO ESSA PRETENSÃO. Como também já citei, eu aprendi muito neste tópico e muitas das informações que absorvi vieram do Clythio, e escrevo novamente, tiro o chapéu pra ele com seus resultados e sua paciência, sem contar as inúmeras dicas e lições vindas da enciclopédia Alex SP, por aqui e nas outras seções do forum pedal.com.br, que é bem variada e na qual não me limíto a ficar só em um "quadrado", talvez por isso não tenha conhecimento da minha participação no site.
Outra coisa, não fiz nenhuma citação direta ao Clithio, criticando ou falando mal de suas dicas e sujestões, so escrevi o que costumo ver por ai há mais de 20 anos, neguinho que treina, treina, treina e chega em um ponto em que atinge um pico e estaciona ou declina, ai pinta a depre (falta de prazer)e surgem temas como esse de "Vou parar".
Se é referente ao BCAA, me diz uma coisa, estou falando mentira quanto ao uso indiscriminado e abusivo dessa substância e de muitas outras que a galera costuma por guela abaixo, muitas vezes só para dar na cabeça da galera no fim de semana?
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 12:57
Originalmente postado por Cando Cando escreveu:


Se é referente ao BCAA, me diz uma coisa, estou falando mentira quanto ao uso indiscriminado e abusivo dessa substância e de muitas outras que a galera costuma por guela abaixo, muitas vezes só para dar na cabeça da galera no fim de semana?

Defina indiscriminado e abusivo! Se puder embasar com alguma pesquisa ajuda.
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 13:15
Clythio é o cara! deveria fazer MTB tb, pra dar um help de treinamento pra galera!! Tongue
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 13:20
Originalmente postado por Cando Cando escreveu:

Se é referente ao BCAA, me diz uma coisa, estou falando mentira quanto ao uso indiscriminado e abusivo dessa substância e de muitas outras que a galera costuma por guela abaixo, muitas vezes só para dar na cabeça da galera no fim de semana?
 
To até imaginando a galera contrabandeando BCAA, ou tomando escondido antes do pedal de sabadão hehehehhe. Se o cara "abusar" de BCAA o máximo que vai acontecer é produzir um xixi "rico", ou seja, jogar dinheiro pelo ralo literalmente.
 
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 13:40
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Originalmente postado por Cando Cando escreveu:


Se é referente ao BCAA, me diz uma coisa, estou falando mentira quanto ao uso indiscriminado e abusivo dessa substância e de muitas outras que a galera costuma por guela abaixo, muitas vezes só para dar na cabeça da galera no fim de semana?

Defina indiscriminado e abusivo! Se puder embasar com alguma pesquisa ajuda.


Espeto corrido no almoço e no jantar.
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 13:49
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Defina indiscriminado e abusivo! Se puder embasar com alguma pesquisa ajuda.


Vou dar um exemplo, o cara que sai para pedalar 35 km na estrada parque até Cabreúva com a galera e toma aquela dose cavalar só para não sentir as pernas queimar e assim poder ir ao shopping a tarde como se não tivesse exigido o minimo do organismo.

Tem uma pesquisa, só que é brasileira e como já vi q rola um certo preconceito com o que é brasileiro não sei se serve muito. Se quizer ignorar o início por já saber decor o assunto. Vá até o paragrafo Consideracões finais.

http://www.efdeportes.com/efd136/aminoacidos-de-cadeia-ramificada-e-atividades-fisicas.htm

Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

To até imaginando a galera contrabandeando BCAA, ou tomando escondido antes do pedal de sabadão hehehehhe. Se o cara "abusar" de BCAA o máximo que vai acontecer é produzir um xixi "rico", ou seja, jogar dinheiro pelo ralo literalmente.
 



Quem filtra esse ecesso de aminoacido até ele sair pelo canal da urina?

Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 14:12
Nenhum preconceito contra nada Nacional. Pesquisa nada conclusiva, como já esperado. Mais estudos necessarios. Interessante notar que ele conclui: 

"A partir deste trabalho sobre a suplementação com os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), observa-se que o consumo pode ser benéfico, ingerido sozinho ou associado a outros nutrientes, se confirmada a necessidade e, desde que com acompanhamento de profissionais da área da saúde, como médicos, nutricionistas e educadores físicos."

