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Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens

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raulino Ver Drop Down
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    Postado: 29 Mar 2021 as 20:47
A maior desvantagem da 29er é não ser uma 39er



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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2021 as 09:37
Originalmente postado por Marvinthedude Marvinthedude escreveu:

Cara, exatamente isso! Não quero gastar tanto em um hobby cujo objetivo é me divertir. O que uma galera do cilcismo não entende é que tem gente que pedala puramente por diversão, pra desestressar etc...

Não preciso de uma 29 pra isso. O que me deixa "p" da vida com os fabricantes é que, como a tecnologia das 26 já ficou obsoleta (pra competição de profissionais, já que até mesmo em competições amadoras tem cara com 26 dando pau em cara de 29), não justificaria mais cobrar tão caro nesse tipo de bike.

O amigo disse que ciclismo sempre foi caro... Verdade! Pro ciclismo de alta tecnologia, antenado na toma tendência, é e sempre será. O amigo se esqueceu que uma Caloi alumininum era uma bike cara há 30 anos. Hj em dia, não vale nada. Mesma coisa com os câmbios de 8 e de 9 velocidades. Tenho um GTS na minha 26 (quadro de uma Caloi aluminun) que funciona perfeitamente pra 8 velocidades.

Provavelmente, inventarão outro tamanho de roda ou sei lá o que e essas Caloi Full carbon vão ficar baratinhas, daqui a 30 anos. E o que irão fazer? Vão parar de fabricar e farão uma bike foleira, pior do que uma bike de quadro de carbono mediana que ficou barata por conta da tecnologia ter ficado obsoleta, mas com a mesma desculpa das 29 de entrada de hoje: tem tecnologia superior...

Olhe as supensoes... Antes elas nem existiam, depois passaram a usar mola, mola e elastomeros, óleo, ar... E hoje às de mola e elastomeros e de óleo já estão acessíveis e algumas funcionam muito bem pra ciclista casual.

Ou seja, ciclismo é caro (e deve ser) pro cara que quer o rolamento de cerâmica, pois ele exige da indústria constante inovação. Sendo que os outros, que só querem andar de boa, deveriam ter opção de entrar na nova moda ou não. Isso seria possível com mais informaçao e menos vontade do brasileiro de se mostrar mais do que é a todo momento.

Vivemos num país tão fudido que, quando o cara tem um carro, se acha melhor que os outros e passa a agir de forma agressiva no trânsito, com pedestres e ciclistas. Do forma análoga, alguns usam bike pra simplesmente mostrarem riqueza e tal. Lá fora do país, isso ocorre bem menos. Acho que é porque as pessoas não são tão fudidas. Conheço muita gente que tem um carrao que fica estacionado na calçada de casa, pq na garagem não cabe... Eu prefiro morar num lugar bom aqui da minha cidade, viajar várias vezes por ano do que uma bike que tem o preço de um carro e vai me dar muita dor de cabeça (receio de ser roubado, receio de quebrar uma peça etc etc).

Mas isso é a minha cabeça. Cada um gasta o seu dinheiro sua vida do jeito que quiser. Pedal não é e nunca será minha vida.

Já conheci um português (ciclista) que falou que os brasileiros lá se importavam muito com o equipamento dos outros.

26 é suficiente pro ciclista casual. Mas cada um faz o que quer com seu dinheiro (ou com o dinheiro do banco).



pois bem, enfim chegamos a um consenso. Você NÃO QUER investir nas tecnologias novas e PRA VOCÊ o que tem hoje, apesar de mais antigo, é satisfatório e atende bem. Tá ótimo, é uma excelente consciência pra se ter já que hoje existe um consumismo muitas vezes desenfreado e sem propósito

Mas veja que é uma opinião bem diferente do que postou lá atrás, que "quase não tem diferença", que "não precisa", que "é besteira investir numa bike moderna" ou mesmo dar a entender que é tudo uma grande bobagem e puro marketing pra enganar os consumidores enquanto as empresas se entopem de dinheiro. 
Me deixa indignado nessas postagens o fato de alguém emitir uma opinião dessas sem nunca ter testado efetivamente uma bike moderna, de boa qualidade.   

O que uma galera do ciclismo custa a entender é que o ganho de desempenho e evolução também faz parte da diversão. E quando há um ganho perceptível aumenta o incentivo para a pessoa melhorar ainda mais seu desempenho. A aquisição de um equipamento melhor faz parte dessa evolução, o que também faz o mercado girar, o que permite desde a grande indústria até o lojista do bairro a aumentar os investimentos em atletas e competições. Por fim isso gera um ciclo virtuoso que ao meu ver só traz ganho ao esporte. Se todo mundo insistisse em continuar rodando com bikes anteriores a 2012 e trocar só o que quebra tenho certeza que o nível do ciclismo estaria bastante inferior hoje.

outra coisa, não concordo de maneira alguma com essa idéia de que "bikes 29 fizeram o preço das bikes aumentar". A bikes 29 foram consequência da evolução tecnológica e aceitação do mercado. Se por algum motivo não tivessem caído no gosto do consumidor e as 26 tivessem prevalecido, as bikes 26 modernas estariam tão caras quanto estão hoje as 29 modernas. Afinal, qual diferença no ferramental pra fazer uma roda um pouco maior que a outra? Um quadro um pouco mais longo pra acomodar as rodas maiores custa tão mais caro assim? um garfo 5 cm mais longo leva tanto material a mais que fica muito mais caro comparado a um garfo menor de mesma qualidade? 
Quando as bikes 26 e 29 de mesma especificação conviviam nos catálogos das marcas, não havia diferença significativa de preço. E a subida de preço atual (1 ano pra cá) se deu a outros fatores, como dólar, inflação, falta de peças no mercado. "Ficou mais cara pq aumentou a roda" é uma grande bobagem dita.

Até as bikes de supermercado hoje em dia são 29. E a qualidade delas é tão ruim como eram as 26 da mesma categoria anteriormente, mas infelizmente são muito mais caras que antes pelos motivos que citei acima, subiu tudo geral.

Agora deixa eu contar pra vocês uma historinha que representa bem o MICO que são bikes 26.

Em 2015 (6 anos atrás!!!!) consegui comprar numa excelente oferta uma Giant Anthem 29 ano 2012. Na época eu tinha a mesma bike, aro 26, quadro ano 2009 montado com boas peças pra época. Pois bem, assim que peguei a bike eu passei algumas peças dela pra outra bike (mesa, guidão, manoplas, canote retrátil) e montei os originais da anthem 29 na 26 pra vender. Anunciei por cerca de R$3500 e uns 2 meses depois acabei vendendo por coisa de R$3000 a bike.

Na mesma época vasculhando o Mercado Livre pra ter noção dos preços de bikes similares, haviam algumas das primeiras Anthem dos anos 2008 e anteriores, que o quadro tem um sistema um pouco diferente com 80mm de curso. E pasmem, desde aquela época essa mesma bike estava anunciada lá. E está ATÉ HOJE!!!!!
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1067706305-mtb-full-giant-anthem-aro-26-maestro-9v-coroa-narrow-wide-_JM?searchVariation=40413582194#searchVariation=40413582194&position=42&type=item&tracking_id=0604343f-79ee-4700-b181-69539e9db754

as perguntas mais antigas do anúncio são de 2018, mas acredito que já foi renovado algumas vezes. Ou talvez o dono desistiu de vender por um tempo.. sei lá.. Mas ainda assim, 3 anos tentando vender uma bike já é um absurdo, quem dirá 6 anos.. Bom é isso. Pra desovar essa bike só colocando 2500 reais ou menos, ainda assim precisaria de uma pessoa bem saudosista pra adquirir. E ainda ter q arriscar possíveis problemas no amortecedor e quadro de uma bike com 13~14 anos de uso! Pensando bem, 1500 tá bem pago nela..


Editado por TheLittle - 29 Mar 2021 as 11:19
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

imagino que outros usuários possam relatar também suas experiências da migração pra 29.

Deixo minha contribuição.

Minha saudosa Giant Cadex ALM-1 da década de 1990, comprada em meados de 2002 para ser utilizada como bike do dia a dia, visto que andava mais forte e fazia meus treinos com minha Caloi Strada 16v Sora 2001.

