Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Transformar uma Caloi Aluminum em Speed?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Transformar uma Caloi Aluminum em Speed?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
smacedo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2010
Maceió-AL
Offline
Mensagens:762
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Transformar uma Caloi Aluminum em Speed?
    Postado: 14 Jul 2010 as 00:58
   Pessoal, estou querendo deixar minha Caloi Aluminum especifica para andar no asfalto, quero transforma-la em uma speed ou algo próximo disso, e queria ajuda de vocês para me auxiliar na diminuição do peso da bike e na transformação.
   Atualmente ela está como na foto abaixo, se possível gostaria de deixar as mesmas rodas e pneus que estão nela hoje, pois é tudo novo. Mas se for necessário e diminuir bastante o peso, posso trocar também mais pra frente. 

O quadro pesa 1700gr.  


 



O que devo trocar primeiro?
Voltar ao Topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:9146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sassota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 01:45
coloca um pedivela triplo com relação de speed 53x40x32(? acho que é isso), coloque um K7 que tenha pinhão 11 e coloque tbm um pedal clip. Com essa modificações vc já vai sentir uma boa diferença.
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar ao Topo
smacedo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2010
Maceió-AL
Offline
Mensagens:762
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 01:48
Será que chego a 9kg com ela ?
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 01:58
Aí amigo, sorry, mas não rola não... Vende a Mtb e compra uma speed de 2ª mão

Mais, esse quadro não pesa 1700gr nem aqui nem na china!!!!

Abraços
Voltar ao Topo
emersonchan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2006
Lorena - SP
Offline
Mensagens:601
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emersonchan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 12:34
Já ouviu falar do ditado:
"Até pode-se turbinar um burrico, mas no fundo continuará à ser um burrico"
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 12:39
Pô, mudar a relação até que vai, pneus idem. Mas querer baixar peso desse jeito, apesar de até ser possível, é um contra-senso. Vai gastar muito mais do que pra comprar uma speed nova com esse preço.

Meu pitaco: coloca pneus finos (26x1.0), tira esse garfo e coloca um rígido (o que já vai mudar a postura na bike), coloca o pedivela duplo que tem da Shimano (52x39) por cerca de 100 merrecas, ponta quadrada (e veja se não vai raspar no quadro, pois isso acontece de vez em quando e exige movimento central mais largo), e por fim complementa com um cassete 11-28 desses de 7v que são bem baratos. A bike vai mudar bastante. Ah, e coloque o pedal de encaixe como o Sassota sugeriu.

Cuidado que pneu 26x1.0 é bem mais frágil que pneu 26x1.5, por exemplo. Não dá pra fazer as barbaridades que o pneu mais largo tolera.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
ivanortega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2009
Campinas - SP
Offline
Mensagens:539
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanortega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 13:41
cara 9kg é muito dificil, vc teria que trocar quase tudo! sobre a transformação vc pode colocar um pneu mais fino, uma relação mais pesada, mas ainda não vai desenvolver como uma speed, a diferença de geometria dos quadros é grande.
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 14:08

Ano passado mudei a minha MTB p/ uma corrida de asfalto, coloquei pneus slicks 1.1 e garfo rigido de carbono, a bike ficou um foguete. Com essas mudanças, chegou a 10 kg, usando componentes melhores chegaria FACIL a 9kg. Pra ter ideia, o garfo pesa 500g, e os pneus 450g os dois. Ou seja, tirou 1.5 kg da bike da noite pro dia.

Veja, com a bike como estava eu andava fácil junto com speeds, fica outra bike, mas vc vai ficar limitado ao asfalto e somente ao asfalto. Com garfo duro e pneus finos (com 110 psi) a bike fica extremamente dura, andar no pavé já é um sacrifício.
 
 
Bom, tenhos os pneus a venda nos classificados, o garfo de carbono vai em seguida, se tiver interesse me mande uma MP que negociamos.
 
Abraço!