E logo depois:

"...notaram-se algumas discordâncias entre os estudos..." e

"...fica bastante clara a necessidade de que mais pesquisas científicas sejam realizadas..."

Em nenhum momento do desenvolvimento(li tudo) se fala em acompanhamento por profissional. Ele claramente tá defendendo o dele(quem quer que seja).

Quanto a filtragem de excesso de aminoácidos, vitaminas e afins, é tb totalmente inconclusivo, e sem comprovação. 

Pra não desvirtuar mais esse tópico excelente que é sobre treinamento, encerro aqui minha poluição particular.
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 14:13
Olhando o site que o Cando informou, digitei ciclismo na busca e apareceu mta coisa interessante. Por exemplo: Efeito do uso de cafeina em provas de alta intensidade.

http://www.efdeportes.com/efd126/efectos-del-uso-de-cafeina-en-una-prueba-de-ciclismo-de-alta-intensidad.htm
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 14:16
E pra voltar ao tema do tópico... gostaria que o "professor" ou outro como o Landim, Alex ou outro que saiba mto (desculpe por nao lembrar o nome) nos informasse que tipo de base seria adequada fazer antes de iniciar o treinamento apresentado pelo Clythio.

ps: sei que base é individual e tudo.. entao voces colocam ai o geral. quem quiser que adapte pra sua realidade =p
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 17:45
Originalmente postado por thiagopdn thiagopdn escreveu:

sou iniciante tbm....este topico me abriu os olhos e muito...
estou apaixonado pelo ciclismo e amo competir....
Estou embasando nos treinos postados aqui....

Homaley, sou de goiania mas moro em Gurupi-TO, no final do ano vou pra goiania e a familia da minha mae mora em Bela vista quem sabe nao andamos juntos....

mas iai ganhou alguma prova....???
e no pelotao sentiu alguma diferença depois q começou os treinos by clitio...??



Thiago, sábado agora vou pegar minha road (alguém tá sugerindo não chamar de speed) em GYN e vou participar da 5ª etapa do ranking goiano.
Será o termômetro depois de 3 meses de treino by Clythio
Voltar ao Topo
Einstein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1745
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Einstein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 18:23
Clythio (ou quem quiser opinar),
 
Assim como muitos outros aqui fizeram, dei uma reestruturada nos meus treinos baseado em todo conteúdo aqui colocado (comecei esta semana, pois só agora tive tempo de ler todo o tópico) e tenho alguns comentários e dúvidas.
A primeira: Treinava COMPLETAMENTE errado. E, além disso, fazia uma salada com os treinos de corrida (pedestre). Já venho há algum tempo pensando em priorizar o ciclismo e correr apenas quando possível ou por diversão, mas sem trazer prejuízos aos meus treinos sobre a bike. Pergunta: Com este foco, você veria problema de encaixar um ou dois dias de corrida leves na minha semana (Isso teria que ser na Quarta ou Sexta, onde havia programado treinos de recuperação com duração máxima de 1h)? Ou você acha que devo parar totalmente de correr?
Só explicando... por que insisto na corrida? A corrida é uma coisa que faço fácil e com prazer. Não vejo nem o tempo passar quando estou correndo. Mas li num tópico sobre "correr ajuda a pedalar melhor?" um comentário acertivo do Alex que falava justamente em concentrar os esforços naquilo que você quer evoluir. Se retirar um desses treinos de recuperação da minha planilha for afetar o desempenho sobre a bike eu acho melhor parar de correr.
Dúvida 2: Sei que és um sprinter e o Homáley tb tem esta tendência. Por este motivo o treinamento está evoluindo pra priorizar este quesito. Eu, particularmente, em algum ponto, queria evoluir nas subidas (quesito no qual vejo que sou pior, mas que tenho mais prazer e vontade de evoluir). A partir de que momento teria que pensar nisso?
A propósito: Tenho apenas 1 ano e uns quebrados de ciclismo (2 anos e uns quebrados de corrida), 74kg, 1,76m. E tenho peso a perder. No auge dos meus treinamentos de corrida o meu peso ficava na casa dos 70kg. (Quando comecei a correr e pedalar estava com 90Kg e era um completo sedentário).
 
Pra começar é isso... ainda tenho mais dúvidas... mas vamos aos poucos.
 
Abraços e obrigado por esse trabalho fantástico que está fazendo aqui.