Em sua proposta inicial estava bem válida, entretanto de 2014 pra frente, comecei a me aventurar com ela em treinos, mas por sua idade, pela qualidade de algumas peças existentes nela, as disponíveis no mercado e pela minha condição financeira na época , dava uma manutenção constante. Inclusive tive um acidente em 2017 com ela, na qual fui atropelado por uma Nissan Frontier das antigas na entrada de Caxias do Sul, por sorte, apenas me ralei um pouco e a bike malemal teve o aro entortado pela pancada. No acidente fomos arremessados: eu para o acostamento e a bike pro meio do asfalto, onde um carro passou por cima dela. Aquele realmente não era o meu dia, em todos os aspectos possíveis! 

Troquei em 2018 minha Cadex por uma Soul SL329.

Percepções de desempenho: não ganhei muito em velocidade final e de velocidade média nos pedais, entretanto, alguns trechos o tempo caiu, o nível de cansaço diminuiu bastante e a segurança quanto ao equipamento aumentou consideravelmente! Fruto de um quadro mais adequado ao meu porte físico e de sistemas mais atuais, como o freio a disco hidráulico.

Percepções financeiras: aro 26 só tinha disponibilidade de peças antigas/comuns/entry level (isso nas específicas), fora que, por ser V-brake e ser de 21v, era bem limitada! Manutenção até era mais em conta do que a 29", mas não valeria a pena um upgrade de peças em uma bike que, para mim no momento, estava defasada. Entretanto, observo que essa percepção é mais sentida porque eu não tinha acesso a boas peças (as bikeshops da minha cidade já estavam mais focadas nas aro 29" para peças de meio de linha e de performance.

Pra mim, que tenho 1,89m é impensável andar em uma 26", mesmo que seja quadro XXL. 
Mas vejo que para pessoas mais baixas ou como no caso do gm1987, ainda é valido o uso delas, entretanto, a disponibilidade de boas peças pode estar comprometida!

Repito: na minha opinião!!!



Gabriel Pires
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raulino Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Verdades que precisam ser ditas:

- Quem roda na 26" ainda é puramente aspecto financeiro

Não me julguem haters do aro 29", quem vos fala é um feliz mantenedor de duas bikes aro 26" pica das galaxias... 

Acontece que não posso dizer que ando numa GIANT da década passada e não numa Santa Cruz por escolha... É por pura falta de dinheiro mesmo!!! E não tem mal nenhum nisso, são questões de prioridades. Toda vez que pedalo com minhas bikes me divirto tanto quanto quem pedala de 29", faço um pouco mais de esforço, desço mais lento... Mas a diversão é garantida!!!

Ou seja, as 26" não são inúteis como dito acima... Nem estão tão obsoletas assim, a ponto de serem peças de museu. Ainda hoje são perfeitamente usáveis para quem não tem apego a desempenho.


Concordo totalmente contigo gm1987, uma boa 29er Full deveria custar metade do que estão custando hoje.

O imposto total das partes e peças, nacionais ou importadas, deveria ser fixo em torno de 20%... aí ficaria mais acessível, tanto a compra, como ups, manutenção e até a montagem pra quem gosta de especificar e montar ou customizar sua própria bike.

Mesmo assim, eu hoje não compraria uma 29er se tivesse o dinheiro na mão, pois as bikes que tenho estão atendendo meu propósito e nível técnico.
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Cara, exatamente isso! Não quero gastar tanto em um hobby cujo objetivo é me divertir. O que uma galera do cilcismo não entende é que tem gente que pedala puramente por diversão, pra desestressar etc...

Não preciso de uma 29 pra isso. O que me deixa "p" da vida com os fabricantes é que, como a tecnologia das 26 já ficou obsoleta (pra competição de profissionais, já que até mesmo em competições amadoras tem cara com 26 dando pau em cara de 29), não justificaria mais cobrar tão caro nesse tipo de bike.

O amigo disse que ciclismo sempre foi caro... Verdade! Pro ciclismo de alta tecnologia, antenado na toma tendência, é e sempre será. O amigo se esqueceu que uma Caloi alumininum era uma bike cara há 30 anos. Hj em dia, não vale nada. Mesma coisa com os câmbios de 8 e de 9 velocidades. Tenho um GTS na minha 26 (quadro de uma Caloi aluminun) que funciona perfeitamente pra 8 velocidades.

Provavelmente, inventarão outro tamanho de roda ou sei lá o que e essas Caloi Full carbon vão ficar baratinhas, daqui a 30 anos. E o que irão fazer? Vão parar de fabricar e farão uma bike foleira, pior do que uma bike de quadro de carbono mediana que ficou barata por conta da tecnologia ter ficado obsoleta, mas com a mesma desculpa das 29 de entrada de hoje: tem tecnologia superior...

Olhe as supensoes... Antes elas nem existiam, depois passaram a usar mola, mola e elastomeros, óleo, ar... E hoje às de mola e elastomeros e de óleo já estão acessíveis e algumas funcionam muito bem pra ciclista casual.

Ou seja, ciclismo é caro (e deve ser) pro cara que quer o rolamento de cerâmica, pois ele exige da indústria constante inovação. Sendo que os outros, que só querem andar de boa, deveriam ter opção de entrar na nova moda ou não. Isso seria possível com mais informaçao e menos vontade do brasileiro de se mostrar mais do que é a todo momento.

Vivemos num país tão fudido que, quando o cara tem um carro, se acha melhor que os outros e passa a agir de forma agressiva no trânsito, com pedestres e ciclistas. Do forma análoga, alguns usam bike pra simplesmente mostrarem riqueza e tal. Lá fora do país, isso ocorre bem menos. Acho que é porque as pessoas não são tão fudidas. Conheço muita gente que tem um carrao que fica estacionado na calçada de casa, pq na garagem não cabe... Eu prefiro morar num lugar bom aqui da minha cidade, viajar várias vezes por ano do que uma bike que tem o preço de um carro e vai me dar muita dor de cabeça (receio de ser roubado, receio de quebrar uma peça etc etc).

Mas isso é a minha cabeça. Cada um gasta o seu dinheiro sua vida do jeito que quiser. Pedal não é e nunca será minha vida.

Já conheci um português (ciclista) que falou que os brasileiros lá se importavam muito com o equipamento dos outros.

26 é suficiente pro ciclista casual. Mas cada um faz o que quer com seu dinheiro (ou com o dinheiro do banco).


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Verdades que precisam ser ditas:

- Quem roda na 26" ainda é puramente aspecto financeiro

Não me julguem haters do aro 29", quem vos fala é um feliz mantenedor de duas bikes aro 26" pica das galaxias... 

Acontece que não posso dizer que ando numa GIANT da década passada e não numa Santa Cruz por escolha... É por pura falta de dinheiro mesmo!!! E não tem mal nenhum nisso, são questões de prioridades. Toda vez que pedalo com minhas bikes me divirto tanto quanto quem pedala de 29", faço um pouco mais de esforço, desço mais lento... Mas a diversão é garantida!!!

Ou seja, as 26" não são inúteis como dito acima... Nem estão tão obsoletas assim, a ponto de serem peças de museu. Ainda hoje são perfeitamente usáveis para quem não tem apego a desempenho.




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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2021 as 22:35
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

O consenso de quem realmente testou ambas as bikes é que na 29 é bem mais fácil MANTER A VELOCIDADE




Ai que está. Não é bem mais fácil, estamos falando de uma sutil diferença, que pode até ajudar, mas...

O argumento mais inteligente realmente é de que treinar é o mais importante, pois é verdade, se você não consegue acompanhar com uma 26X1,5 a chance de você acompanhar de 29X1.95 é nula e não se justifica pelo lado da performance, nem com 700X38 faria alguém ganhar mais de 1% de performance em relação a uma 26X1.5 e digo isso pois cronometrei meus trajetos com ambas dando o máximo de mim e a diferença é muito pequena.
Tem aquelas questões, a minha 26 é mais leve que minha 700, mas isso é uma das vantagens de um aro menor... Então... é bem justa a comparação sim.
Eu acho que a 700 roda melhor? Acho. No máximo 1%.

mas você tá falando de pneus finos e asfalto.
estou falando de mountain bikes. nesse caso, mesmo q seja estradão, nas experiências que tive a diferença foi bem significativa.

imagino que outros usuários possam relatar também suas experiências da migração pra 29.
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

O consenso de quem realmente testou ambas as bikes é que na 29 é bem mais fácil MANTER A VELOCIDADE




Ai que está. Não é bem mais fácil, estamos falando de uma sutil diferença, que pode até ajudar, mas...