Editado por RaulRockSeixas - 14 Jul 2010 as 14:13
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 14:11

Duplicada.



Editado por RaulRockSeixas - 14 Jul 2010 as 14:12
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
claytonnet Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2005
-
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claytonnet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 15:18
Cara, faz isso que o Alessandro_SP falou,  a bike vai ficar bem arisca e muito show de bola e se você gosta de MTB e quer uma para girar na estrada, faz isso mesmo que vale a pena sim.  Não dá para comparar o desempenho com uma Speed,  mas dá pra acompanhar o pelotão. Tem muita bike desse jeito aqui em SP, inclusive tem competição para esta categoria de MTB.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 17:02
Eu já tive uma híbrida e agora tô com uma speed, e no frigir dos ovos não foi a bike que me fez melhorar. Foi o treino mesmo... Quando peguei a speed a primeira coisa que percebi foi que não só meus "tempos" não melhoraram como em alguns casos até pioraram. Agora, vários meses e mais de 6 mil km depois de comprar a speed, estou tendo melhorias, e mesmo assim não é nada do "outro mundo". Não vem nada de graça, se você treinar e melhorar, vai ser mais rápido tanto em uma bike quanto em outra
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 17:11
Que eu me lembro nas discussões aqui do fórum, o pelotão fica tenso qdo uma mtb emparelha com eles... Confused
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
claytonnet Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2005
-
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claytonnet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 17:21
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Que eu me lembro nas discussões aqui do fórum, o pelotão fica tenso qdo uma mtb emparelha com eles... Confused

Eu treino lá na base aérea e tem um pessoal de MTB, não temos nenhum problema com eles, eles acompanham o pelotão numa boa. Acredito que o problema é o ciclista e não a bicicleta. Tem muita gente de speed que faz cada cagada no pelotão.
Voltar ao Topo
smacedo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2010
Maceió-AL
Offline
Mensagens:762
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 17:49
   Então a primeira coisa que vou fazer é tirar a suspensão e colocar o garfo rígido.
Essa suspensão pesa 2200gr e um garfo rígido pelo que pude ver pesa uns 600gr, em seguida trocar o pedivela, que é todo de aço e bem pesado, por um pedivela duplo que acredito não chegar nem a 1kg.
Alguem tem uma sugestão do modelo de pedivela ?
Voltar ao Topo
luckcross Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2009
SP
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luckcross Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 17:55
olá,

ouvi em um filme a seguinte frase e gostaria de passar a vocês para que reflitam:
" Não é a bicicleta que faz o ciclista, mas sim o ciclista quem faz a bicicleta ir longe."
ela relata que a bicicleta não faz o ciclista porque vc pode ter a bike mais leve do mundo, a melhor, mas se não for um que saiba andar não fará diferença alguma a bicicleta, outro que tenha uma de FERRO pode ser melhor que ele, pois o ciclista faz a diferença.

desculpe distorcer um pouco o tópico, mas senti a necessidade de passar isso a vocês.
agora Smacedo, sua bike pode ser passada para speed, mas a geometria do quadro é muito diferente uma modalidade para outra, porém se vc quer investir baixo, na faixa de uns 500 a 800, faça o que estão dizendo, trocar o garfo por um rígido de alumínio por exemplo ( de marca boa ), colocar uma relação de 11 dentes no pinhão menor e 26 dentes no pinhão maior ( 7v ou 8v ), um pedivela 52-39 ou 52-42 dentes, um pedal clip para melhor desempenho ( caso mais especificações procure no fórum tem bastante tópicos ), uma roda de aro 700 dá pá pra fazer umas boas ( um tanto pesadas, por votla de 2,5kg o par, no valor de 300 no máximo ), e se sentir legal a nova geometria, pensar em substituir o guidão ( apenas um palpite chutado ).