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein
Voltar ao Topo
OsmarMM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2010
Cotia - SP
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OsmarMM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 18:57
Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Clythio (ou quem quiser opinar),
 
Assim como muitos outros aqui fizeram, dei uma reestruturada nos meus treinos baseado em todo conteúdo aqui colocado (comecei esta semana, pois só agora tive tempo de ler todo o tópico) e tenho alguns comentários e dúvidas.
A primeira: Treinava COMPLETAMENTE errado. E, além disso, fazia uma salada com os treinos de corrida (pedestre). Já venho há algum tempo pensando em priorizar o ciclismo e correr apenas quando possível ou por diversão, mas sem trazer prejuízos aos meus treinos sobre a bike. Pergunta: Com este foco, você veria problema de encaixar um ou dois dias de corrida leves na minha semana (Isso teria que ser na Quarta ou Sexta, onde havia programado treinos de recuperação com duração máxima de 1h)? Ou você acha que devo parar totalmente de correr?
Só explicando... por que insisto na corrida? A corrida é uma coisa que faço fácil e com prazer. Não vejo nem o tempo passar quando estou correndo. Mas li num tópico sobre "correr ajuda a pedalar melhor?" um comentário acertivo do Alex que falava justamente em concentrar os esforços naquilo que você quer evoluir. Se retirar um desses treinos de recuperação da minha planilha for afetar o desempenho sobre a bike eu acho melhor parar de correr.
Dúvida 2: Sei que és um sprinter e o Homáley tb tem esta tendência. Por este motivo o treinamento está evoluindo pra priorizar este quesito. Eu, particularmente, em algum ponto, queria evoluir nas subidas (quesito no qual vejo que sou pior, mas que tenho mais prazer e vontade de evoluir). A partir de que momento teria que pensar nisso?
A propósito: Tenho apenas 1 ano e uns quebrados de ciclismo (2 anos e uns quebrados de corrida), 74kg, 1,76m. E tenho peso a perder. No auge dos meus treinamentos de corrida o meu peso ficava na casa dos 70kg. (Quando comecei a correr e pedalar estava com 90Kg e era um completo sedentário).
 
Pra começar é isso... ainda tenho mais dúvidas... mas vamos aos poucos.
 
Abraços e obrigado por esse trabalho fantástico que está fazendo aqui.
Osmar Morales
Voltar ao Topo
OsmarMM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2010
Cotia - SP
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OsmarMM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 18:59
Einstein, meu amigo... faz tempo heim??? rsrsrs
 
Tenho uns treinos bons para quem quer melhorar em subidas, muito bons!!! rsrsrs
Osmar Morales
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 19:20
Originalmente postado por OsmarMM OsmarMM escreveu:

Einstein, meu amigo... faz tempo heim??? rsrsrs
 

Tenho uns treinos bons para quem quer melhorar em subidas, muito bons!!! rsrsrs


Cade? heheheh
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
Einstein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1745
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Einstein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 19:40
Originalmente postado por OsmarMM OsmarMM escreveu:

Einstein, meu amigo... faz tempo heim??? rsrsrs
 
Tenho uns treinos bons para quem quer melhorar em subidas, muito bons!!! rsrsrs
 
Grande Osmar,
 
Faz tempo mesmo.
Senti sua falta na Claro 100K de Campos. Você ia se divertir naquelas subidas.
 
Compartilha ai desses treinos secretos de subida Big smile
 
Na verdade eu até criei um tópico sobre isso há algum tempo... minha dúvida maior agora é quando começar a priorizar o quesito. Neste momento eu acho que preciso iniciar um treino correto, coisa que nunca tinha feito antes, e o que está aqui já me ocupará por um bom tempo. Só não sei quando começar a modificar este treino e de que forma...
...ai vocês e o Clythio vão me ajudar. Wink 

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 20:08
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:


Originalmente postado por thiagopdn thiagopdn escreveu:

sou iniciante tbm....este topico me abriu os olhos e muito...estou apaixonado pelo ciclismo e amo competir....Estou embasando nos treinos postados aqui....Homaley, sou de goiania mas moro em Gurupi-TO, no final do ano vou pra goiania e a familia da minha mae mora em Bela vista quem sabe nao andamos juntos....mas iai ganhou alguma prova....???e no pelotao sentiu alguma diferença depois q começou os treinos by clitio...??
Thiago, sábado agora vou pegar minha road (alguém tá sugerindo não chamar de speed) em GYN e vou participar da 5ª etapa do ranking goiano.Será o termômetro depois de 3 meses de treino by Clythio


Cara fica de roda a (a)#$(a)$#$ da prova toda!! Se esconda do vento no pelotao. Na ultima volta mostre pra eles pra que voce veio...