O argumento mais inteligente realmente é de que treinar é o mais importante, pois é verdade, se você não consegue acompanhar com uma 26X1,5 a chance de você acompanhar de 29X1.95 é nula e não se justifica pelo lado da performance, nem com 700X38 faria alguém ganhar mais de 1% de performance em relação a uma 26X1.5 e digo isso pois cronometrei meus trajetos com ambas dando o máximo de mim e a diferença é muito pequena.
Tem aquelas questões, a minha 26 é mais leve que minha 700, mas isso é uma das vantagens de um aro menor... Então... é bem justa a comparação sim.
Eu acho que a 700 roda melhor? Acho. No máximo 1%.
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Originalmente postado por Marvinthedude Marvinthedude escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Como explicar cientificamente ou por fórmulas essa diferença entre as rodas? Sei lá, acho que as pessoas acham muito mais simples comprar uma bike que dá resultado na vida real do que ficar em fórum lendo discussões sobre isso. Afinal ao invés de precisar de um doutorado em física pra entender ou explicar todos os fenômenos que acontecem ao pedalar, basta fazer um teste simples que é pedalar em diferentes bikes e sentir na prática o que é melhor ou pior pra cada um.


1 - Peba vai ser sempre peba, seja em 29 seja em 26. 

2- O cálculo de velocidade utiliza conhecimento de matemática básica e é um argumento objetivo e claro e que demonstra a falácia da "29 corre mais" pra maioria das bikes de entrada. Não entendo o porquê de você ser tão avesso a um cálculo matemático. Sua bike 29 passou por vários cáculos matemáticos que se confirmaram na vida real pra ser feita. A tecnologia depende de cálculo matemático.

3 - A venda de bike 26 a preço de banana, mesmo com bons componentes é uma questão de oferta e demanda. Às vezes, só pelos componentes vale a pena comprar uma bike 26 de um cara. Valor e preço são conceitos diferentes. Não vou falar sobre isso aqui, mas recomendo que o colega se informe a respeito disso, pois agregará muito nos conhecimentos gerais. Não concordo, portanto, com o "mico". 

4 - Dinheiro não me falta, mas não quer dizer que, só porque eu tenho, eu devo torrar numa simples bicicleta pra fazer um pedalzinho de média de 27 km/hora em estradinha de terra batida e em asfalto, e que, no máximo, chega a 40km/hora no grupo em que eu ando. E acho difícil ter grupo com média maior que essa... Pelo menos aqui onde moro. Tem, obviamente, mas é exceção e geralmente são pessoas que competem de verdade (o que acredito, pela forma como trata o ciclismo, é o seu caso). Já que você é um competidor fodão, você está certo em ter uma 29 (e não estou sendo irônico). 

5 - Não discordo que as 29 tem mais tecnologia agregada. Meu ponto de discordância é basicamente que essa tecnologia a mais não é convertida a favor do ciclista casual, que é o grande público consumidor de bike. 

Se alguém que está lendo isso aqui é competidor, compre uma 29. Se não for, considere uma boa 26. Garanto que não vai ficar pra trás por conta do aro. Isso é conversa pra boi dormir....

vou ter que explicar de novo pq tá difícil vc compreender.

Eu sou formado em exatas e tenho profundo respeito pela engenharia. O respeito que tenho chega ao ponto de eu ler e discutir artigos e fóruns sobre as novas tecnologias do mercado, e sempre que possível ir a eventos de teste de bikes ou testar bikes de amigos. 

Veja que esse suposto mito de que "29 corre mais" saiu única e exclusivamente da sua cabeça. Vc usa uma fórmula envolvendo velocidade, circunferência de pneus, cadência e sei lá mais o que pra provar que com uma mesma coroa é possível chegar a uma velocidade maior com uma 29.. e te digo, grandes merda. Vc pode colocar a coroa maior na 26 e chegar na mesma velocidade, ou até "correr mais" com  a 26. O seu ponto e suas fórmulas servem até pra saber qual coroa usar dependendo da cadência que pedala, mas não provam nada em relação a vantagens ou desvantagens do tamanho da roda... esse é meu ponto e que tá custando vc entender.

O consenso de quem realmente testou ambas as bikes é que na 29 é bem mais fácil MANTER A VELOCIDADE, exatamente por isso q as pessoas trocam 26 por 29 pra não ficar pra trás do grupo, mesmo "peba" iniciantes, como já vimos em vários tópicos aqui mesmo nesse forum, em outros foruns internacionais, no facebook, nos grupos de whatsapp que participo, em todo lugar..
Além disso como ela tem uma maior capacidade de rolagem em obstáculos, comparado com uma 26 de mesmo curso e pneus tem maior a capacidade na trilha  e melhor conforto na maioria das outras situações. E mais,  se considerar pneus de mesma largura que numa 26, a roda maior tem maior volume de pneus o que melhora a absorção de impacto e aumenta a área de contato com o solo, melhorando a aderência.

E você tentando refutar isso com uma fórmula pra calcular tamanho da coroa vs cadência, o que não tem absolutamente nada a ver.

Venda de 26 a preço de banana é fato, não é minha opinião, n sei pq vc tá insistindo nisso pq já é um consenso geral.

Já que você está me dando sugestões de como me informar, eu indico a você ler alguns portais de bike (leio muito Pinkbike especialmente artigos técnicos e coisas relacionadas a trail building, que é uma coisa que também faço e gosto muito).  E recomendo especialmente abrir sua mente e testar coisas novas, bikes modernas sendo elas 27, 29, mullet, tenho certeza que vai mudar sua opinião. 

O "ciclista casual" vai se beneficiar com certeza de tecnologias novas, seja desempenho ou conforto, não tenha dúvida. Valer a pena é  bem subjetivo, eu já fui nessa de abrir mão de muita coisa qdo lançou pra muito depois aderir e ter me arrependido de não ter começado a usar antes. Um dos maiores exemplos são as rodas boost com aros mais largos, quando lançou achei besteira, pensei são "só 6mm de diferença, mas depois de adquirir uma bike mais moderna com rodas assim (troquei uma spz Camber 29 2014 por uma trek Fuel Ex 2017) fez com que meus pedais em trilha, especialmente em termos desempenho melhorassem bastante. Mesmo sendo duas bikes 29, usando exatamente o mesmo garfo de 140mm (passei de uma pra outra) foi um salto enorme.

Veja também que você não conseguiu nem traçar meu perfil baseado no que postei e está supondo que sou atleta.. mas longe disso. Eu prefiro gastar o dinheiro e tempo empregado pra ir em competições para manter e melhorar as trilhas de onde moro, pra mim muito mais vantagem. Eu gosto de trilhas, dificilmente faço pedais de "estrada e asfalto" como você, eu costumo colocar a bike no carro e parar no pé da montanha, aí rodar várias voltas nos singletracks, que tem obstáculos técnicos, saltos, gaps, drops.. se tiver curioso tem uns vídeos q postei aqui do meu canal. 

Minha filosofia é estar com bom preparo físico, pra não sofrer nas subidas e chegar no topo da trilha inteiro pra poder aproveitar as descidas. Pelo jeito você não tem idéia de quanta diferença faz uma bike ser boa ou ruim nessas condições, principalmente quanta diferença faz as tecnologias que surgiram nos últimos 4 anos. Faço muitos pedais de 25~30 km com 1000 a 1300 de altimetria, praticamente zero plano, zero asfalto, estrada de chão só pra acessar as trilhas. Mas por mais que meu perfil provavelmente não seja o da maioria dos ciclistas, eu já fui em vários eventos testes e testei vários tipos de bike, e já tive bikes mais "xc", já tentei o "gravel", já treinei até em velódromo.
Antigamente até tentei praticar mais os estradões da vida mas acabei largando mão porque acho muito chato e enfadonho. Só que algumas ocasiões eu não posso ou não quero ir até as trilhas de carro, logo  preciso me deslocar de bike pra chegar nas trilhas e mesmo em bikes tipo a minha, as rodas 29 fazem uma boa diferença nesses deslocamentos (só pra constar, tenho bike 275, 275 plus e 29).