Mas pense bem antes de fazer umas mudanças para ver se não compensa comprar uma speed...

abraços,


Lucas R.
Lucas, para contato: luckcross(a)hotmail.com
Voltar ao Topo
smacedo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2010
Maceió-AL
Offline
Mensagens:762
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 18:27
   Eu olhei uma media de peso entre as bikes speed mais baratas, bikes de entrada, e o peso gira em torno dos 9kg a 9.5kg como exemplo a Sundown RS, então se a minha hibrida ficar proximo de 10kg ou menos ja vai estar bom. 




Voltar ao Topo
amuro ray Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:1488
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amuro ray Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 18:31
Originalmente postado por smacedo smacedo escreveu:

   Eu olhei uma media de peso entre as bikes speed mais baratas, bikes de entrada, e o peso gira em torno dos 9kg a 9.5kg como exemplo a Sundown RS, então se a minha hibrida ficar proximo de 10kg ou menos ja vai estar bom. 

Speed não se resume a peso. Como já foi dito acima, a geometria de uma MTB nunca vai ser como a de uma Road.
Desencane dessa idéia de achar que sua hibrida vai andar como uma road. Vc poderá andar junto com um cara de Road, mas nunca será a mesma coisa.
Rule #42
A bike ride/race shall never be preceeded with a swim and/or followed by a run.
Voltar ao Topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:9146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sassota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 18:32
tenho uma caloi strada 2003 e ela pesa hoje 10 kg... vem com 12 kg de fábrica.
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar ao Topo
smacedo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2010
Maceió-AL
Offline
Mensagens:762
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 20:37
   Eu não quero andar junto de bikes de speed nem muito menos competir com essa bike, quero apenas que fique uma bike bacana para andar somente no asfalto, que fique, dentro de suas limitações, o mais perto que puder de uma speed.
   Pessoal eu tenho consciência que essa bike nunca irá ser igual a uma bike que foi projetada para andar nas rua, mas queria aproxima-la disso.  
Voltar ao Topo
LTSOU Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2004
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1469
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LTSOU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 20:38
Jamais será!

Hehehe mas monta essa híbrida com as dicas da galera e seja feliz, já vi mto cara rodando de MTB Híbrida e regaçando cara de Speed. O q importa é pernas, mas chega um nível q bike faz mta diferença.

Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 21:07
Originalmente postado por smacedo smacedo escreveu:

   Eu não quero andar junto de bikes de speed nem muito menos competir com essa bike, quero apenas que fique uma bike bacana para andar somente no asfalto, que fique, dentro de suas limitações, o mais perto que puder de uma speed.
   Pessoal eu tenho consciência que essa bike nunca irá ser igual a uma bike que foi projetada para andar nas rua, mas queria aproxima-la disso.  


Bike é chassis, o ciclista é o motor. Até o chassis começar a fazer diferença, o motor pode desenvolver muito...

Sobre sua pergunta com relação ao pedivela, estou usando um da Shimano, modelo FCA050 52x39 dentes, que o Chará me deu, na minha híbrida. Ponta quadrada, baratíssimo, não é dos mais leves mas a relação é legal.

Pedivelas para eixo de ponta quadrada nem sempre são os mais leves, visto que é um padrão antigo e os mais novos e leves usam sistemas diferentes (mas TODOS, sem exceção, são MUITO mais caros). Se você quer logo o mais leve vai ter que meter a mão no bolso, não tem jeito.

Só pra comentar, comprei minha speed por menos de 1000 reais. Se você for gastar perto disso pra modificar sua MTB, considere a possibilidade de comprar uma speed usada e ficar com duas bikes com finalidades distintas, aí você coloca pneus cravudos na MTB e usa pra trilhas e tem a speed pra rodar no asfalto
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
shs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Fev 2010
dracena
Offline
Mensagens:242
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2010 as 01:15

Eu já tive uma caloi aluminum e o quadro pesava 2,2kg. A redução máxima que consegui no peso dela foi de 11,50kg com garfo rígido de alumínio.