Outra coisa, marque o melhor ciclista da sua categoria. Tente focar nele e vc vai se dar bem.


Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
thiagopdn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2010
Gurupi-TO
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagopdn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 20:50
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Originalmente postado por thiagopdn thiagopdn escreveu:

sou iniciante tbm....este topico me abriu os olhos e muito...
estou apaixonado pelo ciclismo e amo competir....
Estou embasando nos treinos postados aqui....

Homaley, sou de goiania mas moro em Gurupi-TO, no final do ano vou pra goiania e a familia da minha mae mora em Bela vista quem sabe nao andamos juntos....

mas iai ganhou alguma prova....???
e no pelotao sentiu alguma diferença depois q começou os treinos by clitio...??



Thiago, sábado agora vou pegar minha road (alguém tá sugerindo não chamar de speed) em GYN e vou participar da 5ª etapa do ranking goiano.
Será o termômetro depois de 3 meses de treino by Clythio


Conte pra gente como foi em....
Estou baseando meus treinos nos ensinamentos do mestre Clytio...
Ficamos no aguardo para saber como foi a 1º colocação da 5º etapa..
Voltar ao Topo
thiagopdn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2010
Gurupi-TO
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagopdn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 20:52
Originalmente postado por OsmarMM OsmarMM escreveu:

Einstein, meu amigo... faz tempo heim??? rsrsrs
 
Tenho uns treinos bons para quem quer melhorar em subidas, muito bons!!! rsrsrs


COmpartilha os treinos com a gente ai OsmarMM...
Sou passista ou melhor estou tentando ser....

passa os treinos ai..
abraçoWink
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 22:03
Einstein, resumindo:
1. Reduzir peso (ou melhor, aumentar watts/kg)
2. Aumentar Vo2Max
3. Melhorar LT
4. Technical skills (economia na forma de pedalar)
http://home.trainingpeaks.com/articles/cycling/climbing-like-a-tour-rider,-by-joe-friel.aspx
Ja fez varias vezes o teste de LT (20min) ? Quanto deu na media ? Quanto tempo vc treina acima e abaixo do LT, e quanto tempo esta treinando por semana em cada faixa (recovery, endurance, tempo, LT, Vo2Max, AE, Anaerobico) ?
Citando Friel: Trainning is testing... testing is trainning...
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 00:15
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Originalmente postado por thiagopdn thiagopdn escreveu:

sou iniciante tbm....este topico me abriu os olhos e muito...
estou apaixonado pelo ciclismo e amo competir....
Estou embasando nos treinos postados aqui....

Homaley, sou de goiania mas moro em Gurupi-TO, no final do ano vou pra goiania e a familia da minha mae mora em Bela vista quem sabe nao andamos juntos....

mas iai ganhou alguma prova....???
e no pelotao sentiu alguma diferença depois q começou os treinos by clitio...??



Thiago, sábado agora vou pegar minha road (alguém tá sugerindo não chamar de speed) em GYN e vou participar da 5ª etapa do ranking goiano.
Será o termômetro depois de 3 meses de treino by Clythio


Caro amigo, espero que não sinta dificuldades de readaptação ao balanço, posição e mecânica da tua road - mas boa sorte.
Use o sábado para rodar bem light de uma hora, e no meio dê uns 3 tiros de 30-60 segundos a 95%, mesmo, espaçados de no mínimo uns 5 minutos. Resista completamente à tentação de QUALQUER coisa além disso.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 00:23
Originalmente postado por ericoduarte ericoduarte escreveu:

E pra voltar ao tema do tópico... gostaria que o "professor" ou outro como o Landim, Alex ou outro que saiba mto (desculpe por nao lembrar o nome) nos informasse que tipo de base seria adequada fazer antes de iniciar o treinamento apresentado pelo Clythio.

ps: sei que base é individual e tudo.. entao voces colocam ai o geral. quem quiser que adapte pra sua realidade =p