Resumindo, quando puder compre uma boa 29 pra fazer seus pedais de asfalto e estradinha (sem ser essas porcarias de entrada com componentes fuleiros, tem q ser pelo menos uma intermediária, de preferência uma TOP) e vai me agradecer por essa dica.




Editado por TheLittle - 27 Mar 2021 as 15:51
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Eu tenho uma 26 e uma 29 e uso as duas mais ou menos a mesma coisa.

No meu uso, que é urbano, a 26 praticamente não fica pra trás da 29. A 26 é mais ágil, mais leve(até por usar garfo rígido) e com certeza menos visada. Eu acho bem legal quando pego a 26 em horários sem movimento e pedalo pelas calçadas. Praticamente uma trilha. Já a 29 torna tudo mais plano.

Comparando as duas, a impressão que tenho é que a 29 desenvolve melhor a partir de uma certa velocidade. A 29 passa melhor por obstáculos e tem muito mais conforto em virtude de ter suspensão.

Meus tempos no strava não mudam muito fazendo o mesmo trajeto.

Em resumo, se desse usaria e teria só a 29 na cidade, mas em virtude da violência urbana, tanto pra roubo quanto furto, não dá pra abrir mão da 26.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marvinthedude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 22:42
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

mas para o ciclista casual também resulta numa bike mais confortável e por isso acredito que as 29 ganharam tanto espaço tão rápido.
 


Esse é um bom ponto... Não me sinto desconfortável na 26, mas nunca testei uma 29 por longos percursos para testar isso. De fato, para o ciclista casual o conforto é algo extremamente importante (muito mais do que performance). Eu, por exemplo, uso aqueles selins gigantes de gel e as vezes ainda boto capa, se o percurso for mais longo. São pesados, mas extremamente confortáveis.

Valeu, colega!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marvinthedude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 22:35
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Como explicar cientificamente ou por fórmulas essa diferença entre as rodas? Sei lá, acho que as pessoas acham muito mais simples comprar uma bike que dá resultado na vida real do que ficar em fórum lendo discussões sobre isso. Afinal ao invés de precisar de um doutorado em física pra entender ou explicar todos os fenômenos que acontecem ao pedalar, basta fazer um teste simples que é pedalar em diferentes bikes e sentir na prática o que é melhor ou pior pra cada um.


1 - Peba vai ser sempre peba, seja em 29 seja em 26. 

2- O cálculo de velocidade utiliza conhecimento de matemática básica e é um argumento objetivo e claro e que demonstra a falácia da "29 corre mais" pra maioria das bikes de entrada. Não entendo o porquê de você ser tão avesso a um cálculo matemático. Sua bike 29 passou por vários cáculos matemáticos que se confirmaram na vida real pra ser feita. A tecnologia depende de cálculo matemático.

3 - A venda de bike 26 a preço de banana, mesmo com bons componentes é uma questão de oferta e demanda. Às vezes, só pelos componentes vale a pena comprar uma bike 26 de um cara. Valor e preço são conceitos diferentes. Não vou falar sobre isso aqui, mas recomendo que o colega se informe a respeito disso, pois agregará muito nos conhecimentos gerais. Não concordo, portanto, com o "mico". 

4 - Dinheiro não me falta, mas não quer dizer que, só porque eu tenho, eu devo torrar numa simples bicicleta pra fazer um pedalzinho de média de 27 km/hora em estradinha de terra batida e em asfalto, e que, no máximo, chega a 40km/hora no grupo em que eu ando. E acho difícil ter grupo com média maior que essa... Pelo menos aqui onde moro. Tem, obviamente, mas é exceção e geralmente são pessoas que competem de verdade (o que acredito, pela forma como trata o ciclismo, é o seu caso). Já que você é um competidor fodão, você está certo em ter uma 29 (e não estou sendo irônico). 

5 - Não discordo que as 29 tem mais tecnologia agregada. Meu ponto de discordância é basicamente que essa tecnologia a mais não é convertida a favor do ciclista casual, que é o grande público consumidor de bike. 

Se alguém que está lendo isso aqui é competidor, compre uma 29. Se não for, considere uma boa 26. Garanto que não vai ficar pra trás por conta do aro. Isso é conversa pra boi dormir....
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 21:48
e se 26 não fosse "mico", não precisaria vender a preço de banana pra conseguir se livrar da bike.

não quero dizer que é mico pq a bike é ruim por ser 26 a ponto de ser inútil, é perfeitamente usável tanto q milhões ainda usam bikes 26.  Mas o mercado expurgou ela justamente pq comecaram a encalhar nas prateleiras quando começaram a aparecer bikes 29 boas.

mas claro, sempre vai ter aquele teórico da conspiração que vai dizer que foi um grande complô industrial pra induzir os consumidores ao erro. aí basta escolher no que acreditar, né..
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 21:39
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Não acho que a geometria das 26 sejam tão piores que as 29 assim, principalmente para pessoas de baixa estatura, mas... Como já disse, é indiscutível a vantagem das 29 no MTB competitivo - que influência todo o esporte -, com a maior facilidade de transpor obstáculos, mas para o ciclista casual também resulta numa bike mais confortável e por isso acredito que as 29 ganharam tanto espaço tão rápido.

Pessoalmente sou mais carente das relações 3X. Só mudo de opinião quando lançarem o Altus 10-55.

 a questão é que, nas grandes marcas, as geometrias evoluiram nos ultimos favorecendo um melhor desempenho principalmente em trilhas, enquanto isso de 8 anos pra cá não houve mais desenvolvimento nenhum em bikes 26. Mas se pegar uma "First", TSW, ou mesmo caloi da vida q nem informam os números de geometria direito, vai ver que os quadros são os mesmos desde os primórdios das 29, aí te dou bastante razão pq não evoluiu nada.

Eu já falei no outro tópico, quem quer ficar com as rodas menores, não quer ir pra 29, mas precisa fazer um upgrade agora, migra pro 27,5. Vai ter uma pequena vantagem na questão da rolagem em relação as 26 e ainda vai ter uma maior disponibilidade de peças no mercado. Pras bikes Trail e Enduro ainda há uma grande disponibilidade de componentes 275, e pouca coisa nova para XC. inclusive o mercado lança muitas bikes 27.5 o tempo todo.
 O que eu senti é que as 27.5 estão mais próximas das 26 na pegada da bike do que das 29.
Tenho certeza que é uma ótima maneira de "modernizar" uma 26 sem ter q ir pra 29, seja por que não gosta por questão de estatura (embora isso hoje tenha sido mitigado com bikes 29 até XS) ou porque simplesmente acha as rodas 29 grandes demais.


Editado por TheLittle - 26 Mar 2021 as 21:41
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 21:32
mais um argumento que não concordo.. "precisa ter rotina de atleta pra ter os benefícios das 29, caso contrario uma 26 atende".

enquanto isso em outro tópico recente um usuário estava perguntando qual 29 comprar pra esposa dele, que começou a pedalar a pouco de 26 mas não estava conseguindo acompanhar o grupo que ela pedalava, onde todos andavam de 29. No caso, mesmo pessoas que tinham preparo físico pior que o dela acabavam andando na frente por causa do tamanho das rodas. Aí o nosso prezado colega de fórum foi lá dizer pro cara que era besteira gastar com isso e na verdade a esposa dele precisava treinar mais. Imagino que não é o tipo de resposta que ele queria, além de ser extremamente desagradável ele queria saber qual bike comprar e não esse tipo de conselho sem noção.

A grande questão é que a grande maioria dos argumentos defendendo as 26 são de pessoas q nunca tiveram oportunidade de testar uma boa bike 29, ou então que pedalam sozinhos, ou que não praticam o esporte com muito afinco. ou então tem os "super machões que pedalam mais que todo mundo de 26", e ainda os "super radicais que acham 29 pouco manobrável". Mas na vida real, até o ciclista dito "peba" também migrou pras 29 pra não ficar pra trás no grupo dele. Se não o fez, foi por falta de condição financeira mesmo. A diferença é que uns admitem isso, outros ficam criando justificativas mirabolantes para preferir 26.

Como explicar cientificamente ou por fórmulas essa diferença entre as rodas? Sei lá, acho que as pessoas acham muito mais simples comprar uma bike que dá resultado na vida real do que ficar em fórum lendo discussões sobre isso. Afinal ao invés de precisar de um doutorado em física pra entender ou explicar todos os fenômenos que acontecem ao pedalar, basta fazer um teste simples que é pedalar em diferentes bikes e sentir na prática o que é melhor ou pior pra cada um.