Como você, eu sempre quis transformar uma montain em speed, o qual acabei realizando no ano de 2009.

Adaptei uma VICINI multvan, no qual tive que realizar o estreitamento da rabeira do quadro para colocar o pedivela tiagra. Devido a esta adaptação, tive que fazer a pintura do quadro (azul fun do gol 2001 e cinza trintade do astra elite 2005).

Bem, se você quer fazer mesmo a transformação da sua caloi uma road tabajara igual a minha, você vai gastar uma graninha até que em razoável na transformação. Abaixo segue os custos estimados que você terá:

            -adaptação do quadro com serviço de corte e solda: R$50,00

            -pédivela p/ speed: R$350,00

            -aros 700: R$100,00

            -pneus 700x23: R$160,00

            -camara de ar:R$28,00

            -cubos, e freios a disco hidráulicos: R$900,00

            -tinta automotiva, fundo aderente e verniz automotivo: R$120,00, se você tiver um tufão ou um compressor para pintura para pintar por conta própria como eu, se não, pode reservar mais uns trocos para o pintor.

            -Adesivos: R$50,00.

Total estimado de R$1.758,00.

 

Este valor, eu estimo, tendo como base as peças que você já tem. No meu caso gastei muito mais que isto, pois montei a bike do zero.

Uma dica, na hora de comprar o pedivela escolha o compacto 50 36, pois o comum 52 39 igual ao meu, é meio pesado para usar as catradas 11, 12, 13.

Quanto ao desempenho da bike modificada eu não posso lhe ajudar muito, pois só pelado por lazer, com percursos bem curtos em média 30km por dia em estradas vicinais. Só pra você ter um parâmetro, no meu percurso diário, com montain pneu de cravo baixo a média é de 24km/h, com a minha montain speed tabajara a média é de 27km/h e com a minha speed é de 29km/h, levando em conta que minha cidade é bem plana.

Um ponto positivo da minha montain speed tabajara é nos passeios no centro cidade, devido à precisão dos freios hidráulicos e a facilidade de desviar de obstáculos.

O peso da minha montain speed é de 10,6kg.



shs
Voltar ao Topo
smacedo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2010
Maceió-AL
Offline
Mensagens:762
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2010 as 14:43
Eu ia transformar a Caloi em uma bike de estrada porque eu ja tenho uma bike especifica para as trilhas, Astro Defense, dai se eu comprar outra bike, minha mãe me põe pra fora de casa junto com as 3 bikes heheheheheh
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2010 as 14:44
Cara, você mandou cortar e soldar a rabeira da bike??? Aí fomos surpreendidos novamente!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Danilo freeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2009
Brejo Bonito-MG
Offline
Mensagens:305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Danilo freeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2010 as 17:07
smacedo cadê os extreme? e esse pneu vermelho?
Corra enquanto é tempo, de preferência de bike.



Voltar ao Topo
lamas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2010
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lamas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2010 as 18:02
Porque não vende essa MTB e encara uma speed de verdade?
Voltar ao Topo
shs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Fev 2010
dracena
Offline
Mensagens:242
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2010 as 18:28
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Cara, você mandou cortar e soldar a rabeira da bike??? Aí fomos surpreendidos novamente!
 

Quando eu comprei o quadro zero bala da loja do meu amigo, e falei que ia cortar o quadro, só 100% do pessoal que tive contato, dês dos meus amigos de pedal, o pessoal do serviço e o pessoal da retifica de cabeçotes que eu mandei fazer o trabalho, me perguntaram:

 
Você vai ter coragem de detonar um quadro só para colocar um pedivela maior?
 
Só que depois do serviço feito e a pintura realizada, 100% do pessoal que fizeram a pergunta acima, disseram que o resultado final do trabalho ficou igual ao original.