Se já pedala e tem alguma base fisiológica, ou seja, já é ciclista e a pré-temporada está acabando.
Uns 3 meses com treinos de endurance >2h <3h, e 3x30, além de um trabalho de força e giro por semana. Giro? É, velocidade sem potencia, cadencia ligeiramente alta, de modo a melhorar economia e coordenação neuro-motora. Força? É, as tais arrancadas sentadas, para quem quer ser sprinter, ou subidas curtas repetidas, sentado, forçado.
O problema é que a maioria, na base, faz só os treinos de endurance, capacidade aeróbica, etc., e mistura nesse treino uns tiros, umas subidas com duração aleatória, uns paus com o grupo que pedala junto, etc. - daí não tem especificidade, sobe pouco, não sabe o que fazer depois, e dá platô..

Depois de desenvolver esses 3 vértices da base da pirâmide - velocidade, força e capacidade aeróbica, você começa a erquer as faces da mesma...
Ou seja, na base, não faz muito sentido fazer tiros de 3 a 10 minutos, e nem treinar sprints longos, porque vai só cansar, e não treinar, ou fazer um pico muito baixo e insustentável - vôo de galinha.

Agora, se o sujeito está começando, ou precisa perder 10kg, essas coisas - não treine, só pedale, com foco o volume, por um ano, se vira com aprendizado de bikefit, posição de taco na sapatilha, essas coisas, e depois pensa nisso.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 00:33
Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Clythio (ou quem quiser opinar),
 
Assim como muitos outros aqui fizeram, dei uma reestruturada nos meus treinos baseado em todo conteúdo aqui colocado (comecei esta semana, pois só agora tive tempo de ler todo o tópico) e tenho alguns comentários e dúvidas.
A primeira: Treinava COMPLETAMENTE errado. E, além disso, fazia uma salada com os treinos de corrida (pedestre). Já venho há algum tempo pensando em priorizar o ciclismo e correr apenas quando possível ou por diversão, mas sem trazer prejuízos aos meus treinos sobre a bike. Pergunta: Com este foco, você veria problema de encaixar um ou dois dias de corrida leves na minha semana (Isso teria que ser na Quarta ou Sexta, onde havia programado treinos de recuperação com duração máxima de 1h)? Ou você acha que devo parar totalmente de correr?
Só explicando... por que insisto na corrida? A corrida é uma coisa que faço fácil e com prazer. Não vejo nem o tempo passar quando estou correndo. Mas li num tópico sobre "correr ajuda a pedalar melhor?" um comentário acertivo do Alex que falava justamente em concentrar os esforços naquilo que você quer evoluir. Se retirar um desses treinos de recuperação da minha planilha for afetar o desempenho sobre a bike eu acho melhor parar de correr.
Dúvida 2: Sei que és um sprinter e o Homáley tb tem esta tendência. Por este motivo o treinamento está evoluindo pra priorizar este quesito. Eu, particularmente, em algum ponto, queria evoluir nas subidas (quesito no qual vejo que sou pior, mas que tenho mais prazer e vontade de evoluir). A partir de que momento teria que pensar nisso?
A propósito: Tenho apenas 1 ano e uns quebrados de ciclismo (2 anos e uns quebrados de corrida), 74kg, 1,76m. E tenho peso a perder. No auge dos meus treinamentos de corrida o meu peso ficava na casa dos 70kg. (Quando comecei a correr e pedalar estava com 90Kg e era um completo sedentário).
 
Pra começar é isso... ainda tenho mais dúvidas... mas vamos aos poucos.
 
Abraços e obrigado por esse trabalho fantástico que está fazendo aqui.

Conheço muitos ciclistas que correm, mas quase todos são slowtwichers... roladores de cadência baixa - mas não somos pro, se correr te dá prazer, move outros músculos, faz bem à saúde, e é mais "funcional" do que o ciclismo, faça sem priorizar, uma vez por semana, e vai se condicionando.
Se fosse tão fatal assim, alguns triatletas que conheço não conseguiriam rodar na média que fazem, nem participar de provas de ciclismo bem, como fazem. O Chris Carmichael costuma dizer que os amadores não devem ser tão dedicados a ponto de não poderem jogar meia hora de volei num churrasco sem ficar todos doloridos, como acontece com os pro 100% dedicados a bike.
Ou seja, ele recomenda cross-training e até musculação tronco-braços para que tenhamos aparencia e vida normal, porque não somos profissionais!