Editado por TheLittle - 26 Mar 2021 as 21:43
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 20:26
Não acho que a geometria das 26 sejam tão piores que as 29 assim, principalmente para pessoas de baixa estatura, mas... Como já disse, é indiscutível a vantagem das 29 no MTB competitivo - que influência todo o esporte -, com a maior facilidade de transpor obstáculos, mas para o ciclista casual também resulta numa bike mais confortável e por isso acredito que as 29 ganharam tanto espaço tão rápido.

Pessoalmente sou mais carente das relações 3X. Só mudo de opinião quando lançarem o Altus 10-55.

Editado por Dragum - 26 Mar 2021 as 20:27
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
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Concordo com  fábio em relação às 29 terem uma melhor geometria. Afinal, elas continuaram evoluindo e as 26, não. Talvez as 26 tenham chegado ao seu máximo. 

As 29, ao que parece, ainda não são uma tecnologia acabada. Mas é justamente pra discutir vantagens e desvantagens que esse tópico existe, não? 

O que me estranha é ver uma galera abafando a discussão, como se as 26 não prestassem e quem ainda as usa é meramente saudosista. Acho meio estranho isso num fórum em que o objetivo é discutir ideias, mas vai saber... observo há muito e cheguei aqui agora...

Queria dizer pra galera aí que muita gente olha esse fórum, mesmo sem ser participante, pra se informar. Eu já peguei muita informação legal e já firmei muitas opiniões pelo que vi aqui. Tem muito cara falando besteira, mas tem muita gente de cabeça aberta expondo opinião e discutindo em um bom nível, sem misticismo e sem repudiar a ciência

Tipo, dizer que é "mico", sem justificar, andar de 26, não é, na minha opinião um argumento válido. Realmente gostaria de saber mais. Problema é que não vejo argumentos muito bons (de nenhum lado).

Existe um vídeo no youtube de um "teste científico" de 29x26x27,5. É um bom vídeo, mas, na minha opnião, não é um teste científico, pois não utilizou o mesmo atleta em dias diferentes para pedalar a mesma bike no mesmo percurso etc etc etc. A verdade é que esse teste deveria ser feito com vários atletas, levando em consideração altura, peso, tipo de terreno e outras coisas.

O link da reportagem do "PQP" sobre o vídeo  é este:  http://www.praquempedala.com.br/blog/teste-cientifico-mostra-que-roda-29-e-mais-rapida-que-a-26-e-275/#:~:text=No%20final%20das%20contas%20a,do%20que%20a%2027%2C5. - Teste científico mostra que roda 29 é mais rápida que a 26 e 27,5 | PraQuemPedala. O que aqueles que fizeram o vídeo concluiram é que a 29 é melhor no geral, melhor nas subidas. Já a 26 é melhor nas descidas. A 27,5 não é melhor em nenhuma das duas.

O resultado é estranho, do ponto de vista de uma lógica inicial (26, em tese, por ter rodas menores, deveria subir melhor, já a 29 deveria descer menor, já que teria mais inércia). Mas é algo que deve ser levado em consideração no debate aqui. Só não acho que é um teste científico. É um teste com boas medições, mas sem utilizar o "teste às cegas" e sem utilizar um grande número de atletas, mantendo as condições mais ou menos iguais. 

Não existe, até onde eu sei, um teste científico sobre o tema. Então, o que nós, entusiastas do ciclismo, podemos fazer é unir o máximo de experiências pessoais e debater. Não acredito que ninguém aqui vai comprar uma 29 e uma 26 com a mesma configuração e ficar fazendo testes.

Sobre os pontos que você levantou, fabio:

1 -  a 29, de fato, tem mais tecnologia agregada

2- muitos falam dessa questão dos cubos etc. Eu não tenho como refutar e me parece um argumento sério. Eu, então, escolho acreditar neles.

O grande ponto de quem continua com 26 é o seguinte: pq ir para uma 29 se a 26 te atende? Ela roda bem, é mais rápida, a depender da relação utilizada e tem componentes mais baratos.

Um colega falou que uma 26 é o mesmo preço de uma 29... Pode ser no ciclismo de alta performance. Mas, nas bikes de entrada, a chegada das 29 encareceu muito... as bikes subiram em 30%, em média, sem um ganho real de performance em relação as 26. 

Muitas são, inclusive, piores, pois o mercado de entrada das 29 tem bikes mais pesadas e que funcionam ainda com catraca, e não com k7 (vejam, como o outro colega falou, as oggi, que dominam o mercado das bikes de entrada). Os freios a disco são foleiros e funcionam pior do que em relação a uma 26 com v brake ou com o mesmo freio a disco (por ter rodas menores, o disco de freio é maior em relação a roda, o que o deixa mais potente).

Posso, então, concluir, que uma bike aro 26, para o mercado de bikes de entrada, é mais barata e atende à maioria dos ciclistas, que não são competidores. Fato importante é que a média da altura do brasileiro não passa de 1,75. Acredito que uma 26 pra quem tem essa altura não seja desproporcional, se for pelo fit.

Agora, se você é um competidor (a minoria da população, mas parece que é a maioria desse fórum, que devem ter um bf baixo, ter rotina de atlena, se alimentarem como atletas e etc), a 29 é melhor, pois há mais tecnologia útil agregada para o tipo de pedal.

A migração do mercado das bikes de entrada para as 29, portanto, pelo que foi dito até aqui, não trouxe utilidade ao ciclista casual, que não entende de qualidade de suspensão e nem mesmo se aquilo que ele tem lá atras na bike é um k7 ou uma catraca.

Por favor, rebatam os argumentos, sem utilização de argumentos "ad hominem" e tal. Se acham que a discussão é uma furada, ignorem. Não vejo como debater um tema que, nos canais de youtube, geram muita visualização e fomentam um debate é infrutífero e é coisa de "viúva de 26". Talvez o consumidor, como eu, de bikes de entrada (e que não vê necessidade em aumentar o custo do pedal), queiram uma volta às 26. 

Muitas pessoas olham o site e têm a opinião formada pelos comentários. Alguns foristas mais antigos parecem lutar contra o debate, desqualificando quem o fomenta e não utilizando argumentos. O cara ali utilizou uma fórmula matemática válida e o outro simplesmente falou : "o comentário tem muitas fórmulas matemáticas", como se isso fosse um demérito. Isso não é argumento. É simplesmete calar o debate.

Um argumento contra essa cálculo seria o seguinte: "tudo bem, as 29 com coroas de 34 dentes, em tese, são mais lentas, numa reta, a 90 rpm, que uma 26 clássica, de 44 dentes, 27 marchas etc. Mas há um porém: as 29, por terem uma roda maior, perdem menos velocidade para as irregularidades do terreno. Ou seja, para manter a velocidade, uma 29 é mais fácil que uma 26". Isso é um argumento... E era esse tipo de discussão que eu gostaria de ter aqui.

Agradeço ao colega fábio por responder com argumentos. 
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 15:57
Escola do vitimismo a pleno valor nas 26. 26 viraram algo intocável. Se falar que a geometria é desatualizada, é esnobe. Se falar que a resistência ao rolamento é maior, é preconceito. Nunca vão assumir que é apenas técnica.

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 de novo ninguém tá esnobando bike de ninguém

a questão é que as 26 se aposentaram em 2013 e de lá pra cá foram 8 anos de evoluções tecnológicas, especialmente na questão de geometria.

Então uma mountain bike aro 26 está pelo menos 8 anos desatualizada nesse quesito. nem tem como comparar uma bicicleta de 8 anos atrás com uma atual, é injusto. E no fim das contas o fator tempo de uso também conta bastante na hora de precificar.

tenho visto bikes 29 mais antigas, dos anos 2011~2013 bastante desvalorizadas perante as atuais (especialmente antes da pandemia), justamente pq os componentes e geometrias delas também ficaram defasados.
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Devia de ter uma regra igual aquela que precisa de 50 postagens para fazer anúncio. Tem que precisar de 100 postagens e mais de 2 anos de cadastro para defender 26. Kkk
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Impressionante como todo recém cadastrado vem encher o saco com papinho de 26. Ou então que todo mundo que enche o saco com 26 e5 devem cadastrado.

Ninguém se cadastra para outro assunto.