Depois eu posto uma foto do local que mandei fazer o corte no quadro.

shs
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2010 as 22:35
Sei, mas o que vc mudou no quadro pra caber o pedivela? Não bastava colocar um central mais largo? Onde pegava?
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2010 as 23:08
Já vi, com meus olhos, um quadro speed cortado no top e no downtube pra diminuir o tamanho. Vai entender.
Voltar ao Topo
Ninnoegl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2009
Passo Fundo, RS
Offline
Mensagens:398
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ninnoegl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2010 as 23:47
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Já vi, com meus olhos, um quadro speed cortado no top e no downtube pra diminuir o tamanho. Vai entender.


O pior que isso era comum aqui no interior, no tempo que não se tinha acesso (fincanceirramente falando) fácil aos componenetes. Os caras pegavam uma C10, cortavam a traseira pra dar certo uma roda 700, arrumavam um garfo 700 e, já que estavam com a mão na m... assa, cortavam o resto para ficar menor. Ainda, como se não bastasse, faziam a furações para suporte dos bidons no downtube e atarrachavam o suporte com parafusos soberbos. Sinistro Shocked
A estupidez é a característica mais marcante da nossa espécie.
Voltar ao Topo
shs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Fev 2010
dracena
Offline
Mensagens:242
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 00:08
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Sei, mas o que vc mudou no quadro pra caber o pedivela? Não bastava colocar um central mais largo? Onde pegava?
_________________________

Na ocasião testei os pedivelas sora, tiagra, 105 da shimano e percebi que todos tem o mesmo comprimento do eixo central, desta forma optei pelo modo mais fácil de adaptar o pedivela no quadro, que no caso foi de cortar parte do quadro ao invés de prolongar o eixo central do pedivela. Na primeira foto verifica-se a extensão do corte que mandei fazer o qual repete-se no outro lado do quadro. Pode-se notar que a ligação dos dois pontos de corte é unida por uma chapa plana que foi utilizado na emenda.  





shs
Voltar ao Topo
shs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Fev 2010
dracena
Offline
Mensagens:242
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 00:09
shs
Voltar ao Topo
smacedo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2010
Maceió-AL
Offline
Mensagens:762
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 14:28
Originalmente postado por Danilo freeride Danilo freeride escreveu:

smacedo cadê os extreme? e esse pneu vermelho?

Eu comprei uma Astro Defense, dai coloquei a extreme nela, e quero deixar a Caloi so pra andar no asfalto.
Voltar ao Topo
KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
Paulínia - São Paulo
Offline
Mensagens:2691
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 15:06
Eu, pessoalmente, vendia esta caloi e pegava um road básica usadinha mesmo!
Porque acho que vc vai investir uma grana nesta caloi, em pouco tempo vai ficar insatisfeito e depois fazer o que falei. Então já faz agora! LOL
 
 
GIANT TCR ADVANCED SL
SCOTT CR1
TREK X-CALIBER
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 15:16
Concordo com o Kadu. Se você já tem outra MTB vende essa e compra uma road de verdade. Todo dinheiro que você investir nessa vai para o ralo no final das contas, já que não vai ser nem uma MTB nem uma Road e vai chegar numa hora que você vai querer uma Road de verdade.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 15:58
Originalmente postado por shs shs escreveu:

Na ocasião testei os pedivelas sora, tiagra, 105 da shimano
e percebi que todos tem o mesmo comprimento do eixo central, desta forma optei
pelo modo mais fácil de adaptar o pedivela no quadro, que no caso foi de cortar
parte do quadro ao invés de prolongar o eixo central do pedivela. Na primeira
foto verifica-se a extensão do corte que mandei fazer o qual repete-se no outro
lado do quadro. Pode-se notar que a ligação dos dois pontos de corte é unida
por uma chapa plana que foi utilizado na emenda.


Agora entendi. Na verdade você não cortou até separar o chainstay do triângulo dianteiro, você deu uma "afinada" na parte externa e fechou com uma chapa...

Mesmo assim dá pra ver que ficou BEM perto, hein?