Subida se treina, sim, claro, depende de endurance muscular, exige subidas disponíveis para isso, claro, mas a "base" para esse treino é VO2max e LT altíssimos, e isso se desenvolve naqueles intervalados descritos acima, o primeiro, e cujo trabalho começa antes, é com tiros de 3-5 minutos, e o outro pode ter tiros mais longos, de até 10 minutos, carga total entre 20 e 30 minutos, como regra geral. Ou seja, onde os sprinters fazer sessão dedicada ao sprint, escaladores devem ter uma sessão semanal dedicada à subida, com tiros ou subidas longas, etc.

Mas para subir bem, teu peso tem que cair primeiro, ou junto com a base do treino, claro.
Pessoalmente, não vejo problemas em fazer 5, ao invés de 4 sessões de treino por dia.
Mas veja bem que tipo de sessão exige 48+ horas de recuperação, e se tiver que treinar no dia seguinte, entenda que não vai estar totalmente recuperado, e vai "empilhar" estímulos, e se isso ficar recorrente, acaba dando um overtraining, ou fadiga mental, platô, desânimo, etc.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 00:43
Originalmente postado por Cando Cando escreveu:


Outra coisa, não fiz nenhuma citação direta ao Clithio, criticando ou falando mal de suas dicas e sujestões, so escrevi o que costumo ver por ai há mais de 20 anos, neguinho que treina, treina, treina e chega em um ponto em que atinge um pico e estaciona ou declina, ai pinta a depre (falta de prazer)e surgem temas como esse de "Vou parar".


Tranquilo, não me senti ofendido, nem indiretamente nem diretamente.

Mas acho que você deveria saber se os ciclistas pro são gerenciados, dia-a-dia, ou por planilha, por coach particular ou da equipe.
Vai descobrir que não, que a grande maioria é self-coached, na grande parte por tentativa-e-erro ou por orientação que teve nessa ou naquela equipe - cada um faz o que "deu certo" para ele ao longo da vida esportiva anterior.
Para começar, cada um mora num país diferente, numa cidade diferente, etc.
No início da temporada, e antes das competições importantes, os caras são "juntados" e testados, e quem está bem, vai, quem não está, não é escalado - se passar uma temporada e não mostrar serviço, não tem o contrato renovado.

Numa equipe pro-tour, são dezenas de ciclistas em cada equipe, e o corpo técnico só se dedica aos ponteiros, líderes da equipe - imagine por todos para treinar com PowerMeters e examinar TODO dia os arquivos de todos, orientando e dando feedback, etc.?
Claro que tem equipes mais dedicadas a isso, com mais recursos, mais gente (acho que Garmim tem tentado algo assim, treinar mais em equipe, etc.).

Enfim, não fique chocado, mas ao contrário dos tenistas TOP 200, os ciclistas TOP 200 não tem todos eles técnicos ou treinadores dedicados, e em grande parte, novamente, os que treinam os tais TOP nem sempre tem formação formal em educação física, fisiologia do esporte, mestrado, doutorado, etc..
(e note, não estou dizendo que isso é certo ou errado, nem se deveria ser ou não assim).
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 01:17
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Originalmente postado por thiagopdn thiagopdn escreveu:

sou iniciante tbm....este topico me abriu os olhos e muito...
estou apaixonado pelo ciclismo e amo competir....
Estou embasando nos treinos postados aqui....

Homaley, sou de goiania mas moro em Gurupi-TO, no final do ano vou pra goiania e a familia da minha mae mora em Bela vista quem sabe nao andamos juntos....

mas iai ganhou alguma prova....???
e no pelotao sentiu alguma diferença depois q começou os treinos by clitio...??



Thiago, sábado agora vou pegar minha road (alguém tá sugerindo não chamar de speed) em GYN e vou participar da 5ª etapa do ranking goiano.
Será o termômetro depois de 3 meses de treino by Clythio


Caro amigo, espero que não sinta dificuldades de readaptação ao balanço, posição e mecânica da tua road - mas boa sorte.
Use o sábado para rodar bem light de uma hora, e no meio dê uns 3 tiros de 30-60 segundos a 95%, mesmo, espaçados de no mínimo uns 5 minutos. Resista completamente à tentação de QUALQUER coisa além disso.