É tão pré-primário que chega a ser ridículo.

Bloqueia um e aparece outro recém cadastrado com a mesma ladainha.



simples, ele foi banido e criou outra conta.. 

mas n tem argumentos válidos, a mesma ladainha de sempre.. deixa o cara falar, não vai convencer ninguém.
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Originalmente postado por Marvinthedude Marvinthedude escreveu:

Que treta!

Olha, quanto à questão do mercado, eu nem sei ao certo
É bem complexo e leva em consideração pontos que vão muito além do: "o mercado quer lucrar" vs "o mercado só agiu assim pq os consumidores queriam assim".

Agora a fórmula matemática utilizada acredito que esteja correta. Tem inclusive outro post aqui sobre isso. Só criticar dizendo que o post tem fórmula matemática demais não é argumento. Aí isso também vai na falácia, assim como o embasamento zero da questão de mercado levantada pelo post. Acho que poderia haver outro tópico com teorias da conspiração


Fórmula:

(P x F x 60 x DC ) ÷ (1000 x dc)

P = perímetro do pneu (em metros), já que é o pneu que toca o chão, e não o aro.

F = rotação por minuto que vc consegue gerar na bike (de fato, 90 é a dps atletas. A minha é 70-80)

60 é o fator de conversão pra hora

DC = número de dentes do coroão

1000 = fator de conversão para quilômetro

dc = número de dentes da menor engrenagem da catraca/k7

Pelos dados necessários pra esse cálculo, acredito que é a mesma fórmula utilizada pelo site: https://www.sheldonbrown.com/gear-calc.html

Tabela de comprimento dos pneus : https://www8.garmin.com/manuals/webhelp/edge520/PT-PT/GUID-DB0BC20A-DADF-41EB-A61C-14BEC158B43C.html

Acho que esse cálculo aí pode ajudar na discussão. Sobre teoria de mercado, acredito que isso leve a muito problema com interesses de colegas que são vendedores e outros que são compradores.

De fato, por esse cálculo, a diferença entre uma 26 e uma 29 é bem pequena e uma 26 pode, em tese, com o mesmo ciclista, ultrapassar a 29, a depender da configuração da 29, no que diz respeito às relação utilizada

Acredito que a escolha seja mais pelo "fit" e estilo de pedalada do que por uma ser melhor que a outra. As 29 de 34 dentes no coroão, inclusive, reduzem a velocidade máxima das bikes, pois são feitas pra MTB e no MTB não tem isso de pedalar 45 km/hora. O aro maior ajuda, acho, a passar por buracos e pedras de forma mais suave e segura (ângulo de ataque).

Muitas pessoas aqui pedalam melhor com 29 e outras com 26. Meu palpite é que isso se deve ao tipo de pedal e ao fit. Alguns pedalam só em asfalto, outros só em trilha, outros fazem uso misto, outros utilizam só como mobilidade.

Eu uso uma 26 e pedalo junto com a galera da 29.nao fico pra trás e não vejo necessidade de trocar pra uma 29. Mas um dia terei de fazer a troca, pois só há produtos para 29 nas lojas.

Não é mico pedalar uma 26, assim como não é mico ter migrado pra uma 29 se a sua 26 tava te atendendo. Mico é não ter atitude e pensamento próprio e esnobar o equipamento alheio.

Vida que segue.



Quando disse que a fórmula matemática não é argumento, me referi NESTA SITUAÇÃO. Veja que é considerado uma mesma relação nas duas bikes (a variável que vc chamou de DC). Mas se você ajustar ela, é possível ter exatamente o mesmo resultado final para os dois tamanhos de roda. E no fim das contas a fórmula matemática não prova nada nesse caso. Inclusive até por conta disso as relações mais modernas foram ajustadas pras 29, e ainda como ganho disso tudo é possível utilizar coroa menor, minimizando a chance de bater coroa em obstáculos (imagino eu que MOUNTAIN BIKE = TRILHAS COM OBSTÁCULOS). Lembro que sofria com isso quando andava de XC 26, a coroa 42 batia direto na trilha.

Em contra partida, é comentado que é desprezado o fator da inércia, mas é justamente aí que a 29 apresenta ganhos. Isso é muito perceptível na prática, quando se está pedalando em um terreno estável ou mesmo nas descidas. Infelizmente não tenho conhecimento em física suficiente pra explicar aqui, mas  esse assunto já foi trazido em outros posts.

Sobre o que falei do mercado, não é nem questão de opinião. Eu observo a vários anos o que aconteceu no mercado de compra e venda de bikes, pq já troquei algumas vezes de bike e também montei algumas comprando componentes  aqui quanto no exterior. As 26 ficaram encalhadas e marginalizadas porque o consumidor migrou para as 29. Ainda assim concordo que dava pra se fazer ótimos negócios aproveitando essa condição, caso não se importasse em não ter o melhor componente disponível. Mas chegamos em um ponto que as 26 estão tão velhas q fica complicado até de mantê-las, então o argumento do custo benefício é complicado de se sustentar.

obs: conta com somente uma mensagem reforçando o argumento do outro usuário banido, e utilizando o mesmo link como referência. suspeito, não? kkkkkkkkkkkkk
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Impressionante como todo recém cadastrado vem encher o saco com papinho de 26. Ou então que todo mundo que enche o saco com 26 é devem cadastrado.

Ninguém se cadastra para outro assunto.

É tão pré-primário que chega a ser ridículo.

Bloqueia um e aparece outro recém cadastrado com a mesma ladainha.




Editado por Fabio - 26 Mar 2021 as 15:39
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Que treta!

Olha, quanto à questão do mercado, eu nem sei ao certo
É bem complexo e leva em consideração pontos que vão muito além do: "o mercado quer lucrar" vs "o mercado só agiu assim pq os consumidores queriam assim".

Agora a fórmula matemática utilizada acredito que esteja correta. Tem inclusive outro post aqui sobre isso. Só criticar dizendo que o post tem fórmula matemática demais não é argumento. Aí isso também vai na falácia, assim como o embasamento zero da questão de mercado levantada pelo post. Acho que poderia haver outro tópico com teorias da conspiração


Fórmula:

(P x F x 60 x DC ) ÷ (1000 x dc)

P = perímetro do pneu (em metros), já que é o pneu que toca o chão, e não o aro.

F = rotação por minuto que vc consegue gerar na bike (de fato, 90 é a dps atletas. A minha é 70-80)

60 é o fator de conversão pra hora

DC = número de dentes do coroão

1000 = fator de conversão para quilômetro

dc = número de dentes da menor engrenagem da catraca/k7

Pelos dados necessários pra esse cálculo, acredito que é a mesma fórmula utilizada pelo site: https://www.sheldonbrown.com/gear-calc.html

Tabela de comprimento dos pneus : https://www8.garmin.com/manuals/webhelp/edge520/PT-PT/GUID-DB0BC20A-DADF-41EB-A61C-14BEC158B43C.html

Acho que esse cálculo aí pode ajudar na discussão. Sobre teoria de mercado, acredito que isso leve a muito problema com interesses de colegas que são vendedores e outros que são compradores.

De fato, por esse cálculo, a diferença entre uma 26 e uma 29 é bem pequena e uma 26 pode, em tese, com o mesmo ciclista, ultrapassar a 29, a depender da configuração da 29, no que diz respeito às relação utilizada

Acredito que a escolha seja mais pelo "fit" e estilo de pedalada do que por uma ser melhor que a outra. As 29 de 34 dentes no coroão, inclusive, reduzem a velocidade máxima das bikes, pois são feitas pra MTB e no MTB não tem isso de pedalar 45 km/hora. O aro maior ajuda, acho, a passar por buracos e pedras de forma mais suave e segura (ângulo de ataque).

Muitas pessoas aqui pedalam melhor com 29 e outras com 26. Meu palpite é que isso se deve ao tipo de pedal e ao fit. Alguns pedalam só em asfalto, outros só em trilha, outros fazem uso misto, outros utilizam só como mobilidade.

Eu uso uma 26 e pedalo junto com a galera da 29.nao fico pra trás e não vejo necessidade de trocar pra uma 29. Mas um dia terei de fazer a troca, pois só há produtos para 29 nas lojas.

Não é mico pedalar uma 26, assim como não é mico ter migrado pra uma 29 se a sua 26 tava te atendendo. Mico é não ter atitude e pensamento próprio e esnobar o equipamento alheio.