De curiosidade, existem pedivelas de speed (acho que até mesmo alguns Tiagra mais antigos) que usam centro de ponta quadrada. Porque você não quis usar esse tipo?

E outra coisa, quando os quadros de alumínio são soldados, passam depois por um processo chamado de envelhecimento para alívio de tensões e reorganização estrutural do material. Ficam num forno a uma certa temperatura e por um determinado tempo... DEPOIS sim, são pintados e enviados para a montagem. No seu caso houve a soldagem próxima a uma região que sofre grandes esforços (central). Você não fica encanado de ter problemas ali?
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Danilo freeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2009
Brejo Bonito-MG
Offline
Mensagens:305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Danilo freeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 16:10
posta a foto da sua astro aí smacedo.
Corra enquanto é tempo, de preferência de bike.



Voltar ao Topo
shs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Fev 2010
dracena
Offline
Mensagens:242
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 17:20
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Originalmente postado por shs shs escreveu:

Na ocasião testei os pedivelas sora, tiagra, 105 da shimano
e percebi que todos tem o mesmo comprimento do eixo central, desta forma optei
pelo modo mais fácil de adaptar o pedivela no quadro, que no caso foi de cortar
parte do quadro ao invés de prolongar o eixo central do pedivela. Na primeira
foto verifica-se a extensão do corte que mandei fazer o qual repete-se no outro
lado do quadro. Pode-se notar que a ligação dos dois pontos de corte é unida
por uma chapa plana que foi utilizado na emenda.


Agora entendi. Na verdade você não cortou até separar o chainstay do triângulo dianteiro, você deu uma "afinada" na parte externa e fechou com uma chapa...

Mesmo assim dá pra ver que ficou BEM perto, hein?

De curiosidade, existem pedivelas de speed (acho que até mesmo alguns Tiagra mais antigos) que usam centro de ponta quadrada. Porque você não quis usar esse tipo?

E outra coisa, quando os quadros de alumínio são soldados, passam depois por um processo chamado de envelhecimento para alívio de tensões e reorganização estrutural do material. Ficam num forno a uma certa temperatura e por um determinado tempo... DEPOIS sim, são pintados e enviados para a montagem. No seu caso houve a soldagem próxima a uma região que sofre grandes esforços (central). Você não fica encanado de ter problemas ali?
 
 
           Eu não gosto muito dos eixos com ponta quadrada devido à flexão longitudinal  que o pedivela exerce sobre ele, o que consequentemente dá aquera raspada entre a coroa e o cambio dianteiro quando voce dá aquela esticadinha.
 
           Já neste sistema de eixo, como o corpo do pedivela fica junto ao rolamento, os esforços resultantes na direção longitudinal se resume apenas no esforço de cortante sobre o eixo, o que praticamente anula aquele deslocamento da coroa, resumindo-se apenas na propria deformação do pedivela.
 
           Quanto a cura da solda de aluminio o rapaz que fez o serviço falou que já tinha feito o enchimento de cabeçote de motor, em que o proprietário remontou o motor com menos de uma semana de ter realizado o serviços, e que o motor tá rodando sem problema. Aí eu não pensei duas vezes, em montala logo apos ter pintado o quadro. Já rodei com essa bike 3400km e até agora nenhum sinal de fadiga.
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 23:43
[QUOTE=luckcross]olá,


" Não é a bicicleta que faz o ciclista, mas sim o ciclista quem faz a bicicleta ir longe."


Amanhã o Andy vai largar de barra-forte. O contador agradece...KKKKKKKK
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 23:47
Originalmente postado por André Martins André Martins escreveu:

[QUOTE=luckcross]olá,


" Não é a bicicleta que faz o ciclista, mas sim o ciclista quem faz a bicicleta ir longe."


Amanhã o Andy vai largar de barra-forte. O contador agradece...KKKKKKKK


E antes que alguém reclame. É brincadeira viu pessoal...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X