Clythio, na realidade a prova é no sábado.
Fiz e estou pensando fazer  o seguinte:
Ontem = 5 X 5
Hoje= 3 X 20
Amanhã = Descanso
Sexta = 1 hora de giro com 2 tiros de 1 min.
Sábado = Prova.

Tem este detalhe: vou pegar a bike de manhã e corre à tarde. Creio que terei problemas com isso.
Mas vou competir relax. Sem pressão.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 01:42
Perfeito, é isso mesmo, dois dias sem treino muito forte, mas na véspera tem que "acordar" e "enganar" o organismo... supercompensando.
Vai relax, mesmo... divirta-se.
Não poupa, não, pula nas fugas que acha que vão embora.. ao menos, serve de excelente treino.

É circuito que vem para a chegada, ou vai quebrar, tem subida, essas coisas?
Se tiver retorno ou curva com arrancada, vai achar muuuuiiito mais fácil do que achava 3 meses atrás...
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 01:49
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Perfeito, é isso mesmo, dois dias sem treino muito forte, mas na véspera tem que "acordar" e "enganar" o organismo... supercompensando.
Vai relax, mesmo... divirta-se.
Não poupa, não, pula nas fugas que acha que vão embora.. ao menos, serve de excelente treino.

É circuito que vem para a chegada, ou vai quebrar, tem subida, essas coisas?
Se tiver retorno ou curva com arrancada, vai achar muuuuiiito mais fácil do que achava 3 meses atrás...


Circuito quadrado. Ou seja, não tem senta e levanta.
1 hora de prova mais 2 voltas.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 01:52
Melhor ainda - dá para suportar as retomadas e aceleradas sentado.
Boa sorte, divirta-se.
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 02:27
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:


Originalmente postado por Cando Cando escreveu:

Outra coisa, não fiz nenhuma citação direta ao Clithio, criticando ou falando mal de suas dicas e sujestões, so escrevi o que costumo ver por ai há mais de 20 anos, neguinho que treina, treina, treina e chega em um ponto em que atinge um pico e estaciona ou declina, ai pinta a depre (falta de prazer)e surgem temas como esse de "Vou parar".
Tranquilo, não me senti ofendido, nem indiretamente nem diretamente.Mas acho que você deveria saber se os ciclistas pro são gerenciados, dia-a-dia, ou por planilha, por coach particular ou da equipe.Vai descobrir que não, que a grande maioria é self-coached, na grande parte por tentativa-e-erro ou por orientação que teve nessa ou naquela equipe - cada um faz o que "deu certo" para ele ao longo da vida esportiva anterior.Para começar, cada um mora num país diferente, numa cidade diferente, etc.No início da temporada, e antes das competições importantes, os caras são "juntados" e testados, e quem está bem, vai, quem não está, não é escalado - se passar uma temporada e não mostrar serviço, não tem o contrato renovado.Numa equipe pro-tour, são dezenas de ciclistas em cada equipe, e o corpo técnico só se dedica aos ponteiros, líderes da equipe - imagine por todos para treinar com PowerMeters e examinar TODO dia os arquivos de todos, orientando e dando feedback, etc.?Claro que tem equipes mais dedicadas a isso, com mais recursos, mais gente (acho que Garmim tem tentado algo assim, treinar mais em equipe, etc.).Enfim, não fique chocado, mas ao contrário dos tenistas TOP 200, os ciclistas TOP 200 não tem todos eles técnicos ou treinadores dedicados, e em grande parte, novamente, os que treinam os tais TOP nem sempre tem formação formal em educação física, fisiologia do esporte, mestrado, doutorado, etc..(e note, não estou dizendo que isso é certo ou errado, nem se deveria ser ou não assim).


Complementando... até porque os ciclistas pro's jah sao ciclistas formados. Anos de preparacao e, na maioria, se viram sozinho.