Vida que segue.


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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

 

Eu simplesmente não acho nada para aro 27.5" em bicicletaria de vila, nem pneu perereca, vendo as vantagens indiscutíveis do aro 29", no próximo upgrade da minha 27.5 trail, vai sair a suspensão de 120mm que já está abrindo o bico e vai entrar uma 29" com 140mm, vou ter o ganho de ataque do aro maior na frente, sem perder a "agilidade" no meu quadro.

Se eu fosse rachador de estradão iria de 29" sem sombra de dúvidas.



isso é bastante interessante mesmo, e o teste que fiz com minha 275 com roda 29 dianteira me deixou bem satisfeito. Estava cogitando um upgrade da bike de enduro 275 pra outra 29/29 mas quem sabe sigo esse caminho também .
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lendo novamente o post meio absurdo e cheio de fórmulas matemáticas identifiquei outra falácia bastante comum:

"Infelizmente, o mercado fez os ciclistas migrarem para as 29, que elevaram o preço das bikes e tornaram o esporte menos acessível às pessoas, sem um real ganho para o ciclista."

Bicicletas sempre foram caras, independente do tamanho de roda.Houve um tempo em que marcas como Specialized vendiam os mesmos modelos, com mesmos componentes, em versões 26 e 29, podendo o cliente optar por uma ou outra na hora da compra. O preço ERA EXATAMENTE O MESMO. 
Aliás, o custo de fabricação de um componente específico 26 ou 29, se mudar, a diferença é ínfima.

O que aconteceu depois disso é que o mercado percebeu as vantagens das 29,  e então as 26 encalharam, tendo que ser vendidas por um preço menor que as 29 equivalentes, seja no fornecedor que não conseguiu vender na prateleira ou o infeliz que comprou e ficou com o mico na mão tendo que torrar o preço pra revender qdo fosse fazer upgrade.
 E vendo isso, os fabricantes cessaram os investimentos em desenvolvimento de bikes 26 e concentraram nas 29 (e alguns 275 tb).

em resumo, duas falácias numa mesma frase..

não foram as 29 que elevaram preço de bikes, o mercado encareceu como um todo mas as 26 ficaram baratas pq viraram mico. E de fato há vantagens e ganhos reais pro ciclista, só não tem na cabeça das viúvas das 26.




Editado por TheLittle - 26 Mar 2021 as 14:26
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Originalmente postado por Yurijm Yurijm escreveu:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Foi mal pelo bolsonaro. Passei dos limites. Mas, fora isso, algo a criticar ou pontuar sobre o restante do texto? Grato pelo lembrete!


Bike boa sempre foi caro, a minha 1° bike boa foi uma Scott unitrack HT de cromo, toda alívio com suspensão de elastômero de 40mm sem regulagem nenhuma, custou $1.000 dollares na época, 1995 o dollar era 1 x 1, ou seja, hoje seria uma bike de 5.800 reais.
Com 5.800 reais você compra uma 29" de entrada com alívio, o equipamento continua caro como sempre...

Em tese com a globalização, tecnologia e o esporte difundido deveria ser mais barato, mas ciclismo sempre foi e sempre será caro.


A melhor bike é aquela que você pode ter, se na sua região só vende bike aro 29", será aro 29" sua nova bike, simples assim, mais 80% dos ciclistas compram o que dá, e não o que quer, então é fácil para o mercado direcionar isso, apesar de ter a internet para pesquisar, o povo é preguiçoso, prefere comprar e perguntar se fez bom negócio.

Tenho conhecidos que mesmo com grana para comprar uma 29" Full nova, preferem continuar com suas 26" Full detonando nas trilhas, peças de reposição compra fora ou seja continuam com equipamento bom...


Eu simplesmente não acho nada para aro 27.5" em bicicletaria de vila, nem pneu perereca, vendo as vantagens indiscutíveis do aro 29", no próximo upgrade da minha 27.5 trail, vai sair a suspensão de 120mm que já está abrindo o bico e vai entrar uma 29" com 140mm, vou ter o ganho de ataque do aro maior na frente, sem perder a "agilidade" no meu quadro.

Se eu fosse rachador de estradão iria de 29" sem sombra de dúvidas.


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kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Foi mal aí pelo bolsonaro (de fato, dar uma de zé politizado em grupo de pedal é uma furada) . Mas, tirando isso, nada a criticar ou falar sobre os outros pontos? Abraço, colega! Saúde!!!
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Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Se refere, por exemplo às aulas de Biologia e a combinação de cromossomos em que se usa exemplos de cromossomos dominantes e recessivos para calcular as chances de um bebê nascer com olhos claros ou escuros, por exemplo? Aquele lance de dizer "azão e azinho", "bezão e bezinho" e qdo finalmente chegou nas letras que a gente queria, em vez da prófi falar "tesão e tesinho" ela falava "t grande e t pequeno", hehehe... LOL

Sid, tem professor que é vacinado pra isso!!  só os mais novos entravam nessa!

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Se refere, por exemplo às aulas de Biologia e a combinação de cromossomos em que se usa exemplos de cromossomos dominantes e recessivos para calcular as chances de um bebê nascer com olhos claros ou escuros, por exemplo? Aquele lance de dizer "azão e azinho", "bezão e bezinho" e qdo finalmente chegou nas letras que a gente queria, em vez da prófi falar "tesão e tesinho" ela falava "t grande e t pequeno", hehehe... LOL

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Ri tanto agora que lembrei até de um tema:



Você se lembra do humor na escola?

O humor no ensino de Ciências e Biologia.
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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por Yurijm Yurijm escreveu:


Saúde a todos! E não esqueçam que o Bolsonaro é genocida e
o nosso país está nessa crise economica e sanitária por causa
desse vagabundo antivacina!


Lamentável a postura de certos foristas, tenho certeza que está no lugar errado para expor sua opinião sobre política.


Eu já dava um BAN no maluco pra aprender!

E se tivesse falado em MITO, ia da mesma forma!

Independente de posição politica, aqui o assunto é a bike!!

Já tem N grupos de whatsapp pra isso!


Editado por GabrielSL329 - 26 Mar 2021 as 07:52
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+




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Editado por Fabio - 26 Mar 2021 as 03:03
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Ri tanto agora que lembrei até de um tema:



Você se lembra do humor na escola?

O humor no ensino de Ciências e Biologia.
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Originalmente postado por Yurijm Yurijm escreveu:


Saúde a todos! E não esqueçam que o Bolsonaro é genocida e
o nosso país está nessa crise economica e sanitária por causa
desse vagabundo antivacina!




Lamentável a postura de certos foristas, tenho certeza que está no lugar errado para expor sua opinião sobre política.



Editado por hurry-gurits - 26 Mar 2021 as 01:45
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“As bikes aro 29 correm mais do que as bikes aro 26”! Com certeza você já ouviu isso. É uma coisa tão repetida por aí que você provavelmente já aceita como verdade. Mas não é, na prática da maioria das bikes que roam por aí.


O que temos, de antemão, é o fato de que as bikes vendidas para pessoas que desejam fazer alguma atividade física são aro 29. Nesse sentido, sítios de compra online não possuem, muitas vezes, bikes aro 26. Quando possuem, estas são bikes pra você comprar pão, não adequadas para o pedal como uma atividade física.


Será que as bikes aro 26 são tão ruins assim? Descobriram que elas não correm?


Acredito que as bikes aro 26 são excelentes e suprem a necessidade de 95% dos ciclistas. Os outros 5% ou são atletas ou são aqueles mais ligados nas “novas tecnologias”.


Mas e essa migração em massa? Por que ela aconteceu?


Para responder a essa pergunta, cuja resposta nada tem a ver com a qualidade e eficiência das 26, temos de analisar alguns pontos.


O primeiro de todos: O mercado quer que você consuma! Simplesmente, fazer você comprar outra bike é mais interessante para as empresas. E, se essa bike tem maior valor agregado, melhor ainda! Te fazem comprar outra bike e te vendem peças mais caras (pneus, quadros, suspensões, aros, câmaras de ar, pedivelas etc etc etc).


E como fazer você comprar algo que, na prática, não e melhor que o seu equipamento anterior? Simples! Propaganda, marketing pesado, criação de mitos e muito “mimo” ao consumidor.


Começam a tratar o ciclista como um atleta. E, sinto te informar… Você não é um atleta. Você não se alimenta como um atleta, não tem um perfil corporal de atleta e não tem uma rotina de sono e exercícios de atleta, bem como não treina como atleta (caso treinasse como atleta, estaria com inúmeros problemas, caso não tenha um acompanhamento médico adequado).


Começam a falar de que você, um grande ciclista, um grande esportista, precisa de uma bike aro 29 porque a 26 não vai te dar o que você consegue extrair. Apenas com uma 29 você conseguirá atingir o seu máximo potencial. E você acredita.


Mas vamos aos números…


Para saber a velocidade (EM KM/HORA) a que sua bike pode chegar quando você aplica potência suficiente no pedal para chegar aos 90 rpm (estudos científicos trazem como sendo a faixa ideal, em termos de eficiencia, num pedal competitivo), basta usar a fórmula matemática:


(perímetro do pneu em metros X número de dentes da maior coroa X rotacões por minuto da pedivela X 60 ) / (número de dentes da menor engrenagem do cassete ou catraca x 1000).



Nesse site, você encontra os valores de referencia de pneu: https://www8.garmin.com/manuals/webhelp/edge520/PT-PT/GUID-DB0BC20A-DADF-41EB-A61C-14BEC158B43C. - Edge 520 - Tamanhos e circunferências das rodas (garmin.com) . Vejam que é o comprimento do pneu, e não do aro.


A maioria das bikes 26 vendidas, possuíam padrão de pneu 26 X 1,95, ou seja, com comprimento igual a 2,05m.

A maioria das bikes aro 29 vendidas possuem pneu de referência 29 x 2,2, ou seja, comprimento de 2,298 metros.


Comparando bikes aro 29 e 26 com essas configurações e sendo benevolente com as 29 a ponto de considerar que elas têm, na prática, 42 dentes na coroa maior e 11 no cog menor do cassete, como as 26 padrão de antigamente (na verdade, o padrão das 26 mais ou menos era de 44 dentes na frente), temos que:


Uma 29 chega a 47,38 km/hora


Uma 26 chega a 42,26 km/hora


Vemos aí que 5 km/hora, na marcha mais pesada é o número que representa o principal argumento de mudança de padrão de tamanho de aro nas bikes (há outros, mas sabemos que “correr mais” é o principal). Luz vermelha….


Daí, eu te pergunto: você, ciclista casual, assim como 95% dos outros, consegue manter um rpm de 90 na marcha mais pesada da sua bike por mais de 5 minutos? Pela minha experiência em grupos de pedal normais, não vejo uma pessoa com essa capacidade física.


Mas, além desse argumento, há outro, em que a comparação é mais real ! A configuração de cassete e de pedivela numa bike aro 29 é diferente de uma 26. As 29 de entrada (veja as bikes da OGGI), que custam 3.000,00, possuem um cassete de cog mínimo de 12 dentes ou de 14 dentes, com 42 dentes na coroa maior. Vejamos os modelos da Oggi… a de 14 dentes custa 2.380,00. A de 12 dentes, custa 3.000,00 (em março 2021).








Se for uma 29 de 12 dentes mínimos de cassete, pneu 29x2,2, a velocidade a 90 rpm é 43,432 km/hora.


Se for de 14 dentes mínimos de cassete, a conta dá 37,22 km/hora (restante das configurações é igual).


Agora, se considerarmos que uma 26, no mesmo nível e valor dessas, tinha, facilmente, 44 dentes na maior coroa e 11 dentes no menor cog de cassete, com pneus padrao 26x1,95, temos uma velocidade máxima a 90 rpm igual a 44,28 km/hora.


Ou seja: uma 26, na mesma faixa de preço de uma 29, quando comparamos modelos de entrada, é MAIS RÁPIDA QUE UMA 29.


Eu entendo que há questões de inércia envolvidas e outros pontos que o meu conhecimento de física básica de ensino médio não conseguem levar em consideração, mas o meu ponto, com tudo isso, é mostrar que uma 26 e um 29 se equivalem para o ciclista comum, no que diz respeito ao proveito que o ciclista pode fazer da bike.


Infelizmente, o mercado fez os ciclistas migrarem para as 29, que elevaram o preço das bikes e tornaram o esporte menos acessível às pessoas, sem um real ganho para o ciclista.


O que esquecemos, muitas vezes, é que a bike é um veículo à tração humana. Esse erro do consumidor fez muita gente enricar vendendo produtos piores e mais caros para nós, que agimos com comportamento de bando e, com isso, perdemos nosso poder de barganha frente aos lojistas e fabricantes.


Agora, pra ter uma bike 29 que possa trazer tanta velocidade quanto uma 26, precisamos desembolsar 3.000,00 ou mais… Na OLX, encontramos bikes 26 da Cannondale ou specialized por 2.500,00, muito superiores a essas porcarias de 3000,00. Sorte a minha, que uso 26 e não perco pra nenhuma 29…. Mas acredito que a comunidade do ciclismo, como um todo perdeu.


Toda empresa almeja o lucro. Dizer que elas se preocupam com o cliente é uma mentira. Caso se preocupassem fariam caridade. E, vejam, isso é um fato, não sendo algo bom nem ruim. Isso tem seus prós e contras. Se o cliente se informar e não ceder às pressões do mercado, para que possam continuar lucrando, é possível que as empresas o respeitem e produzam aquilo que ele, de fato, quer, e não o que ela empurra pra ele, ao criar uma falsa necessidade, por meio de tecnicas persuasivas de marketing.


Até isso acontecer, continuarão empurrando qualquer porcaria/”invencionismo” e nós estaremos lá, de boca aberta, ansiando pra consumir gato por lebre!


O que você acha de tudo isso? As 29 são, realmente, uma necessidade para o ciclista comum? Qual bike vocês usam? Gostaria de debater com algum nível de educação essas reflexões.


Ps: eu tenho uma bike aro 700 (ou seja, 29) e uma aro 26. Não há diferença do meu pedal em nenhuma delas. Sempre fico nas “cabeças”, com ambas.


Saúde a todos! E não esqueçam que o Bolsonaro é genocida e o nosso país está nessa crise economica e sanitária por causa desse vagabundo antivacina!


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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Uma mongoose full, com Sram x4... mas ja fiz trilha tambem de GT / cannondalle / Scott e First...Nao sei o que muda, tenho 1,90 e me sinto mais confortável nas 27.5"... como disse não participo de competição, e o meu desafio é comigo mesmo... simplesmente nao gostei do desempenho, tenho alguns amigos que tambem não gostaram da experiência em trilha com a aro 29" ...

Simples assim... da mesma forma que ja testei speed/fixa e achei ambas uma experiência desagradável, ja testei uma fatbike hardtail da corratec e achei um puta tesão....



oi hurry... lembrei que temos a msm bike de Enduro, então voltei pra comentar q qdo acabou o pneu 2.4 substitui por um 2.6 q achei na gringa (dito 27,5+ pra eles lá)... no começo o rolê ficou mais lento e tedioso, uso menos os freios e alguns trechos que descia só no embalo agora precisa pedalar, mas os tempos baixaram... estou treinando e conforme eu for conseguindo baixar ainda mais, penso que a "diversão" de andar no limite vai voltar...

o pneu está permitindo melhorar nas descidas, já nos deslocamentos se paga um preço... mas é tudo questão de adaptação... se ele acabasse hoje provavelmente eu voltaria pro 2.4, vamos ver daqui 1 ano...
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então desativaram o fórum de bikes 29 e só sobrou este tópico pra descarregar todo o mi-mi-mi



na boa, é triste ver que um dos tópicos mais ativos do fórum ainda seja sobre essa bobiça

Editado por raulino - 04 Jun 2019 as 23:15
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Uma mongoose full, com Sram x4... mas ja fiz trilha tambem de GT / cannondalle / Scott e First...Nao sei o que muda, tenho 1,90 e me sinto mais confortável nas 27.5"... como disse não participo de competição, e o meu desafio é comigo mesmo... simplesmente nao gostei do desempenho, tenho alguns amigos que tambem não gostaram da experiência em trilha com a aro 29" ...

Simples assim... da mesma forma que ja testei speed/fixa e achei ambas uma experiência desagradável, ja testei uma fatbike hardtail da corratec e achei um puta tesão....



Editado por hurry-gurits - 04 Jun 2019 as 21:10
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