Claro que as estrelas sao estrelas... mas a grande maioria tem seus parceiros de treino e fazem as coisas como sempre fizeram.. ;)
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 02:38
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:


Originalmente postado por ericoduarte ericoduarte escreveu:

E pra voltar ao tema do tópico... gostaria que o "professor" ou outro como o Landim, Alex ou outro que saiba mto (desculpe por nao lembrar o nome) nos informasse que tipo de base seria adequada fazer antes de iniciar o treinamento apresentado pelo Clythio.

ps: sei que base é individual e tudo.. entao voces colocam ai o geral. quem quiser que adapte pra sua realidade =p
Se já pedala e tem alguma base fisiológica, ou seja, já é ciclista e a pré-temporada está acabando.Uns 3 meses com treinos de endurance >2h <3h, e 3x30, além de um trabalho de força e giro por semana. Giro? É, velocidade sem potencia, cadencia ligeiramente alta, de modo a melhorar economia e coordenação neuro-motora. Força? É, as tais arrancadas sentadas, para quem quer ser sprinter, ou subidas curtas repetidas, sentado, forçado.O problema é que a maioria, na base, faz só os treinos de endurance, capacidade aeróbica, etc., e mistura nesse treino uns tiros, umas subidas com duração aleatória, uns paus com o grupo que pedala junto, etc. - daí não tem especificidade, sobe pouco, não sabe o que fazer depois, e dá platô..Depois de desenvolver esses 3 vértices da base da pirâmide - velocidade, força e capacidade aeróbica, você começa a erquer as faces da mesma...Ou seja, na base, não faz muito sentido fazer tiros de 3 a 10 minutos, e nem treinar sprints longos, porque vai só cansar, e não treinar, ou fazer um pico muito baixo e insustentável - vôo de galinha.Agora, se o sujeito está começando, ou precisa perder 10kg, essas coisas - não treine, só pedale, com foco o volume, por um ano, se vira com aprendizado de bikefit, posição de taco na sapatilha, essas coisas, e depois pensa nisso.


Muito feliz que voce respondeu minha pergunta!!!!!!!! hehehehehe

Bem, eu jah pedalo. Parei por 1 mes, pois tinha fraturado a clavicula numa queda besta =/

Entao, agora tou voltando e vou fazer uma base até Janeiro. Os tres meses que voce sugeriu.

La vai as duvidas.

1 - Um trabalho de forca e giro? Alternado um em cada semana ou os dois em cada semana? Durante os 3 meses da base?
2 - Giro? Se eu for fazer giro na terca. Faco quanto tempo de giro? 30% do tempo de treino? Intervalos de 5 minuto?
3 - Forca? quantas arrancadas por treino? De quanto tempo cada arrancada? Alguma cadencia alvo? Alguma sugestao de relacao e inclinacao da ladeira? :D
4 - So pretendo correr provas de circuito e participar dos rachas com a galera. Devo fazer treinos de endurace de 3h? Ou no maximo de 2h? Visto que as provas que quero focar duram no maximo 1h30m.

Se voce puder da uma detalhada melhor nesse esquema de giro e forca ficaria massa...

Por exemplo.. poderia fazer assim

ter - endurance + giro (3 intervalos de 5 minuto acima de 100 rpm)
quin - endurace + forca (3 arrancadas em subida, com intervalo de 5 min entre cada uma)
sab - Endurace
dom - Endurace

?



VALEU
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 03:11
Escrevi 3 x 30, é 3 x 20...
Amanhã volto nos outros pontos, dando sugestões, e não fórmulas fechadas, OK?
abs,
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 03:26
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Escrevi 3 x 30, é 3 x 20...
Amanhã volto nos outros pontos, dando sugestões, e não fórmulas fechadas, OK?
abs,


Clythio, parece que a vaga do Mauro Ribeiro tá aberta.
Topa ????
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 03:30
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:


Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Perfeito, é isso mesmo, dois dias sem treino muito forte, mas na véspera tem que "acordar" e "enganar" o organismo... supercompensando.Vai relax, mesmo... divirta-se.Não poupa, não, pula nas fugas que acha que vão embora.. ao menos, serve de excelente treino.É circuito que vem para a chegada, ou vai quebrar, tem subida, essas coisas?Se tiver retorno ou curva com arrancada, vai achar muuuuiiito mais fácil do que achava 3 meses atrás...
Circuito quadrado. Ou seja, não tem senta e levanta.1 hora de prova mais 2 voltas.


Ai vc pode pegar umas dicas a mais sobre circuito! http://criteriumcoaching.com/

Abraco e boa sorte... adoro os circuitos, eh mta emocao (qndo se ta bem treinado) hehehehehe
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 7891011 30>